Reitoria: transparência já

Anônimo disse...

Edir,Sobre esse caso do contrato de limpeza que está depondo contra a competência da atual equipe dirigente da Prefeitura, poderíamos tentar amenizar as críticas se houvessem "entraves" orçamentários para a normalidade da contratação. Contudo, já estamos no dia 14 de fevereiro e a versão preliminar do Plano de Gestão Orçamentária deste ano, que normalmente é publicada na página da Proplan até novembro, nada. O que estão querendo ocultar? Qual a configuração do orçamento de 2009? E mais: -como foram aplicados os recursos previstos para as obras de 2008? PRESTAÇÃO DE CONTAS JÁ!!!

Redimensionamento e seus efeitos psicológicos

Conversando com uma amiga, que é filha de um ex-reitor, me informou que sua mãe, funcionária da UFPA e redimensionada, sofre hoje as consequências do redimensionamento humilhante e sem critérios. A insônia e a depressão chegou àquela chefe de família.

Redimensionamento: a vida desmente as calúnias

Uma funcionária de nível superior, que foi superhumilhada pelos autores do redimensionamento, dois meses após chegar ao seu novo destino já acumula duas coordenações: coordenação do ensino de graduação, coordenação da especialização. É uma pessoa que já conquistou a confiança da direção.

Onde estão as nossas entidades?

Adufpa, Sintufpa e DCE precisam exigir que o reitor represente a posição do CONSUN. Reunião extaordinária urgente do CONSUN.

Lista tríplice: falta de transparência

A gestão "ético-republicana" está conduzindo o episódio do erro na instrução processual da lista tríplice ao MEC de forma completamente obscura. Esta postura está levando a uma onda de incerteza e boatos na UFPA.

Vestibular UFPA: confirmado a saída do listão

Neste dábado, as 8.00 hs da manhã sai o listão de aprovados no vestibular da UFPA.

UFPA: Prefeitura em paralisia

Segundo informações que chegam da prefeitura, o atual prefeito não conseguiu emplacar nenhuma obra e nem plantar os milhões em grama, até agora. Captar recursos em Brasília? até agora nada. Ahh houve a primeira grande obra: a demissão dos terceirizados, os dirigentes intermediários estariam uma fera, falta gente para limpar as unidades.

PMDB tromba com o PT e acaricia tucanos

O PMDB reutiliza a velha tática de chantagem política, tromba com o PT e namora com os tucanos. Os estrategistas do governo ficam loucos. Dois grupos se embatem: os afoitos pelo rompimento e os racionais e experientes que sabem que o PMDB apenas está jogando politicamente.

Tucano em visita ao PMDB

O dirigente tucano Paulo Elcídio vem sendo visto constantemente na séde do PMDB.

Golpe em marcha: acorda Comunidade

DCE, ADUFPA E SINTUFPA acordem, a panelinha quer permanecer no poder a todo custo. Que tal exigir a reuniâo emergencial do CONSUN para colocar tudo em pratos limpos e acabar com esse disse me disse?

Reitoria: os argumentos pró-golpe

O argumento central pró golpe que estaria sendo usado seria a defesa de uma tese com os seguintes pressupostos: 1- Regina ganhou nos docentes e estudantes, 2- Regina ganhou nos 70%. Este argumento desconsideraria as regras do jogo. O Objetivo é não perder o controle da reitoria, miserável poder, tão criticado e tão desejado.

Reitor remarca a reunião do CONSUN para março.

Notícias que chegam da reitoria indicam que o reitor da UFPA teria remarcado a reunião do CONSUN para março. Será que a nova lista já foi enviada? esta lista respeita o resultado eleitoral? ninguém sabe.

Terça (10) Reitor em Brasília

Nesta terça 10 de fevereiro, as 13hs, o reitor da UFPA foi visto, em trajes esporte embarcando para Brasília. Em baixo dos braços era visto um envelope amarelo com o timbre da UFPA. Seria a lista tríplice, agora encaminhada corretamente? E a ata do CONSUN homologatório quando será aprovada?

Reitoria: as fantasias dos amantes do poder

O sonho da turma da reitoria, é desmoralizar o governo Lula e fazer nomear, pela primeira vez neste executivo, um segundo colocado em uma eleição universitária. A veemeência é tanto, que teriam contratado um detetive para investigar Maneschy, desde o tempo da juventude. Todas as alunas de Maneschy dos últimos 20 anos estão na lista dos investigadores. Eles sonham em estourar um escândalo por assédio. Segundo psicanalistas especializados, este comportamento já configura um estágio avançado de fantasia mental.

Casa Brasil África: A resposta de Apolinário

Apolinário, após ser esquecido institucionalmente na direção da Casa Brasil África, vem sendo visto em grandes articulações com as lideranças do movimento Negro. Vem chumbo grosso por aí.

Reitoria: pé na bunda dos ex-inquilinos

Dezenas de postagens estão defendendo um grande ato pé na bunda da turma que sai da reitoria. Seria um repúdio à ressaca eleitoral vingativa patricinada pelos "donos" do mini poder na UFPA. Esta turma toda será simples docentes a partir do dia 02 de julho. Aí veremos a empáfia. As honrosas excessões ficam por conta da postura ética de Dallagnol e Sinfrônio.

O corretivo da reitoria

Considerados traidores porque votaram em defesa do resultado eleitoral no CONSUN, estes dirigentes poderão ver as portas reitoria fechadas nos próximos 120 dias: os diretores do ICED,ICEX,ICS, o vice do IFCH, ICJ. A reação imediata é que a turma da cúpula do gabinete deixa de falar com todo mundo.

Vestibular: o listão da UFPA

Deve sair o listão da UFPA até domingo vindouro. Quiçá saia no sábado.

Lista Tríplice: como o CONSUN tratará esta questão?

Como a plenária do CONSUN tratará o equívoco na formalização do processo da lista tríple ao MEC? entenderá como deslize, má fé ou incompetência?

Exclusão da Casa Brasil África: Porque da secundarização?

Seria apenas retaliação política contra Apolinário a exclusão desta unidade do acesso à gratificação para o Diretor? Estão dizendo que além das organizações dos negros, que devem chiar, muitos protestos advirão nos próximos dias. Falam até de racismo.

Assessor jurídico do reitor manda compartimentalizar a gráfica

No regimento da gráfica, democraticamento discutido com a comunidade local, o termo divisão foi substituido pela denominação- gerência. Quando o regimento chegou à assessoria jurídica do gabinete do reitor, o assessor jurídico, que é ex-diretor da ICJ, mandou mudar a denominação da estrutura administrativa daquela unidade, ou seja, mandou retirar o termo gerência e fez retornar o termo- divisão. O assessor jurídico seguramente não sabe que o Diretor da gráfica é concluinte do mestrado em Administração Pública pela FGV, e que a denominação divisão, expressa uma visão compartimentalizada e burocratimente hierarquizada da gestão, e já não expressa a nova concepção de gestão compartilhada. onde o chefe é acima de tudo um líder e não um mandão unilateral. Bom, deve prevalecer a visão do advogado.

Jefferson Galvão: o próximo da lista

Quando optou pela candidatura Maneschy, Jefferson decidiu entregar seu cargo ao reitor, para evitar constrangimento político. O atual reitor não aceitou os motivos alegados pelo diretor da gráfica e o manteve no cargo. Pelo andar da carruagem em breve estarei publicando a chegada da guilhotina na gráfica da UFPA. O diálogo com o reitor não existe mais. É ver para crer.

ITEC: Diretora financeira despachada para PROGEP

A Diretora financeira do ITEC Elian acaba de ser colocada à disposição da PROGEP. Elian é reconhecida como excelente profissional, porém cometeu um erro grave na UFPA: apoiou Maneschy. Este tipo de perseguição aos comunistas nos EUA, na década de 1930 chamava-se de Mcarthismo, e aqui na UFPA, como deveria se chamar este fenômeno de perseguição política?

os CD's e as Casas Internacionais da UFPA: África de fora

Finalmente chegaram à UFPA os CD's para as Casas e Assessorias Internacionais da UFPA. Das seis Casas ufepeanas apenas uma foi preterida: a Casa de Estudos Brasil-África. O coordenador é Apolinário Alves. Polí (como é chamado carinhosamente pelos amigos) coincidentemente apoiou Maneschy. Eta festival de intolerância. Esta prática em nada difere dos coronéis de barranco particularistas do nordeste. Triste fim de um "republicano".

Asseio e conservação: a decisão da UFPA e as 100 demissões

Esta foi a denúncia encaminhada por um anônimo no dia 03 de fevereiro de 2009.

Anônimo disse...
Prefeitura da UFPA III

Uma outra licitação está chamando a atenção na UFPA, já tendo causado, inclusive, reação de dirigentes de alguns institutos. É a licitação de limpeza e conservação. Segundo um respeitável informante, as áreas dos prédios citadas no termo de referência estão muito aquém das quantidades verdadeiras, inclusive já licitadas anteriormente. É como se a área construída de prédios administrativos, de laboratórios e de salas de aula tivessem sido reduzidas. Como todos sabem isso não aconteceu. O número de serventes depende dessa área e, dessa forma, será reduzido mais ainda que o atual número que, em alguns casos já é insuficiente. Mas a confusão maior ocorrerá apenas daqui a seis meses quando findar o prazo do atual contrato. Ou seja, o problema ficará para os dirigentes dos institutos e para os próximos gestores, uma vez que em julho o atual prefeito e seus assessores já estarão longe da UFPA.
3/2/09 9:47 AM

100 demissões por causa da incompetência ou má fé?

Pois bem, foram demitidos 100 trabalhadores da empresa de asseio e conservação. Muitas unidades da UFPA estão sofrendo as consequências desta decisão "racionalizadora" da administração superior. Após as denúncias publicadas no Bilhetim, um novo contrato está sendo elaborado, porém os efeitos desta primeira decisão de diminuir o tamanho do contrato com a empresa de asseio e conservação já estão se fazendo sentir. A empresa terceirizada teve de se adequar ao novo orçamento em relação ao quantitativo de pessoal. É impressionante a insensibilidade da administração da UFPA. No momento em que os governos estadual e federal, injetam recursos nas empresas produtivas e de crédito, e apelam à iniciativa privada para manter os empregos, a administração da UFPA induz demissões entre os trabalhadores terceirizados. Com parceiros como estes é melhor se relacionar com adversários.

Perseguição Política na PROEG

A prof. Luthetana, Diretora da Proeg foi "gentilmente convidada pelo prof. Licurgo a entregar o cargo. A justificativa foi um apressado planejamento que Licurgo está conduzindo na Proeg e que Luthetana estaria "secundarizando". Que justificativa mais mesquinha, que planejamento é este há 90 dias da posse de Maneschy? O que Licurgo não disse é que a prof. Luthetana está sendo retirada da função porque apoiou a candidatura Maneschy. A prática é o critério da verdade e mais uma vez o discurso do reitor, de não retaliar, cai por terra. Ahh, o substituto foi visto no antigo DERCA pedindo ajuda técnica para um funcionário graduado para tocar a nova função.

Erro na formalização da lista ao MEC: incompetência ou má fé?

Imaginem uma nova reunião do CONSUN para formalizar corretamente a lista tríplice ao MEC. Todos perguntarão à Administração Superior, esta "falha" foi incompetência ou má fé? alguém duvida que DCE, SINTUFPA, ADUFPA e conselheiros cairão de pau no reitor?

Sucessão para reitor: como o reitor Daniel Coelho formalizou a lista de 1983

Eu estva no CONSUN quando foi legalizado a consulta direta para reitor de 1983, era representante do DCE. Quando estávamos em plenária, o chefe de gabinete Dr. Jurací Neto (falecido) se apresentou e leu a ata, que formalizaria a lista sêxtupla ao MEC, sem nenhum tipo de eleição no CONSUN. Neste decumento era informado todos os passos legais, da eleição uninominal dos seis nomes que compuseram aquela lista. No final todos assinaram a ata e o processo, na UFPA, encerrou-se naquele dia. É assim que se articula o legal com o legítimo, quando todos estão de acordo com as regras pactuados do jogo democrático, em respeito à vontade da comunidade. Na verdade deveria seguir apenas um nome para Brasília. Mas como a lei exige lista tríplice, a comunidade tem de mediar com estes fatos. Afinal o Estado de Direito Democrático, é uma "ditadura do jurídico", como diria um conhecido reitor, criticando o legalismo burocrático.

Sucessão na UFPA: lista da UFPA será devolvida na terça(10-02)

A lista tríplice, enviada ao MEC, dolosamente instruida de forma errada, será devolvida à UFPA nesta terça (10) para ser adequada às formalidades legais. Imaginem que alguém que é escolado em sucessão para reitor, iria errar a instrução de um processo legal. Conta outra.

Sucessão na UFPA: resistência antidemocrática de pirro

Todos esperavam que o atual reitor fosse levar pessoalmente a lista tríplice, acompanhado do reitor eleito à Brasília. Isto não ocorreu, e mais, todas as postagens que chegam ao Bilhetim dão conta de que o atual reitor estaria lutando para inviabilizar, via qeimação, o nome de maneschy em Brasília. Não creio que Alex faria isto. Esta não é sua história. Todos afirmam que o atual reitor seria o chefe pessoal da conspiração contra a democracia na UFPA.

Sucessão na UFPA: quem com ferro fere com ferro será ferido

Atenção aos caluniadores, na UFPA nunca houve caça as bruxas, em 24 anos de sucessão para reitor. Não queiram inaugurar esta prática agora, em final de mandato. A governadora e o ministro da justiça, sabem tudo que está acontecendo na UFPA, inclusive têm o relatório do TCU. Quem com ferro ferir, com ferro será ferido.

Diretor do DAVES é garoto de recado?

Em todos os encontros com os professores que estão corrigindo as provas do PSS, o diretor do DAVES, estaria afirmando e reafirmando que Maneschy é apenas mais um candidato que postula nomeação. Ou seja, Maneschy não é tratado como o reitor eleito da UFPA. A sorte é que a democracia não depende das boas intenções dos homens. São as instituições é que garantem as regras do jogo. Na UFPA não existe clima para golpe,

Sucessão na UFPA o vale tudo na política

A nova tática do "ético-republicano" é enxovalhar o nome de Maneschy com a decisão do TCU sobre os gastos com o encontro do reitores na UFPA. No relatório do TCU, o ministro é claro ao afirmar de que não tem indícios de aplicação irregular dos recursos. Nos bastidores o "ético-republicano" trabalha outra versão e constrói uma versão enxovalhatória da imagem e da honra do reitor eleito e homologado.

Sucessão na UFPA: postagens defendem o golpe

Tenho recebido várias postagens defendendo o direito do atual reitor lutar pela nomeação da segunda colocada na sucessão da UFPA. Maquiavel tinha razão. A ética na política é apenas um discurso para dourar as relações abstratas com a política. Na real politiqué, o que vale mesmo é ter o controle da máquina, o resto é conversa para otário engolir.