O Ataque de Barreira

Na reunião do Reitor com a comunidade universitária do ITEC, o Diretor do Instituto, Barreira afirmou que as licitações da universidade teriam sido fraudadas, em um certo período da atual gestão. Esta afirmação foi na frente do Reitor. Esta acusação vai dar muito pano pra manga nos próximos dias.

Maneschy-Schneider: Juventude Supra-Partidária no Apoio.

Como estamos evidenciando têm Estudantes, Professores e Funcionários oriundos de vários partidos e idelogias apoiando a chapa Maneschy-Schneider. Este fato demonstra que estas candidaturas são acadêmica es suprapartidárias, ou seja, esta alternativa reflete toda a pluralidade presente em nossa universidade. Ninguém pode afirmar que esta chapa é correia de transmissão de nenhum partido, mas com certeza é acadêmica, politizada e recebe com entusiasmo o apoio da juventude que atua em nossa instituição.

Maneschy: Juventude Universitária do PMDB fecha apoio

A juventude universitária do PMDB fechou apoio a chapa Maneschy-Schneider.

Maneschy: Fernando Arthur será candidato à PROEX

Fernando Arthur, professor doutorando do curso de História da UFPA será candidato a Pró-Reitor de Estensão na chapa Maneschy-Schneider. Arthur, além de acdêmico tem um passado e um presente na defesa da universidade pública e gratuita. F. Arthur foi coordenador do Colegiado de História e um dos responsáveis pela interiorização deste curso Arthur também tem uma longa folha de serviços dedicado ä ADUFPA e ao DCE, ou seja F.Arthur significa um compromisso cristalino na luta contra políticas néoliberais em nossa instituição, além de uma enorme sensibilidade social, tendo um perfil extraordinário para comandar as políticas extensionistas de nossa universidade. Arthur além de fundador da CUT e do PT é integrante da Democracia Socialista, que é uma tendência interna do PT, onde atuam a governadora Ana Júlia Carepa, o Prof.Dr. Maurílio Monteiro, Secretário da SEDECT e o Prof.Dr. Cláudio Puty, Chefe da Casa Civil.

Juventude Universitária do PPS apóia Maneschy-Schneider

A juventude do PPS que atua na UFPA está firme apoiando a candidatura Maneschy-Schneider.

Juventude do PT prá valer fecha apoio a Maneschy

A juventude universitária de uma das tendências internas do PT que tem atuação no movimento estudantil, popular e sindical fechou apoio às candidaturas Maneschy-Schneider.Esta tendência é liderada pelos Deputados Walgir Ganzer, atual secretário de Transportes do Estado, pelo deputado federal Zé Geraldo e pelos deputados estaduais Airton Faleiros e Bernadete Ten Caten. Este apoio deverá se refletir em apoio em Belém e nas regiões sul, oeste e nordeste do Pará, onde existem campi da UFPA.

Maneschy e Schneider: festa de Adesão

Será nesta quarta (05-11-08) a festa de adesão à chapa Maneschy e Schneider. O evento acadêmico-político-gastronômico e cultural ocorrerá no Trapiche. O valor da adesão é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais). O evento faz parte da política de finanças do comitê Maneschy e Schneider. Está à venda também uma rifa de um Notebook no valor de R$ 15,00 (quinze reais).

Candidatura Regina ataca Schneider em Odonto

Durante os debates da visita de Regina na Odonto,o candidato a vice-reitor Scneider foi atacado. Segundo estes ataques foi dito que Schneider não gosta de médicos e nem de dentistas, porque há 24 anos atrás, na gestão Lourenço, Schneider como Pró-Reitor de Planejamento, tentou implantar o regime de dedicação exclusiva na área de saúde. Que denúncia mais safadinha...Quanto oportunismo e mediocridade.

Regina visita Odonto

A candidata a reitora Regina Feio visitou o curso de odontologia. Nesta reunião a candidata fez algumas revelções financeiras mirabolantes. Regina disse quejá possui seissentos mil reais para distribuir entre odonto e farmácia. O pessoal de odonto recebeu a notícia com ceticismo, é que durante os últimos 4 anos de Regina na vice-reitoria, odonto teve construido quatro sanitários, um por anos.

Prefeita de Tancredi.

De fato Inês foi convidada mas recusou o convite,

Gestão Cristovam Diniz: 1998-2001

- Levou os cursos regulares aos campi do interior
- Construiu o Laboratório de Anatomia Patológico no HUJBB
- Continuou a agressiva política de formação de mestres e doutores


OBS: Nesta época eu estava cursando o doutorado. Espero que os internautas listem mais algumas obras do Reitor Diniz, para eu completar o relatório, mínimo e sintético de sua passagem pela reitoria.


Uma coisa é certa. Diniz teve a infelicidade de passar pela reitoria durante a gestão de FHC no governo brasileiro, nesta fase as IFES foram esquecidas e os servidores e professores ficaram com seus salários congelados. Os reitores da fase Lula têm muito a mostrar, pois Lula é o presidente que mais tem investido nas universidades públicas, nos últimos 23 anos.

A universidade quase parou na era FHC e os reitores desta época têm pouco a mostrar. Ou seja, quem investe nas unversidades é o governo federal e não os reitores.

Status quo: Punição aos recalcitrantes

Em postagen anônima, internauta informa que todos aqueles velhos apoiadores das gestões Alex, que não estão com Regina, estariam na mira da burocracia, nenhuma falha será perdoada.Eu, particularmente, me recuso a acreditar nesta postagem.

Saiu o prefeito de Regina

Luiz Otávio, atual prefeitos dos campi, foi confirmado na chapa de Regina.

Saiu a prefeita da Tancredi

Inês Alvino é a prefeita na Chapa de Tancredi.

Candidatos Oficiais no RU

Ontem as 13 hs Regina e Licurgo eram vistos na longa fila do RU. O que a democracia não faz

Gestão 2001-2008: É obra coletiva

1- Porque a comunidade universitária ajudou ativamente a derrotar o projeto néo-liberal de FHC, que durante 0ito anos deixou a IFES ä mingua, sem concursos públicos e com os salários congelados.

2- Porque a comunidade universitária fechou majoritariamente em torno da vitória de Lula em 2002, ocasião em que a universidade brasileira vem tendo o maior investimetno da história recente do Brasil, sejam nas áreas de custeios e capital, seja na área salarial e da carreira docente e técnica.

3- Porque o boom de investimento em obras e serviços que a UFPA vêm experimentando nos último 06 anos devem-se mais às políticas do governo federal do que à capacidade de auto-financiamento, de qualquer IFES, afinal não somos instituições privadas.

4- Porque a comunidade universitária, ajudou majoritariamente a eleger a governadora petista Ana Júlia, o que vem permitindo a financiamento dos Parques Tecnológicos de Santarém, Marabá e Belém.

5- Porque foi a governadora, que no interior de uma disuta acirrada com vários estados da federação,garantiu a implantação da UFOPA em Santarém.

6- Porque foram os colegiados de cursos que garantiram projetos para a implantação dos cursos de mestrados e doutorados na UFPA, junto ä CAPES

7- Portanto somos sócios dos avanços da UFPA em todas as suas fases recentes, mas também porque fomos atores chaves, como militantes dos movimentos estudantis e sindicais, nas disputas eleitorais de 2001 e 2005. E diga-se de passagem, em 2005 o professor Maneschy apoiou a candidatura do atual reitor e contribuiu até recentemente, através da PROPESP com a atual administração.

Reivindicaremos sempre o nosso papel na construção e vitória nas eleições de 2001 e 2005, porque por ela fizemos inimizades, dedicamos tempos preciosos, porque entendíamos que tínhamos as melhores propostas para a UFPA e não nos arrependemos daquela opção. Hoje a opção é Maneschy e Schneider para UFPA Avançar Mais e Melhor.

Chapa Regina-Lcurgo: apagaram professores, funcionários, estudantes e ex-reitores da história da UFPA

É espantoso a megalomanía demonstrada pelo texto de apresentação pública da chapa Regina e Licurgo. Imagine que em 07 anos, a chapa afirma que se construiu tudo de bom que existe na UFPA. Eu no DCE, e uma série de estudantes em 1984 ajudamos a eleger Seixas Lourenço Reitor, a partir de 1988, já como sindicalista, ajudamos a eleger seguidamente: Nilson, Ximenes em 1992, e em 2001 e 2005 demos nossa pequeníssima, quase imperceptível, contribuição ao oposicinista Alex Fiúza, que acabara de chegar e estava sozinho após 05 anos no doutorado. Meu grupo jamais perdeu uma eleição para Reitor. Hoje não tenho mais grupo, não sou mais militante sindical e nem político-partidário. Mas tenho muitos amigos do passado e todos eles estão apoiando Maneschy nestas eleições.
Confesso,me senti na Rússia stalinista, porque Lourenço, Nilson, Ximenes, Cristovam e um conjunto de professores, funcionários, estudantes, colegiados de cursos foram banidos da história. Tudo que foi feito na UFPA ocorreu nos últimos sete anos e tudo foi feito pela reitoria atual. É a reitoria ou os professores que fazem os projetos para implantação de mestrados e doutorados? Foi o Presidente Lula ou foi a reitoria que financiou as obras de infraestrutura da UFPA? Não seria a política de pós-graduação iniciada em 1984 que está permitindo hoje o boom de mestres, doutores e novos cursos de mestrados e doutorados na UFPA?
Vamos fazer um laboratório? Entregamos a UFOPA ä reitoria da UFPA e vamos ver se daqui a sete anos a UFOPA terá 800 doutores, 600 mestres e a quantidade de mestrados e doutorados que a UFPA possui.
Não dá, a história da UFPA não pode ser aproprida por uma chapa megalomaníaca. Será que a chapa Regina e Licurgo pensa que a comunidade da UFPA não pensa?

Tentativa de compra de alunos:Não acredito, mas está acontecendo

Uma professora de Sociologia Rural e Urbana da UFPA está prometendo 1,0 ponto para aquele aluno(a) que comparecer ao lançamento da candidatura de Tancredi.Esta proposta indecente aconteceu em uma sala de Engenharia Sanitária, turma do segundo semestre.

ALEPA em Pé de Guerra com o Governo

Em postagem anônima, internauta afirma com todas as letras que a base do governo Ana Júlia está estilhaçada na ALEPA, devido ao tratamento, nada cortez, que os deputados teriam recebido quando da competição municipal. E mais, este internauta aposta que hoje a governadora não tem apoio unânime nem no PMDB, seu aliado preferencial. Eu reafirmei ao cético internauta o seguinte: deputado de partido de direita e de centro, não se reelege sem a máquina do executivo estadual, com exceção de evangélicos,médicos com hospitais e ricos. Portanto, se é verdade qe a base aliada está em situação de tensão política pós eleitoral, não creio em crise sem solução. Mas vamos esperar as próximas sessões da ALEPA, e no decorrer de 90 dias, aí teremos uma idéia aproximada dos rumos a seremseguidos pelos deputados recalcitrantes.

Eleições de 1984: Acordo ao mais votado foi recusado

Lembro como se fôsse hoje. No debate realizado no auditório setorial profissional, o professor Seixas Lourenço propôs que todos os candidatos se comprometessem por escrito a apoiar o candidato mais votado. De pronto, a candidata Terezinha Gueiros recusou o acordo, afinal seu marido, Hélio, era o governador e Sarney era presidente pelo PMDB. Os demais candidatos silenciaram e o acordo não saiu. Ficou implícito que todos os eleitos na lista sêxtupla, lutariam em Brasília pela nomeação. Ao final João Paulo Mendes encabeçou a lista, vencendo com larga margem entre os docentes. Lourenço ganhou no voto universal e entre os Técnico-Administrativos. Ao final Lourenço foi o ungido pelo planalto. Esta é a mais pura verdade histórica.

1993-1997- Resumo simplificado da Gestão Ximenes

1- fez a segunda etapa do Bettina.
2- Fez o Atelier de Artes
3- Adquiriu o local para a Escola de Música
4- Adquiriu o local para a Escola de Teatro e Dança
5- Contiunou a política agressiva de formação de mestres e Doutores
6- Adquiriu todos os utensílios tecnológicos para o RU funcionar e contratou o pessoal.
7- Começou a política de Minter e Dinter na UFPA.

É....A UFPA não começou há sete anos.

Chapa Regina-Licurgo: Ninguém mais presta na UFPA

Professores, estudantes e funcionários que deram todo seu apoio nas duas eleições da atual reitoria e que hoje apoiam Maneschy devem estar se sentindo um lixo depois que leram o texto da chapa Regina Licurgo. Imagine que nós que somos também autores da gestão que está na reitoria há sete anos agora significamos atraso, recuo.Quem é atrasado, uma burocracia acadêmica que quer ficar 16 anos na UFPA ou os atores da UFPA que são sócios na construção permanente da UFPA e que hoje querem ver a alternância na gestão de nossa universidade. Quem é atrasado, aqules que querem se apropriar, só para sí, da história acadêmica que estamos construindo há 24 anos ou professores, alunos estudantes que querem demonstrar que a universidade pode se oxigenar cada vez mais com um projeto inovador e que fará a academia superar graves problemas ainda persistentes como a falta de qualidade no ensino de graduacão, a deficiente humanização nas relações de trabalho e a ausência de um planejamento acadêmico de mãos dadas com a sociedade. Se existe um local na sociedade em que existe recursos humanos de qualidade é na UFPA. Porque a atual reitoria não quer largar, de jeito nenhum o controle sobre a UFPA? Ficar mais de duas gestões tentando controlar a academia é uma tentativa de privatização particularista e grupista de nossa instituição. É a busca pela produção de uma panelinha. Dezesseis anos é tempo demais. Só os ditadores se regozijam com tanto tempo no poder, como foi ao tempo de Getúlio Vargas entre 1930 e 1945.

A Gestão Nilson Pinto- 1989-1993

-Como Pró-Reitor de Exrensão na gestão Lourenço, foi quem comandou todos os serviços de implantação da Interiorização.

- Iniciou a construção dos prédios próprios dos campi do interior, a exemplo da Castanhal, Marabá, Santarém e Soure onde entregou estes prédios concluidos. Ou seja,ampliou a implantação da universidade no Pará.
- Fez o Hospital Bettina.
- Incorporou o HUJBB à UFPA
-Fes o RU.
- Fez a Capela Universitária
- Lembrou do NPI: fez o ginásio de esportes, a Biblioteca e o segundo pavimento.

-Em quatro anos de gestão, ainda hoje é o campeão de áreas físicas construida em nossa universidade, em um período de uma única gestão.

-Teve uma agressiva política de formação de doutores.

- Participou ativamente das negociações na ANDIFES para a garantia da ISONOMIA salarial entre Universidades Autárquicas e Fundacionais e para a aprovação do Plano de Cargos e Salários de técnicos e docentes.

- Foi nesta gestão que os servidores mais ganharam reposições de perdas salariais e ganhos financeiros a partir de atos administrativos.

É...A universidade não começou há sete anos.

O que Lourenço fez- 1984-1988

1- Lourenço instalou a consulta democrática nos centros e nas unidades administrativas.
2- Implantou os campi de interiorização com o primeiro vestibular.Tancredi, Pró-Reitora de Ensino comandou a primeira seleção.
3- Iniciou uma agressiva política de qualificação docente a nível de mestrado. A maioria dos professores eram especialistas.
4- Construiu a Faculdade d Odontologia,
5- Articulou junto à ANDIFES apoio às ações dos sindicatos nacionais visando a melhoria salarial.
6- Estas são algumas das ações do primeiro Doutor a dirigir a UFPA. Estas são lembranças imediatas, este reiotr tem uma grande folha de serviços prestas à frente da reitoria à nossa universidade.

Definitivamente a UFPA não iniciou há sete anos.

A UFPA foi a primeira unidade a fazer consulta direta no Brasil. Daniel Coelho, o reitor democrata, foi quem garantiu esta consulta.

Onde estará o PMDB em 2010?

O PMDB estará com o governos Lula e Ana Júlia. Este é o cenário mais provável de acontecer. Um segundo cenário, de difícil realização, seria a candidatura Aécio, via PMDB, mas neste caso dependeria de fatores não visíveis nesta conjuntura. Está sendo costurado uma aliança Serra-Aécio via PSDB, o que meparececom boas probabilidades de vir a ocorrer.

Em síntese, o PMDB não vai largar o certo pelo duvidoso. O certo hoje são as máquinas dos governos federal e estadual e este partido não sabe viver sem a nutrição da máquina pública. Dos partidos brasileiros com votos, só o PT sabe viver fora da máquina, porque emergiu da soiedade civil e não a partir do congresso nacional.

O PMDB estará no governo federal, independente de estar na coalizão vencedora de 2010. Ninguém governa de Brasília sem as bancadas pmedebistas.

Conclusão: O PMDB deverá estar como PT em 2010 no Pará, independente de quem venha a ser o candidato a governador pelo PT.

O governo e o G-10

O G-10 e o PSDB deverão ser reduzidos há um terço de seu tamanho atual nas eleições de 2010. A equação é simples: Ao retirar a possibilidade do deputado influenciar junto a máquina estadual, o governo estará tirando o oxigênio destes parlamentares, o resultado é a iminente derrota eleitoral em 2010. Quem sobreviver, deste grupo, será devido a vínculos perenes com sua base, tipo: apoio de Igrejas Evangélicas, ajuda de algumas prefeituras, ser dono de hospital, ou possuir riquezas materiais próprias.

Claro, o governo deverá pagar um custo por esta decisào de romper com o G-10, qual seja, o aumento dos custos da base aliada, para votar em ordem unida. Mas a economia com os gastos com o G-10 deve ser o suficiente para garantir a solidariedade dos parlamentares da base aliada.

Eleições 2008: Dudu ficou imbatível

De acordo com estudos científicos quando um candidato à reeleição articula concomitantemente quatro variáveis, fica praticamente imbatível, são elas: avaliação superior a 50%, têm obras e serviços com visibilidade pública, tem coalizão partidária e possui a maldita (para os adversários) caneta. Destas, Dudu só não conseguiu articular uma grande coalizão, mas contou pelo menos com o PP, PSDB e PRB.
Dudu entrou na campanha com uma forte rejeição eleitoral, mas no decorrer da campanha, a sistemática prestação de contas fez com que sua rejeição diminuisse a níveis aceitáveis com a simultânea ampliação de sua aceitação pela opinião pública. Neste contexto a candidatura Dudu ficou praticamente invencível. Priante ao lutar contra as obras de Dudu e ao não demonstrar preparo para discutir as soluções para os problemas centrais da cidade, não ofereceu a resistência necessária às investidas de Dudu. Os 40% de voto em Priante, não foram votos que afirmaram um projeto para Belém mas um voto contra Dudu e sua ação unidirecional, ou seja, contra a única política que a gestão Dudu fez em Belem com relevância: a pavimentação asfáltica. Note-se, ninguém em sã consciência é contra o asfalto, mas uma boa parte de Belém quer também política de saúde, segurança, transporte, geração de emprego e renda etc. O PMDB começou sua regeneração eleitoral em Beém, mas tendo como substrato uma ação de negação ao Dudu e não uma ação afirmativa e propositiva.

Pará: 2010- Para onde vai o PMDB?

O PMDB do Pará vai para onde orientar a direção nacional. Caso o Serra saia disparado nas pesquisas de onteções de votos e a Dilma não decolar, poderemos assistir uma nova aliança PMDM-PSDB. Afinal ninguém governa este país sem o PMDB. Ou seja, o PMDB terá ministérios, seja o presidente o Serra ou a Dilma. Como estas eleições demonstraram a fragilidade da trnsferência de votos, talves Lula repense o nome de Dilma, como a candidata do planalto. Aqui no Pará tudo pode cocorrer, inclusive vermos PMDB-PSDB juntos, parecendo irmãos gêmeos em 2010.

A caneta maldita

definitivamente, a caneta desequilibra as disputas políticas partidárias. Nenhum reiotr na história da UFPA jamais tentou desequilibrar as disputas com a caneta maldita. Quem tentar este desserviço democrático será punido nas urnas. A UFPA não é espaço de clientelismo. Nossos cidadãos são de primeira linha, aqui,ninguém vende voto, ningém é funcionário de ninguém, nosso patráo é o povo, através do Estado brasileiro. Somos funcionários do Estado e não de governo ou de reitoria. Vamos punir quem nos acha cidadãos de segunda categoria.Abaixo a caneta maldita.

Eleições para Reitor: agora é hora dos debates

Dentro de um pouco mais de um mês teremos eleições para reitor da UFPA. Agora é o momento de conhecermos a capacidade política e administrativa dos candidatos. Os debates devem se multiplicar na capital e nos campi de outros municípios do Pará. Queremos conhecer a capacidade de cada candidatura. O embate é entre Maneschy, Regina, Tancredi e Ishak.

PT, crise interna, PMDB e G-10

O governo Ana Júlia deve passar por um inferno astral nas próximas semanas. Há um grande ressentimento por parte da unidade na luta com a DS, por causa do segundo turno em Bélém. O PMDB sente-se traido por um possível apoio clandestino, da DS, a Dudu no segundo turno. O G-10 não quer saber da área política do governo, por causa das exonerações. Ou a governadora tem uma ação pró-ativa para se antecipar a esta crise, que pode ser sistêmica, que se anuncia, ou esta potencial crise pode se transformar em uma bola de neve e leve consigo a possibilidadede Ana vir a ser indicada pelo PT para um segundo mandato. Os internautas petistas bem informados já falam na alternativa Maria do Carmo, para um segundo mandato da coalizão PT-PMDB no Pará.

O super PMDB

mais de 1.200 prefeituras municipais e o controle de seis capitais, dentre elas podemos citar: Porto Alegre,Salvador e Rio de Janeiro. Caso o PMDB recrute um quadro competitivo para encabeçar uma chapa presidencial o tabuleiro político nos estados membros, sofrerão grande impacto após esta possível reorientação política Pmdebista. Quem tem mais chances de polarizar a centro direita em nosso estado, o PT ou o PMDB?

Priante e o PMDB deixaram de ganhar Belém

É isso meesmo, não usei a palavra - derrota- creio que o PMDB começa nestas eleições em Belém uma regeneração, após 23 anos de ostracismo político em nossa capital. Parece que a regeneração partidária em uma capital demora em torno de duas décadas. Lembremos que aoós o desastre da gestão Maria Luiza em Fortaleza em 1988, o PT só se rgenerou nesta capital em 2004. Pois bem, creio que 2008 inicia a regeneração deste partido em Belém, após a rejeição que este partido vem enfrentando em Belém desde a décadade 1980, quando este partido dominou a política paraense entre 1982 e 1994. Não esqueçamos que o Dr. Hélio foi eleito em 1986 pelo PMDB. Parece que a regeneração política está relacionada com desaparecimento e nascimento de novas gerações populacionais.Portanto, o PMDB e Priante, não foram derrotados, mas deixaram de ganhar. O PMDB sai da condição de partido coadjuvante em Belém e passa a ser um grande ator na capital do Pará.

Dudu tem segunda chance

O povo de Belém deu uma segunda chance a Dudu. Agora esperamos que seja encontrada uma saida emergencial para a passarela do castanheira e para o pronto atendimento de saúde nos bairros. Uma campanha eleitoral pode ser educativa para todos os atores políticos, e como os políticos querem continuar vivos no cenário público, creio que Belém e o Pará ganharão com a evolução destes atores. A democracia tem disso: transforma corrupto em honesto e gestão ultra centralizada em descentralizada.O dia em que a direita e o centro descobrirem o conceito de governança na gestão pública, a esquerda terá grandes dificuldades e a sociedade agradecerá a civilização política de nossa truculenta direita.

Nova Câmara de Vereadores: Muaná

* 1 12345 - BOLA PMDB / PDT 1.056 7,40
* 2 15666 - CACO OU CACO TEIXEIRA PMDB / PDT 895 6,27
* 3 14123 - GILMAR NUNES OU GILMAR PT / PV / PTB 731 5,12
* 4 15555 - CIDINHO OU CID JÚNIOR PMDB / PDT 587 4,11
* 5 11555 - BUDEGA OU BARTOLOMEU PP / PSC / PSB 565 3,96
* 6 12222 - CHICO DRAGO PMDB / PDT 532 3,73
* 7 45611 - KALIF PR / PRB / PSDB 487 3,41
* 8 13013 - GONZALEZ PT / PV / PTB 424 2,97
* 9 10888 - MARCELO GUIMARÃES PR / PRB / PSDB 356 2,49

Nova Câmara de Vereadores: Monte Alegre

* 1 14621 - ANSELMO PTB / PPS / PSB / PSDB 2.521 8,19
* 2 45670 - ZÉ MARIA PTB / PPS / PSB / PSDB 1.763 5,72
* 3 22611 - MARINETE PMN / PSC / PR 1.716 5,57
* 4 15222 - NÉLIO MAGALHÃES PMDB / PV / DEM 1.245 4,04
* 5 15123 - ARINOS PMDB / PV / DEM 1.214 3,94
* 6 14615 - ROSINHA MARANHÃO PTB / PPS / PSB / PSDB 1.157 3,76
* 7 20456 - JOÃO BRANCO PMN / PSC / PR 1.061 3,45
* 8 43444 - VAVÁ PMDB / PV / DEM 950 3,08
* 9 13789 - ZÉ COSTA PC do B / PT 727 2,36
* 10 13456 - IVO PC do B / PT 612 1,99

Nova Câmara de Vereadores: Moju

*1 15555 - PROFESSOR DURVAL OU DURVAL PCB / PMDB / PT do B 1.513 4,88
*2 40234 - ZE ROLIM PT / PSB 1.312 4,24
*3 40789 - PAI-DU-CÉU PT / PSB 1.247 4,03
*4 45689 - LEANDRO PSDB / PSL / DEM 869 2,81
*5 15678 - IRMÃ ELIOMAR PCB / PMDB / PT do B 860 2,78
*6 15123 - ZECA PANTOJA PCB / PMDB / PT do B 771 2,49
*7 65789 - CASTRO PC do B / PDT / PRB / PPS 728 2,35
*8 22222 - BEBA PR / PRTB / PV 704 2,27
*9 45130 - RUBENS TEIXEIRA PSDB / PSL / DEM 624 2,01
*10 20000 - MANOEL RAIMUNDO PTB / PP / PSC 444 1,43

Nova Câmara de Vereadores: Mocajuba

* 1 11111 - NILSON ROCHA PP / PT / PSB 619 12,20
* 2 14555 - CABEÇÃO PTB 542 10,68
* 3 14777 - GETULINHO PTB 495 9,76
* 4 11333 - PIRIQUITO PP / PT / PSB 437 8,61
* 5 14444 - MACIEL RAMOS PTB 374 7,37
* 6 11222 - CARLINHO PP / PT / PSB 362 7,13
* 7 11123 - IVO LEÃO PP / PT / PSB 311 6,13
* 8 11112 - ITA PP / PT / PSB 248 4,89
* 9 14111 - VALCI PTB 211 4,16

Nova Câmara de Vereadores: Melgaço

* 1 11111 - NILSON ROCHA PP / PT / PSB 619 12,20
* 2 14555 - CABEÇÃO PTB 542 10,68
* 3 14777 - GETULINHO PTB 495 9,76
* 4 11333 - PIRIQUITO PP / PT / PSB 437 8,61
* 5 14444 - MACIEL RAMOS PTB 374 7,37
* 6 11222 - CARLINHO PP / PT / PSB 362 7,13
* 7 11123 - IVO LEÃO PP / PT / PSB 311 6,13
* 8 11112 - ITA PP / PT / PSB 248 4,89
* 9 14111 - VALCI PTB 211 4,16

Nova Câmara de Vereadores: Medicilândia

* 1 15333 - CELSO TRZECIAK PSDB / PMDB 720 5,81
* 2 12600 - NEI TEIXEIRA PDT / PSC 595 4,80
* 3 13123 - VANIA PT / PPS / PP 554 4,47
* 4 13130 - BEL PT / PPS / PP 544 4,39
* 5 15555 - NAENE PSDB / PMDB 465 3,75
* 6 40222 - TIAO LEITE PTB / DEM / PSB 427 3,45
* 7 23444 - CELINO PT / PPS / PP 380 3,07
* 8 25100 - JAIR LIMA PTB / DEM / PSB 370 2,99
* 9 20345 - VALDIVINO PDT / PSC 303 2,45

Nova Câmara de Vereadores: Marituba

* 1 45650 - MELLO PSDB / PRP 1.826 4,20
* 2 45123 - BONI PSDB / PRP 1.724 3,97
* 3 25625 - EVERALDO ALEIXO PV / DEM 1.562 3,60
* 4 15678 - DR FRANCISCO BESTEIRO/BESTEIRO PMDB / PTN 1.489 3,43
* 5 25600 - GORDO PV / DEM 1.405 3,24
* 6 15123 - SALIN PMDB / PTN 943 2,17
* 7 45655 - RAIMUNDO CARNEIRO PSDB / PRP 928 2,14
* 8 45678 - EDILSON PAES PSDB / PRP 887 2,04
* 9 15555 - CHICA PMDB / PTN 878 2,02
* 10 23123 - PAULO COUTO PPS / PSC 637 1,47

Nova Câmara de Vereadores: Marapanim

* 1 45670 - ANDERSON DIAS PSDB / PP 994 6,18
* 2 15234 - INEZ ROSA PMDB / DEM 710 4,41
* 3 14369 - JOCIVALDO PTB / PV 646 4,01
* 4 11230 - GERALDO PSDB / PP 614 3,81
* 5 15110 - PAULO MERABET PMDB / DEM 558 3,47
* 6 25663 - DUDU NAIFF PMDB / DEM 515 3,20
* 7 43123 - OTÁVIO JÚNIOR PTB / PV 513 3,19
* 8 14123 - BILOCO PTB / PV 504 3,13
* 9 15555 - NEGUERA PMDB / DEM 481 2,99

Nova Câmara de Vereadores: Maracanã

* 1 15567 - TITA BOTELHO PMDB / PSDB 692 4,09
* 2 14580 - ZÉ DO CARTORIO - ZÉ CASSEB PTB 655 3,87
* 3 14222 - PROFESSOR ROGERIO PTB 640 3,78
* 4 11611 - RAFAEL PP / PSC 562 3,32
* 5 15789 - PROFESSORA NEIDE CARRERA PMDB / PSDB 480 2,83
* 6 22500 - LINDO PR / PDT / PSB / PRB 463 2,73
* 7 22345 - AUGUSTO PINTO PR / PDT / PSB / PRB 449 2,65
* 8 22111 - MELO PR / PDT / PSB / PRB 443 2,62
* 9 15115 - SERGIO BARBUDO PMDB / PSDB 423 2,50
* 10 45645 - DR. JESUS PMDB / PSDB 372 2,20
* 11 23999 - ÉRICA PSL / PPS 328 1,94

Nova Câmara de Vereadores: Mãe do Rio

* 1 15234 - TONINHO DA PREDILETA PMDB / PPS 797 4,62
* 2 15888 - DONZA PMDB / PPS 738 4,28
* 3 22555 - BAIXINHO COBAL PR / PV 715 4,15
* 4 15555 - KARIMY FREITAS PMDB / PPS 651 3,78
* 5 45222 - HOZANA ENFERMEIRA PSDB 642 3,72
* 6 14444 - DR CESAR PT / PTB 612 3,55
* 7 45678 - JULIO BASTOS PSDB 519 3,01
* 8 22222 - LAURENTINO PR / PV 342 1,98
* 9 13444 - ISAIAS PT / PTB 311 1,80

Nova Câmara de Vereadores: Limoeiro do Ajuru

* 1 25123 - AMARILDO PINHEIRO PSL / PR / DEM 960 7,77
* 2 25101 - GRACIDE PSL / PR / DEM 735 5,95
* 3 45666 - ENOC BARRA PSDB / PMDB 589 4,77
* 4 45677 - HÉILIO VIEIRA PSDB / PMDB 571 4,62
* 5 45555 - DORI PSDB / PMDB 561 4,54
* 6 40111 - JACIREMA PT / PT do B / PSB 522 4,23
* 7 15789 - MAROCA PSDB / PMDB 489 3,96
* 8 25678 - AVIÚ PSL / PR / DEM 423 3,43
* 9 13680 - DONATO OU NONATO PT / PT do B / PSB 306 2,48

Nova Câmara de Vereadores: Juruti

* 1 13333 - CLEVERSON MAFRA PP / PT 1.173 7,64
* 2 25630 - GLAUBER ANDRADE DEM 1.170 7,62
* 3 25123 - ERO BATISTA DEM 1.082 7,05
* 4 13013 - ANDRÉA ALVES PP / PT 818 5,33
* 5 25654 - CARLOS ALBERTO DEM 754 4,91
* 6 13613 - DORLI GUIMARÃES PP / PT 715 4,66
* 7 13456 - AMARILDO PP / PT 615 4,01
* 8 25844 - SARGENTO AMARAL DEM 522 3,40
* 9 14635 - COBRA PTB / PSC 463 3,02

Nova Câmara de Vereadores: Jacundá

* 1 20000 - PEDRO EDIVAN PRB / PSC / PPS 1.277 4,82
* 2 15444 - CHICO DENTISTA PC do B / PMDB 981 3,70
* 3 13888 - LINDOMAR PT 910 3,43
* 4 10123 - PROFº JOSE WILSON PRB / PSC / PPS 907 3,42
* 5 20222 - EDINHO DA PREFEITURA PRB / PSC / PPS 838 3,16
* 6 40444 - ROSA MULATO PSB / PMN / PV / PSDB / PRP 758 2,86
* 7 13133 - GEANE PT 716 2,70
* 8 40345 - NILCEU AUTO ELETRICA 2000 PSB / PMN / PV / PSDB / PRP 676 2,55
* 9 14111 - TONHO DO POSTO PTB / PP / PR 580 2,19
*10 14444 - JOAO BORGES PTB / PP / PR 561 2,12

Nova Câmara de Vereadores: Jacareacanga

* 1 13156 - GERSINHO PC do B / PT 292 6,02
* 2 13123 - RAIMUNDINHO DO PT PC do B / PT 248 5,11
* 3 45000 - ADONIAS KABÁ PSDB / DEM / PSC / PDT 243 5,01
* 4 13111 - ACELIO PC do B / PT 219 4,51
* 5 15789 - HANS PMDB 208 4,29
* 6 12345 - AMAZONAS PSDB / DEM / PSC / PDT 204 4,20
* 7 15321 - ROSINILDO MUNDURUKU PMDB 204 4,20
* 8 15122 - ISAIAS KRIXI PMDB 186 3,83
* 9 45123 - ELIAS FREIRE PSDB / DEM / PSC / PDT 178 3,67

Nova Câmara de Vereadores: Itupiranga

* 1 15611 - IZAIAS DO LOJINHA PSB / PMDB 775 3,27
* 2 22222 - SAMUEL NUNES PR / PSL / PTB / PV 714 3,01
* 3 13789 - JAIRO PT 647 2,73
* 4 25678 - DRº MARRUAZ PSDB / DEM / PMN 625 2,63
* 5 40123 - SILVIO COSTA PSB / PMDB 604 2,55
* 6 23321 - PROF JADSON PRB / PPS 595 2,51
* 7 43333 - ELIAS LOPES PR / PSL / PTB / PV 579 2,44
* 8 13133 - CARMELIO PT 560 2,36
* 9 20111 - WAGNO GODOY PSC / PP / PDT 538 2,27
* 10 11234 - RUBENS PSC / PP / PDT 478 2,01

Nova Câmara de Vereadores: Itaituba

* 1 45666 - DICO PP / PDT / DEM / PRTB / PR / PSDB 1.839 4,08
* 2 22222 - DRº. CESAR AGUIAR PP / PDT / DEM / PRTB / PR / PSDB 1.534 3,40
* 3 45045 - MARIA PRETINHA PP / PDT / DEM / PRTB / PR / PSDB 1.502 3,33
* 4 20123 - HILTON AGUIAR PSC / PPS 1.483 3,29
* 5 11115 - CEBOLA PP / PDT / DEM / PRTB / PR / PSDB 1.473 3,27
* 6 36999 - MANOEL DENTISTA PTC / PMN 1.337 2,97
* 7 15888 - PENINHA PMDB / PT do B 1.181 2,62
* 8 15123 - JOÃO CRENTE PMDB / PT do B 1.078 2,39
* 9 23111 - DADINHO CAMINHONEIRO PSC / PPS 984 2,18
*10 36111 - MARCOS DA IDEAL PTC / PMN 865 1,92
*11 33456 - EVA DO LIBERDADE PTC / PMN 829 1,84

Nova Câmara de Vereadores: Irituia

* 1 45999 - DEMICO DEM / PSDB 1.022 6,04
* 2 15000 - FLÁVIO FERREIRA PMDB / PRB / PSDC 779 4,61
* 3 43333 - ZÉ ALFAIATE PDT / PTB / PV / PC do B 565 3,34
* 4 15789 - SANDRO PMDB / PRB / PSDC 507 3,00
* 5 25789 - J CONCEIÇÃO DEM / PSDB 486 2,87
* 6 25123 - LEONARDO DEM / PSDB 461 2,73
* 7 13103 - LULU PPS / PT 374 2,21
* 8 12789 - ADRIANO PDT / PTB / PV / PC do B 342 2,02
* 9 12456 - NAZORES PDT / PTB / PV / PC do B 330 1,95

Nova Câmara de Vereadores: Ipixuna do Pará

* 1 15999 - YURI FONSECA PTB / PMDB / PV 513 4,06
* 2 13333 - DOUTORA AUTA PT / PC do B 406 3,21
* 3 13444 - IRMÃO CARLOS PT / PC do B 368 2,91
* 4 65888 - LENE PT / PC do B 362 2,86
* 5 43456 - CARLINHO PTB / PMDB / PV 344 2,72
* 6 23456 - DR. JUNIOR BIOLAB PR / PTN / PDT / PT do B / PRB / PPS 299 2,36
* 7 45678 - RITA PP / PSDB / DEM 275 2,17
* 8 11444 - EVANDRO DA SUCAM PP / PSDB / DEM 272 2,15
* 9 23000 - GILSON DA SAUDE PR / PTN / PDT / PT do B / PRB / PPS 261 2,06

Nova Câmara de Vereadores: Inhangapi

* 1 25114 - DIDI DEM 314 5,14
* 2 15777 - TIO PMDB 307 5,03
* 3 11222 - NEIO PP / PDT / PT / PSB 250 4,10
* 4 15222 - JAIR PMDB 243 3,98
* 5 14615 - NAZO PTB 231 3,78
* 6 14222 - FONCHÁ PTB 223 3,65
* 7 15333 - CONCEIÇÃO ARAÚJO PMDB 221 3,62
* 8 22345 - SABAZINHO PR / PSDB / PPS 177 2,90
* 9 12333 - COUTO PP / PDT / PT / PSB 124 2,03

Nova Câmara de Vereadores: Iguarapé-Miri

* 1 25122 - FUXICO DEM 1.491 4,69
* 2 25612 - CONSTANCIA ALMEIDA DEM 1.088 3,42
* 3 15123 - SANTURI PMDB / PV 990 3,11
* 4 43333 - CARMOZINHA PMDB / PV 931 2,93
* 5 13131 - ELIVELTO PSDC / PT 830 2,61
* 6 40610 - JOÃO DO CARMO PR / PSB 802 2,52
* 7 13123 - JHAY PSDC / PT 767 2,41
* 8 15555 - MENDONÇA PMDB / PV 652 2,05
* 9 15609 - TONINHO PMDB / PV 652 2,05
* 10 22111 - MARIA JOSÉ PR / PSB 511 1,61

Nova Câmara de Vereadores: Iguarapé-Açu

* 1 22456 - BACABEIRA PR 831 4,22
* 2 25678 - CHAPETA DEM / PSDB 695 3,53
* 3 14456 - NAZARENO DIAS PTB / PV 679 3,45
* 4 14563 - PROFESSORA ARLETE PTB / PV 674 3,43
* 5 15551 - DILSON DO MOTA PMDB / PHS 638 3,24
* 6 25123 - GILMAR DEM / PSDB 522 2,65
* 7 25999 - JAPONES DO POSTO DEM / PSDB 522 2,65
* 8 22123 - ALUISIO PARAIBA PR 502 2,55
* 9 22111 - TITICO PR 374 1,90

Nova Câmara de Vereadores: Gurupá

* 1 45123 - MAX CAMPOS PMDB / PSDB / PP 1.103 10,30
* 2 13258 - IRACILDA ALHO PT / PR / PPS 886 8,27
* 3 13123 - CHICO PESSOA PT / PR / PPS 643 6,00
* 4 15151 - MARLON PMDB / PSDB / PP 566 5,28
* 5 13222 - BENÉ GAMA PT / PR / PPS 557 5,20
* 6 13890 - JOÃO PADRE PT / PR / PPS 548 5,12
* 7 13111 - ADALTO PT / PR / PPS 528 4,93
* 8 13122 - WALDIR FERNANDES PT / PR / PPS 505 4,71
* 9 11222 - MANOEL LÚCIO PMDB / PSDB / PP 455 4,25

Nova Câmara de Vereadores: Goianésia do Pará

* 1 12655 - TIAGO PMDB / PDT 864 4,76
* 2 10000 - TOIM PSDB / DEM / PRB / PSC 673 3,71
* 3 14555 - IVANILDO PTB / PPS 611 3,37
* 4 14444 - DARLAN SEM FRONTEIRA PTB / PPS 570 3,14
* 5 23456 - TIAGUINHO PTB / PPS 540 2,97
* 6 10123 - PROFESSOR EDVAN PSDB / DEM / PRB / PSC 536 2,95
* 7 15555 - PASTOR DAVI PMDB / PDT 520 2,86
* 8 15000 - PADIM PMDB / PDT 470 2,59
* 9 15111 - EVALDO PMDB / PDT 440 2,42

Nova Câmara de Vereadores: Garrafão do Norte

* 1 13000 - ANTONIO PROFIRO PP / PT 918 6,59
* 2 15222 - MARCELO PMDB / PSC 844 6,06
* 3 15000 - AKIHYTO PMDB / PSC 823 5,91
* 4 70000 - ALCINO PSOL / PT do B 821 5,89
* 5 17777 - EVILACIO PSL / PRB / DEM 793 5,69
* 6 10777 - ALLAN PSL / PRB / DEM 720 5,17
* 7 22222 - BENE GARRAFÃO PR 654 4,69
* 8 13333 - VALTERLI PP / PT 618 4,44
* 9 50000 - OLAVO PSOL / PT do B 534 3,83