Jatene: uma tsunami em gestação?

A agenda eleitoral no estado aponta para um desejo de mudança. O contexto da disputa nacional fatalmente incidirá sobre as decisões de Jáder em relação ao segundo turno no Pará. Creio que esta eleição será o mais poderoso teste em torno do potencial da opinião pública em relação ao desempenho objetivo do governo incumbente (atual) e o poder da máquina administrativa e orçamentária do governo de plantão.

A rejeição da governadora Ana, que era de 60% há seis meses atrás hoje está oscilando entre 53 e 55%, ou seja, está nas alturas, e consolida uma enorme probabilidade de derrota em segundo turno. A questão é: a opinião negativa da maioria do povo sobre o desempenho da atual governadora se imporá sobre a máquina clientelística num cenário onde 2/3 do eleitorado vive no interior e a metade do eleitorado ganha tão somente até dois salários mínimo? Creio, e fica no campo da intuição, que uma tsunami pode emergir no Pará no segundo turno e vir a derrubar o governo, como ocorreu em 2006 com a candidatura Almir Gabriel. Seria o fim de qualquer inferência sobre o controle clientelístico do voto em eleições majoritários no Pará, ou seja, uma bela descoberta da ciência política.

Ana Júlia e Dudu: o pork superará a sinergia negativa?

Será que a política de porkbarrel que faz com que Ana Júlia caminhe junto com Dudu pelas ruas da capital, distribuindo asfaltos, superará a sinergia de somatórias de rejeições? é uma aposta de alto risco da direção política da candidatura oficial. A questão é simples: a rua asfaltada agradará centenas de pessoas porém a imagem na TV atingirá milhões e esta imagem juntará o desgastado com o odiado,segundo as rejeições que aparecem nas pesquisas, o resultado final desta exposição será positivo ou negativo para os objetivos eleitorais de Ana?

A gestão com pessoas no serviço público

O Pró-Reitor de Desenvolvimento e gestão de pessoal João Cauby, em artigo, analisa a política de pessoal em curso na UFPA. Quer ver a análise em questão? então clique aqui

Universidade Lusófona de Portugal com Mestrado e doutorado em Belém

Vai até o dia 25 de agosto as inscrições ao doutorado em ciência política da Universidade Lusófona de Lisboa. Também está em curso as inscrições para mestrado em Direito patrocinada pela mesma universidade. A instituição que organiza estes eventos no Pará chama-se Conhecimento e Ciência que é dirigida pelo Prof. Dr. Ricardo Pinto. Qualquer informação deve-se buscar no endereço da "Conhecimento e Ciência" que fica na avenida Apinagés entre tamóios e mundurucus, bem ao lado la séde do PPS. O celular do Dr. Ricardo Pinto é 8151-5444.

Postagens assistemáticas

Minha agenda acadêmica está hipertrofiada daí as postagens não estarem acontecendo diariamente. Tentarei aos poucos ir atualizando as informações.

Eleições 2010: o racha nas Assembléia de Deus e a ilusão de Puty

A cúpula estadual da igreja Assembléia de Deus negou apoio ao deputado federal Zequinha Marinho e fechou apoio ao candidato Puty da DS (PT). Segundo pastores de terceiro e quarto escalão existe dentre os membros da igreja em questão a tradição de só dar voto a um candidato evangélico. Portanto, segundo este pastor, o candidato Puty pode já ir colocando a barba de molho, mas dentro da Assembléia de Deus, dificilmente receberá todos aqueles votos negociados com a cúpula da igreja. Quem viver verá.

Campanha proporcional: os micos dos marqueteiros

É impressionante, mas todo dia vejo verdadeiras aberrações em campanhas proporcionais que agridem os mais elementares conhecimentos da teoria do voto em eleições proporcionais, senão vejamos:

1- candidatos a deputados pagando formiguinhas para massificar seus nomes entre o eleitorado. Quem disse que o eleitor lê os textos e decora nomes presentes em panfletos distribuidos por centenas de candidatos que diariamente circulam nas esquinas da cidade.

2- Número de candidato do tipo: 22222, ou 25666, ou 166666. Este é o mais primário dos erros, provavelmente 40% destes votos vão para a legenda do partido e não para o candidato.

3- A presença de carro som, agredindo a audição do eleitorado. Será que alguém acha que este candidato auferirá alguma vantagem perante a vítima de poluição sonora. Os marqueteiros pensam que estão massificando um determinado nome.

Sucessão no Pará: o sigilo das informações

Finalmente o jornal Valor Econômico vazou a notícia de que a rejeição da governadora Ana Júlia chega a 53%. A rejeição é preditora do desempenho de um candidato em segundo turno. Portanto o grande desafio do sulistas que dirigem a campanha de Ana é diminuir urgentemente esta rejeição.

Por que não está sendo divulgando as pesquisas de intenções de votos no Pará? Nas informações extra oficiais a vantagem do candidato tucano sobre a petista é considerável. Em breve darei informações mais objetivas sobre este assunto.