TSE: Ficha Limpa vale para qualquer infrator, antes ou depois da promulgação da lei

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira, 17, que os políticos condenados por órgãos colegiados antes de sancionada a Lei da Ficha Limpa também estão inelegíveis. As mudanças na lei, portanto, não valem somente para aqueles políticos que forem condenados a partir da sanção e publicação da norma, em 7 de junho deste ano.


Na lista dos barrados em decorrência dessa decisão do TSE está, por exemplo, o deputado Paulo Maluf (PP-SP), condenado por improbidade administrativa. Além dos casos de condenação, a lei vale também para os parlamentares que renunciaram ao mandato para evitar processos de cassação por quebra de decoro. Esta lista é extensa: o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, o ex-senador Joaquim Roriz (PSC) e os ex-deputados distritais Junior Brunelli e Leonardo Prudente, flagrados recebendo dinheiro do mensalão do DEM.

A expectativa agora é saber quais os partidos e candidatos que terão a cara de pau de recorrer ao STF contra o TSE para concorrer em 2010.

Sucessão de 2010: PMDB aposta nos prefeitos

Em reunião com 42 prefeitos o presidente estadual do PMDB deputado Jáder Barbalho "fechou" todos com a candidatura Domingos Juvenil. O deputado estadual e líder do PMDB Parsifal Pontes aposta toda a musculatura da candidatura Juvenil nos prefeitos muncipais.

Só falta avisar ao PMDB que 90% dos prefeitos municpais, após dois anos de mandatos (2008/2010), tiram mais votos do que acrescentam no espaço municpal. As enormes carências de recursos municpais nos municípios paraenses, transformam estes locais em cemitérios políticos de prefeitos. Ahhh...este é tema de minhas pesquisas, inclusive presentes em minha tese de doutorado.

É verdade que as máquinas municipais possuem em torno de 20% de votos municpais por si só, além daquele apoio disfarçado de infraestrutura material e de transporte no dia da eleição. Mas uma coisa é certa, em período eleitoral, como o estadual, é melhor o prefeito ficar escondido e usar a máquina, de forma disfarçada em favor de seus aliados políticos.

Eleição estadual é o momento dos opositores municpais aos prefeitos "lavarem a burra" eleitoral.

Leia mais a respeito da reunião de Jáder com os prefeitos pemedebistas aqui

2010: Pesquisa definirá o conteúdo da decisão do voto no Pará

Nós do Laboratório de Ciência Política da UFPA estamos organizando a primeira oficina eleitoral do Programa de Pós-graduação em Cîência Política -PPGCP. Uma das grandes linhas de investigação será o conteúdo da decisão do voto do povo paraense. ´

De a cordo com a teoria da decisão do voto fundado na escolha racional, a decisão para o voto para o executivo funda-se nas seguintes premissas:

1- O eleitor balanceia as propostas do governo incumbente na disputa eleitoral passada (2006).
2- Verifica as realizações do governo no exercício do mandato (2006/2010).
3- Se as realizações forem iguais ou próximas às promessas de campanha, o eleitor tende a reeleger o governante no cargo.
4- Caso as promessas superem as realizações a tendência do eleitorado é mudar a direção do voto no sentido da oposição.

Até o presente momento as pesquisas de opinião tem demonstrado uma enorme rejeição do eleitorado em relação à figura e ao desempenho da governadora Ana Júlia.

A pesquisa buscará também entender o conteúdo da decisão do voto do eleitor paraense, se o eleitor votará com base nas avaliações do desempenho do governo Ana Júlia, e neste caso, dificilmente a mesma escaparia da derrota, caso a eleição fosse hoje. Ou, se a síndrome do Dudu, ocorrido em 2008, se repetirá no Pará em 2010.

A síndrome de Dudu é a seguinte: Um governo amplamente desmoralizado e desacreditado até 6 meses antes das eleições (de 2008), veio a virar o jogo eleitoral, drenando e asfaltando ruas em escala e produzindo promessas espetaculares, como o Portal da Amazônia, à classe média.

Ana, só se reelegerá, se realizar com competência da síndrome de Dudu em 2010( porkbarrel). Fato este que não ocorre com o governo Lula, que vem arrebatando a opinião pública brasileira com base em seus resultados objetivos de política de governo.

Esta eleição no Pará dirá se o eleitor paraense vota com base na liberdade de opinião ou com base nas necessidades cotidianas dos municípios e de seus pobres e esquecidos cidadãos do interior.

2010: base do PT não quer saber do DEM

Como se esperava está acontecendo: as bases petistas não aceitam o DEM na coligação para 2010. Esta posição está certa do ponto de vista histórico, ideológico e tático, dentro de uma coerência nacional. Mas do ponto de vista regional ela é complicada para os objetivos imediatos da governadora Ana. Ana ainda é detentora de uma grande rejeição política, e todos sabemos: o povo não vota em partido, mas em pessoas. e a máquina do DEM poderia ajudar a amealhar votos e segmentos sociais da base dos Pires Franco.

O PT e suas tendências majoritárias estão na ofensiva política contra o DEM, afinal este partido, como o PR, são ultraliberais e defensores do status quo econômico no estado do Pará e no Brasil. Ou seja, são partidos assumidamente de direita. Creio que Ana fará alianças informais com o DEM baseado no porkbarrel, leia-se cessão do uso de máquina e mais máquina pública.

Tem gente que acha que existe uma relação automática entre ampliar alianças com uma sopa de legendas e quebrar o isolamento eleitoral é a mesma coisa. Não, o que está havendo é uma quebra do isolamento partidário...daí para quebrar o siolamento eleitoral vai uma grande distância. Não tem diminuido a rejeição da governadora, principalmente na região sudoeste do Pará e congêneres. Ainda precisa de muita engenharia política...Só Ana salva Ana.

Eleições proporcionais federais: Quem quer o casal Pires Franco do DEM/Pará?

Só Ana Júlia pode pensar em agregar Valéria e Vic Pires Franco nas eleições de 2010. Vic é um campeão de votos para deputado federal e por causa desta qualificação PT,PMDB e PSDB não querem nem ouvir em falar em coligação proporcional para deputado federal no Pará com o DEM.

O PT por razões históricas e conjunturais tem no DEM um adversário nacional de seu projeto para a presidência da república e baseado neste discurso os petistas estão recusando aliança formal com o DEM.

Não tenhamos dúvidas, Gerson Peres e Zequinha Marinho tem eleição praticamente certa em uma coligação proporcional com o PT. Vic seria outro candidato com as mesmas chances de Peres e Marinho em uma aliança proporcional para federal com o PT. Nas condições desta ampla coligação proporcional só o atual deputado federal Beto Fares possui maiores chances de reeleição pelo PT.

É o PT no dilema entre o que é priopridade: conquistar o governo estadual ou manter uma bancada federal forte: eu diria, entre os interesses da DS e das tendências majoritárias petistas...nada como um dia atrás do outro...né PMM do B.

O casal Pires Franco deve apostar imediatamente em articular nomes para sua chapa própria para a disputa proporcional federal e lutar para atingir sozinho o quociente eleitoral. Valéria se quiser será a vice de Jatene e nada mais do que isso.

FCS/IFCH: Cauby ganha enquete

Em enquete recentemente realizada pelo Bilhetim o prof. MSc Cauby da Faculdade de Ciências Sociais ganhou a enquete sobre a sucessão para a direção da FCS. Cauby bateu por larga margem (70%) Suelene Pavan e Juan Hoyos. As eleições na FCS deverão ocorrer após a copa do mundo e as férias de julho.

UFPA ganha bolsas de pós-graduação

A UFPA acaba de receber novas bolsas para os alunos de mestrado e doutorado. É o governo do sem diploma (Lula) fazendo aquilo que o com diploma(FHC) não fez quando passou pela governo brasileiro. Leia mais aqui

Ana 2010: A coligação ideal e o sacrifício petista ideal

A coligação ideal para a vitória de Ana em primeiro turno seria a seguinte: PT/PR/PTB/DEM e os nanicos de esquerda, de centro e de direita. Claro, o PT teria de centralizar a estratégia na conquista do governo estadual e secundarizar as disputas para o legislativo estadual e federal. Neste cenário Gerson Peres, Zequinha Marinho e Vic estariam na coligação proporcional petista. Será que Ana e a DS teriam cacife para exigir este nível de sacríficios das tendências majoritárias petistas, incluindo o candidato Puty?

Dudu ganha no TRE e vira ator para 2010

Após a vitória de hoje (15) o prefeito Duciomar vira ator de peso para o processo sucessório de 2010. Quem pode desprezar uma máquina que pode comandar centenas de milhares de votos? Creio que agora é Dudu quem define com quem o PTB deve coligar. Será que o Everaldinho vai pedir intervenção da executiva nacional dos trabalhistas? Eis uma boa possibilidade para Ana equilibrar as disputas com Jatene em Belém e região metropolitana. Nada como um dia atrás do outro.

Quem fará coligação proporcional federal com o DEM?

Os deputados federais do PSDB, PMDB e PT querem distância da coligação proporcional com o DEM para deputado federal. É que a chance de Vic abocanhar uma das vagas é alta e nenhum detentor de mandato quer perdê-lo para Vic. Quem salvará o mandato de Vic?

Dilma têm cinco minutos no Fantástico

Ontem o Fantástico da Rede Globo dedicou 5 minutos ao lançamento partidário da candidatura Dilma. No sábado quado do lançamento de Serra e do vice de Dilma, Michel Temer, a coligação petista obteve míseros segundos. Veremos agora quando for lançado o vice de Serra, qual o tempo a este dedicado. A lei eleitoral exige isonomia de tempo nos programas de TV aberta entre os diversos candidatos.

PT: qual a melhor aliança para o senado?

E o PT aguarga o melhor nome para somar com Paulo Rocha na luta pelo senado federal. O problema que a sociedade civil petista não vota em Jáder e muito em menos em Valéria e isto limita o movimento destas candidaturas em direção a aliança para o senado com o PT. as bases das candidaturas Valéria ou Jáder não tem veto a Paulo Rocha, mas não podemos dizer o mesmo das bases de Paulo Rocha.

Paulo Rocha só tem a ganhar com qualquer uma destas alianças, porém estas só tem a perder. Rocha só pode ajudar os aliados numa alianças destas oferecendo o apoio da máquina dos governos estadual e federal. A aliança pode até ser formada, mas não haverá fluxo de votos de mão dupla. E este é o dilema de Jáder e muito mais deveria ser de Valéria.

Paulo Rocha só ajudaria se seu companheiro de chapa fôsse alguém de esquerda ou de centro esquerda, assim a sociedade civil petista poderia depositar seu segundo voto para o senado.

Sucessão presidencial: Globo tendenciosa

Quem assistiu o jornal nacional da globo de ontem (12) viu a desproporcionalidade do tempo dedicado ao lançamento de José Serra. Enquanto o lançamento de Dilma obteve míseros segundos de noticiário, o lançamento de Serra seguramente ocupou mais de 5 minutos do tempo da emissora. Até um resumo da biografia do candidato tucano foi exibida.