Chapa de Maneschy-Schneider: Alemar será candidato a prefeito

Pois é meus colegas, o engenheiro civil Alemar será candidato a prefeito na chapa de Maneschy-Schneider.

Caminhada de Regina: Pavulagem não veio

Foi uma verdadeira melancolia a caminhada de Regina, eram em torno de 20 pessoas de camisa da campanha, acompanhada de uma bandinha de música. Nenhum aluno, professor ou funcionário aderiu à caminhada, foi um fracasso. O pavulagem não apareceu para a caminhada.

HUJBB- Camarada Paulo de Tarso: que bola fora

Paulo de Tarso foi flagrado falando para um militante da campanha de Tancredi que Maneschy estaria inelegível. Uma apoiadora de Maneschy ouviu a estória e deu um verdadeiro show de indignação, foi um quiprocó danado. Creio que Maneschy deverá vir a público esclarecer esta versão inverídica.

Debate no HUJBB: Regina ataca o ex prefeito Marcus Vinícius

Quando Regina foi cobrada sobre as péssimas condições infraestruturais do hospital, Regina não titubeou. Regina acusou o ex prefeito pela responsabilidade de uns fictícios erros de projetos. Marcus Vinícius liderou as obras na universidade durante sete anos, 04 anos como chefe do departamento de infra-estrutura e 03 anos como prefeito do campus.
Todas as obras em execução no campus, ainda hoje, foram licitadas e empenhadas na gestão Vinícius. Agora Marcus Vinícius será obrigado a oferecer sua versão à comunidade. Estes assessores de Regina estão dando muita bola fora.

Debate HUJBB: Regina faltou com a verdade

A candidata Regina Feio, no momento em que foi colocada na parede pela comunidade do HUJBB, sobre as promessas não cumpridas pela gestão do Prof. Alex e na qual Regina é vice, esta apelou para a inverdade.
Alex e Regina haviam se comprometido perante 54 lideranças do HUJBB a modernizar a gestão administrativa, mudando um estamento que comanda o hospital há mais de 20 anos. Quando a comunidade, no debate de hoje, lembrou desta falseta, Regina, sem nehum escrúpulo disse que Jefferson, José Miguel, Léo e outras pessoas teriam indicada uma diretora, hoje já falecida.
Neste momento Jefferson Galvão a chamou de mentirosa em público, pediu direito de voz, pois foi citado injustamente, mas o Joãozinho xiita do SINTUFPA, que coordenava o debate, lhe negou a palavra.
Agora seguramente o documento assinado com as promessas de Alex para o HUJBB em 2005 virá a público. Hoje a candidata Regina se enterrou no HUJBB. É que Jefferson ainda hoje é lembrado como o mais humano e competente diretor administrativo que já passou pelo HUJBB. E foi a ex diretora falecida que pediu a cabeça de Jefferson. Como Jefferson a iria apoiar para a direção do hospital, dois anos depois?

O Pavulagem vem para a feijoada?

Internauta ligado ao comitê Regina, de forma anônima, me acusa de ser parente de um dos donos do Pavulagem e por isso este grupo teria desistido de vir à caminhada de Regina. Quero informar que não é verdade, não sou parente de nenhum integrante do Pavulagem. Sou cunhado do coordenador do arraial do Labioso e não do arraial do Pavulagem. Nada tenho a ver com a desistência, se ocorreu, do Pavulagem.

PAC e REUNI podem ser contigenciado, o populismo acadêmico está ficando sem discurso

A área econômica do governo confirma a chegada para breve da crise no Brasil e de forma mais pesada. O PAC e com ele o REUNI estão em linha de tiro. Qual o candidato mais preparado para enfrentar na UFPA a crise que estã aterrissando? claro, Carlos Maneschy. A bandeira de campanha da candidata populista da UFPA está desabando, O promessismo está sendo engolido pela crise.

Tecnológico: e o terror continua

Sabe qual é a última do pessoal do terror? caso Maneschy confirme seu favoritismo as obras de construções pararão neste instituto. Este pessoal pensa que o Tecnológico não pensa. Lembrem-se, a crise está aterrizando e devemos nos perguntar qual o candidato mais apropriado, dentro da UFPA, para enfrentar a crise? Claro, Carlos Maneschy, ele é super articulado, não é sectário, e capaz de juntar esforços com os governos e os parlamentares em defesa do orçamento da UFPA, e dialoga com todos.

Caminhada do Arraial do Pavulagem pode não ocorrer

A candidatura Regina distribuiu panfletos para a realização de uma caminhada puxada pelo Arraial do Pavulagem, regado a feijoada de graça. Bem no horário do debate no HUJBB. Ocorre que no final da tarde de ontem correu um forte boato pelo campus de que o Pavulagem não viria mais. Explico. Segundo estas informações que chegaram ao blog, a coordenação do Pavulagem não sabia que seria metido no meio de uma acirrada disputa na UFPA. Afinal o Pavulagem é um patrimônio cultural do Pará e nunca se meteu emcampanha política, de nenhum teor. Estas informações indicam que o Pavulagem desistiu do grande contrato já firmado, por que não sabia que viria parar no meio de um grande conflito eleitoral.

Diretor do HUJBB e Regina não querem debate no hospital

Hoje provavelemente teremos confronto no HUJBB. DCE, SINTUFPA e ADUFPA marcaram para as 10 hs, um debate de verdade no auditório do HUJBB. O diretor do HUJBB Luiz Moraes marcou para o mesmo local, mesmo horário e mesmo dia, um encontro com a candidata Regina Feio. É ou não é provocação? Caso ocorra algum tumulto todos já sabem a quem deve ser debitado a fatura. Isso mesmo na conta de Regina e Luiz Moraes. É um absurdo.

Debate no ginásio: as torcidas de cada um

Maneschy: tinha a torcida mais bem distribuida entre os segmentos da UFPA: estudantes militantes da UFPA, funcionários que fizeram a história de luta dos servidores e professores que estão se arriscando e vestindo a camisa contra a pressão da administração superior e intermediária.

Tancredi: basicamente só tinha estudantes em sua torcida, era pequeno o número de funcionários e professores.

Regina: a maioria era composta de professores e funcionários que tem cargo e de poucos estudantes bolsistas, era uma torcida inferior a Tancredi e Maneschy. Na torcida de Regina não existia estudantes que fazem o movimento social da UFPA. A torcida de Regina pensava que estava num RE X PA no mangueirão. Existia charanga profissional e tudo, faziam uma barulheira danada. Era a única forma de se contrapor as torcidas de membros da comunidade universitária de Tancredi e Maneschy

Ricardo Ishak: Não tinha torcida.

Debate no ginásio: Maneschy foi sereno, propositivo e venceu o debate

Quem assistiu o debate no ginásio ou via internet, sentiu de fato que alí tinha um candidato que se diferenciava. Humilde, tendo um super currículo, tranqüilo, pois tinha uma grande rede de apoiadores no ginásio formado de professores, funcionários e estudantes e propositivo, pois afirmou seus eixos estratégicos de programa, tendo a melhoria do ensino de graduação, humanização das relações de trabalho na UFPA, principalmente no HUJBB e o compromisso com a transparência e gestão participativa, como a síntese de um grande programa que atinge todas as dimensões da UFPA, sem populismo e nem megalomanía.

Maneschy deu show de bola, respondeu as provocações da turma da Regina com suas perguntas maliciosas e saiu nos braços de seus apoiadores. A UFPA conheceu um grande nome para dirigi-la por mais 04 anos.

Debate na UFPA: Ricardo Ishak: postura serena, mas não tem voto para competir

O Professor Ricardo desmontou teórica e politicamente a candidata Regina nos seus ataques megalomaníaco. Apresentou seus programas e firmou compromissos. Como o professor Ricardo faz campanha sem grandes leques de apoio, deve apenas marcar posição, mais uma vez, nestas eleições.

Debate do ginásio: Ana Tancredi pensa que é candidata a presidente de centro comunitário

Estas são as principais bandeira de Ana Tancredi, que nem parece que é candidata à reitoria. Mais parece uma agenda para uma comunidade sem teto e sem terra.

1- Implantará almoço e jantar no R.U- Com a crise econômica que deve durar dez anos e que chegará ao Brasil no próximo ano, alguém acredita nisso?
2- Construirá a casa dos estudantes na UFPA. Com PSOL e PSTU estreitando as relações políticas, alguém acredita nisso?
3- Implantará um sistema de ônibus circular super eficaz dentro do campus. De fato aqui ela pode melhorar esta situação catastrófica vivida por estudante e funcionários. Não acredito que ela chegue ao nível de super eficaz.
4- Aos funcionários é prometido um rosário de benefícios sociais, como se a UFPA tivesse recursos próprios para gastar com assistência social a funcionários.
4- Fará uma barricada contra as relações da universidade com o setor produtivo. Aqui ela cumprirá a palavra. Fora Vale do Rio Doce, Fora Albrás, Fora setor empresarial. Quem votar em Tancredi verá a direção da UFPA cometendo este absurdo, com certeza.

Caros Amigos.
Este tipo de eixo de campanha é uma ofensa aos estudantes e aos funcionários. Tancredi talvez tenha esquecido. Temos sim estudantes carentes na UFPA e em grande número e precisam ser apoiados pelo governo federal, mas esta professora sabe que a administração da UFPA pouco pode fazer a respeito. Mas Tancredi precisa lembrar que a categoria mais generosa e universal com a universidade e com a sociedade é os estudantes. Os alunos, independente de sua condição social vota em projetos e propostas. O que moverá os estudantes no dia 03-12 serão os compromissos com a melhoria global das atividades fins da academia, e não vale refeição, almoço e jantar no R.U ou um fictício plano de atendimento à saúde. Eles querem tudo isso, mas o voto vai para quem tiver melhores condições de levar a academia em frente

Tancredi foi bola fora. Você não está numa eleição para um centro comunitário. Você está competindo para as eleições na UFPA.

Debate do ginásio : A Regina que fez tudo

Ontem a insegura Regina ressurgiu como a Regina que fez tudo na UFPA, saiu da tímida REgina para a arrogante Regina, vejam o que ela disse:

Regina implantou a UFOPA : meu Deus, e os reitores que implantaram o campus de Santarém nestes 20 anos antes de Regina? e a sucessão dos diretores do campus de Santarém? e o Prof. Aldo que dirigiu o campus por dez anos? E a governadora Ana Júlia que bateu o matelo com o Lula e garantiu a UFOPA- Alguém acreditou nesta...digamos megalomanía?

Regina foi a pessoa que trouxe o REUNI: meu Deus, alguém acredita nisso? até ontem ela ainda era considerada uma, digamos...pouco visível na administração. O Lula, o PAC, a Dilma, o CONSUN devem estar de orelha em pé. Por que o REUNI da UFPA foi 100% para o interior? alguém acha que foi por decisão de Regina? conta outra.

Regina foi uma grande autoridade do Pará em serviço público na SESPA: Não lembro de te-la vista na secretaria de estado e muito menos sendo consagrada como a maior administradora em saúde pública que a UFPA já teve no estado. Conta outra.

Com Regina na reitoria entre 2003 e 2008, nunca os servidores ganharam tantos benefícios. Cite-me um grande benefício. Com FHC tivemos 08 anos de arrocho salarial, com Lula temos, a partir de nossas greves, melhores resultados no campo econômico e na carreira. O que foi mesmo que ganhamos? o HUJBB que o diga. O redimensionamento que o diga. A saida em massa das FG!s dos centros (institutos) para outros lugares que falem por sí.

É a assessoria de marketing errou outra vez. Regina saiu da água para o vinho, saiu de uma personalidade tímida para uma super arrogante na transmissão de idéias e querendo assumir uma coisa que ela nunca foi, pelo menos na gestão da UFPA. Um marketing só se sustenta em cima de fatos concretos. Esta turma da assessoria esqueceu as aulas de marketing político.

Vejam as perguntas que Regina gostaria de responder e as respostas que estão sendo montadas

Perguntas para a Prof. Regina

A partir da realidade epidemiológica estadual e nacional, como voce pensa em organizar a área da sáude da UFPA?

Como melhorar a segurança dento do campi?

Profa Regina, de que maneira a senhora pretende consolidar a política de intecâmbio entre a Universidades parceiras no exterior, direcionada aos alunos de graduação da UFPA?

Prof. Regina quanto a sua proposta de valorização do servidor, como a senhora pretende atuar na qualificação dos servidores?

Como a senhora avalia a criação de cotas da Universidade?

Professora, a senhora é contra ou a favor da Fundação Estadual de Direito Privado?
Resposta: SOu contra a privatização da saúde por qualquer âmbito. Todos os hospitais universitários deverão ser exclusivamente do SUS. Os reitores se manifestaram conta o projeto como ele está. Precisamos acompanhar o projeto que está no Congresso Nacional. Somos contra a privatização e perda de direito para qualquer trabalhador.

Professora Regina, a senhora quer acabar com CAESUN?

Que estratégias a senhora pensa para o relacionamento político da reitoria com o DCE?

Como a senhora vai concretizar a assistência estudantil?

Professora Regina, em que a intercionalização da UFPA ajudará o ensino da graduação?

Professora Regina, como a senhora pretende resolver o problema de ausência de professores de sala de aula?

Professora Regina, já que a senhora trabalhou no propgrama REUNI da UFPA, porque o ..... foi retirado da proposta da UFPA a ..... do conhecimento do instituto? A senhora pretende rever tal..... do Prof. Alex?

Em Tempo: Comissão Eleitoral recua e transmite o debate via internet para todo o mundo

A comissão eleitoral recuou e demonstra que ainda tem um sopro de racionalidade. O debate de hoje no ginásio de esportes será transmitido via on line pela internet. Quem ganha é a democracia e a UFPA.

Diretor do HUJBB trama contra debates das entidades

Amanhã as 10 hs da manhã está marcado um debate entre os candidatos a reitor no auditório do HUJBB, convocado pelo DCE,ADUFPA e sintufpa. Pasmem, é inacreditável, o que está ocorrendo na UFPA. O diretor do HUJBB Luiz Moraes convocou no mesmo horário, no mesmo dia e no mesmo local uma reunião com a candidata chapa branca. É ou não é provocação? Esta turma, de fato não quer debater. Eles ainda não perceberam que estão na UFPA. A resposta será dada no dia 03 de dezembro.

O Pavulagem da candidata Pavulagem



Facção alfa disse:

Edir a história da fatura do feijão laranja e o arraial do pavulagem:
1)A trama foi feita no ICA por ninguém menos que AFONSO MEDEIROS.
2)Depois encaminhado a prefeitura do campos para o LUIZ OTAVIO O BOLHA.
3)O prefeito após tomar conhecimento da operação,recomenda que o orçamento do evento seja remetido direto para o Barreiras do ITEC devido ao valos ser muito alto e que poderia chamar atenção.
4)chegando ao ITEC barreiras chama SEUS ASSESSORES mais direto e posiciona a situação e exige insandecido uma solução.
5)encontrada a solução,a fatura segue em direção a PROAD COMO SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS EMERGÊNCIAS DO ITEC.
6)Posterior a isso a mesma ve a impossibilidade de oficializar a operação.
7)o ALEX MAZELA é avisado da operação e então dá a ordem final ao comitê de REGINA,para que a coordenação acione o diretor da FADESP para que a operação seja concluida.E assim foi feito.

Ta vendo professor como é feito a lisura do processo.

20/11/2008 9:17 AM

Vejam o nível das respostas de Tancredi em comunidade UFPA do orkut



Na comunidade orkut UFPA http://www.orkut.com.br/Main#CommPollResults.aspx?cmm=20692&pct=1220104823&pid=1911187301

Caros colegas, vejam a manifestação da candidata Ana Tancredi nos diálogos com os internautas. Os fatos falam por sí. Será que esta professora tem equilíbrio para administrar a maior instituição universitária da Amazônia?

Terceirização de promessas

Não é a Regina que está fazendo um festival de promessas, mas um reitor que sai dia 02-07-08. Alguém acredita? ele não fez em oito anos. A Regina ainda não assumiu publicamente estas mega promessas, ou seja, ela ainda não assumiu estas, digamos, promessas que eles deviam ter viabilizados, se fossem verdadeiras, nos últimos dois mandados consecutivos. Será que o reitor fala pela Regina, quem será o futuro reitor mesmo? É um escândalo. Vejamos as promessas mirabolantes:

1- Construir um prédio com gabinetes individuais para cada professor. Imaginem mais uns trezentos prédios e milhões de reais. Seria como dobrar a área física da UFPA, em todo o estado do Pará. Alguém ousa acreditar?

2- Dar alimentação de graça no R.U, no almoço e no jantar para os alunos carentes das casas dos estudantes em todos os campi da UFPA. Alguém acredita?

3- Aumentar a hora extra de 90 para 120 horas. Alguém acredita nisso?

4- Transformar a GEAP em plano de saúde a nível da UNIMED, alguém acredita nisso?

5- Implantar mestrados e doutorados em todos os campi, em 04 anos. Alguém acredita nisso?

6- Produzir eventos culturais nos campi. Alguém acredita nisso?

7- Humanizar as relações de trabalho nos HUJBB. Alguém acredita nisso?

8- Fazer eleições diretas nos hospitais. Alguém acredita nisso?

9- Assumir as responsabilidades pela queda de qualidade de alguns cursos, como ocorreu na medicina, porque nomeou dirigentes incompetentes para o centro (hoje congregação)contra a vontade destes colegiados. Alguém acredita nisso?

10- Criar a TV e a rádio universitária. Alguém acredita nisso?

11- Respeitar e não fazer galhofa das entidades representativas de estudantes, professores e servidores técnico-administrativo da UFPA. Alguém acredita nisso?

12- Deixar de fazer uma administração de gabinete. Alguém acredita nisso?

13- Deixar de ser elitista nas relações com os servidores e estudantes. Alguém acredita nisso?

Eleições para reitor: polarização em Humanas e Letras.

Nas salas de aulas de Humanas e Letras só dá Maneschy e Tancredi.

As cores nas eleições para reitor

Tem a turma muito verde e a dos agentes laranjas.

Fóruns de Pró-Reitorias em véspera da eleição: é aparelhamento administrativo.

E os encontros estaduais de fóruns das Pró-Reitorias continuam a todo vapor as vésperas das eleições para reitor. Em todos eles é obrigatória a presença do Reitor e de toda a sua equipe. Só a vontade soberana de alunos, funcionários e docentes colocarão esta turma no seu devido lugar. Eles pensam que a comunidade da UFPA não pensa.

Regina-Licurgo: baixaria sendo preparada?

Circulou forte pelos corredores da UFPA que a turma da maldade da chapa Regina-Licurgo teria passado toda manhã preparando um jornal que pretende jogar as eleições para reitor num mar de lama de denúncias caluniosas. Caso esta informação se confirme, não seria sinal de desepero? se os eleitores da sociedade como um todo vêm rejeitando o baixo nível eleitoral, o que não acontecerá na UFPA? vão querer pagar para ver?

21/11/08: tem debate AMARRADO no ginásio de esportes

Hoje tem debate entre os candidatos no ginásio de esportes, a partir das 18 hs. De acordo com as regras dos debates aprovados pela comissão eleitoral, os candidatos não poderão fazer perguntas um para o outro, nem teremos direito a respostas, réplica e tréplicas, como ocorre em qualquer debate envolventos programas e projetos diferenciados. Este é um péssimo exemplo à sociedade. Este debate tem tudo para ser sacal. O bom debate é aquele onde as polêmicas são estabelecidas, onde o contraditório vem a tona. A função de um debate é expor as diferenças entre os candidatos, sua capacidade de formulação rápida e a qualidade do quadro acadêmico como liderança intelectual, que deve ostentar um futuro reitor. Esta é a pior e a mais despolitizada comissão meleitoral que já dirigiu uma eleição para reitor. Valha-nos quem? valha-nos a cidadania da UFPA.

Comissão eleitoral e a não transmissão on line dos debates

A comissão eleitoral comunicou aos candidatos a reitor de que "por problemas técnicos" não seria possível a transmissão on line dos debates entre os candidatos, a começar amanhã (21-11-08) no ginásio de esportes. Segundo as informações que tivemos acesso, tudo indica que o pessoal do antigo SECOM não veria nenhum problema em transmitir os debates on line. Caso o debate fosse transmitido on line, todos da UFPA e do estado do Pará, inclusive os servidores dos demais campi, poderiam acompanhar os debates via internet. Será que esta é mais uma manobra da comissão eleitoral para evitar a exposição da fraqueza de algum candidato?

Regina-Licurgo e a instrumentalização da cultura e festival de gastos

Recentemente a câmara de administração do CONSAD fez chegar ao plenário deste conselho superior uma resolução que proibia a abertura da universidade para fins de atividades festivas. Inclusive proibia até os forrós realizados nas sextas feiras no vadião pelos centros acadêmicos estudantis. Como esta resolução chegou ao pleno do CONSAD às vésperas das eleições o reitor retirou o tema de pauta.

O resumo da ópera, nestes últimos 04 anos o belo campus do guamá da UFPA ficou fechado para atividades culturais. Acabou-se as famosas feiras universitárias, onde cada curso fazia a exposição de suas principais atividades. Havia apresentação de bandas da terra e a música popular e regional ganhava destaque.

Hoje na UFPA me deparei com uma convocação da chapa Regina-Licurgo chamando os estudantes para um grande arrastão a ser feito, não por um grupo de ativistas acadêmicos e políticos da UFPA, mas uma caminhada puxada pelo grupo Arraial do Pavulagem, Banda Virola e pela cantora Cleide Moraes. Em letras garrafais é anunciado que haverá farta distribuição de feijoada gratuita.
O preço de uma apresentação mediana do Pavulagem com 40 instrumentista deve chegar a R$ 10.000,00 (dez mil reais). O Pavulagem nunca tinha se envolvido antes em campanha eleitoral. Dizem que este grupo foi contratado para uma apresentação cultural para a universidade. Nada teria sido dito ao grupo a respeito de uma campanha eleitoral. Será que a turma da Regina não contou a verdade ao Pavulagem?

Os artistas são de primeira linha e estão ganhando seu cachê, até aí tudo bem. Mas se recordarmos que este grupo da Regina, à frente da reitoria, se recusou a produzir atividades culturais nos últimos 04 anos, nos leva a concluir que esta turma está instrumentalizando a cultura para fins eleitoreiros. Eles demonstraram nos últimos 04 anos que não vêem a cultura como uma atividade civilizatória e enriquecedora do espírito humano, pelo contrário, na prática desprezaram a cultura e os artistas de todas as matizes.

Sem dúvida é uma campanha pragmática, que despreza os debates públicos com outras candidaturas e feita com base na patronagem e com muito dinheiro. Está havendo abuso do poder econômico, é muita estrutura material. Até parece a campanha do Dudu.

UFPA: A reforma dos estatutos e o fim da prefeitura

Quem acompanhou a votação no CONSUN da proposta da reformulação estatutária da UFPA sabe que o Reitor da UFPA defendeu a extinção da prefeitura multicampi e da PROAD e que deveria surgir no seu lugar a Pró-Reitoria de Infra-estrutura. O ex-prefeito multicampi Marcus Vinícius travou uma batalha juntamente com o corpo técnico administrativo da prefeitura junto aos conselheiros do CONSUN para reverter esta proposta. Finalmente a prefeitura ressurgiu das cinzas e foi mantida. Então a conclusão é óbvia, se a prefeitura multicampi sobreviveu à reforma estatutária da UFPA, deve-se à intervenção obstinada do corpo técnico-administrativo coordenados pelo ex-prefeito Marcus Vinícius.

Comitê Estudantil Tancredi: o grosseiro constrangimento à estudante

Hoje pela manhã (18-11) logo após passarmos pelas salas de aulas de Letras pedindo votos para a chapa Maneschy-Schneider, aconteceu algo absolutamente desagradável com uma turma do curso de letras. Uma aluna ostentava na blusa um adesivo da campanha Maneschy-Schneider. Quando nesta sala adentraram estudantes do comitê Tancredi-Reitora, eis que um destes alunos abordou esta aluna de forma deselegante afirmando em voz alta que era um absurdo que aquela aluna estampasse na blusa um adesivo da campanha de Maneschy-Schneider, que seriam uns ausentes da academia. Foi uma situação de assédio moral e totalmente constrangedor e que repercutiu negativamente em todo aquele pavilhão de aula. Com este tipo de comitê, Tancredi não precisa de adversários.

Mestrado em Ciência Política: Solidariedade contra o ataque da grande imprensa

Minha solidariedade ao mestrado em Ciência Política contra os ataques desferidos pela grande mídia. A luta deste grupo de comunicação contra seus inimigos na UFPA acaba por atingir alvos que nada têm a ver com este confronto. Parece que tem muita gente interessada em patrocinar este confronto para faturar em cima dele. São os covardes que agem na escuridão.

Trancredi: baixaria nos corredores dos pavilhões do básico

Um grupo de estudantes ligado ao mes(movimento de esquerda socialista) ligados ao comitê Tancredi reitora está com um panfleto atacando lideranças do comitê Maneschy. Esta turma ainda não aprendeu que o debate deve ser acadêmico e não político partidário. Será que eles querem que nós coloquemos nossas bazucas em direção a eles? Alguns analistas dizem que esta é uma tática do comitê de Tancredi visando polarizar os debates com o comitê de Maneschy, que eles consideram que é quem está liderando as intenções de votos na UFPA.

Maneschy-Schneider: Almir Trindade está na campanha

Após a cansativa maratona das eleições municipais de 2008, o historiador e servidor técnico-administrativo Almir Trindade está com toda a sua disposição contribuindo para a vitória de Maneschy e Schneider no dia 03 de dezembro. Bem vindo companheiro de grandes lutas e vitórias.

Maneschy: Técnico-Administrativos devem concorrer para a PROGEP e para Prefeitura

É tido como certo que técnicos(as) concorrerão na chapa Maneschy-Schneider para a PROGEP e para a Prefeitura.

Eleições para Reitor: sabem o que é estelionato eleitoral?

Estelionato eleitoral é anunciar nomes em chapas apenas para melhorar a captura de votos, mas na verdade este nome não assumiria a função caso fosse eleito.

Campanha em sala de aula: Meu discurso em defesa de Maneschy-Schneider

1- Relembro que participamos, já graduado e cursando história, sendo membro do CAHIS E DO DCE, das eleições de 1984 apoiando Seixas Lourenço. Afirmo que a democracia tem sido benéfica para a UFPA.
2- Lembro que a UFPA era um escolão de terceiro grau com poucos mestres e doutores, que assim se fizeram, como fruto de uma ação pessoal, mais do que uma política institucional. Enfim a Ditadura Militar deixou as universidades federais na penúria.
3- Os eixos centrais de nossa campanha em 1984: Colocar na agenda da UFPA a implantação de uma política institucional para formar mestres e doutores com o objetivo de termos em breve a implantação de cursos de mestrados e doutorados, e a implantação de um programa de interiorização da UFPA.
4-Passados 24 anos, temos hoje 42 cursos de mestrados, dezenove de doutorados, dezenas de cursos de especializações, 800 doutores e em torno de 500 mestres.
5- Demonstramos que estas duas políticas triunfaram nas gestões dos doutores por todo o período e hoje a UFPA é a universidade mais interiorizada do Brasil.
6- Evidenciamos que as gestões que conviveram nos anos liberais (1989-2002) na era collor e FHC, foi o período de maior penúria orçamentária de nossa instituição e de arrocho salarial, e que na era social, ou de Lula, tem sido a fase de maiores investimentos do governo federal nas universidades federais e em particular na UFPA.
7- Detectamos um paradoxo no fato de que, apesar de a UFPA ter avançado bastante na pós-graduação strictu senso, o ensino de graduação vem enfrentado grandes dificuldades, evidenciado nos indicadores de avaliação do MEC.
8- Relembramos que apoiamos Alex nos dois reitorados 2001 e 2005 e que nos sentimos parte de todas as conquistas destes oito anos. Neste momento estamos há seis meses de vivermos a era pós-Alex.
9- Recordamos que Maneschy perdeu as eleições de 2001 por apenas 01 voto, mas que em 2005 apoiou Alex e fez parte de sua administração por três anos, atuando na diretoria de pesquisa da PROPESP.
10- Relembramos os currículos e a produção acadêmica de Maneschy e Schneider, afirmamos o eixo de sua prioridade: Priorizar a melhoria qualitativa do ensino de graduação, planejamento acadêmico com a participação de empresários e trabalhadores, da capital e do interior e humanização das relações de trabalho. Estas prioridades não significam que a pesquisa, a pós-graduação e a extensão venham a ficar em segundo plano.
11- Finalmente concluimos reafirmando que a UFPA precisa de um Reitor com capacidade dialógica, que saiba negociar com os poderes instituidos (governos municipais, estadual federal, bancada federal e outras instituições fomentadoras de pesquisas e de investimentos científicos, tecnológicos e sociais). Que este reitor não seja sectário e que seja uma liderança intelectual, acadêmica e que seja respeitado dentro e fora da UFPA. Os nomes que neste momento mais se aproximam deste perfil são Carlos Maneschy e Horácio Schneider e sua equipe de Pró-Reitores e prefeito.

Este é o conteúdo de nossa campanha. Em nossas visitas não existe espaço para baixarias.

Sexta 21: Festa sai do campus do guamá para Bragança

Nesta sexta 21-11 a festa de lançamento da chapa completa que seria no campus do guamá será transferida para o campus de Bragança. Como a comunidade duniversitária do campus de Bragança já estava organizando esta programação, o prof. Maneschy se fará presente neste evento de grande repercussão nesta bela cidade. Será uma bela programação acadêmica, cultural e política. Toda a UFPA até o final da tarde de sexta (21-11) já terá conhecimento da chapa completa Maneschy-Schneider.

Maneschy-Schneider: chapa será anunciada até sexta feira

Até a próxima sexta feira (21-11) será anunciada a chapa completa Maneschy-Schneider.

HUJBB e Bettina: Servidores escolherão Diretor de Hospital

O que já é uma norma em muitas universidades brasileiras agora ocorrerá na UFPA a partir de julho de 2009. O professor Carlos Maneschy garante aos servidores dos hospitais universitário que estes terão voz ativa na escolha dos futuros dirigentes destas institutições. A dinâmica será a seguinte:

O futuro Reitor oferecerá uma lista de três nomes aos servidores docentes e técnicos administrativos dos hospitais e eles poderão votar em um dos três nomes. Os servidores poderão rejeitar os três nomes. Caso a maioria de votos seja um sonoro NÃO, então o processo eleitoral será repetido quantas vezes for necessário , até que surja um nome que seja sufragado pela maioria do hospital.

Maneschy fez uma proposta que não é populista. Ou seja, não é qualquer aventureiro sem currículo ou paraquedista que assumirá a direção dos hospitais. Mas também a escolha será partilhado entre a comunidade e o futuro reitor. Afinal quem responde, em última instância por toda a UFPA perante o governo federal, o poder judiciário e perante o TCU, TCE e TCM é o reitor. Assim as responsabilidades na escolha do futuro diretor dos hospitais será compartilhada entre a comunidade destes hospitais e o próprio reitor.

Valeu Maneschy- Isto representa o novo. Os hospitais esperavam por uma decisão desta- há anos. O maior sofrimento que sopra dos hospitais, principalmente no HUJBB, é devido à uma estrutura administrativa ultrapassada, um método de gestão vertical e uma elite administrativa carcumida.

A turma da candidata Regina manteve a velha elite vertical e não dialógica na direção do HUJBB. Agora é hora de dizer NÃO para quem não quiz partilhar com a sofrida comunidade dos hospitais a responsabilidade na escolha dos dirigentes hospitalares. Notem bem: serão professores, servidores técnicos-administrativos e alunos da UFPA quem escolherão o futuro diretor do HUJBB e Bettina dentre os docentes da área de saúde da UFPA.

Chapa Maneschy-Schneider: Doutor em Odontologia será candidato à PROPLAN

O Prof. Doutor Erick Pedreira será o candidato à Pró-Reitoria de Planejamento na chapa Maneschy-Schneider. O Dr. Erick é professor Adjunto da Faculdade e do Programa de Mestrado em Odontologia. Érick é firmemente apoiado por um leque amplo de atores oriundos dos cursos de medicina, farmácia, nutrição e odontologia. Érick promete levar à vitória a chapa Maneschy-Schneider no curso de Odontologia e em toda área de saúde, tanto entre os docentes como no interior das categorias técnico-administrativo e estudantil.

Abaixo apresento um resumo simplificado do currículo do futuro Pró-Reitor de Planejamento da UFPA.

• GRADUADO EM ODONTOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (1996)
• MESTRADO EM DIAGNÓSTICO ORAL PELA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP (2001)
• DOUTORADO EM PATOLOGIA ORAL PELA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP (2007)
• ASSESSOR ACADÊMICO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UFPA NOS ANOS DE 2001 A 2003
• MEMBRO DA ACADEMIA IBERO AMERICANA DE PATOLOGIA E MEDICINA ORAL (AIPMB)
• MEMBRO DA DIRETORIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL – SOBEP (2008-2010)
• MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA ODONTOLÓGICA (SBPQO)
• ATUALMENTE É PROFESSOR ADJUNTO DOUTOR DA FACULDADE
• PROFESSOR EFETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (MESTRADO) DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UFPA
• PROFESSOR COLABORADOR DO CURSO DE ODONTOLOGIA DAS FACULDADES UNIVAG – MT E UNICID – SP
• COORDENADOR DE PROJETOS DE PESQUISA JUNTO A AGÊNCIAS DE FOMENTO: CAPES E FAPESPA
• PUBLICOU DEZENAS DE ARTIGOS EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS E NACIONAIS E APRESENTOU 63 TRABALHOS EM CONGRESSOS CIENTÍFICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
• EX-CONSULTOR DA REVISTA PARAENSE DE ODONTOLOGIA E DA REVISTA DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO (UNICID)

Odonto e Bettina: a pergunta que não quer calar

Onde estão as passarelas de Odonto e Bettina? Elas já estavam com recursos disponíveis e só faltava empenha-las. Eram 146 metros de passarelas.

Prefeitura da UFPA: R$ 2,5 milhões em grama

Em reunião com alguns setores da Prefeitura um candidato a reitor ouviu que dos mais de R$ 6 milhões pleiteados pela UFPA junto ao MEC para apoio à adequação da cidade universitária ao Forum Social Mundial, R$ 2,5 milhões são somente para o plantio de grama.
Sem dúvida um caso alimentar, com duplo sentido.

Enquete do Sintufpa: Maneschy dá show de bola

ELEIÇÕES: Sintufpa agradece votação recorde em pesquisa eletrônica
Após três semanas da enquete sobre as eleições para reitor da UFPA (22/10 a 14/11), o Sintufpa agradece aos 2.223 votantes que participaram da consulta. O direção do Sindicato sente-se com o dever cumprido em ter estimulado a participação de todos os segmentos da comunidade universitária. O resultado da Enquete foi o seguinte:
Carlos Maneschy: 1.085 votos (48,8%).
Ana Tancredi: 681 votos (30,6%).
Regina Feio: 408 votos (18,4%).
Ricardo Ishak: 49 votos (2,2%).
O Sintufpa espera que os servidores e toda a comunidade universitária compareçam às urnas, defendendo o programa comum dos trabalhadores e discentes que é o da Universidade Pública e Gratuita, contra a Privatização dos Hospitais Universitários, em Defesa dos Direitos dos Servidores, Professores e Aposentados, e por uma Universidade Democrática e Participativa. Boa Eleição para Todos.

-extraido do site: www.sintufpa.com.br

< Anterior Próximo >

Eleições para reitor: entidades promovem debate na sexta no HUJBB

ADUFPA, SINTUFPA E DCE promovem um debate, à revelia da comissão eleitoral, nesta sexta 21/11 no HUJBB. As entidades estão de parabens. Mais três debates estão sendo convocados. Quem tiver medo de debates que se quebre. Quero ver se vai ter candidato que ousará faltar nestes encontros. A comissão eleitoral deve estar com a cara no chão. Dia 26 haverá debate no ICS.

Eleições para reitor: debate será dia 20/11

Será nesta quinta feira, 20 de novembro a realização do único debate promovido pela comissão eleitoral. Este evento ocorrerá no ginásio de esportes da UFPA. É uma vergonha que a comissão eleitoral só tenha programado, até agora, um único encontro entre os candidatos para a discussão de propostas para o quadriênio 2009/2013.

Eleições para reitor: voto em troca de prédios

Sabe qual é mais nova forma de tentativa de cooptação eleitoral dos docentes? oferecer um prédio novo só para a referida faculdade que seria equipada com gabinetes individuais para os professores. O ex-prefeito Marcus Vinícius bem que insistiu nesta iniciativa neste quadriênio que está terminando, mas nunca foi ouvido. Alguém acredita que esta promesseira em véspera de eleição vai ser cumprida? até porque não é a candidata a reitora que está prometendo, mas os inquilinos atuais da reitoria. Até agora a candidata não demonstrou personalidade para dirigir, comandar, liderar uma equipe e uma candidatura.

Orkut: enquete de Tancredi aponta vitória de Maneschy

Por vota das 21.30 de hoje (17/11) o candidato Carlos Maneschy vinha derrotando a candidata Tancredi dentro de uma comunidade virtual do Orkut criada pela própria candidata à reitora. Maneschy vinha com 45% das preferências, Tancredi 41% e Regina e Ishak vinham com 6% cada.

Chapa Maneschy-Schneider: Marlene Freitas será Pró-Reitora na chapa de Maneschy

A prof. Marlene Freitas acaba de se engajar na campanha e na chapa de Maneschy-Schneider. Esta professora dispensa apresentações: Foi diretora do centro de Jurídicas, ex-Pró-Reitora e ex-Vice-Reitora da UFPA. Atualmente em fase de conclusão de seu doutorado, esta professora por pouco não veio a encabeçar uma chapa para disputar a reitoria de nossa universidade. Creio que se as eleições para a reitoria tivesse sido marcado para o mês de abril de 2009, como ocorreu em 2005, fatalmente esta docente seria uma forte candidata a disputar o cargo máximo de nossa instituição.

A prof. Marlene assim como os professores Horácio Schneider, Emanuel Tourinho, Fernando Arthur sabem que a universidade vem melhorando muito nas últimas duas décadas com o esforços da comunidade universitária e do reitorado de muitos outros doutores de nossa universidade. Continuar esta trajetória ascendente desta universidade exige uma equipe competente e um Reitor que além do respeito acadêmico, seja capaz de dialogar com os governos municipais, estadual e federal, sem distinção de cor partidária. Enfim a UFPA precisa de um comandante para o quadriênio 2009-2013, que tenha sensibilidade política, respeito acadêmico, experiência administrativa e uma enorme capacidade de articulação política, capaz de dialogar com nossa bancada de deputados federais e senadores e que tenha o espírito de um embaixador da UFPA perante o governo estadual, federal e diante das instituições acadêmicas internacionais: É por tudo isso que a maioria da comunidade da UFPA quer Maneschy como nosso próximo reitor.

Eleições para reitor: até alunos da pós-graduação estão sofrendo constrangimentos pela máquina da reitoria

Anônimo disse:

Durante a última reunião com os alunos do curso de especialização da PROGEP, dia 11-11-08 no NAEA, foi discutido a continuidade do programa de qualificação dos servidores da UFPA. Segundo a coordenadora Sra. Nírvea, o NAEA está preocupado com a continuidade do programa de qualificação dos servidores, pois, caso venha a mudar a direção da reitoria, talvez o programa junto ao NAEA seja cancelado, o que preocupa muito a todos da PROGEP e do NAEA. Ainda segundo a coordenação da pós-graduação, está previsto para o primeiro semestre de 2009, outra turma de especialização em gestão pública para os servidores da UFPA, e também uma turma de Mestrado para o segundo semestre de 2009. Porém, segundo a coordenação, caso a direção da reitoria seja mudada, talvez este projeto de turma de pós sejam cancelados e esquecidos, por isso a coordenação incentivou a todos os alunos a adquirirem a chapa de Regina Feio para reitora. Este fato causou constrangimento em alguns alunos que querem a mudança com outras chapas. Logo em seguida, da reunião, chegou o prof. Alex Fiuza, que veio divulgar sua sugestão para a continuação da direção da reitoria da UFPA, tentando induzir os alunos ao voto na prof. Regina.

Capela Universitária: 21-11-08 Maneschy anunciará equipe completa

Na próxima sexta feira, dia 21 de novembro de 2008, na Capela Universitária, no final da tarde, o professor Doutor Carlos Edilson Maneschy anunciará a sua chapa completa que concorrerá à reitoria nas eleições de 03 de dezembro. Será um evento acadêmico, político e cultural. Todos estão convidados.

Eleições para reitor: acusação sem provas à véspera de eleição é covardia

Caros amigos da UFPA vocês não vão acreditar no que eu vou lhes contar: foi montado uma rede de intrigas para tentar queimar o nome do Dr. Maneschy em vésperas do dia 03 de dezembro, que é o dia das eleições para reitor da UFPA. Esta queimação vem assim estruturada:

1- Sem nenhuma prova, pois o Dr. Maneschy deixou a direção da FADESP em 2001, tentam impigir em nosso candidato a imagem de malversador do dinheiro público.
2- Após estas calúnias, passam a pintar o Dr. Maneschy do pior de todos os diabos.
3- Em seguida o acusador se veste do anjo celestial que iria salvar a UFPA da besta fera chamada Dr. Maneschy.
4- Em nome da defesa da UFPA este "anjo celestial" cometerá o sacrifício de sacrificar a sua ética e todos os seus valores humano-universal, enfim, em nome da salvação da UFPA, usará todos os meios, inclusive os mais torpes possíveis, para tentar freiar o avanço da candidatura Maneschy, em todas as categorias, e tanto no campus de Belém, como nos demais campi de nossa universidade.
5- Estes "anjos celestiais da maldade" não tem como explicar o porque de o Dr. Maneschy ter participado da equipe da PROPESP por três anos, nesta atual gestão da UFPA, dirigindo a diretoria de pesquisa, gerenciando permanentemente fluxos de recursos para a pesquisa neste período, sem qualquer questionamento quanto à sua idoneidade nesta diretoria da PROPESP.

CAROS AMIGOS. DENÚNCIAS DE BASTIDORES, SEM PROVAS E EM VÉSPERAS DE ELEIÇÕES É COVARDIA E DESVIO DE CARÁTER. CASO EXISTISSE DE FATO BASE MATERIAL PARA ESTAS DENÚNCIAS, PORQUE NÃO PROTOCOLARAM ESTAS ACUSAÇÕES NO MINISTÉRIO PÚBLICO E NA POLÍCIA FEDERAL, NESTES ÚLTIMOS OITO ANOS? FORA O BAIXO NÍVEL DA UFPA.

Essa não: agentes da reitoria pensam que a CAESUN não pensa

Mais uma da turma da patronagem. Desta vez na busca de tentar cooptar a diretoria da CAESUN ( CASA DA ESTUDANTE UNIVERSITÁRIA), agentes da reitoria chegaram à desfaçatez de oferecer alimentação grátis no RU para as moradoras da casa. Esta proposta já deveria ter sido efetivada há pelo menos 04 anos. Fazer esta proposta em véspera de eleição por uma gestão que está terminando é no mínimo faltar com o respeito com as meninas da CAESUN. Lógico, exigimos que esta proposta seja efetivada imediatamente. O que achamos indecente é que esta sugestão tenha surgida há 15 dias das eleições para reitor. No mínimo eles devem imaginar que as meninas da CAESUN não são politizadas e que poderiam trocar seus votos por isenção da taxa do RU. Isenção já para a CAESUN, mas por favor, respeitem as estudantes da CAESUN.