Walter e o NPI: uma relação de amor e responsabilidade

Tenho dois filhos no NPI e através deles tenho acesso períódico à realidade das condições de ensino e infraestrutura da nossa Escola de Aplicação. Posso testemunhar que Walter é um diretor dedicado e detentor de uma excelente relação com os alunos. Creio que conflitos e divergências explícitas sempre existirão dentro de um estabelecimento de ensino, e como tal o NPI vive também esta realidade. Mas posso dizer com todas as letras: O NPI é uma escola limpa, com uma bela infraestrutura educacional e cada vez mais se abre para a comunidade exterma. Acima de tudo, percebe-se que no NPI não existe o compadrio característico da maioria das escolas públicas do estado do Pará, onde o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende. No NPI nota-se que existe uma direção administrativa e pedagógica.

Diretor não foi feito para ser amiguinho de professor e funcionário. Espera-se que o diretor mantenha uma relação urbana e respeitosa com o corpo docente e técnico-administrativa, o compromisso do diretor acima de tudo é com o ensino de qualidade e com a gestão responsável e transparente da instituição.

O voto no dia 09 de dezembro no NPI é um voto em defesa de uma gestão responsável e que busca sempre o ensino de qualidade. Creio que Walter é o nome que mais soma na direção destes pressupostos. Docentes e técnico-administrativos da UFPA têm responsabilidade na escolha do futuro dirigente do NPI, e portanto podem e devem conversar com seus filhos, que estudam no NPI e são eleitores. O NPI precisa de um voto responsável e de um diretor que de fato tenha responsabilidade na gestão e amor e dedicação à nossa escola de aplicação e que tenha um excelente relacionamento com o reitor da UFPA , e estas qualidades, Walter as têm.

Eleições no NPI: a mão invisível da sucessão de Maneschy

Johne era candidato a vice na chapa de Walter, na disputa para a direção do NPI, até 01 hora antes do encerramento das inscrições. Na última hora Johne desistiu da chapa de Walter e se lançou candidato à direção. As informações de bastidores dão conta de que Johne foi fortemente influenciado a entrar nesta disputa por uma figura importante da equipe de Maneschy. Johne é desconhecido nos turnos da manhã e tarde. Johne só contaria com o apoio de dois professores no turno da noite. Resumo da ópera: Johne teria sido lançado para viabilizar a eleição da candidata Lílian, que seria candidata da Adufpa, nesta eleição. A questão de fundo seria quebrar a perna de Maneschy no NPI, ou seja, tem gente dentro da equipe de Maneschy que já estaria articulando politicamente com vista à sucessão da reitoria em 2013, e pensar que o atual reitor não tem nem seis mêses na função.

Adufpa e a greve de 2010

Por falar em Adufpa, com uma eventual vitória de Lílian no NPI, a Adufpa e o PSOL passariam a contar com duas grandes estruturas nas lutas políticas dentro da UFPA: o ICED e o NPI. Aliás, se depender do PSOL, em 2010 iniciaremos com greve na UFPA, e seguramente o ICED e o NPI serão ponta de lança deste movimento.

Cassação de Dudu e os próximos rounds

Quando Dudu tomar conhecimento oficial da decisão judicial, imediatamente assume o cargo o presidente da Câmara dos Vereadores de Belém. Priante só assumiria se o TRE o diplomar prefeito. Creio que antes que o TRE tome esta providência Dudu já terá conseguido uma liminar suspensiva de sua cassação. Então a luta jurídica se travará em Brasília, e aí podemos pensar em pelo menos um ano para que esta disputa chegue ao seu final.

Senado: o terreno está mais limpo

Com o desgaste patrocinado pela cassação de Dudu o cenário está mais limpo para a disputa para o senado no Pará. Dificilmente Costa se arriscaria na disputa por uma das duas vagas no senado. Agora só restam Paulo Rocha, Jáder e Flexa, como nomes com visibilidade política na disputa para o senado, e venhamos e convenhamos, Flexa nunca enfrentou uma disputa vitoriosa na vida política.

Dudu deve ficar na PMB até decisão do TSE

Caso o TSE mantenha sua posição de só afastar o titular do executivo após decisão final e no mérito, Dudu deve reverter o quadro atual e permanecer no cargo até a decisão final do TSE. Mas a partir de agora a incerteza toma conta dos cálculos políticos de Dudu. Não estranhem se Costa começar a pensar a se candidatar a deputado federal em 2010. O objetivo agora seria alcançar a imunidade parlamentar.

Dudu acaba de ser cassado

O prefeito de Belém Duciomar Costa acaba de ser cassado pelo TRE.

Ana Júlia e o Sopão

O jornal O Liberal de hoje relata a consternação da governadora em visita a um bairro pobre de Belém. A governadora teria ido às lágrimas ao verificar que uma organização de donas de casas distribui regularmente sopão aos sem comida. Este fato me lembra Suplicy, quando candidato a prefeito de S.Paulo: não sabia o preço do pão careca. Ana teria ordenado à secretária da SEDES a entrar no mutirão do sopão. Sugestão à governadora: que tal distribuir sopão nas periferias, como fazia Carlos Santos? este fato constata que os miseráveis continuam invisíveis para muitas autoridades públicas.

DF: a base de Arruda produzirá pizza à panettone?

O governador do DF tem ampla maioria na Câmara Legislativa. A metade do poder legislativo está sob suspeita. Apenas seis deputados são de oposição ao governo. Mesmo que 10 partidos tenham abandonado o governador, ainda assim, só a força popular pode levar Arruda e seus aliados à cassação.

Plágio e o IFCH

O IFCH aprovou uma moção de apoio ao reitor da UFPA Carlos Maneschy. Todos estão temerosos com a possibilidade de anulação de toda a primeira fase do PSS. Seria um prejuizo gigantesco. Creio que o IFCH deveria fazer uma apuração paralela sobre o comportamento dos professores responsáveis pelo plágio e por outras cositas más. Neste mato ainda tem muito coelho.

ICED: Tancredi vence Ronaldo

O ICED sempre foi base prioritária da prof. Tancredi. Não entendí o por quê da entrada do poder judiciário, acionado pela prof. Tancredi, no processo eleitoral do ICED. Tentar barrar alunos da pós, depõe contra a tradição e o discurso de seus apoiadores (PSOL/PSTU). Parabéns à prof. Tancredi que deixará a UFPA mais plural em sua gestão intermediária. Ao grupo petista que vinha controlando o ICED, digo, o abandono da disputa indica que vocês não operam com projeto, mas, tão somente, com interesse grupista, e hoje o grupo está na Seduc.

O caso Clonagem e a sucessão no IFCH

Quero ver como vai repercutir no processo sucessório do IFCH a questão da clonagem das questões de geografia.

DF: iniciou o processo do impeachment de Arruda

Com a presença de seis deputados, que é o quorum mínimo para este tipo de questão, começou ontem à noite o processo de impeachment do governador do DF, o democrata Arruda. Esta sessão foi realizada sob o cerco de 200 manifestantes furiosos. Agora o impeachment passa pela CCJ e depois vai a plenário. Dos 24 deputados é preciso pelo menos 16 votos para o impedimento ser aprovado. Cinco partidos já abandonaram a base do governo.

Clonagem em geografia: Reitoria invadida pelos vestibulandos

Os estudantes vestibulandos estão com tolerância zero. A UFPA está passando por um constrangimento inédito. Os fatos confirmam: só as questões de geografia foram clonadas. Mas os estudantes estão inseguros, pois a anulação das questões clonadas, ajudaram quem errou as questões e prejudicou quem as acertou.

DF: sociedade com tolerância zero

Ontem a Câmara Legislativa do DF foi invadida. Tolerância zero com a corrupção on line.

Arroyo se posiciona sobre o PT- PED-Belém 2009

Em nota pública o ex candidato à presidência do PT-Belém João Cláudio Arroyo analisa este processo eleitoral. Mais detalhes sobre a posição de Arroyo leia no Blog da prof. Edilza: http://edilzafontes.blogspot.com

Eleição no ICED supensa pela justiça

O SIAC da UFPA arrumou uma tremenda confusão nas eleições para o Instituto de Educação que deveria ter começado pela manhã de hoje (2). O pomo da discórdia é a lista de votantes. Na sexta, dia 27, a comissão eleitoral forneceu a lista dos alunos, nela constava o nome dos estudantes de pós-graduação. A chapa da professora Ana Tancredi conseguiu no dia 30 de novembro no SIAC uma nova lista, nesta não constavam os nomes dos alunos de pós da Educação.

Nós sabemos que a SIAC normalmente é menos atualizados em termos de lista de alunos do que os colegiados de cursos de graduação ou de pós. Pois bem, como a chapa de Ana avalia que não tem a maioria dentre os alunos de Pós, entrou na justiça pedindo que a lista de alunos fornecida pelo SIAC tenha precedência sobre a listagem fornecida pela comissão eleitoral, que é baseada diretamente nas listagens dos colegiados, e conseguiu um mandato judicial para tal. Ãté agora as eleições ainda não iniciaram no ICED, e está estabelecido um impasse.

Nós sabemos que a listagem fornecida pela comissão eleitoral é a mais atualizada em relação à lista fornecida pelo SIAC, e como tal o bom senso deveria prevalecer. A chapa de Tancredi demonstra, quando interessa, que o legalismo se sobrepõe ao legítimo. Esta turma do PSOL e do PSTU a cada novo evento surpreende pelo pragmatismo e pela ausência de princípios democráticos. O que vale são os fins, os meios...ahhh, os meios que se lixem.

A divisão do Pará e a ilusão do desenvolvimento municipal

1- Caso o argumento central para a divisão de um estado membro da união seja a busca do desenvolvimento muncipal, esta argumentação é falaciosa. A criação de novos estados geralmente só beneficia a capital e um ou outro município contíguo à capital.

2- Vejam o caso do Pará, os municípios que se beneficiam diretamente com o Pará é Belém, Ananindeua e Marituba, e não estamos falando de que nessas cidades existem os excluídos sociais. Quando visitamos os demais municípios da região metropolitana a situação é sofrível em relação à infraestrutura urbana, como: saneamento básico, distribuição de água, assistência à saúde e transportes públicos, sem falar na segurança pública.

3- Os municípios mais desenvolvidos de nosso estado, obedecem mais à lógica espontânea de serem pólos de desenvolvimento a partir do minério e da energia elétrica, como: Marabá, Parauapebas, Tucurui, Santarém e Barcarena, do que resultado de uma política planejada a partir do governo estadual.

4- Dividir um estado, como o Pará, por certo concentrará mais um polo (enclave administrativo) de desenvolvimento social e econômico localizado, e não o conjunto dos 38 municípios de novo estado. Quem ganhará mesmo será a nova elite política estadual, os fornecedores públicos e o funcionalismo, pois será gerado mais uns milhares de empregos no entorno da máquina pública.

5- Agora se quizermos falar, de verdade, em um desenvolvimento equânime para todos os municípios, temos de optar pelo empoderamento orçamentário dos municípios, e aí temos de falar em reforma tributária que transfira recursos da União e dos estados membros em direção aos municípios. Nos EUA em 1902. 52% do bolo tributário nacional já ia em direção ao município. Hoje no Brasil, em pleno século XXI, os municípios recebem apenas 15% do bolo tributário nacional.

6- É o desenho pouco federativo que coloca prefeitos de joelhos em frente ao governador e ao presidente, reproduzindo em escala o clientelismo e o governismo municipal, que conspira contra um política tranparentee fundada em projetos ( republicanismo) e favorece o pragmatismo político e a ação informal (patrimonialismo) em busca de recursos federais e estaduais. É a corrupção e o clientelismo induzida pela carência estrutural de recursos em base municpal. Creiam, não estou inventando nada, estou inspirado em Vítor Nunes Leal, em uma obra escrita há 70 anos.

DF: DEM, PPS e Tucanos abandonam Arruda

Em vésperas de eleições o Democratas, PPS e o PSDB devem abandonar o governador do DF à própria sorte. Ontem os tucanos e PPS já se retiraram do governo e o DEM deu um prazo de até 10 dias para Arruda se explicar, mas já está delineada a expulsão. A democracia é linda, pois ela induz todos a serem honestos, ou ao menos, aparecerem honestos. É com estes escândalos que a população se educa politicamente e vai separando o joio do trigo e o Estado vai aperfeiçoando seus mecanismos de caça aos corruptos.

Pará será dividido até 2011

O senado aprovou ontem o plebiscito sobre a criação do estado de Carajás. Este plebiscito deve se realizar entre 2010 e 2011, e deve ser aprovado pela população do sul e sudeste do Pará. Este novo estado terá 38 municípios e uma população de aproximadamente hum milhão e meio de habitantes.

Megale confirma: Jatene será o candidato ao governo

Da tribuna da ALEPA o líder tucano na Assembléia Legislativa José Megale confirmou com todas as letras: Jatene já foi escolhido pela executiva nacional do PSDB. Couto não confirma esta notícia. Uma coisa soa estranha, por que são os sulistas que definem o candidato tucano no Pará? Jatene tem voto, tem aliados e será um osso duro de doer em 2010. Em relação a A. Gabriel e Couto, Jatene é o candidato que até agora não tem rabo preso.

As forças do sudeste e Nordeste e o Pré-sal

Na queda de braço entre Rio de Janeiro/Espírito Santo contra a ~União, quem deve levar a melhor são os estados produtores de petróleo contra o governo federal. Será Brasília quem deverá ceder parte de sua cota aos demais estados e municípios não produtores de petróleo. Foi também a força de estados como Pernambuco que bancou este recuo do governo federal.

Escrevendo certo por linhas tortas.

A luta de RJ/ES acaba por dininuir o poder orçamentário da União em relação aos estados e municípios. Isto é muito bom. Na prática a União acaba por abiscoitar 70% de todos os impostos nacionais, se levarmos em conta que as contribuições (Confins, Cid), a União não é obrigada a dividi-las com estados e municípios.

Belo Monte: Ibama tem cabeças cortadas

No jornal O Liberal de hoje está a notícia de que dois importantes dirigentes do Ibama tiveram suas cabeças cortadas devido à demora no licenciamento das obras de Belo Monte. Sebatião Custódio Pires ( Diretor de Licenciamento) e Leozildo Benjamin ( Coordenador Geral de Infraestrutura de Energia Elétrica) teriam deixado os cargos sob pressão. É a luta entre a auto-sustentabilidade e o produtivismo que está em curso no Xingú.

O plágio e a direção do IFCH

Internautas querem saber quais as medidas que a direção do IFCH está tomando para ajudar a desvendar a questão do plágio em geografia. Está correndo um zum zum zum em torno de uma possível omissão e panos quentes por parte da direção do IFCH.

Mengo e Vinicinho: saida de depressão?

Com a possibilidade do Mengo vir a ganhar o brasileirão, Vinicinho e sua família prometem um sorriso esportivo após a imersão do Leão rumo a um poço sem fundo. Dizem que Remo mudará o nome...para rabeta.

NPI: três chapas disputam a direção

Três chapas concorrem à direção do NPI. A favorita chapa de Walter, encontra-se num dilema com a entrada na arena da disputa o prof. John. Serão os alunos quem decidirão esta peleja democrática. Walter tem grande aceitação dentre os alunos. Meus filhotes (8,10) chegaram hoje em casa falando mal do Walter e com o adesivo da prof. Lílian. N.B. Anouí e Rouanhí são crianças, nada entendem de competição eleitoral e nunca fizeram uma avaliação em torno do NPI.

BED e Almir Trindade devem apoiar Apolônio contra DS

Todos os sinais no fim da noite de ontem indicavam que Almir Trindade deve apoiar a candidatura de Apolônio, que representa o campo majoritário no Pará, contra Suely, que representa a DS e a governadora do estado. O Bloco de Esquerda Democrático - BED, que Almir representa, já caminhava nesta direção.

Lula e Honduras: entre a cruz e a espada

O fato do povo Hondurenho ter eleito um novo presidente coloca a posição assumida pelo governo brasileiro numa situação incômoda. É verdade que as nações da América Latina não devem legitimar golpes de Estado na região e nem no mundo. Mas a estratégia dos golpistas hondurenhos deixa os defensores da democracia num dilema: os golpistas saem em janeiro e tem um novo governo legitimado pelo povo. O que vale mais? os princípios democráticos ou a opção soberana do povo hondurenho, que legitimou o novo governo? foi uma jogada de mestre dos ditadores, os EUA já resolveram este dilema, apóiam o governo eleito e de quebra se desfazem de um "chavista" hondurenho incômodo...

Letras: o debate entrou no eixo

Agora as postagens estão chegando cheias de conteúdos e numa forma respeitosa, apesar de duras e denunciativas. Este espaço está aberto, saibam usa-lo. Nós queremos ser, também. os ouvidores políticos da sociedade civil universitária.

Geografia: o plágio em apuração

Continuam as apurações em torno das questões plagiadas de geografia no PSS. Caso a sindicância apenas apure o plágio, menos mal para os plagiadores. Mas se a PF comprovar vazamento, aí teremos demissão e prisões. Mas a rede de responsáveis é ampla: vai dos elaboradores e chega até aos revisores.

Sucessão petista: Almir do PTLM define posição hoje

Hoje à noite Almir Trindade reúne sua tendência para discutir qual candidatura apoiar ( Suely ou Apolônio Brasileiro) no segundo turno das eleições petistas em Belém. O PTLM é uma das tendências que compõe O Bloco de Esquerda Democrática (BED), que se conformou em uma federação dos grupos, e se caracteriza por serem excluídos da gestão do governo estadual, comandado pela DS. Trindade deve apresentar um conjunto de exigências programáticas à duas candidaturas do segundo turno petista em Belém. Podemos dizer que Almir Trindade decidirá o jogo em Belém no próximo domindo (06-12). Com o reforço de estrutura que o BED deverá receber no segundo turno, sua votação deve se aproximar dos 1.000 votos.

Arruda: OAB-DF já prepara pedido de impeachment

A Ordem dos Advogados do Brasil- Distrito Federal já prepara o pedido de impeachment de José Roberto Arruda, governador do DF. EStão diretamente envolvidos nas denúncias , o governador, o vice e o presidente da câmara distrital do DF. O DEM e os tucanos estão desesperados com a possibilidade do vice presidente da câmara distrital, do PT, venha a assumir o governo do DF.

Arruda: que todos os corruptos fiquem de orelha em pé

Foi um assessor direto de Arruda que entregou o jogo, aliás vinha filmando tudo. Quando foi descartado abriu o jogo. Portanto, caros governantes corruptos de plantão, cuidados com a traição de membros, acima de qualquer suspeita, da organização . Este modelo partidário brasileiro promete se transformar em organizações mafiosas. Em breve assistiremos latrocínios e acidentes inexplicáveis contra "traidores". Nem partido de esquerda escapará desta lógica.

Arruda: o caixa dois é fotografado

Mais uma vez o caixa dois se reapresenta à sociedade brasileira. Desta vez é o próprio governador que é filmado recebendo propina. Independente da opção do governante por atos ilegais, não podemos deixar de reafirmar: o desenho do sistema política que permite o financiamento privado das campanhas eleitorais está na raiz desta realção simbiótica entre governante e empresários.
Qual a solução para o problema? mudar o desenho do sistema de financiamento de campanha. Mas duvido que este remédio prospere no congresso, não interessa a grande maioria da classe política. Quais os remédios paliativos? melhorar as prestações de contas dos políticos, banir o financiamento das empresas aos candidatos e endurecer a pena para os recalcitrantes.

PROGEP realiza capacitação de gestores

Nos dias 16 e 17 de dezembro a PROGEP realizará um curso para a capacitação de gestores. Neste evento será apresentado uma nova ferramenta chamada de Balanced Score Card (BSC). Esta ferramenta está a serviço da administração estratégica desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton.
Esta tecnologia habilita as organizações a clarear sua Missão e Visão Estratégica e a traduzi-la em ações. Haverá duas versões desse evento de aprendizagem: 1- Para o pessoal da administração superior, e 2- Para a comunidade universitária em geral.