UFPA: Licenciatura em Música permanecerá no Campus... UFPA

-Por Haroldo Baleixe

Licenciatura em Música permanecerá no Campus do Guamá.O blog da Licenciatura em Música da UFPA (Música UFPA Graduação) postou três “documentos novos” para esclarecer que PERMANECERÁ, “sob qualquer alegação”, no Ateliê de Arte do Campus Universitário do Guamá.
Acesse-os a partir dos links (documentação ampliável no blog):1) Documento novo 01: ata da reunião extraordinária de 03/08/2009 que deliberou pela permanência da Graduação em Música no Campus do Guamá;2) Documento novo 02: memorando à Pró-reitora de Ensino da UFPA; e3) Documento novo 03: memorando ao Magnífico Reitor da UFPA.
Além da deliberação contrária aos interesses do Instituto de Ciências da Arte — ICA — e do curso técnico de Música — EMUFPA —, os professores da Licenciatura em Música da UFPA solicitaram a revisão do Regimento Interno do ICA para que o mesmo se coadune ao Estatuto e Regimento Geral ora em vigência na Instituição de Ensino Superior.
A mais legítima vindícia do corpo docente efetivo da Graduação em Música é a ampliação de seu quadro docente que conta com apenas 09 (nove) professores efetivos para atender a demanda de 46 disciplinas distribuídas entre Belém, Soure e Oriximiná.O reduzido quadro de professores do Magistério Superior no curso de Música (3º grau) seria uma estratégia de enfraquecimento político da graduação e uma “brecha" para que os docentes do ensino técnico, lotados na EMUFPA, ministrem aulas na Licenciatura em Música; um desvio em suas funções.
Outra questão abordada nos memorandos enviados ao Magnífico Reitor e à Pró-reitora de Graduação diz reipeito a verba do REUNI — Reestruturação e Expansão das Universidades Federais — de R$5.881.000,00 (cinco milhões, oitocentos e oitenta e um mil Reais) destinada à construção da Escola de Música. Sobre esse assunto os professores da Graduação em Música afirmaram que não participaram de nenhuma proposição encaminhada ao MEC — Ministério da Educação — com o objetivo de captar recursos do REUNI. Foram eles alijados dos debates com referência a um programa federal que destina numerário especificamente ao nível superior, ou seja: a eles mesmos. "Está claro que fomos os 'laranjas' nessa história surreal e absurda!", comentou a professora Ana Luiza Coutinho da Silva Leal.

PROGEP: café com os pais foi um sucesso

A realização de um café da manhã com os pais foi um sucesso na UFPa. A iniciativa foi da PROGEP e revela grande sensibilidade política, para com a comunidade interna, da gestão que ora inicia. Maneschy e João Cauby estiveram presentes.

ICS: Amorim tem apoio de Maneschy

Na disputa que se aproxima para o ICS, o candidato Paulo Amorim conta com o apoio explícito do reitor Carlos Maneschy. Nas eleições para reitor em 2008, este candidato ao ICS assumiu de frente todo o processo eleitoral, passando inclusive nas salas de aulas e fazendo boca de urna.

REUNI: mistério na UFPa

Até agora busca-se o planejamento, por escrito, de toda execução do projeto REUNI na UFPa. Seria esta uma casca de bananas visando evitar o acesso destes recursos no ano orçamentário de 2009 para depois levantar o dedo em riste contra a nova administração? Postagens anônimas já comemoram antecipadamente a possível incapacidade em gastar estes recursos nesta ano.
Puxa, que republicanismo de quinta categoria. Este comportamento revanchista, da administração que saiu, mais lembra prefeitos do interior, que ao deixarem os cargos mandam destrutir toda a base de dados para que o novo titular venha a perder um ano de mandato.

Bilhetim informa, doa a quem doer, e não dá espaços para covardes

Tenho me abstido de fornecer análise sobre os fatos degradantes acerca da devolução de recursos e outras ações autoritárias e aparelhistas recentes. Quem analisa são os internautas. Dou as notícias e espero o contraditório. A turma que ainda não assimilou a derrota na UFPa se especializa em ofender os outros em postagens anônimas e impublicáveis, e atacam a honra e a vida pessoal de seus adversários políticos e pretendem ficar protegidos pelo anonimato. E pasmem, querem que eu divulgue estas covardes postagens. Tudo que escrevo, assino em baixo. Façam o mesmo.

Bettina: casamento concluido com os algozes

O novo diretor do Bettina fechou mesmo acordo estratégico com os inimigos da candidatura Maneschy, e agora quem manda no Bettina não é a turma que apoiou e sofreu retaliações durante a campanha recente.

Lula e a defesa de Sarney: que ética?

Não há dúvida, lula está defendendo Sarney pensando em sua base de sustentação no senado e na coalisão eleitoral de 2010. Neste caso o interesse do governo suplanta as doutrinas partidárias individuais, como é o caso da posição que o PT gostaria de adotar. Mas fica uma pergunta: a ética da responsabilidade como o seu governo, que Lula adota, pode dispensar a o trato republicano que deve existir com as instituições pública, como é o caso do senado?

UFPa: eleições para de reitor de 2008- quando a patronagem vai contra a racionalidade institucional

Um dos fatos "pitorescos" , num contexto de humor escuro, foram alguns lances da campanha eleitoral para reitor da UFPA de 2008. No ICS a situação e a oposição estavam com Maneschy. então o reitor usou a máquina para equilibrar o jogo naquele instituto. Fechou, com o uso da máquina, a totalidade do curso de enfermagem para o apoio a sua candidata. O preço foi altíssimo para nossa instituição: foram dadas 29 vagas docentes a este curso, e os professores selecionados foram quase todos como auxiliares de ensino, ou seja, a maioria não detinha doutorado. Enquantro isso o curso de medicina corria e ainda corre o risco de fechar. Sem falar de outros curso na UFPa que padecem por falta de corpo docente de carreira.

Em 2008 UFPA deixa de gastar 2.8 milhões de emendas parlamentares

Mais uma da ex-prefeitura competente da UFPa: não foram gastos no orçamento de 2008 R$2.800.000,00 (dois milhões e oitocentos mil reais) em emendas parlamentares. Paulo Rocha e Zenaldo Coutinho estão dentre os parlamentares federais que destinaram recursos à UFPA para o orçamento de 2008. Quando as emendas são destinadas`a qualquer órgão público, a instituição tem de fazer todo um trâmite burocrático necessário, que passa inclusive pela elaboração de projetos arquitetônicos, quando estes recursos são destinados para a realização de construções. São nestes momentos que medem-se a capacidade executiva do titular da prefeitura do campus. Se estes passos não são dados os recursos retornam ao orçamento da união.

UFPA é fona na execução das obras do reuni em 2008

Pois é meus e minhas, o MEC revelou que a UFPA é uma das IFES com o cronograma mais atrasado na execução das obras do REUNI,durante o exercício de 2008. Apenas 4% das obras foram executadas. O dinheiro está no MEC mas não foram dados os passos legais para a tomada dos recursos. Que foi que aconteceu? a prefeitura, segundo a versão do ex reitor ,estava super aparelhada e comandada por um mega prefeito, competente e realizador. Se a UFPA não gastar pelo menos 50% dos recursos disponíveis vai perde-los.

ICS devolve sala do CEP no campus do guamá

A Diretora do ICS foi "orientada" pelo reitor da UFPA a devolver as salas do Comitê de Ética em Pesquisa do curso de farmácia localizada no campus do guamá. Estas salas ficam ao lado do curso de odontologia e tinham sido repassadas de forma discricionária ao curso de enfermagem, deixando os professores de farmácia revoltados. As salas foram prontamente devolvidas.

Postagens oriundas do ICS afirmam que CEP é da UFPa e não de Farmácia. Creio que cada curso da área de saúde tem um comitê bioético que cuida desta temática. Espero mais informação sobre esta questão.

UFPA: Licenciatura em Música reune com a Pró-reitora de Ensino.

-Por Baleixe.

Os professores da Graduação em Música passaram a manhã e parte da tarde de ontem, dia 04 de agosto — terça-feira —, reunidos com a Pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, advogada e professora Marlene Rodrigues Medeiros Freitas.
O Colegiado da Licenciatura em Música consultou aquela pró-reitoria sobre a licitude da sua submissão à estrutura do curso técnico, determinada no organograma adotado pelo ICA — Instituto de Ciências da Arte — para gestão da subunidade acadêmica denominada Escola de Música.Em reunião realizada em 27 de julho passado, com o Reitor e a direção do ICA, fora dado o prazo de 10 dias para que esses docentes decidissem se sairiam ou não do prédio do Ateliê de Arte do Campus do Guamá, para se instalarem na “Casa da Conselheiro”, sede da EMUFPA — Escola de Música da UFPA.
No dia 28 de julho — um dia após a reunião com o Reitor — a professora Valéria Cristina Marques criou o blog Música UFPA Graduação e nele postou uma série de documentos comprobatórios das irregularidades que precederam a criação do ICA e, principalmente, as evidências do apartamento do corpo docente da graduação nas discussões ao longo do raciocínio de um Instituto aprovado sob a luz do Estatuto e Regimento Geral passados que não se adequou aos Estatuto e Regimento Geral atuais.
O blog da Graduação em Música alcançou nos 9 (nove) primeiros dias de existência quase 1400 visitas, uma notável média de 150 consultas diárias.Hoje, dia 05 de agosto de 2009, expira o prazo dado pelo Reitor, Dr. Carlos Edilson de Almeida Maneschy, à deliberação dos professores da Música (curso superior).
O documento que será protocolado na Reitoria da UFPA dirá que “a Graduação em Música PERMANECERÁ em sua ‘casa’, o Ateliê de Arte, situado no Campus Universitário do Guamá!”.O conteúdo do expediente vai além de uma simples resposta: o Colegiado de Música resolveu comprar uma briga institucional que seria impossível de ser travada durante o mandato de Alex Bolonha Fiúza de Mello: solicitará a revisão do Regimento Interno do ICA e sua conformidade às regras vigentes na UFPA.
Em conversa com a professora Valéria Cristina Marques ela nos disse: “O Curso Superior de Música não admite, em hipótese alguma, ser um joguete na UFPA; a Universidade Federal do Pará é um ambiente sério que forma profissionais que atuarão no contexto social amazônico, portanto, a Instituição deve prover-se de normas que não dêem margem alguma a vitupérios.".O Música UFPA Graduação continuará no ar dando os informes sobre o processo originado pelo protocolo de hoje: "A discussão é pública porque a Universidade é pública e o dinheiro vem do suor dos brasileiros, portanto, não admitiremos 'atos secretos' que desvirtuem os fatos legítimos", complementa a professora da Licenciatura em Música da UFPA que assumirá a Coordenação da Graduação durante o afastamento da titular, Ana Margarida Lins Leal de Camargo, que gozará suas férias regulamentares.

Nova Schin enfeita a UFPA

Recebí telefonema de nossos leitores informando que a UFPA está toda enfeitada de Nova Schin: temos bandeiras, bandeirolas e balões pelas grandes artérias do campus do Guamá. O leitor perguntou se por acaso esta presença representa uma PPP ( Parceria Público Privada) entre a UFPA e esta cervejaria. Com a palavra o prefeito do campus. O AA e os evangélicos estão fulos da vida com este comercial.

Racha político no Bettina

O grupo político que apoiou Maneschy dentro do Bettina não quer mais nem ouvir falar no nome do Diretor Murilo Morhy. Este diretor manteve quase todos as chefias que mandavam no hospital na gestão Alex. Segundo relatos mais recentes o diretor acaba de fechar acordo com os médicos da oftalmologia e com a base de apoio que fez campanha contra Maneschy naquele hospital. Logicamente que a base que enfrentou Alex no Bettina foi deixada de lado por Morhy.

Eleições diretas no PT: três articulações disputam a direção estadual, municipal e os distritos

Três articulações petistas disputam o Processo de Eleições Diretas (PED) dentro do PT/Pará: O Campo majoritário (ligado a Paulo Rocha, Ganzer e Beto), a chapa da DS, e uma terceira articulação comandada pelo PT-LM. Movimento PT e outros grupos menores, mas que têm presença dentro do diretório regional petista.

A articulação que representa os grupos que estão excluidos do governo pensam seriamente em lançar um candidato dentro do PT para disputar a indicação ao governo com Ana Júlia.

Pesquisa guardada a 7 chaves no Palácio dos Despachos- Ana seria fona.

Segundo fontes ultra , hiper bem informada, assim se encontra a situação dos principais nomes ao governo do Pará, se as eleições de 2010 fossem hoje, na região metropolitana de Belém: Em primeiro Edmilson Rodrigues, em segundo Elcione, em terceiro Simão Jatene e em quarto a atual governadora Ana Júlia.

Estes dados estariam guardados a sete chaves e estão deixando o PMM sem dormir.

Violência na região metropolitana: as vozes vingativas das ruas

As milícias comunitárias começam a surgir na região metropolitana de Belém. Estas organizações surgem, inicialmente, para justiçar os bandidos. Depois adentram para a criminalidade. Mas antes de tudo, este mocimento bárbaro, revela as vozes desesperada de uma população que vive cercada pela violência. O momento exige ação de curto prazo, já. No curto e médio prazo os governos já buscam atuar. Mas as respostas às ações de médio e longo prazo só surgem depois de vários anos de ação ininterrupta dos poderes públicos.

Geo-referenciamento dos crimes, inteligência policial e ação preventiva e repressiva imediata salvarão muitas vidas. Quando o governo age muitas vidas são salvas.

Sepulcro caiado: Os olhos arregalados de Collor

O novo Collor demonstrou que continua o mesmo, nos debates realizados ontem no senado. O senador Pedro Símon relembrou que Renan Calheiros, em 1992, abandonou Collor à cassação. Este argumento foi o suficiente para que o senador e ex-presidente Alagoano descer dos saltos e de dedo em riste, olhos arregalados e respiração ofegante ameaçar Pedro Símon. Collor não só proibiu Símon de lhe dirigir a palavra novamente, assim como ameaçou revelar fatos comprometedores que envolveriam o senador gaúcho. Collor mais ou menos disse isso: cala-te ou te denuncio. Coisas da "República" brasileira.

Facção Alfa analisa composição dos Conselhos Superiores

Senhor Editor
Aproxima-se por todo o decorrer deste mês a primeira reunião do CONSUN, presidido pelo novo Reitor e como é de praxe algumas questões nos cercam de interrogações, como por exemplo, o equilíbrio de forças entre as bancadas representativas das corporações universitárias.
O que existe de novo é que projetamos uma postura diferenciada do Reitor e das categorias ali representadas, e por que estamos prevendo isso? ora professor Edir....Nas ultimas reuniões do egrégio conselho assistimos algumas cenas deploráveis de cinismo bestial do poder de mando controlados pelo então reitor da época.
Levando em consideração que a atual base de apoio do novo Reitor procede do pluralismo coletivo que materializa a Academia, temos algumas indagações que gostaríamos de trazer ao debate aqui no Bilhetin....Como por exemplo:
Na categoria dos técnicos: O que na verdade nos parece esta bancada? A bem da verdade foram eleitos para um mandato de dois anos e podemos identificar que na atual bancada três grupos bem nominados a compõem.....à esquerda, ou seja, bem mais a esquerda, temos o grupo do PSTU e PSOL representado na pessoa da Ângela do SINTUFPA e seus xerimbabos. Á direita, ou seja. bem mais a direita temos os o G9 um grupo que reúne características extremamente fisiológica e personalista devidamente representada na pessoa de Thelma Colares e seus comandados e ao centro um modesto representante do grupo Tribo,que apesar de sua solidão na bancada, guarda para si a condição de ser o membro com maior experiência já vivida dentro do CONSUN, representando as melhores tradições políticas de nossa categoria.
Na categoria dos Estudantes: Podemos observar que pouca coisa mudou realmente, acusados de manipular o pleito eleitoral que elegeu a atual direção do DCE e diga-se que esta acusação parte na verdade dos concorrentes à direção da entidade.Se verdade ou mentira, temos ai uma reedição em sua grande maioria da bancada já existente, portanto fortes emoções deverão ser vividas pelos membros desta bancada.
Na categoria dos professores:Neste caso temos boas e má noticias....As boas é emergiram novas lideranças, que legalmente se elegeram em suas unidades, e que na verdade estão ali para defender o coletivo plural da Academia.As más ficam na verdade por conta da canalhice de alguns dirigentes, que tomados pela síndrome de Luiz XIV, sorrateiramente aplicaram na verdade um verdadeiro golpe em suas unidades, forçando as suas reeleições, alegando que se não reeleitos suas unidades tenderiam a virar um verdadeiro caos. O que fazer!!!
Na ADUFPA: Tudo continua o mesmo, mantendo um cenário regado ao controle centralizado de seus representantes (opinião combinada) nos conselhos. É que agora a sua liderança maior pretende conduzir uma ação mais eficaz nas reivindicações de seus pleitos.
Sendo assim meu caro editor, estaria correto dizer que temos na verdade um novo CONSUN ou um novo velho CONSUN....Fortes emoções estarão com certeza reservadas ao novo Reitor, até porque contra fatos não há argumentos.

Férias no interior: Capitalismo jurássico

Os pobres, sem renda e afoitos micorempreendedores do nosso interior querem tirar dos turistas paraenses em uma semana o que não ganham em seis meses. É por isso que a classe média baixa só está curtindo uma semana de férias por semestre. Nenhum assalariado aguenta passar 30 ou 15 dias bancando a avidez de lucro de nossos vendedores das ilhas e praias do interior. É um capitalismo atrasado e sinaliza que nossos governantes não estão produzindo políticas públicas para interiorizar o crescimento/desenvolvimento para dentro dos municípios (zona urbana e rural).

Segurança Pública do Rio descobriu a pólvora

Os noticiários nacional de hoje divulgam o sucesso da polícia carioca em retomar o controle de quatro morros no Rio de Janeiro. O que chama a atenção da notícia é que a polícia obteve sucesso usando: inteligência planejamento e ocupação não belicosa. Caramba...eu pensei que semnpre as operações policiais usassem estes pressupostos.

Fio Dental: a piada da semana

Os blogs de Belém estão fazendo piada em torno da lei do fio dental sancionada pela governadora do Pará. A lei foi de iniciativa da ALEPA e a governadora apenas cumpriu sua missão legal de sanciona-la. Como a imagem do governo do Pará e da governadora não andam nada bem perante a opinião pública especializada, tudo é motivo para uma tirade de "casquinha".

IFCH: João Márcio larga na frente

O atual Vice Diretor do IFCH quer ser Diretor. Com este objetivo este candidato já está em plena articulação visando congregar apoiadores. Resta saber se Ciências Sociais, Psicologia e Filosofia permitirão o revesamento entre História e Geografia neste Instituto. Muita água ainda vai rolar. Não existe consenso dentro da história sobre um eventual apoio a joão Márcio.

ICL: Joaquim Maia não é candidato

Joaquim Maia me telefonou para dizer que não será candidato ao Instituto de Letras. Maia ainda não é doutor e está priorizando conquistar esta titulação. Porém Maia, naturalmente, estará engajado em uma candidatura que venha resgatar este Instituto.

Música divulga Blog

"http://musicasuperiorufpa.blogspot.com

PROGEP: PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO - SEGUNDO SEMESTRE 2009

CURSOS A SEREM OFERECIDOS EM PARCERIA COM A ENAP


Elaboração de Projetos. Período de realização: 31/08 a 04/09. Local: Belém

Planejamento Estratégico. Período de realização: 31/08 a 04/09. Local:Belém

Gestão de Pessoas. Período de realização: 14 a 17/09. Local: Belém

Gerenciamento de Projetos.Período de realização: 21 a 25/09. Local: Belém

Elaboração e Gerenciamento de Projetos.Realização: 05 a 09/10. Local: Belém

Gestão de Contratos de Serviços e Suprimentos: Realização 05 a 09/10. Local: Santarém

Gestão por Competência. Realização. Período: 14 a 16/10. Local: Belém

Gestão Orçamentária. A confirmar.

Melhoria da Gerência Pública. Período: 16/11 a 20/11. Local: Belém

Informações: (91) 3201-8092/7910

De volta após 4 dias em Algodoal

Estou no batente a partir de segunda feira (03-08). Este é um blog amador, alimentado com as informações que o blogger dispõe. A proposta central é trazer todas as informações de interesse público que interessa à nossa comunidade, doa a quem doer. Lógico, é a própria comunidade que nos ajuda no dia a dia. Sempre dou uma pitada de política geral. Mas não tenho estrutura capaz de acompanhar os jogos de bastidores da macro política paraense. Adelante.