ICSA tem eleição para a direção

Nos dias 14 e 15 de abril teremos eleições para a direção do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas- ICSA. O professor Marcelo Diniz ( Diretor) e a professora Maria José ( Adjunta) encabeçam a única chapa até agora lançada.

Saída de Socorro Coelho, crise interna a vista?

Os jornais de hoje já retratam o confronto de bastidores entre a DS e a Unidade na Luta em relação ao nome que substituiria a Secretária de Educação Socorro Coelho. Parece inacreditável, mas parece que a DS quer abocanhar também a SEDUC. O governo está isolado em relação ao PMDB e PTB e ainda quer comprar briga com o maior grupo petista?

Esta atitude lembra muito a atitude de um adolescente, bêbado, brigão que quer desafiar o mundo. No caso, os aliados e parceiros de partido. A DS estaria pensando que a máquina de Estado é úm amálgama mágico, que a tudo e a todos corrompe? A DS parece que não tem projeto de poder e muito menos de sociedade...é inacreditável.

PMDB/Pará corteja Lula e se afasta de Ana Júlia

O jornal "O Diário" de hoje traz uma foto que retrata bem a situação política do PMDB do Pará. De um lado Jáder, Elcione e Helder, juntamente com 55 prefeitos paraenses fazendo festa junto ao governo Lula, e por outro lado temos o progressivo afastamento deste partido do governo Ana Júlia.

Aqui temos uma experiência política bem didática: de um lado Lula governa, dá direção ao seu governo e mantém e amplia alianças. Aqui no Pará acontece exatamente ao contrário. E não foi por falta de aviso. O pior cego é aquele que não quer ver.

Funcionalismo estadual: greve ameaça o fraco governo Ana Júlia

Parece que o inferno astral está se instalando no entorno do governo Ana Júlia. Acabamos de assistir a greve no DETRAN, os jornais de hoje noticiam que os servidores do estado devem começar uma greve a partir do dia 30 de março, caso o governo não melhore a proposta de conceder apenas 4.5% aos salários do funcionalismo.

O movimento sindical sempre espera os momentos de grande isolamento e desgastes dos governos para recuperar perdas salariais, e neste caso, as perdas do tempo dos governos tucanos no Pará(1994/2006) que chegaria a 75%. Lembro que no último ano do fraquézimo governo Sarney (1985/89) fomos buscar, nas universidades, todas as perdas acumuladas.

Seduc: herança maldita derruba secretária

O problema de obras inacabadas nas escolas da SEDUC parece que derrubou a secretária Socorro Coelho. Este problema o Bilhetim denuncia a pelo menos 24 meses. Os jornais informam que o estado não vem honrando os compromissos financeiros com as empresas terceirizadas que estavam reformando as escolas. Onde Ana Júlia caminha encontra a comunidade escolar vaiando. Este é o maior exemplo de descoordenação administrativa e orçamentária do governo. E o PT tinha a tradição de descentralização orçamentária.

Enquete: avaliação do governo Ana Júlia na UFPA

Após 6 dias de avaliação do governo Ana Júlia pelos internautas da UFPA, o resultado foi o seguinte: Nota 10,0= 11%/ Nota 7,0= 6%/ Nota 5,o=12%/ Insuficiente (reprovação)= 69%. Esta enquete foi feita pelo blog Bilhetim entre os dias 18 e 23 de março de 2010.

IFCH: Denise é a candidata que mais amplia pela oposição

Segundo opiniões de lideranças estudantís a professora Denise (FCS) é um nome capaz de ampliar uma coalizão eleitoral fazendo frente à candidatura oficial do IFCH. Caso não seja a professora Denise as lideranças estudantís poderão incluse assumir o apoio ao nome de João Márcio, uma vez que a prof. Suelene ainda não concluiu seu doutorado e não poderá concorrer. Em tempo, o prof. Armando acaba de ter sua candidatura indeferida no ICSA por não ter ainda defendido seu doutorado.

Papergate na UFPA?

Lá no Programa de pós graduação em Ciência Política temos resmas de papel que dá para consumir nos próximos três anos. Agora somos avisados de que nova remessa de muitas resmas chegarão novamente. Perguntamos se este material de consumo poderia ser permutados por outros mais necessários, mas recebemos a resposta de que...não. Porque existe tanto papel circulando na UFPA sem as unidades solicitarem? quem é este felizardo fornecedor? quem vem comprando este papel? só lembro de uma coisa: esta primeira super avalanche de papel foi depositada antes da posse do atual reitor.Será que a avalanche de resmas de papel ocorrida no PPGCP também ocorreu em todas as unidades da UFPA?

Debate na UFPA foi um sucesso

O debate de ontem (23-03) no auditório setorial profissional doi um sucesso. Com a presença do prof. Chiquito (NAEA), prof. Arooyo (FAAM) e eu, realizamos uma boa reflexão sobre os encantos e desencantos com a política. A iniciativa foi coordenada pelos professores Maués e Jaqueline da UFPA e marca a retomada do espaço universitário como lócus de debates políticos-acadêmicos em escala mais ampla do que as salas de aulas. Novas iniciativas deverão acontecer no mês de abril.

Debate na UFPA é hoje (23-03)

Hoje as 18.30 tem debate sobre os encantos e desencantos na política. O evento está sendo promovido pelo grupo de pesquisa ECOamazônia que é coordenado pela professora Jaqueline Serrafreire a partir do Instituto de Educação. O evento ocorrerá no auditório setorial.

Institutos: quem não pode ser candidato

De acordo com a lei federal e o Regimento Interno da UFPA não pode ser candidato(a) aos Institutos quem não tem o título de Doutor. As universidades são as institutições que mais parecem com os pressupostos platônicos para o exercício do poder: Só os mais titulados tem a prerrogativa de disputar os cargos de direção. É assim em todas as academias do planeta.