O "esquecimento" do dia da Pátria

Pátria significa a fusão entre a nacionalidade e o território. Esta energia subjetiva que liga as pessoas de um território entre sí formando um povo chama-se nação. Esta subjetividade é construida a partir da língua, religiões, história passada e presente, momentos felizes e infelizes, tradições culturais, esporte e literatura. Nosso país só atingiu este estágio no decorrer da guerra do Paraguai, segundo José Murilo de Carvalho, que é hoje o maior estudioso brasileiro do tema nacionalidade e cidadania.

Quando um povo atinge o estágio de nação, está construido um poderoso pressuposto contra propostas seccionistas, que significa a tentativa de partilha do território nacional, como foi tentado por S.Paulo durante a revolução constitucionalista de 1932.

Nos EUA o 4 de julho faz parte de uma política pública nacional. Aqui no Brasil, como os militares assumiram como "donos exclusivos" do patriotismo brasileiro durante a ditadura militar de 1964 os civis que lutaram pela redemocratização, esqueceram de retomar o patriotismo em moldes democráticos. O bebê foi jogado fora junto com a água suja.

Lembro que quando estudante do primeiro e segundo graus todos aprendiam o hino nacional, como uma prática cotidiana da escola. Hoje o 7 de setembro é sinônimo de feriado prolongado, os governos ainda não atentaram que a reconquista do sentimento patriótico é vital para manter um povo unido e crente na vida futura de seu país.

O dia da Pátria seria um período para reviver as glórias do passado, os sofrimentos das guerras e das catástrofes, relembrando o nossos mártires. Deveríamos fazer um profundo balanço de nossa cultura cívica, que anda mais predatória do qualquer outra coisa. É só vermos as escolas e prédios pichados, os bancos escolares destruidos, as praças públicas arrebentadas e o acesso restrito aos equipamentos de cidadania como à justiça, à saúde, ao emprego, à renda etc.

O período do dia da Pátria precisa ser reinventado no Brasil. Para o bem de nosso país.

Engenharias do interior mal na foto

Os cursos de engenharias que funcionam no interior estão mal na foto. Segundo a avaliação do MEC.

E o teto do vadião caiu

A coluna Repóter 70 de hoje informa que o teto do andar superior do vadião desabou. às vésperas das eleições para a reitoria em 2008 este prédio foi apresentado como referencial de investimento em infraestrutura cultural na UFPa. Parece que a obra foi de R$1,99. Por falar em vadião, que tal construir um shopping na UFPa e devolver o prédio aos estudantes?

Olho gordo: Conspiração na Batista Campos

Chamou a atenção, devido as conversas serem em altíssimo som, um conjunto de ex manda chuvas da UFPa em um bar na Batista Campos. Todos os comentários eram unânimes em avaliar como péssimas as perspectivas futuras da iniciante gestão de Carlos Maneschy à frente da reitoria de nossa universidade. Tinha até estrangeiro no meio. Pareciam os profetas do apocalípse.

Andirobas derrotaram gelol

O texto abaixo é de um repórter anônimo que traz os principais acontecimentos do futebol de arena que envolveu as equipes da administração e da reitoria. O embate foi realizado ontem na arena do Flamengo.

ATENÇÃO, ATENÇÃO...

Fizemo-nos presentes à peleja, que foi disputadíssima e teve como vitoriosa a equipe dos Pró-andirobas por 9x6.Os andirobas que começaram mal a partida, pois seu treinador, preparador físico e cartola João Cauby armou forte retranca formada por baby-sauro e prof. Ortiz (um dos destaques dos andirobas).
Irritado com a atuação de sua defesa que tomou 4 gols em cinco minutos, cauby repreendeu baby-sauro que ficou irritado, pegou sua chupeta e foi embora, dizendo que iria mudar de esporte pois preferia jogar peteca.Cauby pegou a camisa de baby-sauro, entrou em campo e iniciou a reação dos andirobas fazendo um belo gol.
Com a chegada de pai popó à arena, com seu novo "Kichut" ( ele que se atrasou pois teve um trabalho de pai-de-santo para realizar), os andirobas ganharam novo fôlego e empataram a partida, para virar logo em seguida, para desespero do time dos "Gelol" do vigilante.Filho.
O "bonitão" não quis suar seu alinhado terno italiano e ficou só torcendo pelos andirobas, cuja massagista Bárbara a todo momento queria entrar em campo para massagear o "pró-gato".Maizena com uma indisposição gástrica não pode atuar. O Lima da 4ª idade esqueceu o horário do jogo, talvez esteja com a memória senil.
Essa foi a história do jogo!
4/9/09 7:22 AM

NPI: A gripe suína segue fazendo estragos

Meu filhão de 10 anos está com dor de garganta, febre e secreção pulmonar. Ontem ele tomou tameflu e está em observação por quatro dias. Ele adiquiriu os sintomas nas aulas do NPI. Creio que a direção do NPI deve fazer um diagnóstico urgente das crianças nesta escola. Suspendí por uma semana a ida de meu filhinho de 08 anos ( o anouí) ao NPI. Tudo para proteger as outras crianças. Só dentro de 4 dias teremos o diagnóstico desta virose no Rohuanhi.

Fim da greve na SEFA

Eu que fui contemporâneo no movimento popular do atual Secretário da Fazenda Zé Raimundo e não o reconhecí nas entrevistas concedidas durante a greve na SEFA. Parecia um feitor, aborrecido com a revolta dos escravos.
Muita repressão foi denunciada pelo sindicato contra os gestores da SEFA. A greve foi derrubada com base em liminares e sem a abertura de fato de negociações. Os trabalhadores querem que suas gratificações sejam incorporadas aos vencimentos. O governo falou em altos salários levando em conta a somatória das gratificações, inclusive a de produtividade. Foi manipulação braba contra uma categoria em luta. Foi puro massacre. Teve gente do sindicato que sentiu saudade dos governos tucanos...égua meu. Sai prá lá satanaz.

Pré- Sal: erro e possível recuo do governo

O governo têm pressa em aprovar o marco regulatório do pré-sal. A dinâmica da tramitação de um projeto de interesse de governo é dado pelo maioria congressual, maioria nas comissões e na conquista das relatorias. Maioria não se exerce patrolando burocraticamente a oposição, determinando um prazo de 90 dias para a apreciação de um projeto em que o governo levou 14 meses para amadurece-lo.

Este prazo foi o maior erro tático do governo e agora deve recuar para retomar o caminho de uma tramitação onde a dinâmica será dada pelas maiorias congressuais. Ou seja, não se determina um curto prazo para um projeto ultra importante e que polemiza com o setor privado. Neste primeiro embate entre o governo e a oposição houve um vencedor: foi a oposição que ganhou com base na conquista provisória da hegemonia política e moral nos debates públicos.

03-09 Hoje Andirobas (em crise) enfrenta Gelol

Hoje as 20 hs na arena do flamengo enfrentam-se no futebol o time da administração central (andirobas) e o time da reitoria (gelol). Este jogo vem sendo o centro das atenções dos amantes do futebol. O andirobas promete enfrentar as seleções de todas as unidades administrativas e acadêmicas da UFPa.

Atenção...atenção: soubemos no decorrer do dia de ontem (02-09) que o time dos andirobas está enfrentando uma crise que está deixando de cabelos brancos o dono do time, fisicultor e cartola João Cauby. É que Lima, aquele vigilante sindicalista que está aposentado há 15 anos está denunciando uma grave discriminação contra a quarta idade. Lima alega que não foi convocado e afirma que com os 10 minutos de fôlego que ainda possui é capaz de jogar mais que baby-sauro e maizena juntos. Lima promete lutar pela convocação até o fim e afirma: " se apolinário ganhou a vaga no grito porque eu com meu protesto politicamente correto não hei de conseguir a convocação. A bomba está lançada.

A arena do Flamengo fica na Roberto Camelier entre pariquis e mundurucus.

Em tempo : Lima após ameaçar fazer uma passeata de vovôs acaba de ser convocado.

Jogo do semestre: Andirobas prometem jogar no ataque

Andirobas é a denominação do time da administração central que enfrentará dia 03(quinta) o time do gelol da reitoria. A ordem é jogar no ataque. Agora que Apolinário teve seu nome confirmado na equipe, parece certo o alto poder ofensivo deste time. Polí é considerado o craque com maior preparo físico dos andirobas e possui excelente capacidade técnica para acionar no ataque bonitão e mosquitinho.

Abrahão do DEFIN e Reginaldo da PROGEP estão entre os principais destaques do time do gelol. Maiores informações sobre o jogo, procurar o cartola João Cauby na PROGEP. Quem sobrar inteiro após os 40 minutos de partida será agraciado com um belo shopp.

Prefeito de Ananindeua visita Carlos Maneschy

Ontem, 01 de setembro, no final da tarde o prefeito de Ananindeua Helder teve uma audiência com o reitor da UFPa Carlos Maneschy. Em pauta os interesses do município de ananindeua relacionados à polítca educacional de terceiro grau. Acompanhando o prefeito estava o chefe da Casa Civil daquele município Hildegard Nunes.

O Pré sal e a oposição

A oposição parece que está numa sinuca de bico quanto ao envio do projeto de lei que regulamenta a exploração e o uso dos recursos do pré sal. As preocupações oposicionistas não são nada republicana. DEM e PSDB só pensam na repercussão desta política no ano eleitoral de 2010.

Não estão em jogo os interesses da sociedade, mas a estratégia que melhor diminua ou anule esta iniciativa perante a opinião pública brasileira. Porém a estratégia a ser adotada não parece fácil. Caso a oposição inviabilize a tramitação e aprovação deste projeto de lei será acusada de irresponsável com o país. Por outro lado, caso o projeto seja aprovado a oposição teme que o governo venha a ter enormes ganhos perante o eleitorado em um ano de eleições, como o de 2010.

Uma coisa é certa a avaliação de um governo é feita a partir de seus resultados objetivos em matéria de obras, sejam elas através de políticas públicas estruturantes e inclusivas, e ou através de grandes obras de infra-estrutura para o desenvolvimento econômico.

Mas dentro do jogo democrático este jogo se repete indefinidamente em qualquer democracia do mundo, o que revela o caráter instrumental dos discursos políticos. O que conta mesmo é a conquista e a manutenção do poder político. Maquiavel parece que estava certo. A ética é um artigo de consumo para enganar os ingênuos que ainda acreditam em boas intenções na arena política partidária.

A direita copia Chávez

Já participei de debate público onde dirigente partidário de esquerda defendeu a posição de Chávez quanto às reeleições consecutivas. Agora o presidente direitista da Colômbia Uribe segue o mesmo caminho e deverá aprovar em referendo o direito de uma segunda reeleição.

Segundo Roberto Dahl, com base em observações empíricas, estas são algumas das condições para uma democracia estável e de longo curso.

1- Respeito às regras do jogo democrático
2- Liberdade de expressão
3- Liberdade de organização política e social
4- Garantia dos direitos individuais e coletivos
5- Presença de uma justiça eleitoral independente, imparcial e transparente
6- Existência de regras de jogos claras e sancionadas por congressos legítimos
7- Distribuição de renda e constituição de uma sociedade majoritariamente de classe média.
8- Publicização do financiamento de campanha que evite abusos e desequilíbrios entre os competidores.

Não devemos esquecer que o instituto do referendo e do plebiscito deve ser cuidadosamente regulamentado o seu uso para evitar o uso casuístico por parte dos governantes em momentos de grande popularidade.

Umas das condições para que os competidores aceitem o resultado do jogo eleitoral é a existência de uma justiça eleitoral independente, imparcial e transparente e a inexistência de abuso de poder econômico e político por parte dos candidatos.

Não esqueçamos que no ocidente a substituição da luta armada e das conspirações golpistas na busca pelo poder político e a invenção de transições pacíficas através de eleições diretas é coisa recente no mundo e sua viabilização data da invenção da democracia de massas , ou seja, no curso da metade do século XX.

Portanto alterar a regra do jogo no meio do jogo, como ocorreu na Venezuela, no Equador e agora na Colômbia cria grandes incertezas quanto ao futuro da democracia na sociedade, pois este comportamento pode colocar em marcha enormes desestabilizações políticas e de regime, como ocorreu recentemente na Venezuela de Hugo Chávez.

Os amantes da liberdade e da democracia devem ter nas regras de competição democrática um dogma da institucionalidade democrática. Quando advogamos o direito de alterar as regras do jogo, durante o jogo, estamos correndo o risco de conduzirmos o processo político à uma radicalização política com resultados imprevisíveis.

Portanto como vemos o exemplo de Uribe e Chávez na busca de reeleições consecutivas, em nada deve ser enaltecidos e sim duramente criticado. Caso queiramos alterar as regras do jogo que o façamos, mas com validade para competições futuras, aonde o governante de plantão não venha fazer uso próprio e casuístico dessas decisões.

Reforma eleitoral pode ser votada terça-feira

Permissão para veicular na internet propaganda paga e rejeição às propostas de voto em trânsito e de voto impresso são algumas das modificações sugeridas pelos senadores à proposta de reforma eleitoral aprovada na Câmara dos Deputados. A matéria deverá ser votada terça-feira (1º), em reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

O parecer dos relatores nas comissões - Eduardo Azeredo (PSDB-MG), pela CCT, e Marco Maciel (DEM-PE), pela CCJ -, com a análise das 74 emendas oferecidas ao projeto (PLC 141/09), foi lido na última quarta-feira (26), mas um pedido coletivo de vista adiou a votação do texto. Os senadores têm pressa em deliberar sobre a matéria, pois mudanças que alterem as regras das eleições de 2010 precisam ser aprovadas e promulgadas pelo menos um ano antes do pleito, ou seja, até 3 de outubro deste ano.

Para que isso seja possível, conforme explicação do presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), as comissões precisam decidir sobre a matéria na terça-feira, para que o Plenário da Casa possa apreciar a proposta na quarta-feira (2) e enviá-la, no mesmo dia, para a Câmara dos Deputados.
Internet

Os relatores concordam com a proposta que veio da Câmara, autorizando candidatos, partidos políticos e coligações a explorarem a internet nas campanhas, como meio de comunicação com o eleitor. No entanto, os senadores querem derrubar a proibição dos deputados à veiculação de anúncios na rede e à propaganda, mesmo gratuita, em portais noticiosos e informativos da internet.

Eduardo Azeredo e Marco Maciel propõe a liberação da propaganda eleitoral na rede, mas sugerem que esse tipo de publicidade esteja restrita aos sites voltados à veiculação de notícias, mantendo a proibição para páginas de pessoas jurídicas cuja atividade final não seja relacionada à oferta de serviços de informação pela internet.

- Permite-se, assim, que esse meio de comunicação, ainda em desenvolvimento, receba mais investimentos. E, sobretudo, fomenta-se a experimentação da propaganda partidária em um meio cujas respostas ainda não se conhecem - explicam os dois relatores.

No relatório, Azeredo e Maciel acolhem proposta da Câmara permitindo a utilização da internet para doações de pessoas físicas às campanhas. Os eleitores preencherão um formulário eletrônico e poderão também doar usando cartão de crédito. Mas os senadores vão além, sugerem a inclusão do telefone como ferramenta adicional para facilitar as doações.

Voto em trânsito
A permissão de voto ao eleitor que esteja fora de seu domicílio eleitoral foi outro ponto de discordância dos relatores em relação ao projeto da Câmara. Os deputados aprovaram autorização para o voto em trânsito em todo o território nacional, por meio de urnas instaladas nas capitais dos estados, conforme regulamentação a ser editada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, Marco Maciel e Eduardo Azeredo foram contrários à medida e apresentaram emenda mantendo o atual sistema - que permite apenas a justificação do voto para os que se encontram fora do seu domicílio eleitoral no dia da votação. Eles explicam que a medida seria de difícil aplicação.

- Para que fosse consistente a votação em trânsito, cada seção eleitoral do país deveria ser capaz de identificar corretamente o eleitor e notificar à seção de domicílio daquele cidadão que o voto já foi realizado. Além disso, seria necessário que o sistema bloqueasse a realização de votação em mais de uma zona eleitoral no mesmo dia, sob pena de computar votos em duplicidade.

Voto impresso
Os relatores também rejeitaram proposta da Câmara para adoção de voto impresso, sugerido para que, ao término da votação, a Justiça Eleitoral possa realizar auditoria por amostragem aleatória. Os senadores argumentam que "a utilização de componentes mecânicos acoplados ou inseridos nas urnas eletrônicas aumentará drasticamente a taxa de falha desse equipamento, o que poderá exigir a votação em papel em diversas seções".

No entanto, para garantir a auditoria do resultado das eleições, emenda dos dois relatores propõe tornar disponíveis para os partidos, coligações e candidatos 100% dos arquivos eletrônicos e das urnas utilizadas nas eleições até 180 dias após o término do pleito.
Agência Senado - Brasília DF
ASCOM TRE-PA

Quinta (03-09) tem andirobas contra gelol

Dias 03 de setembro na arena do flamengo o time da administração central (andirobas) enfrentará o time da reitoria (gelol). A escalação do time dos andirobas já está confirmada: Mosquitinho e bonitão farão o ataque cardíaco. Baby-sauro e salsicha ficarão na zaga. Maizena será o ponta de lança e pouca telha ficará no gol.

O jogo será as 20hs. Mais detalhe na PROGEP com João cauby (o cartola). Apolinário luta por uma vaga entre os titulares e já ameaça rachar com a administração central se não for escalado.

Bila no MEC

A coluna repórter 70 do jornal O Liberal divulga hoje que Bila Gallo após sair da Seduc deverá ser aproveitada no MEC. O Ministro da Educação seria muito amigo de Bila e do ex reitor Alex.

Desempenho de governo e a reeleição

A percepção do desempenho do governo Ana precisa ser quantificada. Parece em primeira vista que este governo está na UTI perante à opinião pública. Agora todas as variáveis políticas e orçamentárias conspiram em favor da reeleição deste governo. Senão vejamos:

1- O governo Lula vem azeitado para a disputa e dará forte apoio ao candidato do PT no estado.
2- O governo federal tem muitas obras para mostrar no Pará: eclusas, luz para todos, forte pressão para que a siderúrgica de marabá seja viabilizada, bolsa família, asfaltamento da 163, asfaltamento em andamento da transamazônica etc.
3- O governo deve inaugurar algumas obras de impacto na região metropolitana como as inciativas que visam desafogar o trânsito, além de outras políticas públicas em andamento.
4- O governo disporá de muito recurso para trazer votos de ocasião com base em: asfaltamentos de ruas pelo interior, aterramento de vias e distribuição de bens clientelísticos. Enfim, a conquista de voto pragmático na camada mais pobre da população interiorana.
5- A fraca e dividida base oposicionista: O PSDB tem 13 prefeituras e o DEM 03, com baixa capacidade orçamentária. Mário Couto e Jatene prometem um boicote silencioso de um para com outro no processo de disputa eleitoral de 2010.
6- Jáder não pode arriscar a eleição para o senado. E com base neste objetivo deverá principalizar sua aliança com o PT, já no primeiro turno.

Enfim, apesar do amadorismo político do PMM à frente do governo estadual, tudo conspira para a reeleição de um dos governos mais ingênuo politicamente da história do Pará. Chamo de ingênuo aquele tipo de gestão que durante 30 meses chutou sua base aliada na ALEPA, não ouviu as tendências internas do PT no processo de planejamento estratégico da gestão e fez uma das piores propagandas institucionais da história recente. Haja amadorismo político.

UFPA, CESUPA e FIBRA têm o melhor desempenho no Pará

O novo ranking do ensino superior no Pará divulgado pelo MEC mostra a UFPa liderando entre as universidades, o CESUPA comandando entre os Centros Superiores e a FIBRA na frente entre as faculdades.

Servidores da SEFA: a luta pela incorporação das gratificações

O motivo fundamental da greve dos servidores da SEFA é transformar as gratificações em vencimento. Os servidores da UFPa já ganharam esta batalha recentemente. Agora os docentes lutam por esta bandeira.

Creio que o comando de greve da SEFA não está colocando o eixo da greve no rumo certo. O governo mostra altos salários e esconde os irrisórios vencimentos e o comando de greve fala que o Pará é quem menos paga seus servidores da Fazenda. Esta informação pode até ser correta, mas neste momento o eixo informativo deve ser na linha de incorporação das gratificações ao vencimento. Claro, a gratificação de produtividade não pode entrar neste tipo de reinvidicação.

Modalidades de: caixa dois, "caixa a dois", o superfaturamento, políticos e partidos

Que existe tráfico de influência, conhecido como caixa dois para financiamento de campanha, isto é fato. Os governos facilitam o acesso de empresários em determinada obra e esperam como compensação futura a ajuda no financiamento da campanha. Esta ajuda se evidencia através de repasses legais, o que configura uma ato "menos" ilegal. Mas que no seu início já foi imoral, por causa do tráfico de influência.

Na modalidade de "Caixa a dois" , além da cota legal para o financiamento de campanha existe um repasse clandestino de parte do lucro obtido com a obra pública para o bolso do político que facilitou o acesso à obra. Aqui a s emvergonhice com os recursos público é mais acintoso do que o primeiro exemplo.

Já a modalidade de superfaturamento é o melhor e mais perigoso mecanismo de enriquecimento ilícito, pois é de curto prazo e deixa pistas gigantes para o Ministério Público, Tribunais de Contas, Imprensa e Câmara Legislativas. Esta é a opção dos "ejaculadores precoce". Estes atores da corrupção caem rapidamente "na boca do mercado". É a forma mais...digamos... ingênua de surrupiar o dinheiro público. A maioria das vezes esta modalidade de corrupção usa "laranjas" para esconder os verdadeiros beneficiários do acesso ao dinheiro público.

Partidos brasileiros: amadurecimento com amoralidade

Os partidos democráticos e de esquerda fizeram a luta contra a ditadura militar de 1964 evocando a democracia e a moralidade pública. Enfim a prática republicana. Passados 24 anos desde o fim da ditadura muita coisa mudou e pra pior. Os governos municipais não vêm realizando experiências avançadas de participação popular. Porém, é do território da moralidade pública que vem a maior derrota para a cidadania brasileira. Nenhum partido governante pode se arvorar de republicano, ou seja, de que não cometeu atos de caixa 2 ( que na linguagem científica chamamos de patrimonialismo, ou na linguagem popular significa corrupção).

Maquiável parece ter descoberto a lei de ferro para a competição política: O vale tudo é a regra da competição pelo poder. Até agora ainda não foi inventado uma engenharia institucional que compatibilize competição política e moralidade pública. O pragmatismo político parece confirmar a tese de que: numa noite escura, todos os gatos são pardos.

Ataque à honra só com assinatura

Quem quizer ver suas postagens, que ataquem a honra de terceiros, publicadas, devem assina-las.

Amigos de Bila lançam manifesto de desagravo

Os dois grandes jornais do estado, O Liberal e o Diário do Pará, publicaram hoje (domingo) um manifesto de mais de meia página com um desagravo à secretária de estado de educação, demissionária, Bila Gallo. Este esforço visou blindar a ex pro-reitora de administração da UFPa frente às denúncias formuladas à justiça pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual. No centro das acusações está a questão do kit escolar. O manifesto na verdade é um atestado de idoneidade moral passado por vários membros da comunidade universitária que em sua maioria ocuparam cargos de direção na administração do ex reitor Alex Fiúza.