Reeleição de Ana : PTLM deve quebrar unanimidade Petista

O PTLM do Pará (PT de lutas e de massas ) ligado à ex-prefeita Martha Suplicy deve rejeitar a unanimidade do PT à indicação de Ana à reeleição. De acordo com o regimento interno do PT se houver mais de um candidato postulante ao cargo executivo então o partido deve realizar eleições prévias. Parece que esta decisão gerará grande desgaste à reeleiçao de Ana. O PTLM pretende fazer um amplo balanço da gestão Ana em cada município do Pará.

A DS e a candidatura Puty federal

Informantes bem posicionados afirmam que Puty é o candidato do núcleo de governo a deputado federal e que a secretária Suely Oliveira teria sido preterida pela máquina da DS. Para estadual a DS tem pelo menos três candidatos qque lutam pelas bençãos estrutural da DS, são eles: Edilson Moura, Edilza Fontes e o vereador Marquinho.

O Governo, o PMDB e Ganzer e Rocha

Segundo informantes privilegiados que operam dentro do PT, o governo não cumpriu nenhum dos compromissos assumidos com o PMDB em uma reunião reservada em dezembro de 2008. Nesta reunião participaram a governadora, as tendências petistas e os deputados federais e estaduais. Dizem que o atual presidente do PT não consegue falar com o cacique do PMDB porque todos acordos assumidos perante ao PMDB não foram cumpridos.

O problema é que a ira pmedebista contra o governo acabou sobrando para Ganzer e Paulo Rocha, através dos ataques do Diário do Pará. Parece que o PMDB não separa mais o joio do trigo dentro do PT.

Puty e a crise com o PMDB

Quando questionado sobre as relações conflituosa com o PMDB, Puty saiu-se com essa: as relações conflituosas do governo com o PMDB é semelhante à relação entre os apaixonados (entre tapas e beijos). Todos sabem que o Puty não acredita naquilo que disse. A turma do núcleo de Ana não suporta nenhuma relação com o centro político e muito menos com a direita. Apenas suporta pelo pragmatismo.

Entrevista de Puty e um Mundo paralelo

Quem assistiu a entrevista do chefe da Casa Civil do governo do estado teve a nítida impressão que os resultados de governo alí descrito não batiam com o mundo real. Parecia que ele estava falando do governo Lula no Brasil.

Portão do Bettina; buracos tapados

Todos os buracos da entrado do portão do Bettina e do corredor até a entrado da furca do Bettina foram tapados. Agora só falta construir as passarelas até Odonto e o Bettina. Estudantes e funcionários agradecerão.

Festa de ganzer na Pororoca

Neste sábado a paritr das 16 hs na Pororoca haverá uma festa em adesão ao aniversário do deputado Ganzer.

O PT e o velho ex campo majoritário

Ganzer, Rocha e Beto podem colocar o núcleo de governo na linha. O PMDB vem causando um enorme estrago na imagem do governo ana Júlia. O Diário vem assumindo a postura de um jornal de oposição, toda vez que o partido quer mais espaço, e esta postura vem prevalecendo nos últimos 12 meses. Parece que o ex campo majoritário quer retirar a DS da condição de refém do PMDB.

Governo do Pará e a imagem em construção

Uma série de notícias negativas vêm assolando o governo do Pará nos últimos 30 dias. Talvez a chegada de Paulo Roberto na SECOM imprima uma dinâmica onde o povo do Pará saiba o que o governo vem produzindo nestes 28 meses.

Representação do Técnicos nos Conselhos está mais plural

Com as eleições do dia 26 de maio a representação do técnicos está mais pluralizada. Tem gente de todas as tendências políticas da UFPA. Tem gente que apoiou Maneschy, Tancredi e Regina. Creio que os servidores escolheram quem melhor lhes traduz confiança.

Nova representação dos Técnico-administrativos nos conselhos

CONSAD:
Ângela Azevedo
Ângela Santos
Thelma Colares
Darciel Bezerra
Luís Assunção Carneiro
Cileide Tavares

CONSEPE:
Cleide Raiol
Raquel Borges
Eliana Santos
Apolinário Alves Filho
Paula Teixeira Mendonça
Gilmar Wazeler Siqueira

Show do Arraial do labioso em 03 de junho no Centur

No dia 03 de junho a banda Arraial do Labioso se apresentará no Centur, teatro Magarida Schiwazapa. Este grupo, organizado há mais de 10 anos, tem nos artistas Márcio Montoril e Mário Mouzinho seus principais articuladores . Quem quizer assistir uma canja do grupo vá até o endereço abaixo e curta o melhor da música regional. É um espetáculo fantástico para quem gosta e trabalha com a construção da identidade estadual e regional, a partir do folclore.

www.youtube.com/watch?v=9cinusWETyQ

Pará tende a avançar com governo popular

Sob minha análise creio que o Pará terá melhor chance de alcançar um novo paramar de desenvolvimento com um governo popular. A polarização no Pará tende a colocar frente a frente PT x PMDB. O PSDB passa a ser uma força secundária no Pará, a partir das eleições de 2006. Mário Couto e Jatene têm mais a cara azul e vermelho do que amarelo e azul. Não devemos estranhar se a partir da janela da infidelidade a ser aberta em junho de 2010 termos um super tucano assinando ficha de filiação no PMDB do Pará. Têm-se que buscar atrair para o governo do estado as bases do PSDB, também. Quanto mais o governo aglutinar, mais chance terá em 2010.

Governo do Pará: ou tudo ou nada

O governo do Pará deveria nos próximos 120 dias preparar o racha com o PMDB como uma decisão definitiva. O governo deveria consolidar a aliança com o PR e o PTB e trazer imediatamente para sua base orgânica prefeitos e deputados do PMDB. Todos sabem que os prefeitos e os deputados de centro direita não sobrevivem sem a máquina e a influência do governo estadual. Seria uma cirurgia que deixaria o PMDB com a metade de sua bancada estadual e de prefeitos. Nestas condições o governo garantiria uma base mais fechada na Alepa e estaria em condições de sair da situação de refém do PMDB e em condições de derrotar o magrinho PSDB. Creio que o PMDB está fazendo por merecer esta decisão estratégica. O tudo ou nada.

Caso o governo fique sonhando com o PMDB receberá uma banana a partir de junho de 2010 e enfrentará o PMDB forte e aliançado com a oposição estadual e assim o governo terá maiores chances de ser derrotado. Esta é sem dúvida nenhuma as maiores probabilidades da política paraense hoje e que não vejo grandes chances desta situação se alterar. O PMDB é um partido patrimonialista in totum.

PMDB é partido regional

O PMDB seguramente apoiará o candidato do PT em 2010 no plano federal, mas nos estados este partido fechará com os partidos que melhor resultados lhes oferecer. Seguramente o PMDB fechará com os tucanos em mais de 5 estados, o Pará provavelmente estará entre eles. O PMDB só é grande na Câmarado dos Deputados e Senado porque é um partido regional: seu peso nacional obedece mais uma lógica regional do que nacional.

Governo do Pará: esperteza política ou ingenuidade

Levar botinada todo dia do PMDB, ser constrangido politicamente por tentar corrigir os desvaneios orçamentários do PMDB nestes primeiros 28 meses de governo à frente de órgãos do governo estradual: ser paciente e insistente com o PMDB é esperteza política ou ingenuidade?

PMDB: fogo amigo

Ontem O Diário do Pará na sua coluna principal chamado Repórter Diário orientava seus leitores a buscarem num blog denuncista todos as acusações de corrupção na SEMA. Isto é fogo amigo ou inimigo? todos sabem que este jornal é controlado pelo dono do PMDB.

Técnicos: hoje tem eleição na UFPA

As três chapas que disputam hoje a representação dos técnicos administrativos da UFPa no CONSEP/CONSAD estão hoje garimpando votos. Quem ganhará? PSTU/PSOL, Muiraquitans ou Tribo? São três gupos que fazem esta democrática disputa. São três grupos de interesses. Uns mais altruistas outros mais particularistas. Cabe aos servidores descobrirem onde estão os altruistas e onde estão os particularistas.

DS abre mão da SEDURB e Escola de Governo?

Os jornais anunciam a saida de Suely Oliveira e Edilza Fontes da Sedurb e da EGPA. Esta decisão de Ana sinaliza a cessão de espaços administrativos ao PMDB sem mexer com as demais correntes petistas. É o corte na própria carne. Suely deve ser candidata a deputada federal e Edilza deve assumir a coordenação da campanha de reeleição de Ana. Acima de tudo Ana sinaliza que em breve retirará de seu governo todos os candidatos declarados às eleições de 2010. De fato, candidatos podem gerar ciumeira nos demais partidos da base e nos demais candidatos petistas. Ana parece que está sinalizando que quer disputar pra valer a reeleição.

Governo Ana e um secretariado em efeito dominó

Ana apostou na conformação de um núcleo de governo fundado na confiança política pessoal ligada à DS. Após dois anos e quatro mêses assistimos um efeito dominó na queda do secretariado inicialmente alçado ao poder e que tem como inspiração este núcleo. Só sobraram três secretários com peso específico: Maurílio, Marcílio e Puty. Estes são o núcleo real de poder e os considerados imexíveis. Ana vai de ter de optar, ou remonta o núcleo de governo ou continuará a assistir o isolamente crescente de seu governo frente à base aliada, tanto na ALEPA como dentro dos municípios e dos partidos (strictu senso), acompanhado da insatisfação, não declarada, das demais correntes petistas. O que falta mesmo é apresentar resultados objetivos de governo. Talvez a mudança na secretaria de comunicação melhore a percepção popular a respeito do desempenho do governo Ana.

Ana Júlia vai remontar o núcleo de governo?

Que Cláudio Puty é ligado a Maurílo Monteiro ninguém tem dúvida, então fica a pergunta que não quer calar? com a sinalização de perda de poder do núcleo duro, Ana está assumindo a direção política de seu governo? Ana repactuará e recrutará novos nomes para conformar um novo núcleo de governo? Ana só dispõe de 90 dias para reconfigurar a direção de governo, se assim o quizer, com chances de apresentar algum resultado visível no decorrer de 2010. Ana só aglutina uma aliança competitiva se estiver bem nas pesquisas.

Queda de Ortega, quem ganha?

Ganha o governo e os desmatadores, quem perde? o meio ambiente. É verdade que o licenciamento ambiental estava muito lento e precisava melhorar. Mas parece que a queda de Ortega obedece mais à uma lógica da pressão ruralistas do que a busca de agilidade da gestão. O governo ganha porque retira um foco de enormes reclamações dos segmentos empresariais e partidários ligados à exploração de riquezas florestais no estado.

Reforma do secretariado: Puty perde poder

As anunciadas saidas dos secretários de comunicação e da secretaria de governo significa em primeira e última instância a perda de poder do outrora todo poderoso Cláudio Puty. Parece que Ana está assumindo pessoalmente a coordenação política de seu governo. Será que Puty seguirá a trajetória de Charles Alcântara e de Robes Pierre?

PMDB e o chute em Rocha

Não devemos esquecer também do ataque despropositado ao deputado Paulo Rocha, também acusado de ter ligações com assassinatos. Tudo porque Rocha é possível candidato competitivo ao senado. Creio que a turma azul e vermelho abusou e perdeu a confiança de um hábil negociador de palavra como é o caso de Paulo Rocha. De fato esta turma estrapolou todos os limites de desrespeito à dignidade humana.

Mudança no secretariado: Ganzer fica

Segundo o lider do governo na ALEPA, Airton Faleiros, o PT não abrirá mão da SETRAN. Nas semanas anteriores o jornal do PMDB fez todos os movimentos na direção de queimar Ganzer: chegando ao cúmulo de tentar liga-lo a assassinatos. Foi uma enorme, deselegante e absurda forçada de barra. Foi total falta de respeito com a honra e a história de Waldir.

Secretaria Estadual de Meio Ambiente: quem emergirá?

O novo titular precisaria ter um perfil da luta em defesa do emio ambiente, mas que não seja ortodoxo na mediação com a transição entre uma situação de permissivismo exploratório e outra de completa prevalência da doutrina do desenvolvimento sustentável. Então teríamos de ter um perfil conciliador na SEMA, como gestão de transição. O Pará nem é um santuário ecológico e nem é um espaço para devastação permanente. A amazônia possui 25 milhões de habitantes. O perfil deste secretaria poderia muito bem ser composto pelos seguintes nomes: Airton Faleiros, Waldir Ganzer, Carlos Bordalo, Edilza Fontes, Fidélis Júnior, Luiz Cunha, Parsifal Pontes, Chiquito do NAEA e João Cláudio Arroyo.

Quem será o titular da SESPA?

Se o titular for indicado pelo PT a Setran poderá ser entregue ao PMDB. O melhor nome para a SESPA, se for do PT é o Paulo de Tarso. É honesto, é doutor em Saúde Pública, é excelente gestor e teria o perfil para reestruturar a dinâmica vertical e horizantal da secretaria e mais, é defensor intransigente da saúde pública e do SUS.

Criado o Campus de Capanema

Criado o campus de Capanema e já nomeado o coordenador, só falta orçamento e quadro docente e técnico-administrativo.

Técnicos: 26 de maio têm eleições para os Conselhos Superiores

Âgela Soares e Joãozinho, Thelma Colares e Santana e José miguel e Léo encabeçam as articulações das três chapas de Técnicos que disputam o CONSEP e o CONSAD da UFPa. Em luta espaço político e poder junto à Administração Superior.

Dia 31 de maio: Copa do Mundo será em Belém ou em Manaus?

Os analistas em Belém e em Manaus constroem critérios que levam os jogos para as duas capitais. A FIFA fala em decisão técnica que seriam levados em conta: 1- estádio, fluxo de trânsito, segurança pública, rede hoteleira e paixão esportiva. As duas cidades têm altos e baixos em todos estes critérios. Afinal a decisão será política mesmo. Quem pesa mais nesta decisão, a governadora do Pará ou o governador do Amazonas? veremos dentro de seis dias. Caso o jogo seja muito duro a FIFA encontrará um meio termo para a disputa.