Crise dentro do PT? DS passa a perna no PT pra Valer

Parece que as coisas estão ficando cada vez mais complicada na nau governista. A DS, a que tudo indica, acaba de passar a perna na segunda maior tendência interna do PT. Explico, o governo (leia-se DS) precisou entregar a SETRAN ao PR para garantir a presença deste partido na coligação encabeçada pela governadora Ana Júlia. Quem administrava a SETRAN era a segunda maior tendência petista ( leia-se: Zé Geraldo, Waldir Ganzer, Berbadete Ten Caten, Airton Faleiros, dezenas de diretórios municipais, incluindo Belém, vários prefeitos e centenas de sindicatos e colônias de pescadores).

Pois bem, foi prometido ao PT prá Valer a secretaria de desenvolvimento urbano (SEDURB) em troca da SETRAN. O PT prá Valer já tinha até escolhido um nome para a referida secretaria.

Qual foi a surpresa quando apareceu no Diário Oficial o nome de José Rayol, indicado por segmentos da DS, em especial Suely Oliveira e novamente Cláudio Puty.

O PT prá Valer ficou a ver navios. Alguém tem alguma dúvida de que,pelo menos 30% do PT Pará ficará engessado enquanto esta querela não for resolvida?

Parece que os assessores diretos de Ana e donos de governo, estão efetivamente pensando em projetos pessoais em detrimento da reeleição de Ana. Se a DS faz isso com seus grande "parceiros", o que não faria com o PMDB, PP e companhia?

Eleições 2010: Por que a juventude não quer votar?

Hoje os principais jornais do país estampam manchetes acerca da queda da participação dos adolescentes entre 16 e 17 anos nas eleições de 2010. Efetivamente, em 2006 tínhamos 2.566 milhões de adolescentes alistados para as eleições enquanto em 2010 temos somente 2.391 milhões de jovens, ou seja, uma queda de 6,81%.
Quais as causas que podemos alinhavar deste fenômeno constatado quanto à queda da participação dos novíssimos eleitores no Brasil? Como faria Alexis de Tocqueville, Passo a citar causas mais gerais e causas mais específicas que poderiam estar levando parte da juventude à alienação política.

Causas mais geral:
1- Boa situação econômica do país, diminuindo os conflitos entre sociedade civil organizada e o governo, gerando a falsa percepção de que as mobilizações deixaram de ser uma estratégia importante no contexto social e econômico e como tal, mais pessoas deixam de se envolver em lutas sociais e políticas, minando possíveis arenas de disputas e de politizações da sociedade como um todo, incluindo a juventude.

2- Rotinização das eleições: Com a sociedade se acostumando com o exercício da democracia através das eleições, o sufrágio bi-anual que acontece no Brasil deixa de ser novidade e como tal pouco mobiliza, num contexto de calmaria econômica. Enquanto mais avança e se estabiliza a vida democrática mais os grupos partidários e os grupos de pressão assumem o protagonismo político e menos sindicatos e movimentos estudantis aparecem nas grandes disputas nacionais.

3- O enorme descrédito nos políticos e nos partidos, atestado através de pesquisas de opinião pública, é mais um fator que afasta a população das atividades políticas e partidárias, em especial a juventude.

4- A ausência histórica de uma cultura associativista (nos grêmios livres, centros acadêmicos, ONGS, etc) na sociedade brasileira, reduz as possibilidades de construção de uma consciência altruísta em nosso eleitores, desde a fase adolescente, diminuindo por conseguinte as probabilidades de envolvimento dos jovens nas atividades políticas e partidárias. Os partidos como mobilizadores da sociedade parecem que não como prioridade investir nos locais onde os futuros eleitores estão crescendo, como nas escolas, nos bairros e nas universidades.

5- A presença da corrupção, transversalizando todos os partidos políticos, provavelmente vem causando grande ceticismo e desesperança na juventude, e como tal, é um importante fator de afastamento e antipatia às atividades políticas e partidárias.

6- Estas são algumas pinceladas que dou para iniciarmos este profícuo debate.

Camelô agora Executivo Nacional de Letras


Rubens foi eleito Executivo Nacional do Curso de Letras na Pasta de Movimentos Sociais no ENEL-2010 que ocorreu em João Pessoa-PB entre 10 a 17 deste corrente mês. Desde o ENEL-2009-UFF, Camelô vem construindo uma frente de pessoas simpatizantes com seu nome de todo o país – Bahia, Maranhão, Alagoas e São Paulo. Esta árdua vitória teve como oponente os três setores organizados do curso de letras: PSOL, PSTU e “Independentes”.

O Universitário Camelô se compromete em criar uma integração de fato entre a academia e estudantes de letras com os inúmeros segmentos sociais. Rubens diz lamentar muito por não ter tido apoio dos dirigentes do PSOL e PSTU do Estado do Pará.

PT: dirigente da juventude petista saúda posse de Camelô em cargo nacional

A eleição de Rubens Camelô para a executiva nacional do estudantes de Letras do Brasil foi muito festejada pela direção nacional da juventude petista. A seguir trancrevemos o e.mail comemorativo enviado pela dirigente da juventude petista a respeito da vitória de camelot.

companheirada,

envio este e-mail para informe e para parabenizar o companheiro Rubens Camelô, estudante de Letras, do Pará, da JCNB, que foi eleito Secretário nacional de movimentos sociais da Executiva Nacional de Estudantes de Letras.
A ExNel é a executiva que representa o maior número de estudantes universitários do Brasil!
Uma grande vitória do companheiro, que vem construindo e debatendo com petistas, estudante de Letras, de todo o Brasil desde o final do ano passado.
Os petistas, de todos os coletivos, vem atuando de modo unitário na executiva. E esse movimento foi puxado, principalmente, pelo companheiro Law da Bahia (que está em discussão com a nossa corrente - diga Bahia, Law já é CNB?).
Além desta pasta na executiva nacional, tbem ganhamos na disputa a pasta LGBT, companheiro Alan (BA), coordenação Nordeste (law da Bahia) e finanças norte.

Parabéns aos companheiros e, especialmente, a Rubens Camelô que leva a JCNB para uma pasta importante na maior executiva do Brasil!

Saudações,

Juliana Borges

--
Juliana Borges
(11) 77626795
(11) 95058408
Diretora de Comunicação da UEE-SP
coord. municipal de organização da JPT-SP
ParaTodos - Por um Movimento Estudantil do tamanho do Brasil!

Ana 2010: começou a debandada da nau governista?

Segundo o blog do líder do PMDB na Alepa, Parsifal Pontes, teria começado a debandada da nau governista. O primeiro a chutar o "pau da barraca" teria sido o presidente do PDT estadual Geovanni Queiroz. Quer mais detalhes? então leia aqui

UFPa convoca novos concursados

A Universidade Federal do Pará está convocando os novos concursados. Quer saber mais, então veja aqui

Sucessão no Sintufpa: chapão contra a paralisia

A paralisia é tanto no Sindicato dos Trabalhadores da UFPA, consubstanciada no peleguismo político da atual diretoria, na tomada da séde campestre pelos moradores da velha marambaia e no esvaziamento dos serviços sociais, antes prestados. Estes fatos estão produzindo algo inédito na UFPA. Todos os grupos e tendências políticas presentes dentre os servidores da UFPA estão se unindo e formando um chapão contra os vampiros que estão deixando o Sintufpa anêmico, político e socialmente. As eleições na UFPa serão no mês de agosto vindouro.

PSOL:Candidatura F. Carneiro e a agenda de campanha

Sugiro à direção do PSOL e da campanha de F. Carneiro que forneçam a agenda diária do candidato para a grande mídia. Basta visitar feiras livres pela manhã, fábricas e comércio pela parte da tarde e as praias nos finais de semana que a questão está resolvida. A agenda de campanha vem sinalizando uma paralisia e um desânimo que dói.

Ana/2010: Traições à vista?

Os murmúrios ouvidos nos bastidores dos partidos e das coligações governista (14 partidos) indicam que os bens clientelísticos negociados no momento do fechamento desta grande coligação não estão fluindo, o que indica que existe uma grande diferença entre o que foi negociado e os bens públicos efetivos a distribuir entre os 14 parceiros.

A gritaria de prefeitos pode ser ouvido na Alepa e nos partidos. Tudo indica que está em curso a maior onda de traição já vista na política paraense, desde a derrota de Almir Gabriel em 2006.

É esperar para comprovar.

2o.Turno: Tucanos apostam no voto verde de direita

As últimas pesquisas de opinião pública sinalizam para o segundo turno nas eleições presidenciais. Os estrategistas da candidatura Serra estão animados e apostam nas intenções de votos para Marina Silva no Sul e em São Paulo para suplantarem a candidata lulista num eventual segundo turno. Para os tucanos, a maioria do voto verde está em São Paulo e no sul e pertence à uma classe média direitista.

Dep. Parsifal: André Farias é mentecapto e energúmeno

Para quem acha que as desavenças entre PMDB e PT são passageiras ainda não leu as declarações do líder do PMDB na Alepa deputado Parsifal Pontes em seu blog. Esta última querela se refere às declarações de Farias de que a assembléia legislativa é a responsável pelo atraso dos repasses pré-eleitorais do governo (51% de 366) aos prefeitos. Veja os impropérios, aqui