Bilhetim de Análises no ar

Agora passo a editar o Bilhetim de Análise. Este novo blog será destinado a publicar análises mais consubstanciada sobre o processo político nacional e estadual. Está aberto à comunidade intelectual como um todo. No Bilhetim só publicaremos notas curtas, já no Bilhetim de análises será um local de exposição de idéias e debates. Veja aqui . Caso queira publicar artigos, ensaios envie para o e.mail edir@ufpa.br.

PROGEP abre inscrições para aulas gratuitas de Dança de Salão

Entre os dias 11 e 15 de março, estão abertas as inscrições para a Oficina de Dança de Salão do Programa de Arte da UFPA. Toda a comunidade universitária pode participar das aulas gratuitas que acontecerão no período de 17 a 29 de março, às segundas, quartas e sextas, das 16 às 18 horas. As inscrições para outros projetos da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da Universidade (PROGEP) também estão abertas.

A Oficina será ministrada pelo professor Cesar Cordeiro, da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), e dará ênfase aos ritmos latinos. Os alunos farão uma apresentação final no dia 31 de março, no Centro de Convenções da UFPA, quando haverá, também, uma apresentação da Orquestra de Música Latina da EMUFPA.

Os interessados em participar podem se inscrever durante o horário comercial, na Diretoria de Apoio à Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e na Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da UFPA, localizadas no prédio da Reitoria da Universidade, no Bairro Guamá, ou, ainda, na sede da Sociedade Amigos da Música (SAM), que funciona na EMUFPA, localizada na Avenida Conselheiro Furtado.

Também estão abertas as inscrições para os demais projetos gratuitos da PROGEP. Veja como participar:

Construindo o Saber Digital: Aulas de informática básica para dependentes da UFPA. Serão 30 vagas distribuídas em dois turnos.

Coral Flor de Lótus: Reúnem-se às quartas-feiras, das 16 às 18 horas, e fazem apresentações em vários locais. Podem participar estudantes, professores, técnico-administrativos e dependentes dos servidores da Universidade.

UFPA em Cena: Grupo de performances da Universidade, reúne-se uma vez por semana. Podem participar todos os integrantes da comunidade acadêmica, docentes, discentes, servidores e dependentes.

Música no Trabalho e Ginástica Laboral: Os dois projetos promovem a qualidade de vida nos ambientes de trabalho da Universidade. O primeiro, com apresentações de música; e o segundo, com orientações sobre postura e prevenção de doenças comuns no ambiente de trabalho e, ainda, com sessões de relaxamento e alongamento. Para participarem, os dirigentes das unidades administrativas e acadêmicas devem enviar uma solicitação via e-mail.

SERVIÇOS:

Para mais informações sobre todos os projetos:

Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal

E-mail: sqv@ufpa.br
Telefones: 3201.7846 e 3201.7531
Site: www.progep.ufpa.br

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

PRTB realiza seminário sobre as eleições de 2010

O Nanico PRTB realiza neste sábado, no Hotel Beira Rio um encontro para discutir os cenários paras a eleições, majoritárias e proporcionais nas eleições de 2010. Estarão presentes partidos e personalidades que discutem uma possível aliança proporcional com o PRTB, que é presidido pelo Diretor Geral da CTBEL Helton Braga. Estarei participando deste evento como conferencista.

18-03: Barreiros e Emília duelam pelo ITEC

Será no dia 18 de março a realização das eleições para o ITEC. Neste pleito os professores Barreiros e Emília realizam uma disputa super acirrada. Emília leva ampla vantagem entre docentes e estudantes e Barreiros está vencendo entre os funcionários. A questão è: Barreiros conseguirá os votos dentre os Técnicos capaz de superar, proporcionalmente, a vitória de Emília nos docentes e estudantes?

UCAM:Delegacias de Polícias e a entrevista do sindicato

A Universidade Cândido Mendes (RJ) divulgou o ranking de qualidade das delegacias de polícias de 09 das 10 capitais mais populosas do Pará. Belém para variar ficou em nono. Quem apareceu para dar entrevista na Record, hoje pela manhã, foi o sindicato de polícia civil. A entrevista foi um desastre, primeiro porque não caberia a um sindicato trabalhista responder pela situação das delegacias de polícias, segundo porque o sindicalista que foi escalado para a entrevista não sabia o que dizer. Foi um horror.

Esta é mais uma marca negativa que cai sobre o governo às vésperas das eleições. Como faz falta uma secretaria de segurança institucional...

A greve no DETRAN e a política governamental para negociações

Quem leu a nota oficial paga da direção do DETRAN a respeito da greve dos trabalhadores fica em dúvida: afinal aquela linguagem expressa é de um governo popular ou reacionário. Parece que o governo não tem um comitê gestor intersetorial para conduzir negociações trabalhistas. Imaginem que a nota classifica o movimento de ilegítimo.

XVIII Encontro Corredor Centro Norte

O Estado do Maranhão está com a estratégia em dia. Nesta quinta-feira, 11 de março, sediará o XVIII Encontro Corredor Centro Norte, cujo objetivo é a implantação do Corredor de Exportações do Centro Norte.
A programação constará das seguintes palestras:
1. “Política de Investimentos para os Portos Brasileiros com destaque para o Porto de Itaqui” - Pedro Brito - Secretário Especial de Portos.
2. “O Transporte Hidroviário como Solução Logística e Ambiental” – Fernando Fialho – Diretor Geral da Agência Nacional de Transporte Aquaviário.
3. “Atualidades do Porto de Itaqui” – Hermes Ferreira – Presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária.
4. “A Ferrovia Norte Sul e o Avanço das Cargas Transportadas: Grãos, Álcool e Demais” – Marcelo Spinelli – Diretor Comercial e de Logística da Vale.
5. “Avanço da Ferrovia Norte Sul” – José Francisco das Neves – Presidente da VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
6. “O Avanço da Produção Agrícola no Corredor Centro Norte” – Mª. Auxiliadora Souza – Coordenadora de Logística do Ministério da Agricultura.
7. “Implantação da Refinaria de Petróleo no Maranhão” – Adalberto Santiago – Gerente Geral das Refinarias Premium da Petrobrás.
8. “Investimentos na Hidrovia do Parnaíba” – José Oscar Frota – Superintendente da Administração das Hidrovias do Nordeste.
9. “Visão do Estado do Maranhão Acerca da Utilização dos rios de Interesse do Maranhão” – José Maurício de Macedo Santos – Secretário de Indústria e Comércio do Maranhão.
Após as palestras haverá um debate que culminará com a edição da CARTA DE SÃO LUIS.
Parece que grande parte da produção do Centro-Oeste e do Sul do Pará já tem destino certo: - o Porto de Itaqui. Grande tacada da Governadora Sarney.
E o Pará? Qual será sua visão acerca desse grande corredor de exportação? A Hidrovia do Tocantins, Vila do Conde e o Porto do Espadarte despareceram desse cenário?

Olho vivo!

Ass. Águia da Pólis

Lula: a armadilha dos conservadores e Cuba

A mídia nacional cobra uma posição crítica de Lula em relação aos presos políticos de Cuba. Lula evita emitir opinião sobre a política interna de Países soberanos. Todos sabem que no plano internacional o que vale é o pragmatismo dos Estados nacionais. Qual a diferença de Cuba para China ou para o golpe de Honduras? ou para os golpes de Estados patrocinado pela URSS e EUA no período da guerra fria?

Cabe a Lula não alimentar esta polêmica, que é mais um instrumento que a mídia conservadora está usando para tentar criar rejeição no sapo barbudo. Neste jogo não tem ingênu0.

ITEC: está acirrada a disputa entre os Técnicos

A guerra eleitoral no ITEC centra-se na busca de apoio e voto entre os servidores Técnicos-Administrativos. Barreiros e Emília estão no corpo a corpo. Emília deve ganhar entre docentes e estudantes. Mas dentre os Técnicos, Barreiros está liderando. Mas Emília está avançando na corporação de servidores.

PPGCP fará Oficina das eleições 2010

O colegiado do Programa de Pós Graduação em Ciências Políticas- PPGCP aprovou a Oficina Eleitoral sobre as eleições de 2010. Na programação está a realização de pesquisas estaduais e até nacional. O debate dos resultados com a sociedade e o treinamento de mestrandos estão entre as metas da iniciativa. Finalmente teremos uma instituição pública fazendo um trabalho de informação e de formação da sociedade paraense no momento da decisão do voto.

06-03- Almoço foi um sucesso

Muita gente esteve nos almoço do primeiro sábado do mês de março no TIQUIN. Até o reitor prestigiou o evento. O mais animado foi o Paulo amorim. No primeiro sábado de abril, após o pagamento, o almoço se repete.

Caso Arruda: O pau está cantando no DF

Em Brasília manifestantes pró e contra Arruda andam se enfrentando nas ruas, veja no Estadão

Governo e o inferno astral com a ALEPA

Quem acompanha as informações e análises neste blog a respeito de como a Casa Civil e a governadora trataram os deputados estaduais nos últimos dois anos não está estranhando o troco da maioria dos deputados às vésperas das eleições de 2010.

Cada um luta com as armas que têm, e neste momento as armas dos deputados é o 366. O governo está tentando cercar os deputados através dos prefeitos, mas a tática não está dando certo. Hoje no blog do Parsifal está descrito uma situação, no mínimo constrangedora desta situação, veja aqui

Bilhetim: Ataques só com identificação

A partir de agora qualquer comentário que contenha ataques pessoais só serão publicado mediante identificação e o telefone do agente do ataque. O telefone se faz necessário para que eu possa confirmar diretamente com o comentarista.

Este blog não será mais espaço de ataques pessoais.

Porchman e o IPEA no Pará

Na semana passada esteve em Belém Márcio Porchman, presidente do IPEA. Porchman veio instalar um escritório do IPEA no Pará e de passagem assinou convênio de cooperação com o IDESP. Na programação estava previsto um debate. Porchman seria o expositor e Cládio Puty , o debatedor. Pois bem, Porchman fez sua exposição incial e em seguida falou o debatedor Puty. Muitos acadêmicos foram assistir ao debate, mas sairam decepcionados. è que Puty na ânsia de aproveitar todos os espaços de visibilidade, em vez de debater o que Porchman tinha exposto, passou a fazer longa e exaustiva exposição de suas realizações à frente da Casa Civil, o auto-elogio foi uma constante. Resultado: a turma da UFPA saiu entendiada e com a sensação de tempo perdido.

Jornal impresso de graça em Belém

Ontem recebí o Jornal "O Público" de graça. Em todas as esquinas mais movimentadas tinha alguém distribuindo o jornal "de grátis". Será que já existe Papai Noel da informação? Quem estará pagando esta gastança?

Lewandowski vai presidir as eleições de outubro

BRASÍLIA - Em eleições meramente protocolares, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF) elegerão hoje e amanhã seus presidentes e vices. No TSE serão eleitos Ricardo Lewandowski como presidente e Cármen Lúcia como vice. Lewandowski irá, portanto, presidir o processo eleitoral de outubro.

No STF, serão escolhidos Cezar Peluso como presidente e Carlos Ayres Britto como vice. A escolha dos dirigentes dos dois tribunais obedece o critério de antiguidade. Os eleitos devem ser os mais antigos que ainda não presidiram os tribunais.

MARIÂNGELA GALLUCCI - Agencia Estado

Mestrado em Ciências Políticas e alunos especiais

O Mestrado em Ciências Políticas está recebendo solicitação pedido na categoria alunos especiais. São seis vagas anuais e o candidato deve apresentar o Currículum Lattes, o histórico escolar e uma carta de intenções. Maiores informações pelo fone 3201-7441. O prazo vai até 31-03-2010.

UFPA busca convênio com universidade americana

Pesquisadores da Universidade de Michigan (Michigan State University – MSU) e da Universidade Federal do Pará discutiram a criação de um convênio de cooperação entre as duas instituições. O objetivo é estabelecer laços para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino entre as duas universidades e propiciar a mobilidade de alunos e professores entre os países.

A coordenadora do Programa de Parcerias Internacionais da universidade americana, Cynthia Simmons, defendeu a importância da parceria com a UFPA. “Temos cerca de 30 professores cujos objetos de pesquisa são referentes ao Brasil e outros 60 que desejam estudar o país. Nesse sentido, a Universidade Federal do Pará se torna uma das nossas principais parceiras”. A MSU já possui trabalhos conjuntos com a Faculdade de Economia e com o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA.

A coordenadora explica que é possível estender a parceria para várias áreas, como Segurança Alimentar, Saúde, Administração, Relações Internacionais, Desenvolvimento, Direito, Língua Portuguesa e Estudos Culturais, Tecnologia, Engenharia e Bioeconomia. Entre as unidades que já manifestaram interesse em participar da cooperação, estão o Instituto de Geociências, de Tecnologia, de Letras e Comunicação, de Ciências da Saúde, de Ciências Jurídicas e de Ciências Sociais Aplicadas, além dos Núcleos de Meio Ambiente e de Altos Estudos Amazônicos da UFPA.

A partir da reunião, devem ser organizados workshops com os pesquisadores da UFPA e os da MSU para discutir que instituições, estratégias e objetos de pesquisa e metodologias de ensino podem ser envolvidos. Flávio Nassar, pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA (PROINTER), explica que um assessor da PROINTER estará, permanentemente, à disposição de todos os professores que desejam discutir com a MSU a efetivação de ações. “Também já estamos estudando a implantação de uma Casa de Estudos voltada para os países de língua inglesa”, assegura o dirigente.

Para o reitor Carlos Maneschy, a internacionalização da UFPA é o próximo e um dos mais importantes passos da Instituição. “Garantimos o apoio e estimulamos todas as iniciativas que busquem a institucionalização de acordos com universidades estrangeiras que promovam a multidisciplinaridade e envolvam o maior número possível de agentes”.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

Mandato executivo, máquina e reeleição

A estratégia da oposição ao governo Lula tem se voltado para denunciar as andanças de Lula com a candidata petista Dilma Roussef. Este fato, a par de expor a hipocrisia dos partidos e coligação, haja vista que todos os partidos usam a máquina administrativa em favor das candidaturas que apóiam, abrem a possibilidade de uma boa reflexão sobre o sistema político brasileiro.

A teoria política entende a reeleição como um momento no qual o eleitorado reflete sobre o mandato do executivo incumbente, e com base no cálculo racional entre promessas no pré-mandato (campanha) e as realizações no final do quadriênio, decide se o mandatário merece ou não um novo mandato. Teoricamente esta formulação só se aplica em eleições majoritárias no Brasil, devido ao perfil do sistema eleioral e partidário brasileiro(baseado no personal vote e nas eleições proporcionais de lista aberta).

Pois bem, invariavelmente, nas grandes cidades e capitais, nas eleições para prefeito e governador, a maioria dos recandidatos tem conquistado um segundo mandato, mesmo tendo, estes mandatários feito mandatos abaixo do regular, especialmente no norte e nordeste do Brasil.

Eu que sempre defendí o direito do eleitorado avaliar o quadriênio de um governador, presidente e prefeito e reelegê-lo ou não, hoje estou reavaliando a experiência brasileira, devido ao enorme abuso econômico e do uso da máquina pública através de obras e serviços eleitoreiros para serem inaugurados em vésperas dos processos eleitorais.

É absolutamente desproporcional com as oposições assistirmos em vésperas de eleições o desfile de máquinas realizando serviços urbanos imediatos como aterros, asfaltos e outras ações visíveis, além do desfile de mil ações que visam "profissionalizar" líderes comunitários, sindicais e de ONG's em busca de captura de eleitores carentes e que podem "trocar" seu voto por benefícios imediatos (que os americanos chamam de pork barrel, ou troca suja).

Nestas circunstâncias, a reeleição deixa de ser um instrumento de avaliação do mandatário incumbente pelo eleitorado autônomo e passa a ser um instrumento de alienação política com a subsequente oligarquização do processo eleitoral por parte de partidos, coligações e governantes no poder, que usam a máquina pública e o poder econômico para garantir oito anos de mandato consecutivos.

PC do B lança Netinho de Paula ao Senado

O impasse do PT em São Paulo já começa a causar efeitos colaterais entre os aliados. Alheio às idas e vindas de Ciro Gomes (PSB), o PC do B decidiu lançar o vereador Netinho de Paula ao Senado. A decisão, tomada em reunião no começo da semana, já foi comunicada aos oito partidos que formam o "bloquinho de esquerda" no Estado. "Trata-se de uma decisão unânime e irreversível da direção do partido. Queremos que ele seja o candidato da frente em São Paulo. O bloco precisa se manter unido", diz Nádia Campeão, presidente estadual do PC do B.

No mesmo encontro os comunistas votaram resolução que pressiona Ciro Gomes a aceitar a candidatura ao governo paulista. Para não perder terreno, o empresário Paulo Skaf - até o momento o único pré-candidato do PSB ao Bandeirantes - visitou, na quarta-feira, a direção estadual do PC do B. Segundo os comunistas, a conversa serviu para "trocar ideias sobre a sucessão presidencial, a disputa ao governo paulista e os principais desafios do próximo governador".

Dentro do PSB também cresce a pressão para que Ciro fique em São Paulo. Principal nome dos socialistas no Estado, a deputada Luiza Erundina avisou que não subirá no palanque de Skaf, nem participará do seu programa de TV. "Seria incoerente. O Paulo Skaf não tem identificação com o partido. Ele veio só para ser candidato. Meus eleitores não entenderiam." No caso da desistência de Ciro, a deputada defende que o advogado Pedro Dallari seja o candidato da legenda. "Ele já disse que topa", diz.

Pedro Venceslau
Estadão.

Tucanos montam roteiro para 'exibir' Serra nos Estados

Para comando do PSDB, é a única saída para driblar mais 15 dias de silêncio do governador sobre sua candidatura

"DESFILE" - Serra precisa agir como fez anteontem no Sul, diz senador


BRASÍLIA
O comando nacional e as direções regionais do PSDB avaliam que só têm uma saída para driblar mais 15 dias de silêncio do governador de São Paulo, José Serra, sobre sua candidatura ao Planalto: fazer com que o presidenciável tucano "desfile" ao lado dos candidatos a governador do partido e de legendas aliadas que estão em campanha Brasil afora. "Vamos nos mexer", diz o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). "Todo mundo quer a presença dele nos Estados e Serra precisa desatar esse nó."

O tucanato não desistiu de convencê-lo a antecipar a candidatura. Para conter a ansiedade com a falta de uma declaração afirmativa do governador, o partido mobiliza as bases em vários Estados e monta uma agenda para exibir seu candidato. "O que Serra tem que fazer nessas duas semanas até sair do governo para cuidar da candidatura é exatamente o que fez no Rio Grande do Sul, no fim de semana", afirma Guerra.

De acordo com a governadora gaúcha, Yeda Crusius (PSDB), quem testemunhou a passagem de Serra anteontem pela Festa da Uva, em Caxias do Sul, não tem a menor dúvida de que ele é o candidato do PSDB à Presidência. A tucana se diz convencida de que Serra "desfez com gestos" qualquer dúvida sobre a participação na corrida sucessória. "Éramos dois pré-candidatos: eu, candidata declarada ao governo, e ele a presidente. Quem nos viu não teve dúvida."

Yeda elogia a militância, que estava "muito acesa", chegou em dois ônibus enfeitados com faixas de "Serra presidente" e recepcionou o governador portando adesivos com os mesmos dizeres colados nas camisetas.

Serra não falou uma só palavra sobre eleição, mas se portou como político em busca de votos. Conversou com visitantes, distribuiu abraços e posou para fotos, sempre sorridente. Bem diferente do Serra meio cabisbaixo que deixou Belo Horizonte, na semana passada, depois de participar da inauguração da nova sede do governo mineiro, ao lado de Aécio Neves, este sim recepcionado aos gritos de "Aécio presidente".

Não houve manifestação de hostilidade ao paulista durante os festejos do governo de Minas, mas os mineiros deixaram vazar a frustração por Aécio não ser o cabeça de chapa. Dirigentes do PSDB avaliam que Serra poderia ter evitado os apupos a Aécio, se tivesse antecipado a candidatura. Mas dizem entender a preocupação dele em deixar claro que sua prioridade é a função de governador. É com uma "boa arrancada" a partir de São Paulo que os tucanos contam para construir a vitória sobre a petista Dilma Rousseff.

Christiane Samarco- Estadão

'Guerra ao Terror' supera 'Avatar' e leva melhor filme

Com seis prêmios o filme de Kathryn Bigelow venceu o blockbuster de James Cameron, seu ex-marido

Reuters/Gary Hershorn

Jeremy Renner, Brian Geraghty e Anthony Mackie celebram com a diretora Kathryn Bigelow e Mark Boal
SÃO PAULO - Com seis prêmios, "Guerra ao Terror" foi o grande vencedor da 82.ª cerimônia do Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Kathryn Bigelow fez história ao ser a primeira mulher a conquistar o prêmio de melhor direção. Só outras três haviam sido indicadas: Lina Wertmüller (Pasqualino Sete Belezas, de 1976), Jane Campion (O Piano, 1993) e Sofia Coppola (Encontros e Desencontros, 2003).

Veja como foi a cerimônia

A surpresa foi total, pois a aposta era por um equilíbrio das premiações: "Avatar" como melhor filme e Kathryn, melhor diretora. A diferença entre os dois é que o primeiro custou caro, usou alta tecnologia e arrecadou a maior bilheteria da história do cinema, faturando perto de US$ 3 bilhões. Seu diretor, James Cameron, superou seu próprio recorde de 12 anos atrás com "Titanic", que também arrebatou o público de cinema de todo o mundo. Levou apenas três prêmios: fotografia, direção de arte e efeitos visuais.

Já "Guerra ao Terror", um filme de baixo orçamento sobre a guerra do Iraque, teve de ser rodado na Jordânia e conquistou os principais prêmios da noite: filme, direção, roteiro original, montagem, mixagem de som e edição de som. Kathryn, que foi casada com James Cameron, andava distante das câmeras e, dizem, foi incentivada pelo ex para dirigir o filme. Seu título mais conhecido é “Caçadores de Emoção”, de 1991, com Keanu Reeves e Patrick Swayze.

"Este é o grande momento de minha vida e se não fosse por Mark Boal, que arriscou a vida escrevendo esse roteiro, isso não estaria acontecendo. Dedico esse prêmio às mulheres e homens que são militares e arriscam suas vidas diariamente", disse Kathryn.

O longa mostra o dia a dia de um grupo do esquadrão que desarma bombas no Iraque, a relação entre seus membros e os momentos de tensão pura que enfrentam diariamente. A polêmica tese defendida é que, para os soldados que se alistam para servir no Iraque, a guerra torna-se espécie de vício. O roteiro foi escrito pelo jornalista Mark Boal, que passou uma temporada "embedado" no esquadrão de bombas da região.

A festa do Oscar teve outra boa surpresa: o prêmio de melhor filme estrangeiro foi para o argentino "O Segredo dos Seus Olhos", dirigido por Juan Jose Campanella, com o grande ator argentino Ricardo Darío como protagonista, e não para o favorito "A Fita Branca" de Michael Haneke (Alemanha), amplamente premiado por tratar da gênese do nazismo. Já o filme de Campanella ("O Filho da Noiva") conta uma história de amor entremeada a uma investigação de assassinato durante o período em que a Argentina vivia sob ditadura.

Atores e atrizes, vencem os favoritos

O Oscar 2010 teve uma cerimônia leve e bem animada pelos humoristas Steve Martin e Alec Baldwin, que logo na abertura brincaram com os atores e atrizes. Claro, não podiam deixar de brincar com Meryl Streep. Primeiro, por sua 16.ª indicação ao prêmio, um recorde absoluto. Depois, por que dividiu a cena com eles no filme que está em cartaz no Brasil, "Simplesmente Complicado", cuja personagem vira amante do ex-marido (Alec Baldwin) enquanto é casada com outro (Steve Martin). "Um inesquecível ménage à trois", brincaram eles. E ainda tiraram óculos 3-D para 'procurar' James Cameron na plateia.

Mas Meryl não venceu desta vez. Sandra Bullock faturou o cobiçado Oscar de melhor atriz ao sair pela primeira vez do gênero comédia romântica que marca sua carreira e encarar um papel sério em "Um Sonho Possível". Ironicamente ela ganhou na mesma noite o Framboesa de Ouro, dado aos piores do ano sempre antes da premiação da Academia. E ela foi buscar o troféu, pela comédia romântica "Maluca Paixão", que lhe rendeu também o prêmio de pior dupla em cena do ano, com o companheiro Bradley Cooper.

Também confirmando as expectativas, Mo'Nique venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante, por seu trabalho em "Preciosa - Uma História de Esperança", em que interpreta uma mãe do bairro nova-iorquino do Harlem que maltrata a filha, uma jovem obesa, analfabeta e grávida do próprio pai. Atriz mais conhecida na televisão, onde mantém o talk show The Mo'Nique Show.

Entre os atores, Jeff Bridges, um queridinho no meio cinematográfico, conquistou seu primeiro Oscar no papel do cantor country decadente Bad Blake, após cinco indicações e muitos filmes no curriculum. Filho e irmão de atores, Lloyd e Beau Bridges, seu filme revelação foi "A Última Sessão de Cinema", em 1971. Também fez filmes cults - como "Tron", "Starman" e "O Grande Lebowski" e só recentemente encarou um blockbuster, atuando em "Homem de Ferro".

E Quentin Tarantino e seu "Bastardos Inglórios", que recebeu oito indicações, ficou sem seu Oscar de melhor diretor. Mas revelou o talento do ator austríaco Christoph Waltz, de 53 anos, muito conhecido nos teatros de Viena e um dos intérpretes mais respeitados da Áustria e em séries de TV, mas distante das telas do cinema. Nesse sentido ele foi praticamente uma revelação de Tarantino. Venceu em Cannes e no Oscar como melhor ator coadjuvante.

A 82.ª cerimônia do Oscar que inovou este ano ao ampliar para dez o número de indicados à categoria principal de melhor filme. Mais ainda ao incluir entre eles a animação "UP - Altas Aventuras", do estúdio Pixar. Foi a segunda vez que uma animação, por muitos anos um gênero menosprezado pela Academia, recebeu uma indicação como esta. O primeiro indicado foi "A Bela e a Fera", em 1991. O desenho animado encantou crianças e adultos com a história do velhinho ranzinza e aventureiro Carl Fredricksen que depois da morte da mulher decide realizar o sonho dos dois.

Teresa Ribeiro, do estadao.com.br - Agencia Estado

o Bilhetim e a gestão Maneschy

Para quem não sabe, o Bilhetim e seu editor lutaram juntos ocontra o uso da máquina da UFPA na sucessão de 2008 na UFPA. Nós apoiamos a candidatura Maneschy explicitamente, e enquanto Maneschy manter-se coerente com um projeto afirmativo para a UFPA e respeitar as tradições acadêmicas e democráticas, nós defenderemos este projeto. Não somos kamicazes, ajudamos a eleger um reitor e depois passamos a jogar pedra. Sabemos ser situação sem perdermos a identidades, afinal fomos apoiadores de Lourenço, Nilson Ximenes e Alex, por 7,5 anos.

Publicaremos as postagens , desde que não sejam levianas. Caso queiram jogar pedra, que se identifiquem e deixem o telefone para eu confirmar a postagem, que eu as publicarei.

Barreiros e o confronto radical com Maneschy

Os funcionários do ITEC devem ser instrumento do Diretor do ITEC contra o Reitor da UFPA. Será que os funcionários do ITEC aceitarão o papel de ser, sem saber, instrumento da guerrinha particular de Barreiros contra Maneschy? Barreiros já está há seis anos à frente do ITEC.

Não creio que os servidores do ITEC, que deram 80% de seus votos para a eleição de Maneschy, aceitem este papel de serem massa de manobra. Por qur falo em massa de manobra? Porque o Diretor se veste de cordeiro na disputa e esconde os motivos reais da luta de fundo...que poderá levar o ITEC ao mais profundo isolamento institucional.