Os mais buscados

Segundo o Zeitgeist 2007 do Google Brasil, os termos mais buscados pelos internautas brasileiros no Google no ano de 2007 foram:
01º. Orkut
02º. Yahoo
03º. UOL
04º. YouTube
05º. Hotmail
06º. Jogos
07º. Receita Federal
08º. Sexo
09º. Detran
10º. Tradutor

Já o iPhone, da Apple, foi o termo mais buscado do ano no mundo todo.

Dois coelhos...

A convite de Flexa Ribeiro, presidente regional do PSDB, o líder dos tucanos no Senado, senador Arthur Virgílio, vai proferir palestra sobre conjuntura nacional e formação política na sede do partido, às 18 horas desta segunda-feira (25).

...numa cajadada só

Arthur Virgílio virá ao Pará como integrante da comissão do senado que irá acompanhar o funcionamento do Hospital Regional de Santarém.

É do pequeno que se faz o grande

Um leitor do blog informa que, no próximo domingo (24/02), haverá inscrição para PESQUISADOR MIRIM no museu Emílio Goeldi, com início às 8h. Levem a meninada. Eles vão curtir a experiência.

Boas vindas!

Seja bem vinda Profa. Ana Tancredi. É um prazer tê-la como leitora.

Fiel depositário

Fonte do blog comenta que a reação dos madeireiros de Tailândia se deu quando da retirada das toras ilegais do local da apreensão. É que nos governos anteriores ficava como fiel depositário o próprio madeireiro infrator. Ou seja, dava em nada!

Mudança

O CredPará, substituto do Banco do Cidadão, já está operando a pleno vapor. Mas não foi só o nome que mudou. A metodologia adotada é a mesma do Banco do Povo, quando o PT estava no timão.

Finado articulado

Cidadão de Igarapé-Miri telefonou para o gabinete do Presidente da República pedindo um caixão. O gabinete do Presidente mobilizou a Asipag para resolver a parada. Podemos dizer que se tratava de um finado de "responsa".

Quem tem razão?

Sobre a troca de insultos entre os senadores Mário Couto (PSDB-PA) e Gilvan Borges (PMDB-AP), um leitor do blog concluiu que ambos os senadores têm razão. Veja o diálogo:
- Você é um safado.
- Vossa Excelência é um vagabundo, demagogo.
- Incompetente.

Prestação (do faz) de Contas

Comentário de um associado do Sintufpa para seu colega de trabalho:
- Vistes a prestação de contas no site do Sintufpa? Continua sem itens a exibir. Não é nem de faz-de-conta...

Natal antecipado em Ananindeua

Dizem que o papai Noel anda cercando os aliados de Manoel Pioneiro.
- Se prometeres te comportar ganharás presente! Diz o magro, jovial e elegante Noel, sacudindo o saco para fazer ouvir o tilintar das moedas. E olha que é presentão, hein!

UFPA - a sucessão já começou

Solicitei aos professores e professoras cogitados para disputar a reitoria da UFPA confirmação se eles seriam candidatos à sucessão de Alex Fiúza. Pedi também que me enviassem currículo acadêmico e administrativo resumido. Inicio agora uma sequência de postagens com as respostas.

A resposta de Dall'Agnol

Caro Jefferson,

Quero deixar claro que, como estou vinculado à atual equipe dirigente da UFPA, só virei a ser candidato a reitor caso seja apoiado pela mesma, não pretendendo lançar uma eventual candidatura por iniciativa individual. Esclarecido este ponto, estou no momento aberto à possibilidade de vir a ser candidato, embora não esteja assumindo um posicionamento definitivo a respeito, pois isso dependerá das circunstâncias. Segue em arquivo anexo o currículo solicitado.

Cordialmente,

Roberto

Curriculum Vitae Resumido de Roberto Dall’Agnol

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972); doutorado em Petrologia com ênfase em granitos na Universidade Paul Sabatier (Toulouse, França, 1980). Professor do atual Instituto de Geociências da UFPA desde outubro de 1980. Coordenador do Curso de Pós-graduação em Geologia e Geofísica da UFPA (1981-1983). Estágio de pós-doutorado no Centre des Recherches Pétrographiques et Géochimiques de Vandoeuvre-les-Nancy, França (1989-1990). Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2002; Atualmente exerce seu segundo mandato como coordenador da Área de Geociências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Representante da comunidade acadêmica no CT-Mineral do MCT; pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); professor associado da Universidade Federal do Pará, onde exerce o cargo de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação; lider do Grupo de Pesquisa Petrologia de Granitóides do Instituto de Geociências da UFPA; Líder do projeto IGCP-510, A-type Granites and related rocks through time (IUGS-UNESCO); Desenvolve pesquisa em petrologia e geoquímica de granitos e evolução crustal do Cráton Amazônico. Orientou sete doutores, vinte e um mestres e cerca de quarenta bolsistas de iniciação científica. Orienta atualmente três doutorandos, duas mestrandas e dois bolsistas de iniciação científica. Coordenou, no período de 2000 a 2006, o Núcleo Pronex "Magmatismo, evolução crustal e metalogênese de Carajás e províncias adjacentes", além de muitos projetos científicos ao longo de sua carreira acadêmica. Títulos e Prêmios: Medalha de Bronze da Universidade de Helsinque, Finlândia (1995); Titulo de Cidadão do Estado do Pará concedido pela Assembléia Legislativa do Pará (2000); Diplomas de Honra ao Mérito do Instituto de Geociências da UFPA (1999, 2001); Nome da turma do segundo semestre de 1998 do Curso de Geologia da UFPA; Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico., Governo da República Federativa do Brasil (2002); Mérito Geológico, Associação Profissional de Geólogos da Amazônia – APGAM (2002); Mérito Científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP; 2007); Medalha Irajá Damiani Pinto, 50 anos da criação do Curso de Geologia da UFRGS (2007).

Caso UEPA: pá de cal

A desembargadora Carmencin Cavalcante colocou a última pá de cal na esperança de Bira Rodrigues derrubar a liminar que suspendeu o processo de nomeação do reitor da UEPA. A desembargadora converteu o agravo de instrumento impetrado por Bira em agravo retido. Como anteriormente foi negado prosseguimento ao agravo de instrumento e como a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Albanira Lobato Bemerguy, indeferiu o pedido de suspensão da liminar, ambos formulados pela PGE, não resta alternativa a Bira Rodrigues a não ser esperar o julgamento do mérito.

--------------

Agravo de instrumento - Recurso cabível para o Tribunal tanto das decisões interlocutórias propriamente ditas quanto de despacho de juízes de 1º grau que causem gravame à parte, a terceiro ou ao Ministério Público.
Agravo retido - Recurso de decisão interlocutória que, a requerimento do agravante, fica retido nos autos, a fim de que dele conheça o Tribunal, preliminarmente, por ocasião do julgamento da apelação.

Fonte:
http://www.business.org.br/business/paginas/juridico2/termos_jurid.htm

Agora vai

Desembarca domingo em Santarém comissão do Senado Federal para verificar os motivos que vêm impedindo o funcionamento pleno do Hospital Regional de Santarém. Inaugurado(?) em dezembro de 2006, o hospital tem em funcionamento apenas seu ambulatório, ocasionando danos à população e desperdício do erário público. A diligência atende a solicitação do senador Flexa Rbeiro. Além de Flexa, compõem a comissão os senadores Mário Couto, José Nery, Leomar Quintanilha, Augusto Botelho, Cícero Lucena, Sibá Machado e Arthur Virgílio.

Saúde, senadores!

A comissão do Senado terá agenda extensa. Estão previstas visitas ao Hospital Regional do Oeste do Pará, a Câmara de Vereadores, entrevista coletiva e visita à Prefeitura. Em ano eleitoral, isto vai dar no que falar.

Muita água...

Pioneiro continua candidatíssimo à prefeitura de Ananindeua. A assessoria jurídica do deputado assegurou que a rejeição de suas contas pela câmara de vereadores não seria impeditivo para registro de sua candidatura. Entusiasmado com as notícias, Pioneiro parte dia 27 próximo para Brasília em busca de apoio. Em seguida, ruma ao Palácio dos Bandeirantes.

Fábula atual

O Asno, a Raposa e o Leão

O Asno e a Raposa tendo feito um acordo de proteção mútua, entraram na floresta em busca de alimento. Não foram muito longe e encontraram um Leão. A Raposa, vendo o perigo iminente, aproximou-se do Leão e propôs um acordo onde iria ajudá-lo a capturar o Asno, se este desse sua palavra de honra que ele próprio não seria molestado. Diante do compromisso assumido do Leão, a Raposa atraiu o Asno a uma profunda gruta e o convenceu a entrar lá dentro. O Leão vendo que o Asno já estava assegurado, imediatamente agarrou a Raposa e quando achou mais conveniente, também atacou o Asno.

Autor: Esopo

-------------

Esta fábula bem que se aplica à política paraense.

Tropa de elite

A UFPA possui 72 professores bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq. Destes, 28 são nível 1 - nível mais alto de produtividade -, reconhecidos segundo critérios nacionais de produção científica. Figuram entre estes 28, três reitoráveis: Carlos Edílson A. Maneschy, Ricardo Ishak e Roberto Dall'Agnol.

A elite da tropa

Dentre os professores da tropa de elite da UFPA, apenas seis são professores titulares:
Carlos Edilson de Almeida Maneschy
Emmanuel Zagury TourinhoJoão Batista Correa da Silva
Jose Guilherme Soares Maia
Olavo de Faria Galvão
Ricardo Ishak

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Para os interessados no tema, segue link do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Pão e água

O deputado estadual Martinho Carmona mandou um recado à Ana Júlia. Se os titulares das secretarias não mudarem a postura com a base aliada, o parlamento estadual vai pegar fogo. A relação tá tão ruim que nem o líder do governo, deputado Carlos Martins, consegue ser recebido pelos secretários. Se a base aliada é tratada assim, imagine o G-8...

Fidel renuncia

Após 49 anos no poder Fidel Castro renunciou à presidência em mensagem oficial divulgada nesta terça-feira. (mais)

Novo mestrado da FGV/Ideal

O Grupo Educacional Ideal acerta os últimos detalhes para a abertura de nova turma do mestrado FGV . O contrato com a Fundação, inflacionado em mais de 80% em relação ao anterior, é de cerca de um milhão de reais. O edital de seleção deverá ser lançado em junho e o início das aulas ficará para agosto.

O pior cego

Uma postagem anônima de um suposto ex-funcionário, levanta sérias acusações em relação aos médicos de sobrenome Braga e o serviço de oftalmologia do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. Segundo a postagem, "La não pode continuar sendo uma extensão da clínica deles, nem pactuar poucas cirurgias no Bettina pra garantir mais pro privado conveniado ao SUS:Clínica de olhos e outros". Outro anônimo, também supostamente ex-funcionário, fala de ameaças que a Direção do Hospital recebia, de "telefonemas anônimos, umas cartas nojentas. Tudo isso me deu até medo e sai quando pude". Veja aqui os comentários.

Seduc chama aprovados em concurso

A Seduc deve chamar imediatamente 853 professores aprovados no concurso C 105, realizado em 2006. Os novos concursados preencherão as vagas das disciplinas sem professores no interior.

Intrigas

Não é verdade que a Secretária de Estado de Educação, Profa. Bila Gallo, tenha revogado a portaria nº 219/07, que estabelece a Política de Valorização do Ensino no Estado, além de disciplinar a lotação de professores, diretores, coordenadores, técnicos, pessoal de secretaria e de apoio operacional nas escolas e unidades administrativas da Seduc. O que a nova secretária fez foi determinar a adaptação do sistema de lotação para que a referida portaria pudesse ser colocada em prática.

O lixo do Governo

O Governo do Estado, seguindo exemplo do Governo Federal, instituiu a separação de resíduos sólidos recicláveis, na fonte geradora, em todos os órgãos da administração direta e indireta no âmbito Estadual, e sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, reguladas pelas disposições do Decreto n° 801, de 15/02/08.

Projeto para a UFPA

Na última reunião do Fórum de Dirigentes da UFPA, em Mosqueiro, os seus membros (administração superior, diretores de institutos, coordenadores de campi e diretores das demais unidades acadêmicas e administrativas da UFPA) decidiram que este grupo terá candidato à sucessão de Alex Fiúza. Porém, não discutiram nomes. O grupo vai discutir projeto para universidade e, baseado neste, qual o melhor perfil de candidato.

Aliança interessa mais a Jatene que ao PSDB

Quando o deputado estadual Mário Cardoso (PT), há pouco menos de dois anos, denunciou nepotismo patrocinado pelo governador, Jatene deslocou vários de seus familiares para a prefeitura de Belém. Atualmente, a pasta da saúde municipal é administrada por Rejane Jatene, irmã do ex-governador, e a CODEM pela sua cunhada, Rosa Cunha (ex-Seduc). Segundo fontes tucanas, outras pessoas da família Jatene (incluindo agregados) figuram na folha de DAS de Duciomar. Daí a defesa do ex-governador pela repetição da aliança "muito proveitosa". Pelo menos pra ele.

Jatene quer vice de Duciomar

O ex-governador Simão Jatene defende nova aliança com Duciomar Costa. Na mesa de negociações estaria posto para a vice de Duciomar o nome do escolhido de Jatene, o deputado estadual André Dias. Porém, há uma corrente no PSDB que, em nome da autonomia do partido, defende candidatura própria. Esta corrente é formada principalmente pelos parlamentares paraenses que integram a bancada federal do PSDB no Congresso Nacional. Para eles, Jatene deveria ser o candidato a prefeito, com possibilidade de repetir a dobradinha com Valéria Pires Franco. Jatene diz que só aceitaria o "sacrifício" se fosse nome de consenso.

Outdoors são homenagem do PSDB e do DEM

Diferentemente do que especulam os jornais e alguns blogs, os outdoors espalhados por Belém com agradecimento a Almir Gabriel não tem propósito eleitoral. Trata-se de uma homenagem prestada pelo PSDB e DEM, garante a fonte tucana.

Almir não volta

Um fonte do ninho tucano garante: Almir não retorna mais à política paraense.

Boicote tecnológico

Apesar de várias tentativas, por falta de maiores conhecimentos na área, não tenho conseguido realizar novas postagens.

Chega de sangue

Já decidi como responder ao sensacionalismo dos cadernos policiais dos jornais O Liberal, Amazônia e Diário do Pará. A partir deste domingo, ao comprar estes jornais, descartarei imediatamente o caderno de polícia ainda na banca ou no jornaleiro. Se os leitores que se indignam com a banalização da violência e com o descaso com a vida estampado nesses jornais também fizessem isto, demonstrassem o mesmo desprezo que os editores e proprietários dos jornais demonstram com os leitores, creio que poderíamos dar um bom recado.

Estelionato eleitoral

Os moradores de Ananindeua, especificamente os que residem nas proximidades da Arterial 18, batizaram a asfalto colocado naquela via de "estelionasfalto". Segundo eles, a camada de asfalto é inferior a 3 cm de espessura.