Dilma cresce em intenção de voto e já encosta em Serra, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha publicada na edição de domingo da Folha, mostra que a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) cresceu cinco pontos nas pesquisas de intenção de voto de dezembro para janeiro, atingindo 28%.

No mesmo período, a taxa de intenção de voto no governador de São Paulo, José Serra (PSDB), recuou de 37% para 32%.

Com isso, a diferença entre os dois pré-candidatos recuou de 14 pontos para 4 pontos de dezembro para cá.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No entanto, é impreciso dizer que o levantamento indica um empate técnico entre Serra e Dilma.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas com maiores de 16 anos.

Fonte Folha Online

Gestão Maneschy: não adianta forçar a barra

Não adianta os avaliadores apaixonados tentarem produzir uma avaliação catastrofistas dos primeiros sete meses da gestão Maneschy. Os primeiros seis meses foram dedicados a produzir projetos em direção ao governo federal sob pena de perder os recursos orçamentários do REUNI previstos para 2009. A turma que saiu não fez transição e não deixou as informações institucionais necessárias à continuidade orçamentária da instituição. "Foi um deus nos acuda" mas o Reitor Maneschy acaba de receber um elogio por escrito da SESU pela capacidade de produzir projetods evitando perder recursos federais.

Orçamento da UFPA: Aviso aos navegantes

O Orçamento de 2010 já foi articulado pela equipe de Maneschy. O último orçamento que Alex operou foi o de 2008 com incidência em 2009. Portanto, recursos, cursos de pós-graduação e investimento deste ano devem ser creditados na conta de Maneschy. A verba do REUNI só está chegando porque a gestão Maneschy está tendo a competência em elaborar projeto para fazer os recursos fluirem.

ICS: só a medicina pode resolver o problema da medicina

Os graves problemas enfrentados pelo curso de medicina só podem ser enfrentados pela própria medicina. Onde estão os alunos? que sempre foram os atores que defenderam a medicina na décade de oitenta do século passado, quando esta atravessou grave crise.

Sem uma ação efetiva da comunidade médica do ICS capaz de exigir um curso dígno pode-se começar a peitar o velho cartório que imobiliza o curso há anos. Este curso dígno passa pela: presença de docentes dedicados, um novo projeto político pedagógico para o curso, melhores infra-estruturas materiais e o advento da extensão e da pós-graduação strictu senso.

Ao Reitor, na ausência de mobilização interna da comunidade, deve tomar medidas urgentes e visíveis capazes de evitar a catástrofe anunciada.

A lua de mel dos gestores e os secadores

Bastou eu iniciar uma reflexão sobre a lua de mel inicial entre gestores e as comunidades eleitorais para que os secadores começassem a condenar, a priori a gestão iniciante de Maneschy. Égua, é muito olho gordo.

Pelo Recall político no Brasil

Caso no Brasil tivéssemos o Recall, como ocorre nos EUA, poderíamos submeter qualquer governante, deputado e ou o colegiado parlamentar à soberania popular. Ou seja, a partir de um número X de assinaturas, um detentor de mandato popular seria reavaliado pelo eleitorado, poderia ser mantido ou removido. Este é um mecanismo que tornaria mais flexível as instituições presidencialistas. Em Brasília esta crise em curso já estaria em processo de superação, sem traumas.

Novos pedidos de Impeachmente no DF

Mal o novo governador interino tomou posse no DF recomeçaram os pedidos de impeachment. Alguém duvida de que toda a elite governante e da base de apoio do governador Arruda está contaminada?

TIQUIN: almoço de sábado (06-03)

No primeiro sábado de março (6) o clube de amigos "Pra Fazer Melhor" estará almoçando no Tuquin a partir das 13.00 hs. Este é o espaço para se rever os amigos e jogar conversa fora. Este almoço deve ocorrer sempre no primeiro sábado de cada mês, após o pagamento.

Aliança para 2010: Guerra de versões

A coluna Repórter 70 afirma que foi selado o essencial do acordo entre PMDB e PT para 2010 na reunião de Brasília. O Líder do PMDB na ALEPA Parsifal Pontes em seu blog, desmente peremptoriamente esta versão. Creio que Parsifal deve ter mais informações do que qualquer um de nós sobre esta temática.

ICS: por uma comissão acadêmica de emergência

Sugiro ao reitor da UFPA que nomeie uma comissão de alto nível com a missão precípua de enfrentar os problemas acadêmicos dos cursos de medicina e de nutrição. E de preferência que esta comissão seja acompanhada pessoalmente pelo próprio reitor. Esta tarefa é urgente

Pergunta: quem unificaria 70% do IFCH?

Gostaria que a academia do IFCH, comandado pela atual diretora, lutasse para costurar 70% da academia do IFCH para além dos vínculos pessoais e corporativos. No IFCH não existe grandes divergências ideológicas e acadêmicas, mas sim corporativas, fundadas no status quo. Evitemos um confronto "sangrento" e partamos para uma ação propositiva, tendo por base os interesses maiores da instituição e da sociedade que a circunscreve. Fechado estes pressupostos, qual o docente que poderia unificar as diversas bandas do IFCH acadêmico?

ITEC: Civil fecha com Emília

Está definido: a Engenharia Civil fechou chapa com a professora Emília da Elétrica na disputa pelo ITEC. O vice indicado pela Civil é o prof. Alcebíades, coordenador da pós-graduação da Civil. A turma que apoiou Maneschy sairá unida na disputa pelo ITEC. Civil é o maior curso do ITEC.

UFPA recebe recursos para a pós-graduação

A Universidade Federal do Pará vai receber da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal - CAPES, em 2010, mais de 11 milhões de reais para bolsas e despesas de custeio e capital a serem investidos em cursos de mestrado e doutorado. Ao todo, 43 Programas de Pós-Graduação, atualmente ofertados pela Universidade, serão beneficiados.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Emmanuel Tourinho, esse valor representa um incremento de 38% sobre os valores concedidos pela CAPES à Instituição, em 2009 e permitirão que os Programas de Pós-Graduação mantenham o ritmo de crescimento, inclusive, com a possibilidade de expandir o número de vagas ofertadas.

Em setembro de 2009, a CAPES já havia feito um aporte adicional de recursos à UFPA. Tal concessão teve como finalidade garantir bolsas para todos os alunos matriculados, naquele momento, nos Programas de Pós-Graduação. O novo acréscimo permitirá a efetivação do Programa Bolsa para Todos, com um atendimento mais universal dos estudantes que necessitam de bolsa para realizar estudos de pós-graduação.

"A nova concessão, do Programa de Fomento à Pós-Graduação(PROF/CAPES),
soma-se a outros apoios concedidos pela CAPES (a exemplo dos Programas PROCAD e Pró-Equipamentos) e sinaliza o apoio da agência ao esforço institucional de expansão e qualificação da pós-graduação na UFPA”, ressalta Emmanuel Tourinho.


Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Instituições se unem para uma educação básica de qualidade

O Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente no Estado do Pará realizou hoje, 22, a sua quarta reunião ordinária para discutir as ações do Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR). O encontro foi presidido pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e ocorreu na Universidade Federal do Pará. O Fórum é constituído pelos dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior, parceiras na execução do plano, e pelos representantes da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), do Conselho Estadual de Educação, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Sindicato dos Trabalhadores das Escolas Públicas e da Associação Nacional dos Formadores dos Profissionais da Educação.

O objetivo é estabelecer políticas para a formação inicial e continuada de professores que já atuam na educação básica, sem a devida graduação. A ação iniciou-se em dezembro de 2009, contemplando 995 profissionais da educação que se inscreveram e concorreram ao Processo de Seleção para vagas de graduação disponibilizadas na Universidade Federal do Pará (UFPA), na Universidade Estadual do Pará (UEPA), na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e no Instituto Federal do Pará (IFPA). Para o primeiro semestre de 2010, serão ofertadas 7.500 vagas em todo o Estado, sendo que, no segundo semestre, o Parfor, no Pará, contará também com a parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

A quinta reunião do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente teve como pontos de pauta a assinatura do seu documento de regimento interno, a apresentação da minuta do Termo de Compromisso dos municípios com o Plano de Formação e a criação de uma comissão para tratamento de questões ligadas à formação continuada. De acordo com o coordenador estadual do Parfor, representante da SEDUC , Licurgo Brito, atualmente, o Programa está em fase de composição de turmas para as vagas ofertadas no primeiro semestre de 2010 e a previsão para a divulgação do resultado dos candidatos contemplados é para o próximo dia 04 de março. “Será o maior ‘listão’ que o Estado do Pará já divulgou com relação ao ingresso em instituições de ensino superior”, observou.

Para o primeiro semestre de 2010, somente a UFPA teve 24 mil candidatos inscritos na disputa por 3.600 vagas ofertadas em 18 licenciaturas, distribuídas em 11 municípios, mas apenas 6.958 inscrições foram homologadas. O coordenador do Parfor na UFPA, professor Márcio Nascimento, explicou que a composição de turmas depende da demanda pelas vagas disponibilizadas em cada município. Os candidatos com inscrições homologadas em municípios que não formarem turmas terão opção de trocar de polo ou de instituição. Outros interessados que não forem contemplados no primeiro “listão” de 2010 poderão, ainda, se inscrever novamente para o Processo Seletivo referente ao segundo semestre de 2010, previsto para o mês de julho.

Formação continuada - Dentro do mesmo Programa de Financiamento do Parfor, atualmente, surge a discussão sobre a criação de turmas de formação continuada e de especialização para professores que já concluíram a graduação, atuam na educação básica e desejam buscar aperfeiçoamento. A reunião do Fórum foi decisiva nesse sentido, demandando todo o turno da tarde para a discussão dessa temática. Para o reitor da UFPA, professor Carlos Maneschy, o Parfor vem atender uma demanda que há muito vinha sendo reprimida. “Esperamos que esse seja apenas um primeiro passo para que o Programa possa se legitimar como um instrumento eficaz na construção de um ensino básico de qualidade e na criação de oportunidades iguais para todos os brasileiros”, observou.

Informações mais detalhadas sobre os processos do PARFOR na UFPA podem ser encontradas no site http://www.ufpa.br/parfor/.

Leia também: Fórum discute Plano Nacional de Formação Docente.



Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicaçãoda UFPA

E o PT quer Jáder e o PMDB

Paulo Rocha e João Batista lutam para ter Jáder e o PMDB na aliança governamental para 2010. Hoje, os jornais locais falam de uma coversa mediada pelo ministro Padilha na tentativa de conseguir algum sinal positivo de Jáder. Jáder não atende nem telefone, nem lê, nem telegramas dos interlocutores da DS, incluindo a governadora. Por que?

IFCH: quem costurará o consenso majoritário?

João Márcio deverá ser o candidato ungido pela atual direção do IFCH. Creio que poderíamos sentar, todos os cursos deste Instituto para ver se encontramos, com base em um programa, em um projeto de governança negociada e na distribuição dos espaços físicos, os pressupostos para montarmos uma chapa que congregasse, pelo menos 70% de apoio entre os docentes, técnicos e estudantes deste instituto. Para atingirmos esta meta, a professora Naná, Diretora do Instituto, teria de tomar todas as inciativas nesta direção, onde de saída abrisse mão de indicação, apriori, do nome do Diretor.

O gestor e a lua de mel com a comunidade

Dizem os analistas de que a lua de mel do governante com a comunidade dura em média seis meses. A partir daí serão os resultados objetivos que ditarão o comportamento avaliativo da opinião pública. Ana Júlia vem sendo mal avaliada e este é um sinal amarelo para quem detém cargo eletivo.

Arruda, a Câmara Legislativa e a intervenção federal

O grande debate que se trava em Brasília é se a intervenção federal deve ser decretada no DF. Os defensores da medida alegam que a Câmara legislativa não demonstrou autonomia para tomar medidas que a situação exigia, depois das imagens incontestáveis veiculadas para todo o globo terrestre. Os que são contra alegam que só em caso de notória convulsão social é que esta medida poderia ser decretada. O governo federal é contra porque esta medida causará paralisia decisória do congresso frente as medidas estruturantes para o País como a paralisia de tramitação das PEC's.

O que eu penso?

Que a intervenção deve ser decretada tendo em vista que o governador, o vice e 2/3 do legislativo estão comprometidos com o atual governo de forma irreversível. A Câmara protelou as medidas investigativas por 90 dias e só se mobilza agora porque existe a ameaça real de intervenção federal.O Brasil precisa mostrar tolerância zero com o crime do colarinho branco para o bem da DEMOCRACIA.

Rubens Camelot : o acadêmico

Rubens Camelot, a maior liderança emergente do ME na UFPA começa a priorizar a vida na pesquisa acadêmica. Camelot, após dar a maior canseira eleitoral no PSOL em recente disputa, está a caminho de participar de um projeto de pesquisa no curso de Letras.Segundo Camelot, agora a maior parte do tempo será dedicada à sala de aula e à pesquisa. Rubens pensa em se graduar rapidamente e seguir carreira acadêmica. De fato, não podemos ser mais realista do que o rei.

ICS pede socorro

Internautas informam que o ICS continua em estado de coma. A medicina está quase desencarnando. Até quando?

Newton Miranda, o generoso de espírito nos deixou

Os comunistas tem uma marca muito especial, são generosos de espírito, do sonho de uma sociedade igualitária extraem o combustível para a ação política por toda a vida. Assim era o camarada Newton Miranda, que acaba de nos deixar, vítima de um mal súbito. Pesar à família e ao PC do B.