Ladeira abaixo

A governadora exonerou UBIRACY RODRIGUES SOARES do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Estadual de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB. Em substituição, foi nomeado Roberto Ferraz Barreto. Bira não vive o seu melhor momento. Apesar do abuso do poder econômico, perdeu as eleições para reitor da UEPA. Decidiu então entrar na briga no tapetão, mas não conseguiu fechar o PT em torno do seu nome. O Ministério Público Estadual acatou denúncia de irregularidades em relação ao seu retorno à UEPA e solicitou apuração das denúncias, o que está sendo feito por uma comissão de sindicância. Teve o processo de nomeação paralisado desde 15 de janeiro, depois de liminar concedida pelo juiz Charles Menezes Barros em decorrência de denúncia de irregularidades no ato de inscrição de sua chapa. Foi exonerado em 07 de fevereiro do cargo em comissão de Secretário-Adjunto de Ensino. Na semana passada teve negado seguimento a recurso de agravo de instrumento impetrado pelo governo do estado através da PGE, quem efetivamente faz sua defesa. Para piorar, sua tendência, o Movimento PT, rachou. Sua base está fechadinha com o Paulinho Fonteles e Bira não seria eleito mais nem a coordenador de sua tendência. Os seus ex-companheiros de tendência o chamam de vendido à DS. É, o chão é o limite!

O bolo na saúde de Belém

A prefeitura de Belém prepara o bolo de comemoração de quatro anos de paralisação das obras do Pronto Socorro da Sacramenta. Iniciada em 2003, a obra continua parada, tal qual as obras do Palacete Faciola, que deveria abrigar a casa de saúde mental. Marcada por trapalhadas como a compra do hospital Sírio Libanês, a Secretaria Municipal de Saúde apresenta a maior rotatividade da história da PMB, perdendo-se a conta de quantos secretários já passaram por lá. Pelo visto, este bolo vai ser bem indigesto em ano (re)eleitoral, principalmente para Duciomar.

Sem concorrentes

Se dependesse da votação recebida na enquete deste blog, a oposição não lançaria chapa à reitoria. Até agora Ana Tancredi e Olgaíses receberam apenas um voto cada.

Subsídio

Não é verdade que a prefeitura de Igarapé-Miri teria repassado R$ 600.000,00 ao Rancho como subsídio ao carnaval 2008. O repasse foi de R$ 25.000,00. Por sinal, até o início desta semana os servidores públicos municipais da terra do açaí não haviam recebido o pagamento dos salários do mês. Motivo: não tinha papel pra gerar a folha.

Temporários

Ana Júlia está irritadíssima com a alcunha atribuída a ela pelos temporários demitidos: Ana Judas.

DS está dividida

A DS, tendência petista da qual faz parte a governadora, está dividida em relação ao nome que deverá disputar a prefeitura de Belém. Parte defende um nome da própria DS e outra parte defende a candidatura de Mário Cardoso. São ventilados como candidatos da DS os nomes de Suely Oliveira, Edilza Fontes e Edilson Moura.

Solidariedade

Ao contrário do que comentam, a vereadora Isabel Amazonas, ex-reitora da UEPA, não criticará a governadora caso esta não nomeie para a reitoria da UEPA o primeiro da lista tríplice.

Resultado da UFPA sai neste sábado

O tão esperado resultado do Processo Seletivo Seriado da UFPA será divulgado na manhã do dia 16/02, sábado. O blog já avia anunciado a data do dia 18. Porém, a competente equipe do Daves conseguiu antecipar em dois dias a divulgação.

Último ultimato

O PSB, através de seu vice-presidente estadual, deputado Cássio Andrade, deu mais um ultimato à Ana Júlia: "A governadora precisa entender que a direção do PSB perdeu a confiança na secretária Maria Aparecida Cavalcante e que deseja substituí-la na Secretaria de Estado de Administração (Sead). Caso isso não ocorra, não nos sentimos mais parte deste governo". Hoje, no Diário do Pará.

Agradecimentos

Aproveitamos este espaço para agradecer à Dra. Ana Rosa Pedreira e toda a equipe do Instituto Materno Infantil Mamaray pelo cuidado dispensado à nossa filha, a pequena Ariel, durante o período em que ficou internada. Agradecemos a todos os amigos que prestaram solidariedade e apoio neste momento difícil. Graças a Deus, nossa pequena Ariel já está em casa, saudável e sorridente. Obrigado!

Jefferson e Ivana.

UFPA - Ishak na disputa

O Prof. Dr. Ricardo Ishak apresenta-se como pré-candidato à reitoria da UFPA. Candidato derrotado no pleito anterior, Ishak começa a reunir com lideranças da UFPA. Promete ocupar espaço como alternativa à candidatura apoiada pelo reitor e a do PSOL e PSTU.

De reitor a prefeitável

Bira Rodrigues já avisou:
- Se eu não for nomeado reitor da UEPA, coloco meu nome para as prévias em Belém.

Prévias do PT Belém

Um membro da executiva do PT Belém afirmou não haver possibilidades da candidatura do Prof. Mário Cardoso à prefeitura de Belém emergir de um acordo das tendências. A deputada estadual Regina Barata não abre mão das prévias.

Vil metal

Segundo uma fonte do blog, o deputado federal Wladmir Costa estaria negociando com o PT estadual retirar sua suposta candidatura à prefeitura de Barcarena e apoiar o candidato do partido, padre Adamor. O acordo envolveria valores da ordem de sete casas decimais.

Experiência

Ana Oliveira, ex-diretora do antigo Departamento de Pessoal da UFPA, foi convocada a deixar Brasília e integrar o Gabinete da Governadora. Já está em solo paraense.

Almoço bem servido

Mário Cardoso e Edilza Fontes foram vistos almoçando juntos ontem. O prato principal era a candidatura de Mário à prefeitura de Belém e, de sobremesa, a incubência dada à Edilza de costurar a DS e a Governadora para apoiá-lo. Hoje, Mário foi visto pelos corredores do Palácio dos Despachos. Acredita-se que já seja o efeito do almoço.

O Governo do Pará tem cartão corporativo?

Não, não tem. Ufa!

Vestibular UFPA

Há um grande esforço por das equipes de correção das provas do Processo Seletivo Seriado 2008 da UFPA para que o resultado seja divulgado dia 18/02.

Celpa perde mais uma

A Celpa tem até o dia 11/02 para reintegrar os trabalhadores demitidos no dia 7 de dezembro/2007. A decisão é do juiz Marcos Cezar Moutinho da Cruz, titular da 13ª Vara do Trabalho de Belém, divulgada no site do TRT-8ª Região na última quinta-feira (31/01). A sentença determina o retorno dos 50 trabalhadores demitidos em dezembro. Esta é a decisão de primeiro grau da Ação Civil Pública ajuizada pelo Sindicato dos Urbanitários do Pará e Sindicato dos Engenheiros do Pará no dia 12/12/2007 questionando as demissões. A assessoria jurídica dos sindicatos já havia conseguido reintegrar os trabalhadores no dia 17/12, através de uma liminar, esta cassada pelo TST. No dia 11/01, os trabalhadores voltaram novamente ao quadro da empresa, através de decisão do TRT que julgou e negou o recurso da empresa. Mais uma vez a Celpa recorreu ao TST, voltando a desligar os trabalhadores no dia 16/01. Esses trabalhadores haviam sido demitidos em 2005 e por decisão da Justiça voltaram à empresa. Depois de fazer acordo em 30/11/2007 sobre a ação ajuizada em 2005, a Celpa voltou a desligar os trabalhadores, na sua maioria oriundos da empresa estatal.

Atualização

A Celpa e a Telemar não me permitiram atualizar o blog antes.

Metralhadora giratória

Ao contrário do noticiado nos jornais e nos blogs, Mário Cardoso continua candidatíssimo à prefeitura de Belém. Já discute com assessores a estratégia de campanha, caso seja escolhido como candidato do PT. Fará críticas ao Edmilson por ter deixado várias obras inacabadas e ao Duciomar por não as ter finalizado.

Novos direitos

Passa a vigorar a partir de quarta-feira a nova regulamentação da Anatel para a telefonia móvel. Na prática, é mais ou menos assim:
- Você tem o direito de permanecer calado...

Ressaca no Diário

A coluna Repórter Diário deste domingo traz nota sobre a "ressaca" da PM, postada neste blog na quinta.

Exame de paternidade

O Sintufpa exige exame de DNA em relação ao GEAP, plano de saúde dos servidores da UFPA. Alega que o filho é seu.

Transparência

Por falar em Sintufpa, no site da entidade não há itens a exibir no link Prestação de Contas.

Solidariedade classista

O SINTUFPA, Sindicato dos Trabalhadores da UFPA - pelo menos em tese - realiza hoje bingo para ajudar financeiramente a luta dos trabalhadores temporários "demitidos de maneira arbitrária e insensível pelo governo de Ana Júlia Carepa". A ação faz parte da política de solidariedade de classe do sindicato que, apesar das dificuldades financeiras, consegue apoiar esta e outras lutas da classe trabalhadora.

Na contramão

A nova Marquês de Herval padece do mesmo problema da Nova Duque. Deverá ser entregue à população em maio, também sem ciclovia.

Vilania nos blogs

Tem gente postando comentário anônimo no blog atacando a vida pessoal e a biografia do reitor da UFPA, Prof. Dr. Alex Fiúza de Mello. Meu caro, neste blog não há espaço para isto. Tente noutro.