Eleições no Pará e a pesquisa SINPRO/Vox Populi

Por que a pesquisa SINPRO- Vox Populi não foi publicada?

Pesquisa Presidencial: Datafolha dá vitória de Dilma por 10 pontos

Veja a última pesquisa Datafolha para presidente. Veja aqui

Eleições no Pará e a pesquisa IBOPE

Veja á última pesquisa IBOPE para o governo do Pará. Veja aqui

CNT/SENSUS: Dilma será presidente

Veja a últim apesquisa presidencial CNT/SENSUS. Veja aqui

Pesquisa PPG: Presidência da República

Protocolo TSE: 37295/2010
Contratante: Antonio Pedro de Siqueira Indio da Costa
Valor: R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais)
Período: 23 a 25 de outubro de 2010

Votos totais:
Dilma: 46.4%
Serra: 40.9%
Nulo/Nenhum: 6.1%

Votos válidos:
Dilma: 53.2%
Serra: 46.8%
Não sabe/Não respondeu: 6.6%

ELEIÇÔES 2010:A MESMA FINAL DE 2006: AMARELOS X VERMELHOS

Dornélio Silva

Tem gente que não gosta de números, tem gente que adora números. Os números mostram a mensuração dos fatos. Gostar de gente, todos gostam (alguns de maneira diferente, mas gostam). Então, o confronto está posto, poucas horas nos separam da batalha final. E quem decidirá esse jogo? - Quem está na arquibancada, na geral, nas cabines especiais. Os dois jogadores, agora, apenas assistirão.


Vamos dar uma passeada nos números das eleições de 2006 e 2010. Em 2006, no segundo turno o confronto foi entre os amarelos e os vermelhos: Almir x Ana. Levou a melhor Ana Júlia. Almir Gabriel fechou o primeiro turno com 43,03% dos votos válidos, ou seja, 1.370.272; Ana fechou com 37,52% dos votos, representando 1.173.079 votos.

Os outros candidatos somaram 583.152 votos, 18,65%. Almir, no segundo turno, chegou a apenas 45,07%; cresceu exatos 1,24% do primeiro para o segundo turno. Ana Júlia ganhou a eleição com 54,92% dos votos válidos, um crescimento de 17,4% do primeiro para o segundo turno. Significou que dos 18,65% dos votos de outros candidatos no primeiro turno, Ana abocanhou 17,4%. Disputavam naquela eleição Priante que obteve 14,01% dos votos; Edmilson Rodrigues chegou a 4,19%; além de Atnágoras e Raimunda Odilena que juntos chegaram a 0,45%. Priante (PMDB) apoiou Ana no segundo turno.

Por ironia dos números, em 2006 Almir tinha 15 partidos que compunham sua coligação; Ana tinha cinco partidos apenas. Hoje, 2010, Ana Júlia tem 15 partidos na sua coligação mais Almir Gabriel (2º. Turno); Jatene tem sete partidos.
Nesta briga de 2010 entre amarelos e vermelhos, amarelos estão levando ampla vantagem. Jatene fechou primeiro turno com 48,92%; Ana fechou com 36,05%. Em 2006 ela obteve no primeiro turno 37,52%. Lá ela era oposição; hoje é governo com uma rejeição acima de 50%. Os outros candidatos somaram 15,03%. Pelas análises de nossas pesquisas internas, Jatene deve abocanhar em torno de 13% dos votos desses candidatos; Ana Júlia em torno de 2%. O candidato Juvenil (PMDB) que obteve 10,81% dos votos válidos está apoiando Jatene. A história se inverte.


Em 2006, a abstenção no primeiro turno foi de 19,82%, representando 824.058 eleitores. Em 2010, a abstenção cresceu, chegando a 21,18% (1.008.981 eleitores). A abstenção no segundo turno de 2006 foi de 24,1%, ou seja, 1.003.679 eleitores deixaram de votar. Portanto, em 2006 houve um crescimento do primeiro para o segundo turno de 4,28% na abstenção. Nesta eleição, não será tão diferente, apesar do feriadão.


Em 2006, os vermelhos cantaram vitória com poucos partidos lhes apoiando; em 2010, os amarelos cantarão vitória com poucos partidos lhes apoiando. Vamos ao campo neste 31 de outubro de 2010. Vamos jogar o jogo democrático!!

Pesquisa Doxa/Desttaq/Metalúrgico: Juiza analisará hoje(30) as 16 hs

Hoje, sábado (30), a partir das 16 hs, a juiza analisará a defesa da Pesquisa Doxa/Desttaq/ Metalúrgicos. Esta pesquisa tem boas chances de vir a ser liberada. O responsável técnico por esta pesquisa é o marqueteiro Dornélio Silva. Caso esta pesquisa venha a ser liberada, nós a publicaremos imediatamente. Fiquem de olho.

Pesquisa: Doxa/Destaq/Federação dos Metalúrgicos

A pesquisa Doxa/Destaq/Federação dos Metalúrgicos está recorrendo contra a impugnação da coligação governista Acelera Pará. A juiza deve dar parecer final pela parte da manhã de hoje (30). Caso esta pesquisa seja liberada, publicaremos seus principais resultados, aqui no Bilhetim. Todos de olho. Creio que muita gente do status kuo desmaiará. Deve haver plena convergência das pesquisas a serem divulgadas. O resultado mais suave será o do LCP/UFPA/Veritate.

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate: votos válidos para governador

Nos votos válidos são excluídos os Brancos e Nulos; Jatene 58.7% e Ana Júlia 41.3%. Lembremos que os eleitores indecisos ainda são hoje (29) 9.8% e este percentual aumenta a diferença pró-Jatene nos votos válidos. Isto posto, esta diferença pode aumentar ou diminuir, dependendo da aptidão de Ana e Jatene, na conquista dos indecisos..

Veja os detalhes técnicos da Pesquisa LCP/UFPA/Veritate, aqui

Se a eleição do segundo turno para Governador fosse hoje entre estes candidatos... Em qual você votaria? (ESTIMULADA)


Jatene:49.5%

Ana Júlia:34.8%

Nenhum/Branco/Nulo:5.9%

Sem Resposta:9.8%


Você rejeita a algum desses candidatos? (Se sim) Qual o que você mais rejeita?

Jatene:19.9%

Ana Júlia:34.3%

Nenhum/Branco/Nulo:35.4%

Sem Resposta:10.4%


Se a eleição do segundo turno para Presidente fosse hoje e estivessem concorrendo estes candidatos... Em quem você votaria? (Estimulada)


Dilma:50.9%

Serra:38.4%

Nenhum/Branco/Nulo:3.5%

Sem Resposta:7.2%


Qual é a principal necessidade de seu bairro ou do seu município? (ESPONTÂNEA)






Segurança:20.4%, Asfalto: 17.5%, Saúde: 16.6%, Água: 12.8%, Esgoto: 10.3%, Limpeza: 4.5%, Emprego: 3.0%, Educação: 2.4%, Iluminação: 1.7%, Transporte: 1.2%, Energia: 1.1%, Outros: 4.0%, Sem Resposta: 0,2%.

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate: é de todos

Quem quiser a pesquisa LCP/UFPA/UFPA de hoje (29) via e.mail, é só pedir para ppgcp@ufpa.br e a receberá imediatamente, a partir da divulgação no Bilhetim.

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate sai agora (29)

Daqui a 45 minutos sai o resultado.

Eleições presidenciais: IBOPE: Dilma 50% - Serra 40%

Nova rodada de pesquisa nacional do IBOPE aponta vantagem de 10%, do votos totais, pró-Dilma. Veja aqui

As placas tectônicas em 3 dimensões

Existem 3 instituições geológicas medindo as distâncias entre as placas tectônicas. Os guarás falam em 8 milhas. Os canarinhos falam em 25 e os Pardais falam em 15 milhas. O bom disso tudo é que será o mercado eleitoral quem consagrará os melhores geólogos.

O Senado e o PSOL

A Marinor Brito deve estar toda...toda. Parabéns ao PSOL. Partidos esquerdistas como o PSOL têm excelente intervenção nos parlamentos.

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate: Juiza nega pedido de impugnação feito pela coligação governista

A juiza Maria do Céu Coutinho acaba de indeferir o pedido da coligação governista para impugnar a terceira pesquisa LCP/UFPA/VERITATE. É a vitória da legalidade e do Estado de Direito sobre um grupelho (DS/PMM do B ) que pensa que pode manietar toda uma sociedade. Veja a decisão aqui


OBS: 15 comentários recebidos foram deletados por problemas técnicos do blog. Estamos abertos aos nossos leitores para republicá-los. É só reenviá-los.

Ficha Limpa: Supremo consagra decisão do TSE

Quer acompanhar mais notícia sobre a decisão do STF que consagrou decisão do TSE sobre a lei do Ficha Limpa, então clique aqui

As pesquisas e as eleições de 2010

Como andam as pesquisas pelo Brasil, neste segundo turno? veja aqui

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate: sai amanhã(29)

Amanhã (29) às 9hs sai a terceira pesquisa LCP/UFPA/Veritate. Esta pesquisa evidencia as intenções de votos do povo paraense. Aviso, nesta pesquisa é impossível saber, quanto a boca de urna paga, influenciará nos resultado final do voto apurado.

Espero que a vontade popular vença o o feriadão, a boca de urna paga, e o uso deslavado da máquina de governo, como testemunhado nos últimos dias no Pará.

A esquerda, a cultura política e as eleições de 2010 no Pará

Muita gente pode estar pensando, caramba por que o Edir Veiga está, ferozmente criticando o governo Ana Júlia, por que não balanceia o primeiro governo Jatene? estaria o analista empenhado na votação do tucano?

Caros:

Dos meus 50 anos, estive entre os 18 e os 42 anos empenhado numa utopia política, num sonho generoso de transformar o mundo em favor dos mais necessitados. Este sonho generoso era hospedado no Partido dos Trabalhadores. No projeto de mundo constava as transformações nas relações pessoais, sociais, políticas, culturais e ético-morais. Afirmava-se: "o mundo que nós projetamos deve ser vivido no cotidiano por cada um de nós".

O diferencial entre o ser alienado, individualista e competitivo da sociedade civil capitalista deve ser substituido pelo cidadão participativo, solidário e republicano da futura sociedade civil socialista. A grande contribuição que traríamos às relações políticas na disputa pelos governos seria uma prática pautada na transparência, participação popular, governança e republicanismo. Enfim, construiríamos uma nova cultura política, nas relações com o Estado e a sociedade, visando romper com toda nossa tradição histórica, herdado dos tempos da Colônia e do Império, como nos falam Oliveira Viana, Maria Izaura de Queiroz e José Murilo de Carvalho, que se caracterizava pelas relações patrimonialistas com estado, e com os interesses particulares se sobrepondo aos interesses públicos.

Quando o governo Ana Júlia chega ao governo do Pará nada disso viemos a assistir, pelo contrário, foi introduzido o que tem de pior no estilo de governar, senão vejamos:

1- Centralização política, administrativa e orçamentária dentro do núcleo duro de governo, formado pelos "meninos de ouro" da governadora.
2- Monopólio do poder político e administrativo frente ao PT. O PT, como os demais partidos da base, tinham cargos, mas não participavam, efetivamente das decisões de governos. Não planejavam e não sabiam quais eram os rumos a serem seguidos.
3-Péssimas relações com o legislativo
4-Incompetência de gestão das informações políticas de governo
5- Incapacidade produzir um marketing das obras e serviços do governo durante 40 meses
6- incapacidade de dar respostas aos 19 escândalos políticos que assolaram o governo Ana Júlia
7-Denúncias de relações pouco republicanas para conquista de apoios no segundo turno, e assim por diante
8- Denúncias de boca de urna paga assolando todo o Pará.

Aí recebo posts, do tipo, mas os tucanos fazem prática mais ou menos semelhantes e tu nada falas. Aí eu respondo:

Mas o PSDB nunca prometeu, como o PT, um paraíso terrestre nas relações com a política e com o Estado. O PSDB nunca assumiu utopias revolucionárias, como o PT as assumiu, e aglutinou milhões de jovens, como eu. E para finalizar, quero dizer que é a DS/PMM do B, que de fato estão queimando o filme do PT no Pará, e o que é pior, as correntes majoritárias, assistiram este descalabro político e administrativo, passivos, mesmo sabendo no que isto iria dar. Por que não substituiram a candidata para as eleições de 2010, se todos já percebiam o desastre que seria a reeleição?

Portanto, só tenho a cobrar do governo Ana Júlia, a distância entre a teoria e a prática.

Hoje, após 4 anos de governo Ana Júlia no Pará, eu, como um dos apoiadores de sua eleição em 2006, me olho no espelho e penso "fica vermelha, cara sem vergonha". É assim que eu me vejo perante as pessoas sérias que sempre acreditaram no projeto do PT para o Pará.

Tenho dito.

STF e o Ficha Limpa: e a corte cedeu à pressão popular

A decisão da suprema corte em assumir a decisão do TSE sobre a lei 135/2010 significou a vitória da legitimidade sobre a polêmica que imbutia os recursos contra esta lei. Na teoria do Estado afirma-se que o fato preponderante para uma lei "pegar" ou "desaparecer" está diretamente relacionada ao grau de legitimidade social.

Esta lei, em que pese o grau de divergências relacionadas ao dogmas jurídicos em relação aos alicerces que sustentam o Estado de Direito, teve como desfecho a prevalência do clamor societal. É verdade que o supremo pode vir , se provocado, a rediscutir a questão, mas as chances de reversão, hoje, são bem pequenas. Nenhum presidente da república vai querer enfrentar a tsunami da opinião pública e social, potencializado pelo enorme apoio em que toda a grande mídia está prestando a decisão do TSE, assumida, agora, pelo Supremo Tribunal Federal.

Agora o País entra em uma nova fase nas relações políticas e burocráticas. Só agora podemos começar a redimensionar o impacto para a cultura política do País. Agora a sociedade vai começar a achar que os políticos também são cidadãos, iduais a todos, e não estão acima da lei.

Agora só falta uma reforma política profunda, capaz de proporcionar racionalidade ao ato de votar e avaliar o político, assim como, vir a diminuir os custos da governabilidade. Bom, aí também, talvez, o nosso congresso, envergonhado, venha a precisar, novamente, da tutela do poder judiciário.

Eleições no Pará e a terceira pesquisa LCP/UFPA/Veritate

A coligação governista pediu a impugnação de nossa pesquisa. Temos absoluta convicção de que estamos cumprindo toda a legislação eleitoral. Estamos preparado juridicamente para fazer valer a nossa pesquisa. Acreditamos na imparcialidade da justiça eleitoral paraense.

Pagamento apressado em vésperas de eleições

Como poderíamos analisar medidas como estas tomadas pelo governo Ana Júlia. Por que se pagaria tantos milhões assim, tão rapidamente? Veja aqui

Ficha Limpa: STF decide, provisoriamente, pela aplicação já desta lei

O STF após novo empate de 5 x 5, decide por 6 x 2, que é a decisão do TSE que passa a valer. Mas deixa claro que a suprema corte pode voltar a discutir a questão. Veja aqui

Eu diria que os candidatos que lutam contra os seus enquagramento pela lei 135/2010 tiveram uma pesada derrota com esta decisão do STF. Possivelmente quem nomeará o próximo ministro do supremo será o(a) próximo presidente. Como esta decisão deverá ganhar apoio da grande midia e da população, eu entenderia que o prognóstico destes candidatos enquadrados é sombrio. Ou seja, esta decisão provisória do STF tem cara de definitiva.

No Pará teremos agora um debate jurídico: como Jáder e P.Rocha tiveram mais de 50% dos votos válidos, deveríamos, de acordo com as regras eleitorais, ter uma nova eleição para o senado. Novamente teremos um embate jurídico que poderá terminar no TSE e no Supremo.

Uma super boca de urna

Imaginem 1 milhão de "boca de urna" paga. Seria um absurdo e uma prática cleptocrática.

Eleições 2010 no Brasil e as pesquisas

Quer ver as últimas pesquisas para as eleições de 2010? tanto a presidencial como as estaduais. Veja aqui

PF e a fraude de 40 mi no Pará

Quer saber sobre a operação da Polícia Federal no Pará? Na berlinda o Seguro Defeso. Veja aqui

Ficha Limpa: Hoje (27) STF julga recurso de Jáder

Hoje, 27, o Supremo Tribunal Federal julga o recurso do Senador eleito pelo Pará, Jader Barbalho. Veja o andamento do julgamento aqui

Eleições no Pará: governistas tentam impugnar pesquisas?

Caso a informação abaixo se confirme, agora será a coligação governista que tenta impugnar a pesquisa LCP/UFPA/Veritate. Eu tenho muita coisa para falar das ações subterrâneas que vem ocorrendo em relação à nossa pesquisa.

Nossa pesquisa cumpre todos os requisitos legais. Creio que a turma da Ana Júlia receberá mais um pau na testa. Acreditamos na Justiça Eleitoral do Estado.





Anônimo disse...

Doutor Edir, veja o que o Blog da Reporter publicou agora:
"Acelera Pará" vai à Justiça contra divulgação de pesquisas
A coligação “Acelera Pará” da candidata Ana Júlia Carepa ingressou com ações no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para impedir a divulgação dos resultados das pesquisas eleitorais feitas pelos institutos Desttaq e Veritate.

A pesquisa do Desttaq foi contratada pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétro-eletrônico da Região Norte.

O levantamento do Veritate foi contratado pela Federação da Agricultura (Faepa).

A Justiça ainda não se manifestou sobre as ações

Pesquisa presidencial- CNT/Sensus: Dilma 51.9% e Serra 36.7%

Quer ver a pesquisa presidencial CNT/Sensus que acaba de sair? Então clique aqui

Cavalo de Tróia:: Ana Júlia nomeia concursados

Veja no Diário Oficial do Estado de hoje (27) a nomeação de centenas de servidores concursados do estado. Veja aqui A partir da página 08.

O que os servidores temporários acharão deste presente para o dia do servidor público?

Eleições no Pará: a relação entre meios e fins

No realismo político de Maquiavel, os fins (manter o poder a qualquer custo) justificam o uso de todos os meios. É a virtú. Mas ao tempo de Maquiavel, que é no início do século XVI, não estava inventado a democracia moderna. A política era subproduto da teologia. Contra Cícero, Maquiavel separa radicalmente moral e política.

Hoje, a democracia está inventada, as Instituições Políticas estão consolidadas, a sociedade não admite mais a ação política divorciada de pressupostos ético-morais.

Projetos generosos, como a busca por fins grandiosos: a equidade social, econômica e educacional, não admitem meios anti-éticos. Assim, modernamente, a sociedade não admite mais o vale tudo em política, assim comprovam as pesquisas de opinião pública que negam sistematicamente o vale tudo em política, e reprova os políticos desonestos.

Infelizmente o nosso sitema eleitoral e partidário, fundado no voto proporcional, lista aberta e financiamento privado das campanhas eleitorais têm como consequência direta e visível dois resultados deletérios: a variável econômica é a responsável pela eleição dos parlamentos e os governantes eleitos nascem manietados pelas grandes empreiteiras.

Gente como Suplicy e Pedro Simon são raríssimas exceções dentre os políticos brasileiros de projeção nacional.

Todo mundo vem "metendo" a mão na lama para se eleger. Mas, chefes de executivos, quando pego, normalmente são massacrados pelo eleitorado. É que nas eleições para executivo, só tem uma cadeira no município, no governo estadual e na Presidência da República, assim fica fácil para o eleitorado perceber os autores do vale tudo na política, e puni-los.

No Pará assistimos uma amostragem do vale tudo por parte da coligação oficial. É o uso absurdo da máquina administrativa, distribuição de bondades em forma de proventos, e o financiamente de um exército de formiguinhas, bandeirinhas e boca de urna. Além da obtenção nada ética de adesões neste segundo turno.

Fins generosos não admitem meio escusos. Este comportamento nada tem de revolucionário, tem, sim, de reacionário e conservador, como negação da projeção de um fazer político renovado que venha a regenerar a prática política contemporânea.

Eleições no Pará: as pesquisas internas das coligações

No Pará as pesquisas internas das coligações, também variam muito: Nas pesquisas internas do PT, estas sinalizariam uma vantagem máxima de 10 pontos para Jatene. Já nas pesquisas internas do PSDB esta vantagem chegaria a 23 pontos. Serão as pesquisas oficiais que produzirão informações públicas. No Pará estes instituto estão realizando pesquisa: IBOPE, Vox Populi, LCP/Veritate e Destaq.

A partir de sexta feira (29) começam a pipocar resultados destas pesquisas. Serão números para todos os gostos.

Eleições presidenciais: as pesquisas internas do PSDB apontam vantagem apertada de Dilma

Em pesquisas internas os tucanos nacionais afirmam que a vantagem de Dilma é de apenas 6 pontos percentuais. Os tucanos afirmam que no primeiro turno este instituto, ligado a Cézar Maia, foi o único que acertou. Segundo os assessores tucanos este instituto trabalha com amostragem probabilística e não por cotas, como trabalham os demais institutos. Na amostragem probabilísticas os entrevistados são escolhidas de forma completamente aleatória através de sorteios. Os custos da pesquisa teria sido de R$166.000,00 (cento de sessenta e seis mil reais).

Eleições presidenciais: Datafolha- Dima 56% Serra 44%

Quer ver a nova rodada de pesquisa para as eleições presidenciais do Datafolha? então clique aqui

Eleições no Pará: líder do PMDB na ALEPA denuncia governadora

... E o deputado estadual Parsifal Pontes, líder do PMDB na ALEPA, denunciou a governadora à Procuradoria Regional Eleitoral. Veja aqui

Eleições no Pará e o feriadão: que bondade

A GOVERNADORA DO ESTADO DO PARÁ, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 135, inciso V, da Constituição Estadual, e

Considerando o disposto no art. 238, da Lei Estadual nº 5.810/1994, que consagra o dia 28 de outubro ao servidor público estadual;

Considerando a importância de homenagear os servidores que se dedicam em desempenhar suas funções em prol da melhoria dos serviços públicos prestados à comunidade;

Considerando ainda o interesse do serviço e o princípio constitucional da economicidade;

R E S O L V E:

Art. 1º Transferir para o dia 29 de outubro de 2010, as comemorações alusivas ao Dia do Servidor Público do Estado do Pará.

Art. 2º Fica facultado o expediente nos órgãos estaduais da administração direta e indireta no próximo dia 1º de novembro de 2010, efetuando a compensação uma hora por dia no dias 3, 4, 5, 8, 9 e 10 de novembro do mesmo ano.

Parágrafo único. Os órgãos estaduais das áreas de arrecadação, saúde pública e defesa social estabelecerão, nos dias 29 de outubro e 1º de novembro de 2010, escalas de serviços de servidores, a fim de que o atendimento à população não sofra solução de continuidade.

Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO, 25 DE OUTUBRO DE 2010.

ANA JÚLIA DE VASCONCELOS CAREPA
Governadora do Estado

26/10/10 5:49 PM

As Eleições no Pará e os números

Dizem que os números não mentem mas os mentirosos fabricam números.Há quem diga por aí que tem candidato recorrendo à numerologia para entender os números das eleições no Pará.

Eleições no Pará e as placas tectônicas

A distância entre as placas tectônicas é de 25 milhas.

Eleições no Pará e o Dr. Almir

Por que será que o Dr. Almir está sendo chamado de Mike Jaeger tupiniquim?

Eleição no Pará: quando a desinformação é instrumentalizada

Recebí ontem mais um torpedo falando de um falacioso empate nas eleições paraenses. Eis um exemplo de como a desinformação está a serviços dos endinheirados. Milhares de torpedos estão cortando a cidade e o estado com informações mentirosas.

O Congresso Nacional deveria garantir que o IPEA, em épocas de eleições presidenciais e para governadores, realizasse pesquisas sérias em todos os estados membros para evitar a manipulação da opinião pública por gente inescrupulosa.

TV-Record: debate equilibrado

A Dilma entrou "em forma" e agora equilibra todos os debates. A assessoria do PT não sabe enfrentar o debate da quebra do monopólio estatal do Petróleo. É tão simples: basta dizer que FHC quebrou este monopólio, o que foi muito bom. Portanto as empresas privadas tem o direito de procurar petróleo em solo brasileiro.

Este modelo deveria ter sido adotado no segmento de telecomunicações, sem privatizar a Telebrás e a Embratel.

Portanto, se existem empresas privadas explorando o segmento de prospecção de petróleo é porque esta é a regra pós-FHC. Isto não tem nada a ver com a privatização da Petrobrás.

Eleições Paraenses e o debate teórico

Quer ver dois artigos sobre as disputas para o governo do Pará, tanto na República de 1946 como no período pós-Ditadura Militar de 1964? então clique aqui, e aqui

Eleição Presidencial: Nova pesquisa Vox Populi

Nova rodada de pesquisa presidencial Vox Populi, Dilma 49% e Serra 38%. Veja aqui

O Vôo da Fênix III

O novo número do vôo da Fênix é LXI&XXXIX

Eleições Presidenciais: Hoje tem debate na TV Record

A partir das 23 horas teremos o debate do segundo turno da TV Record. O R7. com transmitirá o debate ao vivo. Veja aqui o debate.

Eleições no Pará: Ana Júlia gosta de pessoas?

Só podemos analisar as pessoas e os governos a partir de seus atos concretos. Todos os dias a governadora Ana Júlia diz e repete à exaustão que gosta de gente e não de números. Bom, pelo menos creio que ela não gosta de gente que está presa. Veja aqui

Eleições no Pará: governistas namoraram DEM até a última hora

Recebo diversos posts me acusando de demo-tucano, tão somente porque estou repercutindo os desmandos patrimonialistas da DS/PMM do B. O Pará todo sabe que o o DEM e Vic foram namorados pela coligação governista até o último segundo do mês de junho. Inclusive o Diretório Nacional do PT permitiu que fosse feito alianças no Pará com os demos. Caros, o pragmatismo da DS/PMM do B comprometeu por muitos anos a marca PT no Pará.

Eleições no Pará: 29/10/2010: Tem pesquisa na praça

Para fazer frente a ausência de informações oficiais, está nas ruas do Pará a terceira pesquisa LCP/UFPA/Veritate. No dia 29 de outubro pela manhã (09 hs) caso o governo não impugne, teremos novos números da corrida eleitoral para a Presidência da República e governo do Pará. Será na sala do Mestrado em Ciência Política da UFPA.

Nesta terceira pesquisa, será A Federação de Agricultura e Pecuária do Pará- FAEPA, quem contratou a Veritate, que em parceria com o LCP/UFPA processarão esta pesquisa. Estes termos constam do termo de prestação de serviços assumido pela Veritate junto à FAEPA.

Eleições no Pará: governistas sonham com abstenção em Belém

O mega feriadão começa no dia 28 de outubro e vai até o dia 02 de novembro. Os governistas sonham com alta abstenção da classe média de Belém. Que sonho mais macabro para a nossa jovem democracia. Onde a nossa esquerda chegou?

Eleições no Pará: Ninguém responde a bala recebida com pomba da paz

Depois do manifesto chapa branca contra o trabalho seríssimo do Laboratório em Ciência Político da UFPA, não posso dourar a pílula para mostrar que este governo (DS/PMM do B) em ocaso não difere em nada das oligarquias tradicionais que patrimonializaram o Pará nos últimos 100 anos.

O vôo da Fênix II

O número do vôo global da Fênix II é LVXXIX. O pouso da Fênix em Santarém foi LIXXL.

Seduc: de novo no olho do furacão?




Repórter 70, 23/10/2010: Com a palavra a Seduc.

Eleições no Pará: a vergonha do hospital das clínicas

Os jornais da cidade denunciam neste final de semana o que ocorreu no Hospital das Clínicas. Uma vergonha. Senão vejamos:

1- No mês de julho, os arrecadadores eleitorais da candidatura oficial procuraram a empresa que fornece alimentos ao hospital das clínicas para pedir "contribuição de campanha".


2- Esta empresa teria negado este pedido. O governo tentou removê-lo como fornecedor de alimentos ao hospital, através de uma nova licitação, fraudulenta, segundo o denunciante Afonso Marçal.

3- A empresa manteve-se no fornecimento graças à uma liminar judicial

4- Então os recursos deixaram de ser repassados a esta empresa. E nesta quarta feira passada, o caos da fome chegou aos pacientes. Resumo da ópera, os pacientes deste hospital ficaram sem almoço e as famílias não puderam fornecer alimentos aos seus parentes enfermos, devido à norma hospitalar.

5- O Dono da empresa alimentícia, Sr. Afonso Marçal, botou a boca no trombone.

6- Desesperados, as autoridades governamentais correram para realizar o repasse dos recursos, ao som da denúncia do proprietário desta empresa alimentícia. Credo, até os recursos da alimentação de hospital, esta turma não livra a cara.

Toda esta história está em O Liberal do dia 23 de outubro de 2010.

Eleições no Brasil: como andam as pesquisas?

Quer dar um giro nacional pelas pesquisas de segundo turno? Então clique aqui

Eleições no Pará: coligação governista quer desinformação eleitoral total

A destaq, Instituto que protocolou uma pesquisa de segundo turno foi torpedeada por forças "invisíveis". De repente, não mais do que de repente, a estatística responsável pela amostragem desta pesquisa, foi violentamente pressionada para retirar seu nome desta pesquisa. Detalhe, um advogado conhecido desta estatística fez pesado terrorismo político e jurídico contra esta profissional, que desesperada e envergonhada, retirou seu nome da referida pesquisa, em um final de semana prolongado. Detalhe, esta profissional trabalhou como DAS na Secretaria Estadual de Cultura.

Primeiro foi retirado o nome da profissional que era responsável técnica pela pesquisa, e em consequência, foi dado entrada de pedido liminar para a suspensão da divulgação dos resultados desta pesquisa. Um jogo combinado, sem dúvida. O prazo para a substituição do profissional estatístico venceu neste domingo às 19 hs. Não creio que o Instituto tenha encontrado um estatístico num dia de domingo de feriadão.

Esperem para as próximas horas ataques jurídicos contra a pesquisa LPC/UFPA/Veritate. Detalhe: nossa pesquisa não tem margem para ser impugnada. O Juiz já deu amplo parecer contra ações inconsequentes contra nossa pesquisa. Mais uma ação atabalhoada e a turma governista pode ser enquadrada como litigânte de má fé.

Definitivamente, o boicote informacional desta turma é uma marca de ação política. Ao mesmo tempo, plantam informações nada verídica em torno do crescimento eleitoral, mágico, de Ana Júlia.

Eleições no Pará: Ana usa ou não a máquina de governo?

Professor, é impressão minha ou você passou de cientista político, figura da análise da conjuntura e do momento político, para se por como cabo eleitoral do Jatene e logo adversário de Ana Júlia; sei que em ciência não existe neutralidade, nem na vida empírica sobretudo. Sua postura me parece efetivamente tendenciosa e não crítica sociologicamente. Está acontecendo algo nesse sentido? Cadê a postura séria e ética que você esboçara no início do seu trabalho? Desculpe pelas indagações incisivas, mas me sentir obrigado a fazê-lo, pois de quando em quando bebo dessa fonte. Obrigado!

Assina.
Anônimo:


Edir Veiga, responde:

Caro anônimo:
A grande imprensa nos informa que haverá uma grande reunião no Hangar com todos os concursados. Esta reunião visa pedir votos para Ana Júlia.

A grande imprensa nos informa novamente das relações promíscua entre a COSANPA e o consórcio sanear, através de um aditivo contratual no valor de 10 milhões.

Edir; Exemplo de uso da máquina: os temporários do estado são intimados a participarem de todas as ações políticas em favor da campanha de Ana.Vc já tentou conversar com algum? Se não faça! Chame para uma conversar um temporário da Seduc, que certamente vc poderá certificar-se de quanto os mesmos estão servindo de cabos eleitorais.


Qual deve ser a postura de um analista imparcial? ficar calado frente a estes episódios?

Aí eu, e meus amigos recebem informação através de torpedos falando de um empate técnicos entre Jatene e Ana Júlia. O que eu deveria fazer, como analista imparcial, ficar calado?

Meu caro, reveja seus conceitos em torno do papel dos analistas. Creia, é muito fácil ficar babando ovo do governo, vc não acha? Creia, vc não tem idéias das pressões indiretas que sofrí nestas eleições. Mas meu território é da análise da ação política que é por natureza conflitivo.

Não tenho medo em desagradar nenhum poderoso. Principalmente os poderosos que emergem na democracia, pois eles estão montados na vontade popular, e o povo é sábio em matéria de avaliar o quadriênio de executivos estaduais, pelo menos é o que venho assistindo nesta ameaça de derrubada espetacular de Ana, juntamente com uma imensa máquina federal e estadual.

Tenho dito.

Eleições no Pará : os boatos governista

Está cheio pela cidade boatos em torno da melhoria da Ana Júlia nas pesquisas. Só quem acredita em história de caronchinha pode levar a sério estes boatos.

Caro Edir, Gostaria de saber se sua opinião está fundamentada em pesquisa científica ou é o seu desejo pessoal de ver o jatene no governo?

Vereador e Sindicalista OTÁVIO PINHEIRO.

Caro Otávio. Esta história de que Jatene teria 48 e Ana Júlia 46 é história de caronchinha. Vc e os petistas sabem que não sou tucano e nem desejo pertencer a nenhum governo. E creia, como cientista devo ser crítico com o balanço de governos, não posso passar a mão na cabeça de executivos fracassados. E tenha uma coisa bem claro: ainda sou parcimonioso com Ana Júlia por causa de minha história passada no PT. Neste sentido ainda não consegui ser imparcial nestas eleições, ainda continuo protegendo, este governo estadual. Porque 19 escândalos em 45 meses bate todos os recordes de incompetência política, sem falar na incapacidade de produzir políticas para as áreas de educação, saúde e segurança, sem falar na ingenuidade com que este governo tratou as relações com o legislativo e com os partidos da base, especialmente o PMDB.

De fato, quem tem rejeição de 40%, tem o teto de crescimento máximo em torno de 40%, haja vista a massa de eleitores que irão para o voto branco e nulo, em torno de 10%.

Nenhuma pesquisa de tracking que venho tendo acesso aponta nos rumos desta boataria.

Eleições no Pará: Ana usa ou não a máquina de governo?

Dentre as hipóteses levantadas pelo Laboratório de Ciência Política da UFPA para explicar o crescimento de 9 pontos, em seis dias pós coleta dos dados da candidata Ana Júlia no primeiro turno, muita gente gritou afirmando que o governo não está usando a máquina para ganhar o voto dos indecisos. Será que isto aqui, é uso da máquina?

Eleições no Pará : os boatos governista

Está cheio pela cidade boatos em torno da melhoria da Ana Júlia nas pesquisas. Só quem acredita em história de caronchinha pode levar a sério estes boatos.