Sábado- 05/06/10-Schiwazappa-20 hs: Show de Márcio Montoril e cultura regional




Marcio Montoril completa em 2010, 30 anos dedicados a sua profissão como professor e a música paraense. Nessa trajetória, fez parcerias com alguns compositores, produziu shows em parcerias com alguns artistas da terra, entre eles; Mario Mouzinho, Ivan Cardoso, Messias Lira, Marcia Navarro, Ana Mel, Jorge Pimentel, Rosa Correa, Deia Palheta e o poeta Jurací Siiqueira, entre outros. Marcio Montoril trabalhou muito pouco na noite e sempre buscou trabalhar na produção de show em que pudesse mostrar as suas composições buscando a sua própria identidade. É conhecido no meio artístico por ser polêmico em suas colocações, chegando a incomodar alguns.

O show "CANTORIA DO NORTE" trás em suas composições literária , uma temática voltada para as questões ambientais, políticas e sociais principalmente no que se refere a AMAZÔNIA. Apesar da temática ser ambiental, o show é muito dinâmico com apresentações de danças que caracterizam a nossa região e rítmos como: Carimbó, Boi Bumbá, Xote, Lundu, Quadrilha, Cumbia, Baião, guaranha e algumas canções.Essa diversidade de rítmo é bem típico de Marcio Montoril que com a sua forma eclética consegue agradar público de diferentes níveis.

FICHA TÉCNICA:

Marcio Montoril --- voz e violão

Beto Tainara ---- Contra Baixo

Bruno Benitez - --- Guitarrra

Lenilson ------- Teclado

Bruno Mendes ---- Percussão

Marcio Jardim -- --- Percussão

Tiago -------- Bateria



Participação escpecial: Daniel Delatuche - Mario Mouzinho ---- Arraial do Labioso ----- Grupo de Dança Mapinguarí. e o poeta Jurací siqueira.

Direção Musical --- Beto Tainara

Produção - Guilhermina e Valter Viegas

Iluminação - Zezinho

Coreografia - Valter Viegas

Eleições 2010: Ana perde em todas as mesorregiões do estado

Pelas informações de bastidores que chegam ao Bilhetim Ana está perdendo nas intenções de votos em todas as mesorregiões do estado. Porém é no sudoeste do Pará e no marajó onde Ana pega uma verdadeira goleada.

Ana está melhor, mas ainda perde por quase o dobro de intenções de votos para Jatene na região metropolitana e no baixo amazonas. Juvenil só tem visibilidade eleitoral no sudoeste do Pará.

Neste momento quem chega em segundo lugar no Pará são os indecisos. A saída de Jáder do páreo conduziu o seu eleitorado para cima do muro. Juvenil captou apenas 10% das prévias intenções de votos em Jáder. Jatene dispara no sudeste e no marajó.

Intenções de votos em Jáder devem ir para Jatene e Votos Nulos e brancos num primeiro momento

Jáder vinha polarizando com Jatene as intenções de votos para o governo do estado. Creio que a primeira percepção junto ao eleitorado que estava indicando voto em Jáder revelará uma migração inicial majoritária rumo à indecisão e aos votos brancos e nulos e uma migração minoritária em direção ao Jatene. Ana não levará nada. Num segundo momento estes eleitores quando souberem que Juvenil é o candidato de Jáder, parte reorientará suas intenções de votos em direção a este.

A maioria dos eleitores de jáder deverá esperar os debates eleitorais para se posicionar em definitivo. Este eleitores poderão migrar tanto para Jatene como para Juvenil. Creio que o voto de jáder do primeiro turno, majoritariamente não migrará para Ana. No segundo turno é outra eleição e novas composições do eleitorado poderão emergir.

PMDB: Apoiadores de Priante questionam nome de juvenil

Os apoiadores do ex deputado Priante (PMDB) estão questionando o nome do deputado Juvenil como candidato ao governo do estado. Os priantistas estão alegando que Priante hoje estaria chegando aos 20% de intenções de votos (segundo pesquisa própria), e Juvenil não passaria de 4%. Neste contexto apontado pelos pemedebistas descontentes com o nome de juvenil, Priante teria condição objetiva de chegar ao segundo turno em 2010.

Parece que teremos combates nas sombras dentro do PMDB. Será que Priante enfrentará a autoridade de Jáder?

Candidatura Juvenil beneficia Ana no primeiro turno

Sabe aquele expressão "escreveu-se certo por linha torta"? , pois é assim que eu vejo a candidatura Juvenil. Caso Jáder tivesse saído junto com Ana no primeiro turno a repercussão poderia ser desastrosa nos grandes centros urbanos do estado para a candidatura Ana Júlia. Lembram que o grupo de comunicação de Jáder "bateu" pesado em Ana nos últimos 12 mêses? como explicar esta rápida conversão de Jáder ao governo Ana? o eleitorado também pensa e exige um mínimo de coerência.

Jatene capitalizaria todo descontentamento do eleitorado paraense com uma coligação deste porte. Após o lançamento da candidatura própria do PMDB os descontentes se dividirão entre Jatene e juvenil. Ou seja, a entrada em cena da candidatura Juvenil despotencializa Jatene como catalisador da oposição em 2010. E Ao final, numa possível passagem de Ana ao segundo turno aquela polarização inicial - antigoverno- poderá ser amenizado, inclusive pela ação catalizadora da eleição presidencial numa eventual associação de Ana com Dilma.

Neste contexto as comparações de projetos nacionais se sobressairão em relação às polarizações estaduais. Nesta conjuntura a percepção de uma eventual associação de Ana com Jáder será menos condenada e colocada como consequência das regras eleitorais vigentes (ou seja, o segundo turno). Claro, neste cenário conto com PTB e PR apoiando Ana no primeiro turno.

Dilma atropelará Serra?

Os resultados do primeiro turno na Colômbia colocaram o candidato do super bem avaliado presidente Uribe com larga diferença sobre o segundo colocado. Uribe entrou na campanha, ao contrário de Michelle Bachelet no Chile, que não elegeu seu sucessor. Os primeiros sinais que estão vindo interior do Pará indicam que Dilma pode começar uma rota de "atropelamento eleitoral" de Serra. Caso esta tendência venha a se confirmar, o Brasil poderá ter a primeira mulher presidente., e quem sabe, no primeiro turno.

Quem vencerá em 2010: Jatene sem máquina ou Ana sem voto?.

Aparentemente o campeão de pesquisa nestas eleições, a partir da saída de Jáder da corrida, será Simão Jatene. Neste momento Jatene tem voto mas não tem máquina e nem coalisão. Os analistas e pesquisadores têm nestas eleições um importante lócus para testar teorias e hipóteses. Espera-se que a máquina estadual e federal opere o porkbarrel, que na ciência política anglosaxônica significa troca suja.

A esperança de Ana Júlia é o porkbarrel. Duciomar deu uma aula de porkbarrel nas eleições de 2008 e por isso ninguém se arrisca a prever uma vitória de Simão Jatene. Mas uma coisa é certa: Jatene está em alta e Ana em baixa, e tome baixa nisso.

Só uma equipe multidisciplinar que combine marqueteiros, publicitários e cientistas políticos com larga experiência em competição eleitoral poderá "guinchar" a imagem de Ana Júlia do soterramento político em que se encontra. A intenção de votos em Ana Júlia só melhora na medida em que melhorar a avaliação individual desta recandidata. Não adianta melhorar a imagem do governo, capitalizar as obras do governo federal. Só Ana salva Ana.

Após o fenômeno Dudu em 2008 ninguém se arrisca em apostar, apriori, em Jatene. É um favorito nas pesquisas em que os analistas independentes duvidam em creditar capacidade de vitória. Pode? isso só corre em um estado onde 75% do eleitorado vive em municípios do interior. Mas eu insisto, esta eleição pode revelar o inesperado do povo do interland.

Juvenil governador: quem acredita na terceira via?

Da mesma forma em que Marina não deverá quebrar a polarização Dilma - Serra na disputa nacional, Domingos Juvenil dificilmente quebrará a polarização Ana Júlia-Jatene. Esta polarização só se quebraria se o nome do PMDB fôsse Jáder Barbalho. Em síntese Juvenil é um candidato para atingir no máximo 15% de votos. Com esta estratégia Jáder ganhará em todos os cenários de segundo turno:

1- Caso Jáder apóie Ana no segundo turno e esta vier a ser derrotada, o PMDB comporá com um futuro governo Jatene.

2- Caso Jáder venha a apoiar Jatene no segundo turno e este vier a ser derrotado, o PMDB comporá com um futuro governo Ana Júlia. Um partido de centro pode se dar a este luxo, sem parecer incoerência ideológica.

3- Mas Jáder apoiará mesmo no segundo turno a coalisão do futuro vencedor das eleições presidenciais, seja ele Dilma ou Serra. Claro, se a diferença no primeiro turno de um candidato para outro for estratosférica. Caso contrário Jáder apoiará Ana, pois é preferível perder com a máquina federal do que contra ela.

Greve na Seduc: Professor dá sua opinião

O professor da Seduc Márcio Montoril emite sua opinião sobre o andamento da greve. Quer vê-la? então clique aqui

Laboratório de Política/UFPA faz pesquisas comparativas

Está em curso em nível estadual uma pesquisa sobre a sucessão estadual. Nesta pesquisa já aprecerá o nome de Domingos Juvenil como candidato do PMDB. O objetivo da pesquisa é verificar o posicionamento do eleitorado após esta última decisão do PMDB. A pesquisa será por telefone obedecendo aos mais rígidos critérios metodológicos e servirá para "consumo interno" do laboratório de política. Em seguida faremos uma pesquisa estadual em moldes tradicionais e compararemos o resultado das duas pesquisas.

Sucessão estadual: Dilma e Jatene em alta

As pesquisas que eu tenho tido acesso oriundas do interior indicam uma subida acelerada de Dilma sobre Serra e Jatene obtendo voto tanto de Dilmistas como de serristas. Ana continua estacionada na alta rejeição.

05/06/2010: Show de Márcio Montoril II