Eleições 2010: a disputa e os números

Quer ver como os números ajudam a entender o segundo turno? Então veja aqui

Eleições no Pará: a enquete sobre a aliança com A. Gabriel

Realizamos durante sete dias uma enquete sobre o efeito da aliança política entre Ana Júlia e Almir Gabriel. Para 65% dos internautas, esta aliança não terá efeito eleitoral nenhum nas intenções de votos de Ana Júlia. Para 34% esta aliança ajudará na estratégia de reeleição de Ana. Veja os números ao lado.

Pará: em quais candidaturas se abrigam as oligarquias?

Jatene e Ana disputam as eleições. Quem as oligarquias estão apoiando? PP, PR, PTB, PMDB, DEM congregam 90% dos grupos oligárquicos do estado. A conclusão é óbvia. As duas candidaturas tem apoios destes partidos. Portanto, não tem santos nesta história.

Cavalo de Tróia: prefeito de Salinas teria aderido a Jatene

Os jornais deste domingo noticiam que o prefeito de Salinas (PT) teria aderido à candidatura Jatene. Como Jatene teve 2/3 dos votos em Salinas, e este prefeito bate recorde de rejeição no município, esta adesão pode ser caracterizada como um legítimo Cavalo de Tróia.

Pesquisa Destaq: Governistas tentam impugnar

O Instituto Destaq protocolou uma pesquisa estadual junto ao TRE. A estatística responsável, após pressão, renunciou como responsável por esta pesquisa, como num jogo combinado, a coligação governista entrou no TRE pedindo uma liminar suspensiva para barrar a divulgação desta pesquisa. A juiza deu 24 hs a este instituto para que o mesmo faça a defesa devida. Agora o Instituto Destaq tem 24 hs para contratar outro estatístico que seja credenciado no conselho profissional.

Governo do Pará: final de festa II

O que vem correndo a boca pequena nos arraiais governamentais é a devolução de 180 milhões aos cofres da união. Este dinheiro seria destinado à regularização fundiária. O recurso teria chegado próximo ao primeiro turno e foi imediatamente devolvido em direção ao governo federal. Seria política da terra arrasada que está em curso?

Governo do Pará: Final de festa?

Dizem que durante toda esta semana que passou houve intenso movimento no Centro Integrado de Governo- CIG. Em pauta, o pagamento de 70 milhões. Os fornecedores estavam famintos, mas foram obrigados a serem caridosos.

Eleições no Brasil: a esquerda caiu no pragmatismo desvairado

A experiência internacional européia dos partidos sociais democratas e trabalhistas no poder experimentou um caminho análogo. Todos os partidos transformaram-se progressivamente de partidos de massas em partidos de mobilização eleitoral. A luta pela transformação social se transmutou em luta pelo controle de parcela do poder de Estado, ou seja, governos e parlamentos.

O "envelhecimento" destes atores partidários redundou no cochilo frente à emergência de uma nova agenda pública, a partir da década de 1970, temas como: questões ambientais globais e locais, direitos humanos, liberdade de opção sexual, questões culturais, artísticas, ética na política, etc. Esta agenda passou "desapercebida" pelos partidos da esquerda tradicional.

Ancorados nesta nova agenda pública, não captadas pelos partidos, emergiu organizações da sociedade civil que canalizaram toda esta nova agenda sócio-ambiental- cultual, fazendo emergir o poderoso movimento do terceiro setor, que ao ganharem musculatura, testemunharam a mudança do papel dos partidos políticos para uma dimensão meramente relacionada à institucionalidade estatal.

No Brasil o PT conheceu a conquista de governos estaduais e federal e experimentou a mais fantástica alteração objetiva em sua forma de ver o mundo, na política e nas relações com o aparelho de Estado. Num curto espaço de tempo, de 15 anos, o PT trocou a negação total de alianças com partidos de centro e chegou a se aliar até com partidos da direita ideológica. As alianças pontuais dentro do congresso é compreensível, dado a alta taxa de frgamentação partidária no congresso. Mas transformar estas alianças dentro do parlamento em coligações eleitorais sem base programática, é puro oprtunismo político.

O PT vem se estatizando a passos largos, os movimentos sociais influenciados pelo PT, perderam seus principais quadros, que viraram parlamentares, assessores ou governantes. Enquanto isso, estes mesmos movimentos sociais, dirigidos por líderes poucos experimentados e despreparados foram progressivamente manietados pela direção política emanados dos governos.

O debate entre meios e fins ou entre filosofia e política foi esquecido. A adesão completa à institucionalidade do sistema eleitoral e partidário foi total. Em nome de conquistar governos e parlamentos adentrou-se no tortuoso caminho do financiamento de campanhas. Para não depender do empresariado, muitos governantes e parlamentares foram flagrados produzindo o famoso caixa 2. Muitos líderes renomados foram fulminados em escândalos públicos.

As lideranças partidárias cometem, a cada dia, pecados mortais contra a marca PT. Até com "inimigos" históricos e recentes aparecem abraçados no palanque eletrônico (TV), a exemplo do que ocorreu com Almir Gabriel no Pará, ou com Collor em Alagoas.

Assim o PT caiu no pragmatismo mais deslavado, abandonou seu compromisso histórico com uma ética republicana e se comporta eleitoralmente como os partidos tradicionais, pagando formiguinhas, bandeirolas e boca de urna.


Tenho dito.

Elites governantes no Brasil

Alguém acha que existe uma elite partidária republicana governante no Brasil? Parece-me que o Brasil para construir agentes republicanos para a gestão política do Estado depende enormemente de reformas institucionais de fundo como: reforma política que garanta voto em lista e financiamento público de campanha. Aprovação de leis mais duras contra o crime do colarinho branco, autonomia com a quebra de ingerência do poder executivo sobre os Tribunais de Contas e sobre o Ministério Público, democratização de acesso aos meios de comunicação.

Nenhuma reforma de fundo devemos esperar do congresso nacional, afinal políticos não mudarão estruturalmente, nem o sistema político e nem a legislação para a punição dos crimes de colarinho branco. Só uma constituinte exclusiva poderia cumprir este papel, ou a inserção profunda do judiciário nos grandes temas de reforma do sistema político brasileiro. Aí seria a completa judicialização da política.

PSDB e PT foi o que melhor o Brasil produziu em 190 anos de vida institucional. E que ninguém venha me dizer que existe polos revolucionários e polos conservadores neste embate. PSDB e PT, coadjuvados pelo PMDB, estão caminhando para se consolidarem estrategicamente em dois grandes partidos centristas na política brasileira, muito ao modelo de Republicanos e Democratas nos EUA. Quem viver, verá.

Deveremos esperar a seguinte gangorra nas próximas décadas. O PT entra no governo federal aprofunda os gastos sociais e desequilibra as finanças públicas. Aí entra o PSDB aplica remédios amargos, reequilibra estas finanças e perde o governo, logo em seguida. Aí entra novamente o PT e repete a sua história à frente do governo. Aí, vem de novo o PSDB.... Muito ao estilo de Trabalhistas e Conservadores no Reino Unido-UK e nos EUA. Tudo isso, se não vier uma "operação mãos limpas" no Brasil que venha a liquidar com as elites cleptocráticas, a exemplo do que ocorreu na Itália com o PSI e correlatos.

Não estou dizendo que o subsistema partidário estadual definirá, pelo contrário, exemplos como do PSB nas eleições de 2010 continuarão a ocorrer, ou que não surgirá um out sider na política nacional que venha a colocar em xeque a bi polarização centrípeta de PSDB e PT.

Esperamos que não surja no Brasil organizações guerrilheiras, especializadas em matar políticos corruptos, como ocorreu na Itália, na década de 1970. O antídoto contra soluções bárbaras são as transformações institucionais esperadas com o objetivo de dar uma racionalidade republicana ao Estado brasileiro e diminuir os custos da governabilidade.

Quem entrar apaixonadamente nesta clivagem centrípeta entre PT e PSDB, estará purgando no umbral errado.

Pesquisa no Pará: colocaram pra correr a estatística

O instituto destaq está realizando uma pesquisa de opinião pública protocolada no TRE. Esta pesquisa está sendo financiada pela Federação dos Metalúrgico. Pois bem, a estatística, responsável pela pesquisa, formalizou a retirada de seu nome da referida pesquisa depois que começou a ser pressionada por "forças invisíveis" e foi destratada em alguns blogs. Agora o Institutto Destaq está procurando outro estatístico. Detalhe: esta estatística foi DAS do atual governo.

O vôo da Fênix

O número da vôo da Fênix estadual é LVIIIXXX e em Belém é LIXXLI. A águia e a galinha, uma metáfora da condição humana - qualquer semelhança é mera coincidência.

Eleições presidenciais: o confronto na caminhada de Serra

Os programas eleitorais de ontem e de hoje devem se pautar em torno do confronto entre petistas e tucanos durante uma caminhada de Serra no Rio de Janeiro. Perito diz que Serra recebeu dois ataques, veja aqui. PT afirma que este é mais um factóide do PSDB na campanha, veja declaração de Dilma, aqui

Eleições 2010: como andam as pesquisas?

Quer ter uma visão global das pesquisas para o segunto turno das eleições no Brasil? Então clique aqui

COSANPA: termo aditivo em tempo de eleição.

Veja o termo aditivo assinado ontem entre a COSANPA e o consórcio sanear. Veja aqui

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate sai até dia 28-10

Até o dia 28 de outubro estaremos divulgando a terceira pesquisa LCP/Veritate/UFPA. Hoje teremos a terceira Oficina Eleitoral e a partir da tarde de hoje, a pesquisa estará sendo aplicada em todo o Pará. Quem estiver atrás ficará uma fera, quem estiver na frente se regozijará. Assim é o mundo conflituosos da política. Mas este é o território de estudo da Ciência Política, e nós adoramos viver neste mundo, é nosso habitat natural.

Debate RBA: O confronto entre Jatene e Ana Júlia

Ontem (21) foi realizado o debate da TV RBA entre os candidatos ao governo do Pará, Ana Júlia e Simão Jatene. O debate alternou momentos mornos e momentos quentíssimos. Quer ver a síntese deste debate? então clique aqui

Eleições presidenciais: Datafolha- Dilma abre 12 pontos.

Saiu mais uma pesquisa para as eleições presidenciais. Veja aqui

Laboratório de Ciência Política/UFPA faz Oficina.

Amanhã (22) as 12 hs teremos a terceira Oficina Eleitoral do Laboratório de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA. Na agenda a finalização da terceira pesquisa LCP/UFPA/Veritate.

RBA: Hoje (21) tem debate

Hoje tem um super confronto na TV RBA entre Jatene e Ana Júlia. O debate pode ser acompanhado pela internet, aqui

Eleições no Pará: Ana usando a máquina?

Ana Júlia está sendo investigada pelo Ministério Público pelo provável uso da máquina de governo durante a campanha eleitoral. Veja aqui

Eleições presidenciais: os escândalos da quebra do sigilo fiscal

Agora vem à tona: foi da luta interna do PSDB entre Aécio e Serra pela indicação presidencial que o PT herdou o dossiê "sigilo fiscal". E ao final o PT vinha pagando o pato sozinho. Agora sabemos que neste território não tem santo. Veja aqui

Eleições no Pará: Ana Júlia trocando seis por meia dúzia

Segundo o blog do jornalista Piteira, as mudanças operadas no comando da campanha de Ana Júlia, que trocou André Farias por seu ex-cunhado Maurílio Monteiro, está dando em nada. Veja aqui. A questão é simples, o coordenador de campanha teria de ter ampla receptividade das tendências internas do PT e dos partidos coligados, e a DS e seu núcleo duro, tem uma característica em comum: a arrogância política consubstanciada no mandonismo autocrático, típico dos despreparados que emergem, pela burocracia, em política. Segundo Piteira " a vaca está indo pro brejo".

Eleição presidencial: Dilma repudia agressão a Serra

Em São Paulo, Dilma repudia as agressões contra Serra no Rio. Veja aqui

Eleições presidenciais: Confronto entre apoiadores na passeata de Serra

Quer ver o confronto entre os apoiadores de Dilma e Serra em passeata de Serra, no Rio de Janeiro?: então clique aqui

As eleições e as pesquisas

Ontem foram divulgadas duas pesquisas: IBOPE e CNT/SENSUS. No IBOPE Dilma ganha por uma margem de 11 pontos e no CNT/CENSUS, Dilma ganha por uma diferença de 5 pontos. Qual está certa? Os dilmistas dirão a certa é o IBOPE e os Serristas dirão é a CNT/SENSUS.

As dificuldades em encontrar o mesmo resultado, em duas pesquisas, realizadas no mesmo período, encontra-se na metodologia da pesquisa, que normalmente, no Brasil, se faz por quotas e por aleatoriedade. Muitas vezes o coletor de dados, sem querer, comete enviesamento ao não distribuir os entrevistados de acordo com a orientação técnica correta. Por exemplo: um entrevistador precisa fazer 50 entrevistas em uma cidade. Este pode vir a coletar todos estes dados em um bairro industrial, totalmente dominado por um determinado candidato. O enviesamento será total. Aquela amostra, seguramente, não representará a opinião daquela cidade. E assim, vão ocorrendo o distanciamento entre o resultado da pesquisa e a opinião real do eleitorado.

Eleições no Pará: Hoje tem debate na RBA

Hoje, a partir das 22 hs na RBA, canal 13 tem mais um debate entre Jatene e Ana Júlia. Um debate esclarecedor tem de ter três momentos: Projetos de médio longo alcance, Programa de governo que articule ações de curto e médio alcance e o confronto de coerência entre os candidatos. Aqui os candidatos devem comparar suas obras, serviços e ações republicanas. Nos debates, aqui no Pará, os candidatos tem se restringido a prestar contas de seus quadriênios à frente do governo e a realizar as desconstruções, um do outro. Quem perde é o eleitorado.

A organização do debate, por exemplo, deveria construir um bloco de debates somente sobre projetos estratégicos que devem ser articulados por ações de curto e médio prazo, exemplo: Qual a sua proposta para o crescimento econômico e o desenvolvimento municipal a partir de ações de infra-estrutura econômico-ambientais, sociais e sanitárias dirigidas às microrregiões.

IBOPE: Dilma 56% Serra 44%

Quer ver a última pesquisa do IBOPE para a disputa presidencial? então clique aqui

CNT/SENSUS: Dilma 52.8% Serra 47.2%

Quer ver a última pesquisa CNT/SENSUS para presidente? Clique aqui

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate sai dia 28-10

Nova rodada de pesquisa do Laboratório de Ciência Política da UFPA/Veritate será protocolada até o dia 22/10 e será divulgada até o dia 28 de outubro. Quem estiver atrás nas pesquisa vai "chiar", provavelmente teremos manifestos amarelos ou vermelhos. Nós sabemos que pesquisas eleitorais sempre agradarão uns e desagradarão outros. Mas o território de estudo da Ciência Política é este, e dele não fugiremos. Continuaremos a formar nossos mestrandos.

Eleições presidenciais: Professores universitários contra Serra

Quer ver o super manifesto dos professores universitários contra o presidenciável José Serra? Veja aqui

Eu e meus tropeços ortográficos:

Caros, normalmente meus textos são feitos de supetão e escritos instantaneamente. Muitas vezes só vou ver meus tropeços algumas horas depois. Tem momentos que produzo textos que exigem raciocínio complexo, em poucos minutos e sem revisão. Muitas vezes o autor não enxerga logo seus erros, porque o pensamento é mais forte do que a percepção visual, e este não consegue ver, logo, os seus erros. Quando produzo textos científicos, sempre os submeto à uma revisão por profissionais da área.

A estratégia correta seria produzir o texto, deixá-lo no forno por algumas horas, revisá-lo e só então publicá-lo. Mas aí perderíamos o tesão em atuar em blog. Prefiro errar do que não postar instantaneamente.

Eleições no Pará: As abstenções do segundo turno

Os partidários de Ana Júlia apostam no super feriadão para que diminua a votação em Jatene no segundo turno. Explico, 28 é quinta, dia do funcionalismo público, 29 é sexta (enforcada) , 30 é sábado, 31 é domingo (dia das eleições), dia 02 de novembro(terça) é feriado, e dia 01 seria enforcado. Seriam seis dias de lazer. A classe média da região metropolitana optaria pelos balneários, cuja abstenção beneficiaria a candidata Ana Júlia.


Por outro lado, tem os cálculos da turma de Jatene. Explico, Oitotocentos candidatos a deputados não estão mais garimpando votos. Quem operou com estrutura monumental no primeiro turno? respondo: os candidatos da base governista pró Ana Júlia. Como mais de 700 não se elegeram e estão desmotivados e endividados, estes não estarão garimpando votos, como ocorreu no primeiro turno. Então tendencialmente teremos o aumento das abstenções em todo os estado, principalmente nas zonas rurais e nas distantes comunidades marítimas. Quem perderia mais? Respondo: Ana Júlia.

Sucessão no Pará: Campanha petista parada em Santarém?

A campanha de Ana Júlia estaria muito fraca em Santarém devido à depressão pós eleitoral de Carlos Martins e da paralisia política da prefeita Maria do Carmo. Veja aqui

Eleições no Pará: Lula e Temer conversam com Jáder sobre Ana Júlia

O presidente Lula e o candidato a vice de Dilma, Michel Temer tentaram convencer Jáder a vestir a camisa de Ana Júlia no segundo turno no Pará. Quem nos conta é o deputado Parsifal, veja aqui

Secessão Presidencal: Tucanos xingam Vox Populi

Os tucanos estão atacando ferozmente a última pesquisa de intenções de votos para presidente, divulgada pelo Instituto Vox Populi, que coloca Dilma 12 pontos à frente de Serra. Veja os ataques aqui. Pesquisa certa é aquela que favorece o nosso candidato.

Sucessão no Pará: Debate na RBA amanhã (21)

Amanhã, quinta (21) teremos aquele que provavelmente será um dos mais sangrento debates destas eleições. Ana Júlia partirá pra cima de Jatene tentando nocauteá-lo. Teremos, talvez, um dos debates mais comentados dos últimos tempos. Jatene tem todas as armas para quebar Ana Júlia, mas não interessa para quem lidera com grande margem de intenções de votos partir para a baixaria. Mas com certeza Jatene dispará, periodicamente, verdadeiras bazucadas contra um governo campeão de escândalos.


Fica difícil para Ana antenar os tele-espectadores com fatos acontecidos no governo Jatene entre 200-2006. De fato, tudo conspira contra quem está super mal avaliado. Quem planta ventos colhe tempestade.

Sucessão Presidencial: Serra diz que trabalhará com Cabral

O presidenciável do PSDB, em campanha pelo Rio, afirma, ao lado de Gabeira, que se eleito trabalhará com Cabral. Veja aqui

Sucessão Presidencial: Chico e Niemayer apoiam Dilma

Chico Buarque e Oscar Niemayer lideram atos de artistas e intelectuais em apoio a Dilma. Veja aqui

Sucessão no Pará: o que prende Ana em baixo?

O que vem determinando a baixa cotação de Ana Júlia nestas eleições é a alta rejeição popular. Venho fazendo este diagnóstico há 36 meses. É só retroagir neste Blog e no meu twitter que vocês encontrarão meus alertas. Não adianta procurar culpados fora deste contexto. Ana só cresceria se reduzisse a rejeição. Os estrategistas até que vem tentando, mas atiram para o lado errado. Acham que podem fazê-la crescer atirando em jatene. Santa ignorância teórica. É isto que dá colocar marqueteiro para formular estratégias políticas. É a direção política da campanha com sua assessoria especializada é quem dá os rumos a seguir. O Marqueteiro embala o produto e estabeleça as diretrizes para a venda no mercado eleitoral.

Na campanha do Mário em 2008, eu e o Bob Belps, ajudamos a elevar este candidato em 30 dias, de 6% para 18%, apontando as estratégias de ruas e de mídia. Mário só não passou ao segundo turno porque a diretrizes de criar rejeição em Priante nos últimos 15 dias de campanha não foi obedecida. Lembremos, Mário e Priante chegaram empatados na vésperas das eleições de 2008, e nós já havíamos detectados este fato há 15 dias. Temos parecer escrito a este respeito.

Sucessão no Pará: Por que o barco de Jatene transborda?

Porque os Deputados são por natureza governistas. O desenho institucional do sistema político brasileiro faz com que o executivo tutele orçamentariamente o legislativo. Este desenho permite que os governos eleitos construam maiorias parlamentares. Só governos ingênuos e inexperientes perdem maiorias parlamentares, como aconteceu com o governo em ocaso, sob a batuta dos menimos sectários da OCDP.


OCDP: Organização Comunista Democracia Proletária, grupo marxista revolucionário que existiu no Pará até meados da década de oitenta e tinha como dirigentes os rapazes que hoje dirigem o núcleo duro do governo Ana Júlia (Maurílio, Marcílio, Puty e Botelho). Os conhecí quando estes entraram na UFPA e foram fazer movimento estudantil e eu militava nos movimentos sindicais e na CUT.

Sucessão no Pará: Bengtson vai de Jatene

O deputado Federal eleito pelo PTB, Josué Bengtson, eleito pela coligação petista, decidiu apoiar Jatene neste segundo turno.

Sucessão no Pará: Zequinha Marinho vai de Jatene

O Deputado Federal reeleito na coligação petista Zequinha Marinho vai de Jatene neste segundo turno. Zequinha se queixa do abandono pelo governo no primeiro turno além dos ataques que Puty teria feito em seu território, através das tentativas de aliciamento de lideranças evangélicas.

Sucessão no Pará: Verdes rachados

Enquanto Zé Carlos Lima e sua executiva estadual declaram apoio a Ana Júlia, 21 Diretórios Municipais acompanham Jatene. Zé Carlos Lima já teria avisado: Quem desobedecer a ordem da direção partidária poderá ver o Diretório sumariamente dissolvido, pois todos seriam provisórios. Não esqueçamos, Zé Carlos foi Chefe da Casa Civil de Jatene entre 2002 e 2006.

Sucessão no Pará: Juvenil vai de Jatene

Ontem (19) o ex- candidato a governador Domingos Juvenil anunciou seu apoio a Jatene no segundo turno. Juvenil, Priante, Asdrúbal, Wlad e cia já embarcaram na nau tucana.

O analista e o governo de plantão

Muitos internautas querem uma posição mais imparcial de minha parte. Eles acham que estou tucanando. Meus caros, voces não percebem, mas estou sendo pouco crítico com o governo de plantão. Voces lembram de quantos escândalos este governo produziu? pelo menos "meia dúzia": assessoria da beleza, namorado assessor aéreo, abaetetuba, AGE, Kit escolar, SESPA, devolução de milhões em recursos federais por incapacidade em gastá-lo, bastante denunciado por Jordy. Doação de patrulha mecanizada para Afuá, que é só ponte de madeira, Bebês da Santa Casa, O caso Ofhir Loyola, os convênios com o hospital de Sefer, os 20 milhões para alocar 450 carros- 1.0- para a polícia, a intervenção na UEPA e os cacetetes no lombo dos professores do estado. E por aí vai.

Caso eu estivesse jogando pesado contra Ana Júlia, eu produziria uma matéria por dia sobre estes temas. Creio até que, como analista, estou deixando de cumprir meu papel de ser um ombusdman da sociedade parauara. Estou sendo parcimonioso com este governo.

Caros, não é o Jatene quem está ganhando, é a Ana Júlia quem está entregando este governo de bandeja, por pura incompetência política e administrativa. Logo eu, que dediquei os melhores anos de minha juventude para construir o projeto PT. Esta ação vergonhosa em esquecer a história para anistiar o Almir, foi o fim da picada. Coitado dos 80% do PT, passando por este constrangimento frente aos demandos perpetrado pela DS/PMM do B.

Detalhe: nunca achei o A.Gabriel assassino, quem assim o chamou foi a Ana Júlia e o PT. A lembrança que tenho do A. Gabriel, é ele, dentro do HUJBB, salvando comunistas das garras da Ditadura de 1964, a exemplo do que fez para ajudar o Capí. Também acho o A. Gabriel um realizador, quando à frente do governo do Pará.

19/10/2010: Serra e Dilma e o duelo continua

Nesta manhã continuou o duro debate entre Serra e Dilma. Desta feita o confronto se deu nas emissoras radiofônicas. Veja aqui

Segundo turno nos estados: como andam as pesquisas?

Quer ver como andam as pesquisas de intenção de voto nos estados, neste segundo turno? então clique aqui

Eleição presidencial: Dilma- 51 Serra- 39

Quer ver a nova pesquisa Vox Populi sobre a disputa presidencial? então clique aqui

Debate Record: Um grande confronto

O debate de ontem à noite na TV Record representou um duro confronto entre Ana Júlia e Simão Jatene. Um dos momentos mais tensos aconteceu quando a jornalista da Record perguntou a Ana sobre o seu mais novo aliado, o ex-governador Almir Gabriel, se referindo a dois episódios: Eldorado de Carajás, onde esta havia chamado Almir de Assassino e sobre a privatização da Celpa. Ana Júlia, com a cara mais lavada possível, disse que continuava com sua visão crítica sobre estes epísódios, mas rasgou elogios a Almir Gabriel, porque este fez muitas obras no Estado.

Mas nós assitimos todos os dias Ana Júlia secundarizando governos que tem suas marcas estatuídas sobre grandes obras, e afirma e reafirma, que seu governo investe, prioritariamente em pessoas. Talvez porque Ana Júlia não tenha grandes obras no Estado, com exceção dos viadutos e do prolongamento da avenida Independência.

É...são coisas da política...do vale tudo.

Debate Record: Jatene pergunta a Ana sobre o combate à pobreza no Pará

A senhora fala muito que investe nos mais pobres: fale-me da redução da pobreza no Pará nos últimos 4 anos.

R- Ana danou-se a falar do Bolsa Trabalho, do Navega Pará, como instrumento de capacitação de jovens, do investimento em 11 mil famílias de produtores rurais e, etc.

Jatene fulminou: de acordo com os dados do Instituto de Pesquisa Econômico Aplicado (IPEA), do governo Federal, enquanto o Brasil vem reduzindo a pobreza, aqui no Pará, entre 2008 e 2009 a pobreza aumentou.

Debate Record: Ana perguntou a Jatene sobre sua política de segurança.

R- Jatene respondeu. Minha política de segurança vai funcionar, ao contrário das suas, que não funcionam. Falou do braço forte do Estado combinado com políticas de inclusão social.

Ana retrucou, que as propostas de Jatene são cópias das suas. Falou das iniciativas implantadas pelo Ministério da Justiça em bairros como a Terra Firme.

Debate Record: Jatene pergunta a Ana Júlia sobre os Kits Escolares

A senhora se propôs a implantar no Pará a compra de Kits escolar. A senhora pode me falar como se deu este processo? Por que foi uma empresa de publicidade que fez estas vendas?

R- Ana falou que implantou este programa no Pará. Falou dos benefícios para as famílias. Reafirmou a legalidade do processo.

Jatene arrematou. Esta é uma boa idéia que foi mal executada. Não basta ser uma boa idéia, tem de ser feita de acordo com a legalidade. Sua secretária está com os bens indisponíveis, a partir de denúncia do Ministério Público Federal.

Ana em tréplica, acusou Jatene por estar respondendo processo no STF, por abuso de poder econômico/ administrativo do estado, nas eleições de 2002.

Debate Record:Ana perguntou a Jatene pela funcionária que dá uma entrevista, no programa eleitoral deste, falando mal da UPA-Altamira

R- Jatene não se ateve a responder sobre a dita entrevistada e reafirmou que Ana Júlia utilizou uma unidade de saúde construída por ele (Jatene), que foi dividido em dois, onde foi implantado o IML de um lado e a UPA, no outro lado. Jatene indagou: como a senhora fala em fazer 42 UPAS, se fez, pela metade, apenas uma em 4 anos?

Ana então informou, que a entrevistada teria sido uma "funcionária" de Jatene na região, durante seu governo (2002-2006), e que esta, estaria sendo processada na Justiça Federal por desvio de 1 milhão de reais.

Jatene, criticou Ana por dizer que a funcionária seria "sua", disse que a mesma era funcionária pública, e o bate boca ficou por aí.

Debate Record: Jatene pergunta: A senhora fala muito em investimento em saúde pelo governo Lula no Pará, fale-me deles.

R- Ana começou a falar da construção da Nova Santa Casa, das 18 UPAS em licitação, do Programa Saúde da Família e assim por diante.

Jatene arrematou: O Pará foi o estado que ficou em último lugar do Brasil em repasse de recursos do SUS.
Ana atônita, retrucou: no seu governo foi repassado em torno de 3 bilhões e no meu governo recebemos 5 bilhões.

Jatene finalizou: governadora, não confunda investimento com verbas de custeios. Estes valores que a senhora fala estão relacionados ao pagamento de pessoal e manutenção do funcionamento da máquina. A senhora recebeu de investimento, nestes 4 anos, tão somente 184 milhões.

Debate Record: Ana Pergunta ao Jatene por que este faltou na reunião com o presidente Lula para ir pescar, em uma área de proteção ambiental.

R- Jatene: respondeu que a informação de Ana estava errada. Porque primeiro este decidiu não ir a reunião com o Presidente, só depois decidiu ir pescar. Jatene informou que soube antecipadamente que esta reunião estava articulada para que fosse aprovada a Super Zona Franca da região norte, mas que excluía o Pará. E, sua falta teria sido um mecanismo que visava negar aval a esta iniciativa. Depois, segundo Jatene, foi articulado uma nova proposta com a presença do Pará nesta Super Zona Franca, que até hoje não saiu do papel.

Eleições 2010: como se usa a máquina administrativa

A denúncia é pública, está na coluna Repórter 70 de Hoje(19). Tentarei registrar ao máximo, neste segundo turno, como assessores DAS, funcionários temporários são "convidados" a sair no horário do trabalho para fazer campanha. Afinal, dentro de minhas hipótese a serem testadas, esta variável influenciaria no resultado final de uma eleição. A máquina de governo estaria operando a todo vapor. Veja aqui

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate e a opinião da Prof. Edilza Fontes

Após ler as críticas da Prof. Edilza Fontes em seu blog, veja aqui. Dou esclarecimentos francos e objetivos.


1- A pesquisa LCP/UFPA/Veritate , faz parte de um planejamento acadêmico iniciado em 2008. Em 2009 tivemos o projeto Observatório Eleitoral, aprovado na FAPESPA, e está em plena execução nestas eleições.

2- A pesquisa acertou na votação dos candidatos Jatene, Juvenil, F.Carneiro e Cléber. Nossos números não bateram com a votação da candidata Ana Júlia. Ana obteve 33% dos votos e nossa pesquisa lhe atribuiu 24%. Veja aqui

3- Só existem três razões para explicar estes 9% de diferença entre a previsão da pesquisa para a votação da Ana e o resultado eleitoral: 1- Foi "erro" como quer Edilza e o manifesto Chapa Branca, 2- Foi má fé contra Ana, como querem os governistas apaixonados, e 3- Houve intervenção de variáveis intervenientes, como: Máquina partidária militante, Ação da máquina administrativa, a exemplo das inaugurações na semana das eleições, como ocorreu com o prolongamento da avenida Independência, e a utilização de boca de urna paga, como se proliferou pelo Pará no dia das eleições.

Como nos dias 29 e 30 de setembro a pesquisa do IBOPE não detectou nenhuma onda vermelha varrendo o Pará. Então, não podemos supor que Ana vinha crescendo, e as pesquisas teriam errado ao não detectar esta onda Anista no estado.

Nós do Laboratório em CP da UFPA, não teríamos nenhum problema em admitir erros na condução da pesquisa, afinal esta é uma atividade teórico-prática que está em curso, com finalidade acadêmica.


Lamentamos profundamente o Manifesto Chapa Branca, veja aqui, divulgado no Blog da Prof. Edilza, e comandado por notórios DAS's do governo Ana Júlia. A exemplo dos comandantes da FAPESPA, IDESP, PRODEPA, SEDECT e seus assessores. Estes docentes da UFPA cometeram erros imperdoáveis contra os dogmas da Autonomia universitária, frente aos partidos e ao Estado, senão vejamos: Cometeram com este ato subserviente, ataques: à Autonomia Acadêmico-Pedagógica, Autonomia Político- Administrativa das unidades autônomas da Universidade e ataque à livre produção de conhecimento.

Jamais imaginei assitir, professores que se auto proclamam de esquerda, assumirem este papel subserviente, frente às ordens do PMM do B/DS, emanadas da SEDECT. São por causa deste tipo de comportamento que a Rússia e o Leste Europeu terminaram do que jeito que conhecemos historicamente.

Continuaremos com nossas pesquisas em curso.

PT/PSDB: aproximação e diferenças entre dois democratas

Quer conhecer algumas razões para você não entrar em confronto fraticida na disputa entre PT e PSDB? então veja as aproximações e diferenças que eu pontuei entre estas duas agremiações políticas. Veja aqui

governo Ana Júlia: fábrica de escândalos

Quer saber os motivos que vem animando a nova crise na Secretaria de Saúde do governo Ana Júlia? clique aqui

Candidatura Dilma: nova dor de cabeça

Quer ver a nova dor de cabeça da candidata Dilma? então clique aqui

Debate presidencial: as acusações mútuas

O debate da Rede TV/Folha foi meio morno e meio quente. Nos momentos quentes Serra e Dilma tiveram que procurar se afastar de ex- assessores. Veja aqui

Debate para governador: hoje tem debate na Record

Hoje (18) tem debate para governador do Pará. Será na TV Record.

Debate da Rede TV/Folha: Dilma melhora progressivamente

A cada debate Dilma melhora seu desempenho. Serra já é um escolado em debates e sabe surfar até em onda desfavorável. Creio que o ponto fraco de Serra é a questão estatização/privatização, investimentos nas universidades públicas e política salarial para o funcionalismo.

Dilma não sabe como enfrentar a questão da privatizaçãop da Telebrás/Embratel. Dilma não tem sabido enfrentar, também, a questão do combate ao tráfico de drogas a partir das fronteiras.

Serra é muito bom nos debates. Dilma evolui a cada confronto.

Debate presidencial hoje(17) as 20 hs: Debate duro deve marcar encontro de Serra e Dilma

Analistas esperam debate duro entre Serra e Dilma hoje à noite (17), as 20 hs, na Rede TV, canal 47. Veja reportagem aqui

Eleições presidenciais: PV e Marina declaram neutralidade

Após reunião nacional PV e Marina declaram neutralidade no segundo turno. As lideranças mais expressivas do PV carioca e Paulista queriam apoiar Serra e Marina tendia para o PT, a solução foi tancrediana. A maioria do eleitorado de Marina já está com Serra.Veja reportagem aqui

Eleições no Pará: Jáder libera PMDB que segue Jatene

Segundo o líder do PMDB na ALEPA Parsifal Pontes, após o presidente do PMDB/Pará Jáder Barbalho liberar o PMDB para apoiar livremente Jatene ou Ana, 95% do partido seguirá Jatene, esta é a informação passada por Parsifal, veja aqui

Eleições parlamentares 2010: eleitor não lembra em quem votou

Passado menos de 30 dias da última eleição, 30% do eleitorado já não lembra o nome do deputado em que votou. Esta é uma das consequências do voto proporcional com lista aberta. Sem dúvida, é o poder econômico a variável central na formação dos parlamentos brasileiro. Veja a reportagem aqui

Em debate presidencial, hoje, Serra defenderá efeitos das privatizações

Hoje à noite (17) , às 20 hs, teremos debate presidencial na Rede TV, canal 47. Serra defenderá os efeitos postitivos da privatrizações de FHC. Veja aqui

Eleições 2010: as últimas pesquisas

Quer ver como andam as pesquisas pelo Brasil? então clique aqui

Pesquisa IBOPE/Liberal e o manifesto chapa branca

Será que os professores da UFPA que são DAS do governo Ana Júlia, farão um manifesto contra a pesquisa do IBOPE que deu vantagem de 20 pontos de Jatene sobre Ana Júlia, a exemplo do que fizeram contra a pesquisa do Laboratório de Ciência Política da UFPA?

Dica aos professores chapa branca:

1- A pesquisa do IBOPE, normalmente distribui as entrevista de forma igualitária entre todos os municípios pesquisados, independente do número de eleitores.

2- A pesquisa do IBOPE; muitas vezes não informa, ao TRE, os municípios pesquisados.

3- 812 entrevistas não dá margem de erro de 3%, mas 3,4%.


Sugiro uma crítica estatística, em nível super-complexo sobre as técnicas estatísticas já consagradas. Ahhh, escolham outros docentes, pois estes que assinaram o manifesto chapa branca e que disseram que trabalham com métodos estatísticos, não é verdade, fui ver os currículos Lattes, e 99,9% deles, não trabalham em suas pesquisas, com métodos estatísticos.


Estou esperando um super manifesto - chapa branca- contra a pesquisa do IBOPE.

Pesquisa IBOPE: Serra e Dilma empatados no Pará

Segundo a pesquisa IBOPE/Liberal a competição presidencial está empatada no Pará. Dilma 47% e Serra 46%.

Pesquisa IBOPE: Jatene transversaliza todos os níveis educacionais

De acordo com a pesquisa IBOPE/Liberal o candidato Jatene é votado, majoritariamente por eleitores desde os que são analfabetos até os graduados.

Pesquisa IBOPE: Jatene vence em todas as faixas etárias

De acordo com a pesquisa IBOPE/Liberal Jatene vence em todas as faixas etárias, dos 16 aos 70 anos.

Pesquisa IBOPE: Jatene vence em todas as mesorregiões

De acordo com a pesquisa IBOPE/Liberal Jatene vence nas mesorregiões: Nordeste, Marajó, Baixo Amazonas, Oeste, Sudeste e sudoeste do Pará. Ou seja, em todas.

Pesquisa IBOPE: Jatene transversaliza todos os níveis de renda

De acordo com a pesquisa IBOPE/Liberal o candidato Jatene lidera em todos os segmentos de renda familiar. Jatene está sendo votados por ricos e pobres.

Pesquisa IBOPE: 84% não mudariam mais seu voto

Segundo a pesquisa IBOPE/Liberal, 84% dos eleitores não mudariam mais seu voto. Somente 10% se mostraram dispostos a mudar de candidato.

Pesquisa IBOPE: 20 pontos de diferença.

Na pesquisa IBOPE/Liberal divulgada ontem (16) mostrra uma diferença de 20 pontos ou aproximadamente 750 mil votos, se levarmos em conta os votos válidos do primeiro turno. Ou seja, além da vantagem de quase 500 mil votos do primeiro turno, Jatene cresceu mais 250 mil votos.

Pesquisa do IBOPE: rejeição escondida

Na pesquisa divulgada ontem (16) O LIberal não divulga o índice de rejeição dos candidatos, por que? é aquela clássica pergunta: em quem voce não votaria de jeito nenhum?

Eleições presidenciais: hoje tem debate na TV

Hoje, domingo (17) tem debate presidencial na Rede TV canal 47. Veja aqui