30-09-2012- Flexa e Wlad poderiam surpreender

Duas outras personalidades políticas do Pará, poderão se movimentar no dia de hoje: o senador Flexa Ribeiro e o deputado federal Wladmir Costa, ambos "tentados" pelo PSD, que no Pará é uma sublegenda tucana.

30-02-2012: hoje é o dia D para filiação ou mudança partidária

Até o final do dia de hoje muitas novidades podem surgir no cenário político paraense, com repercussão para as eleições de 2012. A grande expectativa é sobre os rumos do ex governador Almir Gabriel.   Todos apostam que Almir só se filia se tiver o aceno de uma forte organização partidária ou administrativa, como o governo de Belém.

2014: seleção brasileira- Jatene faz gol de placa

A vinda da seleção brasileira recentemente em Belém e o anúncio de que  Belém será sede da copa américa em 2015, foi um gol de placa do governador Jatene. Notem, Ana Júlia perdeu de goleada a copa do mundo para Manaus e agora, Jatene produziu uma articulação que envolveu notórios políticos tucanos de projeção nacional e garantiu a copa américa.

Sem dúvida nenhuma, ninguém disse a Ana Júlia, que se a questão do futebol não soma eleitoralmente, podemos afirmar com certeza que, desconsiderar esta variável, como foi o caso da copa do mundo, ajudou a criar grande rejeição a Ana em 2010.  Ou seja, evitar ações e omissões que levem a rejeição de grande escala,  deve ser a preocupação permanente dos governantes

Benevides 2012: Edmauro vai emplacar sucessor? quem?

Em Benevides o jogo está em aberto. O prefeito Edmauro termina oito anos de mandato em 2012. Muitos pretendentes já se lançam para a disputa eleitoral. O atual prefeito deve decidir se apóia o ex prefeito e ex patrono Solon, ou se lança candidato próprio, mesmo  que este nome ainda não exista hoje.  O PMDB estará forte nesta disputa.

2012: Jáder e o dilema do STF

Podemos afirmar que o STF está castigando o senador eleito Jáder Barbalho. Diríamos que Jáder está no "tronco". Quem entende um pouquinho dos princípios constitucionais brasileiro, sabe que o direito de assumir seu mandato é uma questão de direito.  Dizem nos bastidores, que os ministros do STF buscam alguém que tenha a coragem de prolatar uma sentença,  negando o mandato a Jáder com base "no transitado em julgado". Jáder seria o único caso a  ser enquadrado na Lei do Ficha Limpa nas eleições de 2010.

Creio que  quem é defensor do Estado de Direito Democrático,  jamais poderia deixar de concordar que Jáder, assim como a lei 135/2010 são inaplicáveis  nas eleições de 2010.  Não importa quem ganhará ou quem perderá com a decisão do supremo que  negou aplicabilidade da lei 135 nas eleições de 2010, o que importa é que as regras do jogo devem prevalecer, de acordo com o STF.

PSC lançará candidato a prefeito de Belém

Com uma chapa composta de 54 nomes, pelos menos 08 candidatos possuem potencial eleitoral de 4 mil votos, o PSC se apresentará para a disputa  majoritária em Belém.  O nome que encabeçará a chapa será um pastor intelectualizado, o Pastor Luis Henrique.

2012: Sérgio Pimentel no PSL

Pimentel é um plano de B de  Dudu para Belém.  Nas próximas 36 hs, saberemos onde se filiará o ex governador Almir Gabriel.  Este nome, se bem articulado, pode causar impacto no processo sucessório de Belém.

2012: os partidos satélites como sublegenda

Partidos satélites  são aqueles  que são criados como uma espécie de sublegenda de um  outro partido mais influente. Assim o PSL e o PRTB são satélites do PTB, o PHS  é satélite do PMDB e o PSD é satélite do PSDB.

Podemos também afirmar que os partidos satélites são mecanismos de atender demandas de candidaturas não contempladas no âmbito de uma única legenda.

Crise Européia: Imposto sobre capital financeiro para enfrentar o iminente hecatombe

 O parlamento europeu, com a aprovação da França, Alemanha e Inglaterra aprovaram taxação sobre transações financeiras com o objetivo de capitalizar a zona do euro para o enfrentamento da grave crise da dívida que assola a região.  O imposto deve começar a operar em 2014 e deverá arrecadar 55 bi de euros/ano. Veja mais aqui

Bandido no parlamento?

Notícias de bastidores indicam que um deputado estadual paraense deverá cair nas garras da Polícia Federal nas próximas horas, motivo: tráfico de drogas.

Brasília: 594 vassouras contra a corrupção

Ontem foram postadas em frente ao congresso nacional 594 vassouras verdes amarelas. Estas vassouras serão entregues, hoje (28) a cada deputado e senador.  Esta vassourada significa a largada de um movimento social de combate à corrupção generalidade que vem assolando as instituições políticas, administrativas e judiciárias no Brasil.

Creio que a primeira consequência deste movimento seria uma profunda reforma política e institucional, a começar pelo financiamento público de campanha, o segundo passo seria endurecer o código penal contra os crimes do colarinho branco e o passo final seria aprofundar a transparência pública, através de portais detalhando os gastos públicos e a institucionalização do controle social sobre as políticas públicas.

STF: presidente do supremo "peita" ministra que afirma que existe bandido de toga

O presidente do STF Cézar Peluso questionou frontalmente a ministra Eliana Calmon que declarou publicamente que existe bandido de toga. A ministra corregedora geral de justiça, informa que existe muito veto  a apurações de denúncias  de crime dentro do judiciário.  Toda esta celeuma foi criada às vésperas de um eventual ataque ao controle externo ao judiciário. Leia mais aqui

NPI: crianças sem merenda escolar

Desde o início de agosto  a Escola de Aplicação da UFPA está sem merenda escolar. O que está acontecendo?

Dudu 2012: Plano B para Belém

A filiação de Sérgio Pimentel no PRTB indica que o prefeito Dudu sempre terá um plano B  e C como cacife final para as negociações visando a sucessão de 2012 em Belém.   Caso  os acordos com o governo estadual venham a falir, o prefeito terá duas opções: Almir e Sérgio Pimentel. O nome de Almir é a moeda de troca, indireta, que Dudu tem para negociar com Jatene. Por outro lado, Sérgio Pimentel é o recurso final de Dudu, caso todas as demais negociações venham a dar com os "burros n'agua". Dudu quer o senado em 2014.

Marabá 2012: Maurino do céu em 2008 ao inferno em 2011

O prefeito de Marabá Maurino Magalhães saiu do céu para o inferno nos últimos três anos. Antes tinha em torno de 80% de avaliação positiva, hoje tem 60% de avaliação negativa.

Marabá 2012: rejeição e demandas centrais

Maurino  é o mais rejeitado pela população, chegando a 50%. Já saúde, segurança e asfalto são as maiores demandas da população de Marabá.

Marabá 2012: Tião domina intenções de votos

Há um ano do pleito de 2012 o ex prefeito Tião Mirando é o nome mais lembrado para a prefeitura de Marabá  e está com quase 40% das intenções de votos.  Em segundo lugar aparece Maurino com não mais do que 20% das intenções de votos. Salame está em terceiro.

Só tem uma chance de Maurino voltar a ser competitivo: responder as principais demandas populares e torcer para que a oposição saia totalmente dividida entre PT, PMDB, PTB e PPS.

Ataque ao Bilhetim: Blog em manutenção parcial

Após os ataques de hackers o Bilhetim está em manutenção parcial. A google está examinando a fonte dos ataques e para tal está analisando toda a lista de blogs e em breve oferecerá relatório. Logo depois reapresento minha lista de blogs, e a contagem de leitores.

2012: Dudu chegando às classes médias

Dudu dispõe de pesquisas e sabe de suas dificuldades nos estratos de classe média de Belém. Não é por acaso que Dudu está  drenando e asfaltando condomínios de classe média. Com esta tática, Dudu, de grão em grão vai enchendo o papo, ou seja, o alcaide de Belém já sabe que com esta tática alcançará peso eleitoral o suficiente, dentro de bolsões de classes média, capaz de o tornar um grande eleitor em 2012 e viável eleitoralmente em 2014  para cargos majoritários, como na disputa do senado.

Bilhetim à meia vela

O Bilhetim  apesar de estar no ar, está em manutenção. Toda a lista de blog está sob análise especializada. Somente após minuciosa análise este blog voltará a divulgar minha lista de blogs. Estamos procurando a origem da mensagem terrorista que afirma que este blog estaria transmitindo vírus aos nossos leitores.

Edmilson 2012: uma base sectária

A base orgânica da candidatura Edmilson não aceita coligação ao centro.  Para pensar em vencer um segundo turno, Edmilson precisa ir ao centro. Em síntese, com o veto de coligação ao centro, Edmilson deverá tentar alcançar o espectro de centro através do discurso, seria o Ed  menos radical e atacando bolsões  eleitorais que tradicionalmente não o sufragariam.

Hackers: Ataque ao Bilhetim

Hackers estão tentando evitar acesso ao Bilhetim através do terror. Estão emitindo uma nota de alarme de vírus que poderia atingir quem venha acessar ao Blog.  Não existe nenhum vírus, o que existe é um ataque contra este Blog, que vem defendendo o Pará sem fragmentação. 

Mais impostos?

A ministra Ideli Salvati admite que o governo pensa e já articula um novo imposto para financiar a saúde. Na época do império se pagava 1/5 do que se ganhava  para o governo. Tiradentes foi enforcado por causa da "derrama". Hoje pagamos 40% do que ganhamos aos cofres públicos e não recebemos em  bens públicos, nem 10% deste valor. Leia mais sobre a sede de impostos do governo, aqui

São Paulo: venda de Emendas Parlamentares

Está se confirmando as informações de que deputados  estão vendendo emenda parlamentares em São Paulo.  Ou seja, o deputado ao alocar as emendas, já saberia que seria remunerado por esta " bondade". Leia mais aqui

2012: Dudu avança e junto com Jordy pode colocar Edmilson em risco

O mesmo povo da periferia que sonha com a volta de Edmilson, elegeu Dudu por duas vezes em Belém. Agora, Dudu dá uma arrancada espetacular em seis meses e sai de 75%  de rejeição  para 50%. Neste rítmo, Dudu chegará daqui a seis meses entre 25 e 30% de rejeição. Ou seja, Dudu se transformaria em um super cabo eleitoral. Caso o candidato de Dudu  venha a ser Almir, poderemos ver o eleitorado de Edmilson cindido em dois: de um lado perderá para o candidato de Dudu na periferia e,  nas classes médias,  dividirá com Jordy. Neste contexto o favoritismo de Edmilson entra em crise e tudo pode vir acontecer na passagem ao segundo turno e aí a máquina do estado poderá  disputar em igualdade de condições, a colocação de seu eventual candidato no segundo turno.

Plebiscito: quem ganha e quem perde?

Pará hoje: gasta 16% do PIB com a máquina: os 3 poderes, o funcionalismo e as verbas de custeios (água, luz, telefone, fotocópias, papel etc).

Pará após a divisão: gastará 20% com esta mesma máquina.  O Pará, hoje, dispõe de 350 milhões para investimento/ano.

Tapajós: gastará 48% do PIB para manter a máquina. Quem ganhará com a divisão: 20 mil novos funcionários e os novos juízes, deputados e secretários de estado. Quanto sobra para investimento na sociedade?...Alguma coisa próxima de menos 100.

Carajás: gastará 29% do PIB com a máquina. Quanto sobrará para investimento para a sociedade? Alguma coisa próxima de   menos 50.

O Pará, rico territorialmente e com a perspectiva legal de compensação das perdas com a desoneração das exportações, cobrança dos impostos da energia na fonte  e não no destino, verticalização da produção  através do novo código mineral: significa a perspectiva de um  futuro  auspicioso para todo o povo do Pará.

Hoje, o protagonismo de um território se baseia em seu potencial enriquecimento econômico e não  no número de deputados estaduais, federais e senadores. É só nos fazermos a seguinte pergunta: "Qual a qualidade da representação do Pará no congresso nacional?" e, "Qual a qualidade parlamentar dos representantes de Carajás e Tapajós na câmara e no senado?" Qual a garantia de que, como num passe de mágica, se transformariam em políticos republicanos? Parece até uma piada de mau gosto.

O poderio do sudeste advém de dois fatores conjugados: poder econômico e tamanho do eleitorado que se replica na quantidade de deputados federais. E estas perspectivas se coloca para o Pará. Queremos um Pará poderoso, ou três Sergipes empobrecidos?

Uma coisa é certa: Carajás, querendo  o complexo mineral e Tucurui e, Tapajós querendo Belo Monte, o que sobraria para o Pará? Nada! E a maior vítima seria o povo do Pará. Imaginem o Pará ficando com 17% do território e  70% da população.  Seria uma índia pobre e em miniatura.