Campanha na TV, rejeição de Ana e os 366

O primeiro grande objetivo da campanha de Ana Júlia na TV é diminuir a rejeição de 55% para 30% até o dia 3 de outubro. Não bastará esta "mexida de pedra", o governo precisará fazer os 51% dos 366 chegar aos prefeitos. Dizem que o BNDES não terá como fazer este dinheiro chegar até o dia 03/10. Caso esta previsão se confirme, a eleição ficará mais equilibrada entre Ana e Jatene.

Traição contra "PT pra Valer": Paulo Rocha acalma Ganzer

Paulo Rocha visitou Ganzer na quarta feira passada (28) três horas antes da plenária do "PT pra Valer" em Belém (no Monte Líbano) que iria discutir a traição que a DS cometeu contra esta tendência política, ao retirar-lhe a SETRAN e negar-lhe a SEDURB, com estava previamente combinado. Após a demorada visita de Rocha, a tranquilidade alcançou a plenária do "PT pra Valer" e sobrou declaração de amor ao PT e a vontade de reeleger Ana Júlia. Qual será o milagre operado por Paulo Rocha? saberemos nos próximos dias. Um rearranjo administrativo e político deve estar a caminho.

A eleição e a baixa escolaridade

Lí na semana passada (em ajuruteua) muitas opiniões de especialistas a respeito da correlação entre escolaridade e qualidade da decisão do voto. Tal debate instalou-se após o TSE ter revelado que no Pará quase 70% do eleitorado possui até a oitava série, incluindo 8% de analfabetos e 25% de analfabetos funconais.

Na minha humilde opinião, com base nas teorias da decisão do voto e nas experiências internacionais das revoluções democráticas e proletárias, afirmo que a educação tem correlação direta com o nível de renda da população e não com a qualidade do voto.

Quanto à questão da correlação entre nível educacional e qualidade do voto, posso afirmar que a educação é uma condição necessária para o exercício da cidadania, inclusive a eleitoral, mas não é uma condição suficiente para a qualidade do voto. Explico, em minhas pesquisas empíricas sobre a decisão do voto, para o executivo e para o legislativo, comprovei que a alienação política e eleitoral transversaliza todas as classes sociais, do mais rico ao mais pobre, do letrado ao analfabeto. Por exemplo, dois anos após as eleições de 2006, 70% do eleitorado não lembrava em quem votou nas últimas eleições para deputado estadual ou federal, e este percentual não variava entre os eleitores de nível superior , ou entre os de baixa escolaridade ou analfabetos.

Na verdade o que explicaria o maior ou o menor envolvimento de uma sociedade democrática com as decisões eleitorais e partidárias seria o nível de cultura cívica de uma população, tendo como ponto de partida a cultura associativista, que conduz os indivíduos do universo particularista ao universo mais coletivo, ou seja, da alienação ao altruismo, sendo o lócus para este "engatinhar" na política a vida associativa nas escolas, nas universidades e nas comunidades.

Portanto, ser despolitizado não é uma característica dos eleitores com baixa escolaridade, mas de todo um país que viveu a maior parte de sua história sob a égide de oligarquias (Império e República Velha) ou das Ditaduras ( Vargas e Militar). Não esqueçamos de que todas as revoluções proletárias do século XX foram baseadas na popução analfabeta ou de baixíssima escolaridade como na Rússia, China e Cuba.Voce pode politizar com a mesma eficácia tanto um letrado como um analfabeto. Um pescador semi-analfabeto de Cametá inscrito na colônia de pescadores discute política nacional e estadual com mais desenvoltura do que um eleitor de nível superior que nunca participou de atividades associativistas e correlatas.

A cultura cívica deveria fazer parte das preocupações estratégicas do Estado brasileiro, para servir como um antídoto contra as aventuras golpistas no Brasil.

Crise interna no PT: Após receber o "passa perna" Ganzer e Zé Geraldo preparam troco à DS

Nesta quarta feira, a partir das 19hs, no auditório do clube Monte Líbano, estarão reunidos 700 militantes da tendência interna "PT pra Valer" liderada pelos deputados Ganzer, Zé Geraldo, Bernadete Ten e Airton Faleiros para discutir uma resposta "bélica" ao golpe da Sedurb, que a DS,tendência petista a serviço exclusivo da candidatura de Cláudio Puty, apicou em Ganzer e cia, quando da entrega da SETRAN ao PR.

A questão é simples, o governo estadual é dirigido pelas principais tendências petistas, sob a batuta da DS, que apesar de minúscula, dentro do partido, conta com a governadora do estado. Recentemente a SETRAN, que era dirigida por Ganzer e cia. foi negociada com o PR, e a DS informou que daria a Sedurb em permuta ao "PT pra Valer". Após entregar a SETRAN ao PR, a DS não entregou a SEDURB a Ganzer e cia, pelo contrário, se assenhorou desta secretaria e deu uma "banana" a Ganzer e cia.

Considerando que o poder político se traduz em força partidária e eleitoral, neste momento o grupo de Ganzer, Zé Geraldo e cia. preparam uma resposta coletiva ao golpe desferido pela DS contra o "PT pra Valer". Esta resposta virá provavelmente na forma de fazer a campanha eleitoral de 2010 e nas próximas disputas internas do PT e nas coalizões partidárias internas para 2012 e 2014.

E pensar que foram Zé Geraldo e Ganzer que comandaram a articulação com o planalto para a retirada da candidatura governamental de Mário Cardoso em 2006 e para garantir a entrada em cena da candidatura Ana Júlia. Dizem que muitos podres poderão surgir nesta luta fraticida que ameaça irromper no interior do PT, em vésperas das eleições de 2010.

Dizem os informantes de bastidores que no lá no fundinho deste golpe da DS(Puty)contra Ganzer e cia. estaria uma ação para conter o crescimento da candidatura Ganzer e do "PT pra Valer" nestas eleições. Na agenda desta mesquinharia política estaria a disputa interna para a candidatura a prefeito em 2012, na qual Puty, sonharia desde já, e a disputa para o senado em 2014,na qual Ana Júlia temeria uma póssível disputa interna com Zé Geraldo ou Ganzer. Haja paranóia política.

Férias de julho: estrada de ajuruteua é uma vergonha

Passei quatro dias na praia de ajuruteua. Todos os pescadores e veranistas são unânimes em criticar o asfalto recentemente inaugurado da estarada que dá acesso a este balneário. É uma vergonha. Passaram uma leve camada de asfalto e realizaram a sinalização manual(horrível) de toda a pista. O asfalto é tão fino sobre a piçarra que a trepidação é tanta que todo mundo vai ter que mandar apertar os parafusos dos carros. Será que nos documentos de pretações de contas oficiais deste investimento público esta estrada de R$1,99, estaria registrada com o valor de R$1.000,00? Ahh... a praia está totalmente esquecida pela prefeitura de Bragança.