Licurgo: perde os dedos mas não perde a mão

Esta súbita submissão de Licurgo às ordens emanadas do núcleo duro da Administração Superior, seria a prova mais eloqüente de pragmatismo acadêmico que vem se revelando a cada lance em que as pedras são movidas nos bastidores da sucessão para Reitor de nossa universidade.
Entre receber o bilhete azul e manter o belo cargo, Licurgo não teria dúvida, optou pelo cargo e não perderia nada em esperar um convite para compor a próxima equipe, de preferência na vice-reitoria. Os coordenados dos campi avançados seriam sua tropa de elite.

Há pouco tempo Licurgo teria reagido mal à candidatura Regina

Segundo notícias que vazaram só agora, há pouco mais de três mêses atrás, Licurgo teria sido procurado pela prof. Regina, que o teria sondado sobre sua eventual candidatura. Naquela oportunidade Licurgo se recusou a admitir a hipótese de vir a apoiar a candidatura Regina. O dirigente da PROEG sempre teria se achado mais articulado e aglutinador do que a atual Vice-Reitora.

Recuo seria uma saida tática

Segundo analistas bem abalisados, este recuo na verdade sinaliza obediência ao núcleo duro, Licurgo na verdade espera um convite para vir a assumir a candidatura a vice na chapa de Regina.

Licurgo abandona candidatura a Reitor

Neste final de tarde vazou pelos corredores da UFPa que Licurgo teria abandonado suas pretenções de se candidatar ao cargo de Reitor. O atual Pró-Reitor de Ensino comunicou a interlocutores credenciados que não poderia abandonar os projetos que hoje vêm desenvolvendo à frente da PROEG.

Diretor do Instituto de Jurídicas Antônio José deve apoiar Regina.

Antônio José, o Diretor do Instituto de Ciências Jurídicas recém eleito, deve declarar apoio à prof. Regina. Interessante é que este Diretor derrotou, naquela eleições, a candidata da prof. Marlene Freitas, que seria a candidata à Reitora dos sonhos da Administração Superior. Porém, Marlene ainda não é Doutora. Sem dúvida, o poder do mandato atual da reitoria atrai. É o magnífico agindo.

Diretores do Bettina e HUJBB apóiam Regina

Dois Diretores de colégios eleitorais peso-pesados já declararam apoio à prof Regina, são eles: O Dr. Moraes do HUJBB e Paulo de Tarso do Bettina.

Ricardo seria o vice de Tancredi

Segundo informações de um anônimo pró-Tancredi o nome acadêmico e despartidarizado que seria o vice ideal para formar na chapa de Tancredi seria Ricardo Ishak.

Regina avança na obtenção de apoio acadêmico

Segundo fontes credenciadas a prof. Regina Feio está conseguindo unificar a maioria dos Diretores de Institutos e Coordenadores dos Campi Avançados. Se depender dos Administradores Intermediários, a candidatura Regina larga bem nas articulações de bastidores. Será que estes dirigentes estão bem na foto perante professores, estudantes e funcionários?

Eleições em dois turnos...evitaria a eleições de um Reitor com 25% de votos

No quadro de sectarismo que vem tomando conta das lideranças acadêmicas clássicas, não tem jeito, o acordo não deve sair. A solução política que evitaria que o próximo Reitor fôsse eleito com a minoria dos votos válidos, e portanto com baixa representatividade democrática, seria as eleições em dois turnos. Com esta metodologia eleitoral, qualquer candidato a vir ser eleito sairia do processo eleitoral com pelo menos 50% mais um dos votos válidos. Só a engenharia institucional daria a racionalidade necessária a esta disputa academicida que se avizinha na UFPa.

A Responsabilidade do Reitor

A maior liderança política da universidade, sem dúvida nenhuma, é o atual Reiotr Alex. É papel desta liderança acadêmica e institucional fazer todo esforço para construir uma unidade política capaz de unificar todo o campo acadêmico para evitar que a universidade dê um vôo cego nas eleições que se aproximam. Quem encabeçaria a chapa? Aquele acadêmico que apresentasse maior articulação política com os segmentos universitários e demonstrasse boa competividade, a partir de uma pesquisa de opinião pública, a ser realizada por um instituto profissional com credibilidade no mercado. Quem pagaria a pesquisa? Pagariam esta pesquisa todos os candidatos e apoiadores que entendessem a importânica da realização desta metodologia de montagem de uma chapa, a ser vitoriosa, para a disputa da reitoria.

Faço esta reflexão, mas não acredito que ela se viabilize. As paixões já tomaram conta do processo sucessório.

Os cálculos realistas do observador experimentado

O cálculo deste analista experimentado é o seguinte: Tancredi não tem menos do que 50% dos votos dos alunos. Caso votem 30% dos discentes, estes votos corresponderiam a 5% de peso eleitoral, a partir da fórmula já tornada clássica na universidade. Esta candidata não teria menos de 35% dos votos dos funcionários Técnicos-Administrativos. Como votam 90% desta categoria, estes votos corresponderiam a 12% do peso total. Ana Tancredi por outro lado não teria menos de 25% dos votos docentes. Como votam 80% de professores, nestas eleições, estes votos corresponderiam a a 8% do total, o que permitiria que ao final esta professora chegasse com um percentual mínimo de 25% dos votos válidos. Com este percentual de votos , num universo entre dois a quatro candidaturas disputantes do campo acadêmico, Tancredi seria provavelmente a Reitora de nossa universidade nas eleições que se aproximam.

Muitas candidaturas...Tancredi unifica o campo sindical e estudantil

Segundo um experimentado analista com larga vivência nos processos sucessórios universitários na UFPa, caso saiam mais de dois candidatos do campo vinculado aos setores que vem conquistando as eleições da reitoria nos últimos 24 anos, ou seja, o campo acadêmico clássico, estará dada todas as condições objetivas para a primeira vitória de uma acadêmica de esquerda no processo sucessório de nossa universidade, que é a professora Tancredi.

Tancredi está no corpo a corpo...residencial

Enquanto os candidatos Regina, Maneschy, Licurgo e Ishak se movimentam nos bastidores a professora Ana Tancredi é vista constantemente visitando eleitores especiais (lideranças) de casa em casa. Parece que a professora de educação não está brincando na campanha que se inicia.

Está começando o semestre eleitoral...e nada de saudações políticas aos estudantes

No passado recente os alunos seriam recebidos com manifestos dos candidatos nos portões da UFPa no retorno às aulas. Não se viu candidatos panfleteando aos estudantes. As articulações de bastidores ainda comandam o momento atual das candidaturas. E as perguntas continuam no ar:

Para onde vai Licurgo, será candidato a Reitor, Vice ou Pró-Reitor?...Lícurgo quer ser chapa branca mais o status quo o vê como um aloprado.

Para onde vai Ishak, será candidato a Reitor, Vice ou Pró-Reitor? ...Ricardo quer ser Vice... mas o candidato a Reitor que o aceitar na chapa perde o apoio imediato dos principais líderes acadêmicos do CB.

E Silveira será Pró-Reitor de Regina?

Quem será o Vice acadêmico e de ideologia centrista que Tancredi escolherá para Vice-Reitor?

É... existe muitas indefinições que impediram que os estudantes, neste retorno de semestre, recebecem as saudações democráticas de nossos reitoráveis.

IBOPE deve divulgar competição acirrada em Ananin

Nos próximos dias o IBOPE deve divulgar eleição muito disputada, dentro da margem de erro, no município de Ananindeua.

Priante empatado com Valéria

Na última pesquisa de IBOPE foi divulgado o seguinte resultado: Dudu 24, Valéria 21 e Priante 14. Como a margem de erro é de 4%, a conclusão é óbvia. No limite da margem de erro, Priante e Valéria estão empatados. Ou seja, há um triplo empate nas pesquisas de intenções de votos em Belém. Os analistas do grande jornal que publicou esta pesquisa não evidenciaram esta informação.
Só podemos apontar uma tendência clara desta disputa em Belém após um mês de campanha no palanque eletrônico, ou seja, na TV. E muita água ainda vai rolar.

Escolha papal: o método do status quo

O método que parece ter sido adotado pelo status quo é o seguinte: ninguém lança-se candidato, o nome deve emergir naturalmente como síntese de um consenso construido pela telepatia, a exemplo de como emerge o nome do papa, nos sínodos que elegem o sumo-pontífice. Quem ousar dizer que deseja ser Reitor é imediatamente demonizados, é só vermos o que vem ocorrendo com Maneschy e Licurgo. Parece que deseja-se que todos achem que é assim que se escolhe um candidato. Quanta ingenuidade.

As agruras de Licurgo

Ao lançar-se candidato à revelia da Administração Superior o prof. Licurgo atraiu olhares pouco simpáticos do status quo. A situação piorou quando Licurgo, a pedido de Silveira, se recusou a abandonar a disputa em favor de um candidato único a ser apoiado pela atual gestão. Uma coisa parece certa. Licurgo, o demonizado, espera ser chamado para a chapa da Administração Superior.

Ricardo Ishak e a Reitoria

Funcionários Técnico-Administrativo estão sendo convocados para ajudar na organização da candidatura Ishak. Na eleição passada a maior quantidade de votos de Ishak adveio da saúde, hoje o principal apoiador de Ricardo da saúde, Paulo Amorim, está jogando no time de Maneschy

Zélia Amador: a primeira mulher negra em uma Vice-Reitoria

Também foi na gestão do professor Marcos Ximenes (1993-1997) que uma mulher negra veio a assumir a Vice-Reitoria na UFPa. Esta conquista realizada pela professora Zélia Amador é inédita no Pará e talvez em toda a Amazônia.

Marcos Vinícius-: o primeiro Prefeito Técnico-Administrativo

O engenheiro, hoje mestrando, Marcos Vinícius Menezes Neto foi o primeiro Técnico-Administrativo a assumir, desde o início de uma gestão, o cargo de prefeito multi-campi da UFPA. O conjunto de obras que pontificaram na segunda gestão do Reitor Alex foram projetadas e executadas na gestão de Marquinho na prefeitura.
Hoje Marquinho está cedido ao estado onde atua na SETRAN, assessorando a diretoria de transporte áquaviário. A prefeitura voltou a ser dirigida por um docente.

Vera Arruda: a primeira Pró-Reitora Técnico-Administrativa

Foi na eleição de 2003, na chapa encabeçada pelo prof. Marcos Ximenes que a universidade assistiu a presença da primeira Técnico-Administrativa em uma chapa, na corrida pela reitoria. Esta chapa foi a vencedora e Vera ficou no cargo até se aposentar devido à uma enfermidade muito séria. Para substituir Vera Arruda foi escalada outra Técnica-Administrativa que foi Clara Berman, que ficou até o final do mandato do Reitor Ximenes.

Voto Paritário combina com peso de Técnicos nas chapas

O voto paritário parece que será reafirmado pelo CONSUN. Como os funcionários Técnico-Administrativos votam em peso, não é difícil de imaginar que eles aparecerão com destaques nas chapas concorrentes. Cargos como PROGEP e PROAD devem se tornar privativo desta categoria.
Hoje na universidade é cada vez maior o número de técnicos mestres e doutorandos a caminho de se transformarem em PHD.
Estamos esperando para ver os nomes brilharem nas chapas.

Candidaturas definidas agora é esperar pelas equipes

Carlos Maneschy, Regina Feio e Ana Tancredi, já estão praticamente com suas candidaturas definidas. A incógnita ainda é Ricardo Ishak, que pode vir a se lançar ou formar em algumas das chapas já expostas.
Os coordenadores dos campi avançados não querem ter um papel secundário neste processo eleitoral e sob o comando do prof. Licurgo negociam uma vice ou no mínimo uma pró-reitoria de peso.
A expectativa que se segue é o anúncio das equipes concorrentes. Qualquer erro na escolha de nomes pode significar rejeição eleitoral.

Ódio dos professores contra o governo Ana Júlia.

É impressionante como os professores da rede estadual estão com ódio político do governo Ana Júlia. O motivo é simples, o governo concedeu aumento à todas as categorias de funcionários do estado e, para punir o SINTEPP, que é dirigido pelo PSOL, deixou os professores de fora.
Até os professores ligados ao PT na escola não tem como enfrentar as fúria dos professores revoltados.
Neste final de semana fiquei observando os debates entre um professor comum(não militante) e um professor ligado o PT, neste diálogo, o professor comum, disparou um argumento fatal: mesmo no governo tucano no Pará, sob o qual os professores sempre enfrentaram e foram esmagados, as pífias reposições salariais eram compartilhados com todas as categorias profissionais.
O núcleo de governo vem fazendo besteiras homéricas, no gerenciamento de crises , o que vêm contribuindo para o alto desgaste político da governadora: A trapalhada da UEPA (ao não nomear o mais votado), a prisão de Abaetetuba( ao jogar a crise no colo da governadora) e agora a questão professores ( onde estes foram deixados de fora do aumento... para punir os dirigentes do SINTEPP.)
Parece que a turma do núcleo de governo, cuja experiência máxima foi ter participado de movimento estudantil e de movimento comunitário, continua dando aula de ingenuidade política. Coitada da governadora e do governo do PT.

Mostra de Cinema Luiz Arnaldo Campos

MOSTRA DE CINEMA
LUIZ ARNALDO CAMPOS

Cine Líbero Luxardo - CENTUR

16 de agosto - 17 horas

Veias Abertas- curta metragem -16 mm - 1974.
Psw- Uma Crônica Subversiva- média-metragem 16 mm - 1986.


17 de agosto - 17 horas

O Vento das Palavras - curta-metragem - betacam - 2001.
Histórias do Mar - curta-metragem - 35 mm - 1997.
Chama Verequete - curta-metragem - 35 mm - 2001.

ENTRADA FRANCA



Maiores Informações

CARLOS PARÁ
EDITOR RESPONSÁVEL DA REVISTA PZZ
9616-4992
http://mail-b.uol.com.br/cgi-bin/webmail?Act_V_Compo=1&mailto=revistapzz@gmail.com&ID=IfUBNm7UBoMzE26mI6BTk6O6LXMZp_RouA0ZJM&R_Folder=aW5ib3g=&msgID=6765&Body=0