O Rombo nas contas externas brasileiras?

Quer ver a análise econômica de Celso Ming sobre as contas externas brasileiras? então vê aqui

Candidatura de Denise cresce no IFCH

A articulação do nome da Prof. Denise de Ciências Sociais está em pleno crescimento na comunidade de humanas. Denise pode ser candidata a diretora do IFCH e deverá enfrentar o prof. de geografia João Márcio.

Encontro do Interior: PM interveio no campus

Ontem a noite (22-02) a PM entrou no campus da UFPA e deteve alunos. O aluno de pós graduação Max André foi detido pela polícia. Estes fatos são concomitantes ao encontro estadual de estudantes da interiorização.

Estudantes do interior querem condições de ensino

Alunos da UFPA em encontro estadual no campus guamá exigem bolsa xerox e auxílio alimentação. Até ameaça de ocupação da reitoria já foi ensaiada.

O Enígma Jáder

E Jáder continua a dar show de política. Dizem que Ana só pensa nele. Isto que se chama tortura psicológica. Triste fim de um governo de esquerda: não se garante pelas próprias pernas.

Como a Argentina trata os militares torturadores

Quer saber como a Argentina vem tratando os mandantes de tortura durante a Ditadura Militar? então veja aqui

PSB rifa candidatura Ciro

Quer saber mais sobre a posição do PSB sobre a candidatura Ciro? então veja aqui

FCS: acordo renova o processo eleitoral

Em reunião ampliada do conselho da Faculdade de Ciências Sociais ficou definido que um novo processo eleitoral será criado para que o pleito seja realizado sem nenhum questionamento que venha colocar em dúvida a legitimidade das eleições. Um acordo foi firmado entre a chapa vencedora do primeiro pleito, os conselho e o movimento estudantil. De um lado o conselho da faculdade legitimou e legalizou o primeiro pleito (13-04) e de outro os candidatos vencedores renunciaram à sua vitória. Foi eleita uma nova comissão eleitoral e todo o processo será refeito. Parabéns à comunidade acadêmica de Ciências Sociais que mediou os conflitos dentro de seus próprios fóruns e demonstrou como de fato busca-se construir mecanismos democráticos e pacíficos de mediação de conflitos.

Governo do Estado: Urubú do ver-o-peso vence enquete na UFPA

Com 38% de intenções de votos o Urubú do Ver-o-Peso ganhou a enquete para o governo do estado. Ana Júlia teve 17%, Jatene 17%, Jáder 15%, F. Carneiro 13% e F. Yamada teve 1% das intenções de votos.

Esta posição de parte da comunidade universitária revela em grande parte um protesto contra a forma como a classe política paraense vem tratando os interesses públicos à frente do executivo estadual. Esta enquete pode sinalizar que os candidatos mais comentados extra oficialmente não preenchem os pressupostos mínimos para serem sufragados em outubro de 2010.

Sabemos que numa eleição real, os votos nulos não chegaram a este patamar, porém sinalizam o enorme desconforto que a comunidade universitária vem sentindo frente ao quadro de candidatos que hoje são comentados em nosso estado. A UFPA que tradicionalmente vota pela esquerda não vê Ana Júlia como representante dígna de receber os votos da esquerda universitária, neste momento.

CAPACIT e o cronograma de cursos para servidores

O Centro de Capacitação da Universidade Federal do Pará (CAPACIT/UFPA) apresenta o Programa de Capacitação e Desenvolvimento Profissional para os servidores da UFPA para o ano de 2010. A oferta se dá após a reforma nas instalações e estruturas da Unidade, visando à melhoria e à adequação do ambiente, como a instalação de um elevador para portadores de dificuldades de locomoção.

Os cursos e programas fazem parte da nova política de gestão de pessoas por competências da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), que tem como um dos seus principais focos de ação o investimento em capacitações direcionadas ao desenvolvimento de competências necessárias à melhoria do desempenho profissional e institucional dos servidores docentes e técnico-administrativos em educação e gestores.

Papel e dinâmica institucional; Legislação e Normas no Serviço Público Federal; Responsabilidade Fiscal na Gestão Pública; Novo Modelo de Gestão Pública; Monitoramento e Avaliação de Desempenho; Atualização em Língua Portuguesa; Inglês e Espanhol Instrumental; Informática Básica Aplicada são alguns dos cursos que estão disponíveis no site do CAPACIT, além dos oferecidos pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Didática para Facilitadores de Aprendizagem e o de Liderança e Gerenciamento. Ainda para este semestre, a parceria entre a ENAP e o CAPACIT oferece a Oficina de Planejamento Estratégico, e os cursos Gestão de Pessoas: Fundamentos e Tendências, Gerenciamento de Projetos PMBOK e Gestão de Materiais e Planejamento da Logística de Suprimentos e Planejamento na Administração Pública com o método do BSC.

Além dos cursos presenciais, estão sendo ofertados, desde o início de 2010, por meio de Educação a Distancia, os cursos “Qualidade no atendimento “, em parceria com a Rede de Colaboração e Aprendizagem das IFE – RCI; “Fundamentos em Gerência de Projetos”, “Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira”, “Análise e Melhoria de Processos”, “Legislação Aplicada à Gestão de Pessoas – Lei 8.112/90 e Legislação Complementar” – em parceria com a ENAP.

Outros eventos de aprendizagem programados pelo CAPACIT, como mesas-redondas, seminários, cafés com debates, serão posteriormente divulgados. Clique aqui e confira a tabela de cursos presenciais ofertados pelo CAPACIT.

Mais informações: http://ufpa.br/capacit/novo/

HUJBB faz inaugurações

A expansão de leitos para pneumologia está entre as realizações recentes da gestão Maneschy no Barros Barreto. Quer saber mais? então clica aqui

Sucessão 2010: PSDB e PT negociam confronto judicial

Quer acompanhar o armistício que PSDB e PT estão negociando para minorar a guerra judicial nas eleições presidenciais de 2010? então veja aqui

Ciências Sociais: qual a saída para a crise?

Anular as eleições, refazer todo o processo eleitoral e equilibrar o poder político eleitoral entre alunos e docentes. Que tal pensarmos uma fórmula eleitoral que dê paridade entre docentes e alunos. Os funcionários como são apenas três, poderiam ser incorporado pelo colégio eleitoral docente.

Os recandidatos majoritários e o uso da máquina pública

É possível minimizar o uso da máquina pública pelos recandidatos majoritários. Bastaria que os recandidatos fossem abrigados a se licenciar 180 dias antes do pleito. Para os candidatos do governante incumbente bastaria a proibição sumária da participação dos candidatos em atos do governo, seja qual for ele, em ano eleitoral.

Mas não esperemos que o congresso faça isso. Só TSE ou uma constituinte exclusiva poderia tomar este tipo de medida.

Governo do estado a enquete e o urubu do ver-o-peso

O Urubu do ver-o-peso vem liderando a enquete na UFPA sobre as preferências eleitorais para o governo do estado (ver ao lado). Claro, o urubu encarna, como o macaco tião o fez no Rio em passado recente, todo o protesto de parte da comunidade universitária com os nomes que se apresentam para disputar o governo do estado. Poderíamos dizer que é o repúdio à política patrimonialista e de curto prazo com que nossos governantes vem tratando nosso povo nos últimos 50 anos.