Zelaya: embaixada brasileira atacada a bomba de gás

TEGUCIGALPA - Militares e policiais hondurenhos lançaram hoje bombas de gás lacrimogêneo contra a Embaixada do Brasil em Honduras, onde está hospedado desde segunda-feira o presidente deposto do país, Manuel Zelaya.
A denúncia foi feita pelo assessor do mandatário destituído, Hugo Suazo. As autoridades locais também bloquearam a entrada de mantimentos na sede da diplomacia brasileira em Tegucigalpa, segundo informou o canal de TV Telesur.
Segundo a emissora, com o ataque, as pessoas que estão dentro da embaixada começaram a sangrar pelo nariz e a urinar. Eles estão sendo atendidos por médicos que se encontram no local.
A embaixada brasileira na capital hondurenha está cercada pelas forças de segurança do país desde segunda-feira, quando Zelaya retornou a Honduras após 86 dias fora do país.
Destituído por um golpe de Estado no último dia 28 de junho, Zelaya conta com o apoio da comunidade internacional para retornar ao poder, mas enfrenta resistência do governo de facto, liderado por Roberto Micheletti.
15:43 - 25/09/2009

JB on line

Bagaceiras: postagem do homem bomba gera crise no time de João Cauby

A postagem do internauta auto-denominado homem bomba causou uma grande crise no time das bagaceiras (reitoria) treinado por João Cauby. Este internauta apelidou genericamente algumas atletas do time. Mas os apelidos, creio, em nada guardam correspondência com a realidade, foi mais uma brincadeira. As loirinhas ameaçam não entrar em campo enquanto o homem bomba não se retratar. A torcida exige a retratação do Bin Laden da UFPA.

Cargos Públicos: quem já militou deve ou não ocupar cargos?

Muitas postagens exigem que as pessoas que um dia já foram sindicalista que renunciem aos cargos na UFPA. Parece-me que esta postura denuncia mais um ato de inveja do que outra coisa. Quer dizer que os velhos lutadores da UFPA não podem ajudar a administrar nossa instituição? quem então deveria ocupar os cargos? o alienados que nunca foram à uma assembléia geral, e que transformavam as greves em férias fora de época, ou o que é pior, os furadores de greves?

Postagens levianas

Muitas pessoas vêm tentando atingir pessoas com postagens anônimas covardes, do tipo, pessoa X tem CD mas não trabalha. Só publicarei este tipo de postagem se o autor se identificar.

Eleição para os Institutos: vice do ICB é candidato

O vice diretor do ICB professor Júlio é candidato à direção deste instituto. No momento o Professor Ishak teria a maioria entre os funcionários e Júlio seria majoritário entre os docentes. Acontece que esta eleição deverá ser de acordo com a legislação oficial, ou seja, 70% de peso docente.

Agenda de discussão estratégica entre Edilza e a Rede

Confirmado, a professora Edilza Fontes, ex- diretora da Escola de Governo e candidata a deputada estadual pelo PT está realizando uma agenda estratégica de discussão com a Rede. A discussão está evoluindo, o que é mais importante, não se trata de acordo eleitoral, tanto Edilza como Arroyo são candidatos nas eleições de 2010, ao mesmo cargo de representação política(deputado estadual).

Postagens só a partir do final da noite

Como minha agenda está cheia de compromissos profissionais só poderei manter as postagens atualizadas no final da noite. Eventualmente poderei postar à tarde, mas o compromisso que assumo é atualizar o blog pela noite. Este blog continuará servindo de espaço ao debate na UFPA. Os conchavos secretos acabaram. Tudo sempre virá a tona, prometo.

Edilza Fontes e João Arroyo juntos na Rede?

Segundo as últimas notícias a professora Edilza Fontes, ex- diretora da Escola de Governo aderiu politicamente ao Grupo Rede que é coordenado no Pará por João Cládio Arroyo, ex- chefe do gabinete da governadora do estado.

Nomes que se inscreveram para a presidência do PT Belém

João Cláudio Arroyo ( grupo Rede), Suely Oliveira (DS), Adalberto Aguiar ( Unidade na Luta e Articulação Socialista), Apolônio Brasileiro (PT pra Valer), Pedro Gêmeo (dissidente do PT pra Valer) e Almir Trindade ( Bloco de Esquerda Democrática). As eleições ocorrerão no dia 22 de novembro.

Racha no campo Majoritário teria o dedo de Puty

Como já relatado as tendências Unidade na Luta (Rocha) e PT pra Valer (Ganzer) estavam em negociações adiantadas para que Apolônio Brasileiro (PT pra Valer) fôsse lançado candidato a presidente pelo bloco majoritário do PT (CNB) no PED do dia 22 de novembro. Mas de repente entrou em campo um ator poderoso, Cláudio Puty que teria "convencido" o vereador Otávio Pinheiro a melar este acordo dentro da Unidade na Luta. O acordo Puty Otávio Pinheiro teria ocorrido em um almoço no restaurante avenida no dia 04 de setembro.

Índia: acidente em central térmica pode ter matado mais de 100

NOVA DÉLHI - Mais de 100 pessoas podem ter morrido no acidente ocorrido na central térmica de Korba, na Índia. Uma chaminé em construção desabou soterrando dezenas de operários. As equipes de resgate continuam no local à procura de corpos. Vinte já foram encontrados.
O acidente ocorreu na quarta-feira, quando todos os trabalhadores estavam dentro da central por causa da chuva. Nove pessoas sobreviveram à tragédia. As autoridades indianas acreditam que o acidente foi provocado pelas fortes chuvas.

REUTERS

PT pra Valer e Unidade na Luta saem separados no PED 2009

As tendências do deputado Paulo Rocha ( Unidade na Luta) e Waldir Ganzer ( PT pra Valer) não chegaram a um acordo em torno da cabeça de chapa para o PT de Ananindeua e de Belém. PED significa processo de eleições diretas do PT e acontece no dia 22 de novembro.

Guerra subterrânea no CAPACIT

Segundo fontes bem informadas existe uma guerra subterrânea em alto grau acontecendo no CAPACIT.

Edilza Fontes Cortejada

segundos fontes bem informadas a professora Dra. Edilza Fontes está sendo cortejada pelo PC do B e pelo PT pra Valer do Deputado Ganzer.

Dirceu diz que candidatura de Ciro tem preço para PSB nos palanques estaduais

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) escreveu ontem seu blog sobre a possível candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência. O partido de Ciro pertence à base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já escolheu a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) para disputar a eleição presidencial de 2010.
No blog, Dirceu diz que a candidatura de Ciro terá um preço para o PSB nos palanques regionais, que poderá perder o apoio do PT nas campanhas regionais em detrimento da disputa nacional.
"A candidatura Ciro, repito, tem um preço para o PSB nos palanques estaduais e na relação com o PT e o governo, já que ambos não podem e não aceitam como definitiva ou, já consumada, a divisão da base do governo", escreveu ele no blog.
Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta semana mostrou o crescimento da taxa de intenção de voto de Ciro Gomes, que passou de 12% para 14% entre junho e setembro. No mesmo período, as taxas de Dilma e de Serra recuaram quatro pontos. Dilma recuou de 18% para 14%; e Serra de 38% para 34%.
Com esse resultado, Ciro aparece empatado em segundo lugar com Dilma. A senadora Marina Silva (AC), que aparece pela primeira vez na pesquisa, tem 6%.
Dirceu minimizou o bom desempenho de Ciro na pesquisa e disse no blog que ele pode ter atingido seu teto de intenção de voto.
"[A pesquisa] mostra que ela sobe, mas pode estar no seu teto ou próxima disso; tem forte componente nordestino; e há o recall das eleições de 1998 e 2002, também disputadas por ele. O componente nordestino, por exemplo, é revelado quando Heloisa Helena sai da disputa e Ciro é o que mais ganha", afirma Dirceu.
Alianças
Após o bom resultado da pesquisa, Ciro defendeu o lançamento de duas candidaturas da base governista ao Palácio do Planalto em 2010. "Estou convencido que sim [precisa haver mais de uma candidatura da base aliada]", disse Ciro.
Dirceu, por sua vez, afirmou no blog que as duas candidaturas são incompatíveis e alertou que a vontade de Ciro pode prejudicar outros nomes do PSB na eleição de 2010;
"É uma candidatura [a de Ciro] que depende da decisão do PSB e dos palanques estaduais --sobre estes, por exemplo, se o seu partido fica com o PT e o governo (Dilma) ou com sua candidatura em Pernambuco, onde o governador Eduardo Campos (PSB) tentará a reeleição; no Ceará, onde a situação é a mesma, e o governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro, tentará reeleger-se; e na Paraíba, onde o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), tem forte possibilidade de se eleger governador em aliança com o PT", afirma Dirceu.

da Folha Online

Manifestantes pró e contra Zelaya saem às ruas de Tegucigalpa

TEGUCIGALPA - Partidários e detratores do presidente hondurenho deposto Manuel Zelaya saíram às ruas na quinta-feira, numa queda de braço em torno do dirigente refugiado na embaixada do Brasil e ainda cercado por militares.
Os partidários de Zelaya disseram que vão guardar distância da embaixada, à qual tentaram chegar numa marcha que envolveu uma multidão, na quarta-feira, mas foram dispersos pelas forças de segurança com gás lacrimogêneo. Não está claro onde terá lugar a manifestação da quinta-feira.
Os enfrentamentos entre os seguidores do presidente deposto e a polícia deixaram esta semana um simpatizante de Zelaya morto, dezenas de feridos e vários detidos. Apesar disso, o governo que está no poder revogou desde a manhã da quinta o toque de recolher que vigorava havia dois dias.
Depois de três meses de exílio forçado e de ter sido afastado sob a mira de armas, Zelaya retornou a Tegucigalpa de surpresa na segunda, burlando as defesas do governo para tentar retornar ao poder. E refugiou-se na embaixada brasileira, desafiando uma ordem de prisão emitida contra ele.
Juan Barahona, líder da Frente Nacional de Resistência, disse que a Frente teme que a polícia aproveite os distúrbios para invadir a embaixada e prender Zelaya.
- Temos medo de uma invasão - disse Barahona. - Deste regime ilegal se pode esperar qualquer coisa. Hoje a resistência está nos bairros, tomando conta de ruas e avenidas.
Testemunhas da Reuters disseram que durante a noite batalhões de soldados passaram em frente à embaixada e percorreram as redondezas, alguns deles cantando cantos bélicos.
Refletores foram colocados em casas vizinhas, apontados para a representação diplomática, e também alto-falantes dos quais saía música tropical e, em alguns momentos, o hino nacional.
Afastado do poder em 28 de junho, Zelaya acusou o governo golpista de planejar invadir a embaixada e assassiná-lo, embora as autoridades interinas o neguem.
- Estamos sendo ameaçados de morte - disse Zelaya em entrevista publicada na quinta pelo jornal The Miami Herald. - Prefiro andar em pé que viver de joelhos diante de uma ditadura militar - ele acrescentou.
O governo golpista encabeçado por Roberto Micheletti disse estar disposto a receber uma missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) para dialogar com Zelaya, mas se nega terminantemente a lhe devolver o poder.

BRASIL E VENEZUELA

Os partidários do governo "de facto" também pretendem realizar um protesto diante da sede das Nações Unidas, em cuja Assembleia Geral vários países pediram na quarta-feira o retorno de Zelaya ao poder. Desde esse foro, o Brasil pediu um estado de alerta em relação à situação de sua embaixada.
- A comunidade internacional exige que o sr. Zelaya volte imediatamente à Presidência de seu país e deve estar alerta para assegurar a inviolabilidade da missão diplomática do Brasil na capital de Honduras - disse o presidente Lula, arrancando aplausos da Assembleia Geral.
Magnata da indústria madeireira, Zelaya foi criticado por muitos em Honduras por sua aliança com o presidente venezuelano Hugo Chavez.
O afastamento de Zelaya, que teve o apoio de boa parte da classe política, do empresariado, da Justiça, do Congresso e até da Igreja Católica, ocorreu horas antes de ser realizado um referendo que abriria caminho para a reeleição presidencial.
Policiais e militares patrulharam até a madrugada as ruas de Tegucigalpa, cidade de 1,3 milhão de habitantes que se converteu em cidade fantasma.

REUTERS

Postagem hoje (24) só a partir das 16 hs

Só devo atualizar o Blog a partir das 16 hs. O tempo está curto.

Caça aos servidores cibernético na UFPA

Postagens, já publicadas, caracterizam os servidores da UFPA como gazeteiros cibernéticos (do mundo virtual). Claro, parecem postagens de docentes inconformados com os resultados da última sucessão no templo platônico (a UFPA). Imaginem esta concepção governando nossa instituição: seria pura perseguição. A UFPA, do ponto de vista administrativo deve ser medida pelos seus resultados e não pelo controle burocrático do fazer virtual de seus membros e, o que é pior, caracterizando esta atividade cibernética como um grave crime. Nem 8 nem oitenta, como diria Aristóteles e Buda, é no meio que está a virtude. Quem não dá uma olhadinha no seu e.mail e em Blogs nos intervalos de trabalho? num país onde nem todos tem acesso ao mundo digital, creio que não cabe perseguição pela atuação cibernética. Acho que este discurso quer proibir o acesso aos blogs dentro da UFPA. Logo nas universidades que sempre foram o templo da liberdade de pendamento. De fato o Bilhetim é o ouvidor político da comunidade universitária.

O Círio na UFPA

Será um grande acontecimento o Círio da Rainha da Amazônia ( a santinha) na ufpa. o evento está sendo organizado pela comunidade católica da UFPA. Em breve daremos mais detalhes.

Grande jogo: Bagaceiras e Cachaçudas

O jogo será no ginásio de esporte da UFPA e será a preliminar de um grande torneio envolvendo várias equipes das unidades administrativas da UFPA. O torneio fará parte do mês (outubro) de comemoração do servidor público. A PROGEPE com esta ação pretende aos poucos ir reintegrando socialmente a comunidade de docentes e técnico-administrativos.

Você acha que sua cidade precisa de mais vereadores?

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (22), em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no país dos atuais 51.748 para até 59.791. A medida prevê também a redução dos percentuais máximos de repasses de recursos municipais para serem gastos com as câmaras de vereadores. Ou seja, as Câmaras Municipais continuariam a receber o montante previsto pela Constituição Federal, sem aumento nos gastos mesmo com a criação dos novos cargos.A aprovação foi comemorada pelos deputados no plenário. Foram 380 votos a favor, 29 contra e duas abstensões. A medida será agora promulgada em sessão solene do Congresso.
De acordo com o relator da proposta, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a medida vale imediatamente. "Não adianta o Tribunal Superior Eleitoral vir dizer que isso valeria para 2012. No texto está bem claro que isso é imediato. Sem falar que os efeitos de PECs [Propostas de Emendas Constitucionais] estão acima de qualquer regulação do TSE. Pode haver vereadores que não assumam de cara, porque a lei orgânica de alguns municípios mudou, mas isso é questão de tempo", afirmou em entrevista ao UOL Notícias, antes da votação. No primeiro turno, a PEC teve 370 votos a favor, 32 contrários e duas abstenções.As cidades mais populosas do Brasil não devem ser afetadas pela medida, de acordo com o relator da PEC na Câmara. Ele não fez nenhuma mudança no texto aprovado pelo Senado. Por isso, o texto será promulgado sem nova votação dos senadores.No ano passado, a Câmara aprovou uma PEC para aumentar o número de vereadores e reduzir os gastos com os legislativos estaduais. Na votação no Senado, a PEC foi desmembrada em duas e os senadores aprovaram somente o aumento de vereadores nas Câmaras Municipais. Um acordo sobre os gastos acabou adiado. A discussão foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF). Desde o início deste ano, os suplentes de vereadores, que serão beneficiados pela proposta, passaram a frequentar as dependências da Câmara e pressionar os deputados para a votação da PEC. Aumento só em 2012. O presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, afirmou nesta terça-feira (22) que o aumento no número de vereadores não deverá valer para a atual legislatura. "Com base no que já foi decidido pelo Judiciário, entendemos que, para entrar em vigor, a alteração teria que ser feita até 30 de julho do ano passado, que era o prazo das convenções municipais. Entrando depois, como é o caso, não pode vigorar para essa legislatura", disse Ziulkoski. "Portanto, neste mandato, na nossa opinião, esses vereadores não vão assumir".O que ele prevê que valerá a partir de 1º de janeiro é a redução dos gastos das Câmaras Municipais. Contudo, a CNM também relativiza essa redução. "Nós temos entendimento muito claro que, com o que foi construído, não vai haver economia na realidade". Ziulkoski contabiliza que as Câmaras Legislativas gastaram pouco mais de R$ 6 bilhões no último ano. Bem menos do que permite o teto constitucional, cerca de R$ 10,2 bilhões. "Quando dizem que a alteração vai reduzir os gastos, significa baixar de R$ 10,2 bilhões para R$ 9,1 bilhões. Só que as câmaras estão gastando R$ 6 bilhões. Então, o efeito é zero", afirmou. *
Com informações de Maurício Savarese, em São Paulo, e Claudia Andrade, em Brasília
UOL Celular

Zelaya diz que embaixada brasileira em Honduras será invadida

TEGUCIGALPA - O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, disse que o governo interino de Roberto Micheletti planeja invadir a embaixada brasileira em Tegucigalpa, onde ele se refugiou na segunda-feira. - Há um plano de captura e assassinato. Parece que eles têm até médicos legistas prontos para declarar que houve um suicídio - denunciou Zelaya.
Esclareço à comunidade internacional que Manuel Zelaya não é um suicida, que está vivo e lutando por seus princípios e seus valores com firmeza. Prefiro morrer firme do que me ajoelhar diante desta ditadura - acrescentou.
O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, afirmou nesta terça que não tem nenhuma intenção de entrar em confronto com o Brasil ou invadir a embaixada brasileira em Tegucigalpa. - Se ele quiser ficar vivendo lá uns 5 ou 10 anos, nós não temos nenhum inconveniente em que viva lá - afirmou Micheletti em entrevista à agência Reuters.
O governo decretou a ampliação do toque de recolher em todo o país até as 18h desta quarta-feira. A medida foi estendida por 12 horas em razão dos distúrbios na capital.

REUTERS

Eleições: Ciro avança em pesquisa Ibope

BRASÍLIA - A novidade da pesquisa CNI/Ibope divulgada terça-feira sobre a disputa presidencial de 2010 foi a evolução da taxa de intenção de voto no deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Na pesquisa de setembro, Ciro apresentou 14% das intenções de voto no cenário em que o governador tucano, José Serra (SP), lidera a disputa, com 34% das intenções de voto. Com esse resultado, Ciro já aparece empatado em segundo lugar com a ministra petista Dilma Rousseff, que também obteve 14% na sondagem. A senadora Marina Silva (PV-AC), que teve o nome incluído pela primeira vez na pesquisa, tem 6% das intenções de voto, enquanto a presidente do PSOL, Heloísa Helena, teve 8%.
A taxa de intenção de voto em Ciro evoluiu dois pontos percentuais em relação a junho, mês em que havia sido realizada a última pesquisa CNI/Ibope, enquanto as taxas de Dilma e de Serra recuaram quatro pontos percentuais. Além disso, quando Serra é substituído pelo governador mineiro Aécio Neves como o candidato tucano na disputa, a pesquisa mostra Ciro como o melhor posicionado na corrida pelo Palácio do Planalto, superando Dilma, com 25% dos votos. Neste cenário, Dilma ficaria em segundo lugar, com 16% das intenções de votos, seguida por Aécio, com 12%. A ex-senadora Heloísa Helena recebeu 11% das intenções e voto e, em último lugar, aparece Marina Silva com 8%. Os brancos, nulos e os eleitores que não responderam somam 28%.
A pesquisa montou, ainda, outro cenário, sem a participação de Heloísa Helena. Nestas condições, Serra venceria a disputa com 35% das intenções de votos, seguido por Ciro, com 17%, e Dilma, com 15%. Marina Silva aparece em quarto lugar com 8% das intenções de votos, enquanto os brancos, nulos e os que não responderam somam 24%. No mesmo cenário, com a substituição de Serra por Aécio, Ciro venceria a disputa com 28% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 18%. Em terceiro lugar aparece Aécio, com 13% das intenções de votos, e Marina, com 11%. Os brancos, nulos e os eleitores que não responderam somam 31%.
Terça-feira, com críticas ao PMDB nacional e respondendo indiretamente a declarações do presidente licenciado do partido, Michel Temer (PMDB-SP), Ciro disse que o resultado da pesquisa mostra a importância de duas candidaturas da base do governo. Em meio a cobrança do PMDB por uma definição rápida de Lula sobre a aliança eleitoral, Temer excluiu o deputado Ciro Gomes de um eventual acordo. O deputado do PSB, contudo, vem ganhando fôlego para a disputa eleitoral e é citado como vice ideal de Dilma por alguns aliados.
– Eu, que sou aliado de Lula, discordo da forma com que se constrói a hegemonia moral intelectual da aliança PT-PMDB. E não é nada contra a aliança em si, não é nada contra o PMDB em si, mas a forma moralmente frouxa, intelectualmente sem clareza desse desenho, me incomoda. Eu, como aliado, penso isso. Imagina por aí afora – disse. – Se for esse tipo de critério, eu não quero o PMDB. Ponto final. Digo, humildemente, o PMDB não me quer, não. Não é quem desdenha quer comprar, não. Nem eles me querem nem eu a eles. Eu abomino critérios fisiológicos, patrimonialistas, corruptos.
Ciro ainda voltou a defender sua candidatura como uma possível tática das forças governistas.
– Eu tenho uma opinião antiga, antes de qualquer pesquisa, de que a melhor tática para nós que apoiamos esse projeto que o presidente Lula iniciou, é apresentar duas candidaturas – disse. O deputado revelou que há um acordo entre o PT e o PSB para decidir, no prazo limite de fevereiro do próximo ano, junto com o presidente Lula e com a ministra Dilma, se haverá um ou dois candidatos da base.
Já a pré-candidata do PV à Presidência, senadora Marina Silva, disse terça-feira que não “rouba” votos de Dilma ao comentar a pesquisa.
– Não se tira voto de ninguém. O voto é do eleitor, ele está fazendo sua avaliação. Neste momento, ele ainda pode transitar porque ele não conhece ainda as propostas dos candidatos, a maioria sequer diz que é candidato. Então, em 2010, esses cenários poderão mudar e eu espero que mudem para melhor, para o Brasil – afirmou.
Líder em todos os cenários em que aparece na sondagem, Serra manteve o discurso de pesquisas anteriores e disse que, embora fique satisfeito com o resultado, não pretende partir para campanha e nem avalia que tenha vantagem sobre o governador Aécio na escolha do candidato tucano à Presidência em 2010.
– Eu repito sempre: eu não acho que é tempo ainda de se tratar de eleição, ainda é muito cedo para se tratar de eleição. Eu estando em primeiro lugar nas pesquisas, fico muito satisfeito com isso, porque é um reconhecimento do meu trabalho na vida pública, desde que eu era ministro da Saúde, do Planejamento, secretário, senador, prefeito e governador de São Paulo – afirmou Serra, após a inauguração do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Laboratório Cristália, em Itapira (SP). (Com agências)

Jornal do Brasil

Mensagem rachada para a disputa municipal do PT

O grupo coordenado pela candidata a deputa estadual e ex-diretora da Escola de Governo do Pará Edilza Fontes e o grupo Rede, coordenado pelo ex-chefe da casa civil da governadoria do estado, João Cláudio Arroyo apresentam enormes dificuldades em apoiar a chapa encabeçada por Suely Oliveira. A rede e a DS compõem no Pará o grupo Mensagem, que a nível nacional é coordenado pelo Ministro da Justiça Tarso Genro.

Disputa acirrada pela direção municipal do PT

Seis nomes disputam as eleições internas do PT que ocorrerão no dia 22 de novembro deste ano. Almir Trndade (Bloco de Esquerda Democrática- BED), Bira (Movimento PT) , Fábio Pessoa ( Articulação de Esquerda) , Suely Oliveira (DS), Apolônio Brasileiro ( PT pra Valer) e Adalberto Aguiar ( Unidade na Luta). Este quadro aponta um segundo turno. O quadro revela o enorme isolamento do grupo (DS) da governadora.

Bloco de Esquerda desautoriza interlocutores de Ana Júlia

O Bloco de Esquerda formado por: PTLM, Articulação de Esquerda, Movimento PT, O Trabalho, CSR, Círculo Popular, oficiou à governadora Ana Júlia, através do presidente estadual do PT João Batista que os interlocutores da DS perante o Bloco de Esquerda Democrática estão desautorizado. A questão é que todas as negociações firmadas e concluidas com estes interlocutores não chegaram a lugar nenhum. Agora o Bloco só aceita negociações sob o comando da própria governadora. Esta turma ameaça apresentar candidato para disputar as prévias internas para a escolha do candidato ao governo do estado pelo PT em 2010.

PROPLAN INICIA CAPACITAÇÃO VISANDO A ELABORAÇÃO DO NOVO

A pro-reitoria de planejamento e desenvolvimento institucional da UFPA (PROPLAN)inicia hoje (22) uma serie de ações de capacitação de seus servidores visando a construção do novo PDI da UFPA. A palestra inicial será ministrada pelo desembargador do trabalho José Maria Quadros de Alencar, sobre PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, ocorrerá na sala multiuso do centro de convenções da UFPA ás 15 horas.

Sem tempo para postagem

Nesta segunda (21) não tive tempo de realizar postagens. Só agora, às 23 hs posso explicar aos amigos , leitores e inimigos os motivos porque estive ausente das postagens. Creio que amanhã (terça) só postarei a partir das 23.30. O tempo está raro nestes dois dias. A partir da quarta feira (23) voltarei as postagens normais. Desculpem, está faltando tempo.

Reitoria e o ressarcimento da Saúde

A reitoria conseguiu colocar no orçamento os recursos para o pagamento, a partir deste mês, do ressarcimento para os servidores que pagam regularmente um plano de saúde. Este ressarcimento será na ordem de R$ 67,00 (sessenta e sete reais) por dependente. Parabéns à coragem da PROGEP e a competência do reitor em ir atrás e conseguir a verba orçamentária.

Senadores prometem debate acalorado em sabatina de indicado ao STF

Apesar de ter tido uma condenação suspensa nesta segunda-feira (21), o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, ainda terá de falar sobre o assunto na sabatina à qual será submetido na próxima semana no Senado.

Juiz suspende condenação de Toffoli no Amapá

O juiz Mário Mazurek, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Macapá, suspendeu nesta segunda-feira (21/9) a execução da condenação sofrida pelo advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, em virtude da suposta contratação irregular de seu escritório para prestar serviços ao governo do Amapá. A decisão não significa, no entanto, a absolvição de Toffoli no processo, que ainda terá seu mérito julgado
Toffoli foi condenado em 1ª instância pela 2ª Vara Cível de Fazenda Pública de Macapá a devolver R$ 700 mil ao Estado. O motivo seria uma contratação irregular para prestar serviços advocatícios ao governo do Amapá, em 2000. O advogado-geral apelou da decisão, que foi suspensa. Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), Toffoli também deverá ser questionado sobre vários outros assuntos que têm sido apontados como empecilhos para que assuma o cargo. Apesar disso, a expectativa é que seu nome seja aprovado tanto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), como no plenário do Senado. O tucano Álvaro Dias (PR), que tem sido um dos maiores críticos à indicação, disse que deverá focalizar na questão do notório saber jurídico. "Acho isso essencial. Se fosse um vestibular, seria uma prova eliminatória", ressaltou. Questionado sobre a questão da condenação, o senador disse que ela "é importante e vai ser questionada pelos governistas". "Toda vez que alguém tem que dar explicações sobre sua conduta ética, já está comprometido." Mesmo assim, a expectativa do parlamentar é de aprovação da indicação. "Às vezes há dissidentes na base governista. Mas neste caso há um empenho grande do presidente, então será muito difícil cooptar dissidentes". A análise do tucano é corroborada pelo petista Eduardo Suplicy (SP), que afirmou ter voto favorável ao advogado-geral. "Eu confio na designação feita pelo presidente Lula. Esse episódio (da condenação) vai ser objeto de esclarecimento". Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que Toffoli terá de superar três dificuldades na sabatina. "Ele vai ter que provar que é possível ter notório saber sem diplomas; que deixará de ser militante partidário depois que assumir o cargo, e que os processos não são motivo para destruir a reputação ilibada que um juiz deve ter", enumerou. "Será um grande debate". A questão do notório saber jurídico é contestada pelos parlamentares principalmente com base na informação de que ele teria sido reprovado em dois concursos para juiz. Sobre a questão partidária, pesa a proximidade de Toffoli com o PT. Ele foi advogado da sigla nas campanhas de Lula, nos anos de 1998, 2002 e 2006. Antes, em 1995, ingressara na Câmara dos Deputados como assessor parlamentar da liderança do partido, cargo que exerceu até 2000."Qualquer pessoa para se tornar juiz, magistrado, e, em especial, ministro do Supremo, precisa deixar sua filiação partidária para trás. O importante é que, como ministro, ele seja uma pessoa absolutamente imparcial", analisou Suplicy. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), é outro que prevê uma sabatina "intensa", para que, se aprovado, Toffoli tenha "efetivo respaldo do Senado". "Vou ouvi-lo sem nenhum preconceito, mas para uma efetiva inquirição. A exposição que ele vai fazer será um dado mais do que significativo". O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) fez um discurso em plenário contra a indicação de Toffoli e prometeu levar ao Senado "fatos mais graves" sobre a indicação. "Espero que a gente debata, aqui, em profundidade. E se, ao final das contas, o doutor Toffolli conseguir provar que ele preenche os requisitos, vamos votar a favor. Mas ainda vou trazer, aqui, fatos mais graves, fatos mais graves que não foram publicados nos jornais. Eu não vou fazer essa história de que não ouvi nada, não vi nada e não falei nada."
UOL Celular

Claudia AndradeDo UOL NotíciasEm Brasília

Sai edital para concurso da Receita com salário de R$ 13.067

RIO - Uma boa notícia para os interessados no concurso da Receita Federal, um dos mais esperados do ano. O órgão publica, na edição desta segunda-feira do Diário Oficial, o edital para o preenchimento de 450 vagas de auditor fiscal, de nível superior, com salário de R$ 13.067. As provas serão nos dias 5 e 6 de dezembro, em todas as capitais, e organizadas pela Escola de Administração Fazendária (Esaf).
O prazo para inscrição vai das 10h do dia 28 de setembro às 23h59 do dia 13 de outubro (horário de Brasília) pelo site da banca organizadora (http://www.esaf.fazenda.gov.br). Os interessados terão que desembolsar R$ 130 pela taxa de inscrição.
O concurso trará as seguintes provas objetivas: Conhecimentos Gerais, 110 pontos; Conhecimentos Específicos I, 120 pontos; de Conhecimentos Específicos II, 120 pontos; e discursivas, 200 pontos. Também haverá provas discursivas. Os candidatos ficarão sujeitos ainda a uma sindicância sobre a vida pregressa e programa de formação.
O prazo de apresentação de recursos será de dois dias a contar da data de divulgação dos gabaritos no site da Esaf. A distribuição das vagas será anunciada durante o processo de matrícula e no programa de formação.
O diretor da Academia Brasileira de Educação, Cultura e Empregabilidade (Abece), Fábio Gonçalves, avisa que o concurso é destinado a qualquer área de formação. - É importante ressaltar que o candidato pode ter nível superior em qualquer área. Aliás, a maior nota da Receita Federal foi de uma pessoa formada em Letras. Às vezes, o candidato pensa que, como não cursou Direito, Contabilidade, não terá como estudar. Só que, em 1988, o primeiro colocado nacional da Receita Federal era sociólogo; em 2000, um tecnólogo; em 2002, um dentista; em 2004, um formado em Letras; em 2005, uma administradora. Logo, não é necessária uma formação específica - afirma.
Saiba como será a prova
O edital traz a prova de Conhecimentos Gerais com Língua Portuguesa (com 20 questões); Espanhol ou Inglês (10 questões); RLM (20); e Direitos Civil, Penal e Comercial (20 questões).
A prova de Conhecimentos Específicos I terá Direito Constitucional e Administrativo (20 questões); Previdenciário (10 questões); Tributário (20 questões); e Comércio Internacional (10 questões).
A prova de Contabilidade Geral e Avançada apresentará 20 questões; Auditoria, 20 questões; Administração Pública, 10 questões; e Economia e Finanças Públicas, 10 questões.
Duas provas discursivas também serão eliminatórias. Os temas e as questões abordarão as disciplinas de Direito Constitucional, Administrativo e Tributário; Comércio Internacional; Auditoria; Administração Pública e Economia e Finanças Públicas.

JB Online

Honduras: Micheletti responsabiliza Brasil e pede entrega de Zelaya

TEGUCIGALPA - O atual presidente de Honduras, Roberto Micheletti, pediu nesta segunda-feira que o Brasil entregue ao seu governo o presidente deposto, Manuel Zelaya, que se refugiou na embaixada brasileira na capital hondurenha, Tegucigalpa.
"Faço um pedido ao governo do Brasil para que respeite a ordem judicial ditada contra o senhor Zelaya entregando-o às autoridades competentes de Honduras", disse Micheletti em uma mensagem transmitida pela televisão.
Mais cedo, o governo de Micheletti protestou contra o Brasil por abrigar Zelaya na embaixada, e responsabilizou o país sul-americano por qualquer ato de violência que possa acontecer perto da sede diplomática.

JB Online
Com agências internacionais

32 milhões melhoram a renda

RIO - Entre 2003 e 2008, mais de 25 milhões de brasileiros migraram das classes mais baixas para a média, que tem renda mensal domiciliar entre R$ 1.115 a R$ 4.807. O cálculo, feito a partir dos dados coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad/2008), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi apresentado segunda-feira pela Fundação Getúlio Vargas e mostra que, no mesmo período, outros 6 milhões de pessoas ascenderam à classe econômica de maior poder aquisitivo, a A/B, que ganham acima de R$ 4.807 por mês. Quase metade dos mais de 180 milhões de brasileiro (49,22%) estão na classe média. Ao todo, em 2008, eram 97,1 milhões de pessoas. A classe alta tem 10% da população.
– São 32 milhões que subiram às classes A, B e C. Podemos dizer que meia França entrou nesse mercado consumidor – compara o economista Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais da FGV.
A pesquisa da FGV calculou também o impacto da crise nas regiões metropolitanas do país, que, em janeiro desse ano, tirou 2,7% da população das classes A/B.
– A cada ano, na classe alta, 19 pessoas caíam da AB. Agora, são 25 que caem – diz o economista da FGV, lembrando que, segundo a Pnad, esse grupo concentra 55% da renda domiciliar do país. Logo abaixo, contando somente as regiões metropolitanas, a classe média ganhou 2,5% da população entre julho deste ano e de 2008, atingindo mais de 53, 2% da população brasileira, calcula a FGV.
Queda
A mesma pesquisa mostra também a contínua redução do número de pobres e miseráveis no país, aqueles cuja renda domiciliar máxima é de R$ 804. Nos cálculos da FGV, 34,96% da população brasileira era da classe E em 1992. No ano passado, a parcela dos brasileiros nessa classe econômica passou a 16,02%. “Desde o fim da recessão em 2003 a pobreza (classe E) caiu 43%, 19,4 milhões de pessoas cruzaram a linha”, diz um trecho do estudo. Apesar da melhora, existem no país ainda 29,2 milhões de pessoas entre os de menor poder aquisitivo da população.
– Sem dúvida foi uma década muito boa para a redução da desigualdade. Recuperamos o que perdemos nos anos 60, tivemos crescimento em 70, estabilidade em 80 e agora estamos próximos da menor desigualdade – diz Neri, ressaltando duas informações importantes da pesquisa. – De 2007 ao ano passado, entre o décimo da população que recebe menos houve aumento de 16% da renda per capita. Um crescimento chinês.
Na composição de cada classe econômica por tipos de fontes de renda, destaque para os programas sociais governamentais – como o Bolsa Família, que representaram 16,25% na classe E no ano passado, ante 4,87% em 2003. A classe D é a maior beneficiada do reajuste do valor da previdência social, com 12,66% das rendas vinculadas ao piso. Entre as classes AB, o acréscimo de valores acima do piso de pensões e aposentadoria beneficia 18,94%. Na classe C, há uma mistura de componentes: 20% da composição de renda vêm de benefícios da previdência.
A pesquisa da FGV mostra que, entre 2003 e 2008, o potencial de consumo do brasileiro cresceu 14,98%. Seguindo a tendência de crescimento da economia brasileira, também no mesmo período, o chamado potencial de geração de renda familiar (ou potencial do produtor) cresceu ainda mais: 28%.

Raphael Zarko, Jornal do Brasil

Grande Jogo Bagaceiras e Cachaçudas

Está confirmado o jogo feminino entre o time da Fadesp (cachaçudas) e da seleção da UFPa (bagaceiras). J.Cauby treina as bagaceiras e Paulo Flávio treina as cachaçudas. Cauby informa que as loirinhas estão confirmadas no time das bagaceiras. Ana Kalumbí dará o ponta pé inicial da partida e Bárbara Troeira será a assistente do treinador do time das bagaceiras. Em breve mais detalhes acerca da partida. As atletas interessadas devem procurar a Bárbara no SAU (PROGEPE).