O conselho político do governo Ana Júlia.

Após quase 18 meses do início do atual governo estadual foi instalado o conselho político. Formado pelos presidentes dos partidos de sustentação política e parlamentar, esta iniciativa promete melhorar a governança do executivo estadual. A direção política de um governo de coalizão deve ser exercida de forma colegiada. A partir desta forma de gerir politicamente o governo, decisões são socializadas e responsabilidades são assumidas coletivamente, ampliando as possibilidades de acerto de um governante.
Quem possuir os melhores diagnósticos da situação política do estado e formular as melhores alternativas terá grande possibilidade de dirigir politicamente o conselho político do governo. Este processo de conquistar a base aliada para as melhores propostas recebe o nome de hegemonia e só a qualidade e a experiência do dirigente político garantirão as condições para o exercício da hegemonia.
eu sou um daqueles analistas que espera que Ana Júlia desloque o governo em direção à população mais pobre do estado, e sei que esta sempre foi a proposta de vida desta ex-sindicalista. Creio que os próximos 12 meses serão decisivos para a afirmação política e administrativa deste governo perante as necessidades prementes da população de nosso estado. Claro, iniciativas de médio a longo prazo tem de ser combinado com respostas imediatas à nossa população, na região metropolitana por exemplo, a questão de segurança e transporte urbano devem ser atacados de imediato.