A santinha fez sucesso na UFPA

A rainha da Amazônia, a Senhora de Nazaré foi muito comemorada ontem (02) na UFPA. O cortejo saiu do Bettina, passou pela reitoria, passou pelo RU e Fadesp e finalmente o círio da UFPA foi para o hangarzinho onde foi realizado uma missa. Segundo os relatos dos internautas foi um acontecimento que marca a reconciliação entre a UFPA com seus funcionários e alunos. A família universitária começa a se reaglutinar.

Primeira Fase do exame de Ordem: FIBRA na frente

A FIBRA, Faculdade Integrada Brasil Amazônia, abiscoitou recentemente o título de melhor faculdade paraense no último exame do MEC. Neste momento acaba de ocorrer a primeira fase de exame de Ordem e os alunos da FIBRA tem tido uma média de aprovação de 75%. Só para situar os internautas, a média de aprovação no exame de Ordem é de 30%

Partidos de aluguel: Nanico vendável e nanico ideológico-programático.

Efetivamente todo sistema eleitoral para não se esterilizar precisa de instrumentos que induzam a renovação do sistema partidário. Partindo deste pressuposto é saudável que novos partidos surjam no cenário político de qualquer país. O problema é que existe uma indústria de micro partidos de alugéis e que precisariam ser banidos do sistema político nacional. O problema é que temos micro partidos ideológicos e programáticos como o PSOL,PSTU, PCB e o PV. qualquer legislação pública para varrer os micro partidos de aluguel levará consigo os micro partidos ideológicos e programáticos. Qual a solução: tratar individualmente cada partido. O Micro partido que for flagrado negociando monetariamente seu tempo em rádio e TV com os grandes partidos, ou que servir de ponte para o trânsito de polítcos trânsfugas, deve ser, após o direito de defesa, sumariamente banido da vida partidária brasileira.

Deputado Pioneiro cortejado pelo PR e PTB?

Os jornais locais falaram do grande assédio que o deputado Manoel Pioneiro (PSDB) teria sofrido na semana passada de PR e PTB. Pioneiro estaria sendo cotado para ser cabeça de chapa de uma quarta via ao governo do estado. A primeira via é o PT, a segunda é o PSDB, a terceira é o PMDB. Dizem que Pioneiro tem uma dependência emocional do ex-governador Simão Jatene.

E o Rio será a séde das olimpíadas 2016

Lula deu um banho argumentativo em defesa do Rio, do Brasil e da América latina como séde das olimpíadas de 2016. A sociedade organizada de Chicago bradou contra as olimpíadas. Agora temos de arranjar 28 bi para viabilizar este empreendimento. O Pará tem de costurar uma estratégia de marketing internacional para atrair turistas estrangeiros neste período e também faturar um pouquinho com as olimpíadas. Mas não vale aquele comportamento ingênuo e descompromissado que nos levou a perder a séde amazônica da copa de 2014.

Vaidades queimam-se na corte

Desfile de vaidades e bate bocas dão o que falar pelo palácio de Deus.

Olimpíada 2016: séde sai hoje

A partir das 13.30 o mundo saberá qual é a cidade que sediará as olimpíadas de 2016. O governo brasileiro se dispõe a gastar 28 bi para criar as infra-estruturas necessárias para capacitar o Rio de Janeiro.

STF anula liminar que adiava processos de cassação

BRASÍLIA - Por 6 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal derrubou, nesta quinta-feira, a liminar concedida pelo ministro Eros Grau, na argüição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) proposta pelo PDT e outros quatro partidos, com base na qual estavam suspensos todos os julgamentos, pelo Tribunal Superior Eleitoral, dos recursos contra a expedição de diplomas (RCEDs) de governadores, senadores, deputados estaduais e federais em curso naquela Corte. A cautelar interrompia os processos de cassação dos mandatos dos governadores Marcelo Déda (PT-SE), Roseana Sarney (PMDB-MA), Anchieta Júnior (PSDB-RR) e Ivo Cassol (sem partido-RO), que podem ser julgados antes mesmo de o STF decidir o mérito da questão.
Ficaram vencidos – além do relator Eros Grau – os ministros Cezar Peluso, Marco Aurélio e Gilmar Mendes. Para o ministro Ayres Britto – que preside o TSE e liderou a maioria formada – se a liminar fosse mantida, a Corte eleitoral não teria condições de julgar os recursos contra a expedição de diplomas pendentes até o fim do ano.
Tudo indica – a julgar pelos debates que consumiram quase toda a sessão desta terça-feira – que, no mérito, o STF vai declarar que o julgamento dos RCDEs, diretamente pelo TSE, sem passar pelos tribunais regionais, não contraria nenhum preceito fundamental da Constituição, com base na jurisprudência firmada nas últimas quatro décadas pelos dois tribunais superiores, conforme ressaltaram ministros da corrente majoritária.
Preliminarmente, o plenário tinha resolvido – também por 6 a 4, depois de muita discussão - que a ADPF era o meio adequado para dirimir a controvérsia. Alguns ministros fizeram críticas à tendência do tribunal de ampliar o leque de temas que devem ser objeto desse tipo de ação, que é equivalente às ações de inconstitucionalidade e declaratórias de constitucionalidade.

Luiz Orlando Carneiro, Jornal do Brasil

Lula sobre Rio 2016: é hora de acender a pira num país tropical

COPENHAGUE - ''Com muito orgulho, represento aqui as esperanças e sonhos de mais de 170 milhões de brasileiros. Muitos nos acompanham pela TV neste momento. Estão todos unidos, torcendo pelo Rio de Janeiro. Somos um povo apaixonado pelo esporte, apaixonado pela vida''. Com estas palavras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu o discurso em favor da candidatura Rio 2016.
- Não só somos um povo misturado, mas um povo que gosta muito de ser misturado. Digo com toda a franqueza: chegou a nossa hora. Estamos entre as dez maiores economias do mundo e somos os únicos que ainda não sediamos os Jogos Olímpicos. Para os outros será apenas mais uma edição dos Jogos, para nós não - disse Lula.
- Essa Olimpíada não será só nossa, será de todo o continente sul-americano. O COI saberá fazer isso. O COI instituiu novos esporte, agora o desafio é outro: expandir os Jogos para novos continentes. É hora de acender a pira olímpica num país tropical. Para a América do Sul será mágico - prevê o presidente.
- Aprendemos de todas as maneiras e esse é um motivo pelo qual meu governo está tão comprometido com a candidatura do Rio. Demos todas as garantias possíveis à realização dos Jogos, conscientes do legado que os Jogos deixarão ao Rio de Janeiro - declarou Lula.

JB Online

PT: DS quer furar isolamento ao PED-Belém 2009

Segundo fontes petistas a coordenação política da DS está jogando pesado para furar o isolamento político dentro do PT visando a disputa do Processo de Eleições Diretas (PED) petistas em Belém do dia 22 de novembro vindouro. Pedro Gêmeo um candidato rebelde já teria sido "convencido" a aderir a candidatura Suely Oliveira à presidência do PT Belém. O próximo alvo seria a Rede, que é coordenada por João Arroyo, ex-chefe de gabinete da governadora. Será que o PMM do B reverterá o quadro com base na patronagem?

PSDB- Pará: a calmaria está quebrada

Para quem apostava numa disputa civilizada entre Mário Couto e Jatene dentro do PSDB está assustado com a algazarra de Brasília. Depois que os coutistas invadiram uma reunião dos jatenistas com Sérgio Guerra (presidente nacional dos tucanos) na capital federal, o clima de desconfiança se instalou dentro do PSDB paraense. Jatene jura que tem a maioria do partido no Pará , inclusive com assinaturas individuais de convencionais, se comprometendo a apoia-lo no encontro estadual. Estamos esperando os próximos lances.

Vice de Letras se lança candidata

A professora Rosa Brasil está se lançando candidata à direção do IL. Rosa é vice do atual diretor Prof. Roberto Vieira. como vice de Rosa Brasil se apresenta a professora Regina Cruz.

Rosa Brasil só tem preferência dentre os estudantes

Segundo analistas bem informados do IL a professora Rosa Brasil tem baixíssima aceitação entre docentes e técnicos-administrativos deste instituto. Neste momento a chapa Rosa e Regina organizam a semana acadêmica estudantil com o apoio da Fadesp e da Proad. A Proad traz docentes para as conferências e a Fadesp dá apoio para o conjunto da nfra-estrutura do evento. Rosa só tem boa aceitação dentre os estudantes.

IL: bloco de oposição organiza chapão

o bloco de oposição do IL está aglutinando um movimento (professores, alunos e funcionários) para a discussão de uma plataforma acadêmica para alavancar o instituto de letras. Deste fórum em construção deverão emergir os candidatos a diretor e vice do IL.

Estudantes protestam no Rio contra vazamento de prova do Enem

RIO - Cerca de 100 estudantes secundaristas fazem um protesto neste momento nas escadarias da Câmara Municipal da Cinelândia, no centro do Rio, contra o cancelamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para o próximo fim de semana. Eles pedem respeito em frente ao prédio com apitos, cartazes, caras pintas e narizes de palhaço.
- O motivo é a fraude que houve. Estávamos preparados. Estamos protestando contra o descaso do governo com a educação. Vai prejudicar milhares de estudantes, disse a estudante Natália Pombo Gil.
Para a estudante Renata Gomes dos Santos, que também fazia curso preparatório para o Enem, a medida vai prejudicar quem pretende ingressar nas universidades federais que aderiram ao novo processo.
- Nós não somos número. Somos pessoas e fomos prejudicadas.

Portal Terra

Número de mortos por tremor na Indonésia pode chegar a milhares

PADANG, INDONÉSIA - Equipes de resgate trabalhavam nesta quinta-feira para encontrar sobreviventes ou corpos de pessoas presas sob destroços depois que um forte terremoto atingiu a cidade de Padang, possivelmente matando milhares.
O terremoto de magnitude 7,6 atingiu a cidade portuária de 900 mil habitantes na quarta-feira, danificando centenas de edifícios. Linhas telefônicas apresentaram problemas, dificultando o trabalho das autoridades para medir o tamanho da destruição e o número de mortos.
"Eu já vi terremotos aqui antes e este foi o pior. Há sangue por toda parte, pessoas com seus membros amputados. Vimos prédios caírem, pessoas morrendo", disse o norte-americano Greg Hunt, 38, no aeroporto de Padang.
Um repórter da Reuters na cidade afirmou que os bombeiros estavam retirando pessoas dos edifícios, mas havia pouco sinal de alguma ajuda sendo distribuída. Foi reportada ainda uma falta de combustível e relatos de roubos.
O ministro da Saúde, Siti Fadillah Supari, disse a repórteres em um aeroporto em Jacarta antes de ir a Padang que o número de mortos pode chegar na casa dos milhares, dada a amplitude do dano. Um funcionário compilando dados do desastre no Ministério Social coloca o número de mortos confirmados em 529.
Um novo terremoto, de magnitude 6,6, atingiu outra parte de ilha de Sumatra nesta quinta-feira, causando novo pânico. O epicentro do novo tremor --em terra, mais ao sudeste-- foi a 154 quilômetros a noroeste da Bengkulu, afirmou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

John Nedy e Sunanda Creagh, REUTERS

Recessão mundial chega ao fim, anuncia FMI

ISTAMBUL - O relatório 'Perspectivas Econômicas Mundiais',divulgado nesta quinta-feira pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), aponta o fim da recessão mundial. Embora ressalte a lenta recuperação das economias mundiais, o FMI informa que o crescimento na Ásia e os sinais positivos no resto do mundo contribuíram para o fim da crise.
De acordo com o órgão, em 2010 haverá um crescimento de 3,1% nas economias globais, seis décimos a mais do que o previsto anteriormente. Mas para este ano, o FMI prevê uma contração de 1,1%.
Para o Brasil, as perspectivas são as melhores possíveis. Segundo o organismo monetário, o país se contrairá 0,7% em 2009 e crescerá 3,5% no próximo ano. Já a economia da China terá uma expansão de 8,5% em 2009 e de 9% em 2010,
Os Estados Unidos retrocederão 2,7% este ano, mas terão um crescimento positivo de 1,5% em 2010.
Apesar desses dados, o FMI acredita que o desemprego continuará em alta. Nos Estados Unidos superará 10% no próximo ano e na zona do euro se aproximará de 12%.

REUTERS

Sucessão no ICB: as forças políticas se movimentam

A diretora da faculdade de Biomedicina Isabel Cabral reuniu o conselho desta faculdade e na presença de 10 docentes aprovou o pedido de prorrogação de seu mandato por mais 90 dias. O mandato da direção desta faculdade expira-se no dia 30 de novembro.

O motivo deste pedido baseou-se na necessidade “imperiosa” de que seja garantido o lançamento de conceitos deste semestre findante e a organização da matrícula do próximo semestre. Estes motivos se não são hilários são no mínimo casuísticos. Esta questão nunca foi problema na Biomedicina. Qualquer diretor tem competência para fazer estas atividades rotineiras da faculdade.

ICB: Biomedicina e a jogada antiética.

A atual diretora da faculdade de Biomedicina Isabel Cabral é assumida cabo eleitoral do candidato Ricardo Ishak à direção do ICB. Para todos que estão sabendo desta manobra política dentro do conselho de Biomedicina, fica mais do que claro que esta ação aparentemente inocente, não passa de um jogo antiético para manter o controle sobre a máquina acadêmica e administrativa da faculdade de Biomedicina e usa-la em favor de Ishak.

Manobra de Biomedicina não encontrará guarida na congregação do ICB

Dificilmente a congregação do ICB dará guarida à solicitação do conselho de Biomedicina com base nos argumentos expostos. Isto sugere que a solicitação do mandato tampão poderá ser enviado diretamente à apreciação do reitor da UFPA.

DS vai isolada ao PED 2009

A DS com Suely Oliveira como candidiata a presidência vai disputar isolada o processo de eleições diretas do PT (PED). As eleições ocorrerão dia 22 de novembro deste ano. Nunca se viu um grupo ficar tão sozinho dentro do PT, principalmente um grupo que dirige o núcleo duro de governo, através do PMM do B. Definitivamente se houvesse uma revolução e o PMM do B estivesse na direção do processo eu pediria asilo político no dia seguinte, para não ser sumariamente executado.. se eles fazem o que vem fazendo dentro de seu grupo, imaginem o que não fariam com gente de outras tendências ideológicas... Stalin está feliz no túmulo.

UOL transmite, em parceria com BandSports e BandNews, escolha da sede olímpica

O UOL, em parceria com os canais BandSports e BandNews, vai transmitir, ao vivo, a escolha da sede das Olimpíadas de 2016. O evento será na próxima sexta-feira, em Copenhague, na Dinamarca. O Rio de Janeiro é uma das quatro cidades na disputa, que tem ainda Chicago (EUA), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha).A transmissão, que vai acompanhar cada detalhe do que acontecer no Bella Center, local da reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI), começa às 3h30 e segue até uma cidade ser eleita, por volta de 13h30.

Do UOL Esporte Em São Paulo

A Rede e a Mensagem

Tem de haver muito estômago para que Edilza e a Rede conviverem com o PMM do B dentro da mensagem. E a mensagem assume o auto-título de que é portadora de uma prática transformadora dentro do PT. Para que o discurso tenha identidade com a prática o PMM do B teria de ser expurgado da mensagem e da DS.

Edilza e a DS

Definitivamente A carta de Edilza é a primeira fala oficial que relata com precisão o método do PMM do B como núcleo duro do governo. Esta turma desaglutina para todos os lados. O PT para ajudar Ana a se reeleger terá de conviver com as tolices deste PMM do B.

Walter avança no NPI

A candidatura a reeleição de Walter no NPI vai a mil por hora. Walter tem a maioria entre os técnicos, estudantes e deve empatar entre os docentes.

OEA diz que diálogo em Honduras para destravar crise é possível

WASHINGTON - Representantes do governo de facto de Honduras e do presidente deposto Manuel Zelaya poderiam se sentar para negociar na próxima semana, durante a visita de uma missão da Organização dos Estados Americanos (OEA), disse nesta quarta-feira um enviado do organismo.
O governo de facto convidou esta semana uma missão da OEA a visitar o país na próxima quarta-feira, dia 7 de outubro, e nesta sexta-feira autorizaria o ingresso de uma missão para preparar a visita, que em princípio foi proibida para evitar "interferências externas".
"Encontrei muito boa vontade de ambas as partes para se sentarem para um diálogo real", disse nesta quarta-feira a jornalistas John Biehl, assessor do secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza.
"Os chanceleres chegarão no dia 7 e a ideia é respaldar o que será um diálogo para encontrar uma solução pacífica, vontade que encontramos desta vez muito mais firme dos dois lados e, provavelmente, o diálogo se iniciará quando os chanceleres chegarem", acrescentou.
A OEA exige a restituição do presidente deposto, que foi expulso de sua casa em 28 de junho. Mas o presidente no poder, Roberto Micheletti, tem dito que isso é impossível.
Uma proposta do presidente da Costa Rica, Óscar Arias, sobre a volta ao poder de Zelaya fracassou no passado depois de várias rodadas de negociações diante da intransigência das partes em suas posturas.
Biehl disse que nem Micheletti nem Zelaya participarão das conversações, mas que espera que nomeiem seus "melhores representantes".
Empresários de Honduras que apoiaram o golpe militar propuseram na terça-feira a restituição de Zelaya, mas sem autoridade e em prisão domiciliar, como saída para a crise.
A proposta do presidente da Associação Nacional de Industriários, Adolfo Facussé, atende a expectativa da comunidade internacional de restituir Zelaya, ainda que só simbolicamente.

Miguel Angel Gutiérrez, REUTERS

Pelé confunde Michael Jordan com Michael Jackson e arranca risos

COPENHAGUE - Durante sua entrevista como cabo eleitoral da candidatura do Rio de Janeiro para sediar a Olimpíada de 2016, nesta quarta-feira, em Copenhague, Pelé arrancou risos ao confundir em uma pergunta o ex-jogador de basquete Michael Jordan e o pop star Michael Jackson.
Um jornalista de Chicago, cidade rival do Rio na eleição pelos Jogos de 2016, perguntou em inglês a razão pela qual ele aceitou participar da promoção da candidatura da cidade brasileira, enquanto Michael Jordan, considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos, não ajuda os americanos.
- Não sei se entendi direito sua pergunta... Se for preciso, eu morro pelo meu país. Se for preciso, eu morro pelo esporte. Não entendo parte da sua pergunta sobre Michael Jackson, já que ele não é um jogador - disse Pelé, arrancando gargalhadas dos presentes.
Depois de informado que a pergunta era sobre Michael Jordan, chamado pelo jornalista de "equivalente de Pelé", já que cada um foi o melhor em seu esporte, o próprio Pelé caiu na risada. - Em toda minha vida, procurei dar o melhor para o Brasil. Por isso estou aqui - finalizou.
Questionado sobre como poderá ajudar a convencer os membros do Comitê Olímpico Internacional a votarem no Rio, Pelé puxou para o lado emocional. - Acho que credibilidade é muito importante para quem vota. Os membros do COI são pessoas sérias e honestas. Quem viu minha vida ser mudada através do esporte, vê o poder do esporte. Acho que esse é um grande trunfo. Ver o que eu fiz nos meus anos como atleta pode fazer pensarem no Brasil - disse.

Portal Terra

Orlando Silva: Rio aposta na emoção em reta final por 2016

COPENHAGUE - A emoção é a aposta final do Rio de Janeiro para conquistar a Olimpíada de 2016, e estará presente tanto no último vídeo da apresentação da cidade, como no discurso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará aos eleitores do Comitê Olímpico Internacional (COI).
A última apresentação de Rio, Chicago, Tóquio e Madri antes da votação de sexta-feira é vista como decisiva para conquistar eleitores ainda indecisos. A escolha pela sensibilização foi tomada porque o Rio acredita já ter provado sua capacidade técnica de receber o evento, disse o ministro dos Esportes, Orlando Silva Jr, nesta quarta-feira.
Em entrevista à Reuters a caminho da capital dinamarquesa, onde se encontrará com o presidente Lula e as demais autoridades da campanha do Rio, o ministro disse ainda que os Jogos criarão 120 mil empregos no país até 2016 e afirmou que um eventual sucesso olímpico não será utilizado politicamente na eleição presidencial de 2010.
Veja a seguir os principais trechos da entrevista:
RETA FINAL DE CAMPANHA
O nosso sentimento geral é de dever cumprido. Nós percebemos que tudo que era possível ser feito foi feito. Nos dá muita satisfação o fato de a avaliação técnica feita pelo COI ter indicado que o projeto do Rio é um projeto consistente, forte, que dá segurança ao COI que podemos realizar a Olimpíada.
Até aqui nós consumimos muito esforço com o trabalho técnico, porque ainda existia algum tipo de desconhecimento com relação ao Brasil, então nós precisávamos demonstrar capacidade de realizar. Os outros concorrentes já realizaram Jogos Olímpicos, mas o Brasil nunca, então ficamos muito focados em demonstrar tecnicamente a consistência da nossa proposta, a sustentabilidade dos nossos projetos.
"SENSIBILIZAÇÃO"
Agora é a hora da última sensibilização. Vamos ter uma abordagem para valorizar o emocional, valorizar o futuro, a perspectiva, a ideia de legado para a juventude que o COI pode deixar para o Brasil.
O presidente Lula tem um discurso formado, mas pode mudar algumas coisas. Parte da abordagem dele também vai tratar o novo posicionamento do Brasil no cenário internacional, e esse novo posicionamento se combina inclusive com um protagonismo internacional. Demonstrar que entre as 10 maiores economias do mundo apenas o Brasil nunca realizou Jogos Olímpicos é sinal de que há algo a ser feito.
EFEITO OBAMA
Essa decisão em Copenhague ganhou um brilho com a presença dos chefes de Estado. É a primeira vez que um presidente dos EUA participa de uma sessão do COI. Como se trata da maior potencia do planeta, isso eleva muito em patamar a importância dessa decisão. Mas, na minha percepção, não (desequilibra a disputa para Chicago).
O presidente Barack Obama, o primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, o primeiro-ministro da Espanha (José Luiz Zapatero) e o rei Juan Carlos são personalidades mundiais muito importantes, como também é muito importante o presidente Lula, uma personalidade de grande repercussão internacional.
A presença do presidente Lula equilibra a disputa do ponto de vista de peso político e liderança internacional.
No entanto, mais importante que a presença dos chefes de Estado, é conversarmos com cada membro do COI. São eles que vão decidir.
GERAÇÃO DE EMPREGOS
A realização da Olimpíada é um grande investimento para o país, que trará um retorno econômico. Percebemos que com a realização dos Jogos Olímpicos, a preparação até 2016 vai produzir 120 mil novos empregos no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da economia nacional. E percebemos que, dos Jogos até 2027, vai haver 130 mil novos empregos, porque uma série de demandas, como no caso do turismo, vão impactar positivamente a economia.
Outro número: para cada real investido pelo governo na Olimpíada, vai haver 3,2 reais de investimento privado, porque o governo inicia o investimento, mas há toda uma cadeia produtiva que será ativada.
GANHO ESPORTIVO
Acredito que sobretudo vai impor um tema que o Brasil ainda precisa consolidar, que é vincular o esporte à educação. Essa é uma debilidade importante que nós temos, e creio que haverá uma grande mobilização nacional para promover um desenvolvimento no conjunto do esporte brasileiro.
Todo país do mundo relevante do ponto de vista esportivo tem na escola a formação da base dos talentos e na universidade um espaço prioritário de competições de bom nível e preparação desses atletas para grandes competições internacionais.
ELEIÇÃO 2010
Os compromissos firmados pelos governantes são compromissos firmados entre o Estado brasileiro e a Fifa (no caso da Copa do Mundo de 2014), do Estado brasileiro com o COI. Independentemente do governante de momento, o compromisso é do Estado brasileiro. Não seria nem correto fazer uma caracterização política da campanha olímpica. Será uma vitória do Brasil.

Pedro Fonseca, REUTERS

Greve dos bancários: nova negociação acontece na quinta.

Greve dos bancários: nova negociação acontece na quinta.
A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) marcou, para a próxima quinta-feira (1º), às 10h, uma nova rodada de negociação para tentar por fim à greve dos bancários. A reunião foi marcada após manifestação do Comando Nacional dos Bancários, que enviou ofício à Fenaban solicitando a retomada das negociações. Nesta terça-feira (29), a paralisação da categoria completa seis dias.
A última negociação aconteceu no dia 17 de setembro, quando os banqueiros apresentaram uma proposta de 4,5% de reajuste para os trabalhadores. Os bancários reivindicam aumento de 10% (inflação do período mais aumento real) e participação nos lucros de três salários mais R$ 3.850 fixos, além de valorização dos pisos salariais, criação de política de preservação dos empregos e mais contratações, melhores condições de saúde, segurança e trabalho, combate às metas abusivas e ao assédio moral, auxílio-educação e plano de previdência complementar para todos os funcionários.
Outros pontos apresentados pela Fenaban e recusados pela categoria foram a redução da participação no lucro e a duração do pagamento do auxílio-creche. Segundo o acordo em vigor, o auxílio-creche é pago para crianças com até 83 meses; os banqueiros querem que a idade seja reduzida para 71 meses.
Pará - Quarenta e três municípios paraenses já aderiram ao movimento e a paralisação atinge 70% das agências em todo o Estado. No Brasil, a greve afeta o atendimento em 5.786 agências, segundo levantamento da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), com base nos dados dos sindicatos.

Fonte: O Liberal on line

Belém vai ganhar mais 2 vereadores; Ananindeua, 6; e Marituba, 7 .

Com a aprovação no Congresso Nacional do Projeto de Emenda Parlamentar (PEC) dos Vereadores – que deve elevar em cerca de sete mil o total de vereadores em todo o País - vai ficar ainda mais pesado para os contribuintes sustentarem seus representantes no parlamento municipal. A capital, Belém, vai passar dos atuais 35 para 37 vereadores. A emenda constitucional fixa o número de 37 vereadores para os municípios com mais de 1,350 mil até 1,5 milhão de habiantes. Belém tem 1,4 milhão de habitantes.
O município de Ananindeua deve aumentar o número de vereadores de 19 para 25, e Marituba deve ganhar mais sete vereadores, saltando de 10 para 17. A nova lei em vigor estebelece 25 vereadores para os municípios com mais de 450 mil até 600 mil habitantes. Ananindeua tem uma população de 484.278 habitantes. Já no caso de Marituba, a legislação fixa 17 vereadores para cidades com mais de 80 mil até 120 mil habitantes. O município tem 93.416 habitantes.
Com mais dois vereadores, só os gastos diretos com salários de vereador e pagamento de assessores devem saltar para mais de R$ 10,7 milhões ao ano na Câmara de Belém. A iniciativa – que prevê também a redução de 0,5% nos repasses feitos para o Legislativo - impõe um novo desafio orçamentário para uma Casa de Leis que já opera no limite. A conclusão é do próprio diretor financeiro da Câmara Municipal de Belém, Marcos Cantuária, que admite que hoje os gastos com pessoal beiram o percentual de 70% previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. 'Estamos trabalhando no limite', afirmou.
Em 2009, dos mais de R$ 41,9 milhões previstos no orçamento em vigor, algo em torno de R$ 29,1 milhões estão sendo destinados para cobrir a rubrica de pessoal e encargos sociais. Com as mudanças, este percentual deve engordar ainda mais, ao passo que o repasse de recursos para a Casa deve cair de 5% para 4,5% no próximo ano. Cantuária explica que, como o orçamento da Câmara é calculado com base em apenas algumas receitas do município (dentre eles o IPTU, ISS ou os recursos do Fundo de Participação dos Municípios - FPM), o montante que deveria ser de cerca de R$ 50 milhões, em 2010, vai cair para R$ 45 milhões. 'Isso vai resultar na queda real de 10% do orçamento que iríamos receber, o que chega a ser um contra-senso, já que a PEC nos impõe mais despesas', constata.

Fonte: O LIberal on line

G9 implodiu

Segundo fontes bem informadas o G9 grupo político que atuava dentre os técnicos administrativos da UFPA seria hoje o G3.

TCU pede paralisação de 13 obras do PAC por irregularidades

BRASÍLIA - O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta terça-feira o relatório que consolida as fiscalizações de obras feitas em 2009. Entre as 99 obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) fiscalizadas, 13 apresentavam irregularidades que recomendavam paralisação, segundo critérios da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O número representa 0,5% das 2.446 obras do programa.
O documento é elaborado para informar a situação das obras fiscalizadas ao Congresso Nacional e aponta os casos em que há irregularidades graves. Durante a sessão, o ministro-relator do processo, Aroldo Cedraz, apresentou os principais dados e constatações feitas pelo TCU e os benefícios obtidos durante as auditorias.
- Em meu trabalho, procurei aprimorar o controle e atender de maneira eficiente às demandas do Congresso Nacional - disse o ministro. O setor de infraestrutura concentrou 43,4% dos levantamentos de auditoria e 78,5% da dotação orçamentária fiscalizada.

Portal Terra

Terremoto de 8,0 graus provoca tsunami e mortes no Pacífico

WASHINGTON - Um forte terremoto de magnitude 8,0 graus que atingiu a Samoa Americana, no Oceano Pacífico, provocou um tsunami e ondas de mais de 1,57 metro de altura, informaram agências do governo norte-americano nesta terça-feira. Uma autoridade do Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos disse haver mortos na ilha de Samoa Americana, mas não há estimativas.
Ondas em Pago Pago estavam 1,57 metro acima do nível normal do mar, de acordo com o Centro de Alertas para Tsunamis no Pacífico, no Havaí.
Mais cedo, a agência havia emitido um alerta de tsunami para Nova Zelândia, Samoa Americana e outras pequenas ilhas do Pacífico.
Samoa Americana é um pequeno território norte-americano localizado entre o Havaí e a Nova Zelândia e tem população de cerca de 65 mil pessoas.
Holly Bundock, porta-voz do Serviço Nacional de Parques dos EUA para a região Oeste, em Oakland, na Califórnia, disse "eu diria que estamos alarmados", acrescentando que o serviço recebeu informações de Mike Reynolds, superintendente do órgão em Samoa Americana.
Reynolds disse a um operador da Yellowstone que quatro ondas do tsunami, entre 4,6 metros e 6 metros de altura, avançaram entre 0,8 quilômetro e 1,6 quilômetro em direção à ilha de Tutuila, onde localiza-se Pago Pago.
- O centro de visitantes do Parque Nacional de Samoa Americana e seus escritórios parecem ter sido destruídos completamente - disse Bundock.
Reynolds informou sobre mortes, mas não teve confirmação sobre números, disse ela. "Ele está completamente isolado do resto da ilha", afirmou.
Na ilha de Samoa Ocidental, alguns residentes disseram à rádio New Zealand terem sentido um forte tremor e foram recomendados pelas autoridades a procurar locais mais altos.
- Leituras dos níveis do mar indicam que um tsunami foi gerado. Deve ter sido destruidor ao longo do litoral perto do epicentro do terremoto e pode também ser um risco a litorais mais distantes - informou o Centro de Alerta do Pacífico.
O epicentro do tremor foi a 190 quilômetros sudoeste de Samoa Americana, uma remota ilha no Pacífico, e a 33 quilômetros de profundidade, disse o Centro Geológico dos EUA.
O Havaí disse estar monitorando a situação.
A rede de televisão norte-americana CNN disse que se um tsunami atingir o Havaí, ele chegará por volta de 20:18 (horário de Brasília).

REUTERS

Rio aposta no "momento do Brasil" na campanha em Copenhague

COPENHAGUE - A hora chegou para se realizar a primeira Olimpíada na América do Sul, devido ao crescimento econômico e melhora nos indicadores sociais do Brasil, disseram os líderes da campanha do Rio de Janeiro nesta terça-feira, repetindo o lema que será utilizado para tentar atrair os eleitores do Comitê Olímpico Internacional.
O Rio concorre com Chicago, Madri e Tóquio na disputa do COI no dia 2 de outubro na capital dinamarquesa.
- Chegamos ao campo de jogo - disse o chefe da candidatura e presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Carlos Arthur Nuzman. - Eu adoro este momento. O melhor momento para mim é estar no campo de jogo, o sentimento é completamente diferente.
- Temos a adrenalina e os melhores atletas adoram a adrenalina alta - acrescentou.
Após duas tentativas frustradas, essa é a primeira vez que o Rio consegue chegar à fase final de votação.
Nuzman afirmou que este é o momento certo para o Brasil devido à força da economia brasileira, à redução dos níveis de pobreza e defendeu que a atual proposta é a de melhor qualidade.
- Posso dizer que o Rio está pronto. O projeto dos Jogos é o projeto da cidade e esse projeto dos Jogos foi aprovado (pelo COI). Esse é um bom momento e não se pode comparar com as propostas anteriores. Essa é uma das propostas mais completas da histórias dos Jogos Olímpicos.
O governador do Rio, Sérgio Cabral, garantiu que a cidade e o país estão prontos para receber o evento.
- O Brasil tem uma economia forte. Mais de 30 milhões de pessoas deixaram a pobreza. O Banco Mundial disse que em cinco anos o Brasil será a maior economia do mundo - afirmou.
- Das 10 maiores economias do mundo, o Brasil é a única que nunca realizou os Jogos Olímpicos - acrescentou Cabral. - Esse é um momento histórico para o nosso país, para o nosso continente, para o nosso Estado. Esse é o nosso momento, o momento do Brasil.
As autoridades da cidade também disseram que a realização da Copa do Mundo de 2014 no país representa uma "vantagem" nos preparativos para os Jogos, apesar da preocupação revelada pelo COI quanto a uma eventual divisão dos patrocinadores entre os dois eventos.

REUTERS

Edilza Fontes se desliga da DS

Belém, 23 de setembro de 2009.

Companheiros (as) da tendência Interna petista “Democracia Socialista”
Sou militante histórica do PT, e ajudei a construir junto com outros companheiros e companheiras a intervenção do partido em nosso Estado. Minha história de compromisso com a transformação social e com o socialismo é anterior ao próprio PT. Vem dos tempos sombrios do regime militar quando participei de um dos mais importantes agrupamentos clandestinos da esquerda nacional, o Partido Revolucionário Comunista – PRC.
Atuei de diversas formas no movimento social, nos anos mais difíceis para a democracia e a liberdade. Com denodo, ética, espírito revolucionário e seriedade, tenho a convicção que muito contribuí à história social de nosso povo, seja na luta política, seja nas experiências e tradições de classe que comunguei em minha trajetória. Sou personagem de um enredo marcado pela defesa do humanismo no seu mais radical princípio: a libertação plena da humanidade contra tudo que corrói e oprime a essência humana. Na partilha dessa experiência, tornei-me sujeito histórico plena de contradições, nas diversas faces que me fez mulher, mãe, professora e produtora de conhecimento.
Junto a essa trajetória de sujeito e ator social, galguei com meus próprios esforços, a carreira acadêmica, abraçada por mim com suor, estudo e trabalho, sem usar de recursos escusos e anti-profissionais para alcançar meus objetivos. Dediquei-me ao ofício de historiadora pontuando a carreira acadêmica na dupla missão de amar o saber, inscrevendo-o na história social militante, fazendo o possível para fugir ao script do diletantismo deletério.
Foi com esse background cultural e político que assumi cargos importantes de gestão em esferas diferentes do Estado, com transparência, ética, senso de gestão profissional e comprometida com a coisa pública, de forma eficiente e eficaz. Prova disso são as minhas contas aprovadas, sem máculas pelos organismos públicos de auditagem, desde a minha experiência de gestão na Fundação Cultural de Belém – FUMBEL em 1997 até a última na Direção Geral da Escola de Governo do Estado do Pará – EGPA, entre 2007 e 2009 e na Coordenação do Planejamento Territorial Participativo – PTP.
No governo do Estado, atuei de forma leal, aberta e sincera com a Governadora Ana Júlia Carepa, cuja gestão ajudei a eleger em 2006, com afinco e labor. Nos momentos críticos do governo, pautei o debate fraterno com qualidade, sem entrar no baixo joguetes de disputas fratricidas, ao mesmo tempo fortalecendo nosso projeto de governo diante dos ataques permanentes de nossos adversários internos e externos.
Na DS atuei com a mesma lealdade e tenho certeza que ajudei em muito no seu crescimento como tendência, saltando de forma qualitativa e quantitativa no PED de 2007 para uma intervenção consistente na estrutura interna do PT. A DS hoje no PT, a despeito da máquina governamental, é uma tendência em crescimento, graças às estratégias que ajudei a construir com os (as) companheiros (as).
Em torno dessas considerações é que me sinto a vontade de me dirigir aos (as) companheiros (as) para apresentar por este documento, meu pedido de desligamento da tendência. Não me sinto à vontade de continuar na tendência, após os acontecimentos do primeiro semestre, quando de forma desrespeitosa fui exonerada do governo, sem qualquer acusação de malversação administrativa, em nome de uma barganha política com adversários do passado recente e ainda tendo que abrir mão da coordenação de um programa que de forma apaixonada e responsável dirigi nesses 2 anos e meio de governo, o PTP.
Mais do que isso, fui objeto de uma disputa interna na tendência, cuja finalidade serviu tão somente para resguardar candidaturas. Nada tenho pessoalmente contra o atual Chefe da Casa Civil, sr. Cláudio Puty ou ao atual secretário de cultura, sr. Edílson Moura, candidatos ungidos de cima para baixo para servir aos caprichos de um hipotético núcleo duro da tendência e do governo, em detrimento do debate democrático e da fraternidade socialista. Minhas objeções são políticas por defender a legitimidade de qualquer candidatura parlamentar, independente da vontade suprema e absoluta de alguns e algumas.
Por conta desse claro posicionamento, fui excluída do projeto estruturado pela DS para as eleições de 2010. Escorraçada do governo que, repito, jamais deixei em constrangimento público sob quaisquer processos judiciais, e tenho sofrido também um processo violento de expurgo simbólico e real. Fui eleita para compor o GT da tendência em nossa última conferência, mas a relação que o núcleo dirigente tem tido comigo é de total desprezo às nossas tradições democráticas.
A título de exemplo, nunca fui consultada quanto ao papel da candidatura de Suely Oliveira no PED e sei que esse debate nunca foi aprofundado no interior da tendência. Para agravar o desrespeito dos (as) companheiros (as), fui alijada da Executiva Estadual do PT por um processo de expurgo comandado pelo GT da DS, da forma mais absurda possível o que revela o lamentável grau de autoritarismo que tem dado substância às ações dos (as) companheiros (as).
Nesse sentido, já ficou evidente que na há mais clima para continuar na tendência. Sinto-me constrangida de ainda representar uma tendência que não tem tido o mínimo de respeito e solidariedade para com essa companheira.
Ao sair da DS, quero deixar claro que continuarei a debater com o campo da “Mensagem ao Partido”, procurando agrupar-me nesse horizonte dentro do PT. Não irei para outro partido e vou manter minha candidatura à Deputada Estadual em 2010.
Saio da DS com o dever cumprido com a tendência, com o PT e com o governo sem contas bloqueadas na justiça e limpa para com minhas obrigações de gestora pública. Agradeço a confiança depositada pelos (as) companheiros (as) ao indicar-me aos cargos públicos que assumi e sei que cumpri rigorosamente a defesa do projeto que pensamos para o nosso Estado.
Sejamos felizes, cada um em nossos caminhos, ao mesmo tempo juntos na tarefa de reeleger Ana Júlia Governadora e eleger Dilma Presidente em 2010. Esse é o desafio maior.
Saudações Petistas,
Edilza Fontes.

Sídney e João Guerreiro apóiam Júlio ao ICB

O candidato à direção do ICB, prof. Júlio têm dois apoios de peso entre os docentes: João Guerreiro e Sídney Sanches.

Sucessão no ICS: Odonto deve fechar com Nogueira

Com a entrada de Nogueira como vice de Amorim todos os eleitores de Odonto na congregação do ICS devem votar na chapa Amorim e Nogueira. O ICS caminha em busca de dar a volta por cima.

Duciomar indicará o vice de Ana Júlia em 2010?

Os jornais locais juram que o acerto entre Dudu e Ana passou pela indicação do candidato a vice na chapa para o governo do estado. Caso esta notícia se confirme o PMDB disputará o primeiro turno na cabeça de uma terceira chapa. Jatene e Ana encabeçarão as outras duas.

Sucessão no ICS: Nogueira será o vice de Amorim

O grupo que vai recolocar o ICS nos trilhos acadêmicos acaba de escalar o prof. Dr. Antônio Nogueira ( Odonto) como vice de Paulo Amorim (Medicina) . O Prof. Paulo Amorim teve atuação destacada na campanha de Maneschy no ICS.

VERGONHA DE SER BRASILEIRO

Ao assistir o Fantástico no último domingo em que o assunto abordado à respeito do relaxamento de prisão para crimes ediondos e que, após esse relaxamento, maior parte dos criminosos voltam a cometer os mesmos crimes sempre com as mesmas crueldades. Me senti mal e demorei a dormir, não conseguir conter a sensação de revolta em saber que vivo em um país onde a impunidade causa verdadeiros transtornos sociais, onde o maior condenado é a vítima que fica condenado a uma prisão pepétua de sofrimento ao lembrar para o resto da vida a perda de um ante querido, enquanto o delinq�?ente que já cumpriu 1/6 ou 1/3 da pena conforme o caso, tem direito a liberdade condicional concedida de acordo com a lei, o que na minha opinião é irrelevante e absurdo . Eu bem que poderia me orgullhar de ser brasileiro, com um futebol Penta campeão, com um voleibol sendo o número 1 do mundo, mas quando eu caio na real e vejo o outro lado da moeda me sinto angustiado e envergonhado de viver em um país onde as políticas públicas, na prática, ficam muito aquém de nossas nescessidades, vergonha de ter um país controlado por um código penal fajuta e ultrapassado e sem perspectiva de mudanças.
Nossas lideranças políticas estão mais preocupados em defender os seus interesses do que lutar pelos interesses da sociedade brasileira. Todos nós, quanto sociedade civil, estamos cansados de cobrar e denunciar o que está errado, e nada. A cada dia civis e mais civis perdem o direito de viver a vida que à ele foi concedida por Deus. Não dá mais, cansei, não é possível mais orgulhar-me de ser brasileiro. A sensação que toma conta de mim, é de repúdio e de muita vergonha. Vergonha de viver em um país onde a justiça é chaqualhada. Vergonha de viver em um país onde o bom senso se ofusca diante dos interesses econ�?micos. A verdade, é que não da mais pra se orgulhar, vestir a camisa amarela, cantar o Hino Nacional e vibrar pela Seleção Brasileira, e nem me orgulhar de ser cidadão brasileiro indo as urnas escolher um representante, o qual, dificilmente representará os interesses da sociedade. Não há razão de orgulho. VERGONHA! VERGONHA E VERGONHA! Um país tão belo, com uma enorme biodiversidade liderado e governado por pessoas tão medílcres. Estou triste por estar matando um país dentro de mim. Serei eu um assassino? terei eu que cumprir pena? Uma coisa é certa: Enquanto esse país não tomar vergonha na cara , onde verdadeiramente a ética e o bom senso prevalecerem, será muito difícil eu empunhar bandeiras, cantar o hino, vestir a camisa amarela e pedir que a seleção seja campeã. Somente quando a paz reinar, a ética prevalecer, os anseios do povo serem levados em consideração , e a justiça voltar a colocar a venda nos olhos e fazer com que a impunidade seja varrida e devastada, poderei, quem sabe ainda nesta vida, me orgulhar de ser Brasileiro.
Aproveito a oportunidade e lanço os 10 pontos fundamentais da minha vergonha.
1 - SINTO VERGONHA EM FAZER PARTE DE UM PAÍS ...
1- A impunidade é fora de controle
2 - Onde existe doutores da lei beneficiando autores da corrupção
3 - Onde o ato de se levar vantagem é considerado sinal de intelegencia
4 - Onde políticos são beneficiados pela imunidade parlamentar
5 - Onde o político que responde a processo tem o total direito de ser candidato
6 - Onde a morosidade do poder público sangra a nossa paciência
7 - Onde a omissão do Estado se torna um fato consumado
8 - Onde as políticas públicas não estão de acordo com as nescessidades da sociedade excluída
9 - Onde bandidos de alta periculosidade são beneficiados por leis caducas e ultrapassadas
10 - Onde a justiça ainda possui um venda transparente nos olhos
Se você nesse momento sentir essa sensação de vergonha, justifique e complete mais um item abaixo.
Quero terminar meu manifesto com um pequeno recado aos políticos brasileiros. SE MANQUEM, TOMEM VERGONHA NA CARA E MUDEM O CÓDIGO PENAL, NINGUÉM AGUENTA MAIS, CHEGA DE IMPUNIDADE, VAMOS IMPOR LIMITES PARA QUE MAIS TARDE NÃO SEJA EU OU UM PARENTE SEU QUE VENHA A CHORAR A PERDA DE ALGÚEM.

Professor Marcio Montoril Santiago

"Fofo está nos planos", diz presidente da CBF sobre Ronaldo

RIO - Um dia depois de Ronaldo aparecer com destaque mais uma vez ao marcar um gol no clássico contra o São Paulo, as perguntas sobre o atacante não poderiam faltar no lançamento das obras da nova sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.
Bem descontraído, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, mostrou bom humor ao falar que está observando de perto o atacante do Corinthians.
- O 'Fofo' está nos planos. O Dunga está de olho, eu estou de olho. Mas é o que eu tenho dito toda vez que vocês perguntam. Ele tem de recuperar a forma de 2002, quando brilhou na Copa do Mundo - disse Teixeira.
- Se ele voltar a ter aquela forma, com certeza terá lugar na Seleção. Tem vaga até no meu lugar se ele quiser - brincou o dirigente, que deu risada com brincadeiras de jornalistas que disseram que quem iria tentar roubar a vaga de presidente da CBF era Romário, que se filiou recentemente ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). - É verdade, agora ele está na política, né?.
Indagado se a escolha de Dunga para técnico da Seleção foi o seu grande acerto nos últimos anos, Teixeira disse que já está acostumado a passar por provações.
- Na campanha de 1994 vocês lembram como era. Saíamos vaiados de campo durante as Eliminatórias em 1993, mesmo quando ganhávamos e deu no que deu - afirmou.
- Em 2002, a mesma coisa. O Felipão sofreu com a ira dos torcedores, tivemos que conter os ânimos e conquistamos o Mundial. Agora, no começo do Dunga, foi igualzinho. Várias críticas e agora a opinião é outra - completou o presidente da CBF.

Celso Paiva, Portal Terra