Homenagem

"Só quem conheceu o Juraci sabe a dedicação, o zelo, o amor, o exemplo de abnegaçaõ que ele deu na construção da Universidade. Eu o conheci ainda na função de Secretário Geral dos Orgãos Superiores Colegiados.Requiescat in pace, bom Juraci! Condolências à família."

Postagem de Edson Berbary no post Jurací Sá Neto: Adeus a um funcionário exemplar

Parada para organizar o segundo semestre

Deixo de postar por 30 dias , volto a socializar as informações de bastidores da política universitária, que sempre ficaram restrita aos círculos fechados e lideranças, no início do mês de agosto. Agora estou indo preparar minhas aulas a serem ministradas para o Mestrado em Ciências Políticas ( disciplinas de Sistemas Partidários e Eleitorais e Sistema Partidário Brasileiro) , em agosto, e para a disciplina de Tópicos Especiais em Ciências Políticas, para os alunos de graduação. Ah...nos finais de semanas de agosto estarei realizando consultorias eleitorais para candidatos a prefeitos e vereadores, de todos os partidos.
Mas deixarei algumas canjas para meus leitores. Em algumas postagens especiais.

A Popularidade de Ana Júlia e o Núcleo Duro

Acredito que se nos próximos oito mêses o núcleo do governo Ana Júlia ( estou me referindo a Marcílio e Maurílio Monteiro, André Farias e Claudio Puty), não fizer a máquina de estado dar respostas objetivas aos problemas de curto e médio prazo, que venham a alterar a avaliação do eleitorado paraense sobre a atual gestão, a governadora terá de tomar uma dura decisão: destituir toda a direção política local e optar, ou pela direção nacional da DS, para vir do sul maravilha e assumir a coordenação de governo, ou chamar a turma do ex-campo majoritário paraense, representado por Paulo Rocha, Waldir Ganzer, Zé Geraldo e Beto Faro, e com base neste hipotético pacto petista de governabilidade, Ana Júlia reconstruiria o núcleo duro de governo, fundado em personalidades de reconhecida experiência política, formando um gabinete de alto nível. Partindo desta nova arquitetura política, Ana Júlia correria, desesperadamente, atrás do prejuizo.
Acredito que a governadora, por dispor de todas as condições políticas e orçamentárias presentes neste primeiro mandato, e se fizer um governo apenas razoável, garantirá a reeleição com relativa facilidade.
Faço estas afirmações porque é forte a tendência de que o PSDB venha a sair "mufino" das eleições municipais no Pará e a aliança com o PMDB por ser consolidada a partir de Brasília, parece fraca a possibilidade deste partido romper a aliança até as eleições de 2010. Está bastante evidente que o projeto do PMDB para o governo do estado está sendo maturado para 2014. Agora se uma eventual incompetência na gestão inviabilizar eleitoralmente o atual governo, aí as possibilidades para 2010 se reabririam para outros grandes atores da política paraense.
Ana Júlia é a dona do trem, este trem desliza sobre uma excelente ferrovia, tem combustível, mas o trem, que pode correr a 180 km por hora, está andando a 40 km. O problema não é nem da dona do trem e nem do próprio trem. A questão está com o maquinista e a equipe que gerencia a cabine de comando. Esperemos que o maquinista e sua equipe descubram como o trem funciona, antes de 36 meses de governo, caso contrário, já será muito tarde. O governo terá enfiado o dedão no pé nos próprio calçã, e caido. E Venhamos e convenhamos...enfiar o dedão do pé nos próprio calção, não é uma tarefa fácil...

A candidatura Silveira e minhas impressões..

Farei um prognóstico arriscado. Não acredito que a candidatura do professor Luiz Carlos Silveira resista à primeira pesquisa de opinião que venha a se executada pelos seus apoiadores. Tenho do professor Silveira a melhor das avaliações, como pessoa e como pesquisador, é um dos mais produtivos de nossa universidade. Mas uma eleição se ganha com candidatos competitivos e não acredito que o Dr. Silveira consiga no curto prazo se tornar viável eleitoralmente ,perante as candidaturas Tancredi e Maneschy.... Por isso eu espero grandes reviravoltas em torno do nome a ser apoiado pelos fórum dos Diretores de Institutos da UFPA.

O Tabuleiro das Eleições em Belém

No início da corrida Dudu e Valéria saem na frente. PT de Mário Cardoso e PSOL de Marinor disputarão o voto anti-Dudu, expressos nos 30% de intenções de votos do ex-prefeito Edmilson. Acredito que o PT e o prof. Mário herdarão a maior fatia deste bolo. Priante será um grande ator no segundo turno. Somente Jordy e Marinor devem levantar a bandeira de ética na política.
Acredito que o(a) candidato(a) que atingir 25% de votos estará no segundo turno. Mário Cardoso, que buscará se colar ingralmente no PT para absorver os 18% da legenda, somado com a máquina petista e governamental, é o candidato com o maior potencial de encostar nos dois líderes até final de setembro. Isto se Valéria não repetir a campanha ultra demagógica de seu marido (Vic), quando este foi candidato a prefeito em 2000.
Mas como já se houve falar que a campanha de Valéria vem com o slogan: " Segurança Pai Dégua" e com a proposta de Trem Bala para a região metropolitana e nordeste do Pará... é de se imaginar que o casal vinte não aprendeu. Valéria poderá se auto-destruir no primeiro mês de campanha. Mas os tucanos estão aí, para evitar estes arroubos do casal de jornalistas DEM.

Jurací Sá Neto: Adeus a um funcionário exemplar

Faleceu no dia 02 de julho e foi sepultado hoje (03/07/08) o advogado da UFPA e ex-chefe de gabinete de vários Reitores (Daniel Coelho de Souza e José Seixas Lourenço, dentre outros) o funcionário de nível superior Jurací Sá Neto, que também é genitor do nosso colega Marcus Vinícius Menezes Neto, ex-prefeito dos Campi da UFPA. o Marquinho, para os mais chegados.
O Dr. Neto deixa um legado de elevado compromisso com o exercício do serviço público e com a Universidade Pública e Gratuita. Recentemente o Dr Neto recebeu a maior comenda que a universidade pode oferecer a um funcionário graduado. Foi uma justa homenagem a quem dedicou sua vida a construção de nossa UFPA. Descanse em paz amigo Neto.

CAS Ampliada -Silveira é reafirmado candidato.

Uma reunião que adentrou a noite do dia 01/07/08, nem sequer abriu a discussão sobre a rediscussão da candidatura de Luiz Carlos Silveira à reitoria. Logicamente que a negativa antecipada da Vice-reitora, em aceitar substituir Silveira,, esfriou esta iniciativa. Fontes credenciadas informam que o encorajamento para a realização desta reunião teria partido de resistências oriundas de alguns coordenadores dos campi da UFPA e de determinados Pró-reitores. O aborto da candidatura Silveira foi esvaziado.

Vice-reitora diz não à candidatura

A professora doutora Regina Feio, segundo fontes credenciadas, não admitiria em hipótese nenhuma discutir qualquer possibilidade de vir a aceitar, neste contexto, uma candidatura a reitoria. A professora Regina é uma das componentes da atual administração que possui um grande potencial competitivo nas eleições universitárias que se aproximam.

Nome de Silveira não teria emergido no Fórum dos Dirigentes

A reunião da CAS ampliada, realizada em Exatas, não conseguiu unificar todos os dirigentes em torno da candidatura (Silveira) articulada (em jantar) a partir dos diretores de : Artes, Humanas, Letras, CB e Exatas. Como a alternativa Silveira foi articulada por iniciativa (isolada) deste grupo, muitos Pró-reitores se sentem excluídos e hoje questionam que tipo de Fórum é este, onde cinco dirigentes, constroem, isoladamente uma alternativa que sacrificou o direito de outros membros da administração superior em postular a candidatura à reitoria.

Licurgo não apoiará Silveira.

O Pró-reitor de Ensino de Graduação teria afirmado sem meias palavras, na reunião de Exatas, que não apoiará a candidatura Silveira. Licurgo também teria questionado o grupo dos cinco, que nas sombras de um entardecer atropelou, de forma pouco cortez, uma alternativa à reitoria, à revelia do Fórum dos Dirigentes.

Maneschy : a persistência visto como algo negativo

Um argumento central embala a posição daqueles que estão vetando Maneschy na Administração Superior: ter esperado oito anos para se recandidatar, isto revelaria que um projeto pessoal estaria se sobrepondo à um fictício projeto institucional.
Maneschy perdeu, por apenas um voto, as eleições de 2001 para o prof. Alex. Em 2005 Maneschy apoiou a reeleição do prof. Alex. Onde estão os arroubos personalistas?
Que estes analistas diriam de grandes personalidades que passaram uma vida disputando o cargo máximo das instituições? Será que eles diriam que Lula, Miterrand, que passaram mais de 15 anos disputando a presidência de seus paises, secundarizaram os interesses públicos?
Que procurem outro argumento, que este, o do personalismo, não se sustenta. O desejo de alguém coroar a vida universitária, dirigindo a universidade, mais do que receber críticas, deve ser elogiado. E Maneschy tem um dos melhores currículos acadêmicos das universidades brasileiras.

Diretor do Geociências silencia em Exatas

Um silêncio, nada empolgado, na reunião de Exatas, teria sido a posição do Diretor de Geociências.

Diretor do Tecnológico não declarou apoio à Silveira.

O Professor Barreira, atual Diretor do Centro Tecnológico, não só não declarou o esperado apoio a Silveira, como também teria afirmado que a tendência do CT é acompanhar um candidato conhecido de todos, este nome é o do professor Carlos Maneschy.

Enquete normalizada

Avisamos aos leitores interessados em opinar na enquete sobre a forma do voto nas eleições para Reitor que a mesma já foi normalizada.

Eleições para Reitor: a Vice-reitora seria a bola da vez.

De acordo com as análises que neste momento operam-se nos corredores da UFPA, a candidatura Silveira vem tendo baixa recepção dentre os coordenadores dos campi e na maioria dos Pró-reitores. Se esta informação proceder, poderemos estar vivendo os últimos momentos da candidatura Silveira. A professora Regina Feio seria o nome com maior potencial para aglutinar grande parte dos Pró-reitores e Diretores de Centro. Da mesma maneira que o nome Silveira saiu da cartola dos dirigentes, novas surpresas poderiam advir.

Eleições para Reitor- Alex assumirá uma candidatura?

Até as 20hs de hoje poderemos ter mais uma reviravolta na candidatura do fórum dos diretores de centro. Neste momento realiza-se uma reunião da CAS ampliada(Coordenação de Assessoramento Superior), com a tarefa de avaliar o nível de aceitação da candidatura Luiz Carlos Silveira. Será que o Silveira continuará candidato? A apostas estão abertas.

A SANTA CASA NO ESTADÃO

Com destacada chamada na 1a. página e reportagem completa no 1o. caderno do "Estadão de S. Paulo" da edição de hoje, 1 de julho de 2008, a vergonhosa denúncia da morte de 20 recém nascidos e todo o seu desdobramento, que veio à tona antecipando a gestão demissionária da Instituição. O fato, é evidente, retrata minimamente o caos da condução da assistência médica Estatal e que ao longo dos tempos vem sofrendo de processo isquêmico assitencial. Depositamos incomensurável confiança na nova gestora, Dra. Sílvia Cumaru, profissional competente que há anos não só tem demonstrado sua preocupação, como se mostrado notável executiva na problemática da condução da assistência médica pública. O resto é balela!

Candidato a Reitor(a) é zero à esquerda.

Tem um(a) importante candidato(a) a Reitor(a) que admite para os amigos mais próximos: é um zero à esquerda em matéria de administração, seja ela, pública ou privada.

UEPA: A Governadora e o choque com a legalidade.

Nos jornais de hoje estão veiculadas duas notícias contraditórias entre sí. No mesmo caderno temos a informação de que o Conselho Universitário (CONSUN) da UEPA anulou as eleições para Reitor da UEPA e na página seguinte vemos a decisão da Procuradoria Geral do Estado que dá um parecer favorável a retirada do candidato Bira Rodrigues da lista tríplice a ser enviada à Governadora.
Não sou advogado, mais sei que o processo eleitoral da UEPA está sob júdice, ou seja, está sob a jursdição do poder judiciário, para analisar e dar uma deliberação final sobre um recurso do prof. Sílvio Gusmão, que foi o vencedor das eleições uepianas, que pede a retirada do candidato Bira Rodrigues, da lista tríplice, a ser enviada à governadora, para nomeação.
A posição deste novo CONSUN da UEPA, montado recentemente, está desconhecendo, completamente, o poder judiciário. Parece que teremos novos desgaste ao governo do estado e à sua titular. Uma assessoria jurídica desta...ninguém merece.

O Inferno Astral de Ana Júlia.

Crises que são produzidas a nível de segundo e terceiro escalões da gestão Ana Júlia têm queimado a imagem da governadora no país e no exterior. Só a criação da Secretaria de Segurança Institucional, um organismo que centralize informações estratégica, poderá detectar precocemente as crises em potencial, em temáticas como: direitos humanos, assistencias sociais, crise no funcionalismo, movimento urbano e camponês e corrupção.

Eleições em Ananindeua: Helder pode ter errado.

Em Ananindeua tem pelo menos 10% do eleitorado que rejeita tanto a candidatura de Helder Barbalho com a de Manoel Pioneiro. A coligação em primeiro turno entre PMDB e PT pode ter sido um tiro no pé dos estrategistas da candidatura Helder, pois estes eleitores recalcitrantes, com as duas principais candidaturas, se distribuirão entre votos nulos, brancos e os demais prefeitáveis do PTB e PV. E notem, tanto a candidata do PTB, a vereadora Rosilene como o candidato do PV, o vereador Muca, formaram barricada na base de apoio de Pioneiro, na Câmara de Vereadores, neste último período.

Eleições em Belém: Valéria e Cardoso.

Se o PT atuar unido e o governo estadual operar, teremos uma batalha monumental entre Valéria Pires Franco e Mário Cardoso, para ver quem faz o segundo turno, em Belém, com Dudu.

Curiosidades nas Eleições Universitárias.

Em 1984/5 os funcionários e alunos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas lançaram um funcionário de nível superior, o socólogo Epifânio Parente, candidato a Diretor do Centro. Esta eleição foi vencida pelo professor Alex Fiuza de Mello.

Dataunama: Aprendendo a pesquisar.

Na sexta passada o Dataunama divulgou sua primeira pesquisa de intenção de votos para as eleições municipais em Belém. A pesquisas baseou-se apenas na intenção de voto expontâneo, o que por sí só deixa ambigüidades na análise da pesquisa, senão vejamos:
1- A pesquisa expontânea revela a notoriedade dos nomes lembrados, normalmente o prefeito incumbente, ex-prefeitos ou ex- governadores pontificam neste modelo de abordagem do entrevistado.
2- Partindo de um universo da intenção de voto expontânea, todas as demais simulações estão prejudicadas, tipo: diversas simulações em torno do primeiro turno, com a presença ou ausência de determinado candidato, ou mesmo, a simulação de um eventual segundo turno.
3-A sondagem dos nomes mais lembrados para vereador: não é possível realizar uma pesquisa confiável para os candidatos proporcionais, usando a mesma metodologia usada na pesquisa majoritária, uma vez que a dispersão eleitoral em torno dos nomes que disputariam as eleições proporcionais, sejam eles, vereadores ou deputados, é enorme.

Eleições para Reitor: A posição dos grandes atores.

Com Silveira: Humanas, Letras, Exatas, CB, Artes.

Com Maneschy: Saúde, Jurídicas, NPI, Grupos: A maioria dos grupos: Tribo e Muiraquitã.

Sem posição anunciada: Tecnológico, Geociências, Educação e Sócio-Econômico

Com Tancredi: A maioria das diretorias de: DCE, SINTUFPA e ADUFPA.

Posição do Reitor: Não deve tomar posição, deve ser o árbitro da disputa.
Situaçãos dos Pró-Reitores:
Fechados com Silveira: Administração e Pessoal
Sem anunciar posição: Extensão, Ensino e Pós-graduação.
Fechado com Maneschy: Planejamento.

A Posição dos Partidos:
PT: Não deverá se envolver, como partido, nas disputas na UFPA.
PSOL: com Tancredi.
PSTU: com Tancredi
PC do B: ainda não tomou posição sobre a questão.
PPS: ainda não tomou posição sobre a temática, mas tende a apoiar seu ex-militante Maneschy.

UFPa. Curiosidades nas eleições para Reitor.

Em 1984 bastava que a professora Terezinha Gueiros entrasse na lista sêxtupla para ser nomeada Reitora. Na última hora o grupo Caminhando chegou a esta conclusão, retirou a professora de sua lista, e esta educadora chegou em sétimo lugar.

Em 1984 o prof. João Paulo Mendes ganhou na votação proporcional e Lourenço ganhou na votação universal. Dentro das regras o prof. João Paulo chegou em primeiro lugar, mas foi a nova República (Alacid Nunes) quem nomeou, e Lourenço foi o candidato ungido.

Em 1988, Nilson ganhou a consulta, no pacto informal negociado no CONSUN, o vencedor indicou dois acompanhantes, de sua confiança, para acompanhar a lista, agora já tríplice. E mais, os dois outros candidatos faziam acompanhar uma carta renunciando, antecipadamente, à nomeação. Nilson Pinto foi o ungido.

Em 1993, Ximenes foi eleito pelo voto universal. O CONSUN acatou a consulta, porém procedeu, a partir de um pacto entre os candidatos, todo o ritual dentro da legislação. Ximenes foi o candidato ungido.

Em 1997, não houve acordo, o CONSUN queria fazer a consulta de acordo com a lei, as entidades não aceitaram a posição do Conselho Superior. DCE, ADUFPA e SINTUFPA então, fizeram uma consulta universal, os candidatos aceitaram participar do processo de consulta direta e universal. O candidato Nazareno Noronha venceu o pleito, o CONSUN não aceitou o resultado e elegeu, de forma indireta, o candidato Cristovam DINIZ o primeiro da lista. Diniz foi o candidato ungido por FHC. A Polícia Federal teve de invadir a sala dos conselhos deliberativos, dirigentes sindicais foram agredidos e presos. Foi a pior crise já vivida pela universidade.

Em 2001 o candidato Alex venceu, por apenas um voto docente a disputa. O CONSUN não se submeteu a consulta direta. O candidato Maneschy encabeçou a lista. As forças políticas majoritárias no estado, ligadas a FHC, garantiram que o candidato mais votado fôsse o nomeado, e Alex foi o candidato ungido.

Em 2005, o CONSUN, a partir de um pacto informal, procedeu a consulta pelo voto paritário, Alex venceu com 70% nas três categorias. O Conselho Superior, sem ferir as regras formais, encaminhou o candidato Alex como o primeiro na lista. Nesta eleição, e em todas as eleições universitária na era Lula, não é admitida interferência partidária na indicação do Reitor. Alex foi o candidato ungido.

Em 2008\09- O CONSUN ameaça fazer as eleições de acordo com a lei dos 70%, que concede maior peso aos docentes na consulta. As entidades, seguramente, não aceitarão. Teremos mais uma grave crise na UFPa?