Escola Luiz Nunes Direito

A Escola Estadual LUIZ NUNES DIREITO está mostrando um novo visual. Graças ao Projeto Beija Flor, coordenado pela professora Martha Montoril, que está conseguindo conscientizar parte do alunado da importância em cuidar do ambiente interno da escola.O Conselho escolar, sob coordenação do Professor Marcio Montoril, também está fazendo sua parte, apesar de não receber nenhum apoio por parte da direção da escola. São poucos os professores que fazem a diferença na Escola Luiz Nunes Direito. São esses poucos professores, considerados de vanguarda, que irão trazer os outros para devolverem a escola o seu lugar que ela mereceu no passado.Fazer uma gestão com transparência é um passo importante para que seja firmado o processo democrático.A eleição direta para diretor irá acontecer, e com isso, se espera trabalhar dentro da verdadeira filosofia da Escola que é o "PENSAR E O FAZER COLETIVO".Parabens a esses poucos professores que trabalham para preservar e cuidar do patrimônio, só restando a SEDUC fazer a sua parte e terminar de vez com a reforma que já dura quase um ano.

A fraqueza de Jordy

A grande fraqueza de Jordy nestas eleições é a ausência de uma estrutura partidária solidificada em nossa capital, além logicamente, de ausência de uma máquina administrativa capaz de impulsionar sua candidatura. Mas Jordy vem melhorando seu desempenho nas eleições majoritárias municipais. Nos próximos 08 anos Jordy será um grande puxador de votos em Belém.

A fraqueza de Mário

A grande fraqueza de Mário é um paradoxo. O paradoxo é que a marca do PT sempre foi a produção exitosa de políticas públicas de saúde, educação e segurança pública, porém estas eleições coincide com um momento a baixa aprovação do governo estadual do PT, puxado para baixa por ausências de políticas públicas capazes de melhorar, imediatamente, a assistência à saúde, educação e segurança. Então Mário é vítima de uma conjuntura governamental adversa.

Caso Mário consiga resolver este paradoxo poderá ainda subir nas pesquisas e elevar o PT aos seus patamares históricos de desempenho eleitoral em Belém, que nunca foi menos do que 18% de votos, em eleições recentes.

A fraqueza de Priante

A fraqueza de Priante é o excesso de promessas inexequíveis. Esta história, de um município apresentar propostas de ação repressiva para a segurança pública, sem orçamento municipal, acaba aparecendo muito com aquela campanha demagógica de Vic Pires nas eleições de 2000. Vic acabou caindo pelas tabelas naquelas eleições.

A Fraqueza de Valéria

A grande fraqueza de Valéria é não ser natural. Dos quase quarenta anos de vida desta candidata nunca se viu esta personalidade atuar voluntariamente em defesa de um Sistema Nacional de Saúde público e de qualidade. A emoção que Valéria tenta repassar na defesa da saúde pública sempre aparecerá artificial e demagógico. Valéria, em sua vida civil, sempre cuidou de suas empresas e nunca esteve na luta do povo.

Valéria pode se transformar realmente, como fez Teotônio Vilela, que era do PDS e foi um ícone na luta pela redemocratização. Mas Valéria não precisaria tentar parecer uma coisa que ela não é: mulher do povo. Ela é uma personalidade oriunda ideologicamente das classes conservadoras. Ela não precisaria inventar que é do povo. Parece ridícula para quem conhece sua trajetória pessoal e política.

A grande fraqueza de Dudu

Não ter concluido o PSM da Sacramenta é a grande fraqueza do candidato Dudu. Desta acusação Duciomar não tem como escapar.

João Moraes: Soviets de direita

O modelo de soviets ou República dos Centros Comunitários. Esta é a proposta ingênua do delegado João Moraes. Moraes talvez não saiba, mas 99% dos Centros Comunitários não passam de entidades de carimbo, normalmente estes simulacros de organizações são propridades do presidente e do tesoureiro. Talvez 1% destas entidades sejam autênticas.

O formato do debate precisa melhorar

Lembro das eleições presidenciais de 1989. Naquele pleito a rede globo apresentou um modelo de debater programas de forma muito interessante, foi o denominado de palanque eletrônico. Cada candidato era entrevistado ao vivo durante uma hora. Este modelo poderia ser reeditado aqui na capital.

Eleições 2008: um debate esclarecedor

Essa é a finalidade de um debate: discutir programas e confrontar os diversos candidatos, é no contraditório que a população vai conhecendo a vida pessoal, administrativa e políticas dos prefeitáveis.

Ontem na RBA foi um momento onde os candidatos foram expostos, as demagogias foram denunciadas. Deu-se alguns passos afim de sairmos das aparências para penetrarmos na intimidade da vida política e pessoal de cada candidato.

Defendemos o bom combate

Esperamos que a UFPa aproveite as eleições para Reitor para ampliar o debate acadêmico e político. Este momento é muito especial para aceitarmos provocação de elementos estranhos ao debate acadêmico. Portanto avisamos aos provocadores que perderão tempo se insistirem no baixo nível.

Licurgo e as más companhias

O prof. Licurgo deve apoiar a prof. Regina porque Maneschy estaria em más companhias, leia-se Edir Veiga, Marcus Vinícius e Jefferson Galvão. Engraçado, quando ele entrou para a Administração Superior através da esplendorosa vitória do prof. alex em2005, aposto que ele não tinha esta avaliação.

As larvas multiplicam-se na UFPa.

Todos os apoiadores de Maneschy foram vulgarmente denominados de larvas por um conhecido blogueiro do status quo. Parece que teremos uma invasão de larvas nas unidades acadêmicas.

O covardes atacam contra a honra

Anônimos covardes atacam-me sob o manto da clandestinidade.Num blog da cidade de parca credibilidade, acusam-me de ter sido beneficiado pelo mestrado e doutorado à revelia do CCS. Entrei no mestrado e doutorado através de seleção pública. Fui liberado oficialmente pela UFPa. Ciência Política é uma pós-graduação multidisciplinar e no sul do País encontramos engenheiros, enfermeiros, médicos e dentistas, que se tornaram cientistas políticos. Eu também passei nos vestibulares de 1984 e 1985 emHistória e Direito respectivamente, ou seja, sou também um homem das Ciências Humanas. Na Odontologia sou pós-graduado em Saúde Coletiva e sempre militei nas Ciências Sociais nos cursos da área da saúde, fui professor por três anos da disciplina de Ciências Sociais aplicada à saúde no curso deOdonto.

É a sucessão para Reitor em ação. Parece que vivemos sob o sígno do patrulhamento ideológico e político na UFPa. Também tenho minhas armas.

12- O Dia Fatal para os Técnicos

Dia 12-09, um dia após a morte de Aliende e do 11 de setembro a PROGEP reunirá 10% dos Técnicdos-Administrativos da UFPa. Adivinhem o que vem por aí... A aposta está aberta! Espero contribuições. Os chamados individuais já circulam pelos campi da capital. Vem chumbo grosso, quem tiver padrinho que corra atrás. Quem vai adorar será a candidatura Maneschy e Tancredi.

Comitê da saúde dia 17-09

A partir do dia 17 de setembro acontecerá a reunião que irá instalar o comitê de saúde de Carlos Maneschy.

Comitê estudantil instalado

Ontem, 10-09, foi instalado no laboratório de mecânica o comitê estudantil Carlos Maneschy. Próxima reunião na quarta, dia 17 de setembro.

Os Asponis do status quo

A turma da baixaria está elaborando a lista dos asponi do staus quo, foram aqueles que receberam gratificações e bolsas, sem nunca terem trabalhado.

Maneschy e a eleição de 2001

Aliás na eleição de 2001 Maneschy não foi nomeado porque foi levado a Casa Civil do governo FHC um dossiê onde Maneschy chamava o governo de Cardoso de neoliberal.

O Almoço entre Maneschy e Puty

O Almoço entre Maneschy e Puty serviu para que o Chefe da Casa Civil informasse a Maneschy de que nunca existiu um tal de interdito proibitório. Aliás muita gente do status quo ficou enciumado com este encontro.

Ana quer ajudar Mário

Em café da manhã ontem(10-09) a governadora Ana Júlia aglutinou as tendências internas do PT e a direção partidária para reafirmar seu desejo em apoiar decididamente a candidatura Mário - prefeito.

Parece que o crescimento de Valéria está deixando muita gente de sobreaviso.

Caso o governo de fato queira, Mário pode ganhar um grande impulso há três semanas do pleito.

Aliás, Mário começa a crescer nas pesquisas.

Editor do Quinta Emenda tenta queimar Edir Veiga

O Sr. Juvêncio Arruda editor do blog Quinta Emenda fez uma postagem onde afirma que o candidato Carlos Edilson Maneschy, em conversa com Cláudio Puty, teria levado o nome de Edir Veiga, Edilza Fontes e Marcus Vinícius como as grandes referências do PT na UFPa que estão apoiando a candidatura de Maneschy na UFPa.

Em outra postagem, respondendo aos internautas que o magoaram, relembrou a primeira postagem, ironizando sobre estas pretensas três referências petistas, como pessoas mal vistas por Puty.

Na verdade, Juvêncio, sabe que eu não mais milito no PT há mais de 08 anos, e que o Marcus Vinícius também não é mais filiado do PT há bastante tempo.

Juvêncio poderia citar o nome de petistas ilustres como Fernando Arthur, que inclusive é colega de Puty, desde os tempos de movimentos estudantis, onde atuaram na mesma tendência e hoje ambos atuam na DS e que também apóia Maneschy.

Parece-me que houve um movimento deliberado para construir um pequeno linchamento ao meu nome, perante seus frequentadores do "Quinta". Não gostei, pois sempre considerei o Juca , um parceiro.

Durante 09 anos apoiei o Alex desde o primeiro momento, inclusive nos momentos mais difíceis da campanha eleitoral de 2001. E o Juca sabe, que quando entro em uma campanha, sou um jogador apaixonado.

Entendo que estamos em uma disputa político-eleitoral, que é a sucessão para Reitor. O Reitor, Regina, Juca vão jogar politicamente, eu também estarei em campo, só que imaginei que jogaríamos com respeito mútuo, como devem ser tratados velhos companheiros.

Recentemente me chacoalharam num Blog da cidade, sei que que toda a patifaria foi alimentado de dentro da UFPa. Sei que tinham informações naquela chacoalhagem do tipo, Debi & Loide, que só poucas pessoas tinham acesso. Começo a achar que eu estava jogando em campo minado.

Não pretendo sair da disputa no campo político e acadêmico, mas sei jogar em alto, médio e baixo nível. Aliás os desmontes dos adversários, nestes 24 anos de eleições para Reitor, sempre eram deixados para minha metralhadora resolver.

Espero que aqueles que eu acho que são meus amigos me respeitem.

Enquete e os Técnicos

Em breve lançaremos uma enquete onde mediremos o grau de aceitação e rejeição de alguns nomes de técnicos que estão sendo cotados para pontificarem nas diversas chapas para a reitoria, estamos aguardando sugestões de nomes que devem compor esta lista.

Reunião no Laboratório de Mecânica

Hoje as 10.30 um grupo de 20 estudantes inicia a organização do comitê Carlos Maneschy. Este comitê é de graduação em breve teremos o comitê de pós-graduação.

João Guerreiro no Muro

O Diretor da Fadesp João Guerreiro está louco para assumir o apoio ao candidato Maneschy, a questão é que o poder o mandou continuar no muro e calado.

Maneschy lidera pesquisa

No mês de junho foi realizado uma pesquisa para Reitor na capital e em Castanhal. O resultado deixa o candidato Maneschy muito tranqüilo nas categorias docente e técnico-administrativo. O único local que não permitiu a entrada dos pesquisadores foi no hospital Bettina.

Odonto teria sido esquecida

O que circula pelos corredores é que Odonto teria ganho muito pouco nestes seis anos de Regina na Administração Superior. Até um espaço teria sido perdido recentemente, para enfermagem. A única obra construida em Odonto teria sido quatro sanitários.

Diretor da Faculdade de Odonto apela aos recalcitranttes

O Diretor da Facudade de Odontologia está apelando a todos os professores que já declararam apoio a Maneschy para que revejam suas posições. A questão seria a seguinte: Regina precisa conquistar a unanimidade em Odonto para demonstrar força no local onde trabalha. E tem mais um problema, existem pelo menos mais oito professores que votarão em Maneschy, mas que não declararão posição. Não se trata de problemas pessoais, mas de opção política.

Licurgo está num dilema

O prof. Licurgo quer aceitar o convite para ser vice na chapa oficial mas os seus apoiadores querem que ele continue na PROEG. O problema é que essa será uma nova gestão e fica meio complicado manter um mesmo nome na mesma posição que ocupa na gestão que está terminando.

DNA de conhecimento público.

Têm dois internautas, que apesar der não se identificarem, ao falarem aos blogs deixam pistas visíveis. Estes internautas, um homem e uma mulher são quase gêmeos, pelo grau de veneno que destilam. Todos sabem quem são eles, mas todos fingem que não sabem.

Ciríaco- O Tribuno das filas

Dias destes ví o prof. Ciríaco fazendo discurso para os alunos que buscavam isenção ao vestibular. Ciríaco também luta por uma vaga no parlamento municipal.

O Garimpeiro.

Almir Trindade é visto diariamente garimpando votos pelos corredores da UFPa. Almir aposta que desta vez chega lá.

Remo- Segunda foi de mal humor.

Pesquisas empíricas indicam que toda segunda quando o Leão leva uma surra, o índice de ocorrências políciais triplicam nas delegacias. São as frustrações transferidas a terceiros. Com a palavra os psicólogos.

Base de Licurgo não aceita vice

As bases do prof. Licurgo não estão aceitando a proposta de Vice-Reitoria na chapa da Reitoria. Os licurguetes querem mesmo é a PROEG. Vêm dificuldades por aí.

Comitê Estudantil Carlos Maneschy

Será nesta quarta (10-09), as 10.30 hs a instalação do comitê estudantil Carlos Maneschy. O local será no laboratório de engenharia mecânica.

Circulou no final da tarde no campus básico

Circulou pela rádio cipó que o Reitor iria lutar para ver aprovada as eleições para Reitor em abril de 2009, e segundo a fórmula dos 70%. Só falta combinar com a maioria do CONSUN. Não parece extemporânea esta informação, haja vista a defesa enfática desta posição produzida pelo Reitor há um mês no Beira do Rio.

Lider Acadêmico do campus de Bragança apóia Maneschy

O prof. Dr. Horácio Schneider fechou apoio ao candidato Carlos Maneschy. Schneider é um dos pesquisadores amazônicos mais respeitado no Brasil e no exterior. Este pesquisador desenvolve suas atividades em Bragança.

Ex-candidato a Reitor apóia Maneschy

O ex-candidato a Reitor Emanuel Tourinho reuniu com o candidato Carlos Maneschy e em bases programáticas fechou apoio à candidatura que emerge das bases da UFPa.

Maneschy reúne em Castanhal

Nesta segunda feira Carlos Maneschy reuniu com grupos de apoiadores em Castanhal.

Dirigentes bloqueados pela máquina

Estes Diretores e Pró-Reitor foram bloqueados pelo poder administrativo e apoiarão apenas formalmente o candidato do status quo: Pró-Reitor de Planejamento e os Diretores de: Saúde, Geociências e Jurídicas.

Licurgo deve ser vice de Regina

Nesta segunda ( 08-09) Licurgo deve ter anunciado o aceite para compor a vice de Regina. Depois de um puxão de orelha Licurgo colocou-se no lugar definido pelo status quo.

Diretor quer ser Pró-Reitor

O Diretor do Instituto de Ciências Exatas já avisou: só apóia candidato que lhe garanta uma pró-reitoria. É um desejo legítimo, mas o cargo vir antes do projeto, é algo pouco apreciado eticamente.

Apoiadoras de Regina já destilam ódio

Quem ler as postagens anônimas dirigidas ao TIQUIN e a outros blogs da praça já pode ver o ódio destilados dos apoiadores de Regina. Todo(a)s, logicamente, encobertos sob o manto do anonimato. O baixo nível, a acusação contra a moral e a honra são as marcas destas postagens. O bom da história é que todos nós conhecemos os DNA's políticos do(a)s autores destas postagens.

Todo posicionamento é legítimo mas sem uso da coerção

O professor Alex tem todo o direito e a legitimidade como cidadão de apoiar qualquer candidato à reitoria, mas este apoio muda de figura quando o Reitor usa sua autoridade burocrática e institucional para obter o apoio de atores que estavam disposto a apoiar a candidatura Maneschy. Ou seja, o Reitor não liberou os membros da Administração para apoiarem o candidato que melhor lhes aprouvessem. Neste caso a pressão política e não o convencimento foi o motor da tomada de decisão de alguns Diretores de Institutos e Pró-Reitores. Então Maneschy tem de sair da Propesp e assumir postura independente frente à reitoria de Alex.

O Reitor tem candidata e ponto final

Todos precisam ter claro que o Reitor está apoiando Regina. Porque todos nós temos de arcar com a decisão que tomamos. Maneschy, se vier a vencer, venceu contra a máquina política e administrativa da reitoria. É a luta de um David contra o Golias.

Porque Maneschy deve sair do segundo escalão

Porque o Reitor está tomando posição firme em favor de Regina e para isso está usando o peso da hierarquia para centralizar todos os Diretores de Institutos. Ficar no segundo escalão da Administração Superior significa diminuir o potencial de disputa. O Reitor deixou claro em sua entrevista que terá candidato a reitoria e não ficará neutro. Esta se vendo claramente os passos da reitoria na centralização política da Administração Intermediária. Então Maneschy só tem a perder se permanecer na PROPESP, porque Maneschy não é tolerado pelo grupo palaciano. Creio que os apoiadores de Alex também estão na linha do ódio, principalmente aqueles que eram vistos como apoiadores de primeira linha em 2001 e 2005.

Apoio do faz de contas

Muitos que aderiram formalmente à candidatura oficial só farão campanha no mundo do faz de contas. Estes personagens já mandaram recados. A "adesão" foi obtida a peso da pressão direta. A caneta está deixando a disputa assimétrica. Será que querem que o Reitor entre na linha de tiro? Será que querem comprometer o capital político de Alex, conquistado em 08 anos de gestão não sectária?