Governo Ana e a incerteza dos aliados

Será que a turma comandada por Maurílio (PMM) passará a respeitar os acordos com os aliados no que concerne aos espaços no governo, na liberação de emendas e na própria gestão do mandato? Esta não foi a realidade dos primeiros 30 meses de governo. Hoje todos os acordos entre o núcleo de governo (PMM) e a base aliada é vista com enorme desconfiança. Caros chefes do governo, dentro da concepção de uma gestão à esquerda, o mais importante é a participação da base aliada na discussão das linhas estratégicas da gestão. Neste sentido o conselho político, formado pelos partidos da base, cumpre uma função estratégica. Até recentemente nem o PT apitava neste governo. O PT têm cargos, mas efetivamente não era chamado para participar das decisões estratégicas em torno de que direção o governo deveria seguir. Agora as vésperas das eleições o núcleo de governo está loteando cargos entre os partidos, inclusive novos partidos, como é o caso do PP. Esperamos que esta "boa vontade política", não fique apenas na patronagem através de cargos, mas estenda-se para a discussão do rumo deste governo, que na percepção de quem assiste seu desempenho, do lado de fora, parece sem rumo.

A SEJUDH, o PC do B e o registro de Fonteles

Companheiros e Camaradas.

Muito se tem falado sobre o rumo que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos no Pará teria a levar, de fato o que temos é a mudança de comando dessa estratégica Secretaria.No último dia 11/08 a Governadora Ana Júlia, ao telefone agradeceu ao presidente do PCdoB, Neuton Miranda, o trabalho do Partido à frente da SEJUDH. Com a justificativa de ampliar a base de apoio do governo, o Partido Comunista do Brasil acabou por perder o espaço que possuía.
Não vamos entrar no debate sobre quem a assumirá, mas não podemos deixar de registrar o trabalho feito pelos comunistas a frente da SEJUDH. Em 3 anos de gestão, o PCdoB abriu as portas desta para o povo, e o fez representar. Transformou a Secretaria em um instrumento de luta pela sociedade igualitária, trabalho merecedor de elogios, talvez por isso a SEJUDH esteja hoje sendo alvo de disputas e negociações dentre a dita base de apoio ao governo estadual.
O fato é que o povo paraense perde com a saída do partido que tanto acúmulo tem para debater e defender os direitos humanos e a justiça no nosso estado. Ora, estamos acostumados a essa luta, sempre tivemos em nossas fileiras e perdemos diversos militantes que tombaram na luta por um Pará sem injustiças, sem preconceitos, sem crimes pela posse da terra, por um Pará verdadeiramente de direitos, por um Pará de todos e de todas, com respeito aos Direitos Humanos e à Cidadania.
O PCdoB de Paulo Fonteles, de João Amazonas, de Expedito Ribeiro de Souza, de João Canuto, de Leila Marcia, de Neuton Miranda, deixa a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos com a certeza de ter travado o belo combate, de ter conseguido mostrar sua política e seu trabalho ao povo paraense.
Pedro Fonteles
Diretor da UAP e militante do PCdoB

Proplan só para inglês ver

De fato o planejamento acadêmico e a expansão da UFPa parece que não passava pela Proplan na gestão passada. Parece que o gabinete concentrava a seu modo todas estas atividades.

Posse de Maneschy: não houve transição

É... meus e minhas, não houve transição de fato entre a saida do "Príncipe" e a posse de Maneschy. Houve apresentação individual de cada membro da nova equipe aos membros da equipe que se despedia e nada mais. Somente agora a nova equipe começa a tomar pé da situação administrativa e financeira da UFPa. Na verdade os republicanos tentaram inviabilizar financeiramente a UFPa ao negar a transição e a consequente efetividade nos primeiros meses de mandato. A maior casca de banana deixada foi a negação de instrumentos imediatas para manter a máquina funcionando a todo vapor. A turma republicana desacelerou a máquina administrativa e a parou. Qual o objetivo desta estratégia? evitar desesperadamente que a UFPa acesse os recursos disponíveis no MEC para o Reuni para depois acusar a nova gestão de incompetente. Isto é que é ser republicano.

"Aristocracia" ideológica e o terrorismo literário

A turma do "Príncipe" ataca os internautas por erro de português. Este blog prioriza as informações e não discrimina nossos internautas. Podem continuar mandando informações e análises que nós publicaremos. O que não publicamos são ataques não assinados. Atacar e se esconder é coisa de covarde.

NPI e a gripe Suína

Ainda não tive coragem de mandar minhas duas crianças ao NPI neste segundo semestre.

Jáder para o governo?

Notícias nacionais insinuam que o ex governador Jáder Barbalho estaria avaliando a possibilidade de sair candidato ao governo. Segundo estas mesmas fontes, a péssima avaliação na opinião pública da governadora atual e a fraqueza da oposição PSDB/DEM estariam servindo de base para os cálculos dos pmdebistas. Neste cenário, não haveria dúvida, PMDB e PT estariam no segundo turno e a coligação demo-tucana apoiaria sem vacilar o PMDB, num eventual segundo turno.

Mestrado em Ciência Política

Por todo o mês de setembro deverá ser expedido o edital de seleção para o mestrado regular em Ciência Política da UFPa. Interessados fiquem atentos.

HUJBB: e o CACON?

Do CACON projetado dentro do espaço físico do HUJBB só foi inaugurado parte do prédio na gestão passada. Os equipamentos não foram montados, e falta terminar as construções e recrutar material humano. Faltou prioridade objetiva da gestão passada para concluir esta missão científica, assistencial e humanitária.
Neste momento de falência do Ophir Loyola o Cacon poderia ser a tábua de salvação da população oncológica do estado. O CACON, que agora já tem outra sigla, seria um centro de tratamento de alta complexidade em oncologia

HUJBB: só infiltrações?

Em matéria referente aos cinquenta anos do HUJBB, O Liberal destacou as infiltrações em sua estrutura arquitetônica.

Relatório da gestão Luis Otávio na prefeitura

Procura-se na UFPa quais os resultados da gestão de 24 meses da gestão Luis Otávio à frente da prefeitura multicampi. Dizem que ele só fez marginalizar os técnicos de nível superior da UFPa e contratar projetos arquitetônicos no mercado.

Sejudh: PC do B decapitado

Em um solene telefonema a governadora anunciu ao presidente Newton Miranda a queda do PC do B da direção da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos. Dizem que um partido direitista e apoiador da recente ditadura militar assumiria este cargo. Será?

ICS: Paulo amorim já inicia articulação política

Estão iniciando as reuniões preparatórias da candidatura Paulo Amorim em direção ao ICS. Quem for podre que se quebre.

Postagens envenenadas

É impressionante o nível das postagens defendendo a gestão passada...são impublicáveis. Se estas postagens colocassem o debate acadêmico em um nível aceitável seriam publicadas. Esta turma insiste em reificar quem demonstrou não ter magestade.

IFCH: Psicologia e Ciências Sociais juntos

Um grupo de professores de Psicologia e Ciências sociais decidiu lançar chapa própria para disputar o IFCH. O nome dos candidatos ainda estão em processo de discussão. Nos próximos dias teremos mais novidades. Agora João Márcio, candidato ao IFCH do curso de geografia, terá um adversário de peso.

Sintufpa elimina serviços médicos

Está em processo de desmonte os serviços médicos do Sintufpa. Os profissionais começam a ser demitidos. O Sintufpa começa a terceirizar estes serviços. Note-se que agora os associados terão de pagar parte dos tramentos mais complexos. Nesta empresa terceirizada os servidores e seus dependentes enfrentarão filas, do tipo SUS. E num curto espaço de tempo a entidade não terá como subsidiar estes serviços e aí...adeus assistência médica do Sintufpa. Foi quando minha turma dirigia esta entidade que a equipamos com um moderno e competente serviço médico e odontológico. Nunca tinha visto esquerdistas aderirem ao neoliberalismo...égua...sinais do tempos.

Schneider articula os campi para garantir obras

O vice reitor Horácio Schneider está fazendo um périplo pelos campi avançados da UFPa visando unificar estes coordenadores para uma ação concertada no sentido de garantir que os recursos do Reuni para o interior sejam acessados em tempo hábil. É a luta contra a casca de banana deixada pelo ex-republicano.

Reuni: corrida contra o tempo

A primeira grande tarefa da nova administração é descobrir o inventário de todas as abras programados para o Reuni. A segunda tarefa é descobrir, se existirem, os projetos para a execução das obras. Sem estes projetos não é possível iniciar o processo burocrático para acessar os recursos no MEC. A nova administração está parecendo um garimpeiro tentanto encontrar estas informações. Isto é a maior demonstração de que a antiga administração só tinha o republicanismo... no discurso. As postagens adversárias apostam que o novo reitor não conseguirá gastar estes recursos e os devolverá ao MEC...para a explosão de um prazer doentio dos derrotados.

Só volto na quarta- 12-08

No final de semana estive em Macapá ministrando aulas em um programa de pós daquela capital. Neste momento estou envolto com bancas de qualificação do mestrado. É por este motivo que só volto ao Bilhetim na quarta (dia 12-08). Espero a compreensão dos internautas. Uns me amam outros me odeiam. Assim tem sido minha vida envolta com problemas de políticas e suas análises.