Regina e Licurgo cospem no prato que estão comendo

Regina Feio e Licurgo Brito afirmam hoje que o movimento social que hoje apóia Maneschy é má companhia, é corporativista e particularista. Esta turma está cuspindo no prato que está comendo. Foi o movimento social, não extremista, que esteve com Alex nos embates eleitorais de 2001 e 2005 e preparou a chegada da dupla na vice-reitoria e na PROEG, no segundo mandato de Alex.

Odontologia: quatro anos de esquecimento

Em quatro anos em que a prof. Regina Feio esteve na vice-reitoria foram construidos quatro sanitários na faculdade de odonto.

Regina: o marqueteiro bola fora

Creio que o marqueteiro que aconselhou a decisão de fazer aquela famosa enquete, publicada ontem no Diário do Pará, deve estar com a "bola super murcha", depois que foi ordenado a retirado do blog da Regina do ar. Não creio que sua opinião seja levada a sério a partir de agora. Este marqueteiro me lembra muito o marqueteiro de Priante, nas eleições recentes, que aconselhou este candidato a atacar as obras asfálticas e a vida pessoal de Dudu. O resultado todo mundo sabe qual foi.

Panfletagem de Regina: A caminhada pela manutenção da bolsa

Eu, Juan, Jefferson e Dergan estávamos almoçando ontem no vadião, quando fomos abordados em nossa mesa por uns bonitos jovens entre 18 e 20 anos, bem nutridos, enfim, criados a leite. Estes distribuiam panfleto de Regina-Licurgo. Aproximei-me destas beldades, aparentemente militantes, e qual foi minha surpresa quando verifiquei que eles não dominavam nada do programa da candidata. Curioso, perguntei ao Dergan, quem são estes belos jovens, a que Dergan me respondeu: são bolsista de um projeto da PROEX. Estes jovens universitários foram "convidados" a vestir as camisas e a sairem distribuindo panfletos pelos RU, filas de bancos e vadião. Aí eu fiquei boquiabertos. Estes jovens jamais fizeram esta atividade e olham os militantes estudantis com preconceito, no dia a dia, quando estes estão na luta estudantil. Uma coisa é certa... a juventude acadêmica que milita nos movimentos sociais da UFPA não apóia Regina. Os militantes universitários se dividem entre maneschy e Tancredi... é a militância programática, apaixonada e de luta. São aqueles que não se curvam à autoridade e que nos momentos de ataques de governos liberais às universidades sempre foram à luta.

Os bolsisteas podem e devem fazer campanha, desde que seja um ato de liberdade, jamais premidos pelo medo de perder a bolsa. Normalmente os bolsistas abominam a militância política e se negam a distribuir panfletos, porque eles acham esta atividade deprimente e que lembra muito aos funcionários de Mãe DElamare.

Quem trai quem?

Uma postagem cobra-me fidelidade por não estar apoiando a candidata do reitor. Parece-me que em oito anos jamais faltei com meu apoio e fidelidade à gestão Alex. Não firmei nenhum pacto para apoiar a candidata Regina, até porque esta candidata afirmou há seis meses atrás que não aceitaria ser candidata em hipótese nenhuma. Neste ínterim todo mundo se posicionou, agora não posso aceitar nenhum tipo de cobrança. Não sou cliente de ninguém, não tenho patrono.

Ahh... qual seria a chapa que está espalhando minha foto com o ex-reitor Marcos Ximenes pela UFPA? nos ligando ao candidato Maneschy, como se fôssemos más companhias. Parece que os assessores de marqueting estão ampliando ainda mais a divulgação de meu nome na UFPA. E creio que os servidores que viram minha atuação à frente do SINTUFPA por longos anos, gostarão de saber que eu estou apoiando Maneschy.

Aliás toda a UFPA e mais a torcida do mengão e do coringão sabem que eu estou apoiando Maneschy. Com estes marqueteiros operando, Regina não precisa de adversários. Viram o bola fora da enquete desastrosa? Estes marqueteiros devem ter ampliado a rejeição à Regina em mais 10%.

Sem debates: eleições para reitor sem o contraditório

A comissão eleitoral quer fazer só um debate na UFPA. Está na hora das unidades marcarem os debates e que mandem convites para todos os candidatos, quem não quizer debater... que falte. Qual seria o candidato que não suporta debate?

É ouro

Que campanha milionária.

Alô Alô Santarém

Informante bem posicionado na hierarquia da UFPA revelou que a moeda de troca para que o Pró-Reitor Sinfrônio fechasse com a candidatura Regina teria sido a vice-reitoria da UFOPA. Será que combinaram com a comunidade universitária desta cidade?

Tancredi: finalmente PSTU fecha apoio

Ontem à noite (06-11), o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados-PSTU- fechou apoio à candidata Ana Tancredi à reitoria da UFPA. Este apoio reforça Tancredi no movimento estudantil e sindical da UFPA, especialmente no Instituto de Humanas e HUJBB.

Eleições para Reitor: o perigo da baixaria

Já se comentam pelos bastidores da universidade que o desespero está fazendo com que muitas calúnias e injúrias contra Maneschy começem a ser veiculadas. As primeiras falsetas já foram divulgadas nos bastidores do ICS. Creio que estes fatos derrubarão o nível da campanha e muitos fatos dos bastidores poderão vir à tona. Inclusive histórias nada abonadoras de candidatos e de seus patronos. Uma pena que o desespero frente às pesquisa façam a política do vale tudo emergir, mais uma vez, na UFPA. Mas quem planta vento colhe tempestade... quem viver verá.

Eleições para Reitor: a hora da verdade

Em breve exporei as razões de meu apoio pessoal a chapa Maneschy-Schneider. Direi por que não estou apoiando a chapa Regina-Licurgo, que é apoiada pelo Reitor, enfim, abrirei meu coração à comunidade universitária.

Tiquin perto dos 60.000 acessos

Desde junho, quando comecei a postar no Tiquin, este blog está perto de atingir sessenta mil acessos em apenas 120 dias (julho não funcionou). O Tiquin está virando o blog da UFPA. O Tiquin procura dar todas as informações e produzir análises sérias e está aberto para textos, assinados, que venham a se contrapor à minnhas opiniões. Como este blog é de propriedade individual, este assume posições claras nas disputas políticas e acadêmicas. E nestas eleições o Tiquin é Maneschy-Schneider.

Maneschy-Schneider: Hoje tem reunião ordinária do comitê

Como ocorre todas as sextas feiras, hoje a partir das 15 hs tem reunião ampliada do comitê Maneschy-Schneider. Nas primeiras duas horas ocorre debates políticos acerca das estratégias de campanha, a hora seguinte é para encaminhamentos. Neste comitê não passa nenhuma propostas que vise rebaixar o nível da campanha. Não aceitaremos provocações, não faremos provocações. Setimos muito quando vemos o uso da caneta e da autoridade tentando alterar o potencial de cada competidor. A caneta em uma campanha funciona como um doping em favor de alguém. É jogo anti-ético. É o vale tudo... é como se eu estivesse vendo maquiavel na minha frente.

Maneschy-Schneider: Esporte faz feijoada

Será na sede do SINTUFPA a feijoada que o comitê dos esportes promoverá neste sábado, no final da manhã, em apoio as candidaturas Maneschy-Schneider. A turma do futebol está firme na campanha em defesa de acadêmicos, de nível internacional, para dirigir nossa universidade

Eleições para reitor: a comunidade quer debates

É fundamental a realização de debates neste mês de novembro. Historicamente as comissões eleitorais sempre organizaram 4 debates na capital: um debate no básico, um no profissional, um no NPI e um no CCS(ICS). Também ocorria debates em Abaetetuba e Castanhal. A partir de hoje cobraremos diariamente a produção da agenda dos debates. É hora de discutirmos programas e a história de cada candidato. Quem for podre que se quebre.

Maneschy-Schneider- A Festa dos 800

Existiam seissentas mesas disponíveis, mas, mais de 200 adesistas ficaram de pé. O número de docentes rivalizaram com o número de técnico-administrativos. Mais de cem lideranças estudantis (pesquisa, extensão, centro acadêmicos, pós-graduação) marcaram presença. Foi uma apoteose.

Festa de Adesão maneschy-Schneider: as fotos falam...



Festa Maneschy-Schneider: mais fotos






Festa de Adesão Maneschy-Schneider: As diversas bancadas e lideranças




Festa de Adesão Maneschy-Schneider: as imagens falam por sí


Festa de Adesão Maneschy-Schneider: mais fotos





Festa de Adesão Maneschy-Schneider: lideranças Acadêmicas e Políticas se fizeram presentes

Além de dezenas lideranças sindicais dos movimentos docentes e técnico administrativo e estudantil, também marcaram presença, lideranças acadêmicas, ou seja, pesquisadores renomados, o ex-Reitor Marcos Ximenes, o prof. e ex-secretário de estado Emanuel Matos, o prof. Emanuel Tourinho, O Prof. Fernando Arthur, O prof. Ciríaco, Uma dezena de doutores de Odonto, comandados pelos Prof. Erick, Haroldinho e Wagner. Todos os Institutos tinham uma bancada reunida em torno de uma mesa. Foi um arraso.

Marcaram presença, demonstrando a pluralidade da candidatura as seguintes personalidades: Waldir Ganzer-PT, deputado estadual e secretário estadual de transoportes. Arnaldo Jordy-PPS, deputado estadual e ex-candidato a prefeito. O vereador Marquinho, o vereador mais votado do PT em Belém. Professora da UFPA e diretora geral da escola de governo Edilza Fontes. O Jornalista Luiz Guilherme Barbalho, O ex-deputado Nadir Neves do PSDB. O prefeito eleito de Marituba pelo PPS, o Bertholdo. Enfim, uma demonstração de amplo apoio da sociedade paraense.

FASUBRA: Hoje e amanhã tem paralisação nacional

Os trabalhadores técnico-administrativos das universidades brasileiras fazem hoje e amanhã(05 e 06 -11-08) protestos com paralização. O objetivo do protesto é garantir os acordos salariais da greve passada, além de outra extensa pauta local. O sintufpa comanda as mobilizações locais.

05-11-2008: Hoje tem festa de adesão á chapa Maneschy-Schneider

Hoje no Trapiche, Professores, Estudantes e Servidores fazem festa de adesão à chapa Maneschy-Schneider. O evento começará a partir das 19 hs. O evento será regado a jantar, danças, música ao vivo, discursos dos candidatos e muita confraternização. As eleições nas universidades jamais se polarizaram, a priori, por razões de sectarismo, comandados por quem deveria pregar a moderação e mediar os conflitos.

Nota Oficial da Reitoria

Em razão das sucessivas notas inverídicas e caluniosas, sistematicamente veiculadas contra a Reitoria, nas últimas semanas, por alguns blogs, notoriamente movidas por interesses associados à campanha sucessória na UFPA, venho a público e perante a comunidade universitária contestar o lastro dessas notícias – sobre, por exemplo, ações relacionadas ao “redimensionamento de pessoal” e a supostas perseguições -, absolutamente carentes de provas, e desafio suas fontes à devida demonstração. Trata-se de uma forma de fazer política ultrapassada, rasteira e retrógrada, destituída de lisura e de argumentos acadêmicos, que não condiz com os novos tempos da instituição. Tal postura apenas denuncia a verdadeira substância de seus autores (conhecidos de todos) e a pequenez de espírito que lhes move, em contradição com o justo compromisso ético que deveria inspirar quem pretende a direção de uma instituição universitária.



A Universidade mudou; mas, infelizmente, essas pessoas e grupos – resquícios de um passado que não pode mais retornar –, não. Seus reais objetivos, escusos e não revelados em público, pautados unicamente em vantagens pessoais, em privilégios e na instrumentalização do espaço público para interesses privados e corporativos, se chocam com todo o ideário de um projeto que aspira uma universidade de qualidade, conduzida por dirigentes comprometidos, pelo exemplo e por atitudes, com os destinos do mérito acadêmico e com a eficiência e a nobreza do serviço público.


Belém, 4 de novembro de 2008

ALEX FIUZA DE MELLO
Reitor

A Quem o Reitor quer atingir com esta nota?

Seriam aos trabalhadores sindicalistas da universidade que o apoiaram nas eleições de 2001 e 2005 e que agora não apoiam Regina?

Estaria querendo atingir Maneschy que vem fazendo uma campanha limpa e propositiva?

Por que o Reitor tenta culpar a campanha de Maneschy pelos ataques recebidos de " O Liberal", sabendo-se que o Reitor e este jornal são inimigos declarados há anos?

Será que o Reitor acha que Maneschy lhe daria combustível todo dia para retaliação, através de notas em colunas de grandes jornais? Só se fôssemos neófitos em política. Não caro Reitor , do comitê de Maneschy não está saindo nenhum tiro contra você, afinal você não é mais candidato, estamos iniciando a era pós Alex. Você não é candidato e não vamos transformá-lo em figura central da sucessão.

Por que a nota tenta criar uma dicotomia entre os republicanos e os corporativos? Este papel desagregador caberia para um Reitor que deveria se colocar como um estadista no processo sucessório?

Estaria o Reitor querendo ser o centro do processo sucessório na UFPA, mesmo não sendo candidato?

Por que o Reitor quer entrar no processo sucessório, como a pessoa mais importante?

Por que o Reitor se acha a pessoa mais ética do universo e os demais não passam de corporativista, mesmo tendo-o apoiado por 08 anos consecutivos?

Por que quando estas pessoas estavam ao seu lado não eram má companhia?

Parece que este papel que o atual Reitor vem desempenhando nestas eleições universitária está apequenando o papel de um mandatário universitário, democraticamente eleito, aliás, jamais um Reitor fez este papel antes na história das eleições ma UFPA.

Com a palavra a opinião pública da UFPA.

Estudantes de Medicina fazem protesto.

Sessenta alunos de Medicina protestaram ontem em frente do prédio do ICS. O motivo do protesto foi pela falta de aulas teóricas das disciplinas de ginecologia e obstetrícia. Os alunos entraram com denúncia no Ministério Público. É...o ensino de graduação precisa de mais atenção.

Caminhada marca a inscrição da chapa Maneschy-Schneider

Hoje, 03 de novembro, cerca de 60 membros da comunidade universitária conduziram os candidatos Maneschy e Schneider até a reitoria onde a inscrição foi devidamente protocolada, em côro uma empolgada militância formada por professores, estudantes e funcionários, bradavam a seguinte palavra de ordem, para todos ouvirem: Tá claro, tá claro, tá claro como um dia, Maneschy e Schneider aqui na reitoria. Todas as salas administrativas foram visitadas e os funcionários deste prédio ficaram contaminados pelo alto astral da campanha Maneschy-Schneider.

Festa de Adesão à chapa Maneschy-Schneider: Quarta -05 de novembro

Será nesta quarta feira, dia 05 de novembro, a partir das 19hs as atividades gastronômicas, culturais e acadêmico-políticas que marcarão a adesão às candidaturas Maneschy-Schneider rumo à reitoria da UFPA. Este evento se realizará no Trapiche, a adesão custará R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por pessoa. Convites podem ser encontrados com a Livi do cerimonial ou com a prof. Tutuca do NPI.

Notas nas colunas: Maneschy não é inimigo da gestão Alex

O candidato Carlos Maneschy reafirma ao blog que jamais articulou notas nas colunas da grande mídia contra a gestão do atual reitor. Pelo contrário, Carlos Maneschy ajudou, via diretoria da PROPESP, a gestão Alex, em quem votou nas eleições de 2005. Maneschy não é hipócrita. Tentar dizer diretamente, através de interlocutores oficiais, em blogs, que Maneschy está articulando notas difamatórias contra a atual gestão, é completa falta de ética. É tentar demonizar uma candidatura com base em suposições paranóicas. Todos nós conhecemos o grande inimigo midiático do atual reitor aqui no Pará. Agora tentar culpar Carlos Maneschy por estes ataques advindo deste jornal, é chamar de imbecil a comunidade universitária. É, mais uma vez, a negação prática da razão comunicativa em defesa de uma razão instrumental na luta política. Caros amigos, não se cria rejeição com base na manipulação de informações... ainda bem que hoje temos o TIQUIN, para fazer o contraponto.

Anônimo disse...
Edir, acho que atitudes como essa do Grupo que apóia a Profa. Regina dá sinais de claro desespero com a situação em quem essa candidatura se encontra perante a comunidade universitária, disputando um terceiro lugar bem distante com o Prof. Ricardo.
É só olhar o site do SINTUFPA (Pro-Tancredi) que dá pra se ver a distância que está ficando pra trás essa chapa, uma clara resposta às ingerências oficiais Alexianas durante o horário em que deveria estar trabalhando na Reitoria.

Enquete sobre eleições para reitor no site do SINTUFPA

È hora de votar no site do SINTUFPA: www.sintufpa.com.br
Maneschy vem liderando e Tancredi vem em segundo. Quase mil já votaram.

Carlos Maneschy: Gradução e Pós Graduação

1991 - 1992 Pós-Doutorado.
University of Pittsburgh, U.P., Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos / Especialidade: Termoelasticidade.
1982 - 1986 Doutorado em Engenharia Mecânica.
University of Pittsburgh, U.P., Estados Unidos.
Título: Heat Treatment of a Thin Cycindrical of Viscoelastoplastic Mateial, Ano de Obtenção: 1986.
Orientador: T C. Woo.
1978 - 1981 Mestrado em Engenharia Mecânica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.
Título: Solicitações de Haste a ESforços Normais e de Flexão Provenientes de Ciclo de Temperatura, Ano de Obtenção: 1981.
Orientador: Luis Berillacqua.
1973 - 1977 Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Artigos completos publicados em periódicos
1. Silva, M.O ; Lins, E.F ; CRUZ, D.O.A. ; MANESCHY, C.E . A generalized solution for the laminar vertical plate free convection flows, trabalho aceito para publicação. Mathematical Problems in Engineering, v. 1, p. 1-2, 2008. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: 1024123X.
2. CRUZ, D.O.A. ; MANESCHY, C.E . On the boundary layer theory and the flat plate leading edge flow, trabalho aceito para publicação. International Journal of Engineering Science, v. 1, p. 1-2, 2008. ; Meio de divulgação: Digital; Série: 1; ISSN/ISBN: 00207225.
3. CRUZ, D.O.A. ; FIALHO, Luis ; MANESCHY, C.E . The carreau-Yasuda Fluids: a Skin Friction Equation for Turbulrnt Flow in Pipes and Kolmogorov Dissipative Scale. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 24, p. 162-167, 2007. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 16785878.
4. Masoudi, M. ; MANESCHY, C.E . Numerical solution to the flow of a secondary fluid using the method of quasilinearization. Applied Mathematics and Computation, v. -149, p. 165-173, 2005. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00963003.
5. NEGRAO, E. ; MANESCHY, C.E ; J.N.QUAREAMA, . Analysis of the Mass Transfer Entry Region for Drag-Reducing Viscoelastic Fluids in Turbulent Pipe Flow. Int Comm Heat Mass Transfer, v. 1, p. 59-68, 2003. ; Meio de divulgação: Impresso
6. CRUZ, D.O.A. ; MANESCHY, C.E ; J.N.QUAREAMA, . A Turbulence Model for Computing the the Flow of Power Law Fluids in Circular Tubes. Hybrid Methods in Engineering, v. 2, p. 52-65, 2001. ; Meio de divulgação: Impresso
7. MANESCHY, C.E ; RAJAGOPAL, K. R. . Inhomogeneous Deformations in Finite Thermoelasticity. International Journal of Engineering Science, v. 34, p. 1005-1017, 1999. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00207225.
8. MANESCHY, C.E ; GHONEIMY, A. E. . Steady State Shearing Deformation in a Generalized Neo-Hookean Material. Mecanical Research Comunication, v. 21, p. 501-508, 1998. ; Meio de divulgação: Impresso
9. MANESCHY, C.E ; Masoudi, M. ; GHONEIMY, A. E. . Heat tranfer analysis of a non-newtonianfluid pst a porous plate. International Journal of Non-Linear Mechanics, v. 28, p. 131-143, 1996. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 2; ISSN/ISBN: 0020462.
10. MANESCHY, C.E ; Masoudi, M. ; RAJAGOPAL, K. R. . Flow of a second grade fluid over a porous elastic sheet due to stechting. journal of mathematical and physical sciences, v. 27, p. 353-367, 1995. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00472557.
11. MANESCHY, C.E ; Masoudi, M. . Heat transfer analysis of a second grade fluid. International Journal of Mathematics and Mathematical Sciences, v. 18, p. 765-772, 1995. ; ISSN/ISBN: 0161712.
12. MANESCHY, C.E . Thermoelastical Analysis of a Mooney-Rivlin Slab Under Inhomogeneous Shearing. International Journal of Solids and Structures, v. 31, p. 317-327, 1994. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00207683.
13. MANESCHY, C.E ; VELLOSO, V. R. . Dynamic Solutions in Neo-Hookean and Mooney-Rivlin Materials. International Journal of Non-linear Mechanics, v. 28, p. 531-534, 1993. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00207462.
14. MANESCHY, C.E ; Masoudi, M. . Drag on a Rod Undergoing Logitudinal and Torsional Oscillations in a Non-Newtonian Fluid. Journal of mathematical and physical sciences, v. 27, p. 87-102, 1991. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00472557.
15. MANESCHY, C.E ; Myiano, Y. ; Woo, T.C. . Residual Stress analysis of an epoxy plate subjected to rapid cooling on both surfaces. Experimental Mechanics, v. 26, p. 247-262, 1989. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 4; ISSN/ISBN: 00144851.
16. MANESCHY, C.E . Thermoviscoelastic Analsys of Plates. Material systems, v. 5, p. 51-58, 1987. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00963003.
17. MANESCHY, C.E . The Prediction of Transient Stresses in a Quenched Bean Using a Viscoelastoplastic Constitutive Theory. journal of mathematical and physical sciences, v. 8, p. 235-252, 1987. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00472557.


Capítulos de livros publicados
1. MANESCHY, C.E ; RAJAGOPAL, K. R. . Large Deformation of Infinite Cylinder, no livro Recent Advances in Elasticity, Viscoelasticity and Inelasticity. In: Ed. K. R. Rajagopal. (Org.). Large Deformation of Infinite Cylinder,. : , 1999, v. , p. -.
Referências adicionais: Estados Unidos/Inglês; Meio de divulgação: Impresso.
2. URUAHY, M. ; MANESCHY, C.E . Residual stress in quenched epoxy cylinders. In: H. Fujikara. (Org.). Residual Stress, Science and Technolkogy. : Elsevier, 1992, v. 2, p. 1254-1289.
Referências adicionais: Estados Unidos/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISBN: 1851668578.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1. CRUZ, D.O.A. ; MANESCHY, C.E . Turbulent flow of drag reduciing fluids within circular tubes. In: Encontro Internacional de Reologia, 2008, Rio de Janeiro. Proc. Encontro Internacional de Reologia, 2008.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
2. CRUZ, D.O.A. ; J.N.QUAREAMA, ; MANESCHY, C.E . Boundary Layer Solution of non-newtonian fluids, submetido. In: XXI ENCIT, 2008, Belo Horizonte. Proceedinds XXI ENCIT.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
3. CRUZ, D.O.A. ; MANESCHY, C.E . Turbulent analysis of a viscoelastic flow. In: 18 Braz. Cong. Mech. Eng., 2005, Ouro Preto. Proc. 18 Braz. Cong. Mech. Eng., 2005.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
4. MANESCHY, C.E ; RODRIGUES, L. . Inhomogeneous expansion of a neo-hookean material. In: III Cong. Bras. Eng. Nec., 2004, Belém. Anais III Cong. Bras. Eng. Mec., 2004.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
5. MANESCHY, C.E ; CRUZ, D.O.A. . A Low Reynolds K-E Model for Viscoelastic Fluids. In: Proceeding of the 17 Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2003. Proceeding of the 17 Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 2003.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
6. MANESCHY, C.E ; CRUZ, D.O.A. . Generalized Boundary Layer Formulation to Focerd Convection Heart Transfer of Power-Law Fluids.. In: Encontro Internacional de Reologia, trabalho aceito para publicação, 2001. Encontro Internacional de Reologia, 2001. p. 26-29.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
7. MANESCHY, C.E . Anlysis of a non- Linear Elastic Material under Inhomogeneous Shearing. In: Annual Meeting of Society of Engineering Science, 2000. Annual Meeting of Society of Engineering Science, 2000.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
8. MANESCHY, C.E . Turbulence Model for Mon-Newtonian Power-Law Fluids in Ducts.. In: Proceedings of the 15 Brazilian Congress of Mechanical Engineering, 1999. Turbulence Model for Mon-Newtonian Power-Law Fluids in Ducts., 1999. p. 26-29.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
9. MANESCHY, C.E . Flow of a Generalized Second Grade Fluid Between Parallel Plates. In: VII Encontro Nacional de Ciências Térmicas, 1998. VII Encontro Nacional de Ciências Térmicas, 1998.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
10. MANESCHY, C.E . Time-Dependent Inhomogeneous Expansion of a Mooney-Rivlin Material. In: XXX Applied Mechanics and Engineering Science Conference, 1997. XXX Applied Mechanics and Engineering Science Conference, 1997.
Referências adicionais: Classificação do evento: Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
11. MANESCHY, C.E . Viscoelastic Solution of a n Infinite Slab Under Non-Homogeneous Shearing. In: IV Congresso Norte Nordeste de Eng Mecânica, 1996. IV Congresso Norte Nordeste de Eng Mecânica, 1996.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
12. MANESCHY, C.E . Boundary Layer Deformations in Mooney-Rivlin Materials. In: XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1994. XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1994.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
13. MANESCHY, C.E ; GHONEIMY, A. E. . Shearing Deformation of a Non-Linear Material. In: III Congresso Norte-Nordeste de Engenharia Mecânica, 1994. III Congresso Norte-Nordeste de Engenharia Mecânica, 1994.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
14. MANESCHY, C.E . Large Axisymmetric Deformations of a Nonlinearly Elastic Cylindrical Membrane. In: XXVII Applied Mechanics and Engineering Science Conference, 1993. XXVII Applied Mechanics and Engineering Science Conference, 1993.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
15. MANESCHY, C.E . Some Exact Solutions for Inhomogeneous Deformations in Non-Linear Materials. In: XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1993. XII Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
16. MANESCHY, C.E . Análise de Tensão em Bocais de Vasos de Pressão com Tampa Cônica. In: VII Simposio Brasileiro de Tubulações e Vasos de Pressão, 1992. VII Simposio Brasileiro de Tubulações e Vasos de Pressão, 1992.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Outro
17. MANESCHY, C.E . Flow of a Third Grade Fluid Past an Infinite Porous Plate. In: 113TH Annual Winter Meeting Asme 141, 1992. 113TH Annual Winter Meeting Asme 141, 1992.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
18. Myiano, Y. ; Woo, T.C. ; MANESCHY, C.E . Thermoviscoelastic analysis for residual stress of an epoxy plate. In: Second Conference os Asian-PacificCongress on Strength Evaluation, 1992, Corea dfo Sul. Proc. AsianPacific Conference, 1992.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Coréia do Sul/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
19. MANESCHY, C.E . Resudual Stresses in Quenched Epoxy Cylinders. In: III International Conference on Residual Atresses, 1991. III International Conference on Residual Atresses, 1991.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
20. MANESCHY, C.E . Inelastic Behavior of Cylinders Under heat Treatment. In: XI International Conference on Structural Mechanics in Reactor TechnologY, 1991. XI International Conference on Structural Mechanics in Reactor TechnologY, 1991.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
21. MANESCHY, C.E . Shear Stress due to Oscillations of a Rod in a Second grade Fluid. In: III International Conference On Residual Stresses, 1990. III International Conference On Residual Stresses, 1990.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
22. MANESCHY, C.E . Heat Transfer of a Non-Newtonian Fluid Over a Porous Plate. In: XXVII Applied Mechanics and Eng. Science Conference, 1990. XXVII Applied Mechanics and Eng. Science Conference, 1990.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
23. MANESCHY, C.E . Shear Stress due to Oscillations of a Rod in a Second grade Fluid. In: II PAN AMERICAN CONGRESS ON APPLLIED MECHANICS, 1990. II PAN AMERICAN CONGRESS ON APPLLIED MECHANICS, 1990.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
24. MANESCHY, C.E . Generation of Thermal Stresses by Fluid Flow in Anelastic Pipes. In: XXVII Applied Mechanics and Eng. Science Conference, 1990. XXVII Applied Mechanics and Eng. Science Conference, 1990.
Referências adicionais: Classificação do evento: Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
25. MANESCHY, C.E . Influence of Matrix Resin on Utimate Strength of Unidirectional CFPR. In: V International Congress On Mechanical Behavio, 1989. V International Congress On Mechanical Behavio, 1989.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
26. MANESCHY, C.E . Lower Bounds to Eigenvalue Problems. In: X Congresso Brasileiro de Engenharia Mecância, 1989. X Congresso Brasileiro de Engenharia Mecância, 1989.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
27. MANESCHY, C.E . Stresses in a Cylindrical Shell Under Thermal Loading. In: I Pan American Congress on Applied Mechanics, 1989. I Pan American Congress on Applied Mechanics, 1989.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
28. MANESCHY, C.E . An Investigation of Loads Generated by Temperature Transient in Pipes. In: II Encontro Nacional de Ciências Térmicas, 1988. II Encontro Nacional de Ciências Térmicas, 1988.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
29. MANESCHY, C.E . Relaxation Effects of a Pipe Under Thermal Loading. In: V Simpósio Brasileiro de Tubulações e Vasos de Pressão, 1988, V Simpósio Brasileiro de Tubul, 1988.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
30. MANESCHY, C.E . Stress in a Quenched Cylindrical Shell of Viscoelastoplastic Material. In: XVIII International Congress on Theoretical and Applied Mechanics, 1988. XVIII International Congress on Theoretical and Applied Mechanics, 1988.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
31. MANESCHY, C.E . The Prediction of Transient Stresses in a Qienched Beam Using a Viscoelastoplastic Constitutive Theory. In: IX Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1985. IX Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1955.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso

Artigos aceitos para publicação
1. MANESCHY, C.E . Flow of a third grade fluid over a flat plate. Mechanics Research Communications, 2007. ; ISSN/ISBN: 0093413.

Regina Feio- Graduação e Pós-Graduação

1990 - 1995 Doutorado em Odontologia (Odontologia Social).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Os Recursos Humanos Odontológicos no Estado do Pará, Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Eduardo Lúcio Soares.

OBS: Apenas o doutorado consta da Plataforma Lattes do CNPQ.

Artigos completos publicados em periódicos
1. EMMI, Daniele Tupinambá ; BARROSO, R. F. F. . Avaliação das ações de saúde bucal no Programa Saúde da Família no distrito de Mosqueiro, Pará. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, p. 35-41, 2008. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; ISSN/ISBN: 1413123.
2. EMMI, Daniele Tupinambá ; BARROSO, R. F. F. . Avaliação das ações de saúde bucal no Programa Saúde da Família no distrito de Mosqueiro. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, p. 144, 2007. ; Meio de divulgação: Vários; ISSN/ISBN: 1413123.
3. BARROSO, R. F. F. . A Universidade e as Políticas Públicas de Saúde. Texto & Contexto. Enfermagem, v. 16, p. 371-372, 2007. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 0104707.
4. BARROSO, R. F. F. . A Universidade, a Promoção da Saúde e as Políticas Públicas. Revista de Cultura do Pará, v. 17, n. 1, p. 37-39, 2006.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
5. BARROSO, R. F. F. ; EMMI, Danielle Tupinmbá ; ARAÚJO, Izamir Carnevali de ; ARAÚJO, Marizeli Viana de . Planejamento em Saúde no Brasil - Planejamento estratégico situacional (PES). Odontologia Com Br, www.odontologia.com.br, v. 1, p. 12-12, 2006.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários
6. BARROSO, R. F. F. . Avaliação das ações de saúde bucal no programam saúde da família no distrito de Mosqueiro (pará). Revista Ciência Saúde Coletiva, v. 1, p. 12-16, 2006.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
7. BARROSO, R. F. F. ; PINHEIRO, Helder Henrique Costa ; ARAÚJO, Izamir Carnevalli de ; COSTA, Alda França . Prevalência da cárie dentária na população infantil do Distrito de Mosqueiro, Belém - Pará. Pesquisa brasileira em odontopediatria e clínica integrada, v. 6, n. 1, p. 35-41, 2006.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 15190501.
8. BARROSO, R. F. F. . Planejamento Clínico Integrado - Fase de Manutenção da Saúde Bucal. Jornal Brasileiro de Clínica Odontológica Integrada, v. 10, p. 183-187, 2006. ; Meio de divulgação: Impresso; Série: 53; ISSN/ISBN: 1676467.
9. BARROSO, R. F. F. . Avaliação da Satisfação dos Pacientes Atendidos na Clínica Integrada. JBC. Jornal brasileiro de clínica odontológica integrada, Brasil, v. 9, p. 153-159, 2005.
Palavras-chave: Clínica Integrada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 1676467.
10. BARROSO, R. F. F. . A Pos-Graduação Stricto Sensu em Odontologia no Pará. Revista do Conselho Estadual de Cultura do Pará, v. 12, p. 12-12, 2005.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
11. BARROSO, R. F. F. . Estudo das Condições de Saúde Bucal e Necessidade de Tratamento em Pacientes do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará. JBC. Jornal brasileiro de clínica odontológica integrada, São Paulo, v. 9, p. 244-252, 2005.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 1676467.
12. BARROSO, R. F. F. ; ARAUJO, Izamir Carnevalli de ; ARAUJO, Marizeli Viana de ; TORTAMANO, Nicolau ; PEREZ, Eduardo Guillin ; ROCHA, Rodney Garcia . Estudo das condições de saúde bucal e necessidade de tratamento em pacientes do curso de odontologia da Universidade Federal do Pará. JBC. Jornal brasileiro de clínica odontológica integrada, v. 9, n. 9, p. 244-252, 2005.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 16763467.
13. BARROSO, R. F. F. ; ARAÚJO, Izamir Carnevalli de ; ARAÚJO, Marizeli Viana de Aragão de ; COSTA, Alda França ; PINHEIRO, Helder Costa . Competências para o novo cirurgião dentista. Jornal da Associação Brasileira de Odontologia do Pará, maro e abril, 2003.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
14. BARROSO, R. F. F. ; ARAUJO, Izamir Carnevalli de ; ARAÚJO, Marizeli Viana de Aragão ; COSTA, Alda França ; PONTES, Helder Pinheiro . A fase demanutenção no plano de tratamento clinico integrado em odontologia. Jornal da Associação Brasileira de Odontologia do Pará, maio e agosto, 2003.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
15. BARROSO, R. F. F. ; ARAUJO, Izamir Carnevalli de ; ARAÚJO, Marizeli Viana de Aragão ; ARAÚJO, Jesuina Lamartine de ; MELO, Ceci Backer de ; COSTA, Alda França . Promoção de saúde bucal, o novo desafio da odontologia. Jornal da Associação Brasileira de Odontologia do Pará, janeiro e fevereiro, 2003.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
16. BARROSO, R. F. F. ; ARAÚJO, Izamir Carnevalli de ; ARAÚJO, Marizeli Viana de Aragão . Fluorose Dentária. Saude Bucal Com Br, abril, p. 1-2, 2003.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
17. BARROSO, R. F. F. ; MELO, C. B. ; ARAÚJO, Izamir Carnevali de ; ARAÚJO, Marizeli Viana de Aragão . Atenção Integral em Saúde Bucal na Creche Sorena: Um exercício de Cidadania na Cidade de Belém-Pará. Jornal de Assessoria ao Odontologista, Curitiba-PR, v. 31, p. 57-58, 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14158086.
18. BARROSO, R. F. F. ; MELO, C. B. ; ARAÚJO, Izamir Carnevali de ; ARAÚJO, Marizeli Viana de Aragão ; ARAÚJO, J.L.N. . Fluoretação das Águas dos Sistemas de Abastecimentos Públicos. Jornal de Assessoria ao Odontologista - JAO, Curitiba-PR, v. 32, p. 24-25, 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14158086.
19. BARROSO, R. F. F. ; MELO, C. B. ; ARAÚJO, Izamir Carnevali de ; ARAÚJO, Marizeli Viana de Aragão . Trajetória Nacional e Internacional do Ensino Odontológico e a Disciplina de Clínica Integrada nos Cursos de Odontologia/ Dental /Education and its National and International Path and Discipline of Clinic Integrated in Odontology Courses. Revista do Instituto de Ciências da Saúde: Odontologia, Farmácia, Bioquímica e Veterinária, São Paulo, v. 20, n. 01, p. 69-79, 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 0104894.
20. BARROSO, R. F. F. ; ARAÚJO, Marizeli Viana de ; ARAÚJO, Izamir Carnevalli de ; MELO, Ceci Backer de ; COSTA, Alda França ; PINHEIRO, Helder Costa . Prevenção da Cárie Total. Jornal da Associação Paraense de Odontologia, p. 4, 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
21. BARROSO, R. F. F. ; ARAUJO, Izamir Carnevalli de ; ARAÚJO, Marizeli Viana de ; ESTEVES, Renata Antunes ; CRUZ, Andrea Ferreira Santos . Hiperestesia dentinária: etiologia, diagnóstico e tratamento. Jornal da Associação Brasileira de Odontologia do Pará, setembro e outubro de 2002, p. 4, 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
22. BARROSO, R. F. F. . Promoção de saúde bucal o novo desafio da odontologia. Boletim Informativo da Associação Brasileira de Odontologia Regional Sul do Maranhão, p. 8, 2002.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
23. BARROSO, R. F. F. . ALTERAÇÕES BUCAIS EM CRIANÇAS DESNUTRIDAS. REVISTA PARAENSE DE ODONTOLOGIA, Belém, v. 4, n. 1, p. 17-20, 1999.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14143070.
24. BARROSO, R. F. F. . As Doenças Osteomioarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT) e a Odontologia. Revista Paraense de Odontologia, Belém, v. 4, n. 2, p. 16-25, 1999.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14143070.


Capítulos de livros publicados
1. BARROSO, R. F. F. ; COSTA, Alda França ; ARAÚJO, Izamir Carnevali de ; ARAÚJO, Marizeli Viana de Aragão . Como Entender a Prevenção na Odontologia. In: Max Pinto da Costa da Rocha. (Org.). Nossa Vida Nossos Dentes. Belém-PA: SECTAM/FUNTEC, 2002, v. , p. 37-50.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

Ana Tancredi: Graduação e Pós-Graduação

2003 - 2006 Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Políticas Nacionas de Educação Infantil: Mobral, Educação Pré-Escola e a Revista Criança, Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Ana Lúcia Goulart de Faria.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Política Educacional; Mobral; Revista Criança; Pedagogia da Educação Infantil; Pré-Escola.
1974 - 1976 Mestrado em Scienze Dell' Educazione Psicopedagogia.
Università Italiana Degli Studi Di Torino, U.I.S.T., Itália.
Título: L'Educazione nello Stato del Pará: Problemi e Prospettive, Ano de Obtenção: 1976.
Orientador: Claudio Canal.
Bolsista do(a): Fundação Rotária, F.R, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopedagogia / Especialidade: Psicopedagogia.
Setores de atividade: Educação.
1977 - 1977 Especialização em Especialização Em Planejamento Educacional. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1971 - 1971 Especialização em II Curso de Administração de Sistemas Escolares Ár. (Carga Horária: 637h).
Centro Regional de Pesquisas Educacionais Prof Queiroz Filho, MEC/ UNICEF/UNES, Brasil.
1966 - 1969 Graduação em Pedagogia. Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Artigos completos publicados em periódicos
1. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . Tentando Compreender uma Experiência em Educação. Revista do HISTEDBR, v. 19, p. 78-888, 2005. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.histedbr.fae.unicamp.br; ISSN/ISBN: 1676258.
2. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . O Fórum de Educação Infantil do Pará. Amazônia Ipar, Belém do Pará, v. 4, n. 6, p. 53-54, 2002.
Palavras-chave: Educação Infantil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
Setores de atividade: Outro.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
3. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . A Educação Infantil no Estado do Pará: estudos preliminares. Ver a Educação, Belém - Pará, v. 8, n. 1, p. 9-29, 2002.
Palavras-chave: Politicas Públicas; Educação Infantil; Financiamento Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14131498.
4. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . A Educação Infantil e o seu IV Encontro Estadual no Par. Ámazonia Ipar, Belém, v. 3, n. 5, p. 60-60, 2001.
Palavras-chave: Educação Infantil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Popular.
Setores de atividade: Educação superior.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
5. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . Em Evidência a Cidadania. Garantindo Direitos de Crianças Adolescentes e Munheres na Amazônia Brasileira, Belém - Pará, v. 1º, n. 1º, p. 29-32, 1999.
Palavras-chave: Cidadania Criança e Adolescente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
6. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina ; CARVALHO, A. M. O. T. . A Esperança na Transamazônia virou Política Pública. Garantido Direitos de Crianças Adolescentes e Mulheres na Amazônia Brasileira, Belém - Pará, v. 1º, n. 1º, p. 20-24, 1999.
Palavras-chave: Política Pública.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Política Educacional.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
7. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina ; CARVALHO, A. M. O. T. . A Educação Infantil no Contexto da LDB. Boletim Inforamativo Infância e Juventude, Belém - Pará, v. 2º, n. 4º, p. 17-25, 1998.
Palavras-chave: Constituição Federal 88 LDB - Educação Infantil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Política Educacional.
Setores de atividade: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso


Capítulos de livros publicados
1. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina ; BRASIL, M. S. O. . Políticas Públicas para Educação Infantil. In: Movimento Interfuruns de Educação Infantil do Brasil. (Org.). Educação Infanti: construindo o presente. 1 ed. Campo Grande: UFMS, 2002, v. 1, p. 169-175.
Palavras-chave: Educação Infantil; Politicas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
Setores de atividade: Educação superior; Educação média de formação geral.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 37210981.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL. In: 18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, MACEIÓ. Política de Ciência e Tecnologia e Formação de Pesquisador em Educação, 2007. p. 1-10.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 9788571773301.
2. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . RESQUÍCIO DE UM HIGIENISMO TARDIO E/OU VIÉS DE CLASSE?. In: IV FÓRUM DE PESQUISA, ENSINO, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA UEPA, 2007, BELÉM. IV FORPEEXP. BELÉM : EDUEPA, 2007.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
3. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR NA ÉPOCA DA DITADURA MILITAR. In: VI SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO NORDESTE, 2006, NATAL. ANPAE 2006. NATAL, 2006. p. 01-10.
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar; política; Ditaruda.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação pré-escolar e fundamental.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 19806280.
4. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E AS MENSAGENS PRESIDENCIAIS. In: V SEMINÁRIO DE POLÍTICAS EDUCACUINAS E CURRÍCULO, 2006, BELÉM. V SEMINÁRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, 2006.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
5. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . O Que Seria a "Aula "Em Educação Infantil. In: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba. CD-ROM, 2004.
Palavras-chave: Educação Infantil,aula,pré-escola.criança,concepçã.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação pré-escolar e fundamental.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético; Homepage: www.endipe.org.br; ISSN/ISBN: 857292128.
6. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . Politicas Públicas para Educação Infantil: matriculas. In: IV Encontro Estadual de Educação Infantil, 2002, Belém. Belém : UFPA/UEPA, 2002.
Palavras-chave: Educação Infantil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
Setores de atividade: Educação superior.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
7. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina ; PIMENTEL, M. O. S. S. . O Debate entre a Qualidade e a Quantidade. In: XIV Congresso Nacional da Organização Mundial de Educação Pré-escolar, 2002, Campo Grande. Campo Grande : OMEP, 2002.
Palavras-chave: Qualidade na Educação Infantil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
Setores de atividade: Educação superior.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso

Resumos publicados em anais de congressos
1. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . O PROGRAMA NACIONAL DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR. In: 16º COLE - CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 2007, CAMPINAS. NO MUNDO HÁ MUITAS ARMADILHAS E É PRECISO QUEBRÁ-LAS, 2007. v. 16. p. 405-405.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Antartida/ Português; Meio de divulgação: Digital
2. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR NA ÉPOCA DA DITADURA MILITAR: O MOBRAL. In: IV COPEDI, 2006, ÁGUAS DE LINDOIA. POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR NA ÉPOCA DA DITADURA MILITAR: O MOBRAL, 2006.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
3. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR NA ÉPOCA DA DITADURA MILITAR: O MOBRAL. In: IV CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL / I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 2006, ÁGUAS DE LINDÓIA. "TEMPOS DA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: CONTRASTES EM POLÍTICAS PÚBLICAS E AÇÕES EDUCATIVAS", 2006. p. 73-73.
Palavras-chave: Política Educacional; Creche e Pré-escola.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Magnético
4. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . Política Pública e o Cotidiano da Educação Infantil em Belém do Pará. In: IV Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Universidade e Democracia no Brasil, 2005, Campinas/São Paulo. Anais do Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Universidade e Democracia no brasil.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
5. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . Política Pública e o Cotidiano da Educação Infantil em Belém do Pará. In: II Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Reforma Universitária, 2004, Campinas/São Paulo. Anais do III Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Reforma Universitária.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
6. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . Política Pública e o Cotidiano de Unidades de Educação Infantil em Belém. In: II Seminário de Teses e Dissertações em Andamento Política e financiamento da Pós-Graduação, 2003, Campinas. Anais dos Resumos do II Seminário de Teses e Dissertações Política e Financiamento da Pós-Graduação. Campinas : Gráfica da Faculdade de Educação da UNICAMP, 2003. v. 1. p. 196-196.
Palavras-chave: Educação Infantil; Creche e Pré-escola; Politicas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
Setores de atividade: Educação superior.
Referências adicionais: Classificação do evento: Local; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 85860916.
7. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . A Educação Infantil:e a exigência do financiamento. In: 4º Congresso Nacional de Educação, 2002, São Paulo. Educação, Democracia e Qualidade Social. São Paulo : CONED, 2002.
Palavras-chave: Educação Infantil; Creche e Pré-escola; Financiamento.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
Setores de atividade: Educação pré-escolar e fundamental.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso

Apresentações de Trabalho
1. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . POLÍTICAS PÚBLICAS DA INFÂNCIA E FUNDEB. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP; Cidade: SINOP - MT; Evento: 1º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO; Inst. promotora/financiadora: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO.
2. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: MOBRAL, EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E A REVISTA CRIANÇA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: CAMPUS UNIVIVERSITÁRIO DE SINOP; Cidade: SINOP; Evento: 1º SEMINÁRIO INTERNACIONL DE EDUCAÇÃO "TEMAS DA INFÂNCIA: DIVERSIDADES EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA LEGAL MATOGROSSENSE"; Inst. promotora/financiadora: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO.
3. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Palavras-chave: Política Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FREI DANIEL; Cidade: BELÉM; Evento: X JORNADA PEDAGÓGICA; Inst. promotora/financiadora: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FREI DANIEL.
4. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . POLÍTICAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: MOBRAL, EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E REVISTA CRIANÇA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Cidade: BELÉM; Evento: SEMINÁRIOS TEMÁTICOS AVANÇADOS I DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO DA UFPA; Inst. promotora/financiadora: PROGRAMA DE PÓIS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO.
5. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E AS MENSAGENS PRESIDENCIAIS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Cidade: BELÉM; Evento: V SEMINÁRIO DE PÓLITICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO; Inst. promotora/financiadora: CENTRO DE EDUCAÇÃO - UFPA.
6. TANCREDI CARVALHO, Ana Maria Orlandina . POLÍTICAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: MOBRAL, EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E REVISTA CRIANÇA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Referências adicionais: Brasil/Português; Local: AUDITÓRIO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL - CNBB; Cidade: BELÉM; Evento: EXPOSIÇÃO DA TESE DE DOUTORADO; Inst. promotora/financiadora: MOVIMENTO CONSULTA POPULAR.

Ricardo Ishak: Graduação e Pós-Graduação

1992 Livre-docência.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Aspectos da biologia do processo da persistência do vírus da febre amarela em cultura de células, Ano de obtenção: 1992.
Palavras-chave: Febre Amarela; vírus da febre amarela; persistência; vacina da febre amarela.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Setores de atividade: Saúde humana.
1988 - 1988 Pós-Doutorado.
London School Of Hygiene And Tropical Medicine, LSHTM, Grã-Bretanha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
1982 - 1985 Doutorado em PhD em Virologia.
London School Of Hygiene And Tropical Medicine, LSHTM, Grã-Bretanha.
Título: SOME STUDIES ON THE BIOLOGICAL AND BIOCHEMICAL CHARACTERISTICS OF YELLOW FEVER VIRUS., Ano de Obtenção: 1985.
Orientador: COLIN R HOWARD.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Febre Amarela; Morfogenese Viral; Replicacao Viral; vírus da febre amarela.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Setores de atividade: Saúde humana.
1976 - 1978 Mestrado em Virology.
Yale University, Y.U., Estados Unidos.
Título: INDUCTION OF RECEPTORS FOR THE Fc PORTION OF IMMUNOGLOBULIN G BY HERPESVIRUS INFECTED CELLS, Ano de Obtenção: 1978.
Orientador: WARREN A. ANDIMAN.
Palavras-chave: Receptores Fc; Herpes simplex virus; Herpesvirus.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana.
1977 - 1977 Especialização em Public Health.
Walter Reed Army Institute Of Research, WRAIR, Estados Unidos.
1972 - 1975 Graduação em Biomedicina. Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

Artigos completos publicados em periódicos
1. ISHAK, R. ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; VICENTE, Ana Carolina Paulo ; HALL, William W ; ISHAK, Marluísa O G . Molecular evidence for infection by HTLV-2 among individuals with negative serologic screening tests for HTLV antibodies.. Epidemiology And Infection, IN PRESS, USA, v. 135, p. 604-609, 2007.
Palavras-chave: Amerindians; Amazonian populations; Molecular epidemiology; HTLV-2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Cuidado à saúde das populações humanas. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14694409.
2. ISHAK, M O G ; MARTINS, R N ; MACHADO, P R L ; LOBATO, L ; MACHADO, L F A ; AZEVEDO, V N ; KATANO, H ; SATA, T ; HASEGAWA, Hideki ; VALLINOTO, A C R ; ISHAK, R. . High diversity of HHV-8 molecular subtypes in the Amazon region of Brazil: evidence of an ancient human infection. Journal of Medical Virology, v. 79, p. 1537-1544, 2007.
Palavras-chave: HHV-8; HIV; Epidemiologia molecular; Seroepidemiology; epidemiologia descritiva; Filogenia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; ISSN/ISBN: 01466615.
3. VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; PONTES, Gemilson Soares ; MUTO, Nilton Akio ; LOPES, Ivina Geselle Lima ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; CARVALHAES, Fernanda Andreza Pinho Lott ; SANTOS, Sidney Emanuel Batista dos ; GUERREIRO, João Farias ; ISHAK, Marluísa de Oliveira Guimarães ; ISHAK, R. . Identification of human T-cell lymphotropic virus infection in a semi-isolated Afro-Brazilian quilombo located in the Marajó Island (Pará, Brazil). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, IN PRESS, v. 101, p. 103-105, 2006.
Palavras-chave: HTLV; Molecular epidemiology; Afro-Brazilians; Amazonian.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00740276.
4. SOUZA, Lucinda A ; LOPES, Ivina Geselle Lima ; MAIA, Eduardo Leitão ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; MACHADO, Luiz Fernando Almeida ; ISHAK, Marluísa Oliveira Guimarães ; ISHAK, Ricardo ; ISHAK, R. ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário . Caracterização molecular do HTLV-1 em pacientes com paraparesia espástica tropical /mielopatia associada ao HTLV-1 (PET/ MAH) em Belém, Pará, Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, SUBMETIDO, v. 39, p. 504-506, 2006.
Palavras-chave: HTLV-1; TSP/HAM; Epidemiologia molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00378682.
5. VALLINOTO, A C R ; COSTA, M R M ; ALVES, Anna Elizabeth Martins ; MACHADO, L. F. ; AZEVEDO, V ; LOBATO, L ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . Mannose-binding lectin gene polymorphism and its impact on human immunodeficiency virus 1 infection. Molecular Immunology, v. 43, p. 1358-1362, 2006.
Palavras-chave: HIV; MBL.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 0161890.
6. MACHADO, L F A ; VALLINOTO, A C R ; SOUZA, M I ; AZEVEDO, V N ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . Serological and Molecular Typing of HIV-1 infection in the Tiriyo Tribe, a Native Indian Community of the Amazon Region of Brazil.. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 22, p. 1267-1270, 2006.
Palavras-chave: HIV; Epidemiologia molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 0889229.
7. CASTRO-COSTA, C M ; ARAÚJO, A Q C ; BARRETO, M M ; TAKAYANAGUI, O M ; SOHLER, M P ; PAULA, S M B ; ISHAK, R. ; RIBAS, J G R ; ROVIROSA, L C ; CARTON, H ; GOTUZZO, E ; HALL, W W ; MURPHY, E L ; TAYLOR, G P . Proposal for diagnostic criteria of Tropical Spastic Paraparesis/HTLV-1 associated myelopathy (TSP/HAM). AIDS Research and Human Retroviruses, v. 22, p. 931-935, 2006.
Palavras-chave: HTLV; TSP/HAM; Clínica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 08892229.
8. LAURENTINO, Rogério Valois ; LOPES, Ivina Geselle Lima ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; MACHADO, Luiz Fernando Almeida ; MOREIRA, Márcio Ronaldo C ; LOBATO, Lia ; ISHAK, Marluísa Oliveira Guimarães ; ISHAK, Ricardo ; ISHAK, R. ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário . Molecular characterization of human T-cell lymphotropic virus coinfecting human immunodeficiency virus 1 infected patients in the Amazon region of Brazil.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil., v. 100, n. 4, p. 371-376, 2005.
Palavras-chave: HTLV; HIV; coinfection.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00740276.
9. PONTES, Gemilson Soares ; LOPES, Bruna Tamegao ; MACHADO, Luiz Fernando A ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; ISHAK, Marluísa Oliveira Guimarães ; ISHAK, Ricardo ; ISHAK, R. ; LEMOS, José Alexandre ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário . Characterization of mannose-binding lectin gene polymorphism among human T-cell lymphotropic virus 1 and 2 infected asymptomatic subjects. Human Immunology, USA, v. 66, p. 892-896, 2005.
Palavras-chave: MBL; Genetic polymorphism; HTLV.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01988859.
10. CARVALHAES, Fernanda Andreza de Pinho Lott ; CARDOSO, Greice Lemos ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; MACHADO, Luiz Fernando Almeida ; ISHAK, Marluísa Oliveira Guimarães ; ISHAK, Ricardo ; ISHAK, R. ; GUERREIRO, João Farias . Frequencies of CCR5-D32, CCR2-64I and SDF1-3'A mutations in Human Immunodeficiency Virus (HIV) seropositive subjects and seronegative individuals from the State of Pará, in Brazilian Amazonia. Genetics and Molecular Biology, Brasil, v. 28, n. 4, p. 665-669, 2005.
Palavras-chave: CCR5; CCR2; SDF-1; HIV.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 14154757.
11. COSTA, Carlos Maurício de Castro ; ARAÚJO, Abelardo Queiroz Campos ; BARRETO, Márcio Menna ; OLIVEIRA, Augusto César Penalva de ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; BRITES, Carlos ; FERREIRA, Cristine ; ARAKAKI, Denise ; SABINO, Ester Cerdeira ; CASSEB, Jorge ; LIMA, Josué Nazareno de ; OLIVEIRA, Maria Pombo de ; FEREIRA JR, Orlando C ; LOUREIRO, Paula ; ISHAK, Ricardo ; ISHAK, R. . Guia de Manejo Clínico do Paciente com HTLV: Aspectos Neurológicos. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, Brasil, v. 63, n. 2, p. 548-551, 2005.
Palavras-chave: HTLV; TSP/HAM; Guia de Manejo Clínico.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 0004282X.
12. VALLINOTO, A C R ; MUTO, N A ; PONTES, G. ; MACHADO, L F A ; AZEVEDO, V N ; SANTOS, S e B ; SANTOS, A K C R ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . Serological and molecular evidence of HTLV-1 infection among Japanese immigrants living in the Amazon region of Brazil. Japanese Journal Of Infectious Diseases, Japan, v. 57, p. 156-159, 2004.
Palavras-chave: Epidemiologia molecular; HTLV; HTLV epidemiology; HTLV-I; Seroepidemiology.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso
13. ISHAK, R. ; A Araujo ; VALLINOTO, A C R ; A A C Segurado ; A P Oliveira ; C Brites ; C M C Costa ; C Ferreira ; D Arakaki ; SABINO, E. C. . Guia de Manejo Clínico do Paciente com HTLV. Normas e Manuais Técnicos do Ministério da Saúde, Brasília, DF, Brasil, v. 01, p. 01-53, 2004.
Palavras-chave: HTLV; HTLV epidemiologia; Diagnostico.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Infectologia.
Setores de atividade: Saúde humana; Cuidado à saúde das populações humanas. ; Meio de divulgação: Impresso
Manual técnico do Programa Nacional de DST/AIDS da Secretaria de Vigilância da Saúde do Ministério da Saúde.
14. ALVES, Anna Elizabeth Martins ; COSTA, Macos Rogério Menezes ; LOBATO, Lia ; FERNADES, Luciana Mendes ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; MOREIRA, Marcio Ronaldo ; MACHADO, Luiz Fernando A ; ISHAK, Marluísa O G ; ISHAK, R. ; VALLINOTO, Antonio C R . O Impacto do polimorfismo no Gene Mbl (Mannose Binding Lectin) na Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Revista Científica da Ufpa, http://www.ufpa.br/revistaic, v. 4, p. 1-10, 2004.
Palavras-chave: MBL; HIV; AIDS.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.ufpa.br/revistaic; ISSN/ISBN: 00000000.
15. CONDE, Simone Regina Souza da Silva ; MÓIA, Lizomar de Jesus Pereira ; BARBOSA, Maria Silva Brito ; AMARAL, Ivanete Do Socorro Abarcado ; MIRANDA, Esther Castello Branco de Mello ; SOARES, Manoel Do Carmo Pereira ; BRITO, Elizabeth Maria de Figueiredo ; SOUZA, Olgaíze Do Socorro Costa ; ARAÚJO, Marialva Tereza de ; DEMACHKI, Sâmia ; REBELLO, João Renato Pinho ; MESQUITA, Michele Gomes Soares ; BERTOLLINI, Denis Alberto ; ISHAK, R. . Prevalência de genótipos e de mutantes pré-core A-1896 do vírus da hepatite B e suas implicações na hepatite crônica, em uma população da Amazônia oriental. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brasil, v. 37, p. 33-39, 2004.
Palavras-chave: Hepatite B crônica; Genótipos; Mutação Pré-core; Epidemiologia; Clínica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00378682.
16. ISHAK, R. ; VALLINOTO, A C R ; AZEVEDO, V N ; ISHAK, M O G . The epidemiological aspects of retrovirus (HTLV) infections among Indian populations of the Amazon region of Brazil. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), v. 19, p. 901-914, 2003.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-I; HTLV-II; HTLV epidemiology; Molecular epidemiology.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 0102311X.
in press.
17. VALLINOTO, A C R ; PONTES, G. ; RODRIGUES, A M C ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. ; MACHADO, L F A . Serological survey for hepatitis C virus infection among two population groups from the amazon region of Brazil. Revista Paraense de Medicina, Brasil, v. 17, p. 7-11, 2003.
Palavras-chave: Hepatite C; Soroepidemiologia; epidemiologia descritiva; comunidades indígenas.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana; Cuidado à saúde das populações humanas. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 01015907.
18. ISHAK, R. ; VALLINOTO, A C R ; AZEVEDO, V N ; LEWIS, M. J. ; HALL, W W ; ISHAK, M O G . Molecular evidence of mother to child transmission of HTLV-IIc in the Kararao village (Kayapo) in the Amazon region of Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, in press, v. 34, p. 519-525, 2002.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-IIc; Transmissão vertical.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00378682.
19. ISHAK, R. ; CAVALCANTE, F. ; VALLINOTO, A C R ; AZEVEDO, V N ; ISHAK, M O G . HTLV-I associated myelopathy in the Northern region of Brazil (Belem-Para): serological and clinical features of three cases. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 35, p. 243-246, 2002.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-I; Neurological disease; PET HAM.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso
20. VALLINOTO, A C R ; ISHAK, M O G ; AZEVEDO, V N ; VICENTE, A C P ; OTSUKI, K ; HALL, W W ; ISHAK, R. . Molecular epidemiology of human T-lymphotropic virus type II infection in Amerindian and urban populations of the Amazon region of Brazil. Human Biology, v. 74, p. 633-644, 2002.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-IIc; HTLV-II epidemiology; HTLV-II sequencing; Molecular characterization; Molecular epidemiology.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00187143.
21. ISHAK, M. O. ; ISHAK, R. . O impacto da infecção por Chlamydia em populações indígenas da Amazônia brasileira. Cadernos de Saúde Pública, v. 17, p. 385-396, 2001.
Palavras-chave: Chlamydia; Chlamydia Trachomatis; Chlamydia pneumoniae; comunidades indígenas; Soroepidemiologia; epidemiologia descritiva.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 010211X.
22. LEWIS, M. J. ; NOVOA, P. ; ISHAK, R. ; ISHAK, M. ; SALEMI, M. ; VANDAMME, A. M. ; KAPLAN, M. ; HALL, W W . Isolation, cloning, and nucleotide sequence of a phenotypically distinct Brazilian isolate of Human T-Lymphotropic Virus type II (HTLV-II). Virology, Estados Unidos, v. 272, p. 142-154, 2000.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-II; HTLV-II sequencing.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Estados Unidos/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00426822.
23. ISHAK, R. ; ISHAK, M O G . O impacto epidemiológico da Chlamydia em populações da Amazônia brasileira. Pesquisas Em Hiv Aids do Ministério da Saúde, Brasil, p. 45-45, 1999.
Palavras-chave: Chlamydia; Chlamydia Trachomatis; Chlamydia pneumoniae.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso
24. ISHAK, R. ; ISHAK, M O G ; AZEVEDO, V N ; SANTOS, D. E. M. ; VALLINOTO, A C R ; SARAIVA, J. C. P. ; CRESCENTE, J. A. ; HALL, W W . Detection of HTLV-IIa in blood donors in an urban area of the Amazon Region of Brazil (Belem, PA). Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brasil, v. 31, p. 193-197, 1998.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-II; Blood Donors.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00378682.
25. VALLINOTO, A C R ; AZEVEDO, V N ; SANTOS, D. E. M. ; CANICEIRO, S ; MESQUITA, F. C. L. ; HALL, W W ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . Serological evidence of HTLV-I and HTLV-II coinfections in HIV-1 positive patients in Belem, State of Para, Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Brasil, v. 93, p. 407-409, 1998.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-I; HTLV-II; Hiv-1; coinfection.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00740276.
26. HALL, W W ; ISHAK, R. ; ZHU, R. S. ; NOVOA, P. ; TAKAHASHI, H. ; FERREIRA, M. C. ; AZEVEDO, V N ; ISHAK, M O G ; FERREIRA, O. C. ; MONKEN, C. ; KURATA, T. . Human T lymphotropic virus type II (HTLV-II): epidemiology, molecular properties, and clinical features of infection. Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes and Human Retrovirology, Estados Unidos, v. 13, p. S204-S214, 1996.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-II; HTLV-II epidemiology.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Estados Unidos/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 10779450.
27. POVOA, P. ; EIRAKU, N. ; FERREIRA, M. C. ; MONKEN, C. ; ISHAK, R. ; FERREIRA, O. C. ; ZHU, S. W. ; LOURENÇO, R. ; AZEVEDO, V ; GUERREIRO, J. ; OLIVEIRA, M. P. ; LOUREIRO, P. ; HAMMERSCHLAK, N. ; IJICHI, S. ; HALL, W W . Identification and characterization of a new and distinct molecular subtype of Human T-Cell Lymphotropic Virus Type II. Journal of Virology, Estados Unidos, v. 70, p. 1481-1492, 1996.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-II; HTLV-II new subtype.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Estados Unidos/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 0022538X.
28. RIBEIRO, A. K. C. ; ISHAK, M O G ; SANTOS, S e B ; GUERREIRO, J F ; ISHAK, R. . A possible correlation between the host genetic background in the epidemiology of hepatitis B virus in the Amazon region of Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Brasil, v. 90, p. 435-441, 1995.
Palavras-chave: hepatitis B virus; genetic influence on the epidemiology.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 00740276.
29. ISHAK, R. ; HARRINGTON JR, W. ; AZEVEDO, V N ; EIRAKU, N. ; ISHAK, M O G ; GUERREIRO, J F ; SANTOS, S. B. ; KUBO, T. ; MONKEN, C. ; ALEXANDER, S. ; ALEXANDER, W. W. . Identification of human T cell lymphotropic virus type IIa infection in the Kayapo, an indigenous population of Brazil. Aids Research and Human Retrovirus, Estados Unidos, v. 11, p. 813-821, 1995.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-II; HTLV-II epidemiology.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Estados Unidos/Inglês; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 08892229.
30. ISHAK, R. ; AZEVEDO, V N ; ALEXANDER, S. ; HARRINGTON JR, W. . Evidence of vertical transmission of HTLV-II in the Kayapo Indians of Brazil. Journal Of Aids Research, Estados Unidos, v. 22, p. 515-516, 1994.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-II; vertical transmission.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso
31. CARDOSO, D. D. P. ; AZEVEDO, M. S. P. ; QUEIROZ, D. A. O. ; MARTINS, R. M. B. ; MARTINS, S. A. O. ; MORAIS, M. P. ; BRITO, W. M. E. D. ; ISHAK, R. . Soroprevalência de anticorpos para o vírus da rubéola em população urbana de Goiânia, GO, Brasil. Revista de Patologia Tropical, v. 22, p. 91-93, 1993.
Palavras-chave: Soroepidemiologia; Rubeola.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; ISSN/ISBN: 0301406.
32. ISHAK, M O G ; ISHAK, R. ; CRUZ, A. C. R. ; SALGADO, U. . Chlamydial infection in the Amazon region of Brazil. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, v. 87, p. 60-62, 1993.
Palavras-chave: Chlamydia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana. ; ISSN/ISBN: 0035203.
33. AZEVEDO, V N ; ISHAK, R. ; SARAIVA, J. C. P. . Avaliação de um teste de aglutinação de partículas de gelatina (Serodia HIV/Fujirebio) para detecção de anticorpos anti-HIV. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 28, p. 71-74, 1992.
Palavras-chave: HIV; Diagnostico Viral.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; ISSN/ISBN: 1676444.
34. ISHAK, R. ; HOWARD, C. R. . The thermal stability of yellow fever vaccines. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 85, p. 339-345, 1990.
Palavras-chave: Yellow Fever; Vaccine.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; ISSN/ISBN: 0074276.
35. ISHAK, R. ; ISHAK, M O G ; LINHARES, A. C. . Biosseguranca No Laboratorio. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SAO PAULO, v. 31, p. 126-131, 1989.
Palavras-chave: Biosseguranca; Seguranca No Trabalho.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso
36. ISHAK, R. ; ISHAK, M O G ; TSIQUAYE, K. ; CARDOSO, D. D. P. . Soroepidemiologia Retrospectiva do HIV-1. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SAO PAULO., v. 31, p. 80-83, 1989.
Palavras-chave: Hiv-1; Sida/Aids; Soroepidemiologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; Meio de divulgação: Impresso
37. ISHAK, R. ; TOVEY, D. G. ; HOWARD, C. R. . Morphogenesis of yellow fever virus 17D in infected cell cultures. Journal of General Virology, v. 69, p. 325-335, 1988.
Palavras-chave: Yellow Fever; Electron microscopy; Virus replication.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; ISSN/ISBN: 0022317.
38. ISHAK, M O G ; MUMTAZ, G. ; ISHAK, R. ; RIDGWAY, G. . Prevalência de anticorpos para Chlamydia trachomatis em grupos populacionais do Brasil, Inglaterra e Portugal. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 30, p. 35-38, 1988.
Palavras-chave: Chlamydia; Soroepidemiologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana. ; ISSN/ISBN: 0036665.
39. ISHAK, R. ; GABBAY, Y. B. ; ISHAK, M O G . Comparação entre a prova do látex (Biolab-Merieux) e o teste imunoenzimático (ELISA) na detecção de rotavírus nas fezes de crianças com diarréia. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 24, p. 89-92, 1988.
Palavras-chave: Diagnostico Viral; Rotavirus.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; ISSN/ISBN: 1676444.
40. ISHAK, R. . Dengue: aspectos clínico, epidemiológico, laboratorial e de profilaxia. Brasília Médica, v. 24, p. 5-10, 1987.
Palavras-chave: Dengue.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana. ; ISSN/ISBN: 0524053.
41. GOULD, E. A. ; BUCKLEY, A. ; CAMMACK, N. ; BARRET, A. D. T. ; CLEGG, J. G. S. ; ISHAK, R. ; VARMA, M. G. R. . Examination of the immunological relationships between flaviviruses using yellow fever monoclonal antibodies. JOURNAL OF GENERAL VIROLOGY, v. 66, p. 1369-1382, 1985.
Palavras-chave: Yellow Fever; Monoclonal Antibodies.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Setores de atividade: Saúde humana.
42. ISHAK, R. ; ANDIMAN, W. A. ; TUCKER, G. . Absence of IgG Fc receptors on varicella-zoster iInfected cells.. JOURNAL OF MEDICAL VIROLOGY, v. 13, p. 261-267, 1984.
Palavras-chave: Fc Receptores; Varicella-Zoster.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Setores de atividade: Saúde humana.
43. ISHAK, R. ; LINHARES, A. C. ; GABBAY, Y. ; CARDOSO, D. D. P. . Soroepidemiologia de rotavirus em uma populacao infantil, Goiânia, Goiás, Brasil. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SAO PAULO, v. 26, p. 280-284, 1984.
Palavras-chave: Rotavirus; Soroepidemiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
44. ISHAK, R. . Herpes-related Fc receptors on the cell membrane.. ANNALES DE VIROLOGIE (INSTITUTE PASTEUR)., v. 133E, p. 73-84, 1982.
Palavras-chave: Fc Receptors; Herpersvirus.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Setores de atividade: Saúde humana.
45. ISHAK, R. ; ANDIMAN, W. A. ; GOMES, M. L. C. ; NAKAUTH, C. M. . A imunohemadsorçao, atraves de receptores Fc, como prova diferencial no isolamento de herpetovirus. REVISTA DE MICROBIOLOGIA, v. 13, p. 244-249, 1982.
Palavras-chave: Diagnostico; Herpersvirus; Receptores Fc.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Setores de atividade: Saúde humana.
46. ISHAK, R. ; PINHEIRO, F. P. . Tratamento das infeccoes pelo virus do Herpes simples. REVISTA PAULISTA DE MEDICINA, v. 100, p. 25-29, 1982.
Palavras-chave: Herpes Simples; Tratamento.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Setores de atividade: Saúde humana.
47. PINHEIRO, F. O. ; ROSA, A. P. A. T. ; ROSA, J. F. S. T. ; ISHAK, R. ; FREITAS, R. ; ML, C. G. ; DUC, J. W. L. ; OLIVIA, O. F. P. . Oropouche Virus. I. A review of clinical, epidemiological and ecological findings. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HIGIENE, v. 30, p. 149-160, 1981.
Palavras-chave: Arbovirus; Oropouche.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
48. ISHAK, R. ; LEAO, J. E. ; CARDOSO, D. D. P. ; FERNANDES, O. F. L. . Prevalência de anticorpos para rubéola de um segmento da população feminina, gestante ou não, em Goiânia. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SAO PAULO, v. 23, p. 139-142, 1981.
Palavras-chave: Rubeola; Soroepidemiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
49. ISHAK, R. . A racionalidade do correto diagnóstico das viroses: importância e função na área de saúde humana.. REVISTA LATINOAMERICANA DE MICROBIOLOGIA, v. 23, p. 245-248, 1981.
Palavras-chave: Diagnostico Viral.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.


Livros publicados/organizados ou edições
1. ISHAK, R. ; A A C Segurado ; A Araujo ; ARAKAKI, Denise ; BRITES, Carlos ; CASSEB, Jorge ; FEREIRA JR, Orlando C ; FERREIRA, Cristine ; LOUREIRO, Paula ; OLIVEIRA, M. P. ; SABINO, E. C. ; VALLINOTO, A C R ; C M C Costa . Guia de Manejo Clínico do Paciente com HTLV. Brasília: Programa Nacional de DST/AIDS, 2004. v. 01. 53 p.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários.
2. ROSA, A. P. A. T. ; ISHAK, R. . Virológica 91 e II Simpósio Internacional sobre Arbovírus dos Trópicos e Febres Hemorrágicas. 1. ed. Belém: , 1994. v. 1. 683 p.
Palavras-chave: virologia geral; arbovírus; febres hemorrágicas por vírus.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Inglês; Meio de divulgação: Impresso.

Capítulos de livros publicados
1. ISHAK, R. ; VALLINOTO, A C R ; AZEVEDO, V N ; ISHAK, M O G . HTLV em populações indígenas do Brasil. In: R Veronesi; R Focaccia. (Org.). Retroviroses Humanas: Doenças Associadas ao HTLV. São Paulo: Atheneu, 2000, v. , p. 55-63.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-I; HTLV-II; Epidemiologia; biologia molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.
2. OLIVEIRA, C. S. ; GABBAY, Y. B. ; ISHAK, R. ; LINHARES, A. C. . Gastroenterites virais. In: C K Farhat; E S Carvalho; L H F R Carvalho; R C M Succi. (Org.). Infectologia Pediátrica. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 1999, v. , p. 394-413.
Palavras-chave: Gastroenterites virais; Rotavirus; astrovirus.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 2.
3. ISHAK, R. ; AZEVEDO, V N ; ISHAK, M. O. . HTLV na Amazônia Brasileira. In: R Veronesi; R Focaccia. (Org.). Tratado de Infectologia. 1 ed. São Paulo: Atheneu, 1997, v. , p. 1487-1488.
Palavras-chave: HTLV; HTLV epidemiologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1.
4. LEÃO, R. N. Q. ; ISHAK, R. ; VASCONCELOS, P. ; MACEDO, O. . Síndrome da imunodeficiência adquirida. In: R N Q Leão. (Org.). Doenças Infecciosas e Parasitárias: Enfoque Amazônico. 1 ed. Belém: CEJUP, 1997, v. , p. 423-445.
Palavras-chave: SIDA AIDS; Hiv-1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1.
5. LEÃO, R. N. Q. ; ISHAK, R. ; CARRALAS, F. A. . Mononucleose Infecciosa. In: R N Q Leão. (Org.). Doenças Infecciosas e Parasitárias: Enfoque Amazônico. 1 ed. Belém: CEJUP, 1997, v. , p. 355-362.
Palavras-chave: Mononucleose infecciosa; vírus de Epstein Barr.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Número da revisão: 1.
6. ISHAK, R. ; MACEDO, O. . Herpes simples e Chlamydia trachomatis. In: A C Linhares. (Org.). INSTITUTO EVANDRO CHAGAS: 50 ANOS DE CONTRIBUICAO AS CIENCIAS BIOLOGICAS E A MEDICINA TROPICAL.. BELEM-PARA: GRAFISA, 1986, v. , p. 0673-0685.
Palavras-chave: Herpes Simples.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.
7. MACEDO, O. ; ISHAK, R. . O Comportamento Epidemiologico da Rubeola Em Belem do Para - Brasil. In: A C Linhares. (Org.). INSTITUTO EVANDRO CHAGAS: 50 ANOS DE CONTRIBUICAO AS CIENCIAS BIOLOGICAS E A MEDICINA TROPICAL.. BELEM-PARA: GRAFISA, 1986, v. , p. 0687-0705.
Palavras-chave: Soroepidemiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1. VALLINOTO, Izaura Maria Vieira Cayres ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; ISHAK, Marluísa de Oliveira Guimarães ; ISHAK, R. . Epidemiologia molecular da infecção pelo poliomavirus humano JCV em populações humanas da Amazônia brasileira. In: XII Congresso Médico Amazônico, 2004, Belém. Pará-Médico, 2004. v. 8. p. 48-48.
Palavras-chave: JCV; Poliomavirus; Amazônia brasileira.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
2. VALLINOTO, Izaura Maria Vieira Cayres ; MADEIRA, Lucimar Di Paula dos Santos ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; ISHAK, Marluísa de Oliveira Guimarães ; ISHAK, R. . Molecular epidemiology of the JC virus infection in human population from the Amazon region of Brazil. In: XV National Meeting of Virology, 2004, São Pedro. Virus Reviews & Research, 2004. v. 9. p. 182-182.
Palavras-chave: Poliomavirus; JCV; Amazônia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
3. ISHAK, R. . A Epidemiologia da Rubeola Em Belem-Para,. In: V ENCONTRO DE PESQUISADORES DA AMAZONIA., 1986. MANAUS, AMAZONAS, BRASIL. p. 0-0.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
4. ISHAK, R. . Current Ano Proposed Studies On Yellow Fever Vaccime. In: MEETING TO DEVELOP GUIDE LINES AND PROTOCOLS FOR THE PRODUCTION OF YELLOW FEVER VACINE IN CELL VULTU, 1984. WASHINGTON, D.C - USA. p. 0-0.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Inglês

Resumos publicados em anais de congressos
1. ISHAK, Marluísa Oliveira Guimarães ; ISHAK, Ricardo ; MACHADO, Luiz Fernando Almeida ; LAURENTINO, Rogério Valois ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; ISHAK, R. . Molecular characterization of Human T-cell lymphotropic virus (HTLV) coinfecting HIV-1 infected patients in the Amazon region of Brazil. In: 12o. International Conference on Human Retrovirology: HTLV and Related Viruses, 2005, Montego Bay. AIDS Research and Human Retroviruses. New York, USA : Mary Ann Liebert, Inc., 2005.
Palavras-chave: HTLV; HIV; coinfection.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Jamaica/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
2. ISHAK, Ricardo ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; MACHADO, Luiz Fernando Almeida ; MUTO, Nilton Akio ; PONTES, Gemilson Soares ; ISHAK, Marluísa Oliveira Guimarães ; ISHAK, R. . Molecular Characterization of HTLV-1 Infection among Japanese immigrants living in the Amazon region of Brazil. In: 12o. International Conference on Human Retrovirology: HTLV and Related Viruses, 2005, Montego Bay. AIDS Reasearch and Human Retroviruses. New York, USA : Mary Ann Liebert, Inc., 2005.
Palavras-chave: HTLV-1; Japanese; Amazon region.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Jamaica/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
3. VALLINOTO, Izaura Maria Vieira Cayres ; PENA, Gisele P A ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; ISHAK, Marluísa de Oliveira Guimarães ; ISHAK, Ricardo ; ISHAK, R. . Caracterização molecular do poliomavirus humano JCV circulante em populações humanas da Amazônia brasileira. In: I Reunião Regional da FeSBE, 2005, Belém, PA. Anais da I Reunião Regional da FeSBE. São Paulo : Federaçã de Sociedades de Biologia Experimental, 2005. v. 1. p. 01-01.
Palavras-chave: JCV; Epidemiologia molecular; Poulação Amazônicas.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.fesbe.org.br/regional
4. MADEIRA, Lucimar Di Paula dos Santos ; FREITAS, Lilian Cristina Marinho ; PINHEIRO, Lilian K M ; SOUSA, Maria Izete ; COSTA, Paula Do Socorro de O. Figueira da ; MARTINS, Rosimar Neris ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; MACHADO, Luiz Fernando Almeida ; ISHAK, Ricardo ; ISHAK, Marluísa de Oliveira Guimarães ; ISHAK, R. . Investigação sorológica da infecção pelo vírus da hepatite c (HCV) em prostitutas do centro comercial de Belém, Pará, Brasil. In: I Reunião Regional da FeSBE, 2005, Belém. Anais da I Reunião Regional da FeSBE. São Paulo : Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2005. v. 01. p. 1-1.
Palavras-chave: HCV; Trabalhadores do sexo; Soropidemiologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.fesbe.org.br/regional
5. SOUSA, Maria Izete Machado de ; PINHEIRO, Lilian K M ; MADEIRA, Lucimar Di Paula dos Santos ; FREITAS, Lilian Cristina Marinho ; COSTA, Paula Do Socorro de O. Figueira da ; CHAVES, Maria Helena Pessoas ; MACHADO, Luiz Fernando Almeida ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; ISHAK, Marluísa de Oliveira Guimarães ; ISHAK, Ricardo ; ISHAK, R. . Soroprevalência do Vírus da hepatite C (HCV) em indivíduos portadores do HIV-1 de Belém, Pará, Brasil. In: I Reunião Regional da FeSBE, 2005, Belém,PA. Anais da I Reunião Regional da FeSBE. São Paulo : Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2005. v. 1. p. 1-1.
Palavras-chave: HCV; Hiv-1; Co-infecção.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.fesbe.org.br/regional
6. VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; PENA, Gisele P A ; COSTA, Fernando A M ; ISHAK, Marluísa de Oliveira Guimarães ; ISHAK, Ricardo ; ISHAK, R. . Estudo soroepidemiológico das infecções bacterianas por T. pallidum e Chlamydia sp. em prostitutas do centro comercial de Belém, Pará. In: I Reunião Regional da FeSBE, 2005, Belém,PA. Anais da I Reunião Regional da FeSBE. São Paulo : Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2005. v. 1. p. 1-1.
Palavras-chave: Treponema pallidum; Chlamydia; Soroepidemiologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.fesbe.org/regional
7. SOUZA, Lucinda A G ; LOPES, Ivina Geselle Lima ; LEITÃO, Eduardo ; ISHAK, Marluísa de Oliveira Guimarães ; ISHAK, Ricardo ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; ISHAK, R. . Caracterização sorológica e molecular da infecção pelo Vírus linfotrópico de células T humanas 1 em pacientes com Paraparesia Espástica Tropical/Mileopatia Associada ao HTLV (PET/MAH). In: I Reunião Regional da FeSBE, 2005, Belém,PA. Anais da I Reunião Regional da FeSBE. São Paulo : Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2005. v. 1. p. 1-1.
Palavras-chave: HTLV; Paraparesia Espástica Tropical; Epidemiologia molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.fesbe.org.br/regional
8. VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; ISHAK, Marluísa Oliveira Guimarães ; MACHADO, Luiz Fernando Almeida ; LEMOS, José Alexandre ; ALVES, Anna Elizabeth Martins ; PONTES, Gemilson Soares ; LOPES, Bruna Tamegao ; ISHAK, Ricardo ; ISHAK, R. . HTLV Infection and its association with the Mannose-Binding Lectin Polymorphism. In: 12o. International Conference on Human Retrovirology: HTLV and Related Viruses, 2005, Montego Bay. AIDS Research and Human Retroviruses. New York, USA : Mary Ann Liebert, Inc., 2005.
Palavras-chave: HTLV; MBL gene; polymorphism.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Jamaica/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
9. HERMES, Renata B ; LOPES, Bruna Tamegão ; ISHAK, Marluísa Oliveira Guimarães ; ISHAK, Ricardo ; LEMOS, José Alexandre Rodrigues de ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; ISHAK, R. . Estudo da Prevalência das mutações na região -550 e -221 do gene MBL (mannose-binding lectin) na infecção pelo Vírus linfotrópico de células T humanas. In: I Reunião Regional da FeSBE, 2005, Belém, PA. Anais da I Reunião Regional da FeSBE. São Paulo : Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2005. v. 1. p. 01-01.
Palavras-chave: MBL; Polimorfismo; HTLV.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: www.fesbe.org.br/regional
10. PINHEIRO, Lilian K M ; FREITAS, Lilian C M ; SOUSA, Maria Izete ; MADEIRA, Lucimar Di Paula dos Santos ; COSTA, Paula Do Socorro de O. Figueira da ; AZAVEDO, Vânia Nakauth ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; MACHADO, Luiz Fernando Almeida ; ISHAK, Marluísa de Oliveira Guimarães ; ISHAK, Ricardo ; ISHAK, R. . Soroprevalência do Vírus da hepatite B (HBV) em indivíduos portadores do HIV-1 da cidade de Belém. In: I Reunião Regional da FeSBE, 2005, Belém. Anais da I Reunião Regional da FeSBE. São Paulo : Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2005. v. 1. p. 01-01.
Palavras-chave: HBV; Hiv-1; Co-infecção.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.fesbe.org.br/regional
11. FREITAS, Lilian Cristina Marinho ; MADEIRA, Lucimar Di Paula dos Santos ; COSTA, Paula Do Socorro de O. Figueira da ; SOUSA, Maria Izete ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; MARTINS, Rosimar N ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; MACHADO, Luiz Fernando Almeida ; ISHAK, Ricardo ; ISHAK, Marluísa de Oliveira Guimarães ; ISHAK, R. . Investigação sorológica da infecção pelo Vírus da hepatite B (VHB) em prostitutas do centro comercial de Belém, Pará, Brasil.. In: I Reunião Regional da FeSBE, 2005, Belém, PA. Anais da I Reunião Regional da FeSBE. São Paulo : Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2005. v. 1. p. 01-01.
Palavras-chave: VHB; Trabalhadores do sexo; Soroepidemiologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Digital; Homepage: http://www.fesbe.org.br/regional
12. MACHADO, Luiz Fernando Almeida ; SOUZA, Maria Izete ; FERNANDES, Luciana Mendes ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; LEMOS, José Alexandre Rodrigues de ; LOBATO, Lia ; MOREIRA, Márcio Ronado Chagas ; ISHAK, Marluísa de Oliveira Guimarães ; ISHAK, R. . Molecular epidemiology of Human immun odeficiency virus type 1 (HIV-1) in Belem (Para) and Macapa (Amapa). In: XV National Meeting of Virology, 2004, São Pedro. Virus Reviews & Research, 2004. v. 9. p. 158-158.
Palavras-chave: HIV; Amazônia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
13. LOPES, Ivina Geselle Lima ; LAURENTINO, Rogério Valois ; MADEIRA, Lucimar Di Paula dos Santos ; MACHADO, Luiz Fernando Almeida ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; ISHAK, Marluísa de Olivira Guimarães ; ISHAK, R. ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário . Molecular characterization of the pX gene of HTLV-II isolated in the Amazon region of Brazil. In: XV National Meeting of Virology, 2004, São Pedro. Virus Reviews & Research, 2004. v. 9. p. 203-203.
Palavras-chave: HTLV-II; Retrovirus; Amazônia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
14. PONTES, Gemilson Soares ; ISHAK, R. ; ISHAK, Marluísa Guimarães ; LOPES, Bruna Tamegão ; ALVES, Anna Elizabeth Martins ; MACHADO, Luiz Fernando Almeida ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; LEMOS, José Alexandre ; VALLINOTO, Antonio Carlos Rosário . HTLV Infection and Its association with the Mannose-Binding Lectin Gene Polymorphism. In: XV National Meeting of Virology, 2004, São Pedro. Virus Reviews & Research, 2004. v. 9. p. 100-100.
Palavras-chave: MBL; HTLV; Polimorfismo genético.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
15. L.F.A.MACHADO ; SOUZA, Maria Izete ; FERNANDES, Renato ; MENDES, Luciana ; AZEVEDO, V ; LOBATO, Lia ; VALLINOTO, Antonio C R ; ISHAK, Marluísa O G ; ISHAK, R. . Abordagem Histórica da Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana Tipo 1 (HIV-1) na Cidade de Belém, Pará, Brasil.. In: XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. v. 36. p. 440-440.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
16. LAURENTINO, Rogério Valois ; LEITÃO, Eduardo ; LOPES, Ivina G L ; PONTES, Gemilson S ; VALLINOTO, A C R ; L.F.A.MACHADO ; AZEVEDO, V N ; ISHAK, Marluísa O G ; ISHAK, R. . Caracterização Clínica, Sorológica e Molecular de Paraparesia Espástica Tropical Associada ao HTLV-I em Belém: Relato de um Caso. . In: XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. v. 36. p. 522-522.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
17. LOPES, Ivina G L ; LAURENTINO, Rogério Valois ; PONTES, Gemilson S ; VALLINOTO, A C R ; L.F.A.MACHADO ; AZEVEDO, V N ; LOBATO, Lia ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . Caracterizção Molecular do HTLV Circulante em Pacientes portadores do HIV-1 . In: XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. v. 36. p. 471-471.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
18. LAURENTINO, Rogério Valois ; LEITÃO, Eduardo ; LOPES, Ivina G L ; PONTES, Gemilson S ; VALLINOTO, A C R ; L.F.A.MACHADO ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . Clinical, Serological and Molecular Characterization of Tropical Spastic Paraparesis Associated to HTLV-I in Belém: Case Report.. In: XIV National Meeting of Virology, 2003. Virus Reviews & Research, 2003. v. 8. p. 212-212.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
19. ISHAK, R. ; ISHAK, M O G ; VALLINOTO, A C R ; VICENTE, A C P ; HALL, W W . Diagnostic Divergence of Serology and Molecular Methods in the Detection of HTLV-II infection in the Arara Laranjal Tribe . In: 11th International Conference on Human Retrovirology: HTLV and Related Viruses, 2003, San Francisco, USA. Aids Research And Human Retroviruses, 2003. v. 19. p. 26-26.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
20. L.F.A.MACHADO ; MOREIRA, Marcio Ronaldo ; SOUZA, Maria Izete ; MENDES, Luciana ; SILVA, Renato Fernandes ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; LOBATO, Lia ; VALLINOTO, A C R ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . Epidemiologia Molecular da Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana Tipo 1 (HIV-1) nas Cidades de Belém (Pará) e Macapá (Amapá), Brasil. In: XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003, 2003. v. 36. p. 450-450.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
21. MARTINS, Rosimar N ; MACHADO, Paula R L ; MARTINS, Kleber ; FERNANDO, A M ; VALLINOTO, A C R ; L.F.A.MACHADO ; CANICEIRO, Sandra ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; SANTOS, Sidney e B ; GUERREIRO, João F ; KATANO, Harukata ; SATA, Tetsutaro ; HASEGAWA, Hideki ; ISHAK, R. ; ISHAK, M O G . Estudo Soroepidemiológico da Co-infecção de um Patógeno Emergente, o Herpesvirus Humano Tipo 8 (HHV-8), entre Seres Humanos já Infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana do Tipo 1 (HIV-1). In: XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. v. 36. p. 449-449.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
22. MARTINS, Rosimar N ; MACHADO, Paula R L ; MARTINS, Kleber ; COSTA, Fernando A M ; VALLINOTO, A C R ; L.F.A.MACHADO ; CANICEIRO, S ; AZEVEDO, V N ; SANTOS, S e B ; GUERREIRO, J F ; KATANO, Harukata ; SATA, Tetsutaro ; HASEGAWA, Hideki ; ISHAK, R. ; ISHAK, Marluísa O G . Estudo Soroepidemiológico da Infecção pelo Herpesvirus Humano Tipo 8 (HHV-8) em Populações Indígenas.. In: XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. v. 36. p. 521-521.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
23. COSTA, Fernando A M ; MARTINS, Rosimar N ; L.F.A.MACHADO ; VALLINOTO, A C R ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; CANICEIRO, Sandra ; LOBATO, Lia ; ISHAK, R. ; ISHAK, Marluísa O G . Estudo Soroepidemiológico de Co-infecção Bacteriana por Treponema pallidum em Pacientes Infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana do Tipo 1 (HIV-1). In: XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. v. 36. p. 439-439.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
24. VALLINOTO, A C R ; COSTA, Macos Rogério Menezes ; ALVES, Anna Elizabeth Martins ; L.F.A.MACHADO ; AZEVEDO, V N ; LOBATO, Lia ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . Estudo da Susceptibilidade à Infecção pelo HIV-1 e da Progressão da AIDS em Associação ao Polimorfismo Genético do Gene MBL (Mannose-Binding Lectin). In: XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. v. 36. p. 468-468.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
25. L.F.A.MACHADO ; SOUZA, Maria Izete ; SILVA, Renato Fernandes ; MENDES, Luciana ; AZEVEDO, Vânia Nakauth ; LOBATO, Lia ; VALLINOTO, A C R ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . Evidência Sorológica e Molecular da Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana Tipo 1 (HIV-1) na Tribo Tiriyó, Brasil. In: XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. v. 36. p. 459-459.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
26. FERNADES, Luciana Mendes ; L.F.A.MACHADO ; MOREIRA, Marcio Ronaldo ; SOUZA, Maria Izete ; SILVA, Renato Fernandes ; AZEVEDO, V N ; LOBATO, Lia ; VALLINOTO, A C R ; ISHAK, Marluísa O G ; ISHAK, R. . Genetic variability and susceptibility to protease inhibitors from HIV-1 subtypes in the cities of Belem (Para) and Macapá (Amapa). In: XIV National Meeting of Virology, 2003, Virus Reviews & Research, 2003. v. 8. p. 211-211.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
27. ISHAK, M O G ; VALLINOTO, A C R ; AZEVEDO, V N ; L.F.A.MACHADO ; LOBATO, L ; ISHAK, R. . Molecular Characterization of HTLV Coinfecting HIV-1 Patients . In: 11th International Conference on Human Retrovirology: HTLV and Related Viruses, 2003, San Francisco. Aids Research And Human Retroviruses, 2003. v. 19. p. 35-35.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
28. FERNANDES, D R ; VALLINOTO, A C R ; ISHAK, R. ; SANTOS, S e B . O Polimorfismo na Região Promotora do Gene TNF-Humano como Fator de Susceptibilidade à Replicação Viral e Prograssão da SIDA/AIDS, na População de Belém-PA. In: 49º Congresso Nacional de Genética, 2003. Anais do 49º CongressoNacional de Genética, 2003. v. 01. p. 02-02.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
29. ALVES, A e M ; COSTA, M R M ; MACHADO, L F A ; AZEVEDO, V N ; LOBATO, L ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. ; VALLINOTO, A C R . O Polimorfismo no Gene MBL (Mannose-Binding Lectin) e o Impacto na Infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, Tipo 1(HIV-1). . In: 49º Congresso Nacional de Genética, 2003. Anais do 49º Congresso Nacional de Genética, 2003. v. 01. p. 01-01.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
30. MARTINS, R N ; MACHADO, P R L ; LOBATO, L ; VALLINOTO, A C R ; MACHADO, L F A ; AZEVEDO, V N ; SANTOS, S e B ; GUERREIRO, J F ; KATANO, H ; SATA, T ; ISHAK, R. ; ISHAK, M O G . Seroepidemiological study of Human herpesvirus 8 (HHV-8) infection among Indian groups and carriers of Human immunodeficiency virus type 1(HIV-1) . In: XIV National Meeting of Virology, 2003. Virus Reviews & Research, 2003. v. 8. p. 134-134.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
31. PONTES, G S ; MUTO, N A ; LOPES, I G L ; AZEVEDO, V N ; MACHADO, L F A ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. ; VALLINOTO, A C R . Seroepidemiology and Molecular Epidemiology of HTLV infection in rural and urban populations from the Amazon region of Brazil. In: XIV National Meeting of Virology, 2003. Virus Reviews & Research, 2003. v. 8. p. 211-211.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
32. MUTO, N A ; PONTES, G S ; MACHADO, L F A ; AZEVEDO, V N ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. ; VALLINOTO, A C R . Serological and Molecular Evidence of HTLV-I Infection among Japanese Immigrants Living in the amazon region of Brazil . In: XIV National Meeting of Virology, 2003. Virus Reviews & Research, 2003. v. 8. p. 249-249.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
33. ISHAK, M O G ; MACHADO, L F A ; FERNANDES, L M ; SOUZA, M I ; SILVA, R F P ; AZEVEDO, V N ; LOBATO, L ; VALLINOTO, A C R ; ISHAK, R. . Serological and Molecular Evidence of the Human immunodeficiency virus type 1 (HIV-1) infection in the Tiriyó, Brazil. In: XIV National Meeting of Virology, 2003. Virus Reviews & Research, 2003. v. 8. p. 211-211.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
34. MACHADO, L F A ; MOREIRA, M R ; SOUZA, M I ; FERNANDES, L M ; SILVA, R F P ; AZEVEDO, V N ; LOBATO, L ; VICENTE, A C P ; OTSUKI, K ; VALLINOTO, A C R ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . Variabilidade Genética e Susceptibilidade a Inibidores de Protease dos Subtipos de HIV-1 nas Cidades de Belém (Pará) e Macapá (Amapá). In: XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003. v. 36. p. 470-471.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
35. MUTO, N A ; VALLINOTO, A C R ; PONTES, G S ; LAURENTINO, R V ; MACHADO, L F A ; AZEVEDO, V N ; SANTOS, S e B ; SANTOS, A K C R ; HALL, W W ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . HTLV-I INFECTION AMONG JAPANESE IMMIGRANTS LIVING IN A RURAL AREA IN THE NORTH OF BRAZIL. In: VII International Symposium on HTLV in Brazil, 2002. Anais do VII International Symposium on HTLV in Brazil, 2002. v. 01. p. 01-01.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Digital
36. PONTES, G S ; VALLINOTO, A C R ; MUTO, N A ; LAURENTINO, R V ; MACHADO, L F A ; AZEVEDO, V N ; HALL, W W ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . SEROLOGICAL AND MOLECULAR EVIDENCE OF HTLV-I AND HTLV-II DISSEMINATION IN THE MARAJO ISLAND, PARA, BRAZIL. In: VII International Symposium on HTLV in Brazil, 2002. Anais do VII International Symposium on HTLV in Brazil, 2002. v. 01. p. 02-02.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Virologia.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Digital
37. ISHAK, R. . Descriptive and molecular epidemiology of HTLV-II. In: 10th International Conference on Human Retrovirology, 2001, Dublin, Irlanda. AIDS Research and Human Retroviruses. New York : Mary Ann Liebert, Inc, 2001. v. 17. p. S9.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-II; Epidemiologia; Epidemiologia molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
38. VALLINOTO, A C R ; ISHAK, M O G ; AZEVEDO, V N ; VICENTE, A C P ; OTSUKO, K. ; HALL, W W ; ISHAK, R. . Molecular characterization and origin of HTLV-IIc among human populations in the Amazon region of Brazil. In: 10th International Conference on Human Retrovirology, 2001, Dublin, Irlanda. AIDS Research and Human Retroviruses, 2001. v. 17. p. S33.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-IIc; Molecular characterization.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
39. ISHAK, M O G ; VALLINOTO, A C R ; AZEVEDO, V N ; LEWIS, M. J. ; HALL, W W ; ISHAK, R. . Molecular evidence of mother to child transmission of HTLV-IIc in the Kararao village (Kayapo) in the amazon region of Brazil. In: 10th International Conference on Human Retrovirology, 2001, Dublin, Irlanda. AIDS Research and Human Retroviruses, 2001. v. 17. p. S38.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-IIc; vertical transmission.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
40. ISHAK, R. ; ISHAK, M O G ; VALLINOTO, A C R ; AZEVEDO, V N ; OTSUKO, K. ; HALL, W W ; VICENTE, A C P . Evidence of HTLV-IIc dissemination among a different Brazilian linguistic group of Amazonian indians. In: 10th International Conference on Human Retrovirology, 2001, Dublin, Irlanda. AIDS Research and Human Retroviruses, 2001. v. 17. p. S37.
Palavras-chave: HTLV-II; HTLV-IIc; Epidemiologia; Epidemiologia molecular.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Estados Unidos/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
41. CARTÁGENAS, P. R. B. ; BENSABATH, G. ; ISHAK, R. ; ALVES, D. M. ; CAMPOS, S. ; SOARES, M. C. P. . Enzima imunoensaio e biologia molecular na detecção de infecção pelo vírus da hepatite C (HCV), em uma unidade de diálise no Estado do Pará. In: XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2000, São Luis, Maranhão. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2000. v. 33. p. 219-219.
Palavras-chave: Hepatite C; Vírus da hepatite C; Diálise e hepatite C.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
42. BARROS, G. M. N. ; BECHARA, C. N. ; ISHAK, R. ; AZEVEDO, V N ; PÓVOA, M. M. . Determinação do valor diagnóstico dos testes sorológicos e da linfocitometria de CD4 em pacientes infectados pelo HIV suspeitos de neurotoxoplasmose, atendidos no serviço de parasitologia do IEC, Belém-PA. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Medicina Tropical, 2000, São Luis, Maranhão. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropial, 2000. v. 33. p. 488-488.
Palavras-chave: neurotoxoplasmose; Hiv-1; Co-infecção; CD4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Parasitologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
43. VALLINOTO, A C R ; ISHAK, M O G ; AZEVEDO, V N ; VICENTE, A C P ; OTSUKI, K ; ISHAK, R. . Genetic variability and evolutionary rate of HTLV-IIa variant from the Brazilian Amazon Region. In: VI Simpósio Internacional sobre HTLV no Brasil, 2000, Salvador, Bahia, 2000.
Palavras-chave: HTLV-II; HTLV-IIc; Evolutionary rate of HTLV-II.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
Trabalho premiado no Simpósio em primeiro lugar e recebido o Prêmio Pamela R. Johnson.
44. ISHAK, M O G ; MESQUITA, F. C. L. ; SANTOS, D. E. M. ; AZEVEDO, V N ; CANICEIRO, S ; VALLINOTO, A C R ; ISHAK, R. . Evidence of Chlamydia pneumoniae infection among HIV infected and AIDS patients in Belém, Pará, Brasil. In: II Simpósio Brasileiro de Pesquisa Básica em HIV/AIDS, 1997, Angra dos Reis, 1997.
Palavras-chave: Hiv-1; Chlamydia pneumoniae; Co-infecção.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
45. VALLINOTO, A C R ; SANTOS, D. E. M. ; AZEVEDO, V N ; MESQUITA, F. C. L. ; CANICEIRO, S ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . Serological evidence of HTLV-I and HTLV-II coinfection in HIV-1 positive patients in Belém, Pará, Brazil. In: II SimpósioBrasileiro de Pesquisa Básica em HIV/AIDS, 1997, Angra dos Reis, 1997.
Palavras-chave: Hiv-1; HTLV; Co-infecção.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
46. SANTOS, D. E. M. ; ROSSINI, M. A. A. ; SANTOS, I. M. R. ; SANTANA, R. A. F. ; SABINO, E. C. ; MESQUITA, F. C. L. ; AZEVEDO, V N ; CANICEIRO, S ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . Genetic subtypes of HIV-1 in Belém-PA, Brazil, using HMA. In: II Simpósio Brasileiro de Pesquisa Básica em HIV/AIDS, 1997, Angra dos Reis, 1997.
Palavras-chave: Hiv-1; HIV-1 subtyping; HMA.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
47. ISHAK, M O G ; VALLINOTO, A C R ; AZEVEDO, V N ; SANTOS, D. E. M. ; CRESCENTE, A. ; SARAIVA, J. C. P. ; HALL, W W ; ISHAK, R. . Detection of HTLV-II in an urban area of the Amazon region of Brazil. In: 8th International Conference on Human Retrovirology:HTLV, 1997, Rio de Janeiro, 1997.
Palavras-chave: HTLV-II; Blood Donors.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
48. VALLINOTO, A C R ; SANTOS, D. E. M. ; AZEVEDO, V N ; ISHAK, M O G ; CAVALCANTE, F. ; HALL, W W ; ISHAK, R. . HTLV-I infection and neurological disease in Belém, Pará, Brazil. In: 8th International Conference on Human Retrovirology: HTLV, 1997, Rio de Janeiro, 1997.
Palavras-chave: HTLV-I; PET HAM; Neurological disease.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
49. AZEVEDO, V N ; HARRINGTON, W. ; HALL, W W ; ISHAK, M O G ; ISHAK, R. . Seroepidemiology of HTLV in populations of the Amazon region of Brazil. In: 8 Encontro Nacional de Virologia, 1997, São Lourenço, 1997.
Palavras-chave: HTLV; Seroepidemiology.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
50. ISHAK, R. ; ZHU, S. W. ; HARRINGTON JR, W. J. ; AZEVEDO, V N ; EIRAKU, N. ; ISHAK, M O G ; GUERREIRO, J F ; SANTOS, S e B ; ALEXANDER, S. ; HALL, W W . Identification and characterization of endemic HTLV-II infections in the Amazon region of Brazil. In: 7th International Conference on Human Retrovirology, 1995, Paris, 1995.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-II; HTLV-II epidemiology.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; França/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
51. BRITO, R. B. ; DARWICH, S. A. ; FONSECA, A. C. L. F. ; MAUÉS, B. C. ; ISHAK, R. ; BRITO, E. B. . Infecção congênita por citomegalovírus: apresentação de um caso clínico. In: XXX Congresso Brasileiro de Medicina Tropical, 1994, Brasil, 1994.
Palavras-chave: citomegalovírus; infecção congênita.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso
52. AZEVEDO, V N ; ISHAK, M O G ; RISSINO, J. D. ; HARRINGTON JR, W. ; ISHAK, R. . The Amazon region of Brazil as a new endemic area of HTLV-II. In: 7 Encontro Nacional de Virologia, 1994, São Lourenço, 1994.
Palavras-chave: HTLV; HTLV-II; HTLV epidemiology.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Microbiologia Médica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada / Especialidade: Virologia.
Setores de atividade: Saúde humana.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Inglês; Meio de divulgação: Impresso
53. ISHAK, R. . Persistence Of Yellow Fever Virus In Cell Cultures. In: .IV ENCONTRO NACIONAL DE VIROLOGIA, 1988. SAO LOURENCO, MINAS GERAIS, BR. p. 0-0.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Inglês
54. ISHAK, R. . Evaluation Of A Commercial Passive Haemagglutination Test For The Detection Of Antibodies To Hiv-1.. In: IV ENCONTRO NACIONAL DE VIROLOGIA, 1988. SAO LOURENCO, MINAS GERAIS, BR. p. 0-0.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Inglês
55. ISHAK, R. . Comparacao Entre A Prova do Latex (Biolab-Merieux) e O Teste Imunoenzimatico (Elisa0 Para A Deteccao de Rotavirus Nas Fezas de Criancas.. In: I ENCONTRO BRASILEIRO DE BIOMRDICINA, 1988. RECIFE, PERNAMBUCO, BRASIL. p. 0-0.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
56. ISHAK, R. . Soroepidemiologis Para O Hiv-1. In: XXIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 1988. MANAUS, AMAZONAS, BRASIL.. p. 0-0.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
57. ISHAK, R. . Prevalencia de Anticorpos Para Chlamya Trachomatis Em Grupos Populares do Brasil, Inglaterra e Portugal.. In: XXIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 1988. MANAUS, AMAZONAS, BRASIL.. p. 0-0.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
58. ISHAK, R. . A Epidemiologia do Virus da Rubeola Em Belem, Para.. In: XXIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL., 1988. MANAUS, AMAZONAS, BRASIL. p. 0-0.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
59. ISHAK, R. . O Uso de Meios de Cultura Com Teor Ionico Para O Cultivo do Virus da Febre Amarela. In: XXIV CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASIKEIRA DE MEDICINA TROPICAL., 1988. MANAUS, AMAZONAS, BRASIL. p. 0-0.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Português
60. ISHAK, R. . Growth Characteristcs Of Yellow Fever Virus Using Hig Ionic Strenght Medium.. In: III ENCONTRO NACIONAL DE VIROLOGIA, 1988. SAO LOURENCO-MINAS GERAIS, BRA. p. 0-0.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Inglês
61. ISHAK, R. . The Thermal Degradation Of Yellow Fever Virus Vaccines.. In: III ENCONTRO NACIONAL DE VIROLOGIA, 1986. SAO LOURENCO, MINAS GERAIS, BR. p. 0-0.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Inglês
62. ISHAK, R. . Ultrastructural Aspects Of Yellow Fever Virus Replication. In: III ENCONTRO NACIONAL DE VIROLOGIA, 1986. SAO LOURENCO, MINAS GERAIS, BR. p. 0-0.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Inglês
63. ISHAK, R. . Studies With Monoclonal Antibodies Against Flaviviruses. In: VI INTERNATIONAL CONGRESS OF VIROLOGY, 1984. SENDAI - JAPAO. p. 0-0.
Referências adicionais: Classificação do evento: Brasil/ Inglês