Eleições no IFCH: Denise vence João Márcio em enquete com participação recorde

Com a participação de mais de 1000 eleitores do IFCH, a chapa IFCH para Tod@s, encabeçada pelos professores Denise/Alberto venceu o candidato João Márcio. Este resultado indica o grau de mobilização porque vem passando o Instituto de Humanas.

Veja os números finais:


Em quem vc vota para o IFCH?


Denise Cardoso (C. Sociais) 627 (53%)

João Márcio (Geografia) 524 (44%)

Não sei 12 (1%)

Branco 2 (0%)
Nulo 18 (1%)

Votos 1183

IFCH: Momentos da campanha Denise/Alberto-IV

IFCH para Todos em ação: F.Arthur aponta o caminho "justo"






IFCH: Momentos da campanha Denise/Alberto III

IFCH para Tod@s: Professores, Funcionários e Estudantes juntos pela vitória





IFCH: Momentos da campanha Denise/Alberto -II

O Café de adesão à chapa IFCH pata Tod@s













Militância estudantil/acadêmica

IFCH: Momentos da campanha Denise/Alberto- I

Denise/Alberto e nossos colegas de ciências sociais: Cauby e Juan.



IFCH: Momentos da campanha Denise/Alberto-VI

IFCH para Tod@s: Denise/Alberto no corpo a corpo em sala de aula




IFCH: Momentos da campanha Denise/Alberto - V

IFCH para Tod@s: comitê estudantil "pega no pesado"






CAHIS se solidariza com o C.A de Odonto e com a família de Roberto Lobato

Centro Acadêmico de História.

Belém, 22 de maio de 2010.

Nós, estudantes do curso de História e diretoria 2010 do centro Acadêmico de História da Universidade Federal do Pará viemos nos solidarizar com a família do líder estudantil Roberto Ribeiro Lobato, assassinado brutalmente essa semana.
Nos solidarizamos, também, aos colegas estudantes do curso de odontologia e à diretoria do Centro Acadêmico de Odontologia que cumpre seu papel de representação estudantil com muitas dificuldades, assim como nós do CAHIS e todos os outros CA's e DA's da UFPA.

Infelizmente o problema da violência e da faltta de políticas públicas de segurança não são sentidas somente ao entorno da casa do estudante assassinato, mas é sentida também dentro da Universidade, que tem por obrigação garantir nossa segurança, afinal, nós somos o maior patrimônio dessa Universidade. Porém, infelizmente isso não acontece!

Ao sairmos do Campus do Guamá/Terra Firma, encontramos a realidade de dois dos bairros mais perigosos desse distrito da capital paraense, entretanto, além da UFPA alegar "não ter mais responsabnilidade" sobre nosso patrimônio humano, o estado apresenta suas fragilidades com um policiamento deficiente, nos deixando sob o risco de assaltos e outros tipos de violência.

É preciso mudar essa realidade e nós do CAHIS estamos juntos à todos os que querem, verdadeiramente, construir uma sociedade melhor, onde a segurança pública também seja um direito universal e concreto!
Mais um líder se foi e deixou o exemplo de que é preciso ousar lutar, quando a regra é ceder, para que possamos ousar vencer, sempre!


Pedro Ivo Carvalho de Castro.

morador do bairro do jurunas e diretor do CAHIS-UFPA / 2010.
GESTÃO: "HISTÓRIA EM AÇÃO. Quem ousa, constrói o amanhã!"

Nota Oficial da Congregação do ICED

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

À COMUNIDADE ACADÊMICA: PROFESSORES, TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS E ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
A Congregação do Instituto de Ciências da Educação informa à Comunidade Acadêmica da Universidade Federal do Pará os fatos relativos à eleição da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação:

1. No dia 11 de março de 2010 foi realizada eleição para a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em reunião interna do Colegiado do Programa. Infringindo o que estabelece o art. 151 do Regimento Geral da UFPA, o coordenador do Programa encaminhou ao Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação solicitação de nomeação sem que a eleição tivesse sido homologada na Congregação.

2. No dia 15 de março seis docentes do Programa requereram à Congregação do ICED a nulidade da eleição por “inobservância” ao Regimento Geral da UFPA, a Resolução nº 3.870 de 01 de julho de 2009 (Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação) e a Resolução nº 3.168 de 03 de maio de 2004 (Regimento do Programa de Pós-Graduação em Educação).

3. No dia 16 de março de 2010, em reunião extraordinária da Congregação foi exarado parecer sobre o Recurso interposto pelos docentes. Antes que o parecer entrasse em discussão houve pedido de vista ao processo, concedido pela presidente da Congregação.

4. No dia 16 de abril de 2010, a Congregação apreciou e aprovou o parecer parcial da Relatora que indicava encaminhamento do processo à Procuradoria Geral da UFPA, para esclarecimentos jurídicos. O interregno de tempo entre o pedido de vista e a aprovação do parecer da Relatora se deu por impasse de natureza regimental, motivado por entendimentos conflitantes sobre o prazo de devolução do pedido de vista, o que suscitou consulta à Procuradoria Geral da UFPA.

5. No dia 6 de maio de 2010, o Magnífico Reitor, Professor Carlos Edilson de Almeida Maneschy, homologou parecer da Procuradoria Geral da UFPA sobre a consulta a ela dirigida por intermédio da Presidente desta Congregação, Professora Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho.

6. No dia 12 de maio a Congregação apreciou o parecer conclusivo da Relatora, não tendo o mesmo sido submetido à votação em razão de uma proposta de encaminhamento apresentada por um de seus membros e aprovada pela maioria dos membros presentes, que indicava a suspensão da reunião para que houvesse tentativa de entendimento entre as partes em conflito.

7. No dia 13 de maio, a Diretora do ICED, obedecendo à decisão da reunião da Congregação do dia 12 de maio, convocou as partes implicadas para uma reunião de entendimento, o que não ocorreu porque somente os professores que interpuseram o Recurso atenderam à convocação.

8. No dia 14 de maio a Congregação retomou a reunião que havia sido suspensa no dia 12 de maio para votação do parecer conclusivo. A Congregação acompanhou o parecer da Relatora que indicou a nulidade da eleição realizada no PPGED e a nomeação do decano para encaminhar atualização do Regimento ao que estabelece o Regimento Geral da UFPA, o Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação, e demais resoluções pertinentes, e convocar nova eleição para a coordenação do Programa, pelas seguintes razões:

a) Inobservância de quorum mínimo na reunião que convocou a eleição. Segundo o art. 13 do Regimento do Programa aprovado na Congregação no dia 30 de março de 2007, “os colegiados do Programa iniciarão suas reuniões somente quando contarem com 1/3 de seus membros e deliberarão com a presença da maioria absoluta de seus membros pelos votos da maioria simples dos presentes à reunião”. O quorum para deliberação não foi observado na reunião que convocou a eleição.

b) Inobservância do artigo 3º, § 3º, do Regimento do PPGED, no que se refere à composição do colegiado no ato da eleição, para o qual não foram convocados os demais colegiados que regimentalmente integram o Programa.

c) Inobservância do princípio da publicidade previsto no art. 37 da Constituição brasileira. A reunião que convocou a eleição foi realizada no dia 22 de janeiro de 2010. Não houve reunião no mês de fevereiro, e a ata com as deliberações desta reunião foi tornada pública no dia 10 de março de 2010, véspera da eleição. Neste interregno de tempo a Coordenação do Colegiado do Programa, além de não publicizar a convocação, não discutiu com a comunidade acadêmica do Programa as regras que seriam observadas no ato da eleição.

Cabe ainda esclarecer a condição de ilegalidade do Regimento do Programa de Pós-Graduação. Infringindo o que estabelece o art. 2º, da Portaria 88 da Capes, o Regimento que instituiu o Doutorado em Educação ainda não foi aprovado nos colegiados superiores da UFPA. Em 2 de abril de 2007 o Regimento foi encaminhado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e retornou ao Programa para atualização estatutária em 5 de fevereiro de 2009. Agrava a situação o fato de o processo ter sido devolvido pela PROPESP (Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) em 5 de fevereiro de 2009, e mais de um ano depois a atualização do Regimento não ter sido aprovada no Colegiado do Programa. Foram mais de três anos de represamento de um processo de extrema importância para o Programa, que, além do risco de comprometimento do Curso de Doutorado, dificulta a gestão administrativa na medida em que, na presença de conflitos de interesse, inexistem instrumentos normativos para dirimi-los no âmbito do Programa.

A Congregação do ICED cumpriu as atribuições regimentais previstas no art. 66 do Regimento Geral da UFPA, especificamente a de “julgar os recursos que lhe forem interpostos”, observando os procedimentos previstos neste Regimento e no Regimento do Instituto de Ciências da Educação.
A deliberação da Congregação foi encaminhada ao Reitor para as providências cabíveis.

Belém, 14 de maio de 2010.

Profª Drª Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho
Presidente da Congregação
Diretora Geral do Instituto de Ciências da Educação da UFPA
Portaria nº 860/2010-Reitoria

Minoria do PPGED quer desmontar paralisação discente

Mais notícias do PPGED: a minoria dos docentes do PPGED está dando aulas, mesmo depois que os alunos terem, em assembléia, se declarados paralisados até que a congregação homologue o resultado das eleições à coordenação do PPGED. Agora os alunos do PPGED que faltarem às aulas, que esta minoria de docentes está ministrando, serão sumariamente reprovados nestas disciplinas. É ou não é uma operação "desmonte de greve"?

PPGED: eleições diretas para coordenador?

Segundo informações das bases do ICED a minoria do PPGED perdeu as eleições para a coordenação. A congregação não reconheceu o resultado do processo eleitoral apesar do parecer da procuradoria dizer que está tudo bem e reconhecer o resultado da disputa como legal. Agora a minoria exige eleições diretas para a direção do colegiado do PPGED,

Gestão Pública: A Dicotomia entre Mercado e Estado colocada em xeque

O jornalista Ethevaldo Siqueira debate o aparente conflito irreconciliável entre Mercado e Estado na gestão pública. Ao final Ethevaldo propõe um modelo perfeitamente conciliável entre o melhor do mercado e o melhor do Estado. Veja aqui

Dudu nas barras da justiça...de novo

Mais uma vez Dudu é denunciado à justiça. Desta vez é o Ministério Público Federal. Veja aqui

A evolução dos votos das mulheres: Dilmarina ganharia no primeiro turno

As mulheres vêm paulatinamente conquistando votos em eleições presidenciais no Brasil. Quer ver mais sobre esta temática, então clica aqui

PV racha em MG e apóia Dilma

O Diário do Pará noticia hoje o racha do PV em Minas Gerais. Esta dissidência é o embrião d eum novo partido O Livre. Quem ganha com este racha á candidata Dilma que herda o apoio deste racha verde. Veja mais aqui

Denise/Alberto avançam no IFCH

A candidatura da professora Denise Cardoso e Alberto teixeira avança como uma tsunami por sobre o instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Todo este avanço é embalado por um empolgado comitês estudantil que atinge os cursos de ciências sociais, história, psicologia e chega até o curso de filosofia e geografia. As lideranças de ponta do ME que não apóiam Denise pregam voto nulo, até em geografia. Mas nenhum apoio a João Márcio.

AGE: um escândalo com consequências imprevisíveis

Quer conhecer a análise do economista Sérgio Bacury sobre os relatórios da AGE? então leia aqui

Crise no PPGED/ICED: Congregação não aceita resultado eleitoral

Caro Edir Veiga

Não sei o quanto tens acompanhado as eleições da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação do ICED, mas lhe informo de alguns acontecimentos graves que caracterizam uma série crise institucional

No dia 11 de março de 2010, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, reunido nos termos de seu Regimento Interno, elegeu o Profº Ronaldo Lima Araújo e a Profª Josenilda Maués da Silva, respectivamente, Coordenador e Vice-Coordenador daquela Subunidade acadêmica;


No dia seguinte, em 12 de março de 2010, seis docentes, do total de dezoito que constituem o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, impetraram recurso junto à Congregação do ICED solicitando a nulidade das eleições realizadas.


Em 14 de março de 2010 a Congregação do ICED reuniu extraordinariamente para apreciar o recurso administrativo e deliberou pelo encaminhamento do Processo à Procuradoria Geral da UFPA para dirimir dúvidas no âmbito legal.


Em 05 de maio de 2010 a Procuradoria Geral da UFPA emitiu Parecer de nº 503/2010 manifestando análise jurídica reconhecendo a legalidade das eleições. Antes a Pró-Reitoria já havia se manifestado no Processo pelo reconhecimento das eleições.


Derrubados todos os argumentos apresentados pelas professoras que impetraram o recurso, o que implicaria no reconhecimento da eleição pela Congregação, a Diretora Adjunta do ICED, em seu novo parecer, abandona os elementos iniciais e passa a procurar outros argumentos para construir lastro para uma intervenção no PPGED!


Ao final, recomenda a Parecerista “a nulidade da eleição realizada no PPGED em 11 de março de 2010, e ante a vacância do cargo, que se proceda a nomeação do Decano do Programa [...] e convocar nova eleição para a Coordenação do Programa”.


No dia 14 de maio a Congregação reuniu e deliberou pela aprovação do Parecer exarado pela Vice-Diretora do ICED, à revelia do Parecer da Procuradoria da Universidade Federal do Pará, que não aponta qualquer irregularidade que justifique a anulação das eleições no Programa de Pós-Graduação.


A situação ficou tão tensa que hoje estamos com onze docentes, do total de dezoito que compõem o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, paralisados em suas atividades de orientação e aulas em razão do não reconhecimento da eleição realizada no Colegiado do Programa.


Os discentes reunidos em Assembléia realizada no dia 22 de abril de 2010 também deliberaram pela paralisação de suas atividades em razão da situação anômala instalada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, ratificando as eleições realizadas.


Também os servidores do ICED realizaram uma assembléia e deliberaram (por 15 votos contra 1) pelo reconhecimento das eleições.




Apenas a Congregação do ICED, onde tem maioria o grupo da atual direção do ICED, não reconhece as eleições e ameaça com a nomeação de um INTERVENTOR.


Esta situação revela o conteúdo GOLPISTA que se esconde por trás do discurso sindical-revolucionário do grupo hoje na Direção do ICED. Este é um comportamento FACISTA, já que a única razão que vale para este grupo é a sua própria, ignorando as regras existentes, as decisões das maiorias (de docentes, discentes e servidores) e as instâncias institucionais legais de resolução de problemas.


Para fazer valer seus desígnios, a Direção do ICED vem se valendo dos mais diferentes meios, adequáveis ao sabor das circunstâncias, e todos utilizados em nome da mediação, da razoabilidade, do zelo estrito pelos prazos legais e pelo princípio da publicidade na administração pública. Todos esses argumentos travestem a sede de construção de uma hegemonia artificial (se é que isto existe), pela imposição e a instauração de um estilo de gestão ambivalente em relação aos marcos regulatórios e que entende a relação entre as instâncias colegiadas de uma Unidade Acadêmica como relação assentada na hierarquia conveniente.


Neste caso em particular, a Procuradoria Geral da UFPA passou de instância considerada qualificada para dirimir as dúvidas jurídicas e legais do processo a instância desqualificada pela Congregação do ICED, já que não esta não reconheceu a competência daquela.


O risco maior de um a situação destas é o prejuízo de alunos, envolvidos em uma situação de grande tensão e sem poder dar continuidade as suas atividades acadêmicas regulares, e da Instituição, que tem um Programa de Pós-Graduação ameaçado.


Vivemos a iminência de desintegração do PPGED motivada pela intervenção arbitrária nos rumos das decisões de sua instância colegiada. A decisão da Diretora do ICED de retirar da pós-graduação a sua Secretária, sem colocar ninguém no lugar, também é reveladora de suas intenções.


Esta é uma situação muito delicada e é isto eu justifica esta mensagem. Cabe agora a decisão aos órgãos superiores desta Instituição e esperamos que a solução seja breve.


Abraços,


Profº Ronaldo Lima Araujo – Coordenador eleito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.

Presidente do Centro Acadêmico de Odonto foi assassinado

A Faculdade de Odontologia comunica o falecimento do estudante Roberto Ribeiro Lobato, morto durante um assalto na noite de ontem. Ele era presidente do Centro Acadêmico de Odonto. As aulas de hoje estão suspensas e a posse da nova diretoria da Faculdade, que aconteceria amanhã, foi adiada.

Ficha Limpa: coordenador do MCCE avalia a conquista

O coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral avalia o movimento vitorioso que formulou, colheu assinaturas e pressionou pela aprovação do projeto Ficha Lima. Veja entrevista aqui

Denise e Alberto: Café da Manhã afina as estratégias eleitorais

Hoje (20) pela manhã ocorreu um café de adesão às candidaturas Denise/Alberto ao IFCH. O café foi um sucesso e a campanha segue a todo vapor. É a luta de um tostão contra um milhão. Ou seja, é o movimento organizado contra a máquina administrativa. A eleição será no dia 25 de maio (terça).

Ficha Limpa: como era e como fica

Voce quer saber como fica a situação dos candidatos ficha suja após a decisão do senado ontem (19)? então clica aqui

Senado aprova "Ficha Limpa" por unanimidade

Os senadores acabam de aprovar o projeto "Ficha Limpa" que agora segue para sanção presidencial. Veja mais aqui

Presidente do Senado convoca plenário para votar "Ficha Limpa"

O Presidente do Senado em exercício acaba de convocar o plenário do senado para votar o projeto "Ficha Limpa". Veja mais detalhes aqui

Projeto "Fichinha Limpa" na UFPA para as próximas sucessões

Já está em plena articulação na UFPA para que seja elaborado e aprovado pelo CONSUN um ordenamento para as disputas de Faculdades, Institutos, Núcleos e Reitoria aonde seja exigida ficha limpa dos candidatos. Ou seja, quem já foi punido por improbidade administrativa ou estiver respondendo a Processo Administrativo Disciplinar seja sumariamente excluído da competição eleitoral por 8 anos. Esta normatização está sendo chamado de projeto "Fichinha Limpa". O Fichinha Limpa deve receber o nome de Código de Ética Eleitoral da UFPA.

IFCH para Tod@s: Estudantes pegam no pesado


Todo o material de campanha da chapa encabeçada por Denise e Alberto é artesanal e feito pelos próprios estudantes. Veja alguns momentos de confecções dos cartazes.

IFCH para Tod@s: Comitê estudantil faz a campanha


É empolgante a ação do comitê estudantil em defesa da chapa IFCH para Tod@s encabeçada pelos professores Denise e Alberto. A foto fala por sí

CCJ/Senado:" Ficha limpa" deve ir a plenário ainda hoje

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado acaba de aprovar o projeto "Ficha Limpa" e o plenário deve apreciar o mesmo ainda hoje. Caso isso venha a ocorrer pelo menos 25% dos atuais políticos deverão ser expurgado por 8 anos da vida pública brasileira. O senado quer que a lei já valha para estas eleições. Veja mais aqui

Eleições na FCS: Juan o gozador

O professor Juan Hoyos era visto na tarde de segunda feira "pregando" xerox pelos pavilhões A,B e C do IFCH da decisão da comissão eleitoral da Faculdade de Ciências Sociais em que indeferia a candidatura à direção da FCS da professora Suelene Pavan. Juan gozava porque sua candidatura foi abortada pela mobilização estudantil, justamente por motivos procedimentais, ou seja, falha no processo administrativo e de horário no momento da inscrição da chapa. O prof. Juan acabou desistindo da disputa e hoje se diverte com as falhas procedimentais da chapa da prof. Suelene.

Creio que com a reabertura das inscrições à direção da FCS a chapa encabeçada pela prof. Suelene realizará suas inscrições sem problemas.

IFCH e Ficha Limpa

O Blog da chapa IFCH para Tod@s faz uma interessante conexão entre os debates em torno do projeto Ficha Limpa do congresso nacional e as eleições para a direção do IFCH. Veja aqui

IFCH: Denise/Alberto em plena campanha

A chapa IFCH para tod@s, encabeçada pela prof. Dra Denise Cardoso e pelo prof. Dr. Alberto Teixeira disputa palmo a palmo a direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA. Denise e Alberto tentam chegar ao IFCH derrubando o status quo que está há oito à frente Humanas e quer ficar mais 8. Quem quiser participar da campanha via on line, entre no blog da campanha: http://denisealberto.blogspot.com/

Internet e eleições 2010

Quer ver uma excelente entrevista sobre o papel da internet nesta eleições? então veja a entrevista que o coordenador de redes sociais da candidata Dilma concedeu ao Estadão.Marcelo Branco fala de suas funções nestas eleições e das novas perspectivas abertas pela campanha na internet nesta disputa.Veja aqui

Maneschy nomeia a comissão do PAD- Plágio/vestibular

O reitor Carlos Maneschy já nomeou a comissão que procederá todas as inquirições a respeito do plágio no vestibular 2010. Este plágio gerou um prejuizo à UFPA de 1 milhão de reais. Dificlmente o resultado deste Processo Administrativo disciplinar terminará em pizza. O Ministério Público Federal está acompanhando as providências que estão sendo tomadas pela UFPA. Plágio e vazamento da prova estão sendo investigadas. Sabe-se que se for requerido as fitas de vídeos, gravadas, de "visitas" a determinados cursinhos nos últimos 60 dias que antecederam o vestibular, muitas verdades virão à tona. Quem for podre que se quebre.

PAD para o plágio no vestibular 2010

A procuradoria da UFPA recomendou um Processo Administrativo Disciplinar para apurar o plágio nas questões de geografia do vestibular 2010. O reitor Carlos Maneschy prontamente acatou a recomendação da procuradoria. Neste momento estão sendo recrutado os membros do PAD e em breve sairá a portaria da reitoria nomeando-os.

Os arrolados pelo PAD são os professores de geografia Edinaldo, João Márcio e Geovanni, e

Os Professores dirigentes do CEPS Joaquim Maia e Firmino. É bom que se diga que o formulador da prova foi o professor Edinaldo, já os professores João Márcio e Geovanni foram os revisores.

Dentre os temas a serem investigados está a afirmação constante nas inquirições já realizadas de que há indícios de vazamento da prova.

NPI: crianças estão sem merenda escolar

Segundo denúncias que chegaram ao Bilhetim, as nossas crianças estão sem merenda escolar no NPI há um bom tempo. Por que esta situação vexatória está ocorrendo? com a palavra a direção do NPI.

Lula e Iran: gol de placa histórico

O presidente Lula acaba de marcar um gol de placa de repercussão histórica. O acordo entre Brasil-Iran e Turquia, em relação à questão nuclear, trás o país dos aiatolás para o enquadramento internacional. As chances dos EUA aprovarem sanções contra o Iran através do conselho de segurança da ONU foi para a estaca zero.

UFPA: CAPACIT promove novos cursos

Professores e funcionários da UFPA podem continuar a se aprimorar profissionalmente. O CAPACIT oferece novas oportunidades. Veja aqui

Unipop abre inscrições para curso de formação

Estão abertas até o próximo dia 26 de maio as inscrições para o curso anual de formação sociopolítica do Instituto Universidade Popular (Unipop). O curso começa no dia 31 de maio e é voltado para educadores sociais, universitários, lideranças comunitárias e religiosas. As aulas serão ministradas três vezes na semana, no horário noturno, e a expectativa é que encerrem no início do mês de outubro, totalizando 120 horas.

O objetivo é formar educadores e lideranças sociais comprometidas com o trabalho comunitário. Durante o curso, serão abordadas temáticas referentes à relação entre Estado e sociedade, à integração regional da Amazônia e à gestão participativa e democrática, entre outros.

Para tornar as temáticas mais compreensíveis, os facilitadores do curso irão utilizar a arte-educação, bem como a educação popular, a fim de provocar reflexões acerca dos acontecimentos contemporâneos de cada sociedade. Entre a discussão de uma e outra temática, o curso contará com uma interação arte-educativa. “A partir da explanação dialogada ou da experimentação dramatizada, iremos proporcionar uma interligação e compreensão das diferentes vivências encontradas no cotidiano do trabalho nas comunidades”, explica o coordenador do programa de formação da Unipop, Alexandre Luz.

Segundo ele, o curso irá possibilitar um aprimoramento dos saberes sociais e políticos, e contará com a participação de facilitadores ligados aos movimentos sociais e às universidades paraenses.

Os interessados em participar do curso de formação devem procurar à sede da Unipop, das 9 às 20 horas, na Avenida Senador Lemos, 557, próximo à Praça Brasil, no bairro do Umarizal. As inscrições custam R$ 25 e o curso será gratuito. Mais informações pelos telefones 3224-9074 e 3261-4260.


Max Corrêa Costa

IFCH: Denise e João Márcio em salas

Neste momento os candidatos Denise Cardoso e João Márcio disputam em salas do IFCH o voto de cada estudante. Hoje a candidata Denise recebeu adesão da maior parte do PT, PC do B, e de muitos militantes do PSOL. Denise passa em sala com um grande grupo de lideranças estudantís, além de docentes, e João Márcio está passando sem estudantes e com poucos docentes.

O Congresso Estudantil e a gestão Maneschy

As resoluções do Congresso Estudantil da UFPA representam a plataforma de lutas para o próximo período. A gestão Maneschy já poderá antecipar as próximas reivindicações estudantis. Veja as resoluções aqui

CNT/SENSUS: confirma Dilma na frente

Acaba de sair mais uma pesquisa sobre a corrida presidencial. Dilma está na frente de Serra na intenção de voto estimulado e também no voto espontâneo. A petista aparece na frente inclusive no segundo turno. O voto espontâneo é um indicador da estabilidade eleitoral de um candidato. Veja aqui

Vox Populi: Dilma 38% Serra 35%

O instituto de opinião pública Vox Populi acaba de divulgar pesquisa onde Dilma ultrapassa Serra. Dilma lidera no voto espontâneo e no segundo turno. Leia aqui

AGE: Cordovil ajuda na queda de Ana Júlia

A ex auditora geral do estado do Pará Tereza Cordovil parece que está adicionando o tempero necessário para emparedar em alta intensidade o governo Ana Júlia. A pergunta que não quer calar: Por que Cordovil só empareda o governo agora, se já possía estas informações há tempos?

Parece que esta tsunami além de emparedar o governo deverá também sobrar para Cordovil. Muitas informações já tem circulado pelos bastidores, inclusive em Altos de Pinheiros muitos vizinhos já falam da ascenção e queda da vizinha, considerada como uma emergente economicamente.

IFCH: enquete atinge 20% do Instituto

A enquete ora em operacionalização neste blog já chega a 20% da comunidade do IFCH. João Márcio e Denise seguem empatados. As eleições serão no dia 25 de maio. A partir de amanhã (18) passarei em sala pedindo votos para Denise e Alberto. E olhem que estou com dificuldade em andar (artrose no joelho).