ITEC:Emília dá um chocolate em Barreiros

A chapa apoiada pelo reitor Maneschy no ITEC e encabeçada pela prof. Emília deu de goleada na chapa do Diretor Barreiros. Eis os resultados:

Estudntes: Emília 82% Barreiros 18%
Professores: Emília 62% Barreiros 36%
Técnicos-Administrativos: Emília 45% Barreiros 53%.

No cômputo geral Emília ficou com 63% e Barreiros com 37%.

Interesse sobre política é tema de debate na UFPA

Para muitos, discutir política, hoje, é pura perda de tempo. Ainda mais no Brasil, “onde tudo acaba em pizza”. Essa mentalidade e as razões de sua existência são o foco do debate “Encantos e Desencantos da política”, que ocorrerá no dia 23 de março (terça-feira), às 18h30, no Auditório Setorial Profissional da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Organizado pelo grupo de pesquisa ECOAmazônia, coordenado pela professora Jacqueline Freire, do Instituto de Ciências da Educação(ICED), da UFPA, o debate terá como diferencial o seu caráter multidisciplinar. Os convidados são João Cláudio Arroyo, educador popular e professor da Faculdade da Amazônia (FAAM), Francisco Assis Costa, economista e professor da UFPA, e Edir Veiga, cientista político e também professor da UFPA.

Segundo o professor Antônio Maués, um dos organizadores do evento, duas questões nortearão o encontro. Uma diz respeito ao notório desinteresse das pessoas por debates políticos. E a outra vai além: Será que a sociedade não precisa de mais mecanismos para fiscalizar e controlar as autoridades públicas? De forma plural, se tentará entender se a distância da sociedade das decisões não levaria ao seu afastamento político.

Em pleno período pré-eleitoral, o debate tem como missão provocar a discussão acerca do tema e incentivar um raciocínio crítico sobre o contexto atual do país. Estudantes, professores e todos os demais interessados serão muito bem-vindos.

Debate “Encantos e Desencantos da Política”

Debatedores:

João Claúdio Arroyo- educador popular (FAAM)
Francisco de Assis Costa- economista (UFPA)
Edir Veiga- cientista política (UFPA)

Dia 23 de março, terça-feira
Horário: 18h30min
Local: Auditório Setorial Profissional

Texto: Abílio Dantas- Assessoria de Comunicação da UFPA.

Greve no DETRAN tem repercussão nacional

A greve e a truculência da direção do DETRAN começam gerar mais notícias negativas que atingem ainda mais a imagem da governadora. Quer ver mais detalhes? então veja aqui

ITEC: hoje tem duelo de gigantes

Por todo o dia de hoje a comunidade do ITEC elege seu novo Diretor. Barreiros e Emília disputam as preferências tecnológicas. Barreiros está há seis anos na gestão e quer mais 4 anos. Emília representa uma nova geração de docentes doutores que querem mostrar dinamismo à frente deste Instituto. Na enquete feita através do Bilhetim, Emília levou ampla vantagem sobre Barreiros. Os Técnicos têm muita responsabilidade neste pleito eleitoral, pois a eleição é proporcional. Veremos agora como falam as urnas.

Jáder, Dudu, Anivaldo e Vic juntos pelo governo do Pará

De acordo com novas informações de fonte fidedígna esta seria a chapa encabeçada por Jáder Barbalho ao governo do Pará: Jáder governador, Tião Miranda ou Giovani Queiroz na vice e para o senado: Anivaldo e Valéria Pires Franco.

Caso esta chapa venha a ser confirmado sairá deste bloco o novo governador do Pará e uma a duas vagas ao senado. Será feito cabelo, barga e bigode, este grupo levaria a maioria dos assentos parlamentares destinados ao Pará na Câmara dos Deputados e faria a maior bancada da ALEPA.

Um show de bola e de política.

Institutos: Só Doutores podem se candidatar

De acordo com novas instruções do MEC só Doutores podem se candidatar ao cargo de Diretor de Institutos.

IFCH: André e Denise dão a largada

Ontem eram vistos os professores André e Denise em plena articulação para viabilizar reuniões setoriais com os técnicos. No IFCH estão certas três candidaturas João Márcio, Suelene e André. O voto é universal.

Universidades mineiras dispensam Enem após sequência de problemas

Em um documento enviado ao MEC, 15 instituições afirmam que o sistema de seleção está em 'descrédito' e que, por isso, realizarão processos seletivos próprios no meio do ano. Elas também se queixam da evasão registrada logo após a matrícula
Ligia FUniversidades mineiras dispensam Enem após sequência de problemas

Universidades mineiras vão dispensar o resultado do Enem de 2009 e fazer processos seletivos próprios no meio do ano. Em um documento assinado pelo Fórum das Comissões de Processos Seletivos de Minas Gerais e endereçado à Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação, 15 instituições avaliam que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está em "descrédito". Não foi divulgado quais delas farão vestibular próprio.


Para as instituições, com o descrédito, persiste o risco de o candidato participar de várias seleções. Segundo o MEC, ao menos 7 mil vagas não foram preenchidas na primeira edição do Sisu (mais informações nesta página). Além de ter sido enviado ao ministério, o documento foi distribuído ontem a representantes de universidades federais que se reuniram, em Brasília, para discutir as falhas e acertos do Sisu.

No texto - que tem o apoio das comissões de universidades como a Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Federal de Alfenas - o fórum queixa-se da falta de clareza na prestação de informações aos estudantes e de articulação das políticas do MEC, como o Programa Universidade Aberta do Brasil.

As universidades lembram que alguns dos problemas, como a possibilidade de vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o baixo preenchimento de vagas, já haviam sido detectados pelo fórum. Para elas, isso reforça a certeza de que o processo deveria ter ocorrido com planejamento adequado. Para o grupo, muitas das falhas persistem.

"Questões relativas à segurança continuam preocupantes, pois todos os que acompanham a aplicação do Enem sabem que a logística desse processo é frágil em várias etapas (impressão, armazenamento de prova, seleção de aplicadores). Não aconteciam ou pelo menos não se tem notícia de grandes falhas (ou fraudes) antes de o exame ter valor maior no âmbito nacional", diz o documento.

Entre as falhas do Sisu apontadas pelo fórum estão o fato de o calendário de matrícula ter sido fixado pelo sistema, e não pela instituição, e a alteração do cronograma e a consequente necessidade de as universidades corrigirem um número de provas superior ao previsto.

"O processo não é de todo ruim, mas precisamos fazer uma profunda reflexão sobre os problemas registrados até agora, que mexem com muita gente", afirmou o professor e presidente da Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal de São João Del Rei, Hewerson Zansávio Teixeira.

Na universidade onde ele trabalha, 10% das vagas disponibilizadas não foram preenchidas. Apesar das falhas, Teixeira acredita que a seleção unificada é um processo sem volta. "Mas ajustes são indispensáveis."

Evasão. Instituições relatam ainda evasão de estudantes logo após a matrícula. Segundo representantes do fórum, isso ocorre "quando os aprovados percebem a infraestrutura e a assistência disponíveis (ou a sua inexistência)."

Também houve queixas contra a falta de uniformidade para notas de corte. "Há universidades que exigem 30% de acerto nas questões, enquanto outros, 20%. Existe ainda quem se satisfaça com nota diferente do zero", disse a diretora de registro e controle acadêmico da Universidade Federal de Rondônia, Elizabete Silvino. Um dos grupos reunidos ontem tentou discutir um padrão para a nota mínima.

Questionável. O MEC, por meio da assessoria de sua imprensa, classificou o documento distribuído ontem como um "libelo político", com representatividade questionável. O ministério afirmou que reitores das instituições citadas no documento - mesmo de universidades que não aderiram ao Sisu - fazem elogios ao novo sistema. Para a pasta, as informações do documento não se sustentam.


Lígia Formenti- O Estadao de S.Paulo


Informes da greve do DETRAN

Anônimo disse...

Informes da greve dos servidores do DETRAN.

Mais maracutaias e perseguições:Blog: www.servidordetran.wordpress.com

Servidores denunciam atendimento vip no Detran no sétimo dia de greve, um grupo de servidores do Detran se dirigiu novamente ao gabinete do Diretor Geral, desta vez para denunciar que alguns clientes recebiam atendimento exclusivo numa sala anexa. O fato foi registrado pela imprensa e causou constrangimento e uma certa tensão, por conta dos episódios do primeiro dia de greve que culminaram com a quebra de uma porta de vidro, servidores feridos e a abertura de um processo administrativo disciplinar.

“Desta vez nós não fomos barrados por seguranças e nada aconteceu, como nada aconteceria no dia 11, se não fosse a ação truculenta dos policiais à paisana comandados pelo Corregedor Geral do Detran, Dino Calvet ”, explicou o presidente do Sindetran, Elias Monteiro.O atendimento exclusivo também foi denunciado pelos grevistas aos clientes do Detran que, no período de greve, aguardam até três horas na fila.

A direção do Detran também teve que explicar por que uma equipe de TV foi proibida de fazer imagens do lado de fora do prédio. O cerceamento do trabalho da imprensa foi imediatamente condenado pelos grevistas que deram apoio a equipe para entrar no prédio e fazer a reportagem. “É um absurdo que num momento em que se discute a liberdade de imprensa no país a direção do Detran do Pará se comporte dessa maneira, cerceando o trabalho dos profissionais de comunicação que estão cumprindo seu dever de informar a sociedade”, disse o Diretor de Comunicação do Sindetran, Lacênio Barbosa.

Ainda pela manhã, o Secretário do Sindetran, Reyson Gibson, juntamente com um grupo de servidores, se dirigiu a Assembléia Legislativa onde foi acompanhar a votação de um requerimento de autoria dos deputados Arnaldo Jordy (PPS) e Bira Barbosa (PSDB), que solicitam a realização de uma sessão especial para analisar o impasse na autarquia, além da formação de uma comissão suprapartidária para intermediar as negociações com o governo.

O documento também convoca os secretários José Júlio Lima (Sepof) e Wilson Figueiredo (Sead), para prestar esclarecimentos aos parlamentares. “O documento foi protocolado, mas infelizmente não pode ser votado hoje devido aos problemas envolvendo o presidente da casa em Altamira, que ocupou o tempo de votação em sua defesa”, explicou secretário geral do Sindetran, Reyson Gibson.

O requerimento será votado na terça-feira, 23, com a sessão sendo realizada na quinta, 25. Os grevista dos Detran também tiveram audiência com o vereador Marquinho (PT) que faz parte da mesma corrente da Governadora Ana Júlia. Ele se comprometeu a intermediar um encontro da direção do sindicato com Claudio Puty, ex- chefe da Casa Civil e atual assessor especial do governo.

Passeata nesta quinta- feira, 18, os servidores do Detran realizam logo cedo uma Assembléia Geral em frente a sede da autarquia e decidem como será a participação na audiência que terão às 16 horas, com o chefe da Casa Civil, Everaldo Martins. Na sexta-feira, os grevistas se reúnem em frente ao Posto Avançado do Detran, na Rua Antônio Barreto, e logo depois se dirigem em passeata até a sede da Sepof , na Av. Visconde de Souza Franco (Doca), onde acontece mais uma rodada de negociação da Intersindical com o governo.

ILC: Língua Estrangeira veta acordo

A melhor chapa para o ILC seria uma composição ampla no Instituto de Letras entre a academia e o PSOL/PSTU, indicando a vice. Mas os professores de Língua Estrangeira vetam esta possibilidade.

18-03: duelo no ITEC

Maneschy e Barreiros duelarão na quinta feira no ITEC. Apesar de Emília ser a oponente ao terceiro mandato consecutivo de Barreiros no ITEC, o confronto de fundo é que Barreiros quer infringir mais uma derrota a Maneschy no ITEC. Maneschy não está na disputa, mais Barreiros quer levar o Tecnológico para a oposição aberta à reitoria. Dizem que Barreiros sonha em ser Pró Reitor em 2013 numa chapa de oposição.

Serra empurrado para a candidatura presidencial

Os jornais de hoje falam que DEM e PSDB já preparam o lançamento de Serra para o mês de abril, logo a pós a páscoa. Serra continua mudo olhando para as pesquisas. Serra está num dilema: se perder a eleição presidencial encerra a carreira política. Serra está bastante idoso, e hoje tem a reeleição ao governo paulista praticamente garantida.

Pré Sal, os royalties e o desequilíbrio federativo

Segundo as notícias correntes, a descoberta do petróleo do Pré Sal está a quinhentos kilômetros do estado do Rio de Janeiro. Os políticos do Rio querem uma participação super especial nos royalties, em detrimento da Nação brasileira. Ora, se o Pré Sal está há quinhentos Kilômetros do estado do Rio, como reivindicar participação especial? Além do Pré Sal está na fronteira marítima territorial do Brasil, toda a riqueza do subsolo pertence à união. O interessante é que neste momento são os políticos do sudeste, especialmente do Rio e Espírito Santo que lutam contra o governo federal. Os demais estados da federação estão calados perante a opinião pública, pelo menos não estão fazendo barulho. No Rio está tendo passeatas e vigílias, até a olimpíada de 2016 está sendo usada pelo Rio.

Os ricos querem ficar mais ricos em detrimentos dos estados pobres do norte, nordeste e centro-oeste. E assim, a federação brasileira continua super desequilibrada..

TRE/DF cassa Arruda e amplia reforma política

O TRE-DF acaba de cassar o mandato de Arruda por desfiliação do DEM. Esta decisão começa a criar jursprudência acerca da desfiliação partidária sem os motivos previstos em lei: Fusão partidária, criação de novo partido, desvio acentuado do programa partidário original e grave discriminação pessoal.
O governador cassado deverá recorrer ao TSE nos próximos dias. Com esta iniciativa o TRE pode iniciar um processo de implantação de uma reforma política no Brasil a partir do judiciário. Enquanto o congresso nacional não faz a reforma política e continua imobilizado por interesses da corporação política, o judiciário presta um serviço ao Brasil. Este serviço tem os seus custos, as reformas vão saindo sem um debate mais amplo com a sociedade brasileira, que seria viabilizado se as reformas fossem uma iniciativa do legislativo.

PT: Quem cresceu e quem encolheu no último PED

No final de 2009 o PT renovou as direções Nacional, Estadual e Municipal. O Militante petista e ex- assessor especial da Casa Civil, o mestrando em Ciências Políticas Humberto Cunha (filho), faz uma análise detalhada dos resultados eleitorais no Pará. Quer ver a análise, então clique aqui.

DETRAN abre PAD contra dirigentes sindicais

A direção do DETRAN acaba de abrir um Processo Administrativo Disciplinar contra os grevistas do órgão. O mais espantoso é que os dirigentes sindicais estão dentre os enquadrados e já estão previamente supensos por sessenta dias de suas atividades. Este ato do DETRAN contra dirigentes sindicais é nulo de pleno direito.

Esta ação do DETRAN depõe contra a história dos governantes petistas do estado do Pará. É um claro tratamento burocrático-autoritário em relação a um conflito trabalhista. Caso me contassem eu não acreditaria.

Ananindeua: Casas populares ou academia?

Os debates pelas ruas de Ananindeua entre a comunidade mais esclarecida diz respeito ao destino da granja Icuí, antiga residência dos governadores. Segundo a imprensa, a governadora quer ceder o local para a construção de habitações populares e o prefeito quer a área para transformar num distrito acadêmico, onde se localizariam campi avançados da UFPA, UEPA e IFPA.
Esta polêmica não deveria eixstir, afinal tem muita terra em Ananin para construção de conjuntos habitacionais. Creio que neste embate de opiniões, o "sobrancelhudinho" tem razão.

IFCH: arrogância coloca em riscos os acadêmicos

A falta de diálogos entre os diversos grupos acadêmicos do IFCH deverá ter como resultado a derrota de todos. Os arrogantes devem "morrer abraçados".

IFCH: Suelene cresce nos bastidores

Como a eleição no IFCH é universal, falo sem medo de admitir, Suelene tem grandes chances de vencer este pleito, porque tem carisma, é simpática e está recebendo muitas adesões entre os estudantes.

Belo Monte divide a comunidade acadêmica

Os ambientalistas são contra Belo Monte. Os acadêmicos não envolvidos emocionalmente com a questão estudam mais detidamente a iniciativa. Os apaixonados demonizam os antagônicos, no mais completo estilo de ver as coisas de forma bidimensional. Uma coisa é certa... o calor está horrível e a população precisa de muita energia e barata. O debate ainda vai pegar fogo.

Novo semestre: UFPA em clima eleitoral

ITEC, IFCH, ILC e ICSA estarão em processo eleitoral. A oposição pode ganhar no ITEC, IFCH e ILC. A reitoria nada pode fazer, os Institutos são autônomos e os partidários acadêmicos de um lado e outro devem mostrar seu prestígio. Que vença quem for capaz de produzir a combinação de programas, projetos e engenhararia política eficaz.

O Banquete - mal educado- de Puty

Leia no blog do Parsifal o banquete- mal educado- do assessor especial da governadora Cláudio Puty, aqui.

Sucessão 2010: Priante pode afastar Dudu do PMDB

No momento de grande namoro entre Jáder e Dudu, o processo de análise de cassação de Dudu chega ao TSE. Priante quer cassar Dudu por abuso do poder econômico nas eleições de 2008. Parece que o namoro entre Jáder e Dudu está prestes a azedar.

ITEC: embate em 72 hs

O Diretor Barreiros espera ansiosamente o dia 18 de março. Nesta data quer provar a todos quem de fato manda no ITEC. Barreiros espera usar os funcionários para afrontar o reitor.

HUJBB: a batata está fervendo

Notícias de batidores indicam graves conflitos internamente ao HUJBB.Nos próximos dias ou semanas o embróglio deve vir a público.

Dilma e o limite previsto por Montenegro

Dilma Roussef deve atingir nos próximos dias o seu limite eleitoral de primeiro turno, ou seja 35%. Esta é a previsão do pitoniza Montenegro, que é Diretor Presidente do IBOPE. Montenegro a partir de então deverá se "pegar" com os Deuses liberais para tentar frear o avanço de Dilma nas intenções de votos.

Papão 4 Leãozinho 2: Vinicinho precisa de antidepressivo

Vinicinho amanhecerá a segunda de enxaqueca. Creio que Vinicinho proporá acordo para que o Papão não seja campeão este ano, de novo, senão o Leão não terá para onde cair, não existe série E.