C0NSUN E O TREM DA ALEGRIA DOS DERROTADOS

Segundo informações extra-oficiais que chegam ao blog a administração em ocaso estaria preparando uma reunião do CONSUN para a semana que vem. Nesta reunião seria aprovado um monte de inciativas que beneficiariam a elite governante, que ora se despede da direção da UFPA. Até mestrados polêmicos nos Institutos seriam passados goela abaixo. A melhor decisão que Alex poderia tomar neste momento seria suspender inciativas desta magnitude e repassar a gestão de 2009 para o novo reitor da UFPA, inclusive as eleições de novos conselheiros ao CONSUN, que estariam ocorrendo a toque de caixa em muitos Institutos.

O PSDB e o Liberalismo Econômico

Quem assistiu ao programa nacional de TV do PSDB pensou que se tratava de um partido ultraliberal e não socialdemocrata. Os líderes tucanos passaram dez minutos combatendo os impostos e os gastos públicos, leia-se, gastos com serviços públicos de uma maneira geral, com aumento tamanho do Estado e com os gastos com pessoal em particular. Será que as universidades e seus trabalhadores aguentarão mais 08 anos de um possível governo tucano/Serra , a partir de 2011?

Alex deve chefiar oposição a Maneschy

Todas as análises que têm se processado em torno dos últimos discursos do reitor em final de mandato, Alex, indicam que o mesmo deve, após seu retorno da Espanha, chefiar a oposição ao reitor nomeado Carlos Maneschy. Muitos especulam que em 2013 o lema seria "Alex III de novo com a força do povo". Imaginem que o Jacobino Alex conclamou estudantes e professores a se organizarem para lutar contra o populismo...tradução: populismo para Alex significa a força dos funcionários demonstrado na recente eleição para reitor da UFPA.

Só para recordar: Maneschy perdeu por pouco mais de 150 votos na categortia estudantil, sabe para quem? para os cursos de graduação a distância, onde só quem teve acesso a estas turmas foi a chapa oficial. Bastaria que Maneschy anulasse as urnas de Abaetetuba, que veio eivada de irregularidades para que Maneschy ganhasse entre os estudantes. Note-se bem, o comitê Maneschy só não anulou estas urnas por receio de que esta tomada de posição levasse a chapa oficial, que detinha a maioria do CONSUN, a anular urnas onde Maneschy havia vencido, por puro execício de maioria. Pois naquele momento já se sabia o resultado global das urnas.

Maneschy precisa encontrar um chefe de gabinete

Neste momento o reitor nomeado da UFPA procura um chefe de gabinete com as seguintes características: 1- Tenha expeirência política, 2- Tenha inteligência emocional, 3- Tenha capacidade de interagir com a sociedade civil organizada interna, 4- Não tenha veto das entidades representativas da UFPA, 5- Tenha experiência administrativa, e 6- Tenha aconfiança pessoal, política e ética do reitor nomeado.

Chefia de Gabinete de Maneschy: Jefferson não aceita convite

O publicitário Jefferson Galvão comunicou ao reitor nomeado da UFPA que por razões particulares e acadêmicas não poderia aceitar o desafio de assumir funções de chefia junto ao gabinete de Reitor. Jefferson que tem especialização na FGV em gestão hospitalar e é concluinte de mestrado, nesta mesma instituição, em gestão pública está priorizando neste momento a elaboração de sua dissertação e já se prepara para ingressar no doutorado.

Jefferson já acumula uma boa experiência na gestão de órgãos públicos através de sua passagem pela administração geral do HUJBB e Gráfica da UFPA. Jefferson entende que um doutorado cria melhores perspectiva estruturais para uma carreira intelectual e administrativa.

Interesseiros, vulgares e patrimonialistas

Recebo muitas postagens acusando a luta por cargos. Esta turma cuja perspectiva de vida é conquistar um CDzinho (porque os CD's da UFPA são cdzinhos), não consegue imaginar apoio com base em projetos. Pois bem caros medíocres dos cdzinhos, existem pessoas assim e já foi dado muita prova na UFPA. Ou alguém acha que se eu quizesse um CD na UFPA eu não o teria, e por méritos de coordenação política, além da formação acadêmica.

Fim de festa e eleições vapt e vupt

No fim de festa da gestão Alex muitas eleições já ocorreram ou estão ocorrendo. São núcleos cujos dirigentes teriam mandatos até outubro que já fizeram eleições. São representações dos Institutos junto ao Conselhos Superiores que realizam eleições rapidamente, antes da posse do novo reitor. Não seria mais ético que o atual reitor suspendesse as eleições de representantes aos Conselhos Superiores até a posse de Maneschy?

Baleixe, a posse de Maneschy e valores vestais imperiais

Quarta-feira, 24 de Junho de 2009 Cerimonial da UF...
Quarta-feira, 24 de Junho de 2009 Cerimonial da UFPA não quisera malroupidos na transmissão do cargo de Reitor.O convite para o ato solene de transmissão do cargo de Reitor da Universidade Federal do Pará localiza-se em http://www3.ufpa.br/multicampi/images/LINK/posse.jpg, nele se vê o RSVP — abreviação da expressão francesa Répondez S'il Vous Plaît, “Responder Por Favor” na nossa língua — e a indicação do traje: Passeio Completo.
Segundo a jornalista especialista em etiqueta, Claudia Matarazzo, o “Passeio Completo — para os homens significa terno. Escuro e mais formal. De preferência marinho bem escuro ou grafite (não preto, que pode pesar em nosso clima tropical). Com camisa social branca ou azul muito claro e gravata de estampas mais discretas. As mulheres ainda não devem botar pra quebrar: tecidos mais nobres, como crepes, sedas, veludo e brocados mas com discrição. Brilhos, bordados e transparências devem ser usados com parcimônia e dependendo da ocasião.
”O Cerimonial da UFPA utilizou o DIVULGA — canal de comunicação por correio eletrônico da Universidade — para propalar o CONVITE e ratificar o uso da indumentária. Contudo, em outro e-mail, “solicita que seja desconsiderada a exigência”. Os registros fotográficos da via crucis inaugurativa que o Reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy tem sido levado a tiracolo, não nos dão a impressão de que ele ligue para essas frescuras.
De qualquer modo, se essa "exigência" fosse tomada ao pé da letra, teríamos "meia duzia de três ou quatro" — frase atribuída ao falecido colunista social Ibrahim Sued — presentes no auditório Benedito Nunes do Hangarzinho; platéia elitista, mas muito rala para o show do transmissor, com início previsto para 10:00h do próximo 03 de julho.

A Justiça Federal e o DCE-UFPA.

Dois anos depois da ocupação da reitoria da UFPA, estamos com o companheiro do PSOL, Fabrício Gomes, - que na época era coordenador-geral do DCE/UFPA - respondendo a um processo penal na Justiça Federal.
O processo que estava há dois anos parado, voltou a correr célere, justamente no período em que o companheiro está concluindo o seu curso, inclusive com defesa de seu TCC marcada para amanhã.
O companheiro foi intimado pelo Juiz Federal Titular da 3ª Vara Penal, Rubens Rollo D'Oliveira, a apresentar até a próxima sexta-feira sua defesa, oferecer documentos e justificações que se contraponham à denúncia apresentada por conta do processo de ocupação.
Não podemos aceitar essa criminalização dos movimentos sociais e esse ataque a uma liderança do movimento estudantil, que está sendo processado porque estava lutando. E o processo volta à tona, justamente quando o companheiro se prepara para concluir seu curso. Talvez uma tentativa de fazê-lo, no mínimo, perder a vaga, além dos processos penais decorrentes.
Vale lembrar que, graças à ocupação da reitoria, os estudantes da UFPA conseguiram diversas vitórias, entre elas, a construção de um Restaurante Universitário, inaugurado recentemente. A ocupação que durou seis dias, aconteceu em meio a um período de luta dos estudantes contra a proposta de Reforma Universitária do governo federal.
Por isso, é importante mobilizarmos entidades, mandatos e a militância em apoio e solidariedade ao companheiro. Temos que denunciar o fato e dar visibilidade, para que o companheiro não seja punido. Os contatos do companheiro são: (91) 81809667 ou (91) 88970239. O e-mail é fabricioexnel@hotmail.com e fabriciopsol@gmail.com Abraços, Max Costa

Anônima escreveu

Caro Professor Edir
A gestão do prof Alex est5á de saida e continuam os protecionismos políticos. Na Proex, no Programa Multicampi Artes, o Edital 2009 é claro. Só podem participar Docente, tecnico e Discente da Instituição. Mas tem projetos "apadrinhados" que ate o genro de professores está amparado. É uma vergonha para essa instituição, pois varios projetos com bastante qualidade foram eliminados.É caso de apuração.Isso é demais.

03 de Julho: transmissão do cargo de Reitor da UFPA

Será pela manhã do dia 03 de jullho (sexta) a transmissão de cargo de Reitor da UFPA. Já estou mandando passar o blazer.

Restaurante Universitário

A atual Diretora deve ser mantida no cargo. Há um enorme clamor da comunidade interna do RU e de estudantes, aos milhares, pedindo a permissão da atual titular.

Vitória de Maneschy: o que ninguém sabia

Ninguém sabia que há exatamente 18 meses antes das eleições de 2008 da UFPA um núcleo de estrategista e militantes políticos da UFPA procurou o prof. Carlos Maneschy para propor que o mesmo encabeçasse um projeto alternativo ao grupo que vinha comandanfo a UFPA há oito anos. Carlos Maneschy pediu um tempo para pensar e após 90 dias assumiu o projeto eleitoral. Para aqueles que afirmavam e reafirmavam que Maneschy é fruto de um projeto pessoal agora estão desmascarados pela história. Palavra de convidante.

O Novo Diretor do HUJBB

Dr. Leitão deve ser o novo Diretor do HUJBB.

Gabinete: Jefferson pede para pensar

Após ser convidado para assumir tarefa política e administrativa no gabinete de Carlos Maneschy o Diretor da Gráfica Jefferson Galvão pede tempo para pensar e promete dar uma resposta em breve, se aceita ou não esta missão.

Sai o nome do Diretor do Bettina

Murilo Morhy será o novo Diretor do Bettina.

Palheta costura consenso na Gráfica

Palheta após costurar o consenso entre os diversos segmentos da Gráfica deverá ser confirmado como o novo diretor da Gráfica. O novo reitor trabalhará com metas anuais a ser alcançado pelas Pró-Reitorias e órgãos suplementares, quem não atingir as mestas deve começar a arrumar as malas. Maneschy tratará a universidade como deve ser tratada: como uma instituição pública e republicana.

Recado aos meus detratores

Tenho recebido muitas postagens de chingamentos: aos meus detratores dirijo uma frase do velho Marx " Tudo que é sólido desmancha no ar".

Tutuca e Jefferson no gabinete

Tutuca e Jefferson cooordenarão o gabinete do reitor nomeado da UFPA. Tutuca cuidará dos eventos burocráticos e administrativos e Jefferson cuidará das relações políticas cotidianas do gainete de Maneschy. Jefferson é reconhecido pela grande habilidade política com que trata as questões administrativas. Quando Jefferson foi gerente administrativo do HUJBB conseguiu algo que parecia impossível: saiu de lá com o consenso do corpo técnico administrativo e com o respeito dos docentes. Na direção da gráfica Jefferson transformou um patinho feio da FPA (a sucateada velha gráfica da Rui Barbosa) em um órgão de grande visibilidade da UFPA.

Nassar na Pró-Reitoria de Relações Internacionais

O prof. Flávio Nassar será o Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFPA. Experiência no ramo, formação política e coragem para lutar, eis as qualidades maiores de Nassar. Parabéns Maneschy pela escolha.