17 reunião do CONSUN?

Informações de bastidores indicavam até quinta feira à noite que a próxima reunião do CONSUN seria na próxima terça feira (17). Como as informações oficiais a este respeito andam parcas na UFPA corre a boca pequena inúmeros boatos em torno de uma iminente conspiração que objetivaria mudar, dentro do CONSUN, o resultado das eleições na UFPA, que colocou Maneschy no primeiro da lista. Eu particularmente acredito que esta informação não tem condições de progredir, pois o CONSUN já homologou o resultado daquelas eleições (03-12). Ninguém em sã consciência teria coragem de propor aos membros do CONSUN semelhante indecência. O CONSUN já demonstrou objetivamente que acata o resultado eleitoral. O resto é um mal sonho de corrupção política.

Novo reitor: a lista vai voltar mesmo

O MEC confirma: a lista deve ser feito com base nos dispositivos legais. Na UNB a eleição foi paritária, porém foi encaminhada como manda o figurino. Tem gente que sonha com o golpe e já fala em eleição secreta. A lei nada fala sobre isso. O CONSUN já falou: a lista vai com Maneschy na cabeça. O CONSUN não se curvou às conspirações golpistas. O CONSUN manterá sua posição. Quem imaginar ao contrário passará vexame histórico. Quem viver verá.

Governo Ana: novo escândalo?

Na SUSIPE está sendo gestado novo escândalo. Tudo por causa da chegada da nova direção. Há ameaças muito grave que envolveriam as próprias viagem da governadora.

Governo Ana: ação emergencial para a saúde

Por que o governo estadual não apresenta um plano emergencial para enfrentar o problema sistêmico relacionado à urgência e emergência nos munícipios paraenses?
1- Seriam convidados os prefeitos por microrregião.
2- Seriam convidados o corpo de saúde das forças armadas
3- No curtíssimo prazo as forças armadas armariam acampamentos de emergências nos municípios séde das microrregioões e fariam os atendimentos urgentes e emergentes.
4- O governo estadual junto com o Ministério da Saúde induziriam consórcios municipais dirigidos para a construção de unidades microrregionais de atendimento de urgência e emergência.
5- O governo estadual e federal garantiriam recursos para manutenção física e material das unidades e os municípios pagariam os cirurgiões e o corpo de apoio.
6- Em 24 meses as forças armadas voltariam aos quartéis e os consórcios assumiriam este atendimento.

Esta é só uma primeira idéia para um choque de atendimento urgente e emergente em saúde para enfrentar a calamidade no atendimento urgente e emergente no Pará. Os técnicos especializados em saúde coletiva poderiam aprofundar estas idéias. Mas uma coisa é certa: uma medida urgente tem de ser tomada.

Casa Brasil África e o CD

Ontem encontrei um decepcionado Apolinário no IFCH. Polí, para os amigos, é o único coordenador de "Casas" na UFPA que não foi aquinhoado com os CD's advindos do MEC. Das seis Casas, apenas a Casa Brasil África ficou de fora dos CD's. Égua do continente esquecido, até na UFPA.

Elian e o ITEC

Ontem encontrei Elian, uma técnica da UFPA considerada de alto nível por onde passou nos últimos 25 anos. Elian estva na secretaria executiva do ITEC. Elian recentemente foi colocada à disposição da PROGEP. Por que alguém abriria mão de uma técnica com essa qualificação?

Reforma Política: Fim das coligações nas eleições proporcionais

O voto proporcional foi inventado para respeitar os direitos das minorias. Claro, é uma invenção teórica do liberalismo ingles, com Stuart Mill à frente. Este debate colocou-se quando a classe operária lutava pelo sufrágio universal. Os partidos liberais receavam que o operiado pudesse ocupar todos os assentos legislativos. Esta é a realidade inglessa do voto majoritário em eleições proporcionais.
O fundamento doutrinário da defesa do voto proporcional em eleição legislativa visava garantir a presença de minorias políticas e permitir a presença do contraditório nos debates dentro das instituições políticas do Estado Nacional.
Portanto, do ponto de vista doutrinário e político é inconcebível coligações em eleições proporcionais. Quando fala-se em minorias, fala-se de uma minoria representativa no território nacional e não de legendas sem voto.
Os partidos micros lutam hoje no Brasil desesperadamente pelas coligações proporcionais nas eleições proporcionais. Alegam que seria o respeito às minorias, seria a possibilidade de renovação do sistema partidário-parlamentar. Seria o sinônimo do não desaparecimento político.
Hoje o modelo de quociente eleitoral de fato é injusto e retira os micros partidos da representação parlamentar. A mediação necessária para resguardar o direito dos micros partidos seria alterar a lei de acesso ao parlamento através da flexibilização da lei do quociente eleitoral.
Seria mais ou menos assim: retira-se a cláusula que impede o acesso às cadeiras parlamentares aos partidos, que não atingiram o quociente eleitoral na primeira rodada de distribuição dos assentos parlamentares. Tomado esta medida, então toda vez que um partido atingir o número de voto para atingir uma cadeira parlamentar, acessará esta cadeira, independente deste partido ter ou não atingido o quociente na primeira rodada de distribuição dos assentos parlamentares. Assim estará resguardada a presença dos pequenos partidos com algum nível de representação política.

Blog Posicionado: é de esquerda

Tento dar informações para os internautas aprofundarem análises. Análise em blog gera muita escrita e é necessário saco de borracha para le-las. Este blog é claramente posicionado...é de esquerda. Tenho muitos amigos no centro e na direita, mas em matéria de política sempre serei pela equidade. Segundo Bobbio, o que demarca o campo de direita e de esquerda é a perspectiva dos partidos e de governo: se o governo centraliza sua ação para a acumulação(poupança privada) é de direita, mas se este governo centra sua ação rumo à equidade(redistributivismo) é de esquerda.

Ana e o PMDB

Anônimos analistas afirmam: estas palmadinhas do PMDB no governo são apenas para relembrar que os compromissos não podem ser esquecidos. "Palmadinha de amor não dói".

dia 10- hoje não postei

Hoje iniciei a trabalhar muito cedo. Não deu tempo de postar. Desculpe-me, não sou profissionalizado para esta atividade que exige tempo para se informar e pesquisar notícias em várias fontes. Mas de universidade sempre teremos alguma coisa. Da política geral sempre comentarei os indícios que vem da grande mídia. Gosto quando a turma anônima manda informações preciosas.

Sucessão na UFPA: e a transição?

Uma pergunta que não quer calar: quando começa a transição na UFPA, somente após a nomeação do reitor eleito?

Sucessão 2010: unidade da esquerda

O governo para fazer frente a esta mega operação midiática e parlamentar da oposição e do PMDB, deve imediatamente unificar sua base orgânica de esquerda, a começar pelo PT, e daí repensar toda uma tática de convivência belicosa com o partido de Jáder. Até onde vai esta ação pemedebista. O que é chantagem e até onde vai este anunciado acordo com os tucanos visando 2010? Nada de decisão apressada, mas nada, também, de ingenuidade. Um plano B deve ser já delineado e costurado.

Escândalo no Diário: Seduc precisa esclarecer

O governo não pode ficar calado frente as denúncias de domingo(08) no Diário. Alguém duvida de que a oposição quererá uma CPI? O governo deve imediatamente sair da defensiva. O melhor caminho é um amplo esclarecimento à opinião pública.

Sucessão de 2010: quais as alternativas sem o PMDB?

Resposta: os deputados e prefeitos cooptados individualmente para a base governista, os grandes atores de centro direita como o prefeito de Belém, o PR de Anivaldo Vale e uma parte de um possível racha no PSDB, e o apoio de uma grande mídia. Alguém imagina que o PMDB sobevive, grande, sem máquina? Neste cenário as chances do governo atual, se consolidariam. Claro, o governo teria de evitar os escândalos. Cadê a coordenadoria de segurança institucional?

Sucessão de 2010: Fogo amigo

Com um aliado deste é melhor viver com inimigos, eles são mais previsíveis.

Sucessão de 2010: Antecipação da agenda eleitoral?

O crescimento eleitoral do PMDB nas eleições de 2008 seria a senha para reafirmar e ampliar o espaço jaderista no governo estadual. Os pmdebistas são peremptórios: a saúde já não está mais sob controle deste partido. A mídia nacional e local está antecipando em um ano a agenda eleitoral. Como enfrentar esta tática opoosicionista para desqualificar as ações de governo? esta é uma tarefa para os estrategistas do gpverno e não para marqueteiros.

Sucessão de 2010: PMDB no ataque

Quem leu o Diário do Pará de domingo viu um PMDB no ataque contra o governo Ana.