Parada para o carnaval

Devido ao período de carnaval daremos uma breve parada nas postagens e só voltaremos ao cyberspace a partir da primeira segunda feira de março. Até breve.

A teoria do Caos na UFPA: Documentos ao MEC no modelo correto e incorreto

Documentos 1 e 2: são os documentos da UNB: são modelos corretos de como a lista deveria ser enviada ao MEC. Na UFPA a reitoria sabia e sabe como enviar a lista de acordo com os parâmetros que o MEC exige.





Documento 3 e 4- Eleição de 2009- Lista encabeçada por Maneschy, enviada ao MEC de forma equivocada: feita para voltar . O objetivo da reitoria, no fundo, lá no fundinho, é mostrar ao MEC que a candidata do reitor ganhou nos docentes e estudantes. Eles não estão interessados em ressaltar a regra do jogo. Por que a lista enviada ressalta o resultado por categoria? Em 2005 quando a lista seguiu para Brasilía, a forma adotada foi semelhante ao modelo UNB.












UFPA: a tática para nomear a segunda

A tática central dos éticos-republicanos para nomear a segunda colocada passaria pelo enxovalhamento da honra de Maneschy, é uma tática a la Collor. A UFPA jamais legitimaria qualquer golpe nesta ciurcunstância. Seria um reitorado que já nasceria morto.

UFPA: Ainda há sonho pela nomeação da segunda

Na última reunião do Fórum dos Dirigentes da UFPA, em Mosqueiro, ficou claro que o sonho de que a segunda colocada venha a ser a nomeada reitora ainda permeia parte da turma derrotada. Todos apostam que o reitor desmoralizará o governo federal petista e fará Lula nomear, pela primeira vez em seu governo, uma segunda colocada.

UFPA: LIMPEZA E LIXO

O termo de referência da licitação de limpeza da UFPA não aponta apenas a redução das áreas dos prédios para forçar uma redução do número de serventes, mas também uma inovação. A inclusão da coleta de lixo comum não mais como um complemento, mas como um dos objetos fundamentais do contrato. Isso impedirá a participação de muitas empresas que prestam serviço de limpeza e conservação há décadas para o setor público, mas abrirá possibilidade de participação para empresas como a Clean Service, cujo responsável técnico foi, até pouquíssimo tempo, o engenheiro Luís Otávio da Mota Pereira, atual Prefeito da UFPA. Um dos sócios da empresa foi condenado pela morte de dois irmãos em crime de grande divulgação na imprensa.

CONDOMÍNIOS

Quando retornar das férias a Desembargadora Maria de Nazaré Guimarães relatará um processo que se encontra em recurso ao Tribunal que, dependendo da decisão do TJE, será de grande interesse da opinião pública. Se a pretensão da autora Realiza Empreendimentos for atendida, o Condomínio Jardim Tropical, o primeiro condomínio horizontal do Pará, constituído em 1977 perderá o domínio de suas vias internas, e com ele, por jurisprudência, todos os outros condomínios do Estado, inclusive os Condomínios Oásis e Água Cristal, incorporados pela Realiza que é um consórcio formado pelas empresas Síntese e Freire e Melo.

Clean Service: limpeza e coleta de lixo da UFPA

Em breve passarei detalhes do grande conchavo que levaria a Clean Service à assumir os trabalhos de asseio conservação e coleta de lixo da UFPA. Sabem de quem é a Clean Service? Sabem quem era o engenheiro responsábel por esta empresa no Pará, até recentemente? aguardem

ICL: chuva provoca enxurrada

Nesta sexta feira o Instituto de Letras foi invadido por uma enxurrada provocada pela chuvarada. A comunidade do ICL está indignada pois a prefeitura já tinha sido avisada de que o telhado estava todo partido e nenhuma providência foi tomada. Até os cursos livres pararam de funcionar devido ao alagamento.

Venezuela: Chavez obtém reeleição ilimitada

A reeleição ilimitada é um exemplo que a democracia brasileira não deve seguir. Ela cria desequilíbrios na competição eleitoral, induz a oposição ao veto permanente e estimula a luta armada, golpes e revoluções para derrubar o governo incumbente.

Fã que não respeita horário

Tem dirigente institucional do governo do estado (feminino)que vem sendo acordado pela madrugada. É que fãs, movidos por amor platônico, ligam entre 4 e 5 da manhã, para declarar amor eterno.

Lista tríplice: como o reitor explicará a "falha"?

Todos esperam para assistir a criatividade política do reitor da UFPA: como ele explicará o "erro" no encaminhamento da lista tríplice ao MEC? dizem que ele terá de escapar da explicação dicotômica: foi incompetência ou má fé? Este fato tem deixado espaço para especulações, as mais criativas póssíveis. A mais realista afirma que o reitor sonha em desmoralizar o governo Lula, e que a nomeação de um segundo colocado na lista tríplice, seria a vitória do "Príncipe" contra a história do PT nas IFES.

EGPA inaugura Centro de convivências

Estive na sexta feira na inauguração do espaço de convivência da Escola de Governo do Estado. É uma área confortável destinada aos servidores com o objetivo de recarregar as baterias, nos horários de intervalos. São várias salas mobiliadas, espaços para relaxamento físico, sala de estar, sala para vídeos etc. O dia em que as instituições públicas e privadas começarem a tratar seu maior patrimônio, que são os servidores , como atores estratégicos para atingir os fins institucionais, a produtividade explodirá, naturalmente.

Pesquisa do governo estadual: EGPA bem na foto

A EGPA ( Escola de Governo do Estado) foi a única instituição lembrada, dentre as diversas secretarias, em uma pesquisa de opinião estadual. Depois da avaliação da governadora, em curva crescente, a Prof. Dra. Edilza Fontes foi a mais lembrada nominalmente como um nome para disputar um cargo nas próximas eleições. É, parece que a EGPA está interiorizando suas atividades

Santarém: Tucanos otimistas

Segundo fontes tucanas bem informadas, Alexandre Von vem em ascenção nas últimas pesquisas em Santarém.

A ALEPA, A jornalista e a Análise legislativa

A matéria publicada neste domingo(15) no jornal O Liberal conclui peremptoriamente que o parlamento paraense é improdutivo. O fato de os deputados terem baixa iniciativa na produção de projetos de lei não é necessariamente sinônimo de improdutividade da instituição. Na mesma matéria a jornalista nforma que o poder executivo é campeão no envio de projetos de lei ao legislativo. Para a jornalista produzir uma análise fundada em critérios científicos sérios a mesma teria de pelo menos levar em conta as seguintes variáveis: Números de projetos que receberam parecer favoráveis nas comissões temáticas, números de projetos aprovados em plenária, tempo médio do trâmite dos projetos dos deputados e de iniciativa do poder executivo, números de plenárias realizadas, números de comparecimentos às plenárias. Obtido este resultado seria necessário comparar com as ALEPAS do Brasil, da América Latina e da Ásia, que são regiões do planeta que parecem que tem democracias mais ou menos parecidas com as nossas. Só a pesquisa em política comparada poderá nos informar se somos produtivos ou improdutivos, o resto é pirotecnia, que acaba por desmoralizar gratuitamento um dos pilares da democracia que é o poder legislativo.