Governo Ana: como não evitar crises de governo

O episódio de Eldorado de Carajás ocupou minha mente por um bom tempo. Eu me perguntava, como diminuir as probabilidades de que situações como essas voltem a ocorrer em um governo. Eis que vi na Presidência da República uma estrutura institucional criada para se antecipar às situações potencialmente perigosas ao governo, de ordem política, social, trabalhista e burocrática, que é a Secretaria de Segurança Institucional, que possui o status de ministério.



Então eu tinha encontrado a inspiração para propor ao governo Ana Júlia, uma estrutura institucional capaz de no cotidiano rastrear situações de potenciais riscos à gestão de governo como: corrupção em secretarias ou na administração indireta, conflito agrários e urbanos de alto conteúdo explosivo, antecipação negociativa a greves em setores essenciais de serviços do Estado, na perspectiva de moderar os confrontos e construir mecanismos para a sensibilização do governo frente ao potencial de confronto e assim por diante.



Então formulei a idéia de criar no curto prazo uma coordenadoria de segurança institucional que reuniria os serviços de inteligência das polícias civil e militar, a Casa Civil, o Gabinete da governadora e a inteligência estratégica da Ciência Política, para produzir relatórios sistemáticos sobre todas as áreas de ação do governo com o objetivo de evitar que novos Eldorados de Carajás, e ou, um novo mensalão da vida viesse a se repetir.



Ledo engano, a proposta foi apresentada à Casa Civil e à governadora, que, mais uma vez ganhou o fundo da gaveta. Possivelmente se este governo em Ocaso fosse Res Publicano, e tivesse adotado esta proposta, não teríamos o caso de Abaetetuba, nem o caso do Kit Escolar, muito menos o escândalo da AGE, e nem a repressão política aos professores em greve.



Quem achou que eu nunca lutei por este governo em Ocaso se enganou e redondamente.

Governo em Ocaso: PF prende na Secretaria de Estado de Meio Ambiente

Hoje a Polícia Federal prendeu 9 pessoas na Secretaria de Estado de Meio Ambiente- SEMA. a casa começa a cair e o patrimonialismo anti-republicano espraia-se. Veja aqui

Roberto Corrêa e o governo Ana Júlia

O Prof. Dr. Roberto Corrêa sempre foi um entusiasta de primeira hora do governo Ana Júlia. No dia em que Bob Belps, assim chamado pelos amigos, foi apresentado como assessor técnico, para assuntos relacionados às relações executivo-legislativo, sentí a preocupação e inveja da militância dirigente da DS, no interior da Casa Civil do governo do estado.


O Chefe da Casa Civil apresentou Bob aos deputados como o novo representante do governo perante as articulações do executivo com os deputados estaduais. Em uma reunião seguinte Bob foi desautorizado, como representante do executivo, perante aos deputados por um funcionário comissionado de segundo escalão da Casa Civil.

Bob Correa e sua equipe, ouvindo as queixas dos deputados, elaborou um manual prático das relações executivo-legislativo, para orientar as ações da governadora, dos secretários e da burocracia em suas relações com a base aliada na ALEPA.

Este manual foi "jogado" no fundo da gaveta e jamais implementado. Bob Corrêa, com 30 anos de militância na direção do PCB, mestre e doutor em Ciência Política, seria exonerado, sem prévia comunicação.


Esta foi a história da passagem de Bob Belps ao lado do governo Ana Júlia.

Governo Jatene: qual a cultura tucana na montagem de governo?

1- O governador, ouvindo os partidos e deputados, escolhe seus secretários, levando em conta a correlação de força política do partido e da coligação.

2- Os deputados têm uma relação especial com o governador, onde a dimensão representativa dos mandatos, ou função "síndico", é reconhecida como decisiva para garantir a lealdade parlamentar do deputado. Assim, deputados para além dos partidos, recebem atenção especial


3-Os cargos técnicos são ocupados por técnicos, se estes técnicos forem vinculados aos partidos da base, ótimo, caso contrário, prevalecerá o técnico para função técnicas.


4- Creio que num governo tucano, dificilmente veremos um secundarista, comandando mestres, em função nitidamente técnica. Foi este tipo de comportamento que assistí ao longo dos governos tucanos no Pará. E, não foi este o comportamento do governo Ana Júlia. Seguramente esta foi uma das bases da fragilidade do governo em ocaso. Assistí um amigo meu, Doutor, ser substituido, na Casa Civil, em função técnica, por uma "gostosa" recém graduada.

Estado, Constituição e Ciência Política

O Estado em sua forma constitucional nada mais é do que a Ciência Política positivada.

A esquerda e a Res Pública

Podemos afirmar com a mais absoluta convicção, que a esquerda, representada pelo governo Ana Júlia, nestes 4 anos de governo, passou longe da Res Pública.


Tem gente de esquerda que espera que um analista, com vínculos ideológicos com a equidade, deve ficar caladinho frente aos desmandos de governos auto intitulados de "popular".


Tem gente que acha que só devemos fazer análises propositivas para governos que se autodenominam de "esquerda".


Creio que ser revolucionário, hoje no Brasil e especialmente no Pará, é a luta pela construção de uma cultura política Res Publicana na sociedade e particularmente no interior da classe política. Esquerda e direita em nome de um projeto de poder e não de sociedade, vêm utilizando o Estado como um aparelho particular para a realização de projetos grupistas. O patrimonialismo ou corrupção, é a marca deste pragmatismo, Ou seja, é o divórcio entre política e filosofia, ou entre prática e teoria.

Governo Jatene: que fazer no curtíssimo prazo?

Neste texto situo o contexto partidário polarizado sob o qual Jatene assumirá seu segundo mandato à frente do governo do Pará. Sinalizo a situação de aperto orçamentário e o cerco político a ser produzido pelo PT no plano federal e estadual, assim como, atitudes a serem tomadas no curtíssimo prazo, que com base na criatividade, poderiam sinalizar ao povo do Pará, que existe um governo, de fato, agindo em defesa do cidadão. Leia aqui

Governo em ocaso: e os 366 mi para as prefeituras?

A grande imprensa noticia que muitos prefeitos não teriam recebido o milhão negociado entre a ALEPA e o governo Ana Júlia. Este milhão corresponderia a 51% dos 366 milhões emprestados junto ao BNDS. Parece que teremos novos escândalos neste final de mandato.

golpe do mandato: Puty quer mandar na DS

Informações que circulam pelos bastidores petistas indicam que Puty não fez campanha para Ana Júlia no segundo turno, pelo menos esta não ocorreu em seu blog. Dizem que a partir de uma briga criada artificialmente, Puty rompeu, provisoriamente com a direção, maior, da DS Pará. No fundo Puty quer coordenar e mandar na DS-Pará, afinal é ele quem detém um mandato parlamentar federal. Hoje Puty já seria quem estaria dando as cartas, em quem será demitido imediatamente, ou não. Puty estaria comandando a tesoura que está levando desespero, neste final de ano, centenas de DAS's petistas.

Tática aos arrivistas: Ser esperto é ser de centro

Aviso aos arrivistas: quer pular para o barco vencedeor, sem ser taxado de oportunista? então se filie em partidos de centro, como o PMDB, PR e PV. Estes partidos, por serem do centro ideológico, podem se mover para a direita ou para a esquerda, e mesmo assim não serão vistos como incoerentes.

A posse de Jatene e o alívio de Ana Júlia

Ana Júlia postou em seu twitter que recebeu, aliviada, a confirmação de Jatene de que não fará devassa nas contas do estado. Isto é notícia, desavergonhada, que se poste?

Dilma estaria preparada para ser estadista?

Neste texto faço o resumo do que o Brasil espera de sua primeira presidente mulher. Quer ver minhas análises e opiniões sobre Dilma? então clique aqui

Governo em Ocaso e o intelectual racional

Um conhecido docente da UFPA, assessor de primeira hora do governo em ocaso, especialista em processamento de dados, vem defendendo enfaticamente a demissão, já, de todos os DAS's, para que o governo seja entregue "enxuto" ao novo governador. Imaginem, querem deixar o governo enxuto em 60 dias, e os outros, 46 meses? alguém acredita neste tipo de bondade racional?

A Derrota de Ana Júlia: houve política educacional no Pará?

Agora analiso, rapidamente, o desempenho do governo Ana Júlia na Educação. Concluo que este governo , em ocaso, da DS/PMM do B, não executou uma política de Educação no Pará, pelo contrário, transformou a SEDUC em um centro de licitação de obras do Estado dirigido às escolas, esvaziando a Secretaria de Obras- SEOP e escolhendo secretários de educação de acordo com sua docilidade em passar por cima das regras de execução orçamentária, daí a enxurrada de cinco secretários em 4 anos de mandato. Leia aqui

TRE: Ten Caten cassada?

O TRE, hoje pela manhã, cassou o registro da deputa estadual reeleita. Tal processo refere-se às eleições de 2008, na disputa pela prefeitura de Marabá. Ten Caten foi enquadrada por abuso do poder econômico. Agora a deputada fará sua defesa em nível de TSE e STF. Será um recurso que deverá demorar um bom tempo. Enquanto isso, enquanto recorre, a deputado pode ser diplomada e exercer o seu mandato. Não posso emitir ainda juizo de valor. Espero a defesa da parlamentar.

Demissão dos DAS's no governo em ocaso

A militância e as Tendências petistas estão revoltadas. A demissão sumária dos DAS's nestes últimos dias estaria relacionada à poupança com o pagamento do mês de dezembro e do décimo terceiro. Pasmem, esta poupança seria para atender as últimas demandas dos famintos por dinheiro público.

O Bilhetim e minhas análises pelo Brasil

Ontem, no intervalo das aulas, entrei no google e digitei meu nome, e para minha grata surpresa, ví minhas análises sobre as eleições de 2010, pipocando pelos jornais do país todo ( SP. RJ, MG, Nordeste), inclusive em agências estatais como do Senado, IPEA, e Portal da Tranparência do governo Federal. São as agências de notícias que as espalham pelo Brasil.

DCE UFPA e a oposição ao PSOL/PSTU

Nas eleições do DCE-UFPA, a oposição é constituida pelo PT/PPS/PDT/PC do B. PSOL e PSTU tentam manter a cidadela.

Derrota de Ana Júlia e novas análises.

Só na quinta feira elaboro uma nova análise dos 4 anos do governo Ana Júlia. Desta feita abordarei o descalabro com a política educacional. Não esqueçam que as obras, por sí só, não produzem resultados, afinal obras não são criaturas inteligentes. Neste governo que sai, em 90% das escolas, as obras nunca foram concluidas. Que o diga o Luis Nunes Direito da Cidade Nova 4, esta escola iniciou as obras, em conta gotas, desde 1997, e até hoje não foi encerrada.

O governo Jatene e a adesão de parlamentares

Não acho anormal a composição da base parlamentar de Jatene a partir dos partidos de centro, direita, e até de esquerda, como o PPS, que é seu companheiro de chapa. Afinal, o deputado precisa responder ao seu constituence com obras e serviços, na dimensão representativa (síndico) de seu mandato. O que acho oportunismo é militante petista de primeira hora , começar a querer vender seu passe ao PSDB.

Nova eleição para o senado e Jáder

Caso a tese de nova eleição ao senado no Pará venha a vencer, perante os tribunais superiores, como querem PT e PMDB, Jáder póderia concorrer? É que a penalidade de Jáder, de acordo com a inconstitucional lei 135/2010, vence em 2010.

Rato pulando do barco furado: Oportunismo explícito

Já começaram as negociações para que muitos que aderiram ao barco anajulista voltem ao território tucano/pepeessista. É uma demonstração explícita de oportunismo político.

Derrota de Ana Júlia: Um governo conservador e reacionário

Neste texto avaliativo sobre os 4 anos do governo Ana Júlia, afirmo, sem pestanejar, que sob o ponto de vista dos valores do respeito à coisa pública, da transparência pública e do combate à corrupção, o governo Ana Júlia foi reacionário e conservador, e repetiu as práticas parimonialistas dos governos dos partidos tradicionais que passaram pelo Pará. Leia aqui

Derrota de Ana Júlia: erros primários na gestão política e administratiuva de governo

Mais um texto de avaliação da derrota do governo Ana Júlia. Desta feita destaco o desconhecimento por parte do secretariado da DS (PMM do B) de categorias inventada pela Ciência Política, como governabilidade e governança. Esta ignorância teórica, teria sido um dos fatores preponderantes por este fiasco na condução do governo no período 2007-2010. Veja aqui

Seduc: o Caso Socorro Coelho

Muitas versões correram sobre a saída da Dra. Socorro Coelho da SEDUC. Neste final de semana um passarinho fidedígno me contou alguns fatos que teriam colocado a secretária na linha de tiro da DS. Na verdade Socorro saiu porque não quis assinar encaminhamentos incorretos administrativamente. O mais graves deles dizia respeito à pressão para a tranferência de dinheiro carimbado do Ministério da Educação direcionado à Seduc para o NAVEGA PARÁ. Dos 164 milhões o "Navega" queria 38 milhões. "Socorrinho" teria se negado a fazer este "repasse" e então caiu em desgraça. E o que é o pior. Depois que Socorro Coelho deixou a SEDUC, parece que o "Navega", leia Maurílio Monteiro, teria conseguido seu intento, ou seja, deu uma abocanhada nos 164 milhões que o MEC enviou à Seduc.

O TCU tem a muito a auditar neste governo em ocaso.

Governo em ocaso: os DAS's imprestáveis são despejados na rua da amargura

E o Diário Oficial do Estado continua a despejar os DAS imprestáveis. Leia-se o governo está demitindo DAS, que em nada assessoravam o governo, mas sim, foram contratados para garantir apoio à recandidatura de Ana Júlia. Veja aqui

DCE-UFPA: PSOL/PSTU e PT se enfrentam na UFPA

Teremos mais um embate para a direção do Diretório Central dos Estudantes. Desta feita a meninada do PSOL se juntará ao PSTU para enfrentar a meninada do PT. O PSOL controla o DCE há vários anos, e enfraquecido, se coliga para manter o "aparelho" sob controle.

Uma coisa é certa, a turma totskista há muito perdeu o prumo. O Brasil mudou, hoje a macro política é exercida fundamentalmente pela classe política e pelos partidos, e a turma da esquerda continua agindo como se ainda vivesse nos tempos da Ditadura Militar.

Temas como a economia e a política, em nível nacional e internacional, ocupam mais espaço na agenda destes dirigentes estudantis, do que a qualidade do ensino, os laboratórios e a avaliação docente. Enquanto isso o DCE pouco espaço ocupa na mente dos estudantes.

Análises: só a partir de terça feira(09/11).

Estou super atarefado preparando aulas para o mestrado em Ciência Política. Inicio novo módulo a partir do dia 16/11/2010: a disciplina é de Política Brasileira. Iniciaremos os estudos no Brasil Colônia até as Reformas de Estado de FHC.