Flávio Nassar: É Melhor prevenir


O professor Flávio Sidrim Nassar da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA em artigo publicado em O Liberal de sábado 13 de dezembro, conta detalhes do Golpe que tenta fraudar o resultado das eleições.



Um golpe contra a vontade majoritária da UFPA está sendo tramado pelos apoiadores da chapa Regina-Licurgo.
A trama já é do conhecimento de Brasília. A intenção é criar um clima propício para justificar a indicação da segunda colocada na consulta feita à comunidade, no último dia 3, vencida incontestemente pelo professor Carlos Maneschy.
A estratégia dos golpistas consistia, no primeiro momento, em desacreditar o resultado da consulta. Esperavam que fossem impugnadas urnas vindas do interior, onde, por falta de fiscalização das demais chapas, a oficial obteve maioria desproporcional e, portanto, duvidosa. Aguardavam a impugnação dessas para impugnar aquelas nas quais Maneschy ganharia a eleição. Como a impugnação das urnas do interior, aboletadas de votos de alunos de cursos não regulares incluídos à sorrelfa nas listas de eleitores, não mudavam o resultado pró Maneschy, seus advogados desistiram da impugnação.
É sempre bom lembrar que um copo vazio está sempre cheio de ar, e estavam no ar as palavras do reitor em entrevista televisiva, dizendo que o vencedor da consulta seria o nomeado: "Se não houvesse tumulto no Consun".
Com a desistência da contestação, os conspiradores passaram para a velha tática dos dossiês, que já circulam em Brasília, tentando provar que Maneschy é inelegível, pois teria sido condenado, juntamente com o ex-reitor Cristovam Diniz, por improbidade administrativa.
A tentativa de criminalizar Maneschy vem da contratação da Associação de Reitores Europeus, que, por indicação do MEC, fez a avaliação institucional da UFPA. Apesar de ter sido feito o procedimento de inelegibilidade de licitação, não foi anexado aos autos o documento comprobatório.
O ministro Raimundo Carreiro, do Tribunal de Contas da União (TCU, que relatou o processo é claro: "os serviços foram efetivamente prestados, NÃO HAVENDO LOCUPLETAMENTO POR PARTE DOS RESPONSÁVEIS."
O Acódão aprovado na sessão de 20/06/2007 determinou: "Encaminhar cópia deste Acórdão, bem como do Relatório e Voto que o fundamentam, ao Controle Interno da Universidade Federal do Pará - UFPA para que adote as providências a seu cargo relativas À BAIXA NA INSCRIÇÂO DA RESPONSABILIDADE dos Srs. Carlos Edilson de Almeida Maneschy, Cristovam Wanderley Picanço Diniz ".( A integra do relatório, voto e acórdão pode ser vista no endereço eletrônico do TCU).
Apesar de sabedores de que não há nada que incrimine Maneschy, inescrupulosamente usam a máxima de Joseph Goebbels: 'Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade.'
Brandirão essa mentira no Consun, nos gabinetes ministeriais, entre os deputados da bancada paraense, junto à opinião pública, entre professores desavisados, etc.
Se isso causar tumulto no Consun, será razão suficiente para pedir ao Ministro da Educação que nomeie, em tempo recorde, se possível no dia seguinte à reunião do Conselho, o segundo mais votado da lista.
Essa é a conspiração, esse é o projeto do golpe.
Vão me pedir para provar, vão dizer que não estou me referindo a fatos e fazendo especulações.
Que conluio acontece à luz do dia?
Quem exigirá provas da conspiração de Amauri Kruel, Mourão Filho, Castelo Branco e dos demais conspiradores de 64?
O golpe é o resultado de uma conspirata que deu certo. Vitorioso, ele se cumpre.
A história das eleições diretas para reitor nas universidades brasileiras é a história de afirmar o principio constitucional da autonomia universitária contra as ingerências de outras instâncias de poder: partidário, estatal, corporativo, etc.
Na primeira eleição direta, em 1984, o máximo que se conquistou foi a lista sêxtupla. O segundo mais votado foi o indicado, com o apoio de forças políticas. Nas subseqüentes, o engenho universitário criou uma fórmula para eliminar possibilidades de manipulação: o candidato mais votado indicava os companheiros de lista tríplice e o Consun assumia o compromisso de indicá-los. Assim não existia disputa política fora do âmbito da universidade e a sua autonomia era respeitada.
Esse procedimento foi observado nas disputas que tiveram o fim mais pacífico.
Aos que acham que estou confabulando ao me referir a conspirações e a golpes, faço um desafio: provem que acatam o desejo expresso nas urnas, afirmem o compromisso com a autonomia da universidade e retirem-se da disputa propondo ao Consun que a lista tríplice que acompanhará o reitor eleito Carlos Maneschy para os procedimentos formais em Brasília, seja composta por pessoas por ele indicadas.
...
..
.

Reitor já estaria articulando a nomeação de Regina

Este foi o boato que circulou pela UFPA. Parece que a UFPA virará um barril de pólvora.

Eleição para reitor: nomeação do vencedor e a crônica do golpe anunciado

Está em marcha uma tática que visa golpear a democracia na UFPA. Qual a tática? melar a reunião do CONSUN.

A pergunta fatídica de Mauro Bonna no Argumento da RBA.

A pergunta: reitor o MEC respeitará o resultado da consulta? resposta enigmática do reitor, repetida por três vezes: só se não houver controvérsias no CONSUN. Entendam como queiram esta resposta, e relacionem aos últimos acontecimentos.

Só hoje a comissão eleitoral deu por encerrado a apuração.

Surpresa geral: a comissão eleitoral comunicou às chapas que apenas hoje concluiu seus trabalhos de apuração. Este fato permitiu que as chapas tenham até 24 hs para impretar recurso. E Regina vai pedir recontagem de votos.

Quem definirá o reitor da UFPA? a comunidade ou um golpista?

É a comunidade quem definirá os rumos da reitoria ou será que o atual reitor renunciará à sua história e alienará a autonomia política da UFPA e a entregará à um polítco ou burocrata estrangeiro a definição de quem administrará nossa instituição por 04 anos? será que a nossa comunidade será respeitada pelo atual reitor? ou as regras do jogo serão tratadas como potoca? qualquer tentativa de golpe terá consequências imprevisíveis.

Chapa de Regina vai pedir recontagem de votos

Mesmo sabendo que não houve nenhum recurso impetrado por nenhuma das chapas quando da abertura das urnas, a chapa de Regina vai entrar com recurso perante a comissão eleitoral pedindo recontagem de votos. Todo mundo sabe que este é um direito precluso, ou seja, não existe mais. Qualquer recurso eleitoral para prosperar teria de ser solicitado no ato da abertura das urnas, com o devido registro em ata. Como a comissão eleitoral, provavelmente vai recusar este pedido, a chapa de Regina deve recorrer ao pleno do CONSUN. Claro os conselheiros devem seguir a diretriz da comissão eleitoral. O objetivo final da tática da chapa de Regina é criar incertezas, dúvidas, para que os mesmos tenham argumentos para tentar mudar o resultado eleitoral em Brasília, nomeando a segunda colocada. Isso é inclassificável.

Só para recordarmos, a diferença pró-Maneschy corresponde a 412 votos de alunos, ou 33 votos de docentes ou a 31 votos de técnicos.

Reitor passou dois dias em Brasília

Será que o reitor da UFPA tratou de temas relativos à sucessão na UFPA em sua visita à Brasília realizada nestes dois dias? será que o reitor vai honrar a palavra de lutar para que o vencedor da consulta assuma a reitoria?

Tiquin vai mudar de nome

Em breve quem acessar o endereço do Tiquin será conduzido para o novo nome do Blog que será BILHETIM. A partir da semana que vem o Blog voltará a tratar também de outros temas, além da sucessão na UFPA.

Pra quem não sabe, o nome Bilhetim foi muito famoso na UFPA ao tempo em que participei da direção da ASUFPA/SINTUFPA entre os anos de 1990 e 1994. Agora irei resgatar o histórico Bilhetim que deverá ser o ombusdman da UFPA e denunciará qualquer injustiça ou autoritarismo praticado na UFPA.O Bilhetim deverá ser a expressão independente da sociedade civil da UFPA. O Bilhetim também será uma tribuna de debates de temas relacionados à UFPA e à política em geral.

Polí e a casa Brasil África

O coordenador da Casa Brasil África Apolinário Alves estaria na corda bamba, devido o mesmo ter apoiado Maneschy.

A cabeça do veterano Lima

correu solto pelos corredores da UFPA que o veterano sindicalista Lima terá a cabeça cortada no departamento de segurança da UFPA, devido o mesmo ter apoiado o maneschy. Lima tem 41 anos de trabalho prestado nesta instituição.

Quando será a reunião do CONSUN para a homologação do resultado da consulta?

Todos aguardam ansiosamente na UFPA a oficialização da reunião extraordinária do CONSUN que homologará o resultado da consulta democrática que foi coordenada pela comissão eleitoral, eleita no Conselho Universitário. Qualquer proscratinação desta data é sinônimo de estímulo à criação de instabilidade política na UFPA. Sr. reitor tome a iniciativa.

Homologação no CONSUN: as boatarias e o papel do Reitor

Todos os dias proliferam pelos corredores da UFPA boatos em torno de um golpe que estaria sendo tramado para melar a reunião do CONSUN. O prédio do NPADC seria o quartel general das conspiração. Como terminar com este sobressalto demonstrando que na UFPA democracia não é potoca? termina-se com este mar de incerteza, provocados pela boataria, com um pronunciamento do reitor, reafirmando que quem ganhou a consulta leva a reitoria e , mais, que o reitor atual levará pessoalmente o reitor eleito até o ministro da educação. Esta foi a promessa de Alex e todos esperam que o mesmo cumpra com sua palavra.

Anônimo disse no Quinta.

Trinta e nove deputados estaduais assinaram requerimento pedindo ao ministro da Educação e ao presidente Lula a nomeação do professor Carlos Maneschy ao cargo de reitor da UFPa. Só não assinaram o deputado André Dias (em tratamento de saúde) e a deputada Regina Barata, que se recusou a assinar dizendo que não concorda com a noemação do Maneschy por discordar dele. Bela democrata a deputada. A democracia só serve quando lhe convém.

12:03 PM


Anônimo disse...
Parabéns à Deputada Bernadete Ten Caten, que diferente da Barata, apesar de ter apoiado a outra candidata, assinou o Requerimento.

4:48 PM

Reitor Alex já cumprimentou Maneschy?

Todos esperam este gesto cortês e democrático do atual reitor, em respeito à democracia universitária. Que Alex declare: reitor eleito, reitor empossado.

A democracia da UFPA espera que Regina declare: reitor eleito, reitor empossado

A professora doutora Ana Tancredi já declarou: reitor eleito, reitor empossado. Agora todos esperam uma declaração de Regina: reitor eleito, reitor empossado.

Fórum dos diretores declara: reitor eleito reitor empossado

Os Diretores de Institutos fecharam questão: homologar no CONSUN o resultado da consulta organizadado pela comissão eleitoral. Reitor eleito, reitor empossado.

Gráfica: Jefferson na guilhotina

É esperado para as próximas horas o corte da cabeça do diretor da gráfica Jefferson Galvão. Motivo: Jefferson apoiou Maneschy.

Homologação do CONSUN: nenhum golpe será permitido

Não creio que alguém imagine que qualquer tentativa de golpear o resultado eleitoral na UFPA será recebido sem luta. Não houve qualquer indício de fraude em nenhuma das urnas vencida por Carlos Maneschy e Ana Tancredi. Não houve qualquer pedido de impugnação por parte das chapas. Esperamos que os conselheiros do CONSUN mostrem a dignidade desta instituição e não permitam desestabilização política na UFPA.

Eleição na UNB: eleição paritária no quintal do MEC

Esta matéria foi publicada em agosto pelo jornal do SINTFUB, que é o informativo dos tarbalhadores técnicos-administrativos da UNB. O resultado desta consulta paritária foi homologada pelo CONSUNI e o primeiro da lista foi nomeado.


A Consulta para Reitor da
Universidade de Brasília
está prestes a acontecer.
O SINTFUB, conforme definido
em assembléia da categoria, não
estará apoiando nenhum candidato
ao cargo, e seus coordenadores
estarão livres para escolher
qual candidato apoiar. Depois da
grande vitória da Comunidade
Universitária da UnB no Consuni,
realizado em 13 de Junho onde
foi definido que a consulta para
reitor seria Paritária, é importante
a categoria se mobilizar, e comparecer
em peso às urnas, afim
de garantir a representatividade
através do voto.
Ressaltamos que toda a comunidade
universitária está com a
grande responsabilidade de resgatar
a moral e a dignidade da
UnB, e o SINTFUB vê a consulta
para reitor como um ponto chave
nesse processo.
Por meio da Paridade, os servidores
técnico-administrativos e estudantes
passam a ser mais valorizados
no conjunto de suas idéias
e reivindicações, portanto agora, o
reitor que assumir o cargo deverá
ter compromisso com os três segmentos
da universidade.
Confira abaixo o calendário
da Consulta para Reitor:
18 de Agosto Inscrições de
Chapas
17 e 18 de Setembro Consulta
24 e 25- Segundo Turno*
* haverá segundo turno na
consulta se nenhuma delas obtiver
maioria absoluta na votação
corrigida junto aos três segmentos.
Foi constituída a COC – Comissão
Organizadora da Consulta,
no CONSUNI do dia 1/08
que supervisionará e viabilizará
todos os aspectos e atividades,
conforme atribuições constantes
no Regulamento da Consulta.

Notícias de Bragança: peço desculpas ao Dr. Habib Frahia

Recebí um telefonema do Prof. Dr. Habib Frahia. Neste telefonema ele me informa que a postagem anônima que chegou de Bragança envolvendo-o em um episódio grosseiro e indecente não é verdade. Segundo o Dr. Habib ele jamais esteve em Bragança nesta campanha eleitoral. Considerando a seriedade e a honradez deste professor, considero a informação inverídica, e peço publicamente desculpas ao Dr. Habib Frahia por esta postagem sem o devido check up e retiro do cyberspace esta informação inverídica.

Diretor do IG dispensa secretária

O diretor do IG acaba de colocar à disposição da PROGEP a sua secretaria executiva Sandra Grana. Sandra é considerada uma secretária em nível de excelência e foi colocada à disposição da PROGEP porque vistiu a camisa de Manesch-Schneider.

Alex abrirá mão de seus valores em prol de um coletivo particularista?

Esta é uma questão que só a realidade responderá nos próximos seis meses. O reitor conduzirá o CONSUN à homologação dos resultados eleitorais apresentados pela comissão eleitoral? o reitor levará pessoalmente o reitor eleito para uma audiência finalística com o Ministro da Educação, como Alex havia prometido? A democracia universitária espera que sim.

Alex e seus tensionadores

Não tenho a menor dúvida de afirmar que Alex não teve em Regina, sua primeira e nem a sua segunda escolha na disputa para a reitoria. Regina é uma boa acadêmica e uma pessoa boa de se conviver. A questão não passa pelas qualidades pessoais e sim em responder à seguinte pergunta, qual o perfil de um reitor capaz de manter a qualidade política da instituição no que diz respeito à articulação institucional e política no plano externo e liderança gerencial no plano interno? Neste quesito eu não tenho dúvida em afirmar: Maneschy hoje, a meu juizo, é o acadêmico que possui as melhores condições para desempenhar esta tarefa política e institucional. Regina teve quatro anos para me convencer de que poderia desempenhar este papel, mas infelizmente não percebí estas características aflorarem no curso deste período.

Creio que hoje as pessoas que cercam o reitor Alex estão tensionando por um golpe, seja via CONSUN, seja através da indução de uma ação, em Brasília, por parte de Alex pela nomeação da segunda colocada. Estas pessoas não têm nada a perder, porque nada representam, nem institucionalmente na academia e nem politicamente na sociedade. Quem herdará todas as consequências políticas será o próprio Alex. Estas pessoas estão "metendo corda" porque não querem largar o osso. Elas não estão pensando em Alex, mas em sí próprio. A democracia para estas pessoas, só vale, quando elas vencem.

A denúncia que vem do Bettina

Anônimo disse...
Edir
A perseguição aqui no Bettina começou. O Paulo de Tarso, diretor, redimensionou ontem o Renato porque este fez campanha para o Maneschy. Não podemos tolerar isso. O PT (Paulo de Tarso) ameaçou dizendo que o Renato nem brinque de entrar no HUBF na segunda feira.
5/12/08 8:12 AM

Estou esperando a versão do Paulo da Tarso para publicar.

Dialogando com meus detratores I

Anônimo disse...

Nunca quis me mostrar como pessoa íntima do gabinete,e nos bons momentos nunca fui de ficar perto. Gosto de estar com as pessoas quando elas não estão entre as corjas de puxa-sacos , que são os primeiros a cair fora quando a nau naufraga.
Aliás o neufrágio era previsível recebendo o referido processo em face do politicamente inoportuno redimensionamento, apesar dos elogios que vem Quem reclama , é que estava " numa boa", e agora tem de entrar na linha.
Aliás se fosse irregular ou ilegal o MP está aí para isso mesmo né?
Gostaria que o blogueiro agora tivesse a coragem de publicar comentários além daqueles que convergem com as suas preferências normalmente postado por seus alunos.
um desvirtuamento daquilo que seria o escopo de um blog. Pena.
Lúcio Flávio disse tudo no JP( número 431, segunda quinzena de dezembro de 2008)." " Dentre os erros que cometeu não está o de impedir que sua gestão fosse esmiuçada, debatida e criticada.Atirar-lhe as vestes de déspota e político rasteiro, que ataca seus adversários constitui amais rasa injustiça.
A irracionalidade desse blog, as pesquisas apócrifas, a mínima diferença dentro da margem de erro prevista, aliás diga-se de passagem os docentes em sua grande maioria ratificaram a gestão do professor Alex,os técnicos administrativos, também não teriam feito grande diferença se não tivesse havido o redimensionamento. Não conseguiram esconder que os votos dos docentes, daqueles que fazem pesquisa, que são dedicação exclusive e não ficam blogueando, ou ensinando nas instituições particulares, ao invés de trabalhar pela grandeza da instituição foram na incontestável maioria, transferidos via professor Alex para a professora Regina.
Além disso, ele é professor, e é um reitor que se manteve no exercício do magistério,e em função da sua visibilidade pode portanto pedir votos para sua candidata. e o conseguiu os números não mentem.Além disso , ele estrategicamente demarcou o limite entre ele e interesses que querem instrumentalizar a Universidade sabe deus lá porque, ou para que. Não somos anjos. sabemos que se o professor Maneschy, não tiver a grandeza e força para limitar uma corja de asseclas, meu Deus!
“ Por tudo o que fez, inclusive por seus erros , Alex Fiúza de Mello, mais do que um julgamento melhor, merece ser avaliado por julgador de melhor qualificação , compatível com o nível que sua administração alcançou,no plano dos que realmente fazem história.”
Por favor tenha a decência de publicar algo que não vem de seus “AMIGOS”, que todo mundo sabe quem é. Senão meun caro, seu blog ficará igual ao jornal da sua preferência , aquele cujo episódio do IVC dispensa apresentações.O liberal é claro.
6/12/08 6:39 PM


Meu(minha) cara anônima covarde. É covarde porque não assina seus comentários que detratam as pessoas.

1- Eu, e meus companheiros servidores e estudantes, diferente de vc , junto com Alex desafiamos a reitoria da gestão 1997-2001. Ganhamos as eleições. Nunca ocupei cargo nas gestão Alex. Nunca te ví jogando pesado nesta luta. Sei quem és tu, mas não te revelarei. Tuas informações me dizem que habitas no mesmo espaço que eu trabalho. Sabe o que fiz em 2001 e 2005? Ajudei ativamente na estratégia eleitoral. aglutinei as lideranças sindicais e estudantis não xiitas, fiz campanha. Foi exatamente que fiz agora, na campanha do prof. Maneschy.

2- Em 2005, foi um passeio, a excelente atuação de Alex, como captador de recursos, perante o governo Lula, e como executivo, aglutinou 70% dos vots da UFPA, nas três categorias, foi um banho.

3- Em 2008, não segui a orientação de Alex de vir a apoiar a prof. Regina. Nada contra a prof. Regina, ela foi uma boa candidata. Mas os atributos de Maneschy, sua qualidade como aglutinador da UFPA, sua carreira como cientista, suas concepções pluralistas de relacionamento político,não tenho dúvida, são superiores a de Regina. Por isso não apoiei Regina.
4- Nunca imaginei, que eu fosse tão odiado dentro do grupo que está em torno de Alex e Regina. Diariamente e com essa sua postagem, entendo como eu era de fato visto por esta articulação. Um inocente útil, visto com preconceito e com qualidade "acadêmicas, morais e pessoais" incompatíveis com a corte que tomou conta da UFPA nos últimos meses.

5- Vc fez espraiar por todo o centro de humanas um preconceito por eu estar conduzindo um blog, como se esta fosse uma função menor. Classifica meus amigos, de mais de 25 anos de UFPA, de corja de asseclas. Vc que não tem nenhuma história na vida política da UFPA. VC não sabe o que è a revolução nas comunicações em curso. Vc, parece que não sabe que o monopólio das comunicações está se quebrando no mundo, a NET e os blogs, são os maiores instrumentos desta revolução em curso. Coitado de vc como cientista político(a).

6- Olha meu(minha) cara. Não tenho nenhuma certeza do que vai acontecer na UFPA, possivelmente assistiremos um golpe no resultado eleitoral. Mas posso te dizer com todas as letras. Ajudei o Alex a mudar a UFPA para melhor, porque ajudei a ganhar duas eleições. Jamais, nas gestões de Alex lhe dei as costas. Fiquei decepcionado com a ação de Alex na campanha, com o uso das prerrogativas de reitor para desequilibrar a disputa eleitoral. Mas pode ter certeza de uma coisa. Sou intutelável, assumo tudo que escrevo. E o futuro político da UFPA, com repercussão para os próximos 12 anos.posso te dizer, depende em 80% das ações de ALEX, nos próximos dias.

Dialogando com meus detratores II

Anônimo disse...
Acabei de ler o blog do dentista político Edir Veiga. Coitado dele, faltou muito estudo ao rapaz. É incrível o cara dizer que a comunidade votou contra a candidata do Alex. Por favor Sr. Edir, vai estudar, principalemente em uma escola de tratamento para falat de carater. Nós gostariamos de saber o que o futuro reitor vai fazer com os técnicos e demais funcionários já que foi ai que ele ganhou. Será que todos vão viajar para a a França com dinheiro público como o Prof. Edir fez? Depois quem não quis respeitar as regras do jogo na primeira eleição do Prof. Alex foi o agora futuro reitor, é por isso que o Edir está com medo.
6/12/08 6:38 PM

Meu(minha) cara anônimo covarde II.

1- Só existia uma candidata da situação, tendo como puxador de votos os próprio reitor da UFPA. Então se esta candidatura só obteve em torno de 30% de votos da comunidade acadêmica, posso inferir que 70% dos eleitores rejeitaram à candidata da reitoria, ou não? Te desafio vc, ou quem vc nomear a fazer qualquer debate teórico e político sobre a temática eleitoral. Vamos ver quem sabe o que.

2- O que é caráter para vc. ser tutelável politicamente?

2.1- Quanto ao termo preconceituroso "dentista político", tenho a te dizer o seguinte: vá no CENTUR, veja o resultado dos vestibulares da UFPA de 1984 e 1985 e lá encontrarás o nome de Edir Veiga compondo as listas de aprovados nos cursos de história(1984) e direito (1985), aí vc verá que posso passar em qualquer graduação da área de humanas. Talvez vc não saiba, mas 4% dos cientistas políticos do Brasil, no eixo Rio-São Paulo, vêm da área de saúde. Cabe lembra-lo que a ciência política é multi-disciplinar. Hoje uma das maiores referências em análises de política internacional, no Brasil é também um dentista, Vítor Gomes Pinto. Enfermeiros, médicos e dentistas, são especialistas em políticas públicas, com pós-graduação em ciência política. Procure saber quem é Gilberto Hochman. Também temos dentro das escolas de saúde pública muitos sociólogos com pós-graduação em saúde pública. Ainda existem "acadêmicos" que acham que a ciência política se resume à ciências sociais ou às ciências sociais aplicadas. Não meu(minha) cara, é preciso ter talento para fazer a política e a ciência política.

3- Parece que seu caráter é medido por vc mesmo e de acordo com indicadores de super ego que vc mesmo se auto-estabelece, caso contrário não faria esta acusação caluniosa acerca desta pretensa viagem à França. Primeiro jamais usei recursos da UFPA , para qualquer viagem à França. Segundo, a controvérsia que meus "amigos" do PT, derrotados nas eleições universitárias de 1993, foram denunciadas ao próprio PT. No processo provei que minhas passagens foram mandadas da própria Europa. O que de fato ocorreu foi a emissão de diárias, paralelas àquela viagem, para uso em atividades sindicais. Aliás como fazíamos naquela época. Aparelhávamos qualquer instituição fosse ela sindical ou pública, para fins da "revolução". Para encurtar a conversa, todas aquelas diárias foram devolvidas aos cofres públicos. Caso eu fosse um covarde ou um traira, naquela época, eu poderia ter entregue meio mundo da esquerda, porque aquele tipo de prática aparelhista era comum à toda a esquerda petista, e eu ocupava a secretaria geral do PT Belém. Jamais denunciei ninguém. Covardes e trairas foram aqueles que me denunciaram, porque faziam e ainda fazem, aquela mesma prática aparelhista. E o que pior, hoje a fazem para acúmulo de patrimônio pessoal.

4- É verdade, o CONSUN não respeitou as regras em 2001. E agora, vcs vão à forra? Em que vcs se diferenciariam daquelas práticas? tudo bem, vão em frente. De minha parte já demonstrei que nos campos de batalha, eu sei mover as pedras, operando com as regras debaixo dos braços. Com a ciência política aprendí o seguinte: as regras que organizam a competição eleitoral são decisivas, tanto no comportamento dos atores em disputa, como no próprio resultado do jogo. MAS TEM UMA SOLUÇÃO PARA OS PERDEDORES, MUDEM A REGRA DO JOGO, DEPOIS QUE O JOGO TERMINOU, E BOA NOITE DE SONO COM SEUS VALORES "DEMOCRÁTICOS".