Res Pública: o movimento por uma cultura política da Coisa Pública

Em pleno século XXI o Brasil ainda perde 170 bi para a corrupção. Nas ruas as pessoas descartam suas sujeiras pessoais, Nos bueiros muita gente joga lixo. Nas praças vemos a depredação. Nas escolas vemos carteiras destruidas e paredes sujas pela tinta das canetas e lápis.

Enfim existe um consenso entre os estudiosos da cultura cívica: no Brasil prevalece a cultura predatória. A idéia de res pública não habita a mente da grande maioria da população brasileira. Não existe democracia duradoura, sem cidadania participativa, consubstanciada no controle social sobre as políticas públicas.

Ser revolucionário hoje no Brasil é lutar pela construção de um padrão de cultura cívica que venha a povoar a mente da sociedade desde a tenra idade. Mas não basta a construção de uma cultura cívica, a partir dos currículos escolares, é preciso a construção de instituições públicas republicanas como: Ministério Público independente, duras leis penais anti crime do colarinho branco, descentralização orçamentária e o controle social sobre as políticas públicas, a partir dos municípios.


Sem cultura cívica e vida política participativa não existe república.

PSC em direção à SEDES

Há uma grande possibilidade do PSC do deputado federal Zequinha marinho vir a ocupar a SEDES.

Governo Jatene e ofertas indesejadas

Muita gente abandonou o PSDB e Jatene entre 2006-2010. Muita gente foi em direção ao PT cospindo no prato que comeu entre 2002-2006. Agora aqueles que cospiram no prato tucano acenam para tentar a voltar ao círculo de poder tucano. Jatene tem feito ouvido de mercador aos arrivistas.

Governo Jatene: a Escola e sua gestão

Como minha esposa se aposentou como professora do estado, tive a oportunidade de acompanhar a vida nas escolas estaduais, de forma indireta, Martha foi uma militante ativa dos Conselhos Escolares e lutou bravamente contra diretores que só passavam no final da tarde na escola, e deixava toda a rotina administrativa nas mãos dos vices diretores, sem poder de coordenação da escola. Em suma, gestão zero.


Martha cumpriu seus últimos meses no estado na Escola Branca de Neve na PAAR, neste local assistiu a mais absurda das situações: uma diretora que é proprietária do prédio alugado à SEDUC e que administra a escola como se fosse uma feitora de sua própria casa: pais não podem adentrar a escola, nem para apanhar as crianças no final do expediente escolar. As professoras (temporárias) são distratadas na frente dos demais funcionários. O Conselho Escolar é fantasma, e a diretora administra todos os recursos de forma não transparente. A diretora sofria de crise de temperamento, o que em muito lembrava o transtorno bi-polar, aliás nunca existiu momentos de bom humor. Alta rotatividade de docentes na escola, porque ninguém aguenta a dita cuja. Esta diretora tem pelo menos três BO's nas delegacias de polícia do bairro. A SEDUC recebeu várias denúncias, de comissões docentes, mas nada foi feito. De dentro da SEDUC soubemos, que parte do aluguel da escola ficava em "mãos poderosas"do terceiro escalão da SEDUC, daí a inabalabilidade da diretora mal educada e grosseira.


Mas de uma forma geral, encontramos no estado, escolas que funcionam a contento. Muitos diretores vestem a camisa da escola e da educação. Os professores cumprem horário e o conteúdo programático é razoalmente ofertado.
Por outro lado, temos grande parte das escolas sem diretores comprometidos com a escola e com a educação. Existem professores que passam semestres inteiros enrolando os alunos, não cumprem horário e faltam quando querem, e o diretor sempre passa a mão na cabeça. É nestas escolas que o diretor vai na escola, passa meia hora e cai fora. O compadrio é o estilo da gestão contra os interesses dos alunos, da sociedade e da educação.


Em todas estas escolas, temos o mesmo professor, com a mesma remuneração, com a mesma formação, com a mesma carreira. Por quê a escola funciona bem em algumas escolas e não funciona em outras escolas?

Se o governo Jatene e o novo secretário da SEDUC, enfrentarem e resolverem este problema, o Pará terá resolvido o maior problema da educação: o funcionamento, a contento, das escolas no seu cotidiano. Parece simples? mais é isso mesmo...as escolas não funcionam, em grande parte porque não existe gestão, todos nós sabemos... se a porta está aberta...ela é logo ocupada. Então se existe compadrio como método de não gestão, só trabalham a contento meia dúzia de docentes que tem compromisso em primeiro lugar com sua consciência e em seguida com os alunos e com a sociedade.

O MPF, o TCU e o TCE e a postura frente as irregularidades no governo Ana Júlia

O governo Jatene começa a diagnosticar as irregularidades na aplicação de recursos públicos na era Ana Júlia. Será que o MPF, o TCE e o TCU aproveitarão este diagnóstico para iniciar procedimentos republicanos?

Governo Jatene: PSC secundarizado?

Comenta-se nos bastidores da política estadual que o líder maior do PSC, o deputado federal reeleito Zequinha Marinho, está se sentindo muito desprestigiado na composição do governo Jatene. Marinho rompeu com Ana Júlia, ainda no primeiro turno e veio a apoiar Jatene. Nada mais justo de que o PSC viesse a ser contemplado no comando de algum órgão estadual. Mas a pedida do PSC que é a SETER, parece que está em risco, o que tem deixado o referido parlamentar muito insatisfeito.

Governo Dilma, o PMDB e o segundo escalão

A imprensa nacional registra o confronto de bastidores entre PMDB e PT devido a formatação do segundo escalão do governo federal. Tudo teria começado quando Dilma decaptou o PMDB do segundo escalão no ministério da saúde. Este confronto nada tem de anormal, apesar dos discursos moralistas dos comentaristas da grande mídia. Na democracia brasileira cuja negenharia institucional lembra muito o governo parlamentarista, as maiorias parlamentares são obtidas através da composição do governo, e o partido que insinuar um comportamento cosmopolita sairá lesado nas negociações e será "gozado" nos bastidores. E cada um usa arma de que dispuser.

2012: O PT voltará aos 10 % em Belém?

Desde a vitória do Edmilson o PT superou a marca histórica de 10% na disputa da capital. Com a queda de Ana Júlia no governo estadual, qual o patamar de saída do PT nas eleições de 2012 na capital? Logicamente que o PT buscará atingir os 28% de lembrança que a legenda tem no Pará, mas qual será o ponto de partida com candidatos sem tradição na disputa para o executivo? P. Rocha está fora, Ana não será deglutida pelo campo majoritário, então só sobrará deputados a serem projetadas em disputas majoritárias, a partir de 2012 em Belém. Não esqueçamos, em 2008 Mário obteve 19% no primeiro turno.

Zenaldo na Casa Civil e o estilo Jatene na direção do PSDB

Todos devem recordar: o estilo Almir Gabriel de conduzir seu bloco político estadual exclusivizou a União pelo Pará em detrimento do PSDB. Quando os tucanos foram surpreendidos pela derrota de 2006 descobriram-se com 13 prefeituras de pequeno poder orçamentário, enfim os tucanos não tinham nem Belém, nem Ananindeua, Nem Marabá, nem Santarém, nem Tucurui, nem Parauapebas e nem Castanhal.


Este fato parece ter sido percebido pelo tucano mor do estado, Simão Jatene: o deslocamento de Zenaldo para a Casa Civil parece indicar que o PSDB, e em particular Jatene, deve ter seu candidato à prefeitura de Belém em 2012. Ou seja, independente de candidaturas aliadas fortes, como a de Jordy e a de Priante, o PSDB nunca mais deverá se diluir dentro de qualquer coligação eleitoral ou de governo. Este parece ser o principal aprendizado desta ave colorida a partir da derrota de 2006.


Aliás, a coligação União pelo Pará e o papel do PSDB, dentro dela, é objeto de pesquisa científica no Mestrado em Ciência Política da UFPA. O ex- Secretário Geral do PSDB, o advogado tucano Carlos França foi aprovado neste mestrado com este projeto de dissertação.

Secretariado de Jatene: os receios para 2012

A escolha do deputado Chicão para a SETRAN tem deixado os estrategistas da candidatura Pioneiro para a prefeitura de Ananindeua em 2012 sem dormir. Todos vislumbram a administração do orçamento milionário desta secretaria e o poder de fogo de uma previsível candidatura Chicão à prefeitua de Ananin. Será uma disputa de Titãs. É o PMDB avisando que será muito competitivo em Ananin em 2012.

Jatene: os primeiros 6 meses

Normalmente um governador, presidente ou prefeito vivem 6 meses de lua de mel com o eleitorado após o dia da posse. Este é o fôlego inicial onde o novo mandatário deve demonstrar a que veio. Nesta direção algumas medidas devem ser tomadas: medidas de impacto sobre as contas públicas, ações de impacto nas áreas vitais enunciadas a partir das demandas do eleitorado e ações que sinalizem que um governo está em ação. Mediando estas ações iniciais e o eleitorado é vital o papel da comunicação política.

Enquanto estas ações tomam corpo, o novo governo deve articular ações com vistas a fazer andar um projeto estruturante para o estado, aí entra a capacidade de coordenação política do governador e seu staff para que a sociedade anteveja os objetivos de médio e longo prazo a serem perseguidos.

Como o governo Lula apresentou o governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho (PSDB) como exemplo das boas relações entre oposição e situação, creio que Jatene poderia ter uma estratégia sincera de boas relações políticas com o governo Dilma. Neste sentido, opiniões sectárias dentro do governo devem perder espaços para opiniões construtivas desta relação, claro, Jatene não deve aceitar provocações da oposição estadual.

Novas postagens após descanso

A partir de amanhã retomo as postagens regulares. Dei um tempo neste final de semana. Ninguém é de ferro.

Estrada de Ajuruteua: retrato do abandono e do desperdício de recursos públicos

Uma estrada, recentemente reinaugurada, apresenta buracos e 1 cm de capeamento asfáltico. As cabeças de pregos ameaçam os pneus dos carros dos veranistas e dos transportes coletivos. As pontes são uma vergonha. Os maiores frequentadores deste balneário belíssimo é a população da grande Belém. A vila é a imagem do abandono.