Parada para participar de congresso internacional

Neste momento estou em Belo Horizonte participando do congresso da World Association of Public Opinion Research- WAPOR. Estou defendendo um trabalho aprovado sobre a derrota de Ana Júlia em 2010.

As postagens só serão retomdas com regularidade a partir do dia o9 de maio. Se houver tempo farei rápidas postagens daqui.

PT: Delúbio está de volta e o PT abandona o discurso ético

O perdão a Delúbio revela o que todos já sabiam: o mensalão não foi uma decisão isolada do ex tesoureiro petista. Que a esquerda já cedeu ao pragmatismo todos já sabiam, mas que o PT assinava em baixo, ainda pairava algum tipo de dúvida. O chato de tudo isso é que o PT definitivamente abandona a perspectiva republicana e mergulha no vale tudo.


Mas o PT ainda é o partido brasileiro de massas que mais opta pelo investimento social. Esperamos sinceramente que oPT não mude seu percurso social e caia na tentação liberal. O PT abandonou a bandeira pela ética na política, esperamos que não caia na tentação mercadológica.

Terrorismo: Bin Laden foi morto

Foi morto o símbolo do terrorismo internacional. Osama Bin Laden desafiou o império, mas não pode ser homenageado porque vinha matando muitos inocentes com seus métodos terrotista de ação política. O terrorismo é a arma de quem não pode disputar projetos e conquistar opinião pública.

Escândalo da Alepa: Pioneiro fala pelo PSDB?

Até agora não entendí o papel do presidente da Alepa Manoel Pioneiro frente às denúncias de corrupção na Alepa. Caso Pioneiro saisse na frente perante estas denúncias, como fez Suplicy quando foi presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo. Naquele episódio Suplicy comandou as investigações frente as denúncias de corrupção e colocou na prisão diversos vereadores, ex presidentes, servidores e fornecedores.

Pioneiro poderia sair deste episódio amplamente credenciado para disputas majoritárias no estado do Pará caso tivesse acolhida as denúncias e autorizado uma apuração imparcial de todos os fatos denunciados. Creio que Pioneiro optou por abafar as denúncias e agora encontra-se no meio da tsunami. Será que Pioneiro tem algo a esconder nestes primeiros 90 dias de gestão? Não creio, mas acho que Pioneiro está emparedado pelos ex presidentes da Alepa.


E o PSDB, como fica perante estas denúncias, a posição de Pioneiro é a mesma do PSDB? uma coisa parece certa: PMDB e PSDB já se manifestaram contra uma CPI para apurar a fundo as denúncias e passar a limpo a Alepa. Ou seja, CPI não sai, a não ser que o PT, a Imprensa e a sociedade civil comprem esta briga.

Até onde vai a imparcialidade de Jatene, porque o PSDB não exige apurações imparciais?

Escândalo da Alepa: por que a bancada do PT está calada?

Até agora ainda não entendi o papel da bancada estadual do PT frente ao escândalo da Alepa. No plano federal foi aprovada uma comissão externa para acompanhar as purações aqui no Pará por intermédio do deputado Cládio Puty.

Aqui no Pará o PT não tomou nenhuma iniciativa de repercussão pública. Será que o descalabro cometido pelo governo Ana Júlia entre 2007/2010 acabou por retirar o PT da luta contra a corrupção no Pará?

E para completar, o petista cassador de corrupto agora chama-se Puty: é ou não é para morrer de rir.

Escândalo da Alepa: Jatene colocará o PMDB de joelhos?

A lembrança do PMDB colocando Ana Júlia de joelhos nos 12 últimos meses de sua gestão deve povoar a mente do governador Jatene. Neste momento Jatene tem a faca e o queijo na mão para domesticar o aparente indomável PMDB, sua máquina partidária e seu império de comunicação paraense.


Basta que Jatene não intervenha para que as apurações em torno da corrupção na Alepa seja amplamente aprofundada pelo Ministério Público e Polícia Civil com a preciosa ajuda dos meios de ocmunicação de massa.


Neste episódio pergunta-se: até quando o judiciário respaldará o juiz Helder Lisboa? dois movimentos destroem a capacidade inquiritória da polícia civil e da promotoria: uma ordem advinda informalmente do poder executivo, ou caso o tribunal de justiça venha a cassar a liminar do juiz Helder e em favor de um pretenso reconhecimento da autonomia entre os póderes.

Poder executivo e poder judiciário podem conduzir as denúncias da Alepa em direção à pizza. Mas não é isso que espera a sociedade paraense.

Alepa: a disputa invisível entre condenar e salvar Juvenil

Os meios de comunicação de massa estão divulgando de forma eficiente o escândalo da Alepa. O jornal O Liberal divulga com competência o escândalo e como consequência natural atingirá dois objetivos que lhe são caros: servir à opinião pública e, ao mesmo tempo, por tabela, atingir Juvenil e seu padrinho, Jáder.

O Diário do Pará direciona suas reportagens na direção dos tucanos: Mário Couto e quem sabe, Zenaldo. Com esta tática midiática, atinge o PSDB e tenta produzir um constrangimento público para que surja um acordo não assinado e não conversado para que todo o escândalo termine em pizza e todos os corruptos sejam salvos.

Só falta combinar com os procuradores e Polícia Civil. Todos apostam que se o PMDB conseguir emparedar o governador Jatene o acordo sai, fácil, fácil. É esperar para ver.

Operação "cala boca": Diário ataca Edmilson

Como parte da tática do PMDB para que o escândalo da Alepa não dê em nada hoje (01-05) o Diário do Pará ataca o deputa Edmilson do PSOL. O Diário levanta e publica as principais acusações de corrupção contra o governo Edmilson (1997/2004). No centro desta tática está a intenção não declarada de desmoralizar publicamente Edmilson, colocá-lo na defensiva com o objetivo não declarado de que o mesmo não avance na direção de conseguir as assinaturas para a instalação de uma CPI para aprofundar as apurações acerca das irregularidades que ora explodem perante a opinião pública.

Nunca a imagem da Alepa chegou a padrões tão baixos perante a opinião pública paraense. Caso tudo termine em pizza, mais uma vez o povo do Párá terá razão em descrer do papel do parlamento na democracia. E isto é terrível para uma cultura democrática que todos queremos construir neste país e neste estado.

Bilhetim: completa três anos em maio de 2011

Até maio de 2011 o Bilhetim atingirá 360 mil acessos, seriam uma média de 120 mil acesso ano ou 10 mil acessos mês.

Este é um blog amador que se destina a divulgar as minhas opiniões sobre temas centrais da política nacional e estadual e sobre a vida da comunidade universitária da UFPA.


Neste três anos o Bilhetim já é lido em todo o estado do Pará e no plano nacional, disponho de dezenas de notícias emitidas pelas agências nacionais de notícias e internacionais que foram captadas diretamente das páginas de o Bilhetim.

Jornais do nordeste, do sudeste e do sul já publicaram minhas opiniões captadas através do Bilhetim. Até a agência de notícias do senado já publicou minhas opiniões sobre reforma política.

Aqui no Pará as principais colunas de notícias dos principais jornais já extrairam informações e citaram o Bilhetim como fonte de notícias e análises.

Muitos blogs do Pará já reproduziram por inúmeras vezes análises emitidas a partir de O Bilhetim. E o Bilhetim também divulga com muito prazer notícias oriundas em outros diversos blogs. Até processos do TRE já enfrentei por causa de minhas opiniões políticas relativas às eleições de 2008.

Vamos ver até onde minha resistência aguenta para continuar emitindo opiniões sobre temas de política. Pesquisas de opinião pública indicam que o Bilhetim atinge todas asc lasses sociais de internautas interessados em política com destaque para as classes A e B.


Meu método de trabalho é simples: capto nos meios de comunicação a notícia política do dia e sobre ela emito uma rápida opinião. Assim procuro descortinar a intensão secreta que está por trás de cada notícia política.