Governos Nacional e Sub-nacional de Esquerda: a questão do Brasil e do Pará

Depois que o Partido Comunista Italiano viveu a derrota da revolução socialista em seu país, em consequência da aplicação da estratégia revolucionária russa na Itália, Antônio Gramsci, nos Cadernos dos Cárceres, fez profundas reflexões sobre a causa da derrota de revolução italiana. Duas conclusões são centrais em suas reflexões: a primeira é a diferença estrutural entre a sociedade Russa e a sociedade Italiana, aquela rural, analfabeta e pastosa e esta urbana, letrada e articulada.

A segunda conclusão se dá no modelo da estratégia revolucionária. O modelo russo se deu a partir de uma ação de vanguarda, militarista (guerra de movimento) e centrada na tomada do palácio de governo, estação ferroviária e telefônica, e o modelo a ser utilizado em sociedades desenvolvidas como a Itália teria de ser fundada em ação política de massas, orientada para a conquista de hegemonia cultural, ético, moral, cultural e política( guerra de posição) e numa concepção de revolução processo, ou seja, múltiplas e seguidas rupturas onde o binômio legal/ilegal fariam parte de um mesmo processo, onde a mediação se daria entre a luta política e ideológica na sociedade civil e a presença de governos comprometidos com as reformas estruturais em curso, o que permitiria a convivência, numa relação dialética entre mudança e permanência,mediada pelo tensionamento ao Estado de Direito Democrático. É a hegemonia capitalista e a contrahegemonia socialista fazendo parte de um mesmo processo e em confronto permanente, dando evasão à dualidade de poderes. É a teoria da Revolução Processo.

Gramsci inaugura um novo debate em escala planetário em torno de concepção de transformação revolucionária em países desenvolvidos economicamente e que possuem uma sociedade civil burguesa altamente articulada. Para o pensador italiano de esquerda, a dominação central que a hegemonia capitalista realiza na sociedade se dá a partir da reprodução de valores privatistas, particularistas e discriminatórios. Esta concepção rompe com uma tradição de um certo marxismo vulgar, que reduzia todas as dimensões da dominação capitalista ao nível econômico.

Em síntese, a dominação fundamental da hegemonia capitalista se dá a partir da cabeça e não do estômago, como querem os economicista.
A partir destes pressupostos de uma esquerda contemporânea, faço a seguinte pergunta: Qual a herança de valores anticapitalistas, de uma cultura política participativa, estimulada a partir das instituições do Estado (institucionalização) que o governo Lula está deixando para o Brasil e Ana Júlia está deixando para o Pará?

Em que dimensão estes governos foram transformadores, no sentido gramscista? Ou estes governos apenas administraram o Estado, como faria qualquer partido político? Onde podemos notar os germes da uma futura sociedade solidária, participativa e com valores anticapitalista, a partir da experiência de Lula no Brasil e Ana no Pará.?

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate:como você avalia o Prefeito de sua cidade? Por mesorregiões

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate
Contratante: Programa de Pós Graduação em Ciência Política
Contratada: VCHA LTDA- Veritate
Período: 11 a 14 de setembro de 2010
Protocolo TRE: 16558/2010
Margem de erro: 2,5% para mais ou para menos
Intervalo de confiança 95%

Como você avalia o Prefeito de sua cidade? Por mesorregiões

ÓTIMO:BA(2%)MAR(8%)MT(19%)NE(27%)SE(44%)SDE(1%)
BOM:BA(7%)MAR(9%)MT(23%)NE(32%)SE(20%)SDE(9%)
REGULAR:BA(13%)MAR(8%)MT(22%)NE(26%)SE(24%)SDE(6%)
RUIM:BA(16%)MAR(4%)MT(40%)NE(20%)SE(17%)SDE(4%)
PÉSSIMO:BA(7%)MAR(3%)MT(46%)NE(20%)SE(18%)SDE(6%)
SEM RESPOSTA:BA(0%)MAR(17%)MT(42%)NE(11%)SE(19%)SDE(11%)

BA: Baixo Amazonas
MAR: Marajó
MT: Metropolitana
NE: Nordeste
SE:Sudeste
SDE: Sudoeste

Comentários:
Vejam que as mesorregiões Metropolitana, Nordeste e Sudeste é que acumulam os maiores percentuais de ruim e péssimo, com destaque parta a Metropolitana. As regiões Sudeste e Nordeste é que acumulam os maiores percentuais de avaliação ótimo e Bom.

Podemos afirmar que os prefeitos das maiores cidades do Pará não estão bem na foto (86% de Ruim e Péssimo). Não é aconselhável aos candidatos majoritários e proporcionais aparecerem ao lado destes Alcaides.

Eleições 2010: Marina empata com Serra no Rio

Segundo o IBOPE, Marina e Serra estão empatados no Rio de Janeiro. Veja aqui

Eleições 2010: pesquisa sinaliza segundo turno em São Paulo

Pela primeira vez, nesta campanha eleitoral, é sinalizado a possibilidade de segundo turno em São Paulo. Veja informações aqui

Eleições 2010: Ana e Almir- sucesso e fracasso de uma estratégia de comunicação política

Não tenho dúvida em afirmar: o governo Ana tem mais obras, serviços e poder sobre o governo federal de Lula do que teve Almir Gabriel, em seu primeiro governo entre 1994/98 no Pará. Por que Almir trinfou e Ana Júlia patina na rejeição?

Minha hipótese, que poderá ser enfrentada por uma pesquisa científica é a seguinte : o governo Almir Gabriel, através de uma eficiente comunicação política capitalizou as obras e serviços federais no Pará (FHC) como se fosse suas e conseguiu vencer a super candidatura Jáder Barbalho na sucessão de 1998.

A questão é simples:
Almir Gabriel só conseguiu iniciar os investimentos pesados, em obras e serviços de seu primeiro governo após os primeiros 24 meses de governo.

Por que?
Porque Almir recebeu o Estado com o funcionalismo com 90 dias de salários atrasados e com a folha de pagamentos comprimindo mais de 80% da receita estadual. Enfim, Almir Gabriel passou dois anos saneando o Estado, enfrentando a reação do funcionalismo com as 30 mil demissões executadas dentre os funcionários temporários e assim por diante.

A final dos primeiros 48 meses do governo Almir Gabriel, nenhuma obra, física ou social, de impacto, tinha sido concluída. Lembro que o candidato Jáder denominava o governo Almir Gabriel, de a turma da propaganda, e comparava suas obras no Estado contra nenhuma obra do governo Almir.
Porém o governo Almir, através de uma eficiente comunicação política capitalizou todas as obras federais no Estado (as obras de FHC) como se fosse suas. A trama oeste por exemplo, ou seja, extensão da energia de Tucuri para o oeste do Pará, foi totalmente capitalizada pelo governo Almir e assim por diante.

E o governo Ana Júlia?
Em primeiro lugar, Ana Júlia recebeu o governo enxuto orçamentariamente, e por isso, o governo Ana Júlia tem pelo menos, mais de duas dezenas de obras sociais e físicas executadas e concluídas, como: o Bolsa Trabalho com resultados concretos, a implantação e execução do Navega Pará, o viaduto Daniel Berg na Júlio César, a construção em fase de inauguração do prolongamento da avenida Independência, o funcionamento efetivo dos 5 hospitais regionais, a melhoria efetiva da infra-estrutura das polícias civis e militares, realização de concursos públicos e posse de milhares de funcionários civis e militares concursados, e assim por diante.

Então Por que a maioria da população acha que Ana não fez nada e não gosta da governadora?
Por dois motivos centrais:

1- Os escândalos de repercussão nacional (Abaetetuba, namorado, cabeleleira, Kit escolar e AGE) cairam no colo da governadora e do governo. O governo não montou uma competente e eficaz defesa da governadora perante a opinião pública e cristalizou-se uma imagem super negativa da governadora na opinião pública.

2- As obras do governo federal no Estado foram acontencendo nos últimos 45 meses e o governo não executou um plano de marketing para capitalizar estas obras. Lembro que a governadora foi fundamental para a construção da UFOPA em Santarém, porém a UFOPA foi anunciada e passou desapercebida pela comunicação política do governo Ana. A UFOPA é a obra mais importante do governo Ana neste Estado, e hoje é Flexa e alguns deputados federais que se dizem os pais da criança. Em síntese, as obras tem de ser capitalizadas desde o seu início, meio e no momento de sua inauguração.

Hoje o governo tenta fazer em 45 dias, o que não fez (em termos de comunicação política) em 45 meses de governo. Parece, perante ao eleitorado, mais propaganda eleitoreira do que algo que de fato aconteceu.

Lembro de uma célebre frase de um famoso marqueteiro: " governo com obra e sem marketing e governo sem obra e com marketing tem o mesmo resultado: a derrota".

Eis os motivos da rejeição do governo Ana Júlia.

Eleições: por que Jatene bebe na fonte de Dilma?

Por que Dilma tranfere 40% de seus votos para Ana e 32% para Jatene? a resposta está na grande rejeição que a governadora Ana Júlia vem enfrentando na sucessão de 2010 na disputa governamental.

Quem leu este blog nos últimos 30 meses verá que a rejeição vem sendo constante, persistente e duradoura. Não percebí ao longo deste tempo nenhuma reação planejada para reverter a imagem de Ana perante a opinião pública.

Depois do início da campanha na TV, a rejeição caiu de 52% para 38% em todo o Pará. O que por sí só, prova a hipótese de que se este problema tivesse sido enfrentado há 24 meses atrás, através de uma campanha publicitária bem concebida, em duas direções: reverter a imagem negativa da pessoa da governadora Ana Júlia, e de outro, divulgar com qualidade as obras e serviços do governo, poderia ter, antecipadamente, diminuido o percentual de rejeição da atual governadora, o que limparia o meio de campo para que a conexão Ana/Dilma fosse viabilizada com sucesso.Em síntese, a comunicação política deve ser entregue à uma junta de comando formada por: marqueteiros, publicitários, jornalistas políticos e cientistas políticos especializados em partidos, gestão pública e competição eleitoral. Entregar comunicação política para marqueteiros ou teóricos de publicidade é o mesmo que jogar o filão da competição política ao aventureirismo, como ocorreu no governo Ana Júlia.

Eleições 2010: O sangramento de Ana e o papel do cirurgião Lula

Depois das últimas pesquisas estaduais, um cenário descortinou-se: a queda persistente da candidatura Ana Júlia. A grande esperança do PT é papel que Lula pode vir a ter nas disputas estadual nesta reta final, após o recente comício realizado em Belém.

A esperança dos analistas petistas é que a passagem do presidente por estas bandas venha a conter o sangramento eleitoral, promova a estagnação da queda nas intenções de votos, e produza uma lenta recuperação capaz de viabilizar o segundo turno. Os petistas lançam-se com toda força à luta campal em defesa de um governo que privilegiou o PMM do B, e esqueceu o partido em suas principais decisões nos últimos 44 mêses.

Os petistas esperam que a governadora veja este momento crítico como um espaço de reflexão, e numa eventual, mas difícil recuperação, venha a mudar o núcleo estratégico das decisões governamentais e privilegie o partido em vez de um grupo (PMM do B) que se comporta mais como facção do que como partido.

Eleições 2010: Marinor estaria atropelando em Belém

Segundo fontes altamente confiáveis, três fenômenos estariam ocorrendo neste momento em Belém: o estancamento da hemorragia eleitoral de Jáder e P.Rocha e o grande crescimento em Belém de Marinor, como segundo voto da esquerda para o senado. Marinor estaria atropelando nesta reta final, em Belém.Não temos informações estadual.

LCP/UFPA/Veritate: Intenções de votos espontâneos para Deputado Estadual- por mesorregiões

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate
Contratante: Programa de Pós Graduação em Ciência Política
Contratada: VCHA LTDA- Veritate
Período: 11 a 14 de setembro de 2010
Protocolo TRE: 16558/2010
Margem de erro: 2,5% para mais ou para menos
Intervalo de confiança 95%

OBS: Estas informações não são preditoras de quem está na frente na luta pela ALEPA, mas tão somente captam intenções de votos dispersas e indicam potenciais de votações, dentre os candidatos mais lembrados pelos eleitores.


Alessandro : B.A(72.7%)(MAR)MT(9.1%)NE(18.2%)SE()SDE()
Celso Sabino: B.A()(MAR)MT(100%)NE()SE()SDE()
Pastor Edir: B.A()(MAR)MT()NE()SE()SDE(100%)
Edilson Moura: B.A()(MAR)MT(100%)NE()SE()SDE()
Dr.Moacir: B.A()(MAR)MT()NE()SE(100%)SDE()
Edmilson: B.A()(MAR)MT(100%)NE()SE()SDE()
Eliel Faustino: B.A()MAR(25%)MT(75%)NE()SE()SDE()
Faisal: B.A()(MAR)MT()NE()SE(100%)SDE()
Ganzer: B.A()(MAR)MT(50%)NE(25%)SE()SDE(25%)
Haroldo Gaia: B.A()(MAR)MT()NE(100%)SE()SDE()
Haroldo Martins: B.A(7.7%)(MAR)MT()NE(92.3%)SE()SDE()
Iran Moraes: B.A()(MAR)MT(100%)NE()SE()SDE()
Júnior Ferrari: B.A(100%)(MAR)MT()NE()SE()SDE()
Luzieneide: B.A()(MAR)MT(100%)NE()SE()SDE()
Luiz Rebelo: B.A()MAR(72.7%)MT()NE(27.3%)SE()SDE()
Márcio Miranda: B.A()(MAR)MT(52.6%)NE(47.4%)SE()SDE()
Nilma Lima: B.A()(MAR)MT(16.7%)NE(83.3%)SE()SDE()
Pioneiro: B.A()(MAR)MT(83.3%)NE(16.7%)SE()SDE()
Prof.Élcio: B.A()(MAR)MT()NE(100%)SE()SDE()
Roselito: B.A()(MAR)MT()NE()SE()SDE(100%)
Sidiney Rosa: B.A()MAR(3.7%)MT()NE(7.4%)SE(88.9%)SDE()
Silverino: B.A()(MAR)MT()NE()SE()SDE(100%)
Simone Morgado Tião: B.A()(MAR)MT()NE(100%)SE()SDE()
Tião: B.A()(MAR)MT()NE()SE(100%)SDE()
Titan: B.A()(MAR)MT(100%)NE()SE()SDE()
Bernadete: B.A()(MAR)MT()NE(50%)SE(50%)SDE()
Parsifal: B.A()(MAR)MT()NE(25%)SE(50%)SDE(25%)
Outros: B.A(6.7%)MAR(2.9%)MT(35.7%)NE(21.8%)SE(29.8%)SDE(2.9%)
Sem Resposta: : B.A(10.2%)(MAR6.9%)MT(34.4%)NE(23.1%)SE(19.4%)SDE(6%)

BA: Baixo Amazonas
MAR: Marajó
MT:Metropolitana
NE:Nordeste
SE:Sudeste
SDE:Suldoeste

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate:Voto espontâneo para Deputado Federal: Por mesorregiões

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate
Contratante: Programa de Pós Graduação em Ciência Política
Contratada: VCHA LTDA- Veritate
Período: 11 a 14 de setembro de 2010
Protocolo TRE: 16558/2010
Margem de erro: 2,5% para mais ou para menos
Intervalo de confiança 95%

OBS: Estas informações não são preditoras de quem está na frente na luta pela ALEPA, mas tão somente captam intenções de votos dispersas e indicam potenciais de votações, dentre os candidatos mais lembrados pelos eleitores.

Voto espontâneo para Deputado Federal: Por mesorregiões

Asdrúbal:BA()MAR()MT()NE()SE(100%)SDE()
Beto Faro:BA()MAR()MT(50%)NE(50%)SE()SDE()
Carlos Martins:BA(87.5%)MAR()MT()NE(12.5%)SE()SDE()
Elcione:BA()MAR(6.7%)MT(80%)NE(13.3%)SE()SDE()
Giovanne Queiroz:BA()MAR()MT()NE()SE(100%)SDE()
Josué Bengtson:BA()MAR(9.7%)MT(16.1%)NE(64.5%)SE(9.7%)SDE()
Lira Maia:BA(100%)MAR()MT()NE()SE()SDE()
Lúcio Vale:BA()MAR()MT(20%)NE(66.7%)SE()SDE(13.3%)
Miriquinho:BA()MAR(18.2%)MT(9.1%)NE(63.6%)SE()SDE(9.1%)
Nilson Pinto:BA(11.1%)MAR(11.1%)MT(22.2%)NE(44.4%)SE(11.1%)SDE()
Priante:BA(8.3%)MAR(8.3%)MT(58.3%)NE(8.3%)SE(8.3%)SDE(8.3%)
Puty:BA()MAR()MT(57.1%)NE(42.9%)SE()SDE()
Vicente Maciel:BA()MAR()MT()NE(100%)SE()SDE()
Wlad Costa:BA()MAR(2%)MT(59.2%)NE(36.7%)SE(2%)SDE()
Zé Geraldo:BA()MAR()MT(20%)NE()SE(40%)SDE(40%)
Zenaldo:BA()MAR()MT(21.4%)NE(14.3%)SE(64.3%)SDE()
Zequinha Marinho:BA()MAR()MT(18.2%)NE(27.3%)SE(54.5%)SDE()
Outros:BA(1.1%)MAR(4.4%)MT(40.7%)NE(22%)SE(23.1%)SDE(8.8%)
Sem Resposta:BA(8.5%)MAR(6.6%)MT(34.4%)NE(22.2%)SE(21.6%)SDE(6.7%)

BA: Baixo Amazonas
MAR: Marajó
MT: Metropolitana
NE: Nordeste
SE: Sudeste
SDE: Sudoeste

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate: As conexões entre voto para presidente e governador

Voto estimulado para presidente por voto estimulado para governador
Para onde vão os votos de Dilma? Ana Júlia( 40%)/ Cleber Rabelo (1%)/ F.Carneiro(2%)/ Juvenil(6%)/Simão Jatene(32%)/NBN(7%)/SR(12%) = total 48%

Para onde vão os votos de Serra? Ana Júlia (8%)/ Cleber Rabelo (2%)/ F.Carneiro (0%)/ Juvenil(6%)/ Jatene (67%)/ NBN(8%)/ SR(9%)= total 29%

Para onde vão os votos de Marina? Ana Júlia (17%)/ Cleber Rabelo (2%)/ F.Carneiro (2%)/ Juvenil (8%)/ Jatene (41%)/ NBN (14%)/ SR(17%) = total 8%

NBN: Nenhum/Branco/Nulo
SR:Sem Resposta

Comentários: Observem que 41% dos votos de Marina vão para Jatene. São votos majoritárias de uma classe média verde, intelectualizada e anti-petista.

Vejam a grande sintonia dos votos de Serra com Jatene (67%). Não há dúvida a classe média abandonou em 2/3 o PT.

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate: A Propaganda no Rádio-por mesorregiões

Quantas vezes ouviu ao horário do TER no rádio? Por mesorregiões

B.A: 1vez(12%)Algumas vezes(5%%)Muitas vezes(1%)Nunca ouvi(82%)SR(0%)
MAR: 1vez(1%)Algumas vezes(12%)Muitas vezes(5%)Nunca ouvi(79%)SR(3%)
MT: 1vez(3%)Algumas vezes(13%)Muitas vezes(5%)Nunca ouvi(79%)SR(1%)
NE: 1vez(2%)Algumas vezes(11%)Muitas vezes(6%)Nunca ouvi(81%)SR(0%)
SE: 1vez(3%)Algumas vezes(16%)Muitas vezes(6%)Nunca ouvi(75%)SR(1%)
SDE: 1vez(8%)Algumas vezes(6%)Muitas vezes(3%)Nunca ouvi(83%)SR(0%)

B.A: Baixo Amazonas
MAR: Marajó
MT: Metropolitana
NE:Nordeste
SE: Sudeste
SDE: Sudoeste

Comentários: Observem que aproximadamente 90% dos eleitores, ouviram apenas uma vez ou nunca ouviram a propaganda eleitoral no rádio.

Eleições 2010: cai a diferença de Dilma para outros candidatos

Veja a pesquisa que registra a queda da diferença de Dilma para os demais candidatos, clique
aqui

LCP/UFPA/Veritate: Coligações já se mobilizam para impugnar próxima pesquisa

Já começamos a receber pressão contra a realização da próxima pesquisa. Querem até pressionar o Reitor. Já ameaçam abrir processo contra a UFPA. Nossas pesquisas fazem parte do projeto Oficina eleitoral 2010 e está previsto pelo menos três pesquisas para qualificação de nossos mestrandos.

Que todos saibam:

as unidades acadêmicas são dotadas de autonomia política, administrativa e financeira para gerir recursos obtidos em editais públicos. Temos uma justiça eleitoral imparcial que julga com base na legislação vigente.

Caso alguma coligação atente contra a nossa pesquisa daremos ampla divulgação à opinião pública do Pará. Contamos com apoio de quem defende o direito da mais ampla informação política à sociedade.

Nova pesquisa LCP/UFPA/Veritate sai dia 29

Caso as coligações não atrapalhem o acesso do povo do Pará aos novos números da pesquisa do Laboratório de Ciência Política/Veritate, dia 29 de setembro teremos novos números que indicarão as tendências finais do primeiro turno no Pará. Protocolaremos a nova pesquisa no dia 23 perante o TRE.

Agora será uma pesquisa mais enxuta, haja vista que nesta primeira, fizemos um diagnóstico global do comportamento eleitoral.

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate: nova oficina eleitoral

Nesta quinta(23) pela parte da manhã, alunos do mestrado do Programa de pós-graduação em Ciência Política da UFPA juntamente com os professores Doutores especializados em métodos quantitativos e competição eleitoral, realizam mais uma Oficina sobre as eleições de 2010. Na pauta: Base amostral da próxima pesquisa, método de coleta de dados e construção do questionário.

Discutiremos também uma bateria de perguntas que interessam ao Observatório eleitoral, ao observatório do judiciário na amazônia e ao observatório de políticas públicas, todos acoplados ao Laboratório de Pós-graduação em Ciência Política da UFPA.

Local: sala de aula do mestrado em Ciência Política
Horário: das 9:00 as 13 hs.

STF: As polêmicas da Lei do Ficha Limpa

As Polêmicas da Lei 135/2010 - Lei do Ficha Limpa:

1- A questão da anualidade- Toda Lei para entrar em vigor tem de ser aprovado no mínimo com um prazo de um ano anterior à sua sanção.

2- Retroatividade- Nenhuma lei pode retroagir para prejudicar

3- o STF discutirá ou não a inconstitucionalidade da Lei aprovada pelo congresso? caso discuta a inconstitucionalidade o quorum deverá ser pela maioria absoluta do Supremo.

4- Caso o Supremo discuta a inconstitucionalidade, o eventual empate (5 x 5) não admitirá o voto de minerva do presidente do Supremo e a lei continuará a ter efeitos objetivos no processo eleitoral de 2010.

O resultado da decisão do STF sobre o ex governador Roriz(DF) enquadrará e definirá as situações de Jáder e P.Rocha.

A questão central:

Como combater a impunidade em crimes eleitorais sem romper com princípios da segurança jurídica, do tipo: a Lei não pode retroagir para prejudicar? corremos o risco de jogar a água suja, com o bebê dentro.

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate:Quantas vezes assistiu ao Horário do TRE na TV? Simulação de 2º. Turno

Quantas vezes assistiu ao Horário do TRE na TV? Simulação de 2º. Turno


Ana Júlia:1 vez(8.3%)algumas vezes(44.9%)Muitas vezes(31.7%)Nunca assistiu(15%)
Jatene: 1 vez(4.7%)algumas vezes(50.3%)Muitas vezes(27.8%)Nunca assistiu(17%)
NBN: 1 vez(6.4%)algumas vezes(51.3%)Muitas vezes(17.3%)Nunca assistiu(25%)
SR: 1 vez(5.5%)algumas vezes(44.5%)Muitas vezes(20.1%)Nunca assistiu(25.6%)

NBN: Nenhum, Branco, Nulo
SR: Sem Resposta

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate:Quantas vezes assistiu ao Horário do TRE na TV? Rejeição

Quantas vezes assistiu ao Horário do TRE na TV? Rejeição

Ana Júlia: 1 vez(5.3%)algumas vezes(50%)Muitas vezes(29.8%)Nunca assistiu(14.8%)
Juvenil: 1 vez(12%)algumas vezes(55.4%)Muitas vezes(24.1%)Nunca assistiu(8.4%)
Jatene: 1 vez(7.6%)algumas vezes(39.7%)Muitas vezes(34.8%)Nunca assistiu(17%)

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate:Quantas vezes assistiu ao Horário do TRE na TV? Pode mudar o voto

Quantas vezes assistiu ao Horário do TRE na TV? Pode mudar o voto


Sim: 1 vez(7.5%)algumas vezes(50%)Muitas vezes(24.1%)Nunca assistiu(18%)
Talvez: 1 vez(5.6%)algumas vezes(53%)Muitas vezes(19.9%)Nunca assistiu(21.1%)
Não: 1 vez(6.2%)algumas vezes(46.6%)Muitas vezes(30.8%)Nunca assistiu(16.2%)
Sem Resposta: 1 vez(3.1%)algumas vezes(47.1%)Muitas vezes(23.6%)Nunca assistiu(23%)

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate:Quantas vezes assistiu ao Horário do TRE na TV? Voto estimulado para governador

Quantas vezes assistiu ao Horário do TRE na TV? Voto estimulado para governador

Ana Júlia: 1 vez(7.2%)algumas vezes(44.8%)Muitas vezes(32.5%)Nunca assistiu(15.2%)
Juvenil: 1 vez(8%)algumas vezes(45.5%)Muitas vezes(29.5%)Nunca assistiu(17%)
Jatene: 1 vez(4.6%)algumas vezes(52.7%)Muitas vezes(27.8%)Nunca assistiu(14.6%)

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate:Quantas vezes assistiu ao Horário do TRE na TV? Primeiro voto para senador

Quantas vezes assistiu ao Horário do TRE na TV? Primeiro voto para senador

Flexa Ribeiro: 1 vez(7.3%)algumas vezes(46.8%)Muitas vezes(36.7%)Nunca assistiu(8.7%)
Jáder: 1 vez(5.7%)algumas vezes(49.9%)Muitas vezes(25.5%)Nunca assistiu(18.7%)
Paulo Rocha: 1 vez(6.2%)algumas vezes(46.2%)Muitas vezes(34.2%)Nunca assistiu(12.4%)

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate:Quantas vezes assistiu ao Horário do TRE na TV? Religião/Igreja

Pesquisa: LCP/UFPA/Veritate
Protocolo TRE: 16558/2010
Amostragem: 1.581
Contratante: Programa de Pós graduação em Ciência Política
Contratada: VCHA LTDA - Veritate
Margem de erro: 2,5% para mais ou para menos
Intervalo de confiança:95%
Período: entre 11 e 14 de setembro de 2010


Quantas vezes assistiu ao Horário do TRE na TV? Religião/Igreja


Católica: 1 vez(6.1%)algumas vezes(47.9%)Muitas vezes(27.5%)Nunca assistiu(18%)
Evangélica: 1 vez(5.6%)algumas vezes(50.9%)Muitas vezes(24.8%)Nunca assistiu(17.6%)
Espírita: 1 vez(18.2%)algumas vezes(36.4)Muitas vezes(27.3%)Nunca assistiu(18.2%)
Outras: 1 vez(0%)algumas vezes(54.5%)Muitas vezes(31.8%)Nunca assistiu(13.6%)
Sem religião: 1 vez(5.3%)algumas vezes(43.5%)Muitas vezes(29.8%)Nunca assistiu(20.6%)

OBservem que entre 20 e 25% são aqueles menos informados. Nunca assistiram o programa eleitoral na TV ou assistiram apenas uma vez. Isto corresponde a aproximadamente 1 milhão de eleitores. Devo informar que o percentual dos eleitores que ouvem rádio é insignificante.

Eleições 2010: Os debates entre os governadores nos Estados

Quer um resumo dos debates nos Estados? então clique aqui

Eleições 2010: As pesquisas nos Estados

Quer saber como estão as intenções de votos nos estados? então clique aqui

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate: Amanhã(22) tem mais

Amanhã continuaremos socializando informações, novos cruzamentos para as pessoas que gostam de política e para os estudiosos de comportamento eleitoral.

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate:Quantas vezes assistiu o horário do TRE na TV? Por sexo

Quantas vezes assistiu o horário do TRE na TV? Por sexo

Masculino: Apenas 1 vez(5.80%)Algumas vezes(49.40%) Muitas vezes(28.20%) Nunca assisti(16.10%)
Feminino:Apenas 1 vex(6.10%)Algumas vezes(47.20%)Muitas vezes(26%)Nunca assisti(20%)

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate:Quantas vezes assistiu o horário do TRE na TV? Por Ocupação Principal

Quantas vezes assistiu o horário do TRE na TV? Por Ocupação Principal

Func.Público: 1 vez(7.9%)algumas vezes(50.3%)Muitas vezes(24.5%)Nunca Assisti(17.2%)

Assalariado: 1 vez(5.6%)algumas vezes(56.9%)Muitas vezes(26.6%)Nunca Assisti(19.4%)

Autônomo: 1 vez(6.6%)algumas vezes(48.2%)Muitas vezes(27.9%)Nunca Assisti(16.8%)

T.Rural/pesc: 1 vez(10.3%)algumas vezes(44.8%)Muitas vezes(27.6%)Nunca Assisti(13.8%)

D.Casa: 1 vez(4.8%)algumas vezes(46.7%)Muitas vezes(30.2%)Nunca Assisti(17.2%)

Apo/Pens: 1 vez(6.7%)algumas vezes(44.5%)Muitas vezes(34.1%)Nunca Assisti(14%)

Estud: 1 vez(6.9%)algumas vezes(46.5%)Muitas vezes(16.7%)Nunca Assisti(29.2%)

Desemp: 1 vez(2.9%)algumas vezes(36.9%)Muitas vezes(35.9%)Nunca Assisti(23.3%)


T.Rural: Trabalhador Rural
D.Casa: Dona de Casa
Apo:Aposentada
Pens: Pensionista
Estud: Estudante
Desemp: desempregado
Pesc: Pescador

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate:Quantas vezes assistiu o horário do TRE na TV? Por Escolaridade

Quantas vezes assistiu o horário do TRE na TV? Por Escolaridade

Até a 4ª : 1 vez(7.1%)algumas vezes(44.5%%)Muitas vezes(33.8%%)Nunca Assisti(13.9%%)

5ª. a 8ª. : 1 vez(6.2%%)algumas vezes(42.3%%)Muitas vezes(26.5%%)Nunca Assisti(24.2%%)

Médio(C/IC) : 1 vez(5.3%)algumas vezes(53.9%)Muitas vezes(23.3%)Nunca Assisti(17%)

Superior(C/IC) : 1 vez(5.3%)algumas vezes(47.3%)Muitas vezes(29%)Nunca Assisti(18.3%)

C:completo
IC:Incompleto

LCP/UFPA/Veritate: Quantas vezes assistiu o horário do TRE na TV? Por Renda

Quantas vezes assistiu o horário do TRE na TV? Por Renda

Até 1 SM: 1 vez(6%)algumas vezes(49.9%)Muitas vezes(24.5%)Nunca Assisti(18.4%)
1 a 5 SM: 1 vez(5.6%%)algumas vezes(48%)Muitas vezes(29.4%)Nunca Assisti(16.9%)
5 a 10 SM: 1 vez(8.8%)algumas vezes(36.3%)Muitas vezes30(%)Nunca Assisti(23.8%)
Mais de 10 SM: 1 vez(7.7%)algumas vezes(46.2%)Muitas vezes(7.7%)Nunca Assisti(38.5%)

SM: Salário Mínimo

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate:Quantas vezes assistiu o horário do TRE na TV? Por Faixa Etária

Quantas vezes assistiu o horário do TRE na TV? Por Faixa Etária

16 a 24 anos: 1 vez(6.6%)algumas vezes(48.6%)Muitas vezes(23.2%)Nunca Assisti(21.10%)
25 a 44 anos: 1 vez(5.8%)algumas vezes(52.4%)Muitas vezes(24.2%)Nunca Assisti(17%)
45 a 65 anos: 1 vez(5.1%)algumas vezes(44.4%)Muitas vezes(31.7%)Nunca Assisti(17.7%)
Mais de 65 anos: 1 vez(7.8%)algumas vezes(40.8%)Muitas vezes(36.9%)Nunca Assisti(14.6%)

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate:Quantas vezes assistiu o horário do TRE na TV? por Mesorregiões

Quantas vezes assistiu o horário do TRE na TV? Mesorregiões

Apenas uma vez

Ana: B.A(24%)Mar(3.6%)Met(25%)NE(14.3%)SE(3.6%)SDE(3.6%)
Jatene: B.A(13.3%)Mar(0%)Met(30%)NE(26.7%)SE(30%)SDE(0%)
Juvenil: B.A(14.3%)Mar(0%)Met(28.6%)NE(14.3%)SE(42.9%)SDE(0%)
NBN: : B.A(9.1%)Mar(0%)Met(54%)NE(18%)SE(9.1%)SDE(14.3%)
S.R. : B.A(14.3%)Mar(14.3%)Met(28.6%)NE(7.1%)SE(21.4%)SDE(14.3%)

B.A: Baixo Amazonas/Mar:Marajó/Met:Metropolitana/NE: Nordeste/SE:Sudeste/SDE:Sudoeste/
NBN: Nenhum,Branco/Nulo
S.R: Sem resposta

Algumas vezes:

Ana: B.A(10.9%)Mar(1.1%)Met(35.6%)NE(19%)SE(25.9%)SDE(7.5%)
Jatene: B.A(13%)Mar(6.3%)Met(25.9%)NE(24.7%)SE(20.5%)SDE(4.6%)
Juvenil: B.A(2.5%)Mar(10%)Met(22.5%)NE(17.5%)SE(20%)SDE(27.5%)
NBN: : B.A(5.7%)Mar(0%)Met(59.1%)NE(12.5%)SE(18.2%)SDE(4.5%)
S.R. : B.A(5.3%)Mar(12.6%)Met(33.7%)NE(18.9%)SE(23.2%)SDE(6.3%)

Muitas vezes

Ana: B.A(7.9%)Mar(2.4%)Met(33.3%)NE(12.2%)SE(19.8%)SDE(14.3%)
Jatene: B.A(11.5%)Mar(18.7%)Met(21.9%)NE(34.4%)SE(18.6%)SDE(4.9%)
Juvenil: B.A(3.8%)Mar(3.8%)Met(23.1%)NE(19.2%)SE(23.1%)SDE(26.9%)
NBN: : B.A(13.3%)Mar(46.7%)Met(10%)NE(30%)SE(0%)SDE(0%)
S.R. : B.A(7.7%)Mar(19.2%)Met(19.2%)NE(19.2%)SE(25%)SDE(9.6%)


Nunca assisti

Ana: B.A(3.4%)Mar(3.4%)Met(37.3%)NE(27.1%)SE(28.8%)SDE(0%)
Jatene: B.A(3.1%)Mar(6.3%)Met(49%)NE(25%)SE(16.7%)SDE(0%)
Juvenil: B.A(6.7%)Mar(13.3%)Met(26.7%)NE(20%)SE(26.7%)SDE(6.7%)
NBN: : B.A(3.6%)Mar(0%)Met(69.1%)NE(12.7%)SE(28.6%)SDE(1.8%)
S.R. : B.A(7.1%)Mar(12.5%)Met(25%)NE(25%)SE(28.6%)SDE(1.8%)

B.A: Baixo Amazonas/Mar:Marajó/Met:Metropolitana/NE: Nordeste/SE:Sudeste/SDE:Sudoeste/
NBN: Nenhum,Branco/Nulo
S.R: Sem resposta

Pesquisa LCP/UFPA/Veritate: informações sobre a campanha na TV

No próximo post trarei informações sobre o perfil dos eleitores que assistem o programa eleitoral gratuito na TV, seu perfil econômico e educacional e os candidatos que tencionam votar. Também trarei o perfil daqueles que não assistem o programa eleitoral na TV.

Os candidatos, majoritários e proporcionais, de posse destes dados poderão elaborar estratégias para atingir estes dois públicos. Para quem não assisti programa na TV é necessário a ação direta, corpo a corpo. Para quem regularmente assisti o programa eleitoral no TV, os candidatos através do conhecimento do perfil deste eleitor deverão fazer seu discurso mais direcionado.