Congresso pode elevar novamente número de vereadores

No Estadão

SÃO PAULO - O esforço realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em reduzir o número de vereadores de todo o País, através da resolução 21.702 de 2004, pode ser reduzido a pó caso o Congresso Nacional aprove este ano a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 333. Esta emenda, que tramita na Casa desde 2004 e que pode voltar novamente à pauta de votações, se for aprovada irá aumentar o atual número de vereadores do País, de 51.875 para 59.514 mil. Ou seja, haverá um incremento de mais de oito mil vagas, praticamente o mesmo número de cadeiras municipais legislativas que o TSE reduziu.

No dia 26 de fevereiro, o deputado Vital do Rego Filho (PMDB-PB) encaminhou requerimento (nº 2329/2008) ao plenário da Câmara solicitando a inclusão, na ordem do dia, da PEC 333/2004. Na justificativa, o parlamentar disse que esta é uma matéria de interesse nacional e que deverá fortalecer a autonomia do poder legislativo municipal em todo o território nacional. A expectativa de muitos parlamentares é de que a matéria possa ser votada assim que a pauta do Congresso for destravada. A PEC original é de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS).

A matéria vem sendo tratada no Congresso Nacional sem muito alarde, até mesmo por causa da repercussão negativa que poderá ter na opinião pública, num ano eleitoral e com os excessos de gastos públicos em foco, sobretudo depois do escândalo dos cartões corporativos. Caso a PEC 333 seja mesmo aprovada, a medida poderá entrar em vigor ainda nessas eleições.

Isso poderá ocorrer porque em junho de 2007, em resposta à consulta formulada pelo deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que a eventual alteração do número de vereadores, por Proposta de Emenda à Constituição, tem aplicação imediata, não se sujeitando ao prazo de um ano. De acordo com o relator desta consulta, ministro José Delgado, "a data-limite para a aplicação da emenda para as próximas eleições municipais deve preceder o início do processo eleitoral, ou seja, o prazo final para realização das convenções partidárias". Ou seja, 30 de junho, de acordo com o Calendário Eleitoral.

Sintufpa em campanha internacional

A reintegração de Orlando Chirino, sindicalista venezuelano despedido da PDVSA, indústria de petróleo estatal da Venezuela, é a nova bandeira de luta do SINTUFPA. Esta é mais uma ação de solidariedade de classe do sindicato.

Concurso anulado é herança de Mário Cardoso

Diferentemente do que foi denunciado em alguns blogs, Bila Gallo não tem nenhuma ingerência em relação ao concurso realizado pelo CEFET, anulado por plagiar questões de outros certames. O contrato deste concurso é da gestão de Mário Cardoso como secretário estadual de Educação.

Nova enquete

Disponibilizo nova enquete sobre as eleições para reitor da UFPA, desta vez acrescentando outros nomes cogitados para a disputa. Participe, dê seu voto!

Resultado da enquete

A enquete deste blog sobre as eleições para reitor, encerrada em 28/02, contou com a participação de 182 internautas. Veja o resultado final:

Marlene Freitas.... 2%
Olgaises Maués..... 3%
Licurgo Brito......... 3%
Regina Feio..........10%
Ana Tancredi...... 37%
Maneschy........... 41%

Wlad é condenado por propaganda eleitoral extemporânea

No MPE

O juiz eleitoral de Barcarena julgou procedente a representação impetrada pelo Ministério Público contra o deputado Wladimir Costa sobre a realização de propaganda eleitoral extemporânea. A promotora de justiça Sandra Fernandes de Oliveira Gonçalves recebeu denúncia escrita do Diretório Municipal do Partido da Mobilização Nacional em que constava que “na qualidade de “pré-candidato” à Prefeito de Barcarena, o deputado utilizou a programação regular da rádio Metropolitana FM para realizar campanha eleitoral antes do período permitido pela legislação”. Wladimir foi condenado ao pagamento de 20 mil UFIRs.

De acordo com o artigo 36 da Lei Eleitoral, a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição. No dia 10 de janeiro deste ano, o deputado Federal, sob o pretexto de anunciar as comemorações de seu aniversário, que ocorreria em 20 de janeiro, fez propaganda eleitoral no programa de rádio denominado “Só Filé”. No dia do aniversário, Wladimir, de acordo com a denúncia, promoveu comícios “onde mais uma vez ultrapassou a barreira da promoção pessoal”, diz a sentença do juiz Raimundo Rodrigues Santana.

Com a condenação, o deputado vai pagar multa correspondente a 20 mil UFIR, mesmo valor a ser pago pela Rádio Metropolitana FM.

Advogados escolherão lista sêxtupla

Os advogados do Pará inscritos na OAB, com anuidades e habilitação em dia, escolherão a lista sêxtupla que deve ser encaminhada ao Tribunal de Justiça do Estado a fim de ser preenchida a vaga do quinto constitucional naquele Tribunal. A escolha será no dia 07 de março de 2008, de 09 às 17 horas, em Belém, Ananindeua, Altamira, Bragança, Capanema, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Redenção, Santarém, Tucurui e Xinguara. Dois nomes dados como certos na lista são os de Paulo Klautau Filho e Paulo Weil.

Estado diponibiliza mais de R$ 2 milhões em Incentivos Fiscais à Cultura

Na Agência Pará

O Diário Oficial do Estado publicou, nesta quinta-feira (28), o decreto da governadora Ana Júlia Carepa fixando o montante de recursos disponíveis para utilização como incentivo fiscal através da Lei Semear, no exercício financeiro de 2008. São exatamente R$ 2.397.100,00 (dois milhões, trezentos e noventa e sete mil e cem reais), equivalente a 0,5% da receita do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

"Quero minha vida de volta, quero ser livre"

O desabafo anônimo de uma leitora do blog no post Escalada da violência trás a triste realidade compartilhada por muitos paraenses. Apesar das promessas de campanha, a governadora não conseguiu estancar a crise da segurança pública.

Belém já não é mais uma cidade tranquila, nos últimos anos a marginalidade está crescendo assustadoramente. A grande ocorrência de assaltos, principalmente em alguns bairros periféricos como o Jurunas, comprova que as políticas de segurança pública estão fragilizadas e não respondem mais à demanda social. Sou moradora do Jurunas, testemunha e vítima de assaltos que ocorrem recorrentemente sob o olhar de moradores que se omitem em denunciar por medo de sofrerem represálias. Inclusive há relatos de moradores sobre o envolvimento de policiais com o crime. Essa situação está atingindo o limite do suportável. Não aguento mais ser espoliada por essa cambada de marginas que atuam no bairro, pra mim chega! Não tenho mais liberdade para sair de casa, sinto um medo permanente, presa em minha própria casa e dependente sempre de alguém para me acompanhar a qualquer lugar que vou. Quero minha vida de volta, quero ser livre. Quero policiais nas ruas, quero segurança. Governadora, espero que alguma providencia seja tomada. Basta de tanta violência!

Fundação Tancredo Neves abre inscrições para incentivos da Lei Semear

Estão abertas as inscrições de projetos culturais com vista aos incentivos da Lei SEMEAR. Os produtores culturais interessados têm até o dia 19 de agosto para inscrever até dois projetos artístico-culturais que beneficiem a mesma instituição ou pessoa física representativa de empresa ou entidade. (leia mais aqui)

Escalada da violência

A insegurança que assola a todos os paraenses chegou muito próxima e, infelizmente, de forma trágica à governadora Ana Júlia.

Duciomar fora

Tem instituto de pesquisa fazendo sondagem de opinião para a prefeitura de Belém sem o nome do prefeito Duciomar Costa. Sondam cenários considerando uma possível desistência (forçada, é claro) de Duciomar. Também pesquisam em Ananindeua a opinião dos mais de 50.000 eleitores residentes no município vizinho.

Uma questão de $orte, muita $orte

Após investimentos maciços do governo federal e estadual, parece que a sorte dos governos municipais do PT começa a mudar em Santarém e Abaetetuba. Em Ananindeua, o projeto do PMDB de reeleger Helder - como estágio para conquistar o governo do estado - também ganhou novo fôlego pelo mesmo motivo. Golpe de sorte.

Bye bye 2010

Antônio Armando vê seu sonho de ser eleito deputado federal em 2010 cair por terra depois da denúncia do MPF.

Betina Ferro realiza oficina de planejamento

No portal ORM,

O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza realiza nos dias 27, 28 e 29 uma Oficina de Planejamento Estratégico para o Ano de 2008. O Objetivo segundo o Diretor do Hospital, Dr. Paulo de Tarso Ribeiro, é definir junto ao corpo gestor e funcionários do HUBFS sua missão, para assim estabelecer as metas para 2008.

Na abertura do evento, a quinta-feira (27), estarão presentes: a Secretária Estadual de Saúde, Dra. Laura Rossete, a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Rejane Jatene e a Vice –Reitora da UFPA, Dra. Regina Feio.

Dr. Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira assumiu a diretoria do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza no dia 28 de janeiro deste ano. Formado em psicologia pela UFPA , é doutor pela Fundação Oswaldo Cruz - RJ em Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Amazônica.

---------------------------

Esta é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para passar a limpo todas as denúncias feitas em relação a setores do hospital. Também será importante para aparar as arestas com Rejane Jatene que, sabidamente, boicotou o hospital ao longo dos últimos 18 meses. Segundo fontes do blog, a Secretária de Saúde de Belém teria retirado metas do SUS do Bettina para favorecer clínicas da iniciativa privada. É caso para se apurar.

Fechamento da enquete

Encerra hoje, às 22h26min, a enquete sobre as eleições para reitor. Aproveite para votar.

A saúde? Vai mal, obrigado!

No porta ORM

A Defensoria Pública do Pará divulgou nesta quarta-feira (27) o relatório final de visitas ao Pronto-socorro do Guamá e Pronto-socorro 14 de Março. O documento foi elaborado pelos defensores públicos do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e encontrou graves irregularidades nos dois principais hospitais de urgência e emergência do Estado. Segundo o documento, falta higiene, equipamentos e o espaço físico não é adequado nos dois hospitais. A Prefeitura de Belém e a Secretaria Municipal de Saúde deverão ser notificadas e receberão um prazo para corrigir as irregularidades.

O Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública passou a existir em setembro de 2007, em novembro recebeu denúncia de que no Pronto-socorro do Guamá não tinha remédios suficientes para os pacientes. A denúncia motivou uma ação civil pública.

No mês de fevereiro de 2008 os defensores visitaram os dois PSMs de Belém. No dias 13 e 14, Anderson Pereira e Andréa Farias estiveram no Guamá. Nos dias 21 e 22, os mesmos defensores, além da defensora Ana Paula Marques estiveram no da 14 de Março. Em ambas as visitas foram constatadas inúmeras irregularidades.

Guamá - O relatório cita informações da direção do Hospital de que são feitos 500 atendimentos por dia e mais de 11 mil por mês, muito mais que a capacidade do hospital, que seria de 6 mil atendimentos por mês. Esse, segundo os funcionários do hospital, seria o principal motivo da falta de medicamentos. O repasse é feito de acordo com a capacidade de atendimento e não o número real de pacientes.

Os funcionários denunciaram as péssimas condições de trabalho e clamavam por melhorias na estrutura física. Eles pediam também o repasse de materias médicos e farmacêuticos e novos leitos em hospitais para fazer a tranferência de doentes. Nos dias da visita cerca de 140 pacientes precisavam de transferência e não existiam leitos em outros hospitais.

Entre os pontos mais graves que constam no relatório são as denúncias de que desde o início do ano a Sesma não envia material específico para a esterilização do material cirúrgico do Hospital, diz o relatório: 'Sem ter o que fazer os mesmos são obrigados a realizar a limpeza com água (não tratada) e sabão (comum/ sabonete), mesmo sabendo do perigo de infecção dos pacientes. A argumentação é de que não existe saída, ou se lava com água e sabão ou se deixa sujo'.

A equipe de denfesores encontrou no Guamá 19 macas com doentes nos corredores e diz que o ambiente era 'abafado, fazia muito calor e os pacientes suavam', destacando ainda que 'o chão era sujo e possuía restos de materiais cirúrgicos espalhados'.

A situação mais crítica é no chamado POSTO 3, localizado no andar superior, que serve de base para o CTI, salas de pós-operatório e ala pediátrica. 'As infiltrações tomam conta de todo o ambiente. Os medicamentos são raramente abastecidos e muitos pacientes ficam sem receber curativos em virtude da falta de gaze e esterilizantes'. No Centro de Terapia Intensiva foi relatado um enorme caso de contágio de uma bactéria mortal, que acomete os pacientes que ficam nos leitos.

14 de março - Segundo o relatório o HPSM da 14 de março possui 148 leitos, atendendo de 600 a 650 pessoas por dia, e que, por esse motivos os materiais médicos e hospitalares não são suficientes. Entre 40% e 60% dos pacientes, seriam oriundos do interior do Estado, o que torna o hospital um intermediário para o ingresso nos demais hospitais públicos.

A equipe de defensores observou que no primeiro dia de visitas várias salas, entre elas enfermarias, UTI e corredores tinham lixo espalhado pelo chão. As lixeiras estavam descobertas, misturando lixo hospitalar com lixo comum.

O banheiro coletivo, para uso dos pacientes 'não apresentava nenhuma condição de higiente, estava fétido e sujo'. A sala conhecida com 'Choque', onde são recebidas as pessoas que necessitam de cirurgias urgentes 'é totalmente inóspita à saúde humana'. Os defensores relatam ainda que 'muito sangue pode ser avistado pelo chão e, enquanto os médicos operam, funcionários são vistos sem a utilização de proteção nas mãos e rostos'.

Problemas encontrados no Pronto-socorro do Guamá também foram relatados na 14 de março, como o grande número de infiltrações e a falta de material para a higiente dos equipamentos. A higiene também é feita com água e sabão.

No necrotério constatou-se que só há uma câmara refrigeradora para comportar os falecidos no hospital, mas o número de falecimentos diários é de 4 a 5 pessoas.

Nas conclusões do relatório os defensores pedem a visita da Vigilãncia Sanitária, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para analisar as condições de insalubridade, higiene e segurança nos locais e recomenda ao município a aquisição de novos equipamentos, aumento no fornecimento de medicação e reforma e ampliação das instalções e afirma a necessidade de um Termo de Ajustamento de Conduta para garantir a boa prestação dos serviçõs de saúde dos hospitais.

Sesma - A Secretaria Municipal de Saúde informou através da Assessoria de Comunicação que só vai se pronunciar sobre o relatório quando for oficialmente comunicada do conteúdo do documento. Segundo Thaiane Santos, da Ascom da Sesma, nem o Gabinete e nem o Departamento Jurídico da Secretaria receberam o relatório da Defensoria Pública.

Marituba - canto da sereia

Anaice, Bertoldo Couto e Mário Filho, com pesquisas em baixo do braço, disputam a simpatia do governo do estado. Cada um deles afirma que está liderando as preferências populares.

MPF já denunciou 15 por trabalho escravo em 2008 no Pará

No site do MPF

Sete ações apontam crimes recorrentes: falta de condições de trabalho, moradia e alimentação.

Já chega a 15 o número de pessoas denunciadas este ano à Justiça Federal por submeterem trabalhadores a condições semelhantes à da escravidão no Pará. Em sete ações do Ministério Público Federal (MPF) no Estado, as acusações são recorrentes: falta de condições mínimas de higiene, moradia e alimentação, ausência de formalização dos contratos de trabalho e de equipamentos de proteção, indução ao endividamento, além do trabalho infantil e de outras irregularidades.

“A água consumida era oriunda de fontes naturais, sem nenhum tratamento, estando sujeita a contaminações por agrotóxicos, e se encontrava com coloração barrenta e turva devido à contaminação por excremento dos animais e lixo”, registrou o procurador da República Marco Mazzoni na ação contra os responsáveis pelo trabalho escravo na fazenda São José, em Marabá, sudoeste do Estado, região onde está a maioria das fazendas denunciadas.

Em outra denúncia, o procurador da República Ubiratan Cazetta informou à Justiça que na fazenda Pau D'Arco, localizada em Ipixuna, no nordeste paraense, dezessete trabalhadores foram obrigados a morar em um curral abandonado, enquanto outro empregado tinha que dormir na balança de pesar gado.

Em 2007, o MPF no Pará ajuizou 58 ações contra responsáveis por trabalho escravo em fazendas do Estado. Apesar de o maior número de ações ter enfocado crimes em fazendas na região sudeste, o município campeão de denúncias foi Pacajá, no sudoeste do Estado, com oito ações ajuizadas (acesse abaixo tabela com nomes dos denunciados em 2007, as fazendas e municípios e a situação de cada processo).

Entre os denunciados no ano passado encontram-se prefeitos, cujos nomes estão sob sigilo judicial, os acusados pela morte da missionária Dorothy Stang Regivaldo Pereira Galvão e Vitalmiro Bastos de Moura, e os responsáveis pela fazenda e usina Pagrisa, de Ulianópolis, onde o grupo especial de fiscalização móvel do Ministério do Trabalho resgatou 1.064 empregados, a maior libertação já realizada pela equipe.

Relação dos denunciados em 2008, com as respectivas fazendas e municípios:

Cleomar Sousa Freitas - fazenda Pau D'arco, Ipixuna
Divino Carlos Gomes - fazenda Ilha Branca, Tucuruí
Divino Martins Arruda - fazenda 5 Irmãos, Bannach
Ediones Bannach - fazenda 5 Irmãos, Bannach
Francisco Alves do Nascimento - fazenda Cajueiro, Itupiranga
Ivandilson da Costa Melo - fazenda Pau D'arco, Ipixuna
Joaquim José da Silva - fazenda 5 Irmãos, Bannach
Jonas Gomes do Nascimento - fazenda Cajueiro, Itupiranga
José de Oliveira Lima - fazenda Sempre Verde, Pacajá
Josiel Gomes do Nascimento - fazenda Cajueiro, Itupiranga
Magnon Coelho de Carvalho - fazenda São José, Marabá
Marcos Alves Carneiro - fazenda São José, Marabá
Moacir Rodrigues da Cunha - fazenda 5 Irmãos, Bannach
Vicente Ferreira Freire - fazenda 5 Irmãos, Bannach
Zelzito Gonçalves Meira - fazenda Planalto, Itupiranga

Eleições UFPA - Indefinição marca sucessão

Apesar das movimentações em torno das eleições para reitor da UFPA, predomina ainda um quadro de indefinição. O grupo formado pela administração superior e pelos diretores dos institutos, o chamado grupo dos dirigentes, dispõe de cinco nomes: Regina Feio, Licurgo Brito, Roberto Dall'Agnol, Ney Cristina e João Guerreiro. A oposição dispõe dos nomes das Profas. Olgaises e Ana Tancredi. Numa zona intermediária - uma vez que não são oposição, mas também não integram o grupo de dirigentes -, surgem os nomes de Maneschy, Marlene Freitas e Ricardo Ishak. Recentemente, postagem anônima sugere nomes como Cristovão Diniz, Selma Leite e Marcos Ximenes. Ou seja, a única certeza que se tem é que está tudo incerto.

Os currículos dos candidatos

Disponibilizarei um resumo do currículo Lattes dos principais nomes cogitados para a reitoria da UFPA.

O currículo de Ana Tancredi

Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1969) e mestrado em Scienze Dell' Educazione Psicopedagogia - Università Italiana Degli Studi Di Torino (1976) e Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas/São Paulo.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, creche e pré-escola, Constituição Federal 88, LDBN, politicas públicas e carreira.(Texto informado pelo autor)
Última atualização do currículo em 27/11/2007

Veja aqui o currículo completo.

O currículo de Dall'Agnol

Roberto Dall'Agnol, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A, Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972); doutorado em Petrologia com ênfase em granitos na Universidade Paul Sabatier (Toulouse, França, 1980). Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2002; Atualmente é representante da Área de Geociências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; professor adjunto 4 da Universidade Federal do Pará, onde exerce o cargo de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação; lider do Grupo de Pesquisa Petrologia de Granitóides do Centro de Geociências da UFPA; Líder do projeto IGCP-510, A-type Granites and related rocks through time (IUGS-UNESCO); Desenvolve pesquisa em petrologia e geoquímica de granitos e evolução crustal do Cráton Amazônico. Coordenou, no período de 2000 a 2006, o Núcleo Pronex "Magmatismo, evolução crustal e metalogênese de Carajás e províncias adjacentes".(Texto informado pelo autor)
Última atualização do currículo em 14/04/2007

Veja aqui o currículo completo.

O currículo de Licurgo

Licurgo Peixoto de Brito possui graduação em Licenciatura Em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1979), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Federal do Pará (1984) e doutorado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (1994). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Métodos Eletromagnéticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Ensino de Ciências e Imageamento Eletromagnético.(Texto informado pelo autor)
Última atualização do currículo em 23/07/2007

Veja aqui o currículo completo.

O currículo de Maneschy

Carlos Edilson de Almeida Maneschy, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C, possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Engenharia Mecânica - University of Pittsburgh (1986). Atualmente é consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e professor titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Análise de Tensões, Mecânica dos Sólidos e Mecânica nâo Linear(Texto informado pelo autor)
Última atualização do currículo em 28/08/2007

Veja aqui o currículo completo.

O currículo de Marlene Freitas

Marlene Rodrigues Medeiros Freitas possui mestrado em Direito (Direito Público) pela Universidade Federal do Pará (2000) . Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Pará e Procuradora do Instituto de Previdencia e Assistência dos Servidores do Estado do Pará. Tem experiência na área de Direito. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)
Última atualização do currículo em 27/11/2005

Veja aqui o currículo completo.

O currículo de Olgaíses

Olgaíses Cabral Maués, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1969), com mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1979) e doutorado em Sciences de L'éducation - Université des Sciences et Technologies de Lille III (1994), Lille, França. Fez pós-doutorado na Université Laval, Quebec, Canada em 2002. É professora Associado I da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora Produtividade do CNPq, Professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Coordena Pesquisa, orienta em nível de graduação e pós-graduação. Trabalha com as seguintes disciplinas: Sociedade, Trabalho e Educação, Sociedade Estado e Educação, Políticas Educacionais, Reformas Educacionais na América Latina. Tem experiência na área de Políticas Públicas, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para a educação superior, avaliação da educação, formação de professores, trabalho docente. É membro associado do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante. (CRIFPE), pertencente à UNIVERSITÉ LAVAL- Quebec, Canadá. É associada às seguinte entidades acadêmico-científicas : -Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE); -Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED); Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC ); Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE). (Texto informado pelo autor)
Última atualização do currículo em 07/02/2008

Veja aqui o currículo completo

O currículo de Regina Feio

Regina Fatima Feio Barroso possui doutorado em Odontologia (Odontologia Social) pela Universidade Federal Fluminense (1995) . Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Odontologia. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)
Última atualização do currículo em 22/09/2006 Endereço para acessar este CV:

Veja aqui o currículo completo.

o currículo de Ricardo Ishak

Ricardo Ishak, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D, Graduado em Biomedicina, pela Universidade Federal do Pará (1975), obteve seu mestrado (Masters in Public Health) na Yale University, USA (1978), na área de Epidemiologia e Controle de Doenças Infecciosas. Trabalhou no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, da Universidade Federal de Goiás, nos anos de 1978 - 1980 e transferiu-se para o atual Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, onde permanece até o momento. No ano de 1982, foi para a Inglaterra e em 1985, obteve seu PhD em Virologia, na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Em 1991 prestou concurso e alcançou o posto de Professor Titular do ICB, no qual exerceu o cargo de Diretor, no período de 2002 - 2005. Atualmente, desenvolve atividades de ensino na graduação e pós-graduação (programas de Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários da UFPA e de Medicina Tropical da Universidade de Brasília). Além do ensino, desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia Médica, trabalhando com agentes como o HTLV, HIV, VHB, VHC, HHV-8 e a Chlamydia trachomatis e C. pneumoniae.(Texto informado pelo autor)
Última atualização do currículo em 28/08/2007

Veja aqui o currículo completo

Eleições UFPA - A resposta de Licurgo

Em resposta ao e-mail no qual pergunto se seria candidato a reitor da UFPA, o Prof. Licurgo Brito responde:

Prezado Jefferson

Minha resposta é semelhante a do prof. Dall'Agnol. Não me considero de fato candidato, por isso não me interessei de enviar curriculo.

Porém meu curriculo está disponível na Plataforma Lattes no site do CNPq.Caso tenhas problemas me avise.

Abraço,

Licurgo

Eleições UFPA - A resposta de João Guerreiro

Em resposta ao e-mail no qual pergunto se seria candidato a reitor da UFPA, o Prof. João Guerreiro responde:

Prezado Jefferson,

Inicialmente, devo esclarecer que por estar ausente de Belém recebi tuamensagem apenas nesta data, mas apresso-me em responder, informando quenunca cogitei a possibilidade de vir a ser candidato ao próximo pleito areitor e, em função disso, nunca manifestei a quem quer que seja essaintenção.Quanto ao meu nome ser lembrado para participar desse pleito, devo dizer queme sinto lisongeado, entendendo porém como algo natural na medida em quetenho alguma experiência administrativa acumulada na UFPA, pois fuipró-reitor e atualmente ocupo um cargo que tem uma relativa visibilidade naacademia.Também quero afirmar que minha atuação acadêmica sempre foi em equipe e quepor essa razão entendo que a possibilidade de qualquer integrante do grupode trabalho do Prof. Alex Fiuza de Mello, do - qual faço parte, ainda que naFadesp - de concorrer ao cargo de reitor deva ser discutida e construída,necessariamente, no âmbito desse grupo.

Cordialmente,

João F. Guerreiro

Antônio Armando é denunciado pelo MPF

No site do MPF

Prefeito de Marituba e 16 funcionários são acusados de desviar R$ 1,9 mi da saúde

MPF quer a suspensão dos direitos políticos dos envolvidos e a devolução dos recursos em dobro.

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará ajuizou na semana passada quatro ações por improbidade administrativa contra o prefeito de Marituba, Antônio Armando Amaral de Castro. Juntamente com 16 funcionários da prefeitura, seis empresas e um empresário, ele é acusado de fraudes em licitações, má administração e desvio de R$ 1,9 milhão em recursos públicos. Detectadas por fiscalizações da Controladoria Geral da União (CGU), as irregularidades apontadas pelo MPF são relativas à execução do programa de atenção básica da saúde, cujos recursos foram encaminhados ao município pelo Ministério da Saúde. Na esfera da prefeitura, além de Castro foram denunciados três secretários municipais, a tesoureira do município, o presidente e 11 membros da comissão permanente de licitação. Segundo o MPF, faltou publicação de editais, termos aditivos foram assinados depois do fim do prazo de contrato, não foram realizadas licitações obrigatórias ou foram apenas simuladas e não foram apresentados comprovantes fiscais. Para a construção de um posto de saúde, foi contratada uma empresa cujos sócios-propritários são os irmãos e a mãe da tesoureira municipal. A empresa recebeu por serviços não realizados e partes da obra foram executadas em desacordo com o especificado e com qualidade inferior ao que foi contratado. Recursos que deveriam ser aplicados em saúde foram usados para a compra de computadores e pagamento de contas telefônicas. Caso condenados de acordo com a solicitação do MPF, os acusados perderão suas funções públicas, terão que devolver os recursos, terão seus direitos políticos suspensos por oito anos e serão obrigados ao pagamento de multa equivalente ao dobro do valor desviado e de indenização por danos morais, além de ficarem impedidos do contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais e creditícios por cinco anos.

Promotora quer por fim à superlotação em carceragens de Belém

O Ministério Público do Estado, por meio da Promotora de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, Elaine Castelo Branco, ajuizou Ação Civil Pública com pedido de liminar, contra o Estado do Pará por oferta inadequada de estabelecimentos destinados a presos provisórios na Capital. Dentre outros pedidos, a promotora requer que seja concedida liminar determinando a remoção de todos os presos que estejam excedendo o número máximo permitido em cada cela das unidades de Belém, bem como seja estabelecido prazo de seis meses para que sejam desativadas todas as alas das delegacias e seccionais até que sejam atendidas as exigências as condições exigidas por lei para o seu funcionamento.

Em procedimento administrativo para apurar a situação dos presos provisórios nas seccionais de Polícia de Belém, o MP constatou inúmeras irregularidades, desde a superlotação carcerária, que excede em 100% a capacidade permitida, até desvio de função dos policiais civis, problemas relacionados à alimentação dos presos, condições insalubres, falta de celas destinadas à população feminina e a portadores de necessidades especiais, dentre outros problemas, que configuram o que a promotora denomina de “situação caótica”. O MP expediu diversas recomendações à Secretaria de Segurança Pública, não obtendo qualquer resposta. (veja a matéria completa aqui)

Quem será o vice de Pioneiro?

O Pr. Divino era o mais cotado para ser o vice de Pioneiro. Porém, depois que o pastor votou pela reprovação das contas do ex-prefeito, a relação dos dois ficou bastante estremecida, chegando ao ponto de Pioneiro "botar pra correr" de sua casa o ex-aliado. É que Pioneiro não perdoa a traição de quem até a casa onde mora lhe deve.

Duciomar quer vice de Pioneiro para PTB

Duciomar Costa já sinalizou para Pioneiro que está disposto a apoiá-lo, desde que a vice seja dada para a vereadora Rosilene Souza, do PTB. Daniel Lavareda quer a vice para seu irmão, o vereador Muca. O conselheiro disse que tem possibilidades de articular apoio financeiro para alavancar a candidatura dos dois. Porém, se um dos dois for o escolhido, haverá a primeira defecção da candidatura de Pioneiro. É que Elias Barreto também tem esperanças de ser o vice e já avisou que está fora se não for vice. Pioneiro prefere alguém de sua confiança e que, ao que tudo indica, não faz parte desta lista de pretendentes.

Bettina - o pomo da discórdia

Duas postagens anônimas em revelam o pomo da discórdia no Hospital Universitário.

Anônimo disse...
pessoal, nao sei pq do stress, o periodo de boi voar no betina acabou! O paulo de tarso que de burro nao tem nada sabe das coisas e é claro que nao vai deixar que aconteca no hospital os mesmos desmandos da epoca da dra elizabete, duvido que os esquemas continue e é claro que tem gente que está xiando e vai xiar mais ainda pq vai ter que trabalhar. tem que mandar um monte de fadesp, que nao faz nada, embora principalmente no nuac, um veradadeiro cabide de emprego. Limpeza na folha pessoal, vamos trabalhar mais e mexiricar menos.
2/24/2008 9:41 PM


Anônimo disse...
O Bettina gasta mais de R$ 20.000,00 por mês só de gratificação pras chefias (que já recebem FG). Com a folha da Fadesp são mais de R$ 100.000,00. Tem que passar a vassoura e lipar geral.
2/25/2008 7:42 AM

Pioneiro condiciona candidatura a apoio do PSDB

Pioneiro chamou Jatene e avisou:
- Se não tiver apoio do partido, não saio candidato.
Jatene comprometeu-se a conseguir o tal do "apoio" (entenda-se como apoio recursos financeiros em torno de seis milhões de reais) e partiu para o destino de todos os tucanos que buscam o mesmo: o Palácio dos Bandeirantes.

Novo presidente de Cuba anuncia que vai eliminar proibições

Raúl Castro, novo presidente de Cuba, anunciou neste domingo durante seu discurso de posse no Parlamento que, na próxima semana, começará a "eliminar proibições", como parte das primeiras medidas de reforma econômica, (mais aqui)

Dinheiro de corrupção

Na Folha de São Paulo

Ex-deputado de Alagoas cobra "dinheiro de corrupção"; ouça gravação feita pela PF

SÍLVIA FREIRE da Agência Folha, em Maceió

Gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal com autorização da Justiça mostram deputados e ex-deputados estaduais de Alagoas cobrando o recebimento de parcelas de um suposto esquema criminoso que desviou cerca de R$ 280 milhões da Assembléia Legislativa e da União e durou de 2001 até o ano passado.

Em uma das gravações obtidas pela Folha, o ex-deputado Gilberto Gonçalves (PMN) liga para o então diretor de recursos humanos da Assembléia, Roberto Menezes, e cobra dele o recebimento de dinheiro.

As gravações, feitas em março e abril de 2007, fazem parte do inquérito da PF que resultou na Operação Taturana, de dezembro do ano passado, na qual 41 pessoas suspeitas de integrarem a organização foram presas e dez deputados estaduais alagoanos --entre eles o presidente da Assembléia, Antônio Albuquerque (DEM), apontado como líder do esquema-- foram indiciados sob suspeita de desvio de dinheiro público.

Ouça a gravação: http://media.folha.uol.com.br/brasil/2008/02/23/deputados.mp3

Eleições UFPA: A resposta de Marlene Freitas

Em resposta ao e-mail no qual pergunto se seria candidata à reitoria, a Profa. Marlene Freitas responde:

Prezado Jefferson, quero agradecer a sua atenção e gentileza ao incluir o meu nome dentre os possíveis candidatos à Reitoria. Considero, entretanto,que esse movimento é precoce, estamos há mais de um ano do término do mandato do Reitor Alex; julgo que especulações nessa direção acabam por deslocar o foco das preocupações da UFPA, com tantos projetos e programas a resolver neste ano de 2008. Grata, cordialmente, marlenefreitas

Funcionária do Ibama é acusada de gastar R$ 23 mil em clínica de estética

Na Folha Online

Uma funcionária da área contábil do Ibama (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Goiânia (GO) teria gasto R$ 23 mil em uma clínica de estética com verbas do instituto, revela reportagem do "Jornal Nacional", da TV Globo, exibida na noite deste sábado. Ela não teve seu nome divulgado.

Segundo a reportagem, os gastos foram registrados a partir do ano de 2005 e os pagamentos eram feitos por intermédio de depósitos bancários. Os dados foram colhidos no portal Portal da Transparência, mantido pela CGU (Controladoria-Geral da União), e são alvo de investigação do Ministério Público Federal.

A reportagem da emissora entrevistou uma esteticista que confirmou os serviços prestados. O procurador do caso, Carlos Drewes, disse que o que mais lhe chamou a atenção foi o fato de o gasto ter sido feito de forma paulatina.