Trânsito louco e guinchamentos desvairados

Ontem deixei meu carro há 50 metros de uma parada de ônibus na Antônio Barreto entre 9 de janeiro e Alcindo Cacela, não existia placa informando acerca de estacionamento proibido e muito menos estava em frente de garagem. Pois bem, quando retornei meu carro tinha desaparecido. Depois de muita auscultução no entorno soube que meu veículo tinha sido guinchado pela empresa terceirizada a serviço da CTBEL

Será que a turma da CTBEL não poderia deixar um aviso do guinchamento? uma senhora grávida narrou que quase aborta quando deu por falta de seu carro ao sair de um consultório médico, pensou que tinha sido roubado.

A cidade está tomada de veículos, não existe mais local para estacionamento de veículos particulares. Grande parte das faculdades não possuem estacionamento para professores e estudantes, e a CTBEL está faturando em cima desta desgraceira toda. Está faltando sensibilidade política para as autoridades de trânsito em Belém. A classe média e o povão estão bufando de raiva com a desorganização do trânsito.

BED e Almir Trindade decidem o segundo turno no PT-Belém

Suely da DS decide o segundo turno no PT-Belém com Apolônio do PT pra Valer. Adalberto Aguiar da corrente Unidade na Luta deve fechar com Apolônio, o que colocaria Suely e Apolônio empatados tecnicamente na disputa do segunto turno. Serão os votos destinados ao Bloco de Esquerda Democrático-BED, representado por Almir Trindade no pleito de Belém, com seus quase 650 votos é quem dirão quem comandará o PT na sucessão municipal de 2012. Almir promete apresenta uma plataforma mínima para discutir com os dois finalistas. Esta plataforma versaria sobre a relação do PT com a sociedade civil, do PT com suas bases e do PT com o governo estadual. E ao final, como é lógico, O BED quer participar da estrutura de poder estadual.

Brasil, Europa e os operários

Acabo de ler um artigo jornalístico arrogante derramando preconceito intelectual contra o presidente Lula. Para quem pensa que sabe e demonstra pouco conhecimento da história política mundial, devo relembrar: foram os operários europeus da social democracia e do trabalhismo que construiram a melhor experiência de Estado democrático com distribuição de renda e participação social, materializado no Welfare State Social Democrata na escandinávia.

Póstuma de Letras

O Póstuma de Letras foi retirado do ar devido aos inumeráveis ataques pessoais que começaram a tomar corpo nos últimos dias. O espaço continua aberto para discutir, dentro dos padrões do respeito mútuo a questão da "fechadura" de Letras.

PED-PT: Suely e Apolônio no segundo turno

Encerraram-se as apurações para as eleições do PT-Belém. Suely e Apolônio passaram ao segundo turno. Agora Adalberto e Almir Trindade representam as forças que decidirão esta nova peleja. Adalberto deve apoiar Apolônio e Almir deve negociar pesado o segundo turno.

Resultados finais:

Suely...........1800
Apolônio......1162
Adalberto.....933
Almir............638
Arroyo..........113

CAL e a turma do Camelô

O estudante de Letras da UFPA Rubens Camelô me telefonou e garantiu que a chapa em que faz parte na luta pela direção do CAL é combativa, porém não sectária. Ou seja, é uma chapa que se propõe a resgatar para os estudantes o CAL e estabelecer diálogos permanentes com docentes, técnicos e a administração do Instituto e da UFPA. Rubem lembra que o PSOL e o PSTU, que sempre partidarizam as entidades onde atuam, estão demonizando sua chapa, taxando-a de todos os impropérios políticos possíveis. Camelô lembra que na UFPA ocorre sempre disputa de projetos entre correntes políticas, seja em eleições para reitor, DCE, ADUFPA ou CA. Portanto o que reune as pessoas nas disputas são as idéias e projetos políticos, daí que quando os confrontos ocorrem na UFPA, juntam-se professores, estudantes e alunos, em cada lado do cabo de guerra.
Denunciar que docentes apóiam a chapa que Camelô faz parte não passaria de uma tática oportunista e de um discurso despolitizado daqueles que sempre tiveram apoio de estudantes e professores do PSOL e do PSTU, quando disputam as eleições universitárias. Esta é a palavra do Camelô.

EUA garantem Obama em Copenhagen

O anúncio de que o Congresso Americano aprovou metas de redução de CO2 garante a presença de Obama em Copenhagen. Obama não poderia ir a este encontro sem metas concretas para o CO2, afinal ele ganhou o Nobel por antecipação.

Futebol na UFPA: Paulo Isidoro é ídolo.

Paulo Isidoro e Mosquitinho devem comandar o ataque do Andirobas contra o HUJBB nesta sexta feira às 20hs. Babyssauro e bonitão estão em observação no departamento médico mas devem jogar os últimos 10 minutos da partida, desde que os andirobas estejam com pelo menos 5 gols de diferença.

Dudu ganha prêmio internacional

O Jornal O Liberal de hoje traz uma reportagem sobre a conquista de um prêmio internacional pela prefeitura de Belém. Segundo esta mesma reportagem, Dudu foi eleito como o terceiro melhor prefeito do país.

Propaganda: governo inicia ofensiva

Entra em nova fase as propagandas do governo estadual. Creio que a "era" Paulo Roberto à frente da SECOM poderá dar uma marca a este governo sem cara. Da terra de direitos só sobrou as chacotas nos botequins. A escolha desta marca é a maior prova de como se deve interpretar os dados de pesquisa ao pé da letra. Como um dos maiores anseios do povo paraense é a consquista de direitos, então os marqueteiros cunharam o lema do governo: Pará Terra de Direitos. Égua da formulação...

UFPA, PSS e Geografia

Uma tristeza o que aconteceu com as questões de geografia na primeira fase do PSS. Maneschy anuncia sindicância para apurar responsabilidades. E a imagem da UFPA sai ferida do episódio e o nosso vestibular sofre crise inédita de descrédito.

Sintufpa e Sindtifes? tem sindicato novo no pedaço

Lí ontem no site do Sintufpa que agora existe o Sindtifes. Quem o criou? quando foi criado?, o Sintufpa está bancando este sindicato? esperamos respostas urgente.

Propaganda do governo estadual e as obras do governo federal

E Ana Júlia começa a se apresentar nos meios de comunicação como a mãe da criança em relação às obras do governo federal em nosso estado. De fato, o governo Lula é o pai da criança, e o governo é muito mais do que a esquerda paraense, o governo é uma coalizão de centro esquerda, e aí entra o PMDB, o PDT, o PR, PRB,PP. Esta é uma boa tática de mostrar serviço.

EUA e Brasil diferem em relação à política mundial

Hugo Chavez, Amadinejad, Zelaya e Battisti são temas que colocam Brasil e os EUA em campos opostos nas relações internacionais. O Brasil desafia os americanos ao produzir uma política de relações internacionais independente de tio Sam. Obama escreveu a Lula listando os pontos de divergências. E para esquentar o clima os EUA não levarão metas para Copenhagen em relação à emissão de CO2 e aquecimento global. O Brasil surge como amigos das partes em conflito no Oriente Médio, os EUA não estão gostando disso.

Crise em Letras: Professores disputam até o CAL

Segundo postagens de alunos do ILC até o Centro Acadêmico de Letras está na mira de certos docentes que controlam as instâncias de poder do curso. Dizem que professores financiam e até fazem campanha aberta em favor de chapas capachas.

Paralisação da FASUBRA quer aumento salarial em janeiro e vale alimentação ampliado

Os servidores técnico-administrativos das universidades brasileiras estão paralisados de terça até quinta feira desta semana. A FASUBRA exige ampliação do vale alimentação e antecipação do aumento salarial de junho para janeiro de 2010. Esta paralisação é apenas uma advertência ao governo federal. Mais detalhes leiam em http://www.sintufpa.com.br/

Eleição PT Belém: contagem de votos avança lentamente

Até o presnte momento estes são os resultados do PED-Belém: Suely 1435, Apolônio Brasileiro 950, Adalberto 697, Almir Trindade 532, Arroyo 76. As urnas do DASAC e DÁGUA estão sofrendo processo de impugnação. Como vemos a contagem de votos segue lenta. O segundo turno já é uma realidade no PT Belém.

Andirobas joga com o HUJBB

O time da reitoria coloca sua invencibilidade de 120 dias em jogo nesta sexta, às 20 hs, contra o time do HUJBB. Paulo Isidoro e Baby Sauro já estão confirmados. Bonitão promete jogar 15 minutos. A ambulância da SAMU já foi mobilizada

Tentativa de Golpe no ICB após vitória de Pieczarka

Após a vitória do prof. Júlio Pieczarka no ICB, o candidato derrotado Ricardo Ishak recorreu contra as regras eleitorais presentes no regimento eleitoral. Detalhe, todo o processo foi aprovado pela congregação e no ato de inscrição os candidatos declararam aceite formal às regras previamente aprovadas. Após a derrota eleitoral, Ishak está recorrendo destas mesmas regras. As eleições ocorreram em clima de normalidade e nenhum incidente foi registrado. Os estudantes estão em pé de guerra e não aceitam outro resultado que não seja o das urnas.

UFPA: Ciência Política de luto

Hoje, 24, faleceu o professor MSc Adalberto Trindade Cardoso. Um jovem docente, de futuro promissor, Adalberto nos deixa tendo a certeza que ajudou a formar um conjunto de politicólogos em nossa região. Desejamos condolências à família enlutada. O velório está ocorrendo na capela dos Capuchinhos, na Castelo com a Conselheiro.

PT Municipal: Suely e Apolônio devem ir ao segundo turno

Até o final da noite de ontem as apurações para a direção do PT Belém continuavam. Despontam como os candidatos mais votados Suely Oliveira da DS e Apolônio Brasileiro do PT pra Valer. Vejam o andamento parcial das apurações:

Suely 1.111, Apolônio 713, Adalberto 471, Almir Trindade 334 e João Arroyo 71. Haverá segundo turno e a DS deverá rebolar para conquistar aliados nesta segunda eleição.

Marquinho do PT nas nuvens

Pesquisas espontâneas recentes revelam que o melhor vereador de Belém, neste momento, é Marquinho do PT. Marquinho é lembrado por 27% das citação contra 4,5% do segundo mais citado. Estes dados revelam que o eleitorado quer um parlamentar fiscalizador combativo e não baba ovo de prefeito ou governador. Hoje os parlamentos municipais e estaduais têm se transformado em defensores dos interesses dos executivos em detrimento dos interesses da sociedade civil. Ou seja, os executivos anexaram os legislativos e o eleitorado está de olho.

O sonho de reeleição de Ana e a vingança do eleitorado

Em 2008 Mário Cardoso foi o instrumento de vingança do eleitorado contra o governo Ana. Quem se juntar a Ana em 2010 deve naufragar juntos, estes são os cenários das pesquisas tucanas, daí a luta entre Jatene e Couto pela cabeça da chapa. O PMDB que coloque a barba de molho.

Reeleição de Ana e o pedido do PMDB

Estas são as condições mínimas para o PMDB conceder a Ana Júlia a possibilidade de ir ao segundo turno em 2010 e sonhar com uma reeleição: Requer a recuperação da SESPA imediatamente, quer a vaga de vice na chapa de Ana, a vaga de senador para Jáder e a metade do governo de 2010. E o governo Ana e o PT têm como dizer não?