Posse na ALEPA: Jatene bota pressão

Com a posse no novo presidente da Alepa e o início da nova legislatura a administração pública entre em nova fase. Jatene, em discurso na abertura dos trabalhos legislativos, botou pressão total e denunciou que em janeiro a administração pública estadual teve déficit de 70 milhões de reais.


A cada semana aquilo que era previsto vai se confirmando, parece que um terremoto passou sobre o governo do Pará. Despesas não pagas chegam a 700 milhões. Será que Jatene levará até o fim as apurações e apresentará denúncias ao Ministério Público? A sociedade paraense agradeceria. Quem responderá? a ex-governadora, o seu secretariado e os chefes da administração indireta.

Bettina: P.Amorim chegou em tempo

Semana passada fui ao Hispital Bettina e encontrei a comunidade local muito mais feliz. As últimas mudanças naquele hospital com a posse do Dr. Paulo Amorim parece que diminuiu a tensão local. Planejamento participativo e estilo de gestão baseado na liderança é a marca que está se impondo neste hospital. Será que é desta fórmula que o HUJBB precisa?

HUJBB: na boca dos blogs

As enfermeiras estão botando a boca no mundo. Parece que a água está fervendo no maior hospital da UFPA. O baixo clero desta unidade de saúde, as enfermeiras e os terceirizados caminham para questionar profundamente o status kuo do hospital que entra e sai gestão e nada muda naquele hospital. O Maneschy está com uma banana quente nas mãos. Vamos acompanhar os próximos capítulos.

UEPA: Militantes já se organizam para a disputa

De acordo com informações que emanam da UEPA a reitora Marília não disputará a reeleição. Militantes ligados ao ex-vereador petista Bira Rogrigues já se organizam para disputar as eleições da UEPA a se realizar em 2012.

Será que os militantes petistas imaginam que o governador tucano nomearia um reitor petista? lembram do que o governo Ana fez com o reitor eleito Sílvio Gusmão?

Bira não quer a Secretaria Legislativa

Segundo informações bem balisadas o ex-deputado Bira Barbosa do PSDB não quer a Secretaria Legislativa. Na verdade Bira sonharia em ter uma vaga nos Tribunais de Contas.

O efeito Ana, os prefeitos e as eleições de 2012

O governo Ana Júlia provou que máquina e poder financeiro, por si só, não ganham eleição. Muitos prefeitos aprenderam esta lição e parece que estão convencidos de que são obras e serviços os maiores indutores de votos.

Neste momento, vários prefeitos estão contratando, com dois anos de antecedência, consultorias acadêmicas especializadas para realizar o diagnóstico da gestão municipal e da percepção popular em torno do seu mandato.


O objetivo principal destas iniciativas é corrigir os rumos da gestão e chegar em 2012 em condições de vencer o pleito.

De fato, a lição da catastrófica gestão Ana parece que está ajudando os prefeitos a pensarem em realizar boas gestões se quizerem manter-se na direção da política municipal.

Governo: quando a oposição perde votos

O deputado Edmilson anunciou na posse dos deputados que disputará com o PT o lugar de oposição ao governo Jatene. A questão é: Por que fazer oposição e como fazer oposição?


Normalmente faz-se oposição para apresentar projetos globais antagônicos e alternativos ao governo incumbente,em país, estado ou município, no caso de um Estado Federativo como o Brasil.


Mas quando disputa-se projetos. a oposição tende a ser propositiva, para cada projeto ou programa contestado, apresenta-se uma alternativa. Esta é a melhor forma de fazer oposição, pois assume ares de gabinete paralelo.

Mas esta é uma faca de dois gumes, pois se a proposta não for dotada de coerência e não dialogar com o eleitor mediano, a oposição caminhará para o isolamento político que redundará em isolamento eleitoral. Daí que propostas tresloucadas acabarão caindo no ridículo perante a sociedade.


Aqui no Brasil ainda não tive o prazer de assistir o embate entre governo e oposição propositiva. Normalmente a oposição é destrutiva, irresponsável e que aposta tudo na liquidação, pura e simples do governo de plantão. Daí acreditar que Edmilson tentará surfar no denuncismo e na contestação de projetos e propostas oriundas do governo. Vou esperar para ver se este tipo de tática política ainda tem apelo eleitoral...creio que não.


Quanto ao PT, agora mais maduro, creio que saberá fazer uma oposição mais responsável ao governo tucano e não se furtará em fazer acordos pontuais com o PSDB, e nem assim ficará com receio de perder sua identidade política.

Creio que com o amadurecimento do PT e com a vocação para o gueto da extrema esquerda, a democracia brasileira atingirá patamares mais altos de civilidade e formulação política. Estou torcendo para que surja uma direita assumida no Brasil e que, finalmente adira ao Estado de Direito Democrático.

Seduc: metamorfose Red

No polo da Seduc baseado no colégio Augusto Meira uma metamorfose ideológica acaba de acontecer. Red virou Yellow. A new yellow está dando as ordens na região. Carmen é o nome da metamorfa. Este fenômeno se repete no Paes de Carvalho.

Estado Pará: PSDB hegemoniza executivo e legislativo

A eleição de Manoel Pioneiro para a presidência da Assembléia Legislativa consolida a hegemonia do PSDB, neste biênio vindouro na política paraense. A variável que outorgou este poder inicial ao tucanato foi o fato de o PMDB não ter assumido, como partido, o apoio declarado a Jatene no segundo turno das disputas estaduais de 201o.


Neste sentido podemos concluir que a vacilação do PMDB em torno de um apoio explícito ao PSDB no segundo turno foi o responsável pela perda do controle do poder legislativo por este partido, poder este que controlou entre 2006-2010, sendo a mola propulsora do enorme desgaste conferido ao governo Ana Júlia no último ano de seu governo.


Podemos afirmar que foi o constrangimento de ordem extra-estadual que definiu esta posição vacilante do PMDB no Pará, no caso, pressão informal oriundas da candidatura Dilma.

Ao final, o PMDB percebeu a possível vitória de Jatene e acabou por ter uma ação dúbia, inclusive em relação à candidatura Dilma no estado, tanto no primeiro como no segundo turno. Esta postura tem rendido muitas especulações, inclusive a notícia que o PMDB estaria com baixo cacife para disputar os cargos federais no Pará.

Enfim, parece que o PMDB além de perder o controle sobre a ALEPA, poderá amargar perda de espaços federais no Pará. E fica a lição: quem tenta ganhar a partir de dois lados antagônicos pode amargar perdas de espaços.

ALEPA: Pioneiro é o presidente

O deputado Manoel Pioneiro foi eleito presidente da ALEPA , em chapa única. O presidencialismo de coalizão brasileiro possui a vara mágica de sempre juntar até 80% da Casa em favor dos governistas. Isto remedia a alta fragmentação parlamentar, mas torna altíssimo o custo da governabilidade.

Pioneiro tem tudo para mostrar a que veio. Eventual fracasso na condução da gestão seria o mesmo que perder para sí mesmo, como fez Ana Júlia à frente do executivo estadual.

ALEPA: Pioneiro deve ser eleito presidente

O PMDB fechou questão em torno do apoio à candidatura tucana de Manoel Pioneiro. Caso o PT venha a fechar com Pioneiro teremos uma Mesa Diretora com amplo respaldo na Casa, o que diminuirá a "pilha" na Casa no próximo período, tendo em vista que o PT promete uma oposição republicana, em qualquer circunstância.

apaziguar os funcionários da Casa, apreensivos com entrada de corpo estranho para administrá-los, é a primeira tarefa do novo presidente.

Na presidência da Casa , Pioneiro terá a oportunidade de mostrar qualidades que o venha diferenciar na atividade política-gerencial à frente da ALEPA. Do seu desempenho poderá ter um destino que venha ampliar suas aspirações políticas no estado, ou retornar a vida ordinária de um simples legislador.

ALEPA: Protestos na eleição da mesa diretora

Os funcionários da Casa devem protestar amanhã (01-012) no momento da eleição do presidente da ALEPA e da Mesa Diretora. É que os funcionários estão inconformados com a indicação do secretário legislativo e do procurador geral, fora dos quadros concursados da Casa.


Esta pernenga deve terminar nos tribunais, é que os regimentos e estatutos da Casa garantiriam estes espaços para funcionários de carreira, e todos os ex-presidentes da ALEPA, com rara execeção, sempre privilegiaram funcionários de carreira para estes cargos.

ALEPA: Ítalo na Procuradoria

O ex-deputado Ítalo Mácola deve ser convidado para ser o Procurador Geral da ALEPA.

ALEPA: Bira Barbosa na Secretaria Legislativa

O ex-deputado Bira Barbosa deverá ser convidado para ser o Secretário Legislativo da ALEPA.

ALEPA: Bira e Ítalo querem secretaria legislativa

Os ex deputados estaduais Bira Barbosa e Ítalo Mácola disputam a secretaria legislativa da ALEPA. Os funcionários da Casa estão prestes a ter uma crise de nervos: é que o presidente da Casa sempre reservou esta função para funcionários de carreira.

O secretário legislativo cuida mais da política interna da Casa e da gestão administrativa stricto sensu.

ALEPA: Em defesa da chapa única

O desejável é que o o próximo presidente da ALEPA seja eleito em chapa única. Por que afirmo este desejo para a engenharia política a ser realizada na Assembléia do Pará?


Porque a Casa é dos Deputados, como legítimo representante da DEMOS e como tal, seria saudável que todos os partidos estivessem representados na mesa diretora e nas comissões temáticas, proporcionalmente ao seu peso parlamentar.


Mais do que uma mera representação baseada no peso parlamentar, mais desejável ainda seria esperar que os deputados chegassem a um acordo programático para a divisão de cargos com o objetivo de que a Casa saisse mais fortalecida, afinal, a Assembléia não deve ser lócus de intransigência político-ideológica. A batalha se trava na sociedade civil e a partir do resultado eleitoral deve-se obedecer as regras do jogo com base na hegemonia do bloco parlamentar obtido a partir do resultado eleitoral.


A CASA é um local de debates públicos em favor do melhor interesse da população, as alianças programáticas e pontuais nas Casas Legislativas são totalmente congruentes com relações civilizadas de disputa do poder parlamentar e como tal da disputa pela produção legislativa.


Não entendo posições demarcatórias na eleição de uma mesa diretora. A oposição deve saber que sempre emergirá das eleições um bloco parlamentar majoritário alinhado ao novo governo, assim é no presidencialismo de coalizão brasileiro e assim será até que mudemos o desenho do sistema eleitoral e partidário deste país.

Estamos assistindo neste momento, no plano federal, a eleição da mesa diretora da Câmara do Deputados. Marco Maia do PT, vem recebendo o apoio declarado do PSDB. Por que o PT do Pará não apoiaria um candidato que emerge do PSDB?


O PT está fragilizado com a perda da prefeitura da capital e do governo do estado. Por que não faz uma boa negociação e melhora sua posição na distribuição de recursos legislativos?

Tragédia: uma queda evitável?

Como pode um prédio cair na sua 34a. lage? parece que o prédio foi implodido. Fato lamentável que acaba com vidas e elimina patrimônios. Quem errou? o projetista, o calculista ou houve algo de podre na composição do concreto? A sociedade espera inquérito rigoroso e que as causas da queda venham à tona. A construtora está no fio da navalha.