Foucault e o Poder

Caso alguém queira entender este enorme amor pelo pequenos poderes dispersos pelos grupelhos e pelas instituições, como a UFPA, leiam: A Microfísica do Poder de Michel Foucault.

Afinal Chavez é Ditador ou Presidente Constitucional da Venezuela?

Para responder a esta pergunta só recorrendo à teoria política e aos experimentos históricos recentes. Só para recordar, a Constituição de Weimar foi paulatinamente derrubada através de plebiscitos. Segundo dizem Montesquieu e a Carta da ONU relacionada aos Direitos dos homens e do Cidadão: Onde não houver a Separação e Independência dos Poderes do Estado, não existirá democracia. Assim começamos nosso debate: espero contribuições.

Graduação em Música: Menestrel do Guamá disse...

O Maneschy, graças à sobriedade do CONSUN, não foi vitimado por um GOLPE à semelhança de 64. Já os professores da graduação em música não têm a mesma sorte e a compreensão do Conselho Universitário: em pleno recesso e interiorização (3º período letivo institucional) eles terão 10 dias, a contar de ontem, para decidir se permanecerão no Campus do Guamá ou abrirão mão do espaço no atelier de arte para a museologia do REUNI.
O “apressadinho” Afonso Medeiros (sombreado por Lia Braga Interessadíssima no Assunto) quer, como sempre, botar os pés dele pelas mãos dos outros (de preferência com assinaturas), embotando as discussões necessárias ao clima democrático.
Em reunião na presença do magnífico o fiel escudeiro de Alex Fiúza, agora babão de última hora de Maneschy, quer ratificar o erro de concepção do ICA — instituto que ganhou de presente do ex-amigo. Ratificar o que já deveria ter sido retificado pelo CONSUN que não viu a anomalia construída de soslaio propositalmente para a desatenção de conselheiros e câmaras — um compromisso das duas campanhas do reitor passado impossível de ser cumprido sem arranjos indecentes (e continuará troncho com o puxasaquismo desenfreado).
Agora são as ameaças ao nível superior de música da UFPA que se não aderir à EMUFPA morrerá de fome e de frio.Piada, não? O que o REUNI tem a ver com o nível técnico? Morrer de fome e frio enquanto a museologia vira estrela? Piada de novo com a Licenciatura em Música; e de muito mau gosto.A EMUFPA deveria ter-se IFETIZADO e, a partir daí, construído suas relações de superioridade; o que é possível e gera recursos límpidos, sem necessidade de subterfúgios.
E a Licenciatura em Música se transformado na Faculdade que deveria ser, mesmo fora do ICA.Sem o curso superior é a EMUFPA que perecerá na UFPA.Talvez a revisão do Estatuto/Regimento de um gás a esses moços. Faça isso reitor!!! Ajude-os antes que o Afonso e a Lia os enterre agonizantes!“De sete em sete anos a vida muda, passou disso é gripe” (CHUNDA, 2009).
28/7/09 2:34 PM

Gestão incompetente: Escola Estadual Luis Nunes Direito e uma reforma desastrosa

A empresa que faz uma reforma intermitente da Escola Estadual Luis Nunes Direito, há um ano, acaba de abandonar a escola sem terminar a bendita obra. Não foi instalado a central de ar no auditório, as janelas não foram concluidas e instaladas, a "nova" quadra de esportes já está condenada devido aos desníveis e as poças. Já existem nesta quadra diversos remendos fratrurados e infiltrativos. Detalhe... a direção da escola não tem nenhum poder sobre a fiscalização e controle destas obras.

Governo Ana: prefeitos culpam estado

Nos centros urbanos do interior do Pará, mais especificamente nos municípios polos de turismo, todos os males são debitados na conta do governo Ana. Seja a estrada com piche, ou o posto de saúde debilitado. Em ajuruteua por exemplo está generalizado a versão de que foram liberados um milhão para o asfaltamento da estrada Bragança-ajuruteua e nada foi feita, a não ser pouco metros de piche recoberto por areia. E quem é o culpado? O Governo Ana. Os pescadores falam mal do governo em todas as conversas de bares.

UFPa: e os gestores que deram um golpe nas regras?

As regras prevêem que as sucessões nos Institutos devem dar-se no segundo semestre de 2009, ou seja, já sob o mandato do novo reitor. Acontece que existiram dirigentes que se anteciparam e realizaram suas sucessões ainda no primeiro semestre de 2009, e lógico, foram renomedos, pelo ex-reitor já sem legitimidade para tal. Este casuismo demonstra como o micro-poder é uma cachaça. Daí entendermos a psicologia dos grupos que não querem abrir mão da máquina, mesmo que ela seja a UFPa. Penso que o CONSUN deveria reestabelecer as regras do jogo. Mas o desgaste seria grande...já imaginaram o CONSUN colocar pra fora dos cargos gestores, ilegítimos, e com senso de oportunidade? seria um espetáculo deprimente. Talvez por causa disso os caras de pau continuem nos seus carguinhos.

UFPa: Institutos- quem ganhar leva

Todos os Institutos que realizarem eleições diretas e que forem homologadas pelas respectivas congregações serão referendadas por Maneschy. quanto às eleições indiretas...bem, dependerá da regra institucional.

O Liberal e o PMDB: diagnóstico pela metade

Em reportagem na edição de hoje O Liberal, na coluna O Repórter 70, apresenta o PMDB como a banda podre da política partidária brasileira. Então faço a pergunta que não quer calar: qual o grande partido da política brasileira e paraense que se diferencia pelo comportamento republicano e ético? quem não tiver pecado que atire primeira pedra. Só tem duas saidas para republicanizar o espaço público brasileiro: 1- criar instituições públicas e autônomas em relação ao executivo e legislativo com capacidade para defender a sociedade, em todas as esferas do Estado brasileiro (a exemplo do MPF) e 2- realizar reformas estruturais na sociedade civil (reforma agrária, acesso com qualidade à educação em todos os níveis, reforma tributária em direção da equidade entre os estados e distribuição de renda). Só uma sociedade civil de qualidade poderá ajudar a mudar a qualidade da representação política no Estado (executivo e legislativo). Não podemos ter um parlamento finlandês com eleitores (majoritários) de Serra Leoa.

PMM: a crença no voto da quinta coluna

Quinta coluna poderíamos caracterizar aqueles eleitores que trocam seus votos pelo prato de comida, pela telha, por uma dúzia de tábuas, pelo aterro ou capeamento asfáltico. A inesperada vitória de Dudu na capital é fonte de inspiração para quem não conquista apoio popular pelo resultado de gestão. No caso de um governo mal avaliado todos lembram de Dudu: "Vamos asfaltar meia dúzia de ruas por município e distribuir bens clientelísticos que o problema estará resolvido". Eu não posso descartar esta assertiva. Em um estado onde 2/3 do eleitorado estão no interior e 50% da população sobrevive com até um salário mínimo, o voto pragmático pode prevalecer. Agora assistir historicamente um governo popular apelar para este expediente...é uma vergonha. Adelante PMM.

* PMM: facção ultra sectária que controla a DS e o logos da governadora do Pará. Segundo Giovanni Sartori, facção é um agrupamento que só pensa no particular, jamais tem uma visão de conjunto. Cunhei esta sigla a partir dos comandantes da PMM( Puty, Maurílio e Marcílio).

PMM canibaliza mais uma (secretária)

Ela foi muito importante nos primeiros 18 meses de governo, dizem que era a menina dos olhos de Puty. Como o governo não decola, o PMM precisa de culpados. Acabam de defenestrar esta acadêmica, que desiludida até pediu transferência da UFPa. Esta turma lembra em muito o Robespierre. Será que o povo paraense dará o mesmo destino ao PMM que Robespierre teve na Revolução Francesa? Só o povo pode dar esta resposta, haja vista que o PMM capturou e se fez senhor do logos da governadora. Neste caso nem o PT pode vir a salva-la, nem tempo mais existe. Só Jáder e sua turma detém o futuro do PMM e de Ana nas mãos.

Fim de férias: nesta semana tudo parado

Nesta última semana de jullho é que a turma dos (com pouco dinheiro) saem para os balneários. Imaginem que uma coca cola de 2 litros em algodoal custa R$ 10,00. Os servidores públicos de fato entram em recesso entre 23 e 30 de julho...é a carestia.