Trânsito: CTBEL pune populismo da justiça

1- A Justiça decidiu e a CTBEL impediu hoje (11) a entrada de todos os veículos pesados na cidade. Resultado, ninguém conseguiu se mover da BR e A.Montenegro em direção à Almirante, Pedro A. Cabral e Arthur Bernardes.

2- A decisão de impedir todos os veículos pesados de entrar na cidade entre 06 e 21 hs é excelente para a população. Mas esta decisão precisa de outras medidas estruturais, dentre elas, a construção de um terminal de cargas na entrada da região metropolitana.

3- Uma medida isolada desta, se cumprida, levará a cidade ao desabastecimento no curto prazo. Sem falar do enorme desconforto que trará aos caminhoneiros e aos comerciantes com reflexos para os consumidores em última instância.

4- O caminho mais correto a ser trilhado é a justiça estabelecer um cronograma para que seja cumprida a determinação do tráfego de veículos pesados na cidade, que sem dúvida precisa ocorrer.

5- Num primeiro momento livrando algumas vias prioritárias destes veículos. Em seguida regiões da cidade, em terceiro, após a construção do terminal de carga, medidas radicais, como o impedimento de acesso na cidade entre 06 e 21 hosras.

O colapso do trânsito desta manhã (11) foi mais um pito que a CTBEL deu na justiça do que outra coisa. Populismo neste caso significou ficar de bem com a opinião pública em detrimento de elementos técnicos que uma decisão, deste porte, envolve.

2010: Ana caminha para quebrar isolamento inicial

A chegada de Anivaldo com o PR, a iminente aliança com o PTB e o PDT deverão dar a musculatura municpal mínima para a recandidatura Ana.

Ana terá máquinas municipais, estadual e federal. As máquinas municipais, independente da popularidade do prefeito, que geralmente é baixa, não deve ser secundarizada. A máquina por sí só jamais tem menos do que 20% dos votos municpais.

Ana só precisa agora de Ana, ou seja, Ana precisa ser desqueimada por uma eficiente política antiferruginosa. Ana precisa de intenções de votos nos grandes centros urbanos, principalmente na região metropolitana.

Pela estrutura sócio-econômica de nosso estado, pela presença de 75% dos eleitores no interior, Ana, hoje, mesmo sem intenção de votos competitivos, deverá iniciar a corrida em segundo. Mas com 30 dias de campanha, a situação deverá mudar. O Porkbarrel comandará a decisão de voto nas periferias dos grandes centros urbanos e no interior. Mas o PMDB deverá decidir esta disputa, mais uma vez.

Ou seja, contra todas as pesquisas, inclusive a que estamos fazendo no laboratório de política da UFPA, ainda acredito que as máquinas administrativas, orçamentárias e de obras e serviços deixarão Ana como bastante competitiva tanto no primeiro como no segundo turno. Aqui estou apostando muito mais nas características estruturais da decisão do voto, como evidenciado em minha tese de doutorado, do que nas pesquisas conjunturais de intenções de voto, que se realizam neste momento.

É ver para crer.

Dudu: Segunda feira cinzenta

Ontem (segunda) foi um dos piores dias na vida política do prefeito Dudu: Ação da PF e MPF na SESMA, Justiça derruba as privatizações das ruas e o TSE confirma o "Ficha Limpa" para 2010.

Blog do PC do B-Belém

www.blogdoacaibelem.blogspot.com

Alan Pereira - Sec. de Comunicação Municipal

Cristóvam e a PEC da Felicidade

Está sendo votada na comissão de assuntos sociais do senado a PEC da felicidade do senador pedetista Cristóvam Buarque. Por esta PEC a Felicidade do povo passa a ser razão de Estado no Brasil.

A constituição cidadã continuará com seu perfil fortemente prescricionista, ou seja, afirma direitos estratégicos que só o tempo, a organização e mobilização da sociedade civil poderão tornar realidade.

Muitos passos ainda precisam ser dados para que o povo brasileiro atinja a felicidade: Pacto federativo real que isonomize as relações entre as regiões brasileiras, aumento permanente do PIB por várias décadas. políticas redistributivas, como políticas de Estado, aumento sustentável do salário mínimo, qualificação dos serviços do SUS, melhoria da gestão municipal dos serviços prestados pelo Estado em especial a educação fundamental e média, combate vigoroso do patrimonialismo executado pelas elites municipais (corrupção), Combinar medidas preventivas e repressivas qualificadas de combate à criminalidade, saneamento básico em direção às periferias e municípios do interior do brasil, políticas de esportes, cultura, lazer , como uma dimensão absolutamente necessária para humanizar a sociedade como um todo. especialmente os excluídos do acesso à cultura, as artes e ao lazer.

Como vemos a luta pela felicidade é de longo curso e perene...e as declarações constitucionais ajudam mais do que prejudicam a luta pela implementação de uma plataforma desta dimensão social. Nunca é demais uma declaração constitucional pela...Felicidade.

DEM aprova coligação com o PT-PA

A pedido da direção estadual-DEM/PA a executiva do DEM/nacional abriu uma exceção para que no Pará o DEM possa a vir se coligar com o PT. Segundo o presidente do PT/Pará agora o PT deve pedir autorização à executiva do PT/Nacional para que seja autorizado, excepcionalmente, a coligação demo-petista no Pará.

A coligação para o governo só sai se for garantido os espaços, na coligação petista, para a reeleição de Vic à câmarados deputados. Valéria faria a dobradinha com Rocha ao senado.

Agora só falta combinar com os petistas candidatos à câmara baixa brasileira: Zé Geraldo, Beto, Puty e Carlos Martins. Um destes perderá a vaga para Vic.

Imaginem se o PP de Gerson Peres quiser coligação para deputado federal com o PT, como précondição para apoiar a reeleição de Ana...será mais um petista que poderá perderá a vaga de deputado federal.

Caso esta coligação saia será um grande feito...de pragmatismo, duvido, mas posso queimar a língua.

Um *Porkbarrel para Ana

Quer ver um porkbarrel que deixaria os coronéis de barranco da república velha atônitos e passaria a idéia de um governo em movimento?

1- Asfalto ambulante nas cidades paraense. Aquele asfalto pré-eleitoral que é executado sem saneamento e que é feito a partir de fábricas de asfalto apoiado em balsas.
2-Comando militar permanente patrulhando os bairros mais violentos da região metropolitana e das cidades interioranas polos, até o fim do segundo turno.
3-O programa "presença viva" da Valéria em todo a região nordeste do Pará. Levando o assistencialismo deslavado na área de saúde.
4- Operação tapa buraco de escolas, naquelas que estão a cair em pedaços.
5-liberação dos créditos rurais do pronaf para a construção das casinhas de palafitas pela zona rural.
6-Decretação do PCCR dos professores estaduais
7-Liberação da movimentação horizontal e vertical dos militares em suas carreiras.
8-Operação asfalto pré-eleitoral de grande parte das vicinais do estado
9-Operação lote legal, com entrega de títulos de terra para pequenos produtores e moradores do interior.

Este porkbarrel poderia ajudar a melhorar a percepção do desempenho do governo pelo interior. Afinal todos sabem que grande parte dos governos estaduais tradicionais só funcionam em vésperas de eleições. Para um governo petista ...isto é uma vergonha...mas o que fazer? o governo vem demonstrando que não tem projeto de sociedade e muito menos de poder. Avante porkbarrel.

*Para quem não sabe a expressão porkbarrel no jargão da ciência política anglo-amaericana significa, literalmente: troca suja. O voto que é obtido através de prestações de favores, serviços imediatos.

PMDB entrega cargos a Ana Júlia

O PMDB está executando um cronograma de entrega de cargos ao governo Ana Júlia. Esta história é contada por quem entende de PMDB, o líder do partido na ALEPA. Veja aqui

PT quer DEM no Pará?

É o que dizem as informações públicas. Esta informação retrata a ponta do iceberg de um gigantesco dilema que o governo estadual está passando. É o drama do isolamento político. Podemos, acompanhando a relação executivo /legislativo/partidos e prefeitos neste governo...aprender como não se deve fazer política. A turma que assessorou diretamente a governadora Ana exterminou petistas experientes que os pudessem ameaçar. Resultado... a política sectária realizada aos tempos dos centros acadêmicos na década de 1980 pontificou no governo e isolou gravemente o governo e o PT. Quem planta ventos...colhe tempestade.

Para onde vai Dudu?

Creio que os cheios de máquinas e impopulares Ana e Dudu marcharão juntos nestas eleições. Pelo menos é o que se depreende dos ataques sistemáticos que ambos sofrem do grupo RBA. Anivaldo parece que não se constituirá em alternativa viável eleitoralmente, pelo menos é o que nos informam as pesquisas informais.

Sucessão 2010: Diário versus O Liberal

O Diário a cada dia que passa "afía" ainda mais sua língua contra o governo Ana júlia. Por outro lado O Liberal mostra-se mais "comedido" e abrindo espaço ao governo estadual e à governadora.

No Pará os jornais ainda continuam partidarizados, não temos uma imprensa minimamente imparcial. Agora o Diário surrará o governo e O Liberal agirá de acordo com os contratos publicitários que virão por aí.

Quem conhece a estrutura das empresas jornalísticas do estado e disputa o poder político nunca pode depender de um único meio de comunicação. Nesta situação o governo do estado foi "fiote" ao não desconfiar que o grupo RBA segue os humores de seu dono.

Os operadores do marqueting do governo foram no mínimo ingênuo na relação como grupo RBA. Uma dose de pragmatismo é sempre bom e a terceirização dos meios de comunicação é mais eficaz do que tentar criar um jornal para veicular suas idéias, a exemplo do investimento no "Público".

Agora O Liberal cobrará o preço que merece para fazer frente ao grupo RBA. É um duopólio que controla ou tenta controlar a formação de opinião pública no Pará.Sem democratização dos meios de comunicação no Brasil a democracia continuará sendo um projeto utópico em nosso país. Viva os blogs.

Enquete: como deve ser tratado o usuário de drogas?

De acordo com a recente enquete concluída aqui no Bilhetim 75% dos internautas acham que o usuário de drogas deve ser tratado como um caso de saúde pública e para outros 25%, o viciado de ser tratado como caso de polícia. Em síntese: o usuário é vítima e os criminosos são os produtores e os traficantes. Não se sustenta mais a costumeira prática da polícia de sair prendendo usuários. Para combater de verdade o consumo de drogas deve-se ir atrás dos tubarões das drogas: os produtores e os comercializadores, que não estão no Riacho Doce, mas nos condomínios de luxo da cidade. Aí é que veremos se a nossa polícia está de fato comprometida com o combate ao tráfico

Eleições de 2010: Eleitorado no Pará cresce quase 13%

O eleitorado do Pará cresceu quase 13% entre 2006 e 2010. Para vc projetar o coeficiente eleitoral de 2010 para deputado estadual e federal siga os seguintes passos. Veja os votos válidos de 2006 para deputado estadual e federal e acresça 13%, depois divida pelo números total de assentos legislativos em disputa. ( para a câmarados deputados no Pará: 17 e para deputado estadual : 41). Pronto, vc terá uma idéia de qual será o coeficiente eleitoral para deputado estadual e federal. Veja a reportagem do Diário do Pará sobre o crescimento de eleitores no Pará, aqui

IBOPE: Dilma e Serra empatados

O IBOPE já admite que Dilma e Serra estão empatados. Quando estes institutos vêm mostrando a avaliação de Lula insistem em apresentar a aprovação em 75%. Ora o aluno que tira R (regular) não é aprovado? por que estes institutos só apresentam os 75% que correspondem a avaliação ótima e boa? caso na aprovação de Lula fosse agregado o R de regular, o presidente chegaria a 95%. Estes dados a grande mídia se recusa a colocar como aprovação. Veja esta reportagem no Estadão, aqui