Facçao Alfa, o redimensionamento e os servidores expostos

Senhor Editor.

É de conhecimento público dentro da comunidade acadêmica o estado em que se encontra as RELAÇÕES DE TRABALHO dentro da universidade, que após um período de extremo desgaste profissional por conta de atitudes advindas da ex pró-reitora que comandava a PROGEP nos últimos quatro anos....Pode-se na verdade observar um verdadeiro esfacelamento nas relações humanas e funcionais dentro da Academia.
Acompanhado da falência total dos movimentos sindicais por assim dizer...especificamente o SINTUFPA....que lidera hoje com total incompetência o pior momento do sindicalismo na categoria dos técnicos, como exemplos disso podemos aqui exemplificar as vítimas do programa de redimensionamento que implacavelmente levou muitos companheiros a execração pública dentro da comunidade acadêmica.
É sempre bom registrar que as Relações Trabalhistas aqui na UFPA estão, na verdade, doentes e aí perguntamos, o que na verdade está sendo feito pela nova/velha PROGEP.....Qual será a atitude a ser tomada? O que está sendo feito de verdade pelos companheiros que psicologicamente não conseguiram superar este momento e continuam a viver em total estado de depressão e falta de motivação?
É meu caro editor....Isso é uma realidade que não podemos deixar de encarar, afinal o novo Reitor anunciou a todos que o maior patrimônio da UFPA são as pessoas que nela trabalham e estudam.
PERGUNTAS:-Será que a nova coordenadora de avaliação e desempenho tem essa visão?
De que forma o novo pró-reitor pretende enfrentar o problema?
Qual seria na verdade o índice de insatisfação funcional deixado pela ex pró-reitora?
Como está a relação entre o poder de mando e seus gestores?
É caro editor são muitos os questionamentos e o inferno está cheio de boas intenções....portanto desejo sinceramente que o novo comandante da PROGEP tenha o discernimento esperado para tratar de um quadro funcional recheado de vitimas da iniquidade do poder de mando de um passado recente, pois a lembrança de seus algozes ainda está muito viva na mente desses colegas.

Facção Alfa

PED e Congresso do PT: chapa da governadora impugnada

Na segunda quinzena de novembro teremos o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT e logo em seguida acontecerá o IV Congresso Nacional deste partido. No PED estarão em jogo todos os cargos de direção, desde a direção distrital até a direção nacional, além dos delegados estaduais ao IV Congresso. No Pará teríamos três grandes articulações disputando a direção petista: o chamado ex-campo majoritário (Rocha, Zé Geraldo, Ganzer e Beto), A DS da governadora Ana Júlia ( que está imbricada na Mensagem ao Partido) e a chapa do blocão dos pequenos ( PTLM, Movimento PT, Articulação de Esquerda e outros grupos menores).

A novidade explosiva das últimas horas é que a chapa da governadora ao PED e ao IV congresso Nacional foi impugnada pela comissão eleitoral do PT. A impugnação deveu-se ao fato de que esta artculação política não ter atingido o número mínimno de nomes na chapa a ser inscrita para a disputa. Até para o conselho fiscal, os três nomes inscritos não estavam em dias com o partido.

A boca pequena fala-se que com a defenestração violenta de Edilza Fontes do governo, a DS perdeu o único quadro histórico e competente que fazia a articulaçao diária da DS nas bases. O irônico interlocutor disse: " Alguém da DS achou que Puty, Maurílio, marcílio ou Botelho iriam organzar as bases da DS? Agora só resta recursos ao Diretório Regional e Nacional com poucas possibilidades de reversão deste quadro constrangedor .

O quinto dos infernos

Durante o século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal . Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O Quinto".
Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro. O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que foi apelidado de "O Quinto dos Infernos". A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez, no episódio conhecido como "Derrama".

Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT, a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano de 2009 a 38% ou praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção.

Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos" de impostos... Para que?

Para sustentar a corrupção, o Senado com sua legião de "diretores", a festa das passagens, o bacanal (literalmente) com o dinheiro público, as comissões e jetons, a farra familiar no executivo.

Nosso dinheiro é confiscado no dobro do valor do "quinto dos infernos" para sustentar esta corja, que nos custa (já feitas as atualizações) o dobro do que custava toda a Corte Portuguesa.

E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente!

(Recebi apócrifo, não sei quem é o autor, mas não pude deixar de publicar.)

Rainha visita UFPA

O jornal “O Diário do Pará” desta sexta-feira publicou matéria de meia página sobre a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaréà Cidade Universitária. Foi comentada a ausência do reitor, que no momento visitava um campus da região nordeste do Pará. Não obstante ser a universidade uma instituição laica, Nazinha é, de fato, a “RAINHA DA AMAZÔNIA”, ecomo tal, espera-se que, além de ser recebida por seus súditos mais fiéis, mereça do reitor a reverência devida à realeza.

MEC: avaliação da UFPA

Dos mais de 100 cursos da UFPA, apenas em torno de 15% apresentaram resultados satisfatórios. Quais as causas desta realidade? por que a UFPA deixou o ensino de graduação ganhar a terceira prioridade nos últimos anos? explico, a primeira prioridade foi a construção de obras físicas, a segunda foi a pós-graduação strictu senso e o ensino de graduação, simplesmente ficou esquecido na terceira posição.

Com a palavra a reitoria e a PROEG que devem fazer um seminário urgente para detectar as causas, principais e secundárias que deixaram as graduações da UFPA em uma situação vexatória.

80.000 pelos "postes" de ouro na UFPA

Os valores para alçar os postes com os quadros fixos para divulgar algumas unidades e serviços da UFPA no campus do guamá teriam custado R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). Agora, passados alguns meses da instalação destes "postes" de ouro, pergunta-se o que fazer com eles? se fõssem quadros digitais a operacionalização das informações seria tranquila, agora refazer os quadros de tempos em tempos, além de ser anti-econômico é uma trabalheira toda. Haja racionalidade irracional.

Pré-Sal: e Lula recuou da urgência

Lula removeu a bandeira política dos liberais (PSDB/DEM) em torno do pedido de urgência relacionado a PEC do Pré-Sal. Agora o debate será de conteúdo e quero ver quem fará lobbye ao lado dos oligópólios privados contra o controle majoritário do Estado sobre as reservas do Pré-Sal. O Pré-Sal deve resgatar os pobres do Brasil ou ser instrumento a serviço do livre comércio?

Campanha eleitoral na internet e a censura

Continua a luta política na Câmara dos Deputados e no Senado Federal em torno da campanha eleitoral na internet. Os senadores vêm tendendo a ser mais liberais dos que os deputados a este respeito. Creio que a liberdade deve ser total na internet. Quem cometer atentados contra a honra e a moralidade pública serão, naturalmente, enquadrados pela legislação civil e penal do país. Quem fizer campanha para determinado candidato ou partido será confrontado por outros sítes e blogs e aí se reestabelece a informação ao internauta através do contraditório.

Lula legaliza sacoleiros das pontes fronteiriças

A adesão ao simples e um imposto mais em conta fará com que milhares de trabalhadores sacoleiros entrem para a legalidade, empreguem mais gente e engrossem a arrecadação da receita federal. Creio que em vez do governo perseguir o trabalhador informal deve encontrar formas de legaliza-los. Fico atônito quando vejo o rapa da prefeitura perseguindo trabalhadores. Este não é um caso de polícia, mas um caso social.

Edital do mestrado em ciência política sai dia 14 de setembro

Confirmado, o colegiado do PPGCP definiu que o edital para seleção ao mestrado de ciência política sai a partir do dia 14 de setembro. Neste ano serão ofertadas mais 05 vagas, ou seja, teremos 15 vagas. As inscrição irão até o dia 19 de outubro.

Alepa peita o governo estadual

A alepa exige que todos os diretores de autarquias estaduais, antes de nomeados, sejam sabatinados pelo poder legislativo, como manda a constituição. Parece que todas as nomeações feitas à revelia da lei serão anuladas até que o processo legal seja retomado. Onde estava a procuradoria geral do estado do Pará que deixou isso acontecer?

Flexa e Zenaldo lutam no PSDB

O senador Flexa Ribeiro e o deputado federal Zenaldo Coutinho travam uma luta surda pela presidência estadual do PSDB. Flexa, o atual comandante estadual do partido, é ligado ao Dr. Almir e Zenaldo é ligado a Simão Jatene. Com palavras amistosas e elegantes os dois candidatos travam uma luta invisível.

Edital do mestrado em Política da UFPA sai em breve

O edital com as regras para inscrição e seleção dos futuros alunos ao Programa de Pós-Graduação em ciência política da UFPA deve sair até o final de setembro. São dez vagas que estarão à disposição dos interessados.

Brasil, a França, o EUA e a defesa nacional

O governo brasileiro tinha anunciado há 48 hs o fechamento de um acordo com a França para a compra de aviões de combate e a fabricação de 5 submarinos. Ontem o porta voz internacional do governo Lula afirmou em público que existe apenas a decisão política em fechar com a França, mas que os EUA e a Suécia ainda estão no páreo. Neste momento os EUA fizeram um comunicado que ainda lutam por este contrato que gerará 6000 empregos em seu território e que concorda em transferir a tecnologia dos aviões e submarinos, inclusive, um, nuclear, ao Brasil.
Analistas mais experimentados em política internacional avaliam que o anúncio prévio da intenção do Brasil em fechar com a França foi na verdade um balão de ensaio dirigido aos EUA, para que o mesmo concordasse com a transferência de tecnologia de seus aviões de caça e dos submarinos.
Parece que a diplomacia brasileira e o governo estão jogando muita bola em busca da transferência de tecnologia militar.

Mais 8000 vagas de vereadores: esta não é uma agenda do país

Ontem (09-09) a Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno a emenda constitucional que aumenta em 8000 o número de vereadores no país. Agora a PEC segue para análise e votação o senado.
Seguramente esta não é uma agenda do povo brasileiro. As Câmaras de Vereadores não disseram a que vieram nos interiores do Brasil. Seguramente dos 5.600 municípios em pelo menos 5000 deles, a grande maioria dos edis nada mais são do que garotos de recados dos prefeitos. Ou seja, as Câmaras Municipais se transformaram em posto avançado de defesa dos interesses do executivo municipal. Em síntese, os vereadores perderam a perspectiva de fiscalizar o executivo, formular leis e representar os interesses setoriais de seus eleitores.
Seguramente as causas desta performance deformada dos vereadores devem-se a deformações de ordem institucional, política e econômica. Do ponto de vista institucional está relacionada à inexistência de república no espaço municipal. O executivo controla amplamente o legislativo, devido à dependência estrutural do legislativo ao executivo. Ou seja, existe a tutela, comandado por lei do executivo sobre o legislativo. Este quadro é agravado no espaço local devido à fraqueza arrecadatória dos cofres públicos, nestes municípios.
Do ponto de vista econômico estes municípios são incapazes de produzir IPI, ICMS, IPTU, ITBI capazes de garantir autonomia orçamentária, o que aprisiona os vereadores à lógica da patronagem do chefe do executivo.
Do ponto de vista político existe o pragmatismo da imensa maioria dos vereadores, que em nome de sua reeleição aliena o poder legislativo municipal aos desmandos administrativos e orçamentários dos prefeitos.
Ora, se os vereadores não cumprem seu papel constitucional e político perante seus constituintes não devem ocupar nenhum espaço no coração e nas mentes dos eleitores. Em pesquisa recente constatei que 70% dos eleitores não se lembram em que vereadores votaram, após dois anos passados do dia da eleição. Portanto o aumento do número dos vereadores não corresponde à uma demanda da sociedade brasileira. São mais uma vez os grupos de pressão (suplentes de vereadores) é que estão forçando uma agenda particularista nas casas legislativas nacional. Será que estamos vivendo uma grupocracia em detrimento da democracia?

Socorro Coelho e os prováveis 15 meses de Seduc

Algumas medidas simples mas de grande impacto para melhorar o desempenho da Seduc nos próximos 15 meses:

1- Desfragmentar o comando institucional da secretaria: significa que a seduc será unipartidária e sob o comando do PT e comporá todos os cargos de comando a partir de competências específicas e afinidade com a filosofia do projeto educacional petista. Se o governador fosse do PMDB ou PSOL eu proporia a mesma coisa. Não poder haver vetopoint durante o processo de execução.

2- Descentralização orçamentária rumo à escola: esta ação visa otimizar as obras de reforma e construções possibilitando o controle social do dinheiro, evitando qualquer tipo de ação patrimonialista contra os recursos da educação.

3- Planejamento emergencial envolvendo as secretarias municipais de educação com o objetivo de unificar uma estratégia institucional para operacionalizar os 9 anos de ensino fundamental e também construir um capital humano municipal capaz de realizar capitações para educação nos diversos ministérios em Brasília.

4-Construir um modelo de avaliação docente, envolvendo os alunos. Este modelo deve ter a capacidade de monitorar a gestão escolar com base na informática. Esta estratégia visa acompanhar a evolução do cumprimento curricular e programático do ano letivo, barrando o compadrio diretor-docente que transforma a maioria das escolas em locais de "enrolação" pedagógica. Este mecanismo em última instância visaria unificar a ação dos diretores de escolas. Como podemos ter uma escola modelo ao lado de uma escola fragilizada? se professores , funcionários e direção recebem os mesmos salários e o tem o mesmo patrão que é o governo estadual? Resposta: é porque falta gestão republicana e comprometida com a população na direção das escolas.

5- Endomarketing: a Seduc deve proceder um diagnóstico da percepção do professorado, alunos e pais a respeito do trabalho desenvolvido pela seduc nestes dois primeiros anos de governo. Com base no resultado desta pesquisa deve-se em até 120 dias implementar uma política para melhorar a percepção das atividades do governo no setor educacional no contexto do governo popular.

Por enquanto é só.

Encontro nacional de Ciências Sociais será na UFPa

Estudantes de Ciências Sociais da UFPa estarão sediando no próximo ano o encontro nacional dos estudantes de ciências sociais. Durante o período de um ano a executiva dos alunos de ciências sociais do Brasil estará sediada no CACS-UFPa. Esperamos que a UFPa dê todo o apoio político e material para o sucesso deste evento.

PC do B assume SEEL no Pará

O partido Comunista do Brasil acaba de assumir a Secretaria de Esporte e Lazer do governo do Pará. Esta foi uma mexida inteligente pois potencializará o aporte de recursos federais ao nosso estado. Explico, o PC do B está no Ministério dos Esportes com o comunista Orlando Silva. Jorge Panzera é o novo titular. Estes comunas do B têm mostrado muita competência em trabalhar com a juventude e com os esportes.

Jogos informais na UFPA

O cartola, dono do time e empresário do Andirobas João Cauby já prepara as meninas da reitoria para enfrentar as meninas da Fadesp. A primeira fase do treinamento passa por desintoxicação em piscina, a segunda parte será de preparo físico mínimo para evitar surpresas cardiológicas no campo. A julgar por esta dinâmica de preparação física este jogo ocorrerá em 2010. Não será admitida nenhuma atleta com mais de 55 anos e que pese acima dos 65 kilos. Bárbara e Kalumbí estão fora do jogo.

O ICSA e a falta de material de consumo

O que leva um Instituto a ficar sem material de expediente, chegando até a faltar grampo?

Lula o super popular

As marcas da popularidade que Lula vem ostentando nos últimos meses é dígina de nota: nem Hitler aos tempos da alemanha nazista conseguiu obter apoio tão elevado que transversalizasse todas as classes sociais. Sem dúvida Lula é pai dos pobres e a mãe dos ricos. Se o bolsa família foi o pacote de ajuda para os paupérrimos o PAC foi a bolsa família para os ricos. Só falta Lula se lembrar da classe média assalariada que é tragada pelo leão no contra cheque. Esta variação negativa é nula se vermos que a margem de erro da pesquisa é de 2% para cima ou para baixo. É uma variação conjuntural, causada por variáveis políticas. O cenário econômico daqui para frente e inclusive em 2010 nos informam que o(a) candidato de lula a presidência estará no segundo turno.

O peso específico de Marina na corrida presidencial

O peso específico de Marina Silva, hoje, seria de 4.8%. Com um improvável apoio do PSOL e a candidatura de Aécio pelo PSDB, Marina chegaria a 11%.

Dilma e o pior de dois mundos

Segundo a pesquisa CNT/SENSUS Dilma vive neste momento o pior de dois mundos: alta taxa de rejeição e baixo índice de intenção de voto.

Avaliação positiva de Lula cai 4%.

Hoje os jornais trazem a avaliação do governo Lula pesquisado pela CNT/SENSUS. Houve uma variação negativa de 4%. No centro dos eventos que teriam contribuido para este resultado estariam: a defesa de Sarney, o bate boca de Dilma com Lina e a medidas não tomadas para enfrentar a gripe suína.

Boa notícia que chega da Seduc

Encontrei um velho amigo que é do primeiro escalão da Seduc e sobreviveu à mudança de secretariado recentemente ocorrida nesta secretaria.
A boa notícia que recebí é que existe disposição da nova secretária ( Socorro coelho) em descentralizar a execução orçamentária da Seduc em direção às escolas. Venho denunciando que uma máfia vem operando entre o meio físico da Seduc e as empresas terceirizadas de construção civil. A operação funciona mais ou menos assim: O meio físico não disponibiliza às direções das escolas e ao conselho escolar as plantas de reformas. Então as empresas fazem obras mudando as especificações da planta ( tipo: porcelanato é substituido por azulejo tipo C) e o fiscal da obra dá o OK e a obra é entregue e paga pela Seduc.
Com a descentralização orçamentária em direção à escola este problema é superado e tem mais: as escolas fazem os recursos multiplicarem-se. Creio que se esta inciciativa for de fato implementada o governo se recuperará bastante dos desgastes que vêm enfrentando com as reformas escolares que não são concluidas em mais de 60% das escolas. Ou quando são concluidas, estas obras foram executadas com materiais de R$ 1,99.

O 7 de setembro, o Pré Sal e o discurso de Lula

No seu discurso referente ao dia da independência do Brasil o presidente Lula colocou para a sociedade brasileira o núcleo da proposição de seu governo a respeito do Pré Sal. Eu particularmente concluí que o governo está com um projeto grandioso para o o resgaste de milhões de excluidos do desenvolvimento nacional tendo como substrato as riquezas que aflorarão com a exploração petrolífera da região denominada de Pré Sal.

Esta inciativa é grandiosa demais para admitir os erros políticos que o governo federal vêm apresentando na tática do debate público em relação a esta temática.

Devido à afoiteza política o governo começou este debate ficando em xeque perante à oposição e à opinião pública acerca de medidas procedimentais para aprovar a lei do Pré Sal. O governou demorou 14 meses para concluir a proposição incial e quer que o congresso, com quase 600 pessoas, trave todo este debate em apenas 90 dias.

Hoje o que vem polarizando o debate na mídia são as medidas procedimentais para a discusão do Pré Sal no congresso em detrimento do conteúdo das propostas apresentadas pelo governo lula.

A oposição formada pelo PSDB e DEM, de tradição liberal no campo econômico, vem atraindo os governos estaduais onde se situam as reservas petrolíferas, os prefeitos que fazem parte da OMPETRO ( Organização dos municípios Produtores de Petróleo) e a maioria da mídia em torno de uma proposta menos "estatizante" para a lei do Pré-Sal. A OMPETRO e os governos estaduais pensam prioritariamente nos ganhos que vão ter com os royaltes e ponto final.

A sociedade civil naõ pode ficar alienada deste debate. Está na hora de se constituirem fóruns nacionais, estaduais e municipais para discutir a destinação prioritária dos recusos do Pré-Sal. É certo que a OMPETRO deve receber royaltes diferencados, mas as riquezas auferidas do Pré Sal devem ser destinadas para: Investir prioritariamente na inclusão daqueles brasileiros que estão secularmente excluidos do acesso à educação, saúde, trabalho, casa e desenvolvimento em bases locais, nas regiões norte, centro-oeste e nordeste do Brasil e nas periferias das grandes cidades do Sul e sudeste.

Um amplo debate deve tomar conta do Brasil para retirar o governo do isolamento institucional que parece estar submetido nos corredores do congresso nacional e sob o patrocínio dos liberais da política brasileira.

UFPA, a avaliação do MEC e um futuro a construir

A UFPA tirou nota geral igual a 3 nos cursos de graduação. Este é o retrato geral da prioridade que o ensino de graduação vem recebendo da UFPa nos últimos anos. Parece que a UFPa esqueceu-se de jogar pesado nas condições de ensino, na qualificação pedagógica dos docentes de graduação, na auto-avaliação a partir da sala de aula, na reformulação curricular rumo à habilidades e competência e superando o modelo conteudístico que viciou a mente dos docentes da graduação e fragiliza a formação discente. Conheço curso que formalmente já mudou este modelo de ensino de graduação, mas os docentes se recusam a trabalhar a interdisciplinariedade. O modelo compartimentalizado e conteudístico favorece a ação descomprometida do docente com a formação global do estudante.

Esta é a revolução do ensino superior brasileiro que os estudantes e nossa sociedade esperam das lideranças acadêmicas.

ICSA quase parando

De acordo com as informações de nossos internautas do Instituto de Ciências Sociais Aplicado a situação por lá está terrível. O Instituto estaria parando por absoluta falta de materiais de consumo. Nem grampo para os grampeadores existe. Toda esta carência teria começado a partir de maio de 2009.

Espero a opinião dos internautas sobre a capacidade de mobilização administrativa da direção do ICSA.