UEPA: Sílvio Gusmão resguardado

O governador Simão Jatene resguardou o Prof. Dr. Sílvio Gusmão como o nome mais legítimo para ser o futuro reitor da UEPA. Como todos recordam: Silvio Gusmão venceu as últimas eleições para a reitoria da UEPA e a governadora Ana Júlia se recusou a nomeá-lo, interveio na UEPA, nomeou uma interventora, e depois montou uma eleição e garantiu a vitória da interventora.


Marília, que foi a interventora e depois chegou à reitoria, é uma excelente pessoa, docente de primeira linha, mas serviu de instrumento para o aparelhismo da DS e de Ana Júlia. Ana Júlia destruiu o discurso democrático do PT, de respeitar os resultados das eleições nas universidades, como fez Lula em oito anos à frente do governo federal, em relação às eleições das universidades federais. Enfim a DS e Ana vieram para queimar a marca PT no Pará.

Fapespa: Cláudio Ribeiro é o mais cotado

Cláudio Ribeiro deve ir para a FAPESPA. Na verdade, o indicado foi Mário Ribeiro.

Jatene, a ALEPA e a fragmentação partidária e parlamentar

O contexto institucional nacional e estadual molda um sistema partidário, eleitoral e parlamentar caracterizado pela alta fragmentação parlamentar e partidário. Neste contexto, o partido do presidente e ou governador nunca possui mais do que 25% dos assentos parlamentares, e as coligações eleitorais e coalizões de governo é uma necessidade estrutural de todos os governos. Só os garotos "bobinhos" da DS, não sabiam disso e ferraram com o governo petista.


Jatene vem demonstrando grande desenvoltura política estratégica na montagem de sua equipe de governo. Até o PSB poderá compor a base partidária e parlamentar do novo governo. Como Jatene acompanhou a "meninice" política do núcleo duro da DS à frente do governo estadual, não é dificil adivinhar que a base aliado não viverá nas incerteza patrocinados pelos Bin Ladens de Ana Júlia.


Aliás, entre 2002-2006 Jatene já provou que não é um patrocinador suicida do desmantelamento de sua própria base de governo como fizeram os "meninos" políticos do governo em Ocaso. Coitado do PT, que viu sua imagem de ser bom de governo ser queimada pelo grupinho de bad-boys da DS.

O governador, a Sedect e Maneschy

Não há dúvida, Jatene está tentando montar um secretariado de peso, naquilo que concerne à sua cota pessoal. Aos partidos aliados cabe apresentar nomes de reconhecida competência técnica e habilidade política no trato com os atores sociais. Já o reitor Carlos Maneschy vem demonstrando grandeza em suas ações. Maneschy tem uma consciência Kantiana, e bota cosmopolitismo nisso. Sem dúvida nenhuma: um tapa com luva de pelica.

Governo Ana: a tradição de dar o bolo

A marca do núcleo duro do governo Ana, comandado pelos magos do desastre político, foi fazer acordo e não cumpri-los: com parlamentares, com partidos e com prefeitos. Agora este governo em Ocaso acaba de passar por cima de uma lei estadual para aplicação dos 366 milhões. Veja o que nos relata o Líder do PMDB na ALEPA, Parsifal Pontes, aqui

Governo em Ocaso: Por que o PT está em xeque no Pará?

Porque o governo que encerra cometeu pecados estruturais frente aos princípios construídos em 30 anos de vida partidária no Pará, senão vejamos:


1- A governadora não tomou nenhuma medida pública contra as denúncias de corrupção e nem afastou seus auxiliares diretos envolvidos em tais denúncias.


2- São cristalinas as manobras executadas racionalmente para a dispensa de licitação nas compras dos Kits escolares.


3- Foi vergonhoso o método de contratação de aluguel de 450 carros para as policias.


4- É uma vergonha o que está acontecendo neste momento na SEMA onde vários dirigentes encontram-se presos pela PF.

5- Está estourando denúncias de que a SEDUC está torrando, apressadamente, 90 milhões do governo federal em apressados pagamentos, inclusive antecipando quitação de futuros serviços e compras. Estas informações estão sendo prestadas por dirigentes graduados do PT na SEDUC.


6- Sem falarmos nos relatórios, tornados públicos pela AGE.


Não resta dúvida, o PT está em Xeque. Não importa se foi a DS, ou outro segmento petista, o que importa é que a marca PT está sofrendo um profundo questionamento e, em sua maioria por petistas que construiram esta legenda nos últimos 30 anos e que foram marginalizados nestes 4 anos, sendo preteridos pelos néopetistas, cujos passes foram adquiridos através de DAS's.


Não adianta os cães de guarda da DS tentarem tapar o sol com peneira...o estrago está feito. O PT deixou de ser um local que possa ser depositário de utopias. A ética, como marca construída pelo PT, perdeu a razão de ser.

Ana Leal: enterro será amanhã(28)







Com saida às 9:00 hs do Recanto da Saudade ( Diogo Móia entre A.Cacela e nove de janeiro), em direção ao Cemitério Parque das Palmeiras, os amigos e familiares darão o último adeus à colega Ana Leal. Deixo, através de fotos alguns momentos de Ana Leal em momentos felizes, entre vencedores.

Comunicação pesarosa: Ana Leal passa ao plano espiritual

A querida colega da UFPA Ana Leal faleceu as 4:00 hs desta segunda (27). Ana foi internada há uma semana no Hospital Beneficiente Portuguesa com forte dores lombais e abdominais. No sábado, após uma série de exames especializados, os médicos concluiram que Ana Leal foi acometida de um Câncer no Pâncreas e estava em estado terminal.

O corpo será velado a partir das 11:00 hs na Capela do Recanto da Saudade (Trav. Diogo Moia, 1264) e o cortejo fúnebre sairá amanhã (28/12/2010) às 10h.


Ana Leal ao longo de sua vida sempre foi dedicada à família e participou ativamente da vida política da UFPA. Neste momento Ana estava em ascenção profissional, concluiu sua graduação e uma especialização latu senso.


Que Deus a tenha colega e amiga Ana Leal e minhas condolências à família.