Pesquisa para governador em Belém: Jatene e Jáder empatados

Foram ouvidas 1436 pessoas, em todos os bairros de Belém, com uma margem de erro de 3% para mais ou para menos. Jatene aparece com 28%, Jáder com 27% e Ana Júlia com 11%. Amanhã darei mais detalhes da pesquisa. Falarei da metodologia da pesquisa, que utiliza uma tecnologia inovadora dentre os institutos de Belém. Se as eleições fosse hoje, Ana apoiaria Jáder no segundo turno contra Jatene.

Mestrado em Ciência Política

Hoje (05/11/2009) o site do Programa de Pós-graduação em Ciência Política- PPGCP publica a relação dos candidatos aprovados na prova escrita. Agora teremos a entrevista, análise curricular e a prova de inglês. Até o dia 26 de novembro teremos a lista dos 15 aprovados. O concurso começou com 40 candidatos, agora só restam 25.

Veja alista dos aprovados na prova escrita: http://www.ppgcp.ifch.ufpa.br/

Morte de Verequete: MARCIO MONTORIL ESCREVEU:

Algumas autoridades deveriam sentir vergonha ao se colocarem diante das câmeras para falar sobre o Mestre Verequete. A Prefeitura de Belém deveria ter vergonha ao escrever ou dedicar qualquer tipo de homenagem ao Mestre. Foi o governo atual que mandou cortar o benefício que lhe teriam concedido no passado. Uma miséria que talvez faça muita diferença nos cofres públicos. Pelo que ele deixou como contribuição para a nossa cultura, no mínimo ele deveria passar seus ultimos dias em um quarto com mais conforto. Coitado, sem aposentadoria e sem benefício, o que se podia esperar?
Verequete, assim como, outros, que sempre vestiram a camisa em favor do nosso estado, defendendo a nossa cultura de raiz, deveriam ter uma ajuda de custo para que tivessem uma velhice tranquila. Compositores desse porte deveriam ser mais respeitado pelas autoridades. Não podemos aceitar que qualquer político safadinho venha obter méritos com a morte de Verequete. Ainda bem que uma alma caridosa lembrou de fazer um filme em sua homenagem. Vá em paz,
Mestre Lucindo está lhe esperando, e com certeza, o lugar que vocês vão galgar é muito mais bonito do que qualquer outro para onde irão a laia de políticos incompetentes e demagogos.

Algumas autoridades deveriam sentir vergonha ao se colocarem diante das câmeras para falar s�?bre o Mestre Verequete. A Prefeitura de Belém deveria ter vergonha ao escrever ou dedicar qualquer tipo de homenagem ao Mestre. Foi o governo atual que mandou cortar o benefício que lhe teriam concedido no passado. Uma miséria que talvez faça muita diferença nos cofres públicos. Pelo que ele deixou como contribuição para a nossa cultura, no mínimo ele deveria passar seus ultimos dias em um quarto com mais conforto. Coitado, sem aposentadoria e sem benefício, o que se podia esperar?
Verequete, assim como, outros, que sempre vestiram a camisa em favor do nosso estado, defendendo a nossa cultura de raiz, deveriam ter uma ajuda de custo para que tivessem uma velhice tranquila. Compositores desse porte deveriam ser mais respeitado pelas autoridades. Não podemos aceitar que qualquer político safadinho venha obter méritos com a morte de Verequete. Ainda bem que uma alma caridosa lembrou de fazer um filme em sua homenagem. Vá em paz,
Mestre Lucindo está lhe esperando, e com certeza, o lugar que vocês vão galgar é muito mais bonito do que qualquer outro para onde irão a laia de políticos incompetentes e demagogos.

Lula diz que levará propostas ambiciosas a Copenhague

O presidente não deu detalhes sobre essas propostas e pediu aos mais ricos que também apresentem metas.
LONDRES - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 5, em Londres que o Brasil apresentará "propostas ambiciosas" na reunião sobre mudança climática da ONU, prevista para dezembro em Copenhague.


"Levaremos a Copenhague propostas ambiciosas e queremos pedir aos demais países, especialmente aos mais ricos, que façam o mesmo", disse Lula em um seminário sobre oportunidades de investimento no Brasil, no último dia de sua visita ao Reino Unido.

Lula não deu detalhes sobre essas propostas, enquanto o ministro da Fazenda, Guido Mantega, também presente na conferência, declarou à Agência Efe que o "Brasil está disposto a fazer propostas muito interessantes" para minimizar os efeitos da mudança climática.

Segundo Mantega, o Brasil levará a Copenhague uma proposta "muito sólida e eficiente" para as reduções de gases poluentes, mas quer que os outros países também "tenham o compromisso de fazer isso".

"O acordo é possível, mas tem que haver boa vontade, principalmente dos Estados Unidos e da China, que são os mais reticentes em fazer esforços nessa direção", ressaltou o ministro.

No campo do meio ambiente, Lula assegurou que a exploração do Pré-Sal não desviará o país das metas de consolidar sua matriz energética "como a mais limpa e renovável do planeta".

"Somos pioneiros e líderes mundiais na produção de biocombustíveis e queremos consolidar essa posição", afirmou o presidente brasileiro, que disse querer "aproveitar o potencial dessas fontes alternativas".

A Conferência de Mudança Climática das Nações Unidas, que acontecerá entre 7 e 18 de dezembro em Copenhague, procura conseguir um novo acordo mundial que substitua o Protocolo de Kioto, que expira em 2012.

Estadão on line.


R. Freire (PPS) descobre a pólvora

O presidente nacional do PPS afirma hoje no Estatadão com todas as letras: "governo Lula não é de esquerda". Esta afirmação peremptória parece de alguém que "descobriu a pólvora". Ora todos os analistas sabem que a plataforma colocada em prática no Brasil não é de esquerda, pela simples razão de que o governo não é do PT e nem de uma coalizão de esquerda. Este governo para tingir maioria parlamentar qualificada teve de ser ampliado, partindo da esquerda, passando pelo centro até chegar à direita ( PR, PTB, PP). O congresso nacional brasileiro possui em sua composição 70% de parlamentares de centro direita.

Os governos presidenciais no Brasil para tingirem estabilidade política mínima precisam ser ampliados e com esta decisão as plataformas políticas precisam ser negociadas e moderadas. Agora uma coisa podemos afirmar com toda a certeza hoje no Brasil. O governo Lula não é neoliberal, pelo contrário, está recuperando a capacidade de intervenção do Estado, tanto na economia como em áreas sociais. Agora uma coisa podemos afirmar, também com certeza: o PSDB hoje assume feição ultraliberal e o PPS é aliado preferencial dos tucanos.

Mensalão mineiro: relator do STF pede abertura de processo contra Azeredo

Segundo Joaquim Barbosa, há indícios de que verbas públicas teriam sido desviadas para campanha eleitoral


BRASÍLIA - Embora ainda não tenha concluído o seu voto, o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, recomendou nesta tarde desta quarta-feira a abertura de processo criminal contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ex-governador de Minas Gerais, por suposto crime de peculato na campanha à reeleição em 1998. A justificativa de Joaquim Barbosa é de que há indícios de que verbas públicas teriam sido desviadas para a campanha eleitoral.


A sessão de julgamento do pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que seja aberta ação penal contra Azeredo, acusado de ter cometido os crimes de peculato e de lavagem de dinheiro durante a campanha pela reeleição ao governo de Minas Gerais, em 1998, começou um pouco antes das 10 horas. A sessão foi interrompida para o almoço e foi retomada às 15 horas.

A expectativa é de que o julgamento não termine hoje.

Mariângela Gallucci, da Agência Estado

Aneel vai propor alteração bilateral para corrigir cobrança

Empresas não repassam para os consumidores os ganhos com o crescimento do mercado desde 2002
BRASÍLIA - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai propor uma alteração bilateral nos contratos de concessão das 64 distribuidoras de energia elétrica do País, para corrigir, daqui para a frente, a distorção dos atuais contratos, que fez com que, de 2002 para cá as empresas não repassassem para os consumidores os ganhos com o crescimento do mercado de consumo. O problema foi detectado pela própria Aneel, em 2007 e segundo o Tribunal de Contas da União, gerou prejuízos aos consumidores de R$ 1 bilhão por ano.

Na semana passada, a agência e o Ministério de Minas e Energia divergiram, durante audiência na CPI da Conta de Luz, na Câmara, quanto a melhor maneira de solucionar a questão. O diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, que defende a reedição de uma portaria interministerial para corrigir o problema, afirmou nesta quarta-feira, 4, que uma vez que não há consenso em torno da reedição, a agência vai tentar fazer uma alteração nos contratos.

A proposta será discutida nesta quinta-feira, às 10 horas, pela diretoria da Agência, que pretende abrir uma audiência pública para tratar do assunto com as empresas. "Como a mudança mexe em cláusula econômica no contrato, é preciso ter acordo com a empresa', disse Hubner. Ele ressaltou que essa audiência pública tratará de corrigir a distorção e fazer com que os ganhos de mercado sejam repassados às tarifas daqui para a frente.

Com relação às perdas consumadas para os consumidores, Hubner disse que é preciso discutir uma outra solução.

Leonardo Goy, da Agência Estado

Mudança no governo estadual: Suely seria a próxima

Para garantir uma saída honrosa para a secretária de desenvolvimento urbano o período de substituição na SEDURB seria no final de dezembro. O PMDB deverá ocupar este posto.

Trindade cai da SEFA

O prof. Raimundo Trindade caiu da SEFA. O motivo central teria sido a incapacidade em produzir iniciativas que façam a economia estadual reagir. Trindade é um dos ungidos pela turma que manda no governo (PMM do B). A situação deve estar "braba" mesma.

Governo Ana: especialista em notícias negativas

O jornal "amigão" de Ana o "Diário" acaba de alcunha-la de incompetente na gestão de recursos públicos. O jornal afirma que esta é a próxima bomba contra este governo que vem por aí. A turma palaciana vem se profissionalizando em produzir notícias negativas.

Palocci admite apoiar Ciro como candidato ao governo de SP

Candidatura é defendida pelo presidente Lula, mas não é bem vista por membros do PT no Estado

SÃO PAULO - O deputado federal Antonio Palocci (PT-SP), um dos nomes mais cotados do PT para disputar o governo de São Paulo, admitiu publicamente a possibilidade de que o partido apoie o deputado Ciro Gomes (PSB-SP) se ele decidir concorrer à sucessão estadual. "Ciro é um grande companheiro nosso, e se por alguma razão ele decidir desenvolver atividade aqui em São Paulo, vai ter em nós todo o companheirismo que merece. Mas ainda está muito cedo para discutir o assunto da candidatura", afirmou, ao participar do debate "Pré-sal e desenvolvimento sustentável: riscos e oportunidades para os brasileiros", organizado pelo Instituto Ethos, em São Paulo.

A candidatura de Ciro ao governo de São Paulo é defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas não é bem vista por membros do PT no Estado. Embora reafirme sua disposição para se candidatar à Presidência da República em 2010, Ciro transferiu o domicílio eleitoral para São Paulo no início do mês. A ex-prefeita Marta Suplicy, uma das principais lideranças do PT no Estado, reagiu de forma imediata e afirmou que "Ciro não tem a ver com São Paulo". Mais recentemente, depois que Lula enquadrou os petistas, os petistas mudaram o tom e passaram a admitir a possibilidade de apoiar Ciro. "Essa discussão está muito pré, no caso não sal", brincou Palocci, que acabava de deixar um debate sobre pré-sal.

Anne Warth, da Agência Estado

Produção industrial cresce em setembro pelo 9º mês seguido

Na comparação com o mesmo período de 2008, contudo, o desempenho do setor caiu 7,8%, aponta o IBGE


RIO - A produção industrial subiu 0,8% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, segundo divulgou nesta terça-feira, 3, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo das expectativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, de alta de 0,60% a 2,50%, com mediana de 1,50%. Na comparação com setembro do ano passado, contudo, a produção da indústria caiu 7,8%. Neste caso, as estimativas variavam de -8,00% a -5,60%, com mediana de -6,50%.

Principais responsáveis pela alta de 1,2% no mês de agosto, os bens de consumo duráveis registraram queda em setembro tanto na comparação com agosto (-1,1%) quanto na relação ante setembro do ano passado (-6,4%), acumulando recuo de 14,5% no ano e queda de 15,7% em 12 meses. Os bens de consumo semi e não duráveis também inverteram a tendência e apresentarem queda de 0,7% na produção ante o mês anterior e recuo de 3,9% ante igual mês do ano anterior, acumulando variação negativa de 2,9% no ano e de 2,5% em 12 meses.

Já a produção de bens de capital, que sinaliza o desempenho dos investimentos, aumentou 5,8% em setembro em comparação a agosto - ante leve alta de 0,4% em agosto frente a julho. Na comparação com setembro do ano passado, contudo, a produção de bens de capital registrou queda de 20,5%, acumulando um recuo de 22,7% em 2009 e queda de 16,6% em 12 meses.

A categoria de bens intermediários, por sua vez, registrou alta de 0,8% na produção de setembro ante agosto e queda de 7,5% em relação a um ano antes. Até setembro, a produção de bens intermediários acumula recuo de 13,5% em 2009 e de 12,4% nos últimos 12 meses.

No terceiro trimestre de 2009, a produção registrou alta de 4,1% ante o trimestre imediatamente anterior e queda de 8,3% ante o mesmo período de 2008. Até setembro, a produção acumula queda de 11,6% no ano e recuo de 10,3% nos últimos 12 meses.

O índice de média móvel trimestral da produção industrial, considerado o principal indicador de tendência, registrou alta de 1,4% no trimestre encerrado em setembro ante o terminado em agosto. O resultado mostra uma pequena aceleração em relação ao índice de média móvel trimestral apurado em agosto, quando ficou em 1,3%.

Jacqueline Farid, da Agência Estado

Candidato de oposição decide boicotar 2º turno no Afeganistão

Governo não atendeu as reivindicações de Abdullah Abdullah; eleitores foram convocados a não votar.

Abdullah não compareceu para dar detalhes sobre sua postura em relação ao segundo turnoCABUL - O candidato opositor e ex-chanceler Abdullah Abdullah não participará do segundo turno das eleições no Afeganistão, previsto para 7 de novembro, e pediu a seus seguidores que não votem, informou neste sábado, 31, um conselheiro de campanha.

"Decidimos evitar a participação nas eleições", disse o conselheiro, identificado como doutor Mehdi, que pediu aos eleitores de Abdullah que não votem. "Queremos que nossos seguidores fiquem em casa e não participem da votação, mas isso não significa violência", explicou.

Apesar da retirada do candidato e da convocação dos eleitores a não irem às urnas, o conselheiro insistiu em afirmar que a decisão não implica um "boicote".

Por enquanto, Abdullah não compareceu para dar detalhes sobre sua postura em relação ao segundo turno, no qual enfrentaria o atual presidente, Hamid Karzai.

No último dia 26, o líder opositor pediu ao governo afegão a demissão do chefe da Comissão Eleitoral (IEC), Azizullah Lodin, a suspensão de três ministros e a presença de representantes de sua equipe no segundo turno.

O ex-chanceler deu a Karzai o prazo de até este sábado para o cumprimento dessas condições, embora não tenha explicado o que fará caso não tenha sua exigências atendidas.

As autoridades deram sinal verde para que 20 mil membros de sua equipe sejam credenciados como interventores do processo eleitoral, como Abdullah tinha solicitado.

Estadão
Associated Press

Camelôs versus Dudu: LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Desde a notificação feita pela prefeitura de Belém em 14/10/09, que determinava a retirada imediata dos equipamentos (barracas) do perímetro entre a Rua Conselheiro Furtado e a Trav. Manoel Barata, os Trabalhadores Informais - camelôs têm vivido um drama terrorista.

Mediante este fato, os representantes das entidades dos trabalhadores do mercado informal – Sindicato e Associação – procuraram, no mesmo dia, a secretária de Urbanismo (Seurb) para melhores informações. Ao chegarem, não foram recebidos por ninguém. Porém, um assessor que se encontrava no local, marcou uma possível hora para o outro dia seguinte.

Os representantes acompanhados de boa parte dos trabalhadores chegaram bem cedo na esperança de falarem com o secretário – Sérgio Pimentel – o que não seria possível, segundo a informação da sua chefa de gabinete. Entretanto, o diretor Marcos Alvarez (Marcão) recebeu os representantes das entidades, informando que a notificação era uma “ação preventiva” para respaldo da Prefeitura, uma vez que estavam esperando chegar uma determinação judicial, resultado de um processo provocado pelo Complexo Shopping Iguatemy, identificado pelo Nº 2008. 1.108046-1 na 3º Vara da Fazenda daCapital.

Vale ressaltar que este diretor fez questão de dizer: “... estamos fazendo isso para depois os camelôs não falarem que a prefeitura não avisou... e não pense vocês que eu terei medo de entrar na área e limpar todas as barracas... Vou virar o ‘HULCK’...”Munidos dessa informação, os representantes e os trabalhadores se encaminharam para a câmara Municipal de Belém, onde foram recebidos pelos vereadores os quais ouviram os representantes (Ray, Raulino e Rubens) que se prontificaram a interceder a favor.

O vereador e ex-comandante da Guarda Municipal, Pio Netto, anunciou uma noticia nova: “... Liguei para o secretário Sérgio Pimentel e ele garante oito dias para os trabalhadores buscarem uma solução na esfera judicial...”. O fato é que não existe nenhuma movimentação no processo desde 31/07/09, quando a Juíza Titular – RISOLEIDI MARIA COSTA CUNHA - enviou um documento perguntando se o provocador do processo, Complexo Shopping Iguatemy, ainda tinha interesse em continuar o processo administrativo.

Este, até o presente momento nada tinha respondido. Os representantes e a categoria, municiados desta informação, retornaram a casa do Legislativo Municipal no dia 20/10/09, desta vez, as entidades foram recebidas pelo seu presidente, Walter Arbarge, junto aos demais vereadores da primeira reunião, os quais formam o campo de oposição a atual gestão de Duciomar dentro da Câmara.

Ele escutou dos ambulantes a razão pela qual estavam ali, e se predispôs a interceder junto ao seu “... amigo, Prefeito de Belém, Duciomar Costa...” a favor da causa, apesar de não depender dele (Walter Arbarge) a última palavra, falou que iria se empenhar para conseguir o sucesso do impasse e afirmou que até as 12:00 horas da quinta-feira (22/10/09), faria contato com as lideranças da categoria para que fossem comunicadas da posição do Prefeito.

No dia 21/10/09 as 08h30mim, os trabalhadores foram chamados na Casa do Povo, no gabinete do presidente Walter Arbarge, onde receberam a informação que o prefeito Duciomar Costa tinha compreendido e aceitado os argumentos dos trabalhadores apresentados pelo vereador “intercessor”.

Os argumentos foram são:
1. A ausência de uma liminar ou ordem judicial que determine a retirada dos ambulantes das vias públicas deixa sobre a responsabilidade única da prefeitura a decisão, uma vez que o executivo por meio da SECON é administradora desta questão;

2. A proposição de “PAZ” entre os Camelôs e a Prefeitura, ou seja, não haverá manifestações que cause transtorno para a população, assim como, concordamos em sair das calçadas em razão do desenvolvimento urbano e, principalmente, para beneficiar a população desta capital - transeuntes;

3. A importância do trabalho como meio de sobrevivência e alternativa de geração de renda e sustentabilidade familiar no que concerne a condições básicas de subsistência e DIGNIDADE DO CIDADÃO;

4. A construção de uma ilha de empreendedorismo em frente a Pátio Belém, com a desapropriação de dois casarões, dando condições de trabalho, venda e comércio;

5. A participação dos trabalhadores na elaboração do projeto de infra-estrutura e atrativos para as ilhas de empreendedorismo.Contudo, o Prefeito de Belém até que tem a boa vontade de não retirar os trabalhadores das vias publicas, antes de construir espaços para alocá-los, no entanto, ele é cobrado pelos seus apoiadores e colaboradores de campanha... Neste sentido, os “CAMELÔS” esperam ansiosos o desfecho da guerra de Titãs entre empresários lojistas e pretensões políticas de DUDU

. Sabemos que a qualquer momento pode ter uma sentença judicial determinado a retirada dos trabalhadores informais, ficando clara a força das elites paraenses nas esferas Executiva e Judiciária, para conseguir implementar suas vontades no contra quem se opõem “doa a quem doer”. Vamos esperar para ver aonde vai chegar os caprichos desta elite abrupta.

Ass. RUBENS CAMELÔ