RE-FLA: Vinicinho abalado

Com a vergonha que o Leão passou na última quarta (08) o Vinicinho está sem durmir há 72 horas.

CACS-UFPA: chapão mantém Centro Acadêmico

Nas eleições para o Centro Acadêmico de Ciências Sociais da UFPA, o chapão (PT-PC do B) derrotou a chapa do PSOL-PSTU. E assim vai se montando o mosaico político nos CA's da UFPA. Parece que o chapão deve ameaçar a hegemonia do PSOL-PSTU no DCE.

CADEL : DS derrotada

A chapa inspirada na DS ( Democracia Socialista) tendência interna do PT foi derrotada nas eleições para o Centro Acadêmico de Direito Édson Luis, da UFPA, pela chapa ( PC do B, PDT e PT). A chapa do PSOL obteve o terceiro lugar.

SEDUC: fraude nas reformas das escolas

No contexto da educação a terceirização está vitimando o governo Ana Júlia, senão vejamos:

1- As empresas executam obras e serviços com materiais distintos das plantas previamente aprovadas na SEDUC: exemplo, pisos de banheiros previstos e pagos pela SEDUC para serem de porcelanato são executados com azulejo tipo C. A direção da escola não tem acesso a planta das reformas e como tal, não pode fiscalizar.
2- Longarinas de sustentação das telhas são substituidas por flexais, o que leva ao vergamento precoce de telhados.
3- As tabelas das cestas de basquetebol são feitas com compensados. Imaginem a consequência deste tipo de serviço.
4- Lajotas diferentes em um mesmo piso do banheiro e com tonalidades diferentes.Forro de PVC, no momento da entrega, já está em estado de decomposição.
5- Os serviços de acabamentos, previstos na planta, para serem de primeira qualidade são executados da pior maneira possível.
6- Em 90% das escolas as empresas se recusam a fornecer à direção das escolas a descrição(memorial) da obra. Com esta atitude a escola não pode exercer a fiscalização.
7- O fato mais grave: o fiscal da SEDUC (do meio físico) dá o OK para todas estas obras.
8- Água empossada nos banheiros. Ou seja, não foram dados a inclinação necessária para o escoamento da água.


Querem um exemplo: procurem a direção e o conselho escolar da ESCOLA LUIZ NUNES DIREITO , no conjunto Cidade Nova 4. Esta realidade se repete em toda a região metropolitana de Belém.

A GOVERNADORA E O NÚCLEO DE GOVERNO DEVEM CONSTITUIR UM GRUPO DE TRABALHO, SÉRIO, QUE DEVE AUDITAR IMEDIATAMENTE AS OBRAS EXECUTADAS NAS ESCOLAS , DE ACORDO COM AS PLANTAS PREVIAMENTE APROVADAS. É O GOVERNO QUE DEVE DETONAR ESTAS ABERRAÇÕES, DENUNCIA-LAS E CORRIGI-LAS, IMEDIATAMENTE.

COSANPA: queimando a terceirização

ontem presenciei algo que eu não julgava que pudesse acontecer:
1- Acompanhei minha esposa à uma aventura que envolvia o abastecimento de água.
2- Fui tentar resolver, na COSANPA, o problema de falta de água numa casa de uma cunhada na cremação.
3- Fomos primeiramente informados que a COSANPA só poderia resolver o problema dentro de duas a três semanas.
4- Perguntamos o porque disso. Resposta: 1- a empresa terceirizada tem sete dias para ir ao local e fazer o orçamento, 2- Em seguida a COSANPA tem mais 07 dias para enviar um fiscal especializado para ver se o orçamento reflete a necessidade do trabalho, 3- Executado esta fase a COSANPA autoriza ou não o orçamento, 4- Após a autorização do orçamento a empresa está autorizada a executar o trabalho, obedecendo a um calendário a ser executado de acordo com as demandas da cidade.

Aí perguntamos. Como fica a família durante 3 semanas sem água? Aí, não nos contivemos e perguntamos ao funcionário da COSANPA: Podemos contratar um serviço privado para resolver emergencialmente o problema? Resposta, não. E em seguida a informação: quando a terceirizada chegar (dentro de 3 semanas) para executar o trabalho demandado e encontrar o serviço feito, esta informa prontamente à COSANPA, que manda imediatamente uma equipe desfazer tudo o que foi feito. Então todo o processo recomeça.

NB: Dentro do capitalismo não é possível à uma família resolver PRIVADAMENTE um problema simples por causa da burocracia do estado.

Uma informação que obtivemos é que as empresas terceirizadas tem olheiros que as informam caso alguém faça serviços por conta própria. Não , não é por causa de proteção aos interesses públicos. É por causa dos interesses deste tipo de empresa terceirizada. Cada conserto que alguém faz em sua tubulação é um trabalho a menos que a empresa vai executar.

Como diria o juninho play: E ai como nós ficamos? A quem recorrer?

TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE NESTES TIPOS DE PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS A COSANPA E SEUS SERVIÇOS DIRETOS SERIAM MAIS EFICAZES DO QUE OS TRABALHOS TERCEIRIZADOS. PORQUE ELIMINARIA UMA SÉRIE DE ATITUDES DE CONTROLE SOBRE TERCEIROS.

Este modelo de gestão privilegia o meio(burocracia) e secundariza os fins (os usuários) e isto é péssimo no contexto de eleições competitivas.

Para além das aparências: Dudu, o calvário e o senado

No momento em que o prefeito Dudu anunciar sua desistência de concorrer ao senado em 2010, acabam os escândalos patrocinados pela mídia partidária. Assim é a política no Pará. Este fato me lembra o calvário passado pelo ex-prefeito de ananindeua Clóvis Begot em 2004. No momento em que aquele alcaide desistiu de uma possível candidatura ao governo municipal, acabaram-se as denúncias de nepotismo.

Triste cidadania que vive a ilusão de estar de frente com uma imprensa cidadã.

Papão de vermelho e preto

Toda a nação bicolor estará hoje de vermelho e preto no mangueirão.

Apolinário Alves : o esquecido

Apolinário Alves Filho, ex dirigente estudantil e sindical da UFPA, contador por formação e militante do movimento negro, foi o único coordenador de casas internacionais a não ser aquinhoado com a função de CD. Apolinário é coordenado da Casa Brasil África. Apolinário é o maior exemplo de como uma amizade não sobrevive à divergências políticas. Esta amizade, seguramente, era bem fraca, mas já durava mais de 30 anos.

Quem é Jefferson Galvão?

A pedido de internautas, passo a unformar um pouco sobre o Jef Galvão. Jefferson é publicitário formado pela UFPA, concluinte do mestrado em administração pública pela FGV. Foi ativo militante do movimento estudantil na década de 1990, foi dirigente sindical do SINTUFPA até o ano de 2002. Foi diretor administrativo do HUJBB na gestão Murilo Morhy e atualmente é Diretor da Gráfica Universitária. Jefferson vem fazendo um trabalho de reestruturação da gráfica com grande sucesso.

Jatene não voltou às salas de aulas

Ontem de fato o ex-governador Jatene este em sala na UFPA. Este docente estava proferindo uma palestra no campus profissional. Na verdade Jatene atualmente é assessor político do governador de São Paulo. Jatene neste momento está preparando sua candidatura ao governo do estado em 2010.

08-04-2009: Bilhetim chega aos cem mil acessos

Em dez meses de atividades o Bilhetim chegou hoje aos 100.000 acessos. Este blog tem servido de instrumentos para informações preciosas sobre os bastidores da política universitária. Não há dúvida de que este é o blog com maior acesso percapta dentro de uma instituição. Este é o blog político da UFPA. Ahh, este blog tem lado... é democrático, denuncia as posturas incoerentes na política. é de esquerda.

Uma pena que eu não tenho tempo e nem dinheiro para profissionaliza-lo. Por isso sempre as sextas nunca posso postar. Trabalho de sol a sol.

Equipe de transição indicada por Maneschy

Atendendo pedido de internauta informo a equipe de transição de Maneschy: Os pró-reitores, Jefferson Galvão e as professoras Regina Alves e Tutuca.

Eleições no CADEL: DS versus chapão

O PSOL torce para que no Centro Acadêmico de Direito Edson Luis da UFPA seja ganho pelo chapão de oposição que envolve PC doB PDT e PT. O PSOL está de olho no DCE e quebrar as pernas da DS em Direito é um bom negócio.

Jatene: retorno à sala de aula

Neste exato momento o ex governador Jatene está suando a camisa na sala de aula da UFPA. Jatene reassumiu suas turmas de economia política. Na verdade Jatene une o útil ao agradável, ou seja, trabalhando e ampliando bases políticas entre estudantes e professores.

Prefeito de Barcarena cassado

João Carlos Dias, prefeito de Barcarena acaba de ser cassado.

Economia Solidária quer eleger deputado

Os grupos que trabalham com economia solidária querem eleger um deputado estadual. João Cláudio Arroyo é o nome escalado. Arroyo além de trabalhar há oito anos com este setor, acabou de defender dissertação de mestrado tendo por objeto este segmento econômico.

08 de abril: Remo x Flamengo

Na quarta (08) 0 Remo passará para algum lugar. Ou passará pelo Flamengo ou passará vergonha. O Vinicinho poderá renovar seu ciclo depressivo.

Novo reitor: iniciou a transição

A transição administrativa iniciou na UFPA. O reitor eleito Carlos Maneschy, a convite do reitor Alex, já indicou os nomes das pessoas que farão parte da equipe de transição na UFPA. Finalmente a democracia na UFPA começa a entrar nos trilhos.

UFPA aguarda nomeação de Maneschy

Nas próximas 4 semanas deve sair a nomeação do reitor eleito da UFPA Carlos Maneschy.

PT costura unidade interna

Em recente encontro estadual as principais correntes petistas do estado costuraram uma ampla aliança interna buscando garantir a estabilidade partidária para enfrentar as negociações que precedem as eleições estaduais de 2010. Paulo Rocha, Zé Geraldo, Ganzer e Beto estão à frente deste processo.

O jantar de Jatene e a avaliação do gov. Ana

Segundo fontes bem informados, no recente jantar em homenagem a Simão Jantar na churrascaria rodeio, este condicionou sua candidatura ao governo, em 2010, à integral e uníssona união do PSDB em torno de seu nome. Jatene não admite prévias com Mário Couto.

Neste jantar Jatene teria comparado seu governo com o atual, presenteando-se com um amplo ativo em relação ao governo Ana Júlia.

De como evitando o golpe se pode refundar a UFPA

Flávio Sidrim Nassar


Se quisermos, o dia 30 de março de 2009 poderá vir a ser o dia da refundação da Universidade Federal do Pará.
O início da UFPA 2.0. Da UFPA Ubuntu, palavra de origem sul africana que significa "uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas", ou numa outra tradução "a crença no compartilhamento que conecta toda a humanidade". É por isso que um dos distribuidores de software livre baseados no Linux escolheu o nome Ubuntu para denominar o seu sistema operacional. A Comunidade Ubuntu ajuda-se mutuamente, não havendo distinção de novatos ou veteranos; a informação deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independentemente do nível de dificuldade.
Mas o que de tão importante aconteceu neste dia 30 de março?
Neste dia o CONSUN detonou definitivamente o golpe que se armava contra a autonomia da universidade.
Em ação previamente orquestrada conselheiros diretamente ligados ao Reitor apresentaram ao Conselho a proposta de mudar, depois do pleito, as regras previamente acordadas e aprovadas por unanimidade.
Apostavam em uma reunião tumultuada. O tumulto não veio e as manifestações contrárias à posição da administração foram demonstrando que os golpistas estavam perdidos. A pá de cal veio quando os sindicatos dos professores e dos servidores, juntamente com a representação estudantil, repudiaram o golpe.
Esperavam os golpistas um posicionamento sectário dos estudantes e sindicalistas, esperavam que apostassem no "quanto pior melhor" e que se retirassem da sala de votação quando tivessem que cumprir o ritual da votação uninominal. Contavam como certo que os "radicais" do PSOL e PSTU não manchariam suas bocas pronunciando o nome "Maneschy".
Quando chegou a hora da verdade o interesse universitário prevaleceu contra a minoria golpista. Foram 53 votos contra o golpe e 32 a favor.
As manifestações das entidades representativas da comunidade universitária demonstraram o compromisso destas com a democracia. As entidades haviam apresentado propostas diferentes de regimento eleitoral do que foi aprovado, e mesmo tendo sido elas derrotadas, se submeteram às regras acordadas e agora exigiam que elas fossem respeitadas.
Diferente do que presenciei várias vezes na história recente da UFPA, quando sindicalistas de resultados e estudantes oportunistas deixaram de lado as tradições libertárias de seus movimentos em troca de facilidades, o que vi no CONSUN foi uma demonstração de coerência.
O debate de como deve ser o processo de escolha dos dirigentes das IFES ainda não terminou. A legislação atual dá prevalência ao voto do professor em 70% o que é considerado exagerado por muitos.
A atual eleição veio demonstrar o quanto o modelo brasileiro de escolha dos dirigentes das IFES, com consulta direta à comunidade, tem que ser respeitado e aprimorado.
Nos últimos anos mudou profundamente o perfil do quadro docente. O professor comprometido com as causas sociais e coletivas, que aliava atividade intelectual com uma práxis política, foi sendo substituído pelo atual do padrão MEC-Capes-CNPQ que, a despeito da grande especialização e títulos, é muitas vezes analfabeto político, como definiu Brecht. Correndo atrás dos índices de produtividade exigidos pelo modelo atual "publish or perish" (publicar ou perecer) perde-se o compromisso crítico e exacerbam-se os egos e o individualismo. Neste universo a preservação do status quo é sempre uma tendência.
Nesta eleição ficou claro que a se a escolha do próximo dirigente da UFPA tivesse sido feita dentro do que a legislação atual prevê, prevaleceria a força da caneta e o resultado seria a manutenção da equipe atual.
A eleição direta, o debate, a participação, o controle social pela mídia, colocaram a roda a girar e este movimento possibilitou a manutenção da saúde civil da instituição contra a acomodação e a transferência burocrática do poder dentro do mesmo grupo.
É por isso que o 30 de março foi, em certo sentido, heróico.
Para ser coerente na presente análise é importante que se diga que alguns fatores anteriores ao processo eleitoral contribuíram para esta convergência de resultados: a postura belicosa do atual reitor em relação às entidades representativas da comunidade universitária; o fato de Maneschy não ser vinculado aos principais partidos políticos com interesse na Universidade; a maneira como foi encaminhada a política de redimensionamento do pessoal técnico.
Mas a realidade é resultado de "múltiplas determinações" e dependendo da forma como agimos os resultados podem variar.
Felizmente, aí a fortuna, o resultado favoreceu a "boa causa" da UFPA.
É por isso que se soubermos aproveitar este momento histórico, se assim o quisermos podemos refundar a UFPA.
Para isso seria necessário:
- Firmar um compromisso pela universidade pública, gratuita e de qualidade.
- Garantir que não haja ingerência da nova administração nos processos eleitorais internos de cada unidade acadêmica.
- Garantir que não haja ingerência da nova administração nos processos eleitorais internos das entidades representativas da comunidade universitária.
- Buscar um posicionamento suprapartidário focado nos interesses da universidade.
- Respeito à diversidade de idéias e posicionamentos políticos.
- Pacto contra a mediocridade: que os professores ensinem e pesquisem; que os estudantes estudem e aprendam e que os servidores cumpram com seus deveres no serviço público.
- Focar no papel histórico e no interesse social da instituição para além dos corporativismos.
- Que se coloque em ação um programa de mobilização cultural e de cidadania como forma de vencer a maré baixa da alienação e da superficialidade.