Enquete do Plágio: Internautas não crêem que a UFPA faça justiça

Os internautas da UFPA não crêem na eficácia do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) aberto para apurar e punir os responsáveis pelo plágio das questões de geografia ao vestibular 2010 que deu prejuizo de 1 milhão de reais à UFPA/MEC. Em síntese 44% dos internautas acreditam que o PAD vai dar em pizza, 15% acreditam em uma punião branda e 39% ainda mantém a fé de que haverá punição exemplar.

Esta pesquisa revela, em parte, o grau de desesperança que a comunidade acadêmica nutre, hoje, por nossas instituições encarregadas de apurar e punir os crimes cometidos contra os interesses públicos. Só que as universidades sempre foram centros de rebeldia democrática e de luta pela justiça. Lembram do papel de vanguarda das IFES brasileiras na luta contra a Ditadura Militar? quantos jovens universitários perderam a vida contra o AI 5 na luta armada contra o exército usurpador dos generais?

A opinião pública paraense e a mídia certamente repercutirão para o bem ou para o mal os resultados deste tão esperado PAD do plágio.

Greve na Seduc: Caciques partidários desautorizam acordos de lideranças sindicais

Em 27 de maio, às 19:00h, o Sintepp fechou um protocolo com o governo, representado pela SEPOF, em que havia 16 pontos divergentes e em apenas um não houve acordo. Sob esse protocolo, a maioria do sindicato (APS e PT) defenderiam o fim da greve.

CST, PSTU, ARS, MES e uma parcela (pequena) do PT defenderiam o fim da greve.

Essa configuração permitiria o fim da greve por 70% dos votos na assembleia.

O que não estava nos planos era que os minoritários da APS iriam pedir arrego à direção. O candidato a governador, Fernando Carneiro, e o ex-prefeito Edmilson Rodrigues centralizaram a fração da APS no SINTEPP e na assembléia dos professores o protocolo de intenções foi rompido.

A maioria do SINTEPP, ao perceber assembleia foi interrompida sob a alegação de que estavam votando pelo fim greve: DAS (?) e temporários (?). A nova sessão será terça-feira (1º).

E agora? como os interlocutores da Seduc e do governo poderão confiar no que a direção sindical se compromete na mesa de negociações. Parece que o sindicato continua no papel de correia de transmissão dos partidos...revolucionários.

IFCH: a correlação de forças pós eleitoral

Para que a gestão João Márcio garanta governabilidade terá de negociar permanentemente com a articulação política que apoiou a candidatura Denise/Alberto. Caso a eleição tivesse sido proporcional o poder administrativo e acadêmico teria de ser dividido entre os dois blocos de poder.

Portanto, a governabilidade dependerá em muito do peso que João Márcio dará no momento de tormar decisões relacionadas a orçamento, espaço físico e diretrizes acadêmicas à articulação que obteve 48% da votação na capital. Caso João Márcio desconheça o conceito de governabilidade e governança o IFCH poderá passar por grandes tensões no curso do quadriênio que se inicia.

IFCH: veja o resultado por urna

Capital: Urna de Ciências Sociais.Filosofia e História: Denise 257- João Márcio 146

Urna do IFCH (Prédio do Instituto): votam professores, funcionários e alunos da pós: Denise 157 - João Márcio 147.

Urna de Psicologia e geografia: Denise 50 - João Márcio 218.

Urna de Parauapebas- curso intervalar com seminário proibido por circular da comissão eleitoral no dia da eleição : Denise 0 - João Márcio 29

Urna do Baixo Amazonas I: curso intervalar com seminário no dia da eleição: Denise 2 -João Márcio 18

Urna baixo Amazonas II: curso intervalar com seminário no dia da eleição : Denise 2 - João Márcio 42.

Na capital a diferença foi de de 4% para a chapa vencedora.

PMDB rompe com o governo Ana: Juvenil é candidato ao executivo estadual

O Jáder através de sua rádio (Rádio Clube) informa que o PMDB acaba de romper com Ana Júlia. O PMDB deve entregar imediatamente todos os cargos que ocupa no governo. O presidente da ALEPA Domingos Juvenil deve ser o candidato a governador. É... o caldo entornou. Esta conta deve ser debitada na conta do núcleo duro (PMM do B) e na conta das correntes majoritárias do PT que permitiram as barbaridades que o núcleo duro cometeu nas relações com os partidos da base e nas relações com o poder legislativo. Ana deveria ter sido substitutida pelo PT para a disputa de 2010.

Creio que o cenário de uma virtual eleição de Ana num segundo turno, baseado no uso da máquina estadual e federal coloca-se nebuloso. Tudo dependerá agora do desempenho de Dilma no primeiro turno e das relações do governo do estado com o PMDB nos próximos mêses. Veremos cenas de submissão política explícita nos próximos movimentos dos desesperados PMM dos B's.

UFPA: crise entre PM e DCE

Hoje à tarde a PM flagrou um estudante fumando um baseado na beira do rio. Segundo informações fidedígnas a PM abordou e prendeu o referido aluno. Agora o DCE está questionando a entrada da PM na universidade haja vista que a mesma só pode patrulhar no interior do campus se for acionada pelo reitor, e Maneschy não chamou a PM.

Como sabemos o uso da maconha foi descriminado, só vão presos agora os traficantes e os produtores de drogas. O usuário é mais um caso de saúde pública do que de polícia. Haverá uma audiência pública entre a reitoria e o DCE para evitar que episódios como estes se repitam.

Rio de Janeiro: TRE cassa o casal garotinho

A prefeita de Campos Rosinha Garotinho e seu marido Anthony Garotinho, pré candidato a governador do Rio pelo PR, acabam de ser cassados pelo TRE/RJ. Veja aqui

Bancários: a réplica de Marlon para Humbertinho

No texto " Para onde vai o espóloio da chapa 2" Humbetinho Lopes avalia o resultado nas eleições dos bancários. Agora Marlon Jorge faz uma réplica a Humbertinho. Leia aqui

Sucessão estadual: Ana adula PMDB

Dizem que o ego do Jáder não cabe em sí. Ver os petistas de joelhos hoje e que tanto o chamaram de corrupto num passado recente. São coisas da política.

IFCH: Vitória de Pirro.

É aquela vitória que vira derrota.

A Diretora do IFCH , o perfil de uma não liderança e a imagem do IFCH

O papel de uma liderança institucional é a busca da máxima aglutinação possível e produzir ações para preservar a imagem de toda a comunidade em questão, o lema é UNIR em contraposição à dispersão e o confronto. A nossa diretora do IFCH em nenhum momento assumiu este perfil na sucessão do IFCH. Pra início de conversa apoiou uma candidatura de seu vice no contexto do escândalo do plágio do vestibular. Em segundo, a prof. Naná não operou previamente no sentido buscar a construção de máxima aglutinação possível.

Esta vitória de João Márcio é uma vitória de Pirro, porque João Márcio, agora como diretor eleito vai para o olho do furacão com a evolução do PAD/vestibular onde é um dos indiciados como fomulador das questões de geografia.

Esta bomba deverá explodir na grande imprensa e a comunidade do IFCH deverá passar por um grande constrangimento político. Talvez tenhamos de fazer uma nova eleição no IFCH devido ao impeachment de nosso diretor eleito. Este é um cenário bastante provável nos próximos 90 dias.

Sem dúvida nenhuma a nossa diretora tem responsabilidade política com tudo de negativo que possa vir a recair sobre o IFCH. a partir da eleição de João Márcio dentro do contexto do PAD/vestibular.

Bastidores das eleições: provocador profissional

Tive a desagrável surpresa de conhecer um professor chamado Bordalinho da geografia. Não conhecia este docente, o conhecí da pior forma possível. Estava orientando os nossos apoiadores, na urna de geografia/psicologia) para impugnar qualquer eleitor que não contivesse na listagem oficial oferecida pelo CIAC.
Apareceu um cidadão branco, baixinho e gordinho provocando a cada momento. No momento de minhas instruções aos "boqueiros acadêmicos", este cidadão que eu ainda não conhecia começou a "atravessar" no meio de minhas orientações de forma provocativa. Então interpelei-o e mandei-o se afastar de nossas confabulações. Este professor, que depois soube que se chamava "Bordalinho" acabou por entrar em um vigoroso e duro bate boca comigo.

Não conhecia o prof. Bordalinho, mas o conhecí da pior forma possível. Este senhor é um provocador escolado. Mas é um provocador que busca construir a discórdia e o confronto físico. Imagine que este professor tivesse 1.80m e fôsse atleta. Com certeza bateria em todo mundo. Pra lá...satanaz.

IFCH: E a máquina ganhou por 2% na capital

A chapa branca apoiada por toda a estrutura administrativa e política do IFCH ganhou por 2% na capital (38 votos). No interior não conta, pois são cursos intervalares onde os alunos são "chamados" , para fazer "seminário de estágio" no dia da eleição, aliás esta prática nociva foi severamente repreendida por uma circular da comissão eleitoral porque configura grave aparelhamento administrativo e pedagógico e desequilibra a competição eleitoral. A isonomia entre as chapas vira potoca.
Aliás, na última sucessão para reitor apareceram três mil alunos para votar, no interior, aonde apenas a chapa da reitoria sabia como encontrar estes eleitores e foram executados dezenas de "reuniões pedagógicas" no dia da eleição.

Mas voltando a temática em questão, a ciências sociais deram uma lição de rebeldia e disse em boa voz e alto som que existe um contra ponto em humanas que controla 48% dos votos válidos na capital.

Creio que a comunidade de humanas passará por um grande constrangimento com o Processo Administrativo em curso, onde um dos indiciados é o Diretor do IFCH eleito, o prof. João Márcio. Eu vinha defendendo o João Márcio, pois pensava que ele era apenas um dos revisores da prova de geografia plagiada. Soube por fonte fidedigna que na verdade o prof. João Márcio não foi apenas um revisor mas sim um dos formulares das questões de geografia ao vestibular. Neste evento a UFPA/MEC sofreram o prejuizo de 1 milhão de reais. O Ministério Público está acompanhando a apuração conduzida pela UFPA.

IFCH:A tentativa de oligarquização acadêmica...sim

Oligarquia é o governo de um mesmo grupo por tempo indeterminado, aonde o uso da máquina administrativa, política e financeira esmagam os adversários transformando a pretensa competição em jogo de carta marcada.

Assim tenta se manter no poder do IFCH este grupo que já controla o nosso Instituto por oito anos e quer mais oito. Caso não fôsse a escolha desastrosa do nome para encabeçar a chapa branca nem competição teríamos de fato neste processo. Porque só não vê quem não quer: o poder econômico está imperando na chapa branca.

A chapa IFCH para Tod@as só conta com o poder da mobilização acadêmica. O IFCH está embrulhado pela chapa branca. Até a Diretora Naná está em sala de aula tentando manter o controle da máquina administrativa do IFCH.

Governo estadual começa a capitalizar obras de Lula

Melhorou a propaganda do governo do estado. Agora as obras estruturantes de Lula no estado estão sendo melhor capitalizadas pela propaganda do governo. Uma coisa tão simples precisou de 3,5 anos para acertar a mão.

A rejeição cai na medida que a população toma conhecimento do que se está fazendo no território.

Agora que a governadora precisaria de uma atenção especial para desqueimar seu filme pessoal...precisaria.

IFCH: Status quo quer criar o "diabo" para ser o anjinho

A política da velha esquerda esclerosada está de volta nas eleições para a direção do IFCH. O mentor intelectual e político da chapa branca (status quo), o prof. Geovanni (geografia) está enviando e.mail aos docentes de humanas tentando alcunhar a chapa IFCH para Tod@s (Denise e Alberto) de chapa do reitor. E nesta dicotomia maniqueístas, este estrategista pretende mudar a polêmica real das eleições em humanas que é: A chapa branca, que já está à frente de Humanas há 8 anos, quer ficar mais oito, uma verdadeira tentativa der oligarquização da gestão acadêmica.

A chapa IFCH para Tod@as (Denise e Alberto) é que está propondo a alternância política à frente do IFCH. A turma do João Márcio e Geovanni é o continuismo que vem deixando de lado o ensino de graduação em humanas, a transparência e a participação da comunidade no dia a dia do IFCH.

O prof. Geovanni, o intelectual da chapa branca quer mudar a polarização central das eleições do IFCH, que é entre os continuístas que querem oligarquizar por 16 anos o nosso Instituto ...por uma falsa polêmica (construída pela turma do João Márcio e Geovanni) que colocaria como polarização central destas eleições a luta entre a chapa do reitor e a chapa dos anjos manipuladores do status quo do IFCH.