Posse de Maneschy: ato III " O público é de Maneschy"

1- A primeira mensagem simbólica que detonou a tentativa de captura personalista da festa de Maneschy foi a entrada do novo reitor no palco do teatro sendo conduzido por três ex-reitores: Lourenço, Nilson e Ximenes.

2- Esta imagem simbolizou que a UFPA é uma construção coletiva cumulativa no tempo e foi uma clara resposta a quem tentava dizer que a UFPA só de fato existiu após sua passagem pela reitoria.

3- O discurso de Maneschy inicia dizendo que a UFPA é uma obra coletiva e que todos os ex-reitores tem uma parcela de méritos no processo de consolidação de nossa jovem universidade. Foi um tapa com luva de pelica.

4- Quando Maneschy adentrou ao palco ficou claro para todos. 90% dos 1.100 lugares sentados e 400 em pé, estavam alí, para saudar o reitor entrante. Era o público de Maneschy. Finalmente todos se convenceram que a UFPA estava alí em peso para saudar em festa a chegada de Maneschy na reitoria.

Posse de Maneschy: ato II "Um longo auto elogio"

1- O reitor que saiu fez um longo e enfadonho discurso prestando conta de sua gestão: parecia que nada existia na UFPA antes de seus dois mandatos. Foi mais um ato deselegante. Todos sabem que o reitor que saiu nada mais fez nos últimos 30 dias do que superestimar suas realizações, publicando até um longo documento a respeito.

2- Após deixar os convidados de Maneschy de castigo, o reitor que saiu voltou mais uma vez a falar de populismo e discurso fácil, uma clara alusão às forças sociais que apoiaram Maneschy.

3- E por fim o reitor que saia liberou a festa de Maneschy para Maneschy...uuufaaa.

A Posse de Maneschy I - " A pieguice"

1- Parecia algo inacreditável e deselegante, Tentaram transformar a festa de Maneschy, sua posse, em um ato em homenagem à corte que saia.

2- A Pieguice: arranjaram uma artista que passou quase 60 enfadonhos minutos elogiando o reitor que saia: Esta agradeceu pelo seu emprego temporário, descreveu o que é ser educado, magnífico, magnânimo, superior, quase um DEUS. Terminou a pieguice presenteando O super magnífico com um papel em branco assinado.

3- Nada de errado em homenagear o reitor que sai. Nilson Pinto quando saiu, recebeu uma homenagem em um restaurante da cidade de todos os seus amigos e equipe, foi legal. O que foi errado ontem foi o dia, a hora, o local para o homenagear um reitor que saia, tomando de assalto a festa do reitor que entrou.

4- O ato número I da posse de Maneschy marca o egocentrismo, o puxasaquismo e a deselegância contra a posse e a festa de um reitor que entrou na UFPA enfrentando a oposição radical do reitor que saiu.

Maneschy: espaços no primeiro e segundo escalão.

Maneschy tem afirmado e reafirmado que vem honrando com seus compromissos de campanha. O primeiro compromisso é com o programa aprovado pelas urna que deve inserir a UFPA na realidade paraense e amazônica, o segundo compromisso é com sua base social e acadêmica de apoio. Honrados os compromissos eleitorais, todos precisam ficar sabendo: os cargos são públicos sob coordenação do reitor. Aquele membro da administração que não responder à confiança do reitor com competência, trabalho e respostas às metas estabelecidas perderá sumariamente seu cargo. Porque os cargos são públicos e não de propriedade pirivada de nenhum detentor eventual, destes cargos.

Portanto mãos à obra, competência e trabalho.

Maneschy: segundo escalão

Tenho recebido muitas postagens protestando contra nomes que estariam sendo cotados para ocupar determinados postos na UFPA. Quanto a isso posso lhes dizer que não existe possibilidade de consenso acerca de nomes. O que espera-se que todas aqueleas pessoas que lidam com o público deve ter pelo menos o seguinte perfil:
1- Seja educado(a)
2- Saiba lidar com o público
3- Tenha reconhecida competência na área.
4- Se digne a trabalhar em equipe.
5- Saiba que a função é pública e deve ser honrada como tal.

Vice da UFPA vai renunciar na sexta (03-07)

Durante a reunião do CONSAD de hoje ( 01-07) foi confirmado que a vice reitora da UFPA vai renunciar na sexta, três meses antes do final de seu mandato. Schneider então, toma posse na sexta (03-07).

O Monumento próximo à Biblioteca

Segundo o autor, a escultura seria um olho dágua. Parece sim, um olho, artístico.

Gloso de postagens

Ando glosando algumas postagens, principalmente relacionadas à SEDUC. Se eu publico corro o risco de ser processado. É muito veneno.

Maneschy: as tarefas centrais

1- Construir um novo plano decenal com a participação da sociedade civil paraense, da capital e do interior. Envolvendo todos os segmentos sociais ( empresariais, trabalahistas, camponeses, quilombolas, ONGS, e e tc.)

2- Com base no plano decenal produzir o plano plurianual- 2009-2013

3- Transformar a qualidade do ensino de graduação e sua integração com a pesquisa e a extensão.

4- Qualificar o significado da universidade multicampi.

5- Manter o investimento na pesquisa e na pós-graduação.

6- Criar um política de assistência médica e social aos servidores técnicos-administrativos e docentes.

7- Crair um organismo consultivo de participação da sociedade civil no planejamento e avaliação das políticas da UFPA de ensino, pesquisa e extensão para o estado do Pará.

8- Articular o zoneamento acadêmico educacional das microrregiões do estado, em parceria com as instituições acadêmicas públicas e privadas do estado. O objetivo é evitar a superposição de instituições, cursos acadêmicos em um único município e ou microrregião em detrimento de outros municípios.

9- Reorganizar as políticas de esporte, lazer e cultura da UFPA, em escala institucional, estadualmente.

10- Fazer uma ampla articulação política-institucional com os governos municipal, estadual e federal, visando garantir investimento crescente na UFPA.

11- Criar iniciativas planificadas de relacionamento entre universidade e empresa, visando garantir, não só parceria, como também aprofundar campo de estágios para os cursos de graduação da UFPA.

Cerimonial deve preparar festa popular

Toda a comunidade da UFPA está esperando a festa popular da posse. A tarefa deve ser organizada pelo cerimonial.

Maneschy deve nomear os Pró-Reitores no dia 03

Após a transmissão do cargo de Reitor, a primeira atitude de Maneschy deverá ser a nomeação imediata de sua equipe de Pró-Reitores. Se a vice-reitora renunciar neste dia, então Maneschy nomeará imediatamente Schneider como vice reitor.

Maneschy, Schneider e Tourinho seguem para BSB

Hoje pela manhã seguem para Brasília Maneschy, Schneider e Emanuel Tourinho. Schneider e Tourinho estarão amanhã (02-06) na solenidade de posse de Maneschy em Brasília. A reitoria não se dignou a oferecer passagem e estadia ao novo reitor da UFPA nesta viagem de serviço ao MEC. Dia 03 a partir das 10 hs no hangarzinho teremos a solenidade de transmissão de cargo ao Prof. Dr. Carlos Edilson de Almeida Maneschy. Já estou alugando a beca.

Utilitarismo: Uma lembrança ao ex- Príncipe

Na crise de 2001 existiam três militantes que elaboravam os boletins de portãos por volta de 23 hs, imprimiam , levavam ao candidato Alex para aprovação, imprimiam em escala e providenciavam a distribuição nos portões pela manhã. Normalmente os três mosqueteiros dormiam somente a partir das 2 hs da manhã. Esta rotina durou pelo menos 3 meses. Foram solenemente ignorados por Alex após a nomeação. Quem eram os três?

Maneschy se diferencia de Alex desde o início

1- Alex montou sozinho a chapa e após nomeado se isolou e montou sozinho o segundo escalão.

2- Maneschy montou a chapa em equipe e após a nomeação está ouvindo todos os grupos acadêmicos, administrativos e estudantil que o apoiaram e montando o quebra cabeça do segundo escalão.

3- Maneschy está preenchendo os espaços técnicos-administrativos apenas com servidores técnicos-administrativos, Alex não obedeceu este critério.

4- Maneschy reconhecerá as entidades representativas da UFPA. Alex as ignorou.


Esperamos que todos os compromissos programáticos de Maneschy seja o paradígma de ação cotidiano de sua gestão.

Alex: a lista de grandes colaboradores "esquecidos"

Marlene Freitas, Marcus Vinícius, Murilo Morhy.

Comentários à mensagem do Reitor

Nesta mensagem o Reitor comete um grande esquecimento, senão vejamos, Alex agradece à sua equipe, relembra inclusive o nome de Bila, há muito fora da reitoria, mas esquece o nome de Marcus Vinícius, ex-prefeito, responsável pela execução de 80% de sas obras físicas de Alex em 06 dos oito anos de mandato, inclusive em relação ao recém inaugurado anfiteatro. Marcus foi solenemente ignorado na carta de despedida do reitor e até na inauguração do Hangarzinho. Marcus não só participou da materialização do Hangarzinho como foi um dos inspiradores perante o reitor em final de mandato. É assim que o complexo de Luiz XIV se materializa, a política passa longe e sobressai o recentimento.

Mensagem do Reitor à Comunidade Universitária

No momento em que deixo a Reitoria da Universidade Federal do Pará, gostaria de expressar a toda a comunidade acadêmica os meus mais sinceros agradecimentos pelos anos de convívio e de trabalho coletivo, cooperativo e incansável, em favor de novas conquistas e da consolidação desta grande Instituição. A prestação de contas, pública, referente aos resultados alcançados ao longo desses oito anos de mandato está devidamente destacada, em síntese, na Coluna do Reitor – que escrevi para o nosso Beira do Rio, no recente número de junho/julho (http://www.ufpa.br/beiradorio/reitor.html) – e, de forma mais analítica, no Relatório Social de Gestão, 2001-2009, disponível no site da UFPA (http://www.portal.ufpa.br/rel_gestao.php) e já em distribuição por todos os Campi, Institutos, Faculdades, Escolas, Programas de Pós-Graduação e órgãos públicos em geral. Divido com minha(s) equipe(s) os méritos da coordenação de todo esse desafiador empreendimento colocado em curso nesse período, certamente cumprido em mais de 90% das metas previstas em nosso Plano de Gestão, e manifesto publicamente que os avanços alcançados nada mais representam que o dever cumprido, patrimônio que são de toda a comunidade acadêmica e da sociedade. Portanto, muito obrigado: Regina, Roberto, Licurgo, Ney, Bila, Simone, Sibele, Sinfrônio, Fenzl, Luiz Otávio, Cristina, João, Selma, Luciana, Silvia, Ângela, Nazaré, Sandra, Mattar, Edinelson, Jorge (e equipe do Gabinete) e todos os diretores de Órgãos Suplementares.

Saio da Reitoria mais feliz do que entrei, graças às realizações legadas. Dentre todas, porém, reputo a mais importante o resgate de nossa auto-estima e da confiança em nossa capacidade de superar as adversidades, vencer obstáculos, construir sonhos e manter a esperança. Hoje, a UFPA está melhor do que ontem; e continuaremos lutando para que assim o seja amanhã e sempre. Nunca podemos esquecer que toda instituição, como coletivo social estruturado no tempo, é maior e mais importante que cada um dos seus indivíduos e que cada gestão. Por isso é uma obra cumulativa de gerações e de tantos, sendo essa, sempre, a sua beleza e solidez.

Ao novo reitor desejo pleno sucesso na continuidade dos trabalhos e transfiro, para a sua direção: todos os recursos financeiros e humanos já programados pelo REUNI, para a UFPA, até 2011; um orçamento estável, sustentável e triplicado em relação ao que herdei; o patrimônio físico e logístico restaurado e ampliado (na capital e no interior); e novos recursos para grandes obras – como o esgotamento sanitário da Cidade Universitária (já na FADESP) e a contenção do rio e urbanização da orla do campus do Guamá (parte já creditada e a outra, maior, já programada no orçamento do MEC para 2010 e 2011), só para citar com alguns exemplos.

Ao final da primeira década do novo século, a UFPA assume três destaques nacionais: a de ser o maior e mais consolidado pólo de pesquisa e pós-graduação de todo o Norte do país; a maior universidade federal em número de alunos de graduação e aquela mais interiorizada de todo o Brasil. São marcas que nos dão orgulho e dignidade e que delineiam, na moldura dessa incomum identidade, o condão para o enfrentamento dos novos tempos e dos desafios que se seguirão.

Por tudo, não poderia melhor sintetizar o sentimento de despedida que o da honra de ter sido, por delegação da comunidade, reitor desta Universidade.

Obrigado a todos e votos de felicidades!

Viva a Universidade Federal do Pará!

Alex Fiúza de Mello

Aluno no PPGCP faz debate na Cultura

O BLOG parabeniza a excelente participação do mestrando do PPGCP/UFPA, Paulo Ribeiro,ontem 29/06/09, no programa controvérsias da TV Cultura do Pará, onde discutiu-se as modalidades de Financiamento de Campanhas Eleitorais e a Reforma Política no Brasil. No Programa esteve presente o Deputado Federal Zé Geraldo (PT-Pa), que também teceu suas considerações. Paulo Reibeiro é especialista em ciência política e concluinte do mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política da UFPa.
O tema abordado é objeto de estudo do mestrando, porém, requer a devida competência para ser debatido, haja vista encerrar grandes controvérsias.PAULO RIBEIRO É DA NOVA GERAÇÃO DE CENTISTAS POLÍTICOS DO ESTADO DO PARÁ, COM DNA NA CIÊNCIA POLÍTICA ANGLO-AMERICANA.
Publicar Recusar

PSDB: oposição só na ultra direita

Não adianta, O governo lula ocupou o espectro do centro até a direita na política brasileira. O PSDB para demarcar com o governo tem de ocupar a ultra direita no espectro ideológico brasileiro. Assim será comum o PSDB exigir: fim dos gastos públicos sociais, e com o funcionalismo, combate armado às ocupações de terra, fim de políticas sociais compensatórias, como o bolsa família em nome de política estruturantes, como se essas políticas fôssem auto excludentes e, etc, etc, etc.

PSDB e PR uma sopa de legendas sem coerência

O PSDB aparece no horário eleitoral com um programa ultraliberal e o PR (ex-PL) aparece com um programa exageradamente social. Ou seja, as legendas, definitivamente, no Brasil são são atalho informacional aos eleitores. Como sabemos o PSDB se auto-proclama como social democrata e o PR é programaticamente liberal.

Sai Alex um reitor realizador mas com complexo de Luiz XIV

Não há dúvida, Alex deixa um legado de reconstrução física do campus, uma política de expansão da pós-graduação e do corpo técnico-administrativo, enfim um reitor realizador. Acontece que nas academias,. em especial na UFPA, forma e conteúdo fazem parte de um todo indivisível. Alex pecou na auto-suficiência, na relação verticalizada com as organizações políticas da comunidade e, por fim concluiu que elegeria até poste na UFPA. Ledo engano de sua assessoria política. Ao final, Alex sai ofuscado, seu ego falou mais alto do que o projeto coletivo. Alex que deveria sair ovacionado, optou em nome de uma avaliação dicotômica ( a luta do bem contra o mal), por demonizar Maneschy, tratou ex-aliados de 08 anos como inimigos e saiu flagorosamente derrotado na disputa para a reitoria da UFPA. Que a Espanha faça vc , Alex, refletir e que voltes mais humilde para as salas de aulas.

03-06: faltam 72 hs para a Maneschy chegar oficialmente à reitoria

As 10 hs do dia 03-06 no Hangarzinho ocorrerá a posse de Maneschy como o 12o. reitor da UFPA. Eu vou de camiseta.

Governo Ana: minha opinião sobre o núcleo duro

Hoje (domingo) no O Liberal tem um fragmento de opinião minha sobre o núcleo duro do governo estadual e a perseguição à Edilza Fontes e Suely Oliveira.